A última na pista antiga

SÃO PAULO (nunca é demais) – Desconfio que já postei este vídeo aqui um tempo atrás. Mas se postei, não tem problema. A gente vê de novo. O Márcio Santicholi Batista mandou imagens da última edição das Mil Milhas Brasileiras no traçado antigo de Interlagos, em 1989.

A largada era estilo Le Mans, mas com o piloto já amarrado. O parceiro corria e ligava uma chave geral no capô, mas tinha neguinho que invertia o sentido da chave. Assim, os fiscais achavam que ela estava desligada. E na verdade o piloto nem precisava do parceiro, que vinha correndo do lado de lá e só fingia que girava a chave. Ou nem isso. O piloto largava antes mesmo do colega chegar, tomando o cuidado só para não atropelar o infeliz.

E largada noturna, como era a tradição. Com um bom público, apesar da penúria tradicional do automobilismo brasileiro. Segurança? Hum… Vejam o incêndio nos boxes. Era uma zona, especialmente de noite. Foram os últimos suspiros de curvas como a Ferradura, o Sol, o Sargento e aquilo tudo que vocês estão carecas de saber.

E quem ganhou? Ora, quem esteve lá que conte! Só digo que foi a edição que teve mais carros, 75 no total, e o vencedor não foi esse aí embaixo, não.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno gil
Bruno gil
14 anos atrás

oi,alguem tem fotos do escort cosworth?

abraços

Bruno gil
Bruno gil
14 anos atrás

oi,alguém tem as fotos do escort cosworth do Barrichello ?

obrigado!

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
17 anos atrás

O Puma com mecânica de F-3, se não me engano Mugen Honda, sofreu o incêndio na prova em que Wilsinho e Christian Fittipaldi venceram com o Porsche da Roock Racing. Salvo engano, isso foi em 1994. O carro incendiado era de Jair Bana, Bley Júnior e Artur Nunes. Três mecânicos – que não usavam roupa antifogo – se queimaram e um deles faleceu 10 dias depois.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
17 anos atrás

Valeu Joaquim.

Eu lembro que ele ficou muito bravo com ele mesmo.

Obrigado.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Dú:
Eu não convivi com o Carlos. Esse papo de que era péssimo exemplo, é coisa de familia italiana mesmo, que acha que td mundo tem que andar seguindo o figurino. Sabe como é. estudar, virar doutor, trabalhar no Banco do Brasil, por aí. Eu achava o cara o máximo, apesar de criticar o que ele fazia pelas ruas. Tanto é verdade que sempre se machucou seriamente pelas calçadas, raramente em pista. Lamentei muito a morte dele. Admiro demais o que essa moçada faz em cima de uma moto. Eu mal e porcamente me ‘defendo’ em cima de uma. Aqui em Sampa não arrisco. Ando mais é na fazenda e em estradas de chão, muito bem equipado diga-se. Prefiro 4 rodas .Jacaré era um grande esportista. Pinel ‘bom’ se me entende. rsrs. …Madrugada abri o site e dei uma pesquisada básica. Vou mandar um mail para o Pupo e ver se ele pode me ajudar. De qq forma, agradeço as dicas….abração.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

No dia que o Jacaré morreu (aliás, na hora), ele passou pelo carro do meu pai a uns 200 por hora, na ponte cidade jardim. Estávamos voltando de um casamento e meu velho tinha um Dodjão branco

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Frederico Maia,
O Puma a que vc se refere era de uma dupla do Paraná, cujo sobrenome de origem polonesa não me recordo agora. Era montado sobre uma plataforma de um Super Vê, com motor e câmbio de F-3.Salvo engano, tinha feito a pole mas não foi feliz na corrida, mas não tenho muita certeza. Abs.

