Patinando de novo

SÃO PAULO (madrugadas longas) – Está no ar a última coluna Warm Up, que fala sobre o fim dos controles de tração na Fórmula 1.

Comentem, oras!

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jorge roberto alves
jorge roberto alves
17 anos atrás

Quer saber o que vai acontecer????
Vai ter muito neguim pseudopilotocapenga, que se apoia em marketing, que vai ser defenestrado desse mundinho besta da f-1. e os PRÓS, vão nadar de braçada. NESINHO PIQUET CAMPEÃO DO MUNDO. PODE ESCREVER E COMEMORAR!!!!!
VAZA KOVALAINEN!!!!!!!

Sebastião
Sebastião
17 anos atrás

Prefiro sem TC.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Que bobagem. Um motor 1.6 hoje gasta com certeza menos uns 20% em relação à um carro dos anos 60.
Muitas outras coisas melhoraram. A Durabilidade, nos anos 60 vc retificava um motor pequeno a cada 60 mil km, hoje um Zetec 1.6 dura 300 mil brincando.

Sobre o consumo, comparamos carros de igual cilindrada. Mas um 1.0 atual anda muito mais que um 1600 antigo. Muito mais mesmo, gastando 50% a menos de combustível.

Sobre fazer 100 km/l, tecnologia há, mas ninguém quer pagar o custo disso, uma vez que o carro teria que ter muita tecnologia cara.

Revoltado
Revoltado
17 anos atrás

Marcog imbecil!!!

Cavalos para quê? Para jumentos com você matarem mais nas cidades e estradas? Os carros faziam 7 e hoje fazem quase 10, mas com motor 1.0. Só você não percebe ou cadê a evolução. Por que um carro não faz 100 km/l? Esperto vc, hein? Não é à toa que o mundo tá se diluindo…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
17 anos atrás

Tudo que é para colocar mais competitividade no esporte é válido… e controle de tração é para gente barbeira como eu que mesmo no videogame não conseguia parar na pista… não para piloto de F1 que, imagina-se, está ali porque sabe do riscado…

Helio
Helio
17 anos atrás

Acho ótimo
Há tempos que a F1 virou videogame.
Acelerador virou botão e volante virou joystick. Qualquer garoto de 10 anos em assimila aqueles botões em poucas horas. nunca achei que saber mexer nisso significava pilotar
Que volte o cambio manual também.
Não é a toa que pilotos mediocres tem conseguido se manter na F1 por tanto tempo.

bafo
bafo
17 anos atrás

que se volte ao câmbio “manual” também ! (certos pilotos nao teriam mais problemas com botoes…). Pelo jeito esses carros estao ficando que nem carro-choque: acelera e gira o volante.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
17 anos atrás

Na FIA parece que o pessoal morre de medo da eletrônica. Ninguém procura conhecer os sistema e imaginar como limitá-los.

Já disse isso várias vezes, e repito: Não se proíbe controle de tração.

É o mesmo que proibir que o carro acelere mais rápido que X km/h.
Quando querem limitar a velocidade, ninguém proíbe os times de acelerear. Eles limitam cilindrada, rotação, entrada de ar, etc.

Assim devia ser com a eletrônica. Quer limitar a ação dos controles de tração?
Limite capacidade de sensores e processadores e pronto!
Algo fácil de fiscalizar e regulamentar.

Agora, se a FIA proibisse que os carros de F1 acelerassem mais do de 0 à 100 km/h em seis segundos, e ao mesmo tempo libere totalmente os motores, o que ia acontecer? Fraudes, fraudes e mais fraudes. Ia ser impossível fiscalizar, como foi em outras vezes que a FIA proibiu esse controle de tração.

“Controle de tração” é um resultado de uma série de sistemas. Basta limitá-los que se limita a ação do controle. Limitar o resultado, sem mexer nos sistemas é impossível.

Solução? A FIA padronizou os sistemas, componente único.

O mesmo que obrigar os times a terem um mesmo fornecedor de motores, padronizados.

Marcog
Marcog
17 anos atrás

Amigo Revoltado (e meio burro, pelo jeito):

Qual era a potência e consumo de um motor 1600 há 20 anos atrás ? E hoje, qual é ?

fabio fontoura
fabio fontoura
17 anos atrás

Quase não acreditei quando lí esta notícia na semana passada e agora na coluna do Flávio. Grandes pilotos que ví ganharem títulos e se destacarem no passado, não tiveram a engenhoca à sua disposição, e, ao meu ver , eram muito mais arrojados que os atuais, salvo algumas exceções…
Mal começou esta temporada e já estou aguardando a próxima.

Vai ser uma pena, mas acho que não veremos o Barrichello perdendo várias e várias posições numa largada no ano que vem, já que é péssimo largador.

Abraço!

Revoltado
Revoltado
17 anos atrás

Flávio, baita laboratório? Exagerou, hein? Hoje o motor tem 1000 peças eletrônicas, nomes impressionantes, mas não fazem quase nada a mais em termos de potência e consumo do que um carro da década de 40/50. Só temos que gastar muito mais dinheiro com penduricalhos eletrônicos. MAS A GRANDE PERGUNTA É: POR QUE NÃO HÁ DESENVOLVIMENTO NA ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL? Se o desenvolvimento é tão grande, por que não gastamos menos? Deve ser difícil, pois nenhum gênio consegue resolver. Claro que vai aparecer alguém que vai dizer que tem um carro no Japão que faz 30 km/l… Sim, e daí? Um, dois carros? Assim, classifico apenas com um “limitadíssimo” laboratório, pois não fazem quase nada útil de verdade que mude as nossas vidas. Até.

