O exemplo da VW na Inglaterra

SÃO PAULO (por que não?) – Esteve aqui no escritório há pouco o Bruno Senna e antes de começarmos a gravar a Grande Entrevista da semana que vem ele nos mostrou um vídeo no YouTube da pancada dele em Snetterton no ano passado.

É muito rápido, dá para ver pouco. Na verdade, e esse é o tema, o vídeo começa com imagens da Volkswagen Racing Cup. A F-3 Inglesa corre nos mesmos finais de semana, e também com o Inglês de GT.

Lá pelas tantas, passa pela reta um furgão, parecia uma Fiorino, um Kangoo, e perguntei ao Bruno que cazzo era aquilo. Trata-se de um VW Caddy, o furgãozinho da VW.

Demos uma busca no Google para achar esse carro e caí no site da Volkswagen Racing Cup. Vejam que campeonato legal. Nada menos do que oito modelos VW participam: Polo, Golf, Caddy (turbodiesel!), New Beetle, Bora, Vento, Lupo e Corrado. O campeonato tem 12 etapas, em seis rodadas duplas. Simples e genial. Um monomarca multimodelo.

Por que não fazem isso aqui? OK, se as montadoras não querem medir forças umas com as outras, por medo de marketing negativo (uma bobagem, mas vá lá), por que não realizam seus próprios campeonatos?

Por que não uma Copa Brasil VW com Gol, Polo, Fox, Parati, Golf, Fusca, Beetle? E ainda, por que não?, Voyage, Gol quadrado, Gol Bolinha, Pointer, Passat?

Por que não uma Copa Brasil Ford com Ka, Fiesta, Fiesta Sedan, Focus, Focus Sedan, Escort, Corcel, Maverick?

Por que não uma Copa Brasil Chevrolet com Celta, Corsa, Corsa Classic, Prisma, Montana, Astra, Vectra, Meriva, Opala, Chevette?

Por que não uma Copa Brasil Fiat com Mille, Palio, Siena, Strada, Palio Weekend, Idea, Marea, Stilo, Uno, 147, Spazio?

Por que a CBA não procura cada uma dessas montadoras com um projeto pronto, de baixo custo e alto retorno?

Por que ninguém faz nada aqui?

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Carlos Teixeira
Carlos Teixeira
6 anos atrás

Gostaria de uma resposta simples se possível. Porque p Ford Fiesta não participa
do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos. O carro e resistente e seu motor 1.6
apresenta-se eficiente.
Agradeço o su parecer técnico.
De um grande admirador .

Abraços Carlos – Fique com Deus.

?-?-?
?-?-?
17 anos atrás

Sr Miguel
Não é minha intenção tirar seu impeto , mas sugiro , para que tenha sucesso uma “operação” dessas , muito cuidado e embasamento legal , pois infelizmente , os dirigentes atuais ainda tem alei a seu favor…
Pois é meu amigo , lembre-se que aqui ainda existem certas coisas , tipicas de republicas de bananas , por exemplo cartórios…
É isso que me refiro , a lei acoberta e protege a situação atual…
De toda forma desejo , espero , quero , que uma empreitada dessas tenha SUCESSO

Miguel
Miguel
17 anos atrás

O negocio e que do jeito que esta “ta bom demais”, uma corrida de F-1, uma mil milhas, Stok cars…..chega! se não sobra tempo para ir com a comitiva para Europa e E.U.A acompanhar em loco as verdadeiras corridas!!!.
Tem que fazer uma revolução!!, primeiro forma-se um grupo…depois uma associação… depois, sim depois toma-se “conta” disso ai!!!, portanto mãos a obras, sim nos também fazemos parte!!!, Vamos criar campanhas, motivações e eventos!!!. Eu acredito!!!

Juncker
Juncker
17 anos atrás

De ideias boas…. esse post esta cheio….

Pena que o governo nao ve isso… e estao acabando com o nosso esporte a motor….
É uma pena um pais tao grande ter poucos campeonatos,.

Perguntas rapidas….
Quantas categorias de formula e turismo sao transmitidas….

nao é so uma coisa… e sim um conjunto de coisa que tem que ser mudado no Brasil.

