Bus Stop

SÃO PAULO (e eu tive um desses de madeira…) – Grande contribuição de Dario Faria: o Papa-Fila! Alguém aí se lembra?

Conta o blogueiro:

Em 1969, quando era criança, meu pai me levava à Praça da Sé em São Paulo e sempre que via os pontos de ônibus lotados ele comentava sobre o “papa-filas” que a CMTC utilizava no passado para resolver este tipo de problema. Em 1979 fui trabalhar na encarroçadora de ônibus CAIO, no bairro da Penha, e costumava ver fotos antigas de ônibus em quadros pendurados no corredor que dava acesso à sala da diretoria.

Muitos desconhecem este estranho misto de ônibus em forma de carreta e caminhão FNM (cara-chata) que a CMTC usou na década de 50 para agilizar o transporte público.

Note que a carroceria é da CAIO (Companhia Americana Industrial de Ônibus), da família Massa, parente do Felipe Massa, hoje estabelecida em Botucatu.

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Maurice
Maurice
17 anos atrás

Ao Veloz HP,

Você tem toda razão. Viajei na maionese, como se diz,. Estão falando de papa-fila e eu de elétrico. Nada a ver.

Na verdade, olhando a foto do papa-fila, viajei, também, no tempo. Fui até minha adolescência.

Forte Abraço

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

Talvez até seja verdade que o Felipe teve de vender caixas de cerveja para se financiar na Europa, já que a CAIO estava endividada e falida desde os anos 90, se não estou enganado.
Mais uma empresa vítima de um certo FHC e as tempestades do plano real.
Preferiram investir em algo que poderiam render em dólares, não em reais, um piloto de Formula 1.

Mancini
Mancini
17 anos atrás

F G , eu também tive um destes de madeira.
Nem me lembrava mais.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
17 anos atrás

Como será que se avisava que queria descer???

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Maurice, acho que você se confundiu.
O ônibus da foto é o FNM Papa Fila, um dos mais barulhentos e poluidores motores diesel que já ví, ouvi e cheirei.
Creio que você esteja se referindo aos ônibus elétricos, estes sim, silenciosos e não poluidores.
Se eu estiver errado na interpretação me desculpe.
Abraços.

Maurice
Maurice
17 anos atrás

Anos 60. Esquina Av. Paulista com a Rua Augusta, eu “tomava” o nº 56 Jardim Paulistano. O ponto final era na Rua Gabriel Momteiro da Silva com a Faria Lima (estreita ainda). Andava até a Rua Hungria e chegava no clube (A Hebraica). Isso, todos os dias até me mudar para a Gabriel Monteiro em frente ao clube.
Tantas eram as piadas com relação a estes elétricos. Sabe o que um disse para o outro? huuuuuuuumm. (som deles). Tinha aquela do suspensório e outras tantas. Bons tempos. Não poluiam, não faziam barulho, andavam só naquela rota.
Pois é. Na Europa usam bondes, os mais eficiêntes. Quem sabe. Um dia a gente chega lá.

luciano
luciano
17 anos atrás

a familia massa é muito rica, eles tinham a empresa CAIO conseguiram falir, e o felipe massa vem dizer q precisou vender cxs de cerveja pra correr na europa!!! conta outra

adrianóvisk
adrianóvisk
17 anos atrás

olá vitor rodrigo dias. é exatamente essa a versão que conheço. o maffão ferrou a empresa em prol do mafagafinha. parece que muita gente se deu mal e foi pro olho da rua pro mafagafinha brincar de f-1…

Vítor Rodrigo Dias
Vítor Rodrigo Dias
17 anos atrás

o José Ruas Vaz comprou a CAIO pois a família Massa, investindo na carreira do filho pródigo, deixou à míngua a encarroçadora, levando-a à falência…

VELOZ-HP
VELOZ-HP
17 anos atrás

Sim meu amigo kamarada, não só me lembro como andei nesse monstro quando tinha 5 ou 6 anos de idade.
Meu avô me levou para passear nisso a pedido meu, só que eu não queria andar no “vagão” e sim na cabine, ou “cavalo” como dizem os caminhoneiros.
O que eu mais gostava de ver eram as “cambiadas” que os motoristas dos FNM faziam quando utilizavam a marcha reduzida e a rápida, utilizando para isso a alavanca do painel em conjunto com a alavanca do câmbio “normal”.
Para piorar a história o câmbio era “seco” e o legal era ver a habilidade do motorista em não “arranhar” as marchas nas trocas.
Para piorar ainda mais para o pobre coitado, além do câmbio “seco” aquilo era na verdade uma jamanta e tinha de ser pilotada como tal, esgueirando-se num trânsito tão caótico quanto hoje, parando nos pontos para descarregar/carregar passageiros, curvas de 90 graus e semáforos. Fora os bondes e seus trilhos.
Não era nada agradavel ser motorista de um Papa-Fila.
E ainda ter de, às vezes, aturar um pentelho de 6 anos ao lado fazendo um monte de perguntas. Coitado….

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

É… o papa-fila é o que se pode chamar talvez de avô dos articulados… aliás, eu já vi em fotologs de ônibus por aí um cartaz de divulgação do papa-filas, é que não lembro em qual eu vi com melhor visualização, mas neste link a seguir, dá para ter uma idéia (está quebrado):

http://www.stm.sp.gov.br/
pitu2020/retrospec/g31.gif

Sobre a CAIO, realmente pelo que sei o José Ruas comprou a empresa, por isso, como é dono de tantas empresas em São Paulo, a frota da CAIO é bem forte na cidade.

Regis Oliveira
Regis Oliveira
17 anos atrás

Se nao me engano, a CAIO hoje pertence ao Sr. Ruas(nao me recordo o primeiro nome), portugues dono de diversas empresas de onibus

totiy
totiy
17 anos atrás

bom dia flavio !
hoje saiu no bestcars uma reportagem sobre aquelas tranqueiras russas que vc tanto adora ,reportagem muito boa por sinal