Gilles, 25

SÃO PAULO (deixou herdeiros?) – Hoje faz 25 anos da morte de Gilles Villeneuve, que perdeu a vida ao bater em Jochen Mass durante os treinos para o GP da Bélgica de 1982 em Zolder.

Gilles, filho de um afinador de pianos, foi talvez o mais selvagem dos pilotos da F-1 moderna. Encantava multidões, e encantou, mais do que ninguém, Enzo Ferrari. Por atuações como a de Dijon-Prénois em 1979, naquela que talvez tenha sido a mais bela batalha da história da categoria. E era por um segundo lugar.

A Gilles, homenagens e gratidão dos que amam o automobilismo.

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
adilson
adilson
16 anos atrás

SE REALMENTE EXISITIU UMA DISPUTA COMO A DE DIJON-PRÉNOIS DE 1979. É FACIL ENTENDER COMO A F1 FICOU CHATA HOJE EM DIA. E COMO FOI FANTÁSTICA UM DIA

Filipe
Filipe
16 anos atrás

O acidente de Gilles sem dúvida é um dos mais trágicos da história da F-1. Vendo as imagens pela ESPN de 1982 (um ano antes de eu nascer) fiquei chocado, o carro partiu ao meio. Já ouvi muitos comentários sobre este terrivel acidente, más ao ver as cenas é assustador, chocante. Imagino se estivesse lá no circuito belga, e olha que vi a morte do Senna ao vivo pela TV.

francis ulfeldt
francis ulfeldt
16 anos atrás

Amém.

Marcello
Marcello
16 anos atrás

Ao caro Dr. Koroiva: Você não levou em conta que alguns pilotos levam mais tempo para amadurecer do que outros. Mansell também levou muito tempo para entrar no ponto, e quando entrou, brilhou com um título na Indy após seu triunfo na Fórmula 1. Ao contrário da precedente, ele não tinha um carro muito melhor que o dos outros quando ganhou nos EUA. Disputou com ninguém menos que o nosso Fabuloso Fittipaldi. Voltando a Villeneuve, eu penso que ele não teve tempo para ganhar seu título, assim como Peterson, que estava em sua melhor forma quando teve aquele acidente fatal em Monza. Em tempo, meu caro Doutor: O próprio Ayrton Senna declarou que começou no automobilismo inspirado em Fittipaldi, mas se apaixonou muito mais pelo estilo de Villeneuve. Enough Said.

Tony Bonfato
Tony Bonfato
16 anos atrás

A cada ano entro pelos fóruns de várias nacionalidades e cada vez mais me impressiono com o culto a esse piloto.

Gilles prova que não precisa ser campeão para ser eterno…..

Gilles Villeneuve não era piloto canadense: era piloto de todas as nações, de todas as pistas.. velocidade pura…. sangue do asfalto….. não era de lugar algum e, ao mesmo, tempo de todos os lugares…

Marcou profundamente o coração de quem o viu correr……

Ontem, por um minuto, o mundo do automobilismo ficou em silêncio……

Talves por representar o que todos nõs, fãs do automobilismo, queríamos ser.. rebelde, meio amalucado, mas arrebatadoramente genial e apaixonante….

Último e radical exemplo de uma estirpe de pilotos que já não existem mais….

Adeus Gilles….

Christian S
Christian S
16 anos atrás

Ao Dr. Korovia

Realmente deveria ser proibido comparar o Gilles ao Senna, pois o primeiro é claramente superior. Pertence a outra esfera. É como comparar um Porsche com um velocípede (e olha que estou sendo bonzinho neste exemplo).

Lg
Lg
16 anos atrás

Também gostava muito do Villeneuve, mas reconheço que ele era mais irresponsável do que grande piloto.

A coleção de besteiras que ele fez na F 1 supera em muito os momentos de genialidade.

