SOS Brasília

SÃO PAULO (dá dó) – Apenas reproduzo mensagem que recebi ontem, do blogueiro Flaviano Guerra:

Faz pouco tempo que me mudei para Brasília. Feliz morador de SP, fui colaborador do site GPTotal do Edu e do Panda, fiz até a logo do site deles, que ilustra a parte inferior da capa do seu livro.

Aqui chegando, quis conhecer o autódromo, ver como era, essas coisas de fã. Ontem, voltando para casa, ouvi barulhos de motores e parei para ver. Deveria se tratar de teste de alguma equipe. Não era…

Era, sim, uma corrida de Marcas e Pilotos. Na pista, alguns protótipos, alguns Corsas, dois ou três Unos, uma S10 e alguma outra coisa não identificada.

Na arquibancada? Umas 15 pessoas. Na porta do autódromo, nenhum aviso, nenhuma placa, nem o segurança da entrada sabia do que se tratava o evento.

Um autódromo abandonado, um paddock que qualquer churrasqueira de mansão do Lago Sul é maior, mato crescendo em volta da pista, arquibancada destruída. Como pode um autódromo dessa forma mesmo depois de ter passado nas mãos da iniciativa privada?

Para melhorar, até agora não encontrei no site da CBA sobre o que se tratava a corrida.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Jovino,
Você tem razão e eu já havia entendido o seu ponto de vista no primeiro post. Só usei o meu para desabafar uma história que ninguém quer se aprofundar mais, que mostra o exemplo típico dos investimentos públicos e privados no país. Risco público, lucro privado.

Sérgio,

É verdade sim , Sérgio. Apesar de todos os desmentidos oficiais do prefeito e dos diretores do empreendimento de Cabreúva, o projeto era exatamene esse. Com o apoio do Serra, na época.
Os empreendedores investiriam pesado no interior, e receberiam o terreno para fazer um ou mais condomínios verticais em Interlagos.
Todos ganhariam, até os cidadãos de São Paulo, se olharmos com a frieza e objetividade de um negócio.
Mas, a memória seria perdida. O primeiro, maior e melhor autódromo do Brasil desapareceria. Uma enorme perda.

Rudolf Guth
Rudolf Guth
17 anos atrás

Sou Brasiliense e infelizmente confirmo o que o Flaviano falou, tinham poucas pessoas no autódramo, este que em dias de stock car ou truck fica lotado chegando a ter 60 mil pessoas na estréia da truck em Brasília. Agora falar que o piquet fez alguma coisa no autódramo é mentira pois ele apenas colocou muro em volta do autódromo, no resto ficou apenas com tinta por cima e em pessimo estado, ele apenas usou para o filho treinar. Mas aparentemente a FADF vai revitalizar e vai promover mais eventos, e ainda com divulgação. Mas claro sem a ajuda da midia não tem como, o que nos resta fazer é esperar a ajuda da mídia e prestigiar o automobilismo em Brasília, tanto de pista quanto o de terra. Pois mesmo muitos não sabendo existe o campeonato brasiliense de rally.
Abraços!

Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
17 anos atrás

Façam um ‘vaquinha’ arrendem o autódromo, e fiquem ricos organizando corridas…

Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
17 anos atrás

Falem sério, por que o ‘Estado” tem que se meter com autódromo?

Isso é o tipico negócio que tem que funcionar na mão da iniciativa privada!

É mais ou menos como as críticas a Embrafilme ou ao Ministério da Cultura que não ajuda os cineastas e produtores… e nós (povo em geral) com isso?

Quem quer ‘fazer corrida’ e pensa que seja um negócio lucrativo que faça, criticar o governo que uma vez na vida por uma manobra meramente demagógica, construiu um autódromo e agora não dá manuntenção porque descobriu que o país é pobre e o negócio não dá lucro, é ridículo.

Nelson
Nelson
17 anos atrás

Falar que falta divulgação das corridas em Brasília é fato verdadeiro, a imprensa local não dá uma notinha, não prestigia mesmo, mais dizer que tinha S10 na pista e umas 15 pessoas na arquibancada é mentira, eu estava lá e as arquicancadas estavam cheias, assim como o elevado.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

No tempo do Piquet funcionava.
Detonaram o Nelson porque o9 autódromo funcionava.
O que interessa aos dirigentes é a roubalheira. Já era assim nos anos 60.

