Em outras eras… (2)

SÃO PAULO (como terminou?) – Mais duas para a blogaiada decifrar. Vejam a decolagem do cara na primeira foto. E a estrutura do carro, como era diferente das de hoje.

Alguém arrisca dizer qual foi o desfecho desse vôo cego?

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Palma Junior
Palma Junior
16 anos atrás

Há uma confusão nos posts abaixo: Quem morreu decapitado foi Chris Bristow, no Gp da Belgica (SPA) de 1960, em acidente com Mairesse (não fatal para este), corrida em que morreu tb Alan Stacey, algumas voltas depois.
Confere FG?

walter
walter
16 anos atrás

Sem dúvida, Pryce na foto de cima e Donohue na foto de baixo.
A década de 70 levou muita gente boa para “a outra arquibancada”, como disseram aí abaixo.
Imagino a cara do Renzo Zorzi, italiano companheiro do Pryce na Shadow, que estava agitadíssimo e nervoso, tentando controlar um princípio de incêndio em seu carro, vendo seu parceiro passar, atropelar o bombeiro e se estourar no fim da reta.
Donohue era bom nas pistas americanas e creio que morreu por falta de tratamento adequado, como o Peterson: teve concussão que, segundo suponho, hoje em dia não seria fatal.
A Bandeira americana é parte do carro de Donohue, americano patrocinado pelo Fisrt National City.
O patrocinador da shadow em 1997 era Ambrosio e não o Banco Ambrosiano.
Quem lembrou do Revson é porque na mesma Africa do Sul, em 1973, também de Shadow, ele morreu.

Caca
Caca
16 anos atrás

Há imagens do acidente de Elio de Angelis, sim. Eu as tenho em video e, um dia, posto no You Tube.

Enduro
Enduro
16 anos atrás

Tom Pryce na primeira foto, ao contrário doque muitos dizem ele não chegou a ser decapitado mas o extintor fez um baita estrago, um outro piloto esse sim foi decapitado passando por baixo do guard-rail ao sair da pista foi o Helmut Koinigg em Watkins Glen (USA) 1974.

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
16 anos atrás

A primeira foto é o Shadow do Tom Pryce indo em direção à curva Crowthorne de Kyalami, onde se chocaria com a Ligier Matra de Jacques Laffite. A outra foto é do March-Penske de Mark Donohue sendo retirado do local onde caiu após se acidentar em Zeltweg, na véspera do GP da Áustria de 1975. O piloto morreria horas mais tarde.

Angelo Martins
Angelo Martins
16 anos atrás

Funesto!!!!

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Como já deu para perceber, os links enormes que dificultam a leitura dos comentários estão sendo apagados.

Carlos
Carlos
16 anos atrás

O video do acidente do Tom Price eu já tinha visto no Youtube, tem que ter login pra ver….o fiscal realmente se desintegra ao ser atropelado, e o que vinha na freente quase é atropelado também….acho que não deveria haver tanto desespero, pois o outro piloto que eles estavam indo socorrer já estava fora do carro…o estado do Tom Price também era lastimável, com a cabeça toda rocha e praticamente pendurada.

wilson rogerio carpi
wilson rogerio carpi
16 anos atrás

O Mark Donahue não faleceu imediatamente.
O Emerson chegou a conversar com ele na beira da pista, de acordo com o livro Uma Vida em Alta Velocidade.
O Americano faleceu no hospital.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
16 anos atrás

Me lembro que um dia desses o Caíque escreveu em um post sobre acidentes marcantes na F1 (se não me engano, foi em um lembrando o Gilles) e citou este do ´Price como o mais terrível. E lá foi minha curiosidade mórbida procurar no Google o video. Confesso que me arrependi. Definitivamente chocante.

alexandre
alexandre
16 anos atrás

duvidas sobre marrk d…se o acidente ocorreu na europa o q faz aquela bamdeira americana no carro guincho?(direita, abaixo)?

Alexandre Carvalho
16 anos atrás

Para informação dos demais, o fiscal que morreu no acidente sofrido pelo Donohue chamava-se Manfred Schaller.

Para quem perguntou sobre o Elio de Angelis: não existem imagens do acidente dele, pois ocorreu durante testes particulares da equipe Brabham, em Paul Ricard.

