Lindoiadas – III

SÃO PAULO (melhor eu ir) – Mais um carrinho interessante de Lindóia. Diz o Alexandre Bianchini, que mandou a foto, que era um protótipo que a Willys estudava para substituir o Interlagos. Seria o Capeta?

Com a palavra, Romeu Nardini (sumiu!) & cia. limitada.

Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Erik
Erik
16 anos atrás

Me lembro de ter lido algo sobre esse protótipo, que ao que consta, se tivesse sido lançado seria batizado de Interlagos II. O motor teria o bloco R8 básico, semelhante ao motor do corcel que viria a ser lançado pouco depois, e não a versão “gordini” do R8, com camaras hemisféricas, base de alguns motores montados pelo Greco para o Bino MKII. Não tem mesmo nada à ver com o Capeta, que cumpre pena nas Ruínas do museu do saudoso Roberto Lee em Cxçapava e que tive a oportunidade de visitar um dia.

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

acho que este era o recorte de jornal que estava exposto junto ao carro.

para mim esse carro é real pelo fato de foi até Lindóia e foi premiado, não acredito que iriam premiar um carro falso sem nenhuma prova e que o proprietário fosse maluco de levar o carro sem essa prova que atestasse a autenticidade do mesmo.

Mestre Nasser pode botar lenha qui tá bão demais ! hehehe
mas realmente não vi o motor ao vivo só repeti oque o proprietário falou, mas se ele deu uma “pintada no pavão” e omitiu certos detalhes aí já não é comigo hehehehe valeu pelo esclarecimento.

quem diria que esse tópico fosse render como está rendendo !!!!

abs a todos

Roberto Nasser
Roberto Nasser
16 anos atrás

tendo em vista a proximidade das festas juninas, para aumentar a fogueira:
jornal da tarde, quinta feira, 11 3 66. matéria de página inteira, a 8.
manchete de 8 colunas – para quem não sabe, todo o alto da página:
“O próprio Presidente da Willys ficou admirado com este automóvel “.
Abaixo: ‘INTERLAGOS TEM ROUPA NOVA PARA O SALÃO”
Para resumir, o estilista – então como se chamavam os designers – era o espanhol Jesus Martinez, apresentou o carro a Max Pearce, presidente da Willys, nas instalações da empresa em Sto Amaro – o tal bairro Jurubatuba.
O grupo óptico é original do protótipo e atual proprietário resgatou a cor original. Apenas, não conseguiu o mesmo com a instrumentação.
E, quanto ao motor, à época existiam algumas disponibilidades: 951 Sierra, ohc e 5 mancais fixos; 1.100 R8, hemi, evolução deste.
o motor do automóvel de lindóia portava engenho diferente, com comando no bloco. parece um motor de corcel antigo.
isto posto, …

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

tinha que desencavar alguem do departamento de estilo da Willys ou mesmo que trabalhasse na fábrica que confirme ou “desconfirme” esse carro. hehehe

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Reparem que pela coluna C a carroceria usada foi de uma 1966, se não me falha a memória fotogênica ultimo ano de fabricação da bichinha. Não precisavam esculhambar tanto, né?

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Eu sempre ouvi que este carro foi feito dentro do Departamento de Estilo da Willys, ainda em meados da década de 60. No final dela se redimiram e criaram o Mark I, que eu acho a mais bonita das Berlinetas. Seja como for, está mais pra cão chupando manga do que pra capeta. Isso sim é uma trapizonga!!!!

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

Ontem conversando com o Felipe W. sobre este Interlagos. O assunto era que esse foi um estudo do próprio departamento de design da Willys. Não discordo de que eles tenham feito isso, apenas discordo de que este seja o carro real, por um motivo bastante simples:
A Willys era uma montadora e JAMAIS iria colocar em 66, como lanterna traseira uma peça de outro fabricante, pois essa lanterna traseira é a mesma que foi utilizada no PUMA DKW e nos primeiros Puma VW, e na realidade eram os Piscas- piscas da Camionete Chevrolet C-1416, depois renomeada Veraneio. Se fosse um estudo para um Face-lift a Willys utilizaria uma lanterna própria ou as que estariam sendo desenvolvidas para o Projeto M, depois conhecido como Corcel.