Geleia Scaglionni
Geleia Scaglionni
17 anos atrás

Senhores,

sou o Geleia Scaglionni e quero manifestar meu repudio quanto as declarações dos senhores.
O autodromo de Brasilia vai bem sim. Estamos é arumando ele pra campeonatos de off road, daí o mato crescido.
O autodromo do Rio também está muito bom. Tiramos um pedaço, e verdade. Mas o que ganhamos de dinheiro com isso… Não saio mais do Porcão Rio…
Interlagos… Bom, estamos fazendo uma parceria com a federação de natação, de atletismo, ciclismo, boliche, bocha e punieta a distancia, e pretendemos construir um complexo esportivo de 1o. mundo lá. É que a sobremesa do Porcão Rio está muito cara, e preciso adequar a receita da CBA.
E digo mais, temos tantas carteiras de piloto expedidas, um sucesso fenomenal. Dá uma olhada na minha carteira prá ver. RECHEADA!!!
Voces reclamam. Mas e eu ? Nem caibo mas dentro de um carro, to tendo que andar de van… Vamos todos fazer vantomobilismo…

A CBA não que acabar com o automobilismo. Queremos é acabar com a queima de combustivel. Por isso queremos acabar com as corridas.

jovino
jovino
17 anos atrás

Brandão, a única coisa que estou me apegando é pelo fato de Brasília ser uma cidade tombada e não poder haver modificações em prédios, ruas, etc, mas tudo isto, teoricamente falando, pois existem locais que estão em área de preservação ambiental dentro do Plano Piloto que cederam para construção do supermercado Extra e agora estão construindo numa área próxima a este supermercado o Carrefour, num local que não poderia haver construção. Num país que só existem leis para quando lhes interessam a gente fica preocupado com tudo isto.

Jovino

lulalelé
lulalelé
17 anos atrás

Tristes trópicos……..

Sergio SP
Sergio SP
17 anos atrás

Brandão, não sei se eu entendi direito, mas o pessoal do autódromo de Cabreúva queria lotear a área de Interlagos?

Antonio José
Antonio José
17 anos atrás

O problema não é falta de gente interessada,,,,A “air race” levou um milhã de pessoas a enseada de botafogo

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

É…
E querem que eu acredite no Brasil…

matuza bsb
matuza bsb
17 anos atrás

O autódromo de Brasília, a mais de 1 ano não está mais nas mãos do Piquet. A conversa aqui em Brasília, é essa mesmo que o Jovino contou, a muito tempo o pessoal está de olho na área nobre do autódromo. O Parque da cidade quase não sai porque queriam lotear entre o Paulo Octávio e o Luiz Estevão, na época os dois maiores especuladores de Brasília, não conseguiram. Mas parece que o autódromo o PO vai conseguir. O Arruda quer construir uma Vila Olímpica no lugar. É o que se fala aqui em Brasília E tome nós na tarraqueta.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Jovino,
Aqui em Interlagos rolou uma história semelhante que, à época eu postei e teve um monte de desmentidos.
Lembra-se do autódromo de Cabreúva? Pois é. Mesmo com a grana do Dirandi e Antônio Ermírio de Moraes Filho, não saiu do papel, porque não conseguiram estruturar toda a operação, que era :
Eles entravam com um Mega investimento em Cabreúva, de fazer frente ao que há de mais moderno no mundo, levando para lá a F-1 e, em troca, a Prefeitura de São Paulo daria ao Estado que, por sua vez daria aos empreendedores o terreno de Interlagos (mais de 1 milhão de m² com toda a infra-estrutura pronta – de arruamento a esgotos e de eletricidade a sofisticados cabeamentos de rede) que, por sua vez renderiam aos cofres da Prefeitura coisa de R$ 500 mil mensais.
A prefeitura estaria trocando um aparelho (parque) que custa a ela R$ 400 mil mensais e cuja receita não cobre sequer a metade dos gastos, por 0 de despesa de receita de IPTU.
Tudo lindo.
Sorte a nossa que não deu certo em virtude das pesadíssimas multas de parte a parte no contrato com a F1 e a vontade do prefeito Kassab de fazer de lá uma de suas plataformas para a re-eleição.
No mais, só muda o endereço.
O erro está mesmo nos clubes, nas Federações e na CBA.
Lembram-se quando o Flávio reclamou da reforma do autódromo, que ninguém da Superclassic foi avisado?
Pois vão ao site da FASP e vejam onde está a informação que o principal autódromo do estado e do país ficará 4 meses em reformas.
E ninguém reclama (clubes e associados desses clubes)!
Então…

Rodrigo Aguiar Ruiz
Rodrigo Aguiar Ruiz
17 anos atrás

História igual ao Campeonato Paulista em Interlagos….

pelo jeito a coisa é igual em vários lugares…. triste isso..

Carlos Galto
Carlos Galto
17 anos atrás

E eu pensando que o RJ estivesse jogado às traças…
O BRASILtomobilismo está jogado às traças!!!!!!!

Cleber.
Cleber.
17 anos atrás

O autódromo serviu ao Piquet quando bem lhe interessou. Agora, está às traças.

