Pau puro

SÃO PAULO (nunca é tarde) – No começo do mês deixei passar a façanha mais espetacular do ano em termos de velocidade, que foi a quebra do recorde de velocidade estabelecido pelos franceses com seu novo trem-bala. Nada menos do que 574,8 km/h, dá para acreditar nisso?

Amo trens. Se pudesse, viajaria a vida toda só de trens. Rápidos, lentos, silenciosos, barulhentos… Não há nada mais inspirador do que um trem.

Mestre Mahar indica, sobre o recorde, este site, que está todo em francês, mas tem vídeos maravilhosos sobre o recorde, e outros mais antigos, da época do lançamento dos TGVs. Vale uma demorada passeada…

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leonardo
15 anos atrás

trem bala entre BH-VITORIA velocidade maxima 260KM/H isso so normal pode viagem muito bom nos pode sonho realizade

Armando
Armando
17 anos atrás

Viajei muito entre Governador Valadares e Vitória e Gov. Valadares a BH, na EFVM(Estrada de Ferro Vitória Minas) da CVRD. Uma viagem muito tranquila entre 55 e 60km/h (acho que era isso mesmo), algumas vezes o trem parava para as conduções de minério passarem.
Nunca me esqueço d euma coisa(meio suja), os banheiros eram muito engraçados, os vasos sanitários não tem um fundo, você via os dormentes passando lá embaixo(ai você imagina em que situação ficam essas estradas depois de uma maionese).
NO trem era muita bala(bala de goma, bala chita, bala de menta da garoto, tinha de tudo), mas nada de trem bala. Chegava em Vitória e olhava o pessoal que vinha de segunda classe, chegavam brilhando, por causa do minério é claro, mas mesmo assim brilhando hehehhe.
O trem passava por cada lugar que não tenho nem vontade de falar, mas sempre que voltava para casa ficava muito feliz, quando via a gloriosa Ibituruna me sentia muito feliz. Não há melhor lugar que o nosso lar. Ibituruna para quem não sabe http://pt.wikipedia.org/wiki/Governador_Valadares. Bom, muito tosca essa história e não tem nada a ver com o TGV, mas mesmo assim, fica ai registrada.

majô
majô
17 anos atrás

Também amo trem.viajar de trem é muito mais tranquilo e charmoso,além de ser mais confortável.Se pudesse também só viajaria de trem.

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

O tGV é bonito, mas o meu trem bala preferido é o shinkansen Nozomi 500 desenhado pelo designer Alex Neumeister um alemão muito gente boa, que de vez em quando baixa aqui pelo RJ.

Esse cara já projetou uma porrada de trens mas Nozomi 500 é demais, o bicho é muito lindo.

Uma vez esse cara trouxe uns vídeos mostrando o desenvolvimento dos trens que ele desenhou e é de cair o queixo, os caras chegaram a fazer uma maquete escala 1/1 de dois trens com vagões (não todos) e mais a estação !!!!!

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
17 anos atrás

O meu récorde de velocidade sobre terra foi em um Shinkansen entre Tóquio e Sendai : 274 Km/h…

DM
DM
17 anos atrás

O recorde ainda é dos japoneses, 576km/h. Isso é o recorde lá para as negas deles (no caso dos franceses, branquelas). Superconductor, meu caro.

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

Rodrigo, a privatização das ferrovias na verdade deveria se chamar vandalização.

Aqui no oeste paulista, aconteciam descarrilhamentos quase que diários, pois a empresa consorciada não dava a manutenção nos trilhos, sucateando toda a malha.

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Colega Rodrigo, tens razão!!!

Esqueci de escrever isso, a cada dois meses nem isso, há casos de descarrilamento de proporções preocupantes, a imprensa estranhamente só coloca uma matéria de pouquíssimo tempo e nada mais!!!

Tudo aqui é difícil, o projeto de TREM bala cairia como uma luva no Brasil, mas como tudo aqui é virado numa esculhama, terei que projetar na minha cabeça, realizar o sonho de viajar para Europa, e aí sim, me deliciar a bordo dessa máquina fantástica!!!

Falando em esculhama, agora pouco na chamado do Jornal Hoje da “rainha global” DENUNCIA:

ESTÃO VENDENDO CADASTROS DE PESSOAS FÍSICAS DO MINISTÉRIO DA FAZENDO, ISSO MESMO, VENDEM UM LOTE CONSIDERÁVEL DE CPF´S OU CNPJ´S NAS RUAS SE EU NÃO ME ENGANO DE SÃO PAULO!!!!

É UM ALERTA, E VAI PASSAR LOGO MAIS NO JORNAL HOJE.

É O BRASIL!!!

Thiago Rocha
Thiago Rocha
17 anos atrás

O projeto do trem bala, é brasileiro, mas como ninguém por aqui dá valor, o projetista foi pra fora e vender o projeto do trem bala e pela cláusula, teve que tirar seu nome do projeto, ou seja, ele fez tudo mas não tem nome nenhum.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
17 anos atrás

A primeira coisa que eu pensei quando ví essa velocidade foi nos freios. No Site indicado eles explicam como é o funcionamento deles. O que é interessante é a distância exigida para parar: A 300KM/h são necessários 3.300 metros, ou seja, qualquer imprevisto é desastre feio na certa.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
17 anos atrás

O amigo falou da ALL, que comprou o “resto” das nossas ferrovias… Aqui em Campinas eles estão depenando os barracões (alguns tombados como patrimônio) e retirando trilhos que nem lhes pertencem, que eram do VLT, um tipo de metrô de superfície que não vingou (coisas de político). Empresa boa!

