O desabafo de Jimenez

SÃO PAULO (para pensar) – Apenas reproduzo, para vossos comentários e apreciações, desabafo de Sérgio Jimenez, piloto que perdeu a vaga na Racing, da GP2, para Ernesto Viso. O texto foi passado por sua assessoria de imprensa.

A falta de um programa institucionalizado de formação de pilotos no Brasil é um dos fatores que põe em xeque o futuro da representatividade do país em categorias top do automobilismo. “Países como França, Alemanha, Inglaterra, Espanha, Turquia e muitos outros possuem programas de financiamento para carreiras de pilotos de competição. Isso não existe no Brasil, seja com patrocinadores ou com apoio oficial de federações”, exemplifica Jimenez. “Infelizmente os pilotos brasileiros que chegarão à Fórmula 1 nos próximos anos só conseguirão isso exclusivamente por iniciativa própria, já que não há apoio no país para esse tipo de esporte”, sublinha o piloto. “Procure lembrar quantos brasileiros competiam na Europa há seis ou sete anos e veja quantos competem hoje em dia. O automobilismo brasileiro continua brilhante em talento, mas sem iniciativas de apoio não há renovação. Cada um tem que se virar como pode.”, dispara Jimenez, que no kart foi contemporâneo de nomes como Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Robert Kubica e Heikki Kovalainen, todos pilotos titulares na F-1 na atualidade.

Ciente das dificuldades, Jimenez vem enfrentando uma maratona de contatos e negociações no Brasil e na Europa, buscando apoio para voltar ao carro número 15 da Racing Engineering em breve. “Estou nas pistas desde os 10 anos de idade. Isso é o que amo fazer e o que mais quero da vida. Nunca tive vida fácil no automobilismo e vou seguir batalhando para atingir os meus objetivos.”, avisa. Neste final de semana, na França, o piloto brasileiro será substituído pelo venezuelano Ernesto Viso, outro contemporâneo de Jimenez no kart, que está em seu terceiro ano na GP2. Ironicamente, a carreira de Viso sempre foi financiada com forte apoio de empresas de seu país, que o levaram até a condição de piloto de testes na Fórmula 1, função que o venezuelano exerceu pela equipe Spyker justamente no último GP Brasil de Fórmula 1, em outubro de 2006.

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Jimenez
Jimenez
16 anos atrás

Gostaria de esclarecer algumas coisa por aqui:
1: Cheguei aonde cheguei literalmente sem grana nenhuma,so na força de vontade e acreditando que chegaria e com certeza porque as equipes acreditaram em mim
2:Você morrem de inveja porque são ruins e com certeza gostariam muito de estar no meu lugar
3:Sou bom o suficiente porque ninguem chega na GP2,anda sem ter grana
4:O texto em nenhum momento fala que quero que o LULA me patrocine,se vocês são burros não posso fazer nada que não entendem

Obrigado

Emerson T.
Emerson T.
16 anos atrás

Já temos os sem-terra, os sem-voôs e os sem-escolas. E agora, o Sergio (ganhou o que?) Jimenez lança o sem-patrocínio milionário! Tadinho…vai ter que o tentar o polo! Qua tal pedir para o Lula? Afinal, o pobre (como se fosse possível algum pobre andar de kart) precisa realizar o sonho de andar de Formula 1! Nas últimas posições é claro pois ele todos sabem que ele é mais um sem-talento suficiente.

Luis Fernando
Luis Fernando
16 anos atrás

é claro que o Senna correu atrás de patrocinio, como a grande maioria. Ele inclusive foi esnobado por um fabricante de jeans (se não me engano) quando foi pedir patrocinio (e o Senna devolveu o esnobe anos depois).
O Piquet fez diferente.: Trabalhava em oficinas, dormia em trailer, se virava para conseguir dinheiro. Mas também não teve nada de mão beijada.
Quando ao nobre tapado que disse para eu continuar trabalhando para ajudar o PIB brasileiro enquanto ele descansa no sábado, digo-lhe que é por tipos como ele que esse país não muda, e que pessoas como ele serão sempre refens de politicos como os do PT.
Tome vergonha nessa cara e faça algo de bom pelo seu país, como já disse em seu discurso de posse o Presidente Kennedy, e não espere seu país fazer algo por você.