Eduardo Avus
Eduardo Avus
16 anos atrás

Dr. Koroiva,

Respeito seus pontos de vista, mas não concordo com sua abordagem sobre visôes diferentes daqueles que foram chamados de IMPETUOSOS.
Jody Schcketer, Villeneuve, Mansell, Arnoux, De Cesaris e Senna, tiveram um comportamento bem parecido com suas volupias de passar a qualquer preço, serem ou quererem ser mais rápidos que os carros etc, a diferença é que cada um teve um mestre, tutor, companheiro de equipe que fizeram os caras acalmar. Mansell teve o Piquet, Senna parou quando encontrou o Prost, Schcketer teve Stewart, e o Villeneuve não teve ninguém, pois o Reutemann saiu da Ferrari e quando esta acertou a mão o Schcketer pilotou para ser o campeão. Quando a Equipe o queria campeão sofreu o acidente.

Agora Piquet, Prost, Peterson e outros mais nunca tiveram o estilo de querer ser o mais rápido de qualquer forma, bem diferentes dos primeiros IMPETUOSOS que citei, já que eram naturalmente rápidos e mais inteligentes na maneira de ver uma corrida.

Lewis Hamilton
Lewis Hamilton
16 anos atrás

Gilles who?

Dêem-me um carro com pneus slicks e menos pressão aerodinâmica que faço tudo isso que esse cara fazia três corridas depois da minha estréia na Fórmula 1.

Fazer graça com os carros lerdões em curvas daquela época é fácil.
Quero ver ele ter culhões para frear onde eu freio hoje em dia e sair com a melhor tangência da curva.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
16 anos atrás

Walter,

Em Zandvoort, ele foi vítima no acidente. Ok!
Mas eu critiquei a forma como ele retornou aos boxes, destruíndo o carro. Coisa de Maluco.

Em Silverstone, ele rodou sozinho e bateu. Os que vinham atrás podem ter sido prejudicados por tentar mudar a trajetória em meio à curva.

E alguns dizem que piloto precisa dar espetáculo e etc. Ok! Mas precisa vencer também.
Piloto mesmo é o que ganha corridas e campeonatos, quando tem carro para isso! De que adianta dar show e ficar pelo caminho em muitas corridas por causa de exageros e batidas.

Villeneuve quando morreu, já estava em sua 5a. temporada, sempre com a Ferrari.
Estreou em fins de 77 e correu em 78, 79, 80, 81 e início de 82.
Já era tempo de ter domado sua “impetuosidade”.

Piquet por exemplo, estreou em fins de 78, correu em 79, 80 e em 81 foi campeão.

Senna nunca foi “assim” em seu início de carreira. Seus acidentes, assim como os de Piquet, foram acidentes normais, que qualquer piloto tem devido a alguma circustância.

Mansell só melhorou depois de pilotar os Williams Renault. Aí já não precisava fazer mais loucuras.

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Ví o Gilles Villeneuve correndo e, sinceramente, achava-o um %!$&#louca. Tinha muito talento, mas batia direto. Ficou famoso não pelo que ganhou, mas pelas loucuras que fez. Foi ídolo de uma época romântica, que não volta mais. Acredito que hoje não haveria lugar para ele na F-1.

Marcello
Marcello
16 anos atrás

Tenho 45 anos, portanto vi Villeneuve correr. Eu o via como um batedor que alternava lambanças homéricas com momentos de pura genialidade. Com o tempo, aprenderia a domar sua impetuosidade, como fizeram Senna e Mansell depois dele, para ganhar o tão sonhado título mundial. Depois que Pironi ganhasse seu título, todas as fichas seriam apostadas em Gilles. No papel era um bom plano, mas o destino assim não o quis, tirando os 2 pilotos da Ferrari da disputa em 1982. Uma pena. Villeneuve era um piloto extremamente arrojado, para dizer o mínimo, e inspirou muita gente a entrar para o automobilismo. Apesar do perigo iminente, alguém como ele faz falta à Fórmula 1.