Cortar em 50% os imposto, menos impostos… mais pessoas com dinheiro mais facil de ter investimento.
é um ciranda financeira….
acabar com os monopolios….

abraços de um apaixonado por velocidade que é contra racha, que nao tem condiçao financeira de colocar um carro no autodromo. Entao o Hobbie é ir de madrugada para as serras escondidas.

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
17 anos atrás

Faltaram Kombis e Eurovans…

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

Já foi dito aqui, o problema não é a entidade e sim as montadoras que não querem investir. Preferem colocar seu nome na Stock car onde o investimento é bem menor, só precisam ajudar a pagar as bolhas para as as equipes e desenvolver o marketing em cima. Aí é claro que ninguém vai querer investir em nada por aqui.

Para se fazer igual a TC2000, tem que criar uma lei no Brasil igual a existente na Argentina, onde toda a fabricante de veículo tem que investir 0,5% do seu faturamento no esporte a motor. É por isso que lá todas marcas estão envolvidas, pilotos ganham salários, os carros tem uma %!$&#tecnologia embarcada, etc. Aí eu concordo em levantar essa lebre na CBA e cobrar para que isso chegue em Brasília e dê certo.

Sobre o carrinho (VW Van), já andei muito num desses aí, o carro é bem espertinho. Preparado como o da foto então deve voar. Ah, para quem entrou no site da VW Cup, viu que eles falam que a categoria é boa para quem está comecando… Aquilo é muito rápido, na Inglaterra os caras já começam acelerando para valer.

E para encerrar, é claro que deveria existir um campeonato de carros 1.0, assim como deveria existir um torneio de moto para CG 125, é um jeito de ter mais gente participando. E as montadoras deveriam ter uma divisão responsável em vender carro pronto para competição (com gaiola, banco de competição, sem estofamento e sem tudo aquilo mais que geralmente é arrancado dos carros). A Peugeot já faz isso para quem quiser comprar o 206 para fazer rali (e pq não comprar um desses para fazer um campeonato de marcas, por exemplo?)

abs

Rodrigo

Speed Arosi
Speed Arosi
17 anos atrás

Isso aqui tá ficando bom, acho que, apesar da perda de Jacarépagua, Formula Renaut, e outras tantas categorias, os pilotos e equipes, devem se os primeiros a reclamar e tentar algo, pois, como já foi dito, a maior parte da grana vem deles, as arquibancadas podem ficar vazias, pois as corridas são para aqueles que tem acesso ao box e a pista.
Nós como blogueiros, ouvintes, espectador, torcedor, ….etc, precisamos que alguem comece, e ai, pode ter certeza, que o resto vai atrás, vide Farnél, SuperClassic e Classicos de Competição.

?-?-?
?-?-?
17 anos atrás

Sr Artur
Se oSr me responder aonde são gastos os valores de filiação , taxas de inscrição , taxas de homologação de categorias ,patrimonio , recursos tecnicos , EU mesmo levarei uma proposta seria à CBA
Aguardo sua resposta

Artur
Artur
17 anos atrás

Pq vc FG nã oparar de meter o pau na CBA e ajudar em alguma coisa?
Vc só sabe falar mal da CBA.
Então agita algo e lava p o Dr. Paulo.

Rodrigo
Rodrigo
17 anos atrás

porque nao, uma COPA 1000!

só com carros 1.0,
GOL (TODAS GERACOES),
PALIO (TODAS GERACOES),
FIESTA (IDEM),
CORSA (IDEM),
UNO (IDEM),
CLIO,
KA,
ETC….

coloca tudo na pista pra desenvolver as peças, motor, etc…

Regis
Regis
17 anos atrás

voce tá loco FG como as montadoras iriam explicar um Passat dando uma surra em um Gol G4 ou ou pior um 147 dando um pau em um uno ia ficar dificil

José
José
17 anos atrás

O furgãozinho tem uma vantagem: dá pra colocar um monte de patrocínios naquela lateral.