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Milton Bonani,
A corrida a qual vc se refere era os 500 Km de Interlagos, versão 1975, onde o Camilão dividia o volante de um Maverick Quadrijet de Divisão Um com o filho Camilinho. Camilão foi fazer uma gracinha com o velho amigo Tôco Martins (que corria em outro Quadrijet) e acabou batendo na sáida da Curva Três, quando estavam liderando a prova. Abs.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
17 anos atrás

Eu não tenho certeza (talvez alguém possa confirmar), mas acho que essa corrida foi aquela que correram Camilão e Camilinho e já no final o Camilo deu uma bobeada e escapou com o Opala.

Dú
17 anos atrás

Reginaldo, de trás pra frente, o Jacaré, Carlos Alberto Pavan, foi um dos ícones do motociclismo, íamos vez em qdo na oficina do Vitório, irmão dele, nos fundos da casa onde a Família residia. Creio que vc não sabe da carreira curta do Jacaré, vc não viu ele correndo em dupla com o Cecotto e vencendo as 500 milhas de 1.974. Ou sua última 200 milhas e dias depois o último acidente de rua. Esta de mal exemplo esquece, seria o mesmo de a Dona Clotilde falar que o Nélson corria escondido com os carros da família. Quanto ao Vitor, mande um mail para o Marcos ou Pupo no [email protected], que com certeza eles saberão de algo. Abçs.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

DÚ: veja se pode me ajudar:
estou procurando informações, possivelmente de uma prova realizada em 1974, um pra mais, um pra menos, saiu publicação na Folha da Tarde (que nem existe mais), Prova de 500km (ou milhas não sei), onde 2 ou 3 pilotos revezavam o equipamento. Um dos pilotos era o Vitor Damazio, conhecido tb como vitão santista louco..ou algo assim. Que era maluco posso afirmar. Não seguiu carreira pq o paitrocinador pegou pesado. Mas sempre foi um tremendo munheca numa moto. Alguém da federação esteve tentando convencer o pai a permitir a sequencia esportiva e ouviu um não pela proa. O Veloz (muito gentilmente) deu a dica do sitio, mas está fora do ar. Acho que é o virtua aqui em Santos, pq tá lento pacas qualquer coisa por aqui. Até o MSN. Enfim, se souber de algo que possa ajudar, de antemão já te agradeço. Mas que era um T. o Templo antigo isso era. O jacaré era considerado um péssimo exemplo dentro da familia. Sei disso pq a mãe dele era prima ou prima irmã – sei lá – da minha avó e eu sou Pavan tb.

Frederico Maia
Frederico Maia
17 anos atrás

o carro que pegou fogo não foi uma Puma amarela com mecânica de F3? Lembro que morreu o mecânico devido as queimaduras

Gabriel Marques
Gabriel Marques
17 anos atrás

Eu estava nessa prova, tinha 12 anos e já era aficcionado demais, para entrar foi aquela zona entrei no carro mas tinham dois no porta malas, eu era o 3º a entrar com a mesma credencial. Ficamos atrás dos boxes e viamos a curva do Sol de lambuja, era linda aquela curva. Esse ano foi o ano dos importados, Mercedes, Porsche, opala v8 do dimas uma baita corrida. O Boesel pode não ser um piloto genial, mas para provas longas o cara é fera, cronometravamos as voltas deles e cravava uma atrás da countra no mesmo centésimo era imprecionante, não fosse um super aquecimento ele com a Mercedes tinham levado. O Mimas era rápido mas beberrão~possivelmente não ganharia. O Leandro vinha bem também com seu opala e vitima de um super aquecimento. Venceu os Giafone, junto com oTravaglini, esse stock e esse trio de pilotos eram fantásticos. Na categoria Marcas acho que ganhou o Passat do Paioli/Alvino e Jindra Kraucher, outro bota. O Jindra foi o primeiro cara a andar de f-ford abaixo dos 3 minutos no antigo Interlagos. Apesar de ter visto várias Mil Milhas inclusive uma antes desta, essa de 89 e aquela que veio as BMW com Piquet e Cecoto, Barrichello com os Escort Cosworth entre outros, foram inesquecíveis

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Bons tempos aqueles.

