Passa, repassa

SÃO PAULO (isso sim) – Para quem dormiu durante a procissão monegasca domingo, vejam este compacto de cinco minutos do GP de San Marino de 1988. Vitória de Senna, fácil, com Prost em segundo. Os dois na mesma volta, o resto uma volta atrás.

Foi uma temporada enfadonha? De certa forma, sim: a McLaren ganhou 15 das 16 corridas. Mas nesses cinco minutos de Imola você vai ver mais ultrapassagens do que em todos os GPs do ano passado mais os cinco deste ano juntos.

O que era diferente? Bem, errava-se na largada. Os pneus eram slicks. Os carros eram limpos, sem esse monte de coisa espetada na carenagem para justificar os milhões gastos em túneis de vento.

Proíbam os túneis de vento e as asinhas e asonas. Voltem os slicks. Proíbam os softwares de largada. E a F-1 voltará a ser o que era.

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Artur de Faria
Artur de Faria
16 anos atrás

Como já foi dito por alguns, a chave está no FREIO!
Como se consegue ultrapassar se o tempo q o carro passa freiando é ínfimo? Como se passa se eles reduzem de 270km pra 120km em 30 metros?? Porque nenhum dos nossos jornalistas fala disso???

Paulo Trigueiro
Paulo Trigueiro
16 anos atrás

q corrida.
q saudade.

Speed Arosi
Speed Arosi
16 anos atrás

Muitos já falaram do regulamento e da tecnologia, não vou repetir.
Achava a F1 sensacional naquele tempo, pois como no video, o piloto colocava por fora na primeira perna da curva e ganhava na segunada, e depois tomava um x na proxima, e se rodava, dava um zerinho e voltava para a briga , e vai ai por diante.
Hoje os carros, apesar de não quebrarem o moto, não quebra a bomba, não para a elétrica, se passar em cima de uma parte suja da pista, já era, vou pra casa descansar pois acabou minha corrida, que é isso!!!!!. Cambada de frouxos, me desculpem o palavriado, pois aquilo que o Massa fez no Alonso na Espanha, acontece no mundo inteiro até em carrinho de rolimã e não dá alvoroço nenhum; mas nessa F1 que tudo tem que ser perfeito e pasteurizado, qualquer dedo do meio vira assunto para fiscal avaliar.
Volto a dizer o que sempre digo e é a minha frase.
– Para mim, pilotar é sentar a bota, por isso, sai da frente –
E tenho dito.

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

Concordo, em termos, com o Gustavo…

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
16 anos atrás

Putz, se essa porcaria de F1 não está boa (concordo com isso) vamos assistir outro tipo de competição. O maior medo da categoria é falta de audiência, sendo que hoje assistimos a categoria com se estivessemos jogando na mega-sena… não sabemos quem vai ganhar (pole e melhor pit-stop)porém sabemos que a disputa vai ser zero.
Esqueçam essa porcaria de categoria, existem categorias muito melhores que precisam de audiência.

mariohp
mariohp
16 anos atrás

esta é a formula 1 que aprendi a gostar. e a gente ainda reclamava que faltava ultrapassagens e que o campeonato era devagar. tenho 8 fitas com os campeonatos de 88, 89, 90 e 91, oficiais da FIA, que sairam nas bancas com narração do reginaldo leme. todo intervalo de temporada assisto-as. acho que é o que me faz suportar a formula 1 de hoje. quem gosta de inovações nos automoveis atuais pode gostar a vontade. o que eu sei é que nenhum carro de F1 não tem air bag ou abs. seu uno mille tem controle de tração? acho que os admiradores tem que entender que o objetivo da formula 1 não é só trazer inovações para os carros de passeio. elas vem, com eles ou sem f1, como ja vieram antes e como varios carros tem coisas hoje que nem em sonho foram utilizadas na f1. se vierem beleza, se não, %!$&#se. mas a formula 1 é um esporte, o que nos atrai é um piloto vencendo o outro, e não a bmw querendo impor que seu carro é melhor que um mercedes. ou que um honda é melhor que um toyota. porque o segundo lugar do senna em monaco é tao idolatrado? sera que é porque o carro dele tinha mais carga aerodinamica? ou controle de tração? ou suspensão eletronica? muito bonito isso de ter tudo nos carros para milionários. se todas essas inovações chegassem rapidadamente nos carros populares, tudo bem.e olha que eu sou do tempo do piquete.