Julio
Julio
17 anos atrás

Façam a Copa Lada???
Samara – Niva – Niva Pantanal – Laika.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

Achei legal o que o Pedro Delamare (acho que foi ele) disse sobre a Argentina. Lá as montadoras são obrigadas a investir um percentual do faturamento no esporte a motor. Porque não fazem isto aqui também? Quando eu me informei sobre aquela lei de incentivo ao esporte, notei que só contempla esportes olímpicos. Como, infelizmente, não há nenhuma categoria automobilistica olímpica…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Por que não copiam o que é bom e dá certo como os japoneses fizeram a vida toda e se tornaram a terceira maior economia do mundo ?
Por que não “adotam” o regulamento do campeonato TC-2000 argentino, seguramente o melhor da América do Sul ?
Aliás, por que não contratamos dirigentes argentinos para ensinar como se faz automobilismo de ponta num país carroceiro como o Brasil, já que lá também é isso e eles conseguem ter o melhor automobilismo da América do Sul ?
O problema, creio, é humano. O tipo e formação cultural e histórica do povo de lá comparado ao de cá.
Aí meus amigos, a vaca foi pro brejo e afundou até as orelhas.
O fator humano, como sempre, dita as diretrizes do destino.
O tal do livre arbítrio, citado primeiramente na bíblia e comprovado na prática e na história humana.
Nosso progresso terá, infelizmente, de ser forjado a sangue, suor, lágrimas e milagres divinos por conta da baixa qualidade mental humana abundante por aqui, onde o “ser esperto” e “se dar bem” mesmo por cima da decência, moral ou o que seja, se torna norma corrente e aceita em todas as camadas sociais, começando pela “cúpula” que direciona a cabecinha de toda a fauna social brasileira até os meios de comunicação que implodem de vez qualquer resquício de primeiro mundo possivel por aqui.
O conteudo humano de nossos políticos é um dos piores do mundo, nossa TV aberta tem um dos piores conteudos do mundo, nossa música popular de sucesso é uma das piores do mundo em conteudo e tudo isso reflete o que é o Brasil e a maioria do povo que o forma.
O automobilismo nada mais é do que um estilhaço desse aborto total, geral e irrestrito.
Brasil, um país com excesso de “conteudo”.

1GT
1GT
17 anos atrás

Taxas altíssimas, descaso com público e envolvidos com o automobilismo…
A resposta tem 3 letrinhas…

íPaulo McCoy Lava
íPaulo McCoy Lava
17 anos atrás

Dear friends,

Greetings!

De pronto, preciso explicar que NÃO sou rico e, por conseguinte, sofro direto com a web discada — escrever mensagens grandes, por algum motivo, faz cair a rede.
Portanto, em outra oportunidade aqui retornarei com uma análise pessoal sobre o assunto… se bem que os colegas abaixo descreveram bem as causas… duvido que eu tenha algo novo a dizer.
Posso, no entanto, aproveitar o ensejo e deixar registrado uma frase de Mr. Edsel Bryant Ford II. Em que pese muitos souberem de quem estou falando, nunca é demais frisar que ele é bisneto de Henry Ford — um dos diretores da Ford Motor Company, Mr. Edsel é apaixonado por competições. No quesito “parentesco”, ele é primo do presidente mundial William Clay Ford Jr.
Mas, a frase de Mr. Edsel… creio que ela deveria ser analisada não apenas por vocês mas também pela diretoria do FoMoCo Brasil… claro, estou sonhando alto. Acho que se eu gritasse FOGO na sala de gerentes eu não provocaria tanto pânico… sério, experimentem ligar para lá e iniciar conversa de automobilismo!
Vamos à frase, proferida quando do lançamento do Ford Fusion, modelo que substituiu o Ford Taurus na conhecida categoria NASCAR NEXTEL Cup Series?
“Meu bisavô sempre entendeu o valor do automobilismo e o que este esporte pode fazer por uma empresa de automóveis. Ele sempre soube o que o automobilismo poderia proporcionar em termos de inovações técnicas e marketing. Eu diria que este é o motivo pelo qual a Ford Motor Companya continua envolvida com o automobilismo. E mais: 52% dos nossos consumidores são entusiastas de automobilismo e possuem ligação emocional muito grande com a marca, devido a herança esportiva da Ford em competições. Seríamos loucos se ignorássemos o automobilismo esportivo”.
Fica para análise… ah, antes que eu esqueça: este depoimento está registrado em um comunicado da montadora, emitido no dia 20 de julho de 2005.
Será que alguém da Ford Motor Company Brasil tomou conhecimento? Com a palavra, os responsáveis.
(Sei, sei, sei… eu sonho alto, não? Também, o que mais eu posso esperar de uma empresa que NUNCA retornou e-mails e ligações telefônicas minhas? Vale explicar, tudo porque eu humildemente ofereci um arquivo informatizado com mais de 120 páginas com a história da Ford no automobilismo brasileiro… puxa, será que se eu foses RICO eles me atenderiam?)
Boa quinta-feira aos amigos e ao grande incentivador do automobilismo brasileiro, Mr. Flávio Gomes.
Regards,

