Meu calhambeque
SÃO PAULO (e desse mato sai mais coelho…) – Adoro essas séries especiais. E por isso o calhambeque eleito de hoje é o Passat 4M do André Passatovski, que já mandou sua história completa, mais a foto da belezura e um anúncio de época.
Serviço completo, enfim. E um carro para aplaudir de pé.
Passat 4M 1978: este é um dos poucos sobreviventes da série especial de apenas 1.000 unidades que a VW lançou para comemorar a marca de 4 milhões de veículos produzidos no Brasil. Como diferencial para essa série, o Passat 4M era vendido apenas na cor “cinza grafite metálico” (apesar de, na minha opinião, parecer mais com marrom metálico), apenas na versão 3 portas, tinha as rodas pintadas na cor da carroceria, a parte superior da tampa do porta-malas pintada de preto fosco, frisos laterais, frente dos modelos TS e LSE, lâmpadas amarelas nos faróis e o mesmo motor 1.5 dos LS. O interior possuía bancos e forrações em tons de marrom, enquanto o painel, console e demais detalhes eram pretos.
O meu foi comprado de único dono em 2003 e já apresentava um índice de originalidade muito bom. Porém, ainda assim necessitou da troca de diversas peças e a caçada por outras para atingir o máximo possível da aparência original. Os dois itens mais difíceis até agora foram as lâmpadas amarelas (compradas pela internet de uma loja em São Paulo, mas depois encontrei mais algumas em uma velha loja aqui mesmo em Niterói e comprei todas para ficar de reserva) e os frisos laterais que acabei ganhando de presente de um amigo que possuía um jogo em casa (não está instalado ainda, os frisos da foto são dos modelos após 1980). Ainda falta uma boa lanternagem em algumas partes e tapeçaria para ficar do jeito que eu quero, mas já me proporcionou muitas alegrias em viagens pelo estado e até um prêmio de destaque (junto com outros carros) no encontro de antigos da Posse de 2006, em Petrópolis, em um dos muitos eventos em que participo com o Passat Clube-RJ.
Bianchini, o curioso é que estes faróis não são bi-iodo, ao contrário dos TS e LSE.
No 4M, certamente pelo uso das lâmpadas amarelas (que são daquelas lâmpadas redondas comuns), as lentes são idênticas nos 4 faróis, ao contrário das outras já citadas versões onde elas tem desenho diferente para os os faróis “externos” e “internos”.
Maluquices que só a VW faz por você…
André “Passatévski”, belo carro! É dificílimo achar um desses tão original assim, a maioria já está destroçada pelo tempo… parece-me que o problema é achar esses faróis redondos bi-iodo, os da Brasília até é fácil achar mas esses…
André,
Vou pesquisar os arquivos fotográficos do meu pai e se eu achar alguma foto eu te mando.
Abraço e parabéns pelo Passat.
André parabéns pelo carro,muito bonito mesmo. este par de faróis redondos me fez lembrar do TS 76 vinho que meu pai comprou em 78 este carro era do chefe da oficina de uma revenda volkswagen de Castro -PR.
Passat….
Lembro-me que quando a 4 rodas anunciou que a VW iria paralisar a produção do Passat, eles comentaram que era iam matar o carro errado. Dos carros que meu pai teve, os que eu mais gostava eram os Passat’s. Tudo começou com um 74 “azul calcinha”. Minha mãe odiava e eu amava aquele carro ! Como era gostoso de dirigir !! Detalhe tinha 16 anos (isso em 1986) rs… Depois foi um ano 84 GTS motor 1.6, que carrão ! Ele era cinza metálico e eu vivia “alisando”, lavando e encerando. Depois eu comprei um Village ano 86 com o painel que se não me falha a memória era igual ao do Gol. Outro carro muito bom. Espero um dia poder comprar um para mim novamente…..
Belo exemplar! Não sei o porquê, mas ficou bem mais semelhante ao estilo original (alemão). O brasileiro, em 79, já estava mais adaptado aos gostos nacionais… As lâmpadas amarelas e a cor adotada são os responsáveis.
Lembro-me que a VW usou uma cor horrível no Passat Surf – um cinza fosco – que era um verdadeiro pé-de-boi. E uma pintura memorável era o maravilhoso Voyage Los Angeles. Aquele azul enseada era lindo, e combinava com o estilo do carro (uns piscas dianteiros brancos e uma faixa central traseira em preto fosco seriam o toque final).
Por outro lado, não é de hoje que as fábricas usam a cor “cinza” para nomear outros tons (ou vice-versa). A VW usou um bege flash metálico nos Gol 87, onde discutiam-se se era cinza ou dourado. E não foi só ela…
André Passatovski,
quanto você quer por esse carro, meu caro? Passat lindo pra cacete!
Uau! Agradeço ao FG por postar a foto, história, anúncio, etc. E também a todos os comentários postados!