Renato
Renato
16 anos atrás

Vão até suas garagens. Pequem seus carros e troquem a injeção pelo carburador e platinado, os freios a disco por tambor “seco” nas quatro rodas, direção hidráulica pela pinhão, joguem fora os air-bags, ar condicionado, vidros elétricos, computadores de bordo, etc…, etc…
Todas estas coisinahs que evoluíram junto com a F1 e a tecnologia automobilística..
Vocês gostariam de ter carros assim hoje? Pois é….

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Adorava essa Benneton colorida. Ah meus 11 anos de idade… saudades do tempo em que não precisava trabalhar.

Mas, qual a última vez que se viu corrida de F1assim? Uns 10 anos? Talvez mais. A largada controlada podia acabar mesmo, assim como voltar os slicks. Proibir tunel de vento já não sei. Talvez limitar, se é q dá. Nem acho q seja retroceder, abrir mão da segurança, ou jogar fora os avanços tecnológicos. A F1, antes de tudo, antes da tecnologia inclusive, deve ser como todas as corridas devem ser: competição, e entretenimento. Em suma, diversão.

SÉRGIO HINGEL
SÉRGIO HINGEL
16 anos atrás

Linda a ultrapassagem do PIQUET em cima do Mansel .

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Aliás, querem uma solução para melhorar a competitividade?

Acabem com aqueles limites de velocidade ridículos nos boxes. Com exceção das áreas do paddock em si, onde ficam os pilotos das equipes, poderia se liberar a velocidade, diminuindo o tempo perdido nas paradas dos boxes.

Isso favoreceria algumas equipes, que poderiam correr com carros levíssimos e fazer várias paradas.

Seria interessante ver a disputa entre um carro que faz quatro paradas e outro que só faz uma…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Opinião do Gomes não, opinião de MUITA gente pelo mundo afora.

É uma bela solução; se não somos capazes de imaginar uma forma EVOLUTIVA para melhorar a competitividade da Formula 1, vamos INVOLUÍ-LA.

Oras, convenhamos…

brasil
brasil
16 anos atrás

acho errado limitar a tecnologia pois ela salva vidas… eu mesmo ja fui salvo algumas vezes pelo esp das mercedes que possuo e gosto de andar mais forte na estrada e de 2005 adiante o esp foi evoluido em uma melhor versao…e esse sistema veio das flexas de prata de 98 e 99 e foi proibido pois monitora simultaneamente freios ,tracao,estabilidade numa sincronia excepcional…e ate dificil no comeco descobrir o limite…de ate aonde vc pode abusar…para quem esta acostumado e show de seguranca e diminue brutalmente a chance de crash…sou totalmente a favor que se desenvolvam tecnologias melhores ainda que esta que citei…valeu…

galvao
galvao
16 anos atrás

bem amigos,

traduzindo a opinião do Gomes pra melhorar a competitividade da F1: VAMOS CORER DE BIGA EM PLENO SECULO XXI !!! Com certeza será muito competitivo, pois, do jeito que esta, as leis da fisica nao permitem !!!

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

“VW, Citroen, GM, Ford, Rover, Lamborghini, Subaru, Hyundai”

A Lamborghini pertence a VW, a Subaru pertence a GM , a Rover pertence a Honda e a Citroen pertence ao grupo PSA, o mesmo da Peugeot-mico dos anos 90.

Só sobra a Hyundai, que usa a tecnologia da Mitsubishi, se não estou enganado.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Souza, o último sujeito que disse essa tolice que qualquer um pilota um F-1 atual foi o Niki Lauda.

O problema é que quando ele foi dar uma voltinha no carros que “qualquer macaquinho dirige”, ele sequer foi capaz de parar na pista.

Falar um monte de besteiras porque o carro tem muita eletrônica embarcada é uma coisa, pilotar é outra.

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Se, por exemplo, já há controle de tração para os carros de rua comercializados em todo o mundo, pra quê continuar com isso na Fórmula 1? O teste já foi feito!
É um p… xaveco furado esse que é laboratório.

O pior que o Eclestone e sua turma, ao verem que o esporte está totalmente sem graça, querem que o mundo se adapte à formula 1 (criando circuitos novos), ao invés da formula 1 voltar ao que era.