Leo
Leo
16 anos atrás

Uma das minhas maiores frustrações foi não ver esse cara correr ao vivo. Nasci em 81, tive que me contentar com VHS…

Pra mim, piloto é isso aí. Aquele que dá espetáculo na pista. Aquele que após uma bela manobra te faz gritar um belo de um PQP a plenos pulmões.
Coleção de vitórias e recordes não superam espetáculos…

walter
walter
16 anos atrás

Dr. koroiva: você precisa rever os vídeos desses episódios do Gilles.
Veja de novo.
Zandvoort, Gilles foi vítima. Silverstone o Jones, o Reutemann e o Watson vão atrás do Villeneuve de bobeira.
Reveja.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
16 anos atrás

Ahhhhhhhh!
Então é proibido comparar Villeneuve com Andrea de Cesaris?
Então tá! Vou compará-lo à Vittorio Brambilla. É um Brambilla melhoradoo!
Devia ser proibido é compará-lo com Senna, com Clark, etc.

Até com Petterson devia ser proibido compará-lo.

Emerson
Emerson
16 anos atrás

Venho humildemente propor uma emenda à Constituição da República, quanto aos direitos e garantias individuais: “Sem prejuízo de outros direitos e garantias, é terminantemente proibido, a qualquer cidadão brasileiro, comparar Gilles Villeneuve a Andrea De Cesaris”

Christian S
Christian S
16 anos atrás

Aos que falam dos resultados: quem de vocês casou a a mulher mais bonita por quem verdadeiramente se apaixonaram profundamente, daquelas paixões em que se larga tudo (emprego, compromisos, etc.) e põe uma mochila nas costas e vai para praia com ela de carona? Provavelmente nenhum.
Porém anos depois casaram com mulheres por que se apaixonaram também, porém além da paixão também (espero) amavam.
Ora, a paixão (paixão mesmo) um sentimento muito mais forte do que o amor, quando amamos buscamos os melhores resultados quando nos apaixonamos (de perder a cabeça) buscamos prazer.
Geralmente a paixão não dura muito, porém para Gilles era asim em relação as corridas um apaixonado, daqueles que põe não lenha na fogueira, mas daqueles que joga oxigênio líquido nelas.

O MELHOR PILOTO DE TODOS

Ao VELOZ-HP
Caro camarada, sei que andas de moto e assim como eu dispensou o carro faz algum tempo. De meu ponto de vista os pilotos de moto sobrevivem pelos seguintes fatores:

a) Em acidentes timpo Vai Dar M… você sabe que as coisas ficam em câmera lenta de carro ou moto. Porém de Moto você pode escolher COMO vai cair enquanto que no carro vc é apenas um passageiro.

b) De Moto você cai muito mas sabes que o que machuca mesmo é Bater e não Cair. De carro não dá para cair assim ao bater a velocidade da desaceleração causa enormes danos.

c) Carros têm a péssima mania de decolar antes de bater as motos geralmente caem antes de bater e… desaceleram.

Acho que é por aí.

R.
R.
16 anos atrás

se juntar todos os pilotos da F1 hoje nao dá um villeneuve.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
16 anos atrás

Muita gente fala sobre Villeneuve, sem te-lo visto correr.
Ficam vendo vídeos de trechos de corrida e endeusando seus feitos.
Prá mim, não passa de um maluco que acabou com a própria vida.
Um piloto selvagem como bem disse o Flávio Gomes.
Piloto talentoso? Claro, como a maioria dos pilotos de Fórmula 1.
Só que era maluco e não media consequências de seus atos.
Basta ver seus inúmeros acidentes.
Ele era uma espécie de Andrea de Cesaris melhorado.
Além de seu acidente fatal em 82, da disputa pelo segundo lugar em Dijon com Arnoux em 79 e de parte da corrida com asa quebrada na chuva em Montrel em 81, ficaram na memória outras barbeiragens e maluquices:

– Um batida monstruosa na Tosa em Imola em 1980. Muito pior que a matou Ratzemberger.

– Uma rodada espetacular na Woodcote em Silverstone em 1981, levando um monte de gente junto.

– O Retorno aos boxes em alta velocidade com o pneu furado em Zandvoort em 1979, destruindo a suspensão do carro.