Zoca
Zoca
16 anos atrás

Sou um piloto muito bom, mas não tenho um tostão sequer!
Por isso nunca corri de carro na vida.
Tenho certeza que se um patrocinador ou governo ou qualquer um me apoiar, eu ainda chego na fórmula 1.
Eu prometo que depois eu trago a minha grana toda prá investir no brasil.
Grato pela atenção

Rodrigo Zauli
Rodrigo Zauli
16 anos atrás

Eu discordo tão inteiramente dessa bobagem que mando uma terceira objeção: esse idiotice que o “Futuro do Brasil está ameaçado nas categorias mais altas do motor-sport” isso é outra bobagem: enquanto tiver gente endinheirada com pouco gosto pela Labuta e querendo virar herói sem fazer muito esforço vai ter gente batendo cabeça nisso. As equipes pegam esses bobos cheios de sonhos e manipulam como lixo, comprometem o cara todo e no final deixam chupando dedo. E se não tiver bem satisfeito e sorridente tira o pé da janta que tem outro querendo. O mundo é assim…

Rodrigo Zauli
Rodrigo Zauli
16 anos atrás

E tem mais: quem está na GP2 não supõe-se precisar de “Programa de Desenvolvimento de Pilotos”. O cara que está na GP2 já sabe dirigir, pode ser chamado para dirigir Fórmula 1 a qualquer momento, já está no meio, tem os contactos, etc. Nem o Nélson Piquet; ele ajudou o moleque dele até chegar na Europa, depois disso ele falou que estando nessa altura pouco poderia fazer. O sobrinho do Ayrton Senna foi ajudado pelo Gerhard Berger até a GP2 também, e tal. Depois que chega nessa altura o cara tem que saber se virar sozinho, ele e os empregados pessoais dele, não tem nada que pedir pra ninguém carregar no colo não.

Rodrigo Zauli
Rodrigo Zauli
16 anos atrás

Ah Sr. Jimenez, fala sério meu caro. Automobilismo é um esporte sagrado, mas quem quiser se divertir que PAGUE pela própria causa. Milhares de pilotos europeus , japoneses falham em conseguir coisas maiores em suas carreiras. Se você fosse esse poço de talento todo não estaria se %!$&#tendo que largar o carro da GP2. Nem talento, aliás, garante qualquer coisa. Não acha que se fosse tão fácil eu não ia querer também? Fica esperto bundão!

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

ESQUEÇA TUDO QUE VOCE APRENDEU SOBRE CAMBAGEM, TAXA DE COMPRESSÃO, RELAÇÃO DE MARCHAS ETC.; O QUE FAZ UM CARRO “ANDAR” É DINHEIRO.

Sérgio Barros
Sérgio Barros
16 anos atrás

Não é só automobilismo não, caro Jimenez…
Falta organização também na saúde, educação, segurança, sistema fiscal-tributário, política, tecnologia e pesquisas, assuntos estratégicos, defesa ambietal …….

tá todo mundo atrás do dinheiro, que está rolando ainda lá no mensalão meu caro.

Cada povinho tem o governo que merece.

Outra coisa
Outra coisa
16 anos atrás

E o que faz a CBA com a grana que arrecada? E não é pouca.

Isto é verdade
Isto é verdade
16 anos atrás

A realidade hoje é que simplesmente não dá para competir com os europeus ou norte-americanos sem um mínimo de apoio. Hoje o automobilismo é muito mais caro, não dá para comparar com a época de Piquet, Moreno e outros que foram lá na raça. Hoje, eles seriam massacrados, pq a tecnologia manda e custa muito caro. É outra realidade. Acabou a festinha do “vou na raça que eu levo”. Agora precisa de um mínimo de estrutura. A GP2 ter orçamentos na casa dos US$ 2 milhões. Além disso, o Jimenez está falando de um programa sério de apoio a pilotos e divulgação do Brasil lá fora. E tb não precisa vir do Governo. A Petrobras, aliás, está perdendo uma oportunidade (e dando vexame, deixando o automobilismo brasileiro morer na cara dela, justamente quando virou uma multinacional com poder para alavancar o esporte que é o mais ligado ao seu ramo de atividade).

Falko
Falko
16 anos atrás