Sugestão: As montadoras que não participam da Formula 1, como VW, Citroen, GM, Ford, Rover, Lamborghini, Subaru, Hyundai, poderiam criar uma Formula 1 genérica com regras daquela época. E outra, tem tanta equipe que faliu que poderia ser reaproveitada nessa F1 genérica, como Tyrrel, Jordan, Lotus e Ligier porque seria bem mais barata!

E com ingressos mais baratos, sem frescura no paddock e voltar a correr em circuitos que já participaram de campeonatos anteriores, como Jerez, Mexico, Long Beach, Buenos Aires, Dijon, Brands Hatch, Estoril…

Acho que viajei demais nas idéias.

Souza
Souza
16 anos atrás

Qualquer piloto de kart indoor consegue largar com esta formula 1 de hoje. é só pisar fundo que o resto o carro faz sozinho. não se ve mais cantada de pneu e borracha no asfalto. e isso é uma das coisas mais lindas do automobilismo. tirem o controle de tração e nem precisa de mudar o pneu e nada mais.

Allan
Allan
16 anos atrás

Gomezzzz, se possível, gostaria que respondesse ao meu scrap, analisando meu ponto de vista, ok?

Entre muitas bobagens e certeiras escritas, 3 pontos não foram tocados:
1) Eliminar os apendices aerodinamicos não é suficiente pra trazer competitividade de volta. Isto pq os apêndices em si estão ali pq o F1 foi ficando ano a ano mais alto em relação ao solo, especialmente seu bico/spoilers. Com a frente passarinhando (coisa óbvia), os engenheiros se esforçaram sempre em tentar suprir esta regra – absurda ao meu ver. Se tirar os apendices, a frente vai passarinhar do mesmo jeito, o que tornará impossível o piloto entrar no vácuo do outro sem que o ar produzido pelo da frente passe TODO por baixo do de trás.
2) Só os slicks não trariam diferença. Aliás, com mais aderência, é possível que a velocidade em curva se mantenha ou aumente, mas o problema do vácuo e frenagem vai permanecer. O ideal – algo que propago a muito tempo e já confirmado por quem tem simulador – é que os pneus dianteiros voltem a ser menores e especialmente mais finos que os dianteiros. Se isto for combinado com o bicho baixo, os carros terão menos estabilidade na frente, diminuindo a velocidade em curva, e o bico baixo ajudará a permanecer colado no chão. Pronto! De volta aos anos 80…
Dentre acertos já citados, os freios deveriam ser menos eficientes – e sou defensor ferrenho da volta dos discos de aço. Todos os carros atuais testados que tem a diposição discos de carbono (Audi R8, Porsche 911, etc.) foram melhores em espaço de frenagem mais piores em modularidade. Ou seja, voce não tem como dosar o freio. È uma patada e pronto, o carro pára. Não tem como ir aumentando ou diminuindo a carga como ocorre nos discos de aço. Ou seja, aquelas frenagens do Gilles e do Piquet, se hoje são impossíveis, voltariam.
3) A largura dos carros foi diminuida drasticamente, especialmente atrás. Se antes a largura total da traseira era maior, hoje é mais fina que as bitolas dianteiras. Em conjunto com a quase ausencia de aerofolio (sim, este está muito baixo e colado na carroceria) há pouca resistencia formada. Se a largura da parte traseira for igual ou maior que a dianteira, se inverterá o perfil do carro, ou seja, o ar sairá numa crescente pra trás, como uma flecha (e não como uma gota). Com asas maiores e mais altas atrás, novamente teremos uma parede de ar que ajudará a puxar o carro pra frente.
Some-se aos 3 pontos:
– a já propalada ausencia total de eletronica;
– ausencia de telemetria boxe-carro;
– volta de curvas velozes: Viu-se aquelas ultrapassagens em Imola pq haviam curvas feitas de pé-embaixo, e só poucos pilotos/carros tinham peito e coordenação de fazê-las por 50 e tantas voltas… Hoje, os circuitos são feitos de longas retas e curvas fechadas. Com freios supereficientes, superaderencia na frente e ausencia de vácuo, fica mesmo impossível passar. Ao menos se as curvas velozes voltassem veriamos Coulthard aliviar aonde Sato aceleraria que nem louco… E de volta estariam as ultprassagens.
– Os apendices podem ser eliminados desde que AUMENTEM a asa traseira e abaixem a dianteira )(junto com o carro como um todo). Hoje um F1 pode raspar o assoalho no chão muito melhor do que aqueles dos anos 80…
Aguardo a resposta.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Em tempo, o ciclismo de estrada possui regulamento ultra-rígidos que limitam até as geometrias dos quadros das bicicletas.
O resultado? O doping virou uma coisa endêmica, a ponto de desmoralizar o esporte.