Tentou se espremer onde não cabia e subiu em cima de dois carros na largada em Zandvoort em 1981.

Voou com seu carro em cima de espectadores no Gp do Japão em 1977, matando algumas pessoas.
Não sei quantos morreram, parece que foram 4, nem sei se teve culpa no acidente, pois não o vi. Deve ter batido na traseira de alguém e o carro decolou.

Teve outras, mas não lembro no momento.
Enfim, um campeão mundial de maluquices.
Compará-lo com Petterson é um erro.
O Sueco não fazia maluquices e não teve culpa em seu acidente fatal.

Emerson
Emerson
16 anos atrás

Um dos maiores, na minha opinião. O mais espetacular de todos, creio eu. Li em algum lugar uma entrevista de um piloto (não lembro qual), que disse ter pego uma carona com Gilles para o autódromo, e que Gilles vinha dirigindo calmamente, até se aproximar da pista. Ao ver os primeiros fãs, começou a acelerar como fazia na pista, e teria comentado algo do tipo “agora as pessoas estão olhando…”.

EDUARDO
EDUARDO
16 anos atrás

GRANDE GILLES…UM PILOTO A FRENTE DE SEU TEMPO…INESQUECIVEL!!!

Antonio Seabra
Antonio Seabra
16 anos atrás

Gilles, pra mim, foi o maior de todos ! Todos aqui falaram na sua coragem, agressividade e selvageria. Mas é preciso destacar a SUA HABILIDADE. Acho que nunca vi ninguem com tanta habilidade natural, tanto controle. Colocava o carro onde queria, do jeito que queria, tudo dentro do maior controle, total autoridade sobre o traçado e a derrapagem do carro ! Isto com um F1 (no caso da 126) com pessimo chassis e com um motor turbo que liberava potencia de uma vez só !
O Caique destacou alguns fatos importantes, mas eu queria crescentar mais alguns: (a) Gilles fez a ultrapassagem mais bela da F1, na opinião da grande maioria dos jornalistas, chefes de equipe e pilotos da epoca, na Holanda (Zandvoort), passando o Alan Jones por fora, no meio da curva (mais bela ainda do que a do Piquet sobreo Senna an Hungria) (b) o Rene Arnoux, comentando na revista Grand Prix (quem conehceu não se satizfaz com as revistas atuais), disse que qualquer um na situação do Gilles, quando o carro voou sobreo carro do Mass estaria apavorado de medo. Mas o Gilles não. Ele avalia que o Gilles nesta hora estaria simplesmente pensando “mer…da, estraguei uma volta boa…”. (c) ele conseguia viajar de Monaco a Fiorano, com uma 308 de rua, num tempo pouca coisa maior do que o tempo que ele precisava para fazer o mesmo trajeto de helicoptero !!!! (d) o proprio Jody Schekter admitiu que foi campeão em 79 porque o Gilles acitou as ordens de equipe da Ferrari.
Quem fala em falta de resulotados não acompanhou a F1 dos anos 60 a 80: exceto no periodo do Jim Clark, entre 63 e 65, (não em 66 a 68)nunca houve um dominio absoluto de uma ou duas equipes ou piloto, como agora. Nem havia a quantidade de corridas por ano que existe hoje. Por isto todos os recordes do CLark, Stewart, Fangio, moss etc, foram batidos. Ou seja grandes pilotos cumulavam poucas vitorias como Peterson, Rindt, Ickx e Gilles. Veja o Emerson, que so tem 14 vitorias. Para epoca era MUITO, pros padroes atuais é nada, qualquer Coulthard se compara a ele…
O Gilles não teve mais resultados porque pegou um periodo de baixa da Ferrari aspirada, na epoca do dominio dos Turbos da Renault , e com a chegada da FErrari turbo que incialmente era muito ruim.
Desculpem se escrevi muito, mas esse cara merece.
Concordo plenamente com o VELOZ e o Caique: Gilles, Clark, Rindt, Peterson, Pace e Senna foram os melhores quando o conceito é velocidade pura.