Pedro Neto
Pedro Neto
17 anos atrás

Acredito que seja apenas uma jogada de Marketing. Sabemos que atualmente até alguns modelos supersport de rua ficam impraticaveis sem controle de tração. Se não me engano a MB Vison SLR foi fabricada somente com câmbio automático e controle de tração sob o argumento do pico de torque gerado pelo motor ser indomável….
Imagino que será imposto um controle brando, algo como as pump-off usadas na indycar da década de 90 que funcionavam quando o piloto abusava do turbocompressor, deixando-o alguns décimos de segundo sem hiperalimentação.
Enfim, besteira….. Aliás nosso Gomes anda escrevendo cada coisinha…. sou fã dele, mas me desculpe….

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Realmente os F-1 estão tão parecidos que perdeu a graça. Raramente se ve um piloto queimando a largada por exemplo. Se fizer isso está despedido. Pô! se não consegue nem apertar o botão na hora certa, vamos por um chimpanzé pra pilotar no lugar. Assim, ao inves de agitar bandeiras, balança-se cachos de bananas…Tomara que seja verdade.

anselmo
anselmo
17 anos atrás

incrivel 1 cm de curso num acelerador.
a rapaziada vai estranhar muito a falta de tal geringonça eletronica.
nas categorias de acesso tal traquitana é permitida, GP2, F3 e etc ?
quem sabe quais outras categorias usam/usaram ?

Kenola
Kenola
17 anos atrás

Perfeito! Essa tecnologia já atingiu sua maturidade, e por tanto não ha motivo para mante-la. E o mais importante: o esporte será beneficiado!

DG
DG
17 anos atrás

Vejam o Schumy por exemplo = ótimo piloto c/ o carro que tinha (ferrari) no topo da tecnologia, não tinha p/ ninguém. Se fosse mais braço, pelo menos a diferença entre eles não seria tão grande, não é?

DG
DG
17 anos atrás

O controle de tração é um dispositivo unicamente de segurança, pois para se chamar de mundial de pilotos, eles vão ter que “pilotar” mais, não sou contra evolução técnica, mas a coisa tá ficando mais p/ um video game do que p/ pura pilotagem. Acho que tá voltando aquela sensibilidade de uns anos atraz, que fazia uma grande diferença.

Jonny'O
Jonny'O
17 anos atrás

Concordo, e esse vai e vem é natural,pois ,os projetistas vão sempre bolar algo novo , e essa inspiração vem justamente do fato de que algo foi proibido ,é um ciclo.

reginaldo
reginaldo
17 anos atrás

Que ótimo. Vai acabar os “nintendo” da vida. Ao invés de curso de apertador de botões, curso de apertador de acelerador…Deveriam tirar também as borboletas. Já que funciona nos carros de rua, vamos dar chance aos engenheiros de inventar novos sistemas. e isso, deveria ser ciclico. Vez em quando uma repaginada radical.Aí se saberá quem é quem nesse circo.

Fernando
Fernando
17 anos atrás

Até q enfim tiraram o controle de tração…
Agora sim vamos ve quem pilota mesmo!!!

HC
HC
17 anos atrás

coitado do Kovalainen… carreira de um ano só…

provavelmente eles vão inventar outras coisas pra mascarar o negócio, mas vai ser bom…
o cara tem q controlar no acelerador mesmo, isso vai diferenciar o cara com mais ‘sensibilidade’ pra frear e acelerar no meio e na saída da curva, do jogador de video-game.
A tecnologia tá pronta pros carros de rua, então tira da formula 1, porque lá o que tem q valer é o braço.

Paulo Henrique
Paulo Henrique
17 anos atrás

Acho uma decisão boa, apesar de que acredito que no fim da primeira corrida, vai ter neguinho alegando que equipe X está com controle de tração disfarçado, bla, bla bla…. Mas acredito que haverá uma melhora na competição….

Herik
Herik
17 anos atrás

Flavio,
Muito bom o texto. Só acho que os freios ABS não foram desenvolvidos inicialmente na F1, mas sim pela pela Bosch e Mercedes-Bens ainda no início da década de 80. Acho que foi isso mesmo.

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Acho ótimo que o controle de tração seja proibido. Esse esquema de desenvolver, ser utilizado nos carros de rua e cair fora da F-1 é muito legal. A ausência desse controle vai separar os homens dos meninos. Essa informação sobre o curso do pedal de acelerador ser mínimo é muito interessante. Só isso, já valeu a coluna.

Mohra
Mohra
17 anos atrás

Vamos ver como será … com certeza tirar as tecnologias seria bom para a competição e para o show…

Acarloz
Acarloz
17 anos atrás

Nossa, tem pilotinho aí que deve estar deseperado…

Essa medida vai separar os homens dos garotos, como se dizia nos filmes antigos.

É esperar para ver.

João Eduardo
João Eduardo
17 anos atrás

É estranha essa idéia de remover o controle de tração, na categoria top em tecnologia… Mas, se for para o bem do ESPORTE em si… que caiam fora, pois, os controles de tração! E viva as derrapagens!

Reinaldinho Baptista
Reinaldinho Baptista
17 anos atrás


seria melhor escrever da Portuguesa!

Abraço,