A mesma coisa vai acontecer com a Fórmula 1. Quanto mais limitam os carros, quanto mais rígidas as regras, mais trapaças vão acontecer.

O proprio Piquet admitiu que sempre vivia driblando os regulamentos da Fórmula 1.

Quem quer impedir a evolução que vire Amish, %!$&#

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Eu acho que quem tem saudades dessa época são pessoas com limitações intelectuais cuja percepção é limitada e não consegue acompanhar a evolução da tecnologia e do mundo em geral.

Assim como a degustação de bons vinhos, a Fórmula 1 atual é para quem sabe prestar atenção nas sutilezas, não na parte mais grosseira das competições.

Daqui a pouco vão querer acabar com as máquinas NC e obrigar que se construa os carros à base da martelada, da talhadeira e da solda elétrica,pô.

As ultrapassagens são simplórias, qualquer zé mané que atrasasse um pouco a frenagem ou tivesse a melhor tangência já ultrapassa o adversário da frente.

Quem quer ver ultrapassagens grosseiras e simplórias, que vá assistir à fórmula Indy, pô!

Hoje em dia a ultrapassagem é um jogo de xadrez, quando o cara ultrapassa é porque é bom mesmo, não simplesmente porque conta com um carro com motor e chassi melhor que o dos adversários, como acontece neste GP.

O Prost, que era um banana para ultrapassar parece o mais ousado dos pilotos nesse vídeo só porque contava com a super McLaren Honda.

Ao meu ver, bastava trazer de volta os pneus slicks e limitar a potência dos freios, talvez reduzindo o número de pinças, obrigando os pilotos a poupar a frenagem para não fatigar os breques já resolveria um bocado.

Limitar demais a aerodinâmica vai trazer de volta esses carros que fazem as curvas quase parando, e a F-1 vai ficar parecendo racha de rua, com carros que só andam em retas.

Aumentar a capacidade de ultrapassagem sim, facilitar só para aumentar a quantidade, não faz sentido algum. Isso é coisa de quem não tem inteligência suficiente para curtir as sutilezas e o raciocínio que exige a Formula 1 atual.

Carlos
Carlos
16 anos atrás

Eu também acho que se deve mudar algumas coisas:

– Abolir o controle de tração;

– Abolir o sistema de largada;

– Volta do verdadeiro sistema de trocas de marcha semi-automatico;

– Volta dos Pneus lisos;

– Redimensionamento dos Freios (discos e pastinhas de disco);

– Limitação de penduricalhos aerodinamicos

– Mudança na pontuação: 10-8-6-5-4-3-2-1 para 15-10-7-5-4-3-2-1

Essas seriam as mudanças para melhorar a formula 1 pois hoje se o cara está em segundo ela nem pensa muito em atacar o primeiro pois a diferencá de pontos não compensa o risco.

Abraços

Carlos

Jairo Fernando
Jairo Fernando
16 anos atrás

Acabar com o reabastecimento. Os carros largam com a quantidade de gasolina suficiente para todo o GP, como era antes. Não tem essa de carro levinho sair disparado lá na frente.

Getz
Getz
16 anos atrás

So uma coisa mudaria o cenário da F1 atual.
Gomes, podemos deixar as asinhas, asonas, tuneis, software, tudo!

TIREM OS FREIOS PELO AMOR DE DEUS!

Hoje eles estao freando 20/30 mts antes do S do Senna aqui em interlagos. Como todo ano estou no BOX durante o GP, ja pude ver algumas coisas que fariam a mudança. O animal do montoya freava bem depois da placa dos 50mts aqui no S, ele, o Barrichello e o Schumacher!

Agora, tirando o Freio de Carbono/Kevlar/Ceramica, e colocando FERRO mesmo, quero ver nego frear com 20mts, vao frear com 150mts e ai sim voltam as ultrapassagens. Os destemidos, frearão com 130,120 e ta ai a magica. Voltam as ultrapassagens.

Quanto a aerodinamica, pode até deixar como esta, mas tirando os freios o espetaculo resurge das cinzas.

Meu 1 Cent.