Relâmpago Mcqueen
Relâmpago Mcqueen
16 anos atrás

O Tom Pryce hoje, 11/06, estaria completando 58 anos.

Janucio
Janucio
16 anos atrás

Conheci o acidente fatal de Tom Pryce na 4 rodas de agosto de
19 77
e o rosto do piloto estava irreconhecivel….
Realmente como dizia o Émerson Fittipaldi:
Foram dois assasinatos

Running Wild
Running Wild
16 anos atrás

Eu cheguei a ver as fotos do estado que ficou o Tom coisa horrível mesmo.

Top Gear
Top Gear
16 anos atrás

No youtube tem vários angulos da Fatalidade de Tom Pryce, é assustador e não é recomendável a pessoas que se impressionam facilmente, é uma das imagens mais horríveis que já assistí. E nessa foto aí o povo tem razão ele já havia partido pra uma melhor infelizmente, ele e o rapaz do extintor morreram estantaneamente de maneira absurda, não há dúvidas que a segurança hj em dia é muito superior, os acidentes antigos eram horrorosos, caso de Tom Pryce, Lorenzo Bandini, Gilles Villeneuve, Roger Williamson, Helmut Koinigg esse ultimo coisa horrível tb etc…

X Y Z
X Y Z
16 anos atrás

O Jacques Laffite disse certa vez que depois de seu Ligier ser colhido pelo Shadow do Pryce, já saiu do carro com a intenção de tirar satisfações. Ao se aproximar e ver o galês semi-decapitado quase entrou em choque. Não sei como esses caras conseguiam encarar a próxima corrida depois dessas tragédias.

Wagner Scaglione
Wagner Scaglione
16 anos atrás

A 1° foto é do Tom Pryce mesmo, tem um video no Youtube que mostra essa foto, e mostra também com ficou o Tom, não recomendo a ninguém assisti-lo.

O fiscal era Frederick Jansen Van Vuuren (1958—5 de março,1977), ele era fiscal voluntário no GP da Africa do Sul.
O corpo de Van Vuuren estava tão despedaçado pelo impacto que foi apenas reconhecido por exclusão depois que o diretor de corrida reuniu todos os seus colegas. O impacto do extintor de incêndio partiu e arrancou o capacete de Pryce da sua cabeça.

Rogério Dias Gerheim
Rogério Dias Gerheim
16 anos atrás

A primeira pareceu-me o Jaboille numa Renault.

Alan Dias
Alan Dias
16 anos atrás

Sobre a 1ª foto: essa cena foi clicada já com o Pryce sem seu capacete, pois o mesmo, no momento em que o extintor lhe atingiu, foi arrancado de modo brutal da sua cabeça. E nem quero imaginar como…

adelson silva
adelson silva
16 anos atrás

Comovente as cenas contidas no link do video enviado pelo Peixe, principamente o do acidente do Roger Williamson (inglês), onde o compatriota David Pruley, piloto de outra equipe, tenta desesperadamente apagar o incendio e virar o carro em chamas, enquantos outros só olhavam.

Antonio
Antonio
16 anos atrás

Conforme dito abaixo, o acidente do Pryce foi um dos mais estúpidos da F1. E, ironia das ironias, o fiscal atropelado e morto pela Shadow estava atravessando a pista para apagar o fogo no carro do italiano Renzo Zorzi, companheiro de equipe de Pryce.

brasil /  peixe
brasil / peixe
16 anos atrás

e meu peixe…foi bom ver esses acidentes…pois nos lembram que correr e bom…mais os riscos sao consideraveis ! valeu…

jorge lima
jorge lima
16 anos atrás

Com respeito as fotos tratam-se de dois acidentes fatais. o do carro decolando é de tom pryce na africa do sul em 1977 (esta decolando pois pouco ante atrapelou e matou um fiscal de pista), resalte-se que esta foi a ultima corrida de Jose acrlos Pace. E o da foto colorida trata-se de Mark Donahue, acidentedo no warmap do treino do gp da austri de 1975.

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

O primeiro é o Tom Pryce sim, a Shadow já não era preta desde a mudança do patrocinador principal (saiu a UOP, entrou o Banco Ambrosiano).
A segunda certamente retrata um Penske, e pelos comentários aqui observados, trata-se do Donohue mesmo.