Paulo Alex Lava
[email protected]

Jornalista & pesquisador de automobilismo.

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

FG, creio que os outros blogueiros já discorreram bastante sobre os motivos, mas para mim a coisa parece mais simples: burrice. Assim como hoje em dia os publicitários que fazem propagandas de automóveis no máximo sabem dar a partida no carro e arrumar os espelhinhos retrovisores, as pessoas que comandam as fábricas só conseguem enxergar os dados do pessoal de finanças. Daí essa leva medíocre de carrinhos de plástico com motor de máquina de costura que empesteiam as ruas brasileiras. Amei a idéia da GM fazer uma copa para os novos e outra para os clássicos, com certeza eu tentaria enfiar um Monza ou Chevette nessa dos clássicos – afinal faço parte do movimento “É velho mas não é mil e tá pago!”.
Ah, sim, esse Golf geração II é realmente muito bonito!

Brn-ES
Brn-ES
17 anos atrás

Bem, já que nã há nenhum mal em sugerir, por que não uma Copa Brasil Lada?

amaral
amaral
17 anos atrás

a atitude parece mesmo necessária, mas muito mais há q se fazer, esperem ver o novo relatório da ONU sobre aquecimento global e poluição atmosférica nesta sexta; aposto, muito dos fundamentos das corridas terão de ser alterados em pouco tempo; já há montadoras desenvolvendo, comercialmente, carros de propulsão híbrida, alternativa,etc. seja qual forem os nomes.
duvido q ainda se interessem em promover suas marcas com corridas a gasolina.
peugeot vai desafiar audi em le mans este ano com seu protótipo a diesel – provavelmente consumindo menos e poluindo menos, até q uma delas surja com algo mais ainda economico e não poluente, mas q possa ser veloz o suficiente para o público.
e aqui a petrobrás ainda retirando o chumbo da gasolina, pensava q isso já havia sido feito há anos…
o único jornalista q disse algo a respeito, q eu tenha lido, foi o zamponi em sua coluna na racing, sobre biodiesel; e mesmo mr. mosley já sinalizou com mudanças na F1 a médio prazo – como noticiado pelo gomes aqui neste blog – q acredito terão de ser, em parte, antecipadas, se até george bush já quer obrigar o povo a gastar menos gasolina.

?-?-?
?-?-?
17 anos atrás

SR Gomes
Que tal uma entrevista com oSr Marcos Corsini?(aquele que correu de Alfa na Super Classic)
Ele presidiu a Federação de Automobilismo de Sao Paulo no inicio da decada de 90 e foi derrubado pelo Sr Paulo Eneas Scaglionne , que curiosamente pôs o prof Rubens Antonio Carpinelli no seu lugar e de 1.991 até hoje ele permanece.
Que tipo de estatuto pode ser esse ?
15 anos na presidencia?

Relâmpago Mcqueen
Relâmpago Mcqueen
17 anos atrás

Boa Gomes. já ouviu falar numa coisa chamada ” Falta de visão “? É isso. Simples e rasteiro.