Érico Calixto
Érico Calixto
16 anos atrás

Verdade seja dita, Ímola era um circuito excelente e proporcionava belas corridas. Retas longas, freadas fortes, trechos em declive, trechos em aclive…

O que houve com o Senna foi terrível, o que houve com o circuito também. Hoje em dia dou graças a Deus que a F1 não corre naquela pistinha sem-vergonha e bastarda que fizeram após 1994.

Raphael
Raphael
16 anos atrás

Na minha opinião, existem 2 fatores principais pelo fato de não ocorrerem mais ultrapassagens e disputas como essas do vídeo. A 1ª foi a mudança de traçado (para pior) que algumas pistas sofreram em consequência da morte do Senna. Nesse vídeo dá saudade da Ímola original, era uma das minhas preferidas! Curvas de altíssima, pista larga, com pontos que cabiam 3 carros lado a lado. Depois das mudanças ficou tão chata quanto Hungaroring. Outros casos são Barcelona e Silverstone. No caso da primeira, a reta dos boxes foi diminuída em 100 metros na sua extensão, curvas redesenhadas para serem mais lentas e agora ainda colocaram uma chicane antes da entrada da reta. Silverstone também perdeu muita graça, nem de longe é a mesma coisa. O 2º fator, talvez o principal, é o desenvolvimento dos motores. Na época do Senna os motores tinham giro máximo de cerca de 11.000rpm´s. Hoje bate nos 20.000! A aceleração hoje é absurda, o carro ganha velocidade tão rápido que mesmo que alguém que tenha conseguido sair melhor numa curva, não tem chão suficiente para tentar alguma coisa durante o caminho até a próxima. A maior prova disso são os tempos feitos pelos carros. Lembro da pole do Senna em Interlagos ser de 1,15 alto. O Massa ano passado fez em 1,10.6! São 5 segundos!! Ou seja, é simples: essas pistas não comportam a F1 no nível em que ela se encontra. Tirando alguns GPs, como o da China, Malásia, Itália, EUA e até Interlagos, que são pistas largas e com pontos reais de ultrapassagem, as outras deviam ser redimensionadas ou trocadas por mais modernas e condizentes com a velocidade dos carros.
Abraços!

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
16 anos atrás

Gomes! Fim ao reabastecimento também!

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Sem esquecer dos freios de carbono…

Carbono é pra fazer cópia em papel!!!

Gustavo Altamirano B
Gustavo Altamirano B
16 anos atrás

controle de largada tem q ser probido
mesmo.
pneus slicks o retorno.

Eduardo Gouvea
Eduardo Gouvea
16 anos atrás

Outra coisa que eu não gosto é do reabastecimento. Agora os pilotos preferem confiar nos caras do box a ter que se arriscar em uma manobra na pista para ganhar posição

Ricardo Guimarães
Ricardo Guimarães
16 anos atrás

Bem lembrado deste GP de 88,
grandes homens aos volantes. Minha opinião é que a tecnologia em
excesso acabou com o prazer da F1. Hoje “os pilotos” são pessoas
treinadas para apertar botões no
volante, e os carros respondem à softwares e não mais à instintos humanos. Gostaria de ver a F1 à
moda antiga. Concordo, é hora de reverter, e profundamente.
Paralelamente, os veículos de passeio estarão cada vêz mais automatizados, e isso não vai parar, é certo. Acho que a F1, apenas poderia ser poupada deste encargo de ser o laboratório ou a vitrine de
tudo isto, e não ter tantas
sofisticações inseridas nos seus carros. Penso que as indústrias poderiam se ater a testar seus avanços automotivos em campos de testes apropriados, bancadas, tunéis, o que quer que seja, e deixar a F1 fluir como esporte. Antes de tudo, a F1 é um esporte, onde as
pessoas desejam ver emoção, pilotos de verdade duelando seus talentos, domando suas máquinas e
mostrando suas qualidades
humanas. Exageraram na dose. A F1 para existir na sua essência, não
precisa de tanta frescura.

Leo Men
Leo Men
16 anos atrás

Fiquei até emocinado de ver tanta ultrapassagem. Tinha até carro quebrando, dá pra acreditar?! A velha Imola também, não da pra comparar. Já disse isso aqui antes, lancemos uma campanha: “cortem as asas”! Entupamos as caixas de emails dos senhores Mosley, Ecclestone, Montezemolo, Denis, Briatori e demais.

Sergio
Sergio
16 anos atrás

o problema da pontuação é que se o cara tiver um carro melhor chega no meio da temporada como campeão o que torna a competição desinteressante. essa pontuação atual é boa sim. no final do campeonato é que se tira proveito dela e não no começo.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Muita coisa válida foi escrita aqui.