Isso é o que acho. Fui.

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

tinham uns onibus da breda turismo,carroca ciferal com motor mb trazeiro que utilizava estes farois com uma grade cega de inox escovado entre farois
so em 1968 a vw utilizou um farl parecido com este que tambem se parece com o do 608
a frente do interlagos traveco ficou parecendo com a do volvo amazon

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Esse Interlagos é de 1966 e o Zé do Caixão foi lançado em 1969.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Ao Felipe W. Continuo discordando.

Caíque.
Caíque.
16 anos atrás

O) Romeu disse absolutamente tudo. Nada mais a ser escrito a não ser que o dono deste Interlagos é Doido, já que transformou um Clássico numa Porcaria sem identidade.

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Sérgio Hingel,

infelizmente esse carro foi feito pelo departamento da Willys sim !

vc diz que usa fárois de zé do caixão só que o “zé” só foi ser fabricado alguns anos depois deste protótipo ,acho que são de um ônibus fabricado pela ciferal, e que segundo recorte de jornal da época iria ser exposto no salão do autómóvel ou seja um face-lift do interlagos, embora o original fosse muito melhor.

Mestre Nasser o motor desse carro segundo o atual proprietário é o do R8, se foi outro como vc diz ai eu realmente não sei, só repeti oque me foi passado hehehehe vamos aguardar pois a discussão tá boa.

abs a todos

Romeu
Romeu
17 anos atrás

Em primeiro lugar esse carro não é o Capeta.
O Capeta está mesmo apodrecendo e se desmanchando no que resta do Museu do Roberto Lee em Caçapava.
O Capeta era um carro maior, com motor dianteiro de 6 cilindros (Aero Willys), não era de fibra (como esse) e tinha apenas a dianteira parecida com esse carro.
O carro exposto em Aguas de Lindóia, era um estudo da Willys para o Interlagos.
Protótipo único, não chegou a ser produzido e com a compra da Willys pela Ford, o projeto foi abortado.
Feio ou bonito, hoje é o que menos importa, dada a raridade e a exclusividade de um protótipo único.
Foi um dos carros nacionais premiado em Aguas de Lindóia.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

O Nasser está errado.Essa trapizonga NÃO foi feita na Willys.Como eu disse em outro post, usa peças de outras montadoras e,por que grade dianteira e grade traseira?
NÃO é o Capeta e nem o Interlagão.
Isso é uma monstruosidade.

Roberto Nasser
Roberto Nasser
17 anos atrás

rodolfo, me lembro com muita simpatia daquela época em que para nós aditivo era koto em gasolina azul e um eventual castrol r para perfumar as ruas com a olorosa e azulada fumaça dos dkws.
nem me lembrava com esta presepada no meu malzoni: juntei os adesivos mais diferentes que possuía, incluindo um que o emerson me enviara da jim roussel racing driving school, e castrol, e bardhal, apliquei tudo ao pára-lamas dianteiro esquerdo. me sentia o carol shelby. pena, tudo acabou com aquela solene porrada de um taxi na contra-mão.
ney, o carro foi feito dentro da willys, na área então destinada aos interlagos, onde os paulistanos hoje chama de jurubatuba. é feio, porém bem feito e, lamentavelmente não foi à produção. tivesse ido, a história da alpine no brasil teria continuado com o fornecimento de motorização quase atual, como era a do corcel.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
17 anos atrás

Não é nem nunca foi o capeta.
Conheço e andei no Capeta que está (será que ainda está lá?) se degradando no Museu do Robert Lee em Caçapava.
Isto é outro carro que, garanto, nunca entrou em produção.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
17 anos atrás

Ah sim, Bianchini, ainda bem que voce fez estas fotos.
Como voce bem lembrou, pelo valor histórico suas fotos são nota 10!!!
Eu não sabia que este susto tinha sido feito.
Abraços,
Zé Rodrigo

Bianchini
Bianchini
17 anos atrás

Admito que fotografei esse carro pelo valor histórico dele, mas convenhamos, ainda bem que não entrou em produção… e ainda bem que os designers do Alpine original nunca devem ter visto o que uns sulamericanos com a cavidade craniana cheia de destilado de cana fizeram com a obra deles…