F.C.
F.C.
17 anos atrás

S.O.S aqui em Goiania também!

jovino
jovino
17 anos atrás

Flaviano, moro em Brasília a 40 anos e nem sabia que tinha um campeonato por iniciar. Por uma acaso, passeando de moto, pois moro perto do autódromo, ouvi o barulho dos carros e fui até lá pela manhã e quando fiquei sabendo que teria provas de motos e carros. Fui para casa assistir a Stock e voltei novamente lá pelo meio dia. Soube que pela manhã houve provas de motos de 125 cc e de 250 e quando cheguei ao autódromo, estava começando a prova das 500, hornet 600 e algumas cbrs 1000 e Haiabusas. Até que tinha um número bom de motos, acho que em torno de 20 e depois houve a prova de carros que uniu alguns Esprons modificados e com motores AP e 2 com motores BMW e alguns protótipos de Goiânia e os turismos, como Corsa, Uno, etc. Até que me surpreendi positivamente, pois acreditava que não tinha automobilismo mais por aqui. Acredito que estão tentando implantar algumas categorias, por isto, tudo está misturado. Agora, o velho descaso continua, como falta de informações, arquibancadas estragadas e sujas e só houve um público até que razoável porcausa das motos, que levam muita gente ao autódromo. Nada de novidade para mim, que estou acortumado com isto, que é um mal de quase todos os autódromos do Brasil, pois Goiânia está muito pior.
E tem muito mais, pois o governador que assumiu, um tal de Arruda, aquele que manipulou o placar eletrônico do congresso tem como vice o Senador Paulo Octávio, o maio empreendedor imobiliário de Brasília e ouvi de gente importante por aqui que eles estão querendo desacreditar o autódromo colocando-o como uma coisa inútil e ofereceriam uma outra área bem longe, que com certeza, seria para usar a área do autódromo que fica num local privilegiadíssimo, no centro da cidade. Isto eu ouvi de importante personalidade do automobilismo brasiliense em atividade.

Jovino

Jovino

1GT
1GT
17 anos atrás

Pelo jeito nosso automobilismo terá o seguinte epitáfio:
” Do pó viestes, ao pó retornarás”…

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Flávio e Flaviano,

A não ser pelas instalações e pela conservação do autódromo, achei que você estava falando de Interlagos!

Aqui, a situação para as corridas é a mesma. Nenhuma informação, nenhuma promoção, tudo relegado.
Só por acaso ou por descoberta que alguém vai ao nosso Templo.

Frederico Maia
Frederico Maia
17 anos atrás

O autódromo de Brasília está abandonado já faz tempo. O Piquet quando arrendou brigou com a CBA e criou a LIA – Liga Independente de Automobilismo.
Até o ano 2000 tinha um campeonato de turismo e de
espron, mas a Espron tinha no máximo uns 10 carros no grid.
Faz tempo que não vou lá, mas fiquei sabendo pelo jornal que ia ter corrida no último domingo, uma mistureba de turismo, espron e moto. Existe uma associação de pilotos tentando levar o campeonato de turismo, mas falta apoio e divulgação.
Quando o Piquet arrendou o autódromo, ele cedeu parte do terreno para equipes montarem suas oficinas e alugou inúmeras vezes o autódromo para micaretas e shows, automobilismo que é bom, quase nada.
A única modalidade que funciona e tem campeonato é a arrancada que nem precisaria da estrutura de um autódromo para acontecer.

Tohmé
Tohmé
17 anos atrás

Porrra, o autodromo de Brasília ainda é do Piquet?
Ou já acabou a concessão?

Max
Max
17 anos atrás

desde o ano passado o autódromo voltou para as mãos do governo do Distrito Federal. Mas ninguém se deu conta disso. É só um lugar para crescer mato, mesmo, no centro da cidade…

gilberto hingel
gilberto hingel
17 anos atrás

Vem cá, o autódromo de Brasília não tinha sido arrendado (ou coisa parecida) pelo Piquet, anos atrás?

Ricardo Cosme
Ricardo Cosme
17 anos atrás

Alguem pode me explicar onde a CBA enfia toda a grana paga a fiscais, carteririnhas, liberação de provas e pistas, inscrição de pilotos etc etc???

Petrus Portilho
Petrus Portilho
17 anos atrás

Domingo assisti a um programa onde o Bandidão Scaglione, comemorava o “a volta por cima ” do automobilismo brasileiro, com aquela velha justificativa “Temos mais pilotos com carteirinha hoje do que no passado”. VAI ATÉ BRASILIA Ô BUNDÃO BARRIGUDO” desculpem o grito mas essa hipocrisia me da um nojo, essa gente me dá um nojo, bando de porcos nojentos.

celentano
celentano
17 anos atrás

PS- o site da CBA nem tem o croquis da pista de Brasilia, e o do Rio estah desatualizado.

celentano
celentano
17 anos atrás

SOS-Brasilia; SOS-Rio; SOS-Interlagos; SOS-Goiania e por ai vai, AONDE estao a CBA e o ministerio dos ESPORTES, ou tudo que vale alguma coisa ja era, viva o noço apedeuta de plantao.