marcao fioretti
marcao fioretti
17 anos atrás

Falando em zona, teve um ano que eu fui (nao me lembro qual)… mas deram a largada noturna… acho que era meia noite (ja tava com sono por esperar)… corrida rolando ha umas duas horas e um infeliz vai para os boxes, mas o cara teve a capacidade de colocar ponto morto (banguela) ainda na reta, e tinha uns cones bem na entrada dos boxes pro pessoal reduzir a velocidade. Como o cara estava sem tracao na hora que ele teve que fazer a gincana perdeu o controle do carro e pra completar atropelou o diretor de prova!!!! %!$&#porrada!!! Foi uma zona… um corre-corre danado… ninguem podia entrar nos boxes… um Deus nos acuda!!! Resultado: interromperam a prova sem hora para recomecar… na duvida, fui embora pra casa dormir!!!

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Ver esse Opala me fez lembrar de um de rua (acho), azul metálico (aquele parecido com o LosAngeles, mas côr GM, que fui ter anos depois no fusquinha), que ficava estacionado numa daquelas ruas atrás do Parque Ibirapuera.

Dú
17 anos atrás

Alfredo, me desculpe, mas como cresci rato de oficina do Salvatore Balestrieri; Temos de tirar enaltecer o Dimas, DIMEP, e vou te falar uma coisa, Dimas Matos da ASW, é junto com o Paulo e the family o maior incentivador do off road. Dimas. Algum +?

Dú
17 anos atrás

Veloz HP, é isso ai! Ao Reginaldo. As arquibancadas cheias da motovelocidade, época de Tucano, Grande Jacaré, Adú, Paulé, Deni, e o Paulé, cadê vc. Paulé, nos encontramos no motocross de 2.002 no Serra Azul, e vc. como acelerava, sumiu! Veloz HP, Salvatore Balestrieri, Gualtiero, Amato, que o filho tinha ou tem sei lá, oficina alí na esquina de onde eu morava em Moema, e o pulinho clássico do Eloy me fizeram lembrar esta prova do Camilo, lembrar de quando moleque fomos na mesma noite no show do Alice Cooper e voltamos par as 24 horas de Interlagos, acampados no retão, firula bem diferente desta magnifíca imagem colhida pelo Ruiz, http://www.velocidadeonline.com.br/fotos/displayimage.php?album=186&pos=42 , que alguma coisa está errada no esporte à motor no Brasil . Saudosismo? Nada disso! A realidade de quem viu acontecer, de como o http://www.motosclassicas70.com.br e o Flavio, /cem assento/ colocam junto ao GPtotal, e fazem à centenas de palpiteiros, blogueiros, e estusiastas, crer numa coisa; Está sendo criado um nicho de mercado, mercado este que tem uns campeões de F1, um Alex Barros Herói na MotoGP, a curva da Ferradura e contrariando minha opinião que sempre dei ao FG, onde teriámos Campeões de F1 com /ON/, Emerson, Nelson,Ayrton,! O Felipe tá na fita.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
17 anos atrás

Ah… que saudades !!!

Isto sim era corrida . Grid com 75 carros . Muitos nomes famosos e empresas que investiam no automobilismo . Alguns a si próprios – vide DIMEP !
Circuito antigo com quase 8 Km de um belíssimo e variado traçado !
Uma pena que estes tempos não voltam mais…
E nunca , mesmo com dinheiro , chegaremos perto do que o automobilismo foi no passado !!!
Tinha carro , tinha piloto , tinha torcida , tinha glamur , tinha segurança , tinha drogas , bebidas , tinha mulher que acompanhava…
Nunca mais…

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

É…sonhar não custa, mas que dá uma saudade danada do traçado original isso dá…As feras se foram, ou se aposentaram…e pra nós sobrou o “s” que matou o que tinha de bom por lá.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
17 anos atrás

Quem venceu eu não sei, mas esse aí é o Lobo do Canindé em sua ultima corrida (Para quem não sabe, pouquíssimos aqui, é o Camilo Christófaro)