Antonio

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Gilles está entre os cinco pilotos de minha preferência.
Gênio?? Longe disso!!
Era um piloto pouco efetivo pela forma como guiava, isso era o seu diferencial. Para o mal, exibindo poucos resultados e para o bem dando shows espetaculares.
Considero seu filho, Jacques, mais completo.

Antonio
Antonio
16 anos atrás

Final da década de 70, início dos anos 80. Época em que estávamos numa entresafra de títulos brasileiros, os quais retornariam em 81 com Piquet. O que podería levar, nós amantes do automobislismo a levantarmos cedo nas manhãs de domingo? Esse cara da foto ai. Pobres daqueles que não assistiram as obras primas da sandisse e inconsequencia criadas por esse GENIO do automobilismo.

Fabridney
Fabridney
16 anos atrás

Isso sim é que é esporte! Competição de alto nível e espetáculo para o público!
Será que um dia teremos isto novamente?

RicardoBia
RicardoBia
16 anos atrás

Lindo site que a Ferrari fez em homenagem a Gilles Villeneuve:
http://www.ferrariworld.com/events/villeneuve/home.html
Aproveitem!

walter
walter
16 anos atrás

Blog é f…: muito pouco espaço com tanto a dizer.
SOBRE RESULTADOS: Villeneuve não é campeão porque morreu: olhem a tábua de resultados de 1982. A Ferrari tinha Villneuve e Pironi e ganharia tudo, mas Villeneuve morreu, Pironi se estourou em Hockenheim (abandonou as pistas) e Tambay e Arnoux, caras medianos, fizeram muito ponto, mesmo correndo apenas parte da temporada, vencida por Rosberg com uma única vitória. Pironi foi vice, Arnoux Sexto e Tambay Sétimo.
SOBRE COMPETIÇÃO: a AutoSprint publicou um editorial, anos atrás, chamado “Povero Gilles, Povero Ronnie’, em que ironiza a F1 de hoje, que monitora os carros e não permite aos pilotos testar os seus limites pessoais e os do carro. É um sumário irônico disso que sentimos aos domingos de manhã: que sono!
Flavio: já te mandei isso, publica, please!
SOBRE O ACIDENTE: Está nas bancas a MotorSport sobre ele. É uma reconstituição muito boa da briga com Pironi e a pergunta é: quem matou Villeneuve? Pironi ou a selvageria do próprio Villeneuve? A conclusão de dois pilotos que chegaram até o corpo de Villeneuve, na cerca (Watson e Warwick) são opostas, mas vale olhar nas bancas um texto muito bom. Ali tem a referência ao estado grave (crânio azulado), ou mesmo a morte de Villeneuve na pista.
SOBRE O ACIDENTE: a Ferrari (que daria o título a Villeneuve, se ele não morresse), matou o canadense. O carro bateu de bico e o chassis honeycomb desmanchou (também isso está descrito na reportagem da MotorSport), jogando Villeneuve pelo ar. Se o carro não derretesse, Villeneuve poderia se machucar muito, mas não morreria. Não conheço acidente em que o piloto tenha sido arremessado com banco e tudo para fora do carro, uma vergonha que macula a história da Ferrari e vitimou seu melhor e mais querido piloto.

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Este cara foi um dos responsáveis por alguma das melhores corridas que vi na minha vida ! Na época eu era bem criança ainda (ele morreu qdo eu tinha oito anos), mas já acompanhava as corridas há alguns anos, e lembro da famosa corrida com o bico da Ferrari torto como uma das mais impressionantes que já acompanhei !
Vivas para o piloto mais agressivo de todos os tempos !!!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Ah, não. ESSE vídeo de novo não!

hehehehe

Rafael Marin
Rafael Marin
16 anos atrás

Acho que o Villeneuve filho foi lá só pra ganhar o título pro pai…
Depois disso nunca mais andou bem… Acho q isso deixa meio claro qual era a motivação do Jaques.
Assim, não dá pra falar que o Jaques não era bom… Ele só veio pra terminar o que o pai não teve tempo de fazer. Ele ganhou um título pra corrigir uma injustiça.