O que me passou na mente foi o seguinte: por que não identificar as razões das categorias que dão certo?
Por exemplo, a super malhada aqui no blog, a stock car, F Truck, nossos estaduais F Classic e Spyder – por que dão certo e por que foram as que souberão sobreviver? E são emocionantes sim.

Por momento, acompanho o Flávio na última coluna e Fernando Pessoa – está me interessando mais que os finais de semana em Interlagos continuem como estão sendo, muito salutares, como também deve acontecer no interior do PR, SC e RS, onde ainda encontramos automobilismo de verdade.

Marcelo Borges
Marcelo Borges
16 anos atrás

FG, cadê os meus créditos???

Fui eu que te enviei o e-mail com o link dessa corrida.

E tenho dito.

MSM
MSM
16 anos atrás

A partir do ano que vem não terá mais controle de tração. Poderá melhorar um pouco as disputas.

Spada
Spada
16 anos atrás

FG,

Estes carros atuais parecem mesmo alegóricos…..

E quanto mais inventam…pior fica !

Concordo

Abs

Souza
Souza
16 anos atrás

Slick com controle de tração não vai adiantar nada. pelo contrário vai dicar mais fácil ainda para o piloto pois vai ganhar em aderência

Tem que tirar o controle de tração que aí sim vamos ver quem pilota e quem é apertador de botão de video game

Ivan cruz
Ivan cruz
16 anos atrás

Fabrcio,
Sua idéia de manter o freio de carbono mas diminuir o diâmetro dos discos e pastinhas também é boa.Sem querer ser repetitivo mas alguma tem que ser feito em relação aos freios.
E essa história que a F1 tem que ser um laboratório para as montadoras, acho isso uma bobagem. Eu quero ver ultrapassagens, troca de posições na pista e não nos boxes, e se para alcançar isso as equipes desenvolve uma tecnologia nova que pode ser usada nos carros de rua é lucro e não o fator principal que impulsiona a categoria.

Rodrigo Meira
Rodrigo Meira
16 anos atrás

Que se diminua a carga aerodinâmica dos carros, voltem os Slicks e os freios de aço e por favor, não vi ninguem comentando neste post…

A pontuação !!!

10-8-6-5-4-3-2-1 é dose pra leão !!!

Colocaria:

15-9-6-4-3-2-1

Os sete primeiros tomando ponto.

Ointo estra para Pole e Volta mais rápida.

Queria ver se eles ficariam em procissão ou não arriascariam como o Massa arriscou na Malásia.

E ainda tem isso.

Lembro das cacetadas que o Massa tomou em tentar ultrapassar o Lewis na Malásia.

Tudo bem, não obteve êxito.

Mas agora q eles ficam em procissão a galera reclama do mesmo jeito

Tem q aumentar a diferença de pontos entre as posições.

Salvem as corridas de F1

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Flávio,

proibir tudo assim de canetada não acho ser a melhor solução, o resultado ao qual imagino, todos querem chegar, uma F1 mais competitiva e equilibrada, é uma das equações mais difíceis de se conseguir, as asinhas, asonas ao meu ver fazem parte do jogo, a F1 ao creio ser isso, pesquisa e aperfeiçoamento, para fazer o carro o mais rápido possível, o ápice do esporte a motor, se tirar tudo como vc propõe acho que vai contra o espirito da competição que a F1 foi calcada, é preciso chegar em um equilíbrio entre proibir algumas coisas e liberar outras, para que se inicie um novo caminho de desenvolvimento, por isso sou contra proibir tudo, por exemplo quando aventaram a idéia de limitar o combustível a sei lá quantos litros, mas ao mesmo tempo liberar os motores, se o cara quizer correr com um motor v4 2.0 turbo, que corra , se quizer um v12 de 1,5 aspirado, beleza ! essa ideia achei muito boa, claro que talvez precise de ajustes e ser melhor pensada mas é um exemplo que vai de encontro ao espírito da F1.