?-?-?
?-?-?
17 anos atrás

Srs
Perdoem a vantagem do anonimato que este meio nos permite , mas não me identifico para sobreviver profissionalmente.
Bem, qto à CBA , ela não preci$a fazer projetos e/ou trabalhar , explico
1-todo e qqer piloto do territorio naciional paga taxa anual de filiação, e nunca cobra o que é feito com esse valor.Bem como, N U N C A se interessa em saber sobre eventual bilheteria(ele na verdade paga para fazer o show).
Entendo que o problema começa aí.
2- todas as montadoras (Ford;GM;Fiat e VW e recentemente Renault ) tiveram péssimas experiencias /resultados quando se envolveram com competições , desde os custos das “homologações” e taxas da(s) categoria(s) junto à CBA /federações , até mesmo roubalheira dos pilotos que ela(s) apoiavam, caso seja necessário citarei casos.
3-Sempre nos lembramos dos Hermanos Argentinos com uma ponta de inveja, mas temos que reconhecer que , pelo menos em automobilismo, a cultura é muito diferente , para começar tiveram o Senna deles (FANGIO)na decada de 50 e a partir disso, existe até incentivos fiscais para as montadoras apoiarem/patrocinarem o automobilismo deles.Apesar disso os autódromos são uma lástima.
4-Não obstante, é necessário lembrar que aqui na escolha do carro novo(não me refiro necessáriamente a nós tarados por carros) o fator preço é o que tem mais peso , razão pela qual as montadoras preferem fazer “feirões de fábrica” para obter seu sucesso (ou sobrevivencia?).
Retorno ao inicio e sugiro que os pilotos que comecem a investigar onde se aplicam os valores de:clube , federação , confederação bem como taxas de inscrição e arrecadação de bilheteria.
Depois disso , sugiro tambem que verifiquem o que as federações e confederação tem de patrimonio , o que tem de equipamentos para organização / verificações técnicas , e quanto um comissário(técnico ou desportivo) e diretor de prova tem de remuneração por evento “esportivo” , quem sabe a partir disso a cabeça sirva para usar capacete TAMBEM.
abraço

Marcelo
Marcelo
17 anos atrás

Tem o Jogo GTI Racing que simula este campeonato, desde fusca 19… e Golf serie I até os VW atuais.

Vitor
Vitor
17 anos atrás

No Brasil, o tal VW Caddy era vendido pela própria VW como Van(extremamente criativo mesmo….) e pela Seat como Inca…

Allan
Allan
17 anos atrás

E que me perdoem os que gostam de novidades – eu até gosto – mas o Golf II é o mais belo dos VW dali. Aquela saia dianteira estilo Ferrari 308 GTB, os alargadores de para-lamas bem feitos, os farios duplos (ainda que removidos) sendo os internos encravados na grade… Que design maravilhoso!

Allan
Allan
17 anos atrás

Rolaram boas idéias aqui! Tomar a CBA, então… Hehe… Mas o problema maior é das montadoras, viu! Bom, Já que a idéia é monomarca/multimodelos, seria interessante dividir a turma em new e classic – assim, carros de 1996 pra trás entrariam em uma classe especial, ainda que pudesse andar melhor do que a new… Sabe como é, aqueles GTIs em um interlagos viravam 2:10 fácil…

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Nossa, o furgãozinho mexido dá até medo !!(rs) Se aqueles entrewgadores malucos fazem miséria nas ruas de São Paulo com aquelas Fiorinos 1.0, imagina o que fariam com um desses ?(risos)

Peixe
Peixe
17 anos atrás

Ninguem faz nada pq o poder tá nas mãos de quem só se interessa por dinheiro.
Pq aqui no Brasil não tem uma TC2000, e tem uma stock car com motores v-8 e carros tubulares?
É simplesmente ridículo!