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
17 anos atrás

Um susto, isto sim é o que esta coisa é.
Se o Nasser disse que foi feito pela fábrica num arroubo de continuidade ao projeto da Belineta eu acredito.
Afinal, segundo o meu querido Mahar, o Nasser é uma enciclopédia viva sobre os automobilismo brasileiro.
Mas que isto é um susto pior do que o cão chupando manga, ah isso é.
:-)))
E o Capeta, tadinho, tá mortinho da silva com seu motor de Aero Willys abandonado em algum lugar deste Brasil Varonil….
Enquanto isto, em algum lugar da Europa existe uma Ferrari 250 desenhada pelo Michelloti que foi a fonte inspiradora para o nosso R.S. desenhar o aqui tão falado Capeta.
:-))

Antonio Vieira
Antonio Vieira
17 anos atrás

Lindo! Maravilhoso! Quando vi a traseira pensei se tratar de uma Aston… Jóia preciosíssima, parece em ótimo estado, pra não dizer em estado de novo.

scarps
scarps
17 anos atrás

Parece imitação do Capeta em cima de uma berlineta. Pelo que consta o original esta no que restou do museu Roberto Lee. O capô é diferente . As portas não eram retas , mas lembravam das da Maserati e Ferrari da época.

Ney Prates
Ney Prates
17 anos atrás

Esse carro não foi, definitivamente, feito pela Willys. Com certeza, é uma berlineta modificada pelo infeliz do proprietário, que deve sofrer de mal cerebral incurável. O desenho original do Redélé é simplesmente belo, e a única modificação, para melhor, foi feita pelo próprio, de Alpine A108 (nosso Interlagos), para Alpine A110, que usava o motor R8.
Aliás, os Interlagos eram tão belos e interessantes, que mereciam ter sido produzidos aqui, não pela Willys, empresa pseudo-americana antipática, mas pela nossa nacionalíssima e ultra simpática Vemag.

rodolfo miguel coste
rodolfo miguel coste
17 anos atrás

É amigo Nasser, a gente quando chega a uma certa idade se lembra de fatos do passado como se fosse ontem, mas se vc me perguntar o que eu jantei ontem, vou ter que perguntar a minha mulher! Agora que foram bons tempos aqueles foram…..Festa dos Estados, Peguinha do Hotel Nacional, Fonte luminosa….Mocambo.lembra quando vc chegou com o seu Malzone cheio de decais na lateral esquerda do para-lama? e eu com a minha Berlineta que foi do Roberto Farias, o Claus com o Puma DKW, o Baeta…..o Michica ( que agora é DR médico.)..Paulinho (semita)…….saudades dos amigo de BSB!!!

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
17 anos atrás

Duvido que tenha sido feito na Willys. Os faróis são do Zé do caixãoe as lanternas traseiras são as dianteiras da Veraneio.

Kapetta
Kapetta
17 anos atrás

Capeta sou eu… Parece um Aston Martin com lateral de Karman Ghia … é uma obra de arte!

Roberto Nasser
Roberto Nasser
17 anos atrás

filipe w,

o motor não é do r8, de câmaras hemisféricas e comando na cabeça.
utiliza um com comando no bloco e carburação simples.

Carlão
Carlão
17 anos atrás

Lindão !!! Valeu pela bela foto FG.
E quanto a Superclassic ???
Fotos do Farnel são bem vindas.

Adriana
Adriana
17 anos atrás

Não é o capeta…esse tinha os farois parecidos com os do Mark I. Tinha foto desses dois carros mas não sei onde foram parar.

Thiago
Thiago
17 anos atrás

Um interlagos com problemas genéticos…nasceu feinho.

Mas tem o seu valor.

João Paulo Melo
João Paulo Melo
17 anos atrás

Interessante, porem nao tinha o charme do Interlagos, mas mostrou o interesse a willys em evoluir com seus modelos, pena que nao deu certo.

Felipaoabc
Felipaoabc
17 anos atrás

Eu não achei feio, mas o Interlagos era mais bonito…

José Luiz
José Luiz
17 anos atrás

Feio??? Como assim??? É LINDO!!!