Fábio
Fábio
16 anos atrás

Valeu, Flávio Gomes, Gilles Villeneuve não pode ser esquecido. Quando se fala de grandes corridas, ultrapassagens, não pode ser esquecido.
Não acompanhei a época de Gilles Villeneuve, mas pelos vídeos na internet, ou em fitas de vídeo-cassete. Era um piloto fora do normal que não entregava ou dava a posição facilmente e levava o carro ao limite.
Duas corridas eu destaco:
– o GP da França em Dijon-Prenois de 1979 disputando freadas com René Arnoux da Renault valendo a 2. posição ou
– o GP do Canadá em Montreal de 1981, na pista molhada, o grande domínio pilotando naquelas condições com a asa do carrro entortando a cada volta. Gilles terminou em 3. lugar.
Era ingresso garantido vê-lo disputando posições com os demais competidores.
Pena que o GP de San Marino em Ímola de 1982, a vitória era para ser de Gilles, e não do seu companheiro de equipe, o francês Didier Pironi como acabou se realizando.
O 2. lugar de Gilles foi o último do canadense que foi embora do podium, quando acabou a espuma do champanhe de Pironi.
Fica a lembrança de um grande piloto que defendia, ultrapassava com muita valentia.

Minoru
Minoru
16 anos atrás

Bom, eu fui um felizardo… eu ví o Gilles correr, ao vivo!

Speeder_76
Speeder_76
16 anos atrás

Foi um Grande Piloto. Enzo Ferrari chamava-lhe de “meu Principe”. E sentiu muito a sua morte…

Só tinha cinco anos quando morreu, mas nessa altura senti logo que aquilo significava algo importante.

Mocochoc
Mocochoc
16 anos atrás

%!$&#FG,
vc ta de sacanagem em perguntar se ele deixou herdeiros!!
O filho pode nao ser igual a ele, mas ganhou tudo, tem talento e personalidade.

um abraço

Cláudia
Cláudia
16 anos atrás

Bela foto…

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
16 anos atrás

Esse sim era PILOTO, pra ser escrito desse jeito: em caixa alta e em negrito, pra muita gente poder enxergar o que teimam em esconder. Villeneuve é inesquecível, arrojado, raçudo, pilotaço, um dos grandes em todos os tempos. Mas a F-1 só torna heróis àqueles que chegam ao topo? Negativo… alguns é que cismam com isso, só que pilotos como Peterson e Villeneuve ficam para a eternidade.
O resto, é o resto.

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
16 anos atrás

Sem palavras.
O melhor dos melhores…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Esse camarada aí embaixo que se auto-intitula Tazio Nuvolari não sabe o que diz, e não sabe o que significa o nome que tomou a si.
Assim como o Veloz HP, concordo que trata-se do maior do mundo.
Está entre os grandes, junto de Gilles, Peterson, Pace, Senna, Rindt e Clark.
Entrem no site http://www.tazionuvolari.it e vejam. Quem gosta de corridas e pilotos de verdade precisa ter esse site entre os favoritos.

Luiz Fernando
Luiz Fernando
16 anos atrás

Um dos meus grandes ídolos na F1. Um extraordinário piloto, com imenso talento natural. Como a personalidade de Gilles Vileneuve faz falta para a F1 “moderna” … e ele nem precisou ser campeão para se tornar uma lenda.

Barrica
Barrica
16 anos atrás

Ainda falando de motos, a “curiosidade” aumenta mais quando pensamos que o Ceccoto teve o que deve ter sido seu pior acidente correndo de carro…
Lembro até hoje do dia em que Gilles morreu. Tinha 7 anos e no dia seguinte deixei de assistir a uma corrida de propósito pela primeira vez…

DINO
DINO
16 anos atrás

Alquem equeceu de dizer que estes carros não possuiam ABS ,controle de tração disco de carbono e centenas de quilos de pressão aérodinamica e que EU DUVIDO QUE ALGUM PILOTO DE F 1 DE HOJE ANDEM NO MESMO TEMPO QUE OS CARAS ANDAVAM COM ESTES CARROS É COISA PRA MACHO . Hoje o jeito é se comformar com a prossiçáo do BERNIE.