Jason
Jason
17 anos atrás

Proponho um golpe para tomar o poder na CBA.

jose carlos
jose carlos
17 anos atrás

precisa alguem que entenda de automobilismo e que entenda os automobilistas pois eles so pensam nos camp de bolhas e endurance de magnatas
vamos empunhar uma bandeira de mudancas radicais na cba afinal estamos neste barco a deriva
e um absurdo pagar mais de 600 pra usar i nterlagos na superclassic
eu sei que custa manter ambulancia,bombeiros,sinalizacao mas com certeza isto e facil de conseguir patrocinador especialmente em copas conforme se sugeriu anteriormente
mudancas ja !!!!!!!

adonis
adonis
17 anos atrás

Porque é muito mais fácil tirar dinheiro de nós trouxas, que nunca deixamos de pagar as inscrições das corridas…

Gilberto Hingel
Gilberto Hingel
17 anos atrás

VW Caddy?? Este catzo foi vendido no Brasil, ora bolas. Tem um monte rodando por aí. O nome dele no Brasil é VW Van… Criativo pacas…

Herik
Herik
17 anos atrás

Flavio, você nunca tinha visto o tal Caddy? A Volks chegou a vende-lo no Brasil, mas não com esse nome. Acho até que usava a marca Seat. Nada mais que um Polo Classic com bun.da de tanajura.

MarcioVS
MarcioVS
17 anos atrás

eu sou a favor da Copa 1000. Carros mil, populares: ka, celta, fiesta, palio, uno, etc.

Agora um Ford Ka correndo contra um Maverick, acho que não vai dar muito certo.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Aliás, imagina um final de semana inteiro com as quatro “copas”, tipo duas no sábado e duas no domingo…

Agora, arrisco dizer (com base em posts anteriores) que, na Copa Fiat, o FG não torceria pelo Stilo (ainda mais depois daquela propaganda), hehehehe…

Mas aí vem a razão de tais copas não acontecerem: cartolas… eita raça mais complicada essa, em que ramo for…

Marcog
Marcog
17 anos atrás

complementando meu post 1: os Stock V8 de início de carreira, ao menos…

complementento 2: Gomes, este tipo de campeonato poderia “matar” determinados veículos da marca, dependendo do desempenho do “rival”, não ?

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Askjao, potencia não é nada sem controle. Os F-Alpie viravam tempo em Interlagos muito perto dos Stock V8…

… sou simplesmente APAIXONADO pelo Marea, mas, sei não se não acabaria sendo páreo para os últimos F-Uno (a paixão pelo UnoTurbo ainda fala alto…heheh).

Léo Engelmann
Léo Engelmann
17 anos atrás

Pelo retrospecto, a GM acho que faria algo bacana em duas categorias: atual ( com carros fabricados atualmente pela montadora: celta, astra, ômega, zafira ) e uma H ( de Histórica: monza, opala, caravan, chevette, ômega 1ª geração,… )

Askjao
Askjao
17 anos atrás

Haaaaa… seria uma excelente idéia!!!! Mas o Marea papa fácil na Copa Fiat… ae seria barbada.. hehehehehe…

Alan Bandeira preta!
Alan Bandeira preta!
17 anos atrás

Talvez porque na Categoria GM os Celtas 1.0, iriam fazer a festa! hehehe!
Abraço!

reinaldo oliveira
reinaldo oliveira
17 anos atrás

Bem legal essa idéia, eu tenho um palio que gostaria de mosrtrar o seu valor em Interlagos, mas nunca a CBA vai aderir, pelo simples fato de estar cheia de múmias caquéticas – com todo respeito as múmias- assassinando categorias, enchendo os bolsos de grana e inventando regras esdruxulas, como esse play off da Brascar – traduzindo Nextel sei lá o que Stock Car Brazil com Z

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
17 anos atrás

É aquela velha questão: até que ponto o auomobilismo é tradição por aqui? Qual é o retorno disso tudo? Será que se a marca “X” patrocinasse algo do gênero suas vendas aumentariam?
A impressão é que o pouco de automobilismo que ainda existe por aqui, acontece alheio a isso tudo.

Jean
Jean
17 anos atrás

Bem, ninguém faz nada aqui porque estamos deixando o homem trabalhar… então não fazemos nada. Segundo, New Beetle tem o nome errado: deveria se chamar New Golf…