André Grigorevski
André Grigorevski
17 anos atrás

Foi um dos carros mais interessantes do evento. Feio? Bonito? Isso é subjetivo.

Interessante pela sua origem (e como este exemplar conseguiu escapar do destino da maioria dos protótipos: a prensa)? Sem dúvidas!

Filipe W
Filipe W
17 anos atrás

O mestre Nasser está certo !

este não é o Capeta, o capeta original está, infelizmente, se degradando a cada dia no que restou da coleção do Roberto Lee em Caçapava.

Eles realmente eles se parecem muito, mas o capeta tem faróis circulares e estes são retangulares, acho que se eles colocassem os ditos fárois do capeta neste face-lift do Interlagos eles teria ficado melhor. Outra coisa é que o capeta era maior e tinha motor dianteiro, o mesmo usado no Aero-Willys.

A unica coisa que não tenho certeza é se o motor é mesmo dianteiro neste Interlagos, como disse mestre Nasser, mas acho que continuava a ser mesmo traseiro mesmo, pois acho que seriam necessárias alterações muito profundas no carro para tal adaptação, oque não compensaria, ao meu ver, visto que isto é só um face-lift.

A unica coisa que tenho certeza sobre o motor é que é do Renault R8, tambem eu perguntei para o proprietário, hehehe que tambem acha o carro horrível, mas sem dúvida de um grande valor histórico, principalmente no que toca ao design automoibilistico nacional da época, uma verdadeira mosca branca de olho azul.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
17 anos atrás

O Capeta estava naquele museu em Caçapava.

Roberto Nasser
Roberto Nasser
17 anos atrás

não é o capeta.
foi uma tentativa de prolongar a vida do interlagos, feita – ou cometida – no depto de estilo da willys. foi feita única unidade em 1 966, aproveitando os conceitos de estética definidos para a linha, desde o aero 63.
não foi aprovado, ficou nesta tentativa remanescente.
o capeta tem outra formulação, a começar pelo motor dianteiro.
o rodolfo costea tem boa memória quanto à exposição. também fui lá – de mão dada com ele, permissão da minha mãe, porquanto eu era um inquieto petiz e ele, já um promissor rapazinho … o joaquim, dito guapo rapaz, é testemunha.

JARP
JARP
17 anos atrás

Não é o Capeta. Mais parece um Interlagos modificado. Fotos do verdadeiro Willys Capeta podem ser encontradas, por exemplo, no endereço: http://ruralwillys.tripod.com/historia/capeta4.jpg

Júnior
Júnior
17 anos atrás

Não sou nenhum especialista, mas pra mim é igual a um Alpine moificado pra pior. A lateral e o vidro traseiro são identicos

rodolfomiguel costea
rodolfomiguel costea
17 anos atrás

Lembrei-me de um detalhe:
O exemplar em exposição na Feira tinha as rodas raiadas, cubo rápido e Cromadas……..

rodolfo m. costea
rodolfo m. costea
17 anos atrás

Sim é o Capeta, eu o vi ao vivo em cima de um tapete vermelho na época, pq estava em exposição na Feira Industrial que foi realizada junto com a Festa dos Estados em Brasília, hoje Setor Hoteleiro Norte perto da Torre de TV no ano de1966, e os comentários “maldosos” da época eram que a Willys estava sem criatividade por que as frentes estavam sendo padronizadas tudo igual: Aero, Rural e o agora tbm Capeta. Mas que ótimo que conseguiram resgatar também esta maravilha. Parabéns ao proprietário.
Rodolfo.

Nevair Mangolin Mole
Nevair Mangolin Mole
17 anos atrás

A traseira lembra do Aston Martim

Hilario Alencar
Hilario Alencar
17 anos atrás

Mesmo considerando os conceitos estéticos da época, fica difícil imaginar que o criador desta monstruosidade, ache-o mais bonito que o original. Vai ter mau gosto assim na…

Sípoli
Sípoli
17 anos atrás

Vi ao vivo, de é tão feio que chega aser simpático, rsrsr

joaquim
joaquim
17 anos atrás

Sim, me parece o Interlagão ou Capeta, como conhecido em certos meios.

Mayara
Mayara
17 anos atrás

Feio