Nasser, bela explicação para o motivo da cor! Eu sempre achei no mínimo esquisita essa mania da VW de chamar tudo quanto é cor de cinza “alguma coisa”, mesmo tendo de cinza, praticamente nada.
Mantovanelli, se por acaso você tiver alguma foto do 4M que seu pai teve, por favor me envie por e-mail ([email protected]). É difícil encontrar fotos dessa versão e elas sempre podem ajudar a desvendar alguma dúvida sobre originalidade (principalmente se forem fotos da época em que o carro era novo, pois atualmente a quase totalidade dos 4M sobreviventes está descaracterizada). Ou se alguém mais tiver fotos de Passat 4M, amplio o meu pedido.
A coisa que mais me indignou quando assisti aquele video de idiotas no Iraque “empurrando” todo mundo com um Hammer, foi o fato deles terem acertado 2 ou 3 Passat´s no trajeto.
Fora de série o carro, parabéns para o proprietário !!!
o sr. roberto nasser matou a charada.
Que magnífico exemplar da raça! Quanta saudade do velho LS 78 branco, 3 portas e com um inconfundível par de farois amarelos, como era comum em carros europeus.
Um dia mando fotos dele.
Bela “Passatrusca”……..
Mas tenho saudades do Passat que neu pai comprou em 75…….Um amarelinho pé de boi 1.5 que andava pra %!@$&@#……….Era coisa de assustar os V8 e os 6cc da época ………..Não dava pau neles, mas incomodava bastante, sem falar no consumo………Depois , meu tio comprou um TS 77 bege com as faixas pretas em baixo, na lateral, com console central cheio de reloginhos, bancos altos ( bem esquisitos), carburador alemão…..Um canhão…….
Trocaria no meu fuscão 82 facil ele.
Adoro passat, inclusive meu pai teve um TS bege maravilhoso
Impressionante como a VW conseguiu pintar 1.000 carros com sobras de tinta e ainda guardar prá reposição! Coisa impensável hoje em dia devido às modernas técnicas de produção onde praticamente não há desperdício afim de diminuir os custos. Tenho um carinho especial pelos Passats (plural de nome de carro é mesmo complicado, me desculpem), meu pai teve um 76 que foi o segundo carro da família, naquela cor marrom “burro-quando-foge”. O primeiro foi uma Brasília amarela, vejam só. Saudades destes carros.
Interessante a informação do Nasser.
Mas não entendo o porque do não uso de maiúsculas
Maravilhoso! Lembro que na época fiquei decepcionado por não ter lido uma linha sobre esse carro nas revistas especializadas. Sequer noticiaram sua existência.
E essa história contada pelo Nasser sobre o “blend” de tintas que resultou na cor do Passat 4m é estupenda. “Vamos nos livrar deste lixo e ganhar algum em cima…”
Parabéns pelo 4m. Longa vida a ele.
Meu pai foi proprietário de um dos 1000 passat 4M produzidos. Lembro bem dele apesar da minha pouca idade na época. Se fosse um pouco mais velho não deixaria ele vender aquele carro de jeito nenhum. Ele trocou por um Passat TS novinho…
Meu pai teve um Passat TS 1977 (faixa preta). Foi o primeiro na minha cidade. Só que era branco pois o “verde Porsche” só com muito ágio. Por sinal a VW nunca mais utilizou esta cor; uma pena!
Maravilha de carro!!!
Parabéns, André! Para ser sincero, não me lembrava dessa série especial… cuide bem da criança!
Show de bola!! Quando eu crescer vou arrumar um carro tão raro quanto esse…
Aprendi a dirigir num Passat LS 80.
Show de bola…
Estupendo esse Passat!
Flavio,
hoje você está mesmo inspirado.
Das séries especiais da VW, esta e o GOL COPA de 82 foram asque mais me marcaram.
Ao André belo carro ! Que você tenha muita felicidade e sorte com este carro.
O Nasser é sempre uma aula sobre automóvel e o Murietti não entende nada de carros.
André “Passatoviski”, esse é gente finíssima, eu conheço… E o carro…bastante conservado, orgulho para quem gosta de Passat! E vale lembrar q o Sr. Passatovski tem mais dois passats na garagem!
Abraços
carro feio de deus ein
Acho lindo este carro, pois é fisicamente o Passat TS com os 2 farois redondos e está muito bem conservado.
Parabens.
Jovino
rsrsrsrsrs… assustei com aquele logo do homepage do passat… mas voltando ao carro, o passat é realmente um dos melhores carros já produzidos, é dificil encontrar algum modelo q decepcione, parabens pelo belo carro…. aiiiii q saudade do meu pointerrrrr….
você sabe o porquê desta cor ?
explico. misturada das sobras da fábrica. uns tambores disto, outros daquilo, raspa o fundo do depósito, guarda um pouquinho para a reposição.
foi assim. época áurea e irresponsável quanto ao respeito ao consumidor