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Bem lembrado
Mike “The Bike” Hailwood
Lembremos o grande
Jarno Saarinen que morreu correndo.
O inpressionante é que o d´AGO, sequer sofreu um acidente grave..!

DINO
DINO
16 anos atrás

QUEM ESSE FULANO AI PENSA QUE É PARA USAR O NOME TAZIO A IDEIA FOI PEEESSSIIIIMMMMAAAA1!!!!!!!!

Roberto Aranha
Roberto Aranha
16 anos atrás

O herdeiro do Gilles , Jaques este garotinho sorridente, é campeão mundial de F1.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Os meus grandes herois da velocidade em 4 rodas morreram como tal, exercendo o que me encantava e que me fazia sonhar em um dia poder fazer igual.
Assim foi com Gilles, Peterson, Pace, Clark e Senna.
Estranhamente o maior de todos para mim não morreu como herói e sim, enfermo de tuberculose numa cama de hospital, Tazio Nuvolari.
Mais estranhamente ainda, meus heróis das 2 rodas estão quase todos vivos, Giacomo Agostini, Kenny Roberts, Jonny Ceccoto, Pat Hannen, Fredie Spencer e Wayne Rainey. Só um morreu pilotando, Joey Dunlop e o outro morreu em um acidente idiota na rua e dentro de um carro, Mike Hailwood.
Deve haver alguma mensagem filosófica nisso pois as motos são sabidamente mais letais que os carros nos acidentes.
Quem saberá o por que disso ser assim ?
Peço ajuda aos universitários celestes, então…

Felipe
Felipe
16 anos atrás

Para o Tazio (que sequer merece tal pseudônimo). “É melhor viver cinco anos como um lobo do que cem como uma ovelha”. Tenho certeza que esse ditado não só se aplica ao Gilles como torna vazio o seu comentário. Ainda, é estranha uma posição de tal natureza partindo de alguém que se atreve a usar “Tazio Nuvolari” como pseudônimo. Se eu fosse vc, procuraria o livro de história do automobilismo mais próximo e, pelo menos, correria meus olhos por ele. Vais notar que seu personagem em nada combina com você. Disso, eu tenho certeza.

Marcio-RJ
Marcio-RJ
16 anos atrás

Tá faltando piloto assim na F1.
Esse era fera.

Francesco
Francesco
16 anos atrás

Sei que não é o assunto, mas o tal de “C” deveria também se informar sobre a história do Copersucar. Quem eram os idealizadores do negócio, quem eram os projetistas, qual o objetivo, quem eram os mecânicos. Só quem conheceu , até que parcialmente, sabe que não é uma história frustrante como se pinta. Só quem conheceu o mecânico Darci pode gostar da história desse projeto. Só não foi longo o suficiente pra colher resultados e vitórias. Coisas que não importam para o tal de “C’, que deve ser frequentador de lotéricas e bancas de jogo do bicho só esperando os resultados. O tal de “C” é o famoso DEU NO POSTE……….Abraços

Anderson Costa
Anderson Costa
16 anos atrás

Nessa foto ele lembra o Massa, não??

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Caca,
Vá ao Blog do Rodrigo Mattar, que ele esta semana postou o acidente, mas o filmer é bem grande e mostra exatamente a hora que antecede a saída do Villeneuve dos boxes e uma câmera por cima mostra o mecânico colocando e apertando o cinto enquanto o cara tinha o semblante bem tranquilo.

O Banco veio com ele, na época no Jornal Nacional, o video foi mostrado em câmera lenta e um circulo mostrou quase quadro a quadro, o cara voando com o que restou do Banco preso nele, isso em pleno ar.