Fabricio
Fabricio
16 anos atrás

O problema da F-1 tem 2 nomes. Mosley, Eclestone.
Duas pessoas que visam dinheiro, interesses e outras coisas para depois, se der, pensarem no esporte.
Deixem toda a eletrônica, toda a tecnologia, mas mudem a aerodinâmica. Hoje não se ultrapassa porque os carros são muito iguais e carros iguais não se ultrapassam. Necessita-se de um fator para haver ultrapassagem, o vácuo. Antigamente em Hocheheim dava vácuo a 100m de distância e isso não era prejudicial aos carros. Hoje, devido a aerodinâmica, o vácuo diminui a corrente de ar da asa x, que interfere na rebimboca da parafuseta da asa y, que no fim das contas desequilibra o carro,tira ar do motor, esquenta o freio, despenteia o cabelo do piloto e mais um monte de pu.taria em que não gera ultrapassagem. O problema todo está na aerodinâmica. Só um detalhe, sou contra proibir os freios de carbono, melhor é diminuir o diâmetro do disco e da pastilha de freio, a eficiência do freio diminuirá consideravelmente.

amaral
amaral
16 anos atrás

caramba, p, boa idéia: proíbam as asas – e os softwares, claro; só aderência mecânica.
mas isso é sonho, restrições rigorosas de aerodinãmica e eletrônica (bom, esta parece que vai rolar).
asas prestam para corridas de avião somente.

Askjao
Askjao
16 anos atrás

Sou contra a retirada da tecnologia… isso faz parte da evolução. Porém, acho que deveria voltar as carenagems mais limpas, pois um dos grandes problemas hoje é justamente na parte aerodinâmica.

Mattos
Mattos
16 anos atrás

Em 88, se existisse um youtube. Alguém colocaria lá um resumo de 5 minutos de uma corrida de 81 e todos veriam o q era um campeonato disputado, onde não tínhamos apenas um carro vencedor… O discurso era o mesmo de agora, ou seja, a tendência é sempre piorar, infelizmente.

ivan cruz
ivan cruz
16 anos atrás

Flavio Gomes,
Na minha opinião teria que proibir também os freios de carbono pois eles são tão eficientes que praticamente mataram as disputas de freadas.

do contra
do contra
16 anos atrás

Abaixo qualquer tipo de tecnologia!!!
Vamos botar todos pra correr a pé….

Mattos
Mattos
16 anos atrás

Concordo com o Dr. Koroiva, as coisas no fim dos anos 80 já tendiam para o marasmo das corridas de hoje. Já nessa época os carros tinham aerodinâmica evoluída pra época, eletrônica, depois câmbio semi-automático e suspensão inteligente. No tempos áureos de Ayrton Senna e suas corridas sozinho na pista, as corridas começavam a ser sonolentas e já se ouvia esse mesmo discurso q se houve agora. Só q a tecnologia só faz evoluir e provavelmente daqui a 20 anos, muitos terão saudades dos anos 2000….

Running Wild
Running Wild
16 anos atrás

Que a tecnologia evolua cada vez mais e construa uma máquina do tempo, aí poderemos voltar e assistir F1 de verdade.
Obs: Tá mais fácil isso acontecer doque as mudanças que todos queremos.

Roberto Brandão
Roberto Brandão
16 anos atrás

Flávio,
Em boa parte, concordo com você.
Só discordo do discurso.
Ainda acredito que é proibido proibir.
Educação e regulamentos mais adequados são melhores do que proibições ou censuras.
Cadê meu camarada, fã do comandante?

Alessandro Neri
Alessandro Neri
16 anos atrás

Flavio, mais uma vez vc esta certissimo. F1 verdadeira com pilotos reais e nao robos controlados pelos engenheiros nos boxes, somente revendo os gps anteriores a 1990. De la pra ca a F1 foi piorando, piorando, ate esse lixo total dos ultimos anos. As corridas sao simplesmente insuportaveis de se assistir ,e os carros , com todos aqueles apendices aerodinamicos, horrorosos de feios. Nao vou nem falar dos pit-stops obrigatorios, do parque fechado apos o treino classificatorio, de todos os driving-aids existentes na F1 atual e os circuitos sem carisma, e com areas de escape asfaltadas do seu Tilke. Quer emocao ? Assista sem medo ou preconceito as corridas da MOTOGP. La como na melhor epoca da F1, nao existem pit-stops, os treinos determinam REALMENTE quem e o mais rapido, nao tentaram eliminar os riscos e perigos inerentes ao esporte a motor e (Gracas a Deus) as ultrapassagens acontecem a todo instante. Emocao pura, como na F1 dos anos 70 e 80 com pilotos de verdade e nao garotos que fazem tudo o que os engenheiros mandam!