Vermeulen
Vermeulen
16 anos atrás

A primeira fotografia é de Tom Pryce, tirada segundos antes de o galês espatifar sua Shadow na Ligier de Jacques Laffite. Nela, Pryce já está morto, com o carro ainda acelerado, após ser atingido na cabeça por um extintor de incêndio. A fatalidade ocorreu em Kyalami/77, no longínqua reta dos boxes do circuito sul-africano.

A de baixo é de Mark Donohue, que se acidentou no warm-up do GP da Áustria de 1975, em Osterreichring. Donohue bateu após ter um pneu furado e, sem controle, atropelou dois fiscais de pista. Um deles morreu no local. O norte-americano deixou o local do acidente aparentemente consciente, mas, com dores de cabeça, foi internado horas depois. A extrema desaceleração sofrida pelo piloto é apontada como responsável por, de algum modo, levá-lo à morte.

Observador
Observador
16 anos atrás

Pelo que me lembro, Tom Pryce se acidentou do lado esquerdo da pista, se não me engano Kyalami, ao ser atingido por um extintor de incêndio de um comissário de pista que atropelara.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Acho que o de cima pelo capacete é o Marc Surer ou Siegfried Sthor, mas não saberia dizer onde, o de baixo Mark Donahue..

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

O primeiro parece mesmo ser o do Tom Pryce, já com sua Shadow desgovernada.

É um dos acidentes mais horríveis do automobilismo.

Francisco
Francisco
16 anos atrás

Pryce e Donohue.

O acidente do Pryce foi a morte mais idiota e gorsseira da história da F1. Um cúmulo de azares que poderia ter levado mais duas ou três pessoas junto.

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Não existe nenhuma imagem do acidente do Elio de Angelis em ´86? Nunca vi nada sobre este acidente, nem os tributos de pilotos da F-1 não mencionam o Elio.

Antonio Carlos Kayai
Antonio Carlos Kayai
16 anos atrás

Este é a Shadow de Tom Price indo para o muro, após o piloto ter sido atingido por um extintor de um bandeirinha que foi atropelado por ele.

Ituano Voador
Ituano Voador
16 anos atrás

A Shadow do Pryce em 77 era branca. Mas essa foto não é dele. Notem que o capacete continua firme na cabeça do piloto após a batida, o que não ocorreu com o pobre do Pryce.

Mattos
Mattos
16 anos atrás

Daqui a pouco vão dizer q os acidentes antigos eras melhores q os de hoje em dia… rsrsrsrsrsrs

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Senhores, o carro do Tom Pryce não era uma shadow preta?????

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Mark Donahue!! De onde o besta aqui foi ressuscitar o Peter Revson? Por causa desse acidente e porque o carro era uma titica a Penske saiu da F1

Lucky Strike
Lucky Strike
16 anos atrás

Na primeira imagem, Tom Pryce ja no fim da reta em Kyalami, ja sem vida, em aceleracao.
Na segunda o carro de Mark Donohue na Austria/75, apos acidente no warm-up. Donohue foi atingido na cabeca por um poste de madeira que sustentava as telas de protecao.

Vicente Miranda
Vicente Miranda
16 anos atrás

GP da Austria de 1975. Acidente que vitimou o norte-americano Mark Donahue, após ter ficado em coma. O carro era um March 751, adotado pela Penske após ter encostado o carro próprio.

Peixe
Peixe
16 anos atrás

É, parece ser o Tom Pryce, aí ele já está morto, assim como o fiscal de pista que ele atropelou…
http://www.youtube.com/watch?v=YbNQnS3Q_QQ
esse é o link de um video que mostra os acidentes fatais da F1.
É triste…

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

A segunda foto é o que sobrou do carro do Peter Revson. Tanto ele qto Ton Price estão torcendo em outra arquibancada

wilson rogerio carpi
wilson rogerio carpi
16 anos atrás

Na primeira foto, eu arriscaria a dizer que foi o acidente fatal de Tom Pryce, Africa do Sul, 1977.

Na segunda foto, eu arrisco a dizer que era um Penske, provavelmente, de 1976.
Infelizmente, o piloto não deve ter tido sorte melhor que a de Tom Pryce.