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Tive o prazer de viajar de Londres a Paris num TGV, passando pelo Euro Túnel. Uma bela viagem de três horas.
Lembro-me de viajar sempre para a fazenda pelo Pulmann da Cia Paulista, numas poltronas deveras confortáveis.
Quando mochilei Europa afora, pude sentir melhor as vantagens do Chemin de Fer.
Porém, de forma a receber os investimentos necessários, além da tecnologia, para implantação da indústria automobilística no Brasil, nossos governos sempre sucumbiram aos acordos e ameaças das petroleiras e das multinacionais, inibindo o desenvolvimento de nossas ferrovias.
Num país Planaltino como o nosso, a receita seria perfeita.
Optamos por Diesel nas estradas de rodagem.
E, para os que decidirem discutir políticas e governos : O exemplo mundial revela que Ferrovia é um negócio e um serviço estatal. Não adianta privatizar que dá prejuízo. No entanto o ganho e o serviço social prestado não tem preço.
A privatização, nesses casos, só funcionou (e por pouco tempo) nos EUA, quando as terras em volta do traçado pertenceriam a seus exploradores, numa época em que terra possuía um valor relativo muito maior do que atualmente.
Nos EUA, as Ferrovias são de triste experiência (exceção NY-Boston e NY-Washington), especialmente se comparadas à européias e asiáticas.
Precisamos de mineiro para investirmos em trens!

Joaquim Souza
Joaquim Souza
17 anos atrás

Quem não curte trem acho que é doente, eu amo trens…

No inteior aqui do Paraná, em Irati, eu sabia os horários que eles passavem e sempre ficava perto pra ver…

Já cheguei a ver 4 locomotivas trabalhando a plano e mais de 100 vagões, quando a falidade REDE estava na ativa, hoje adquirida pela ALL – AMERICA LATINA LOGÍSTICA!!!

Aqui Em Curitiba, na Oficina da ALL até estava correndo atrás se é aberto a visitações, me parece que sim, mas to sem tmepo pra correr atrás disso!!!

ABRAÇOS!!!

Japoneis
Japoneis
17 anos atrás

Nunca andei de trem!!!
adoraria… mesmo os trens mais antigos…
Aqui esta um link de estaçoes de trens do brasil todo…
um site muito interessante…
http://www.estacoesferroviarias.com.br/index.html
vou mandar pro gomes mas nao sei se ele vai postar…
Abraços

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

O maquinista do TVG francês estava com medo porque estavam forçando a barra no limite mesmo.

A impressão que se tem é que os trilhos vão desmontar a qualquer momento.

Já no TGV, a sensação é a de tranquilidade aos 500 quilômetros por hora é como se fosse em um passeio dominical.

http://www.youtube.com/watch?v=xwnT3KdWHQU&mode=related&search=

Veja a tranquilidade dos operadores do Transrapid Maglev chinês…

http://www.youtube.com/watch?v=4BauXyy_cAY&mode=related&search=

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
17 anos atrás

Pra mostrar que “nois tamem sumo bao”, o recorde brasileiro de velocidade ferroviaria foi de pouco mais de 160 km/h, num trecho entre Rio Claro e Itirapina. O trem era composto de uma locomotiva eletrica GE de 3800 HP fabricada na decada de 40, alimentada por 3000V corrente continua, com 3 carros de aco inox da Mafersa fabricados em 1961. Apos atingir aquela velocidade, houveram faiscamentos entre o pantografo e a rede aerea, ocasionando o desligamento da subestacao que o alimentava e a consequente parada do trem… Isso era parte de um projeto para um trem de media velocidade entre SP e Araraquara, que daria em media uns 140 km/h (estaria bom demais). As pontes e obras de arte que foram construidas ficaram para praticantes de bungee-jump (pode-se ve-las ao final da via dos Bandeirantes, apos Limeira) e a eletrificacao foi toda arrancada apos a privatizacao (=jogar na privada) do sistema ferroviario paulista. Nao sobrou nada, locomotiva, carro de passageiro, eletrificacao, subestacao…

Marcelim
Marcelim
17 anos atrás

Até hoje só andei nos trem-balas comum, que viajam a 280 por hora.

Para quem quiser ver o vídeo do redorde do TVG, tái:

http://www.youtube.com/watch?v=gpeivd9zp90&mode=related&search=

(Eu envio para o Gomes, mas ele não publica mesmo, então…)

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
17 anos atrás

O Flavio, e as fotos de trens com carros que eu te mandei? Publica uma pelo menos! Tem foto da via Anchieta logo apos a inauguracao e na baixada, tem onibus velho, carro em cima de trem, um monte de coisa!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

É incrível que um país grande como o nosso não tenha uma malha ferroviária decente. E não precisa ser destes trens-balas não!

Ricardo
Ricardo
17 anos atrás

Em comparação, o trem de são paulo tem mais de 20 anos e quando chega a 90 km/h treme e parece que vai desmontar….. que vergonha…. o Brasil tem tanta gente criativa que se tivesse investimento e oportunidade podia desenvolver trens iguais ou superiores, mas fazer o q né…. esse aí é um projeto que eu gostaria de participar

joli
joli
17 anos atrás

Minha experiência mais legal em transportes: maglev de Shanghai!!!

Milton M Bonani
Milton M Bonani
17 anos atrás

Outro dia ví uma reportagem sobre essa quebra de recorde. O maquinista estava com a maior cara de medo. Realmente, na hora deve ter sido meio assustador mesmo.

Episcopo
Episcopo
17 anos atrás

Além da velocidade impressionante que atinge, o trêm é belíssimo em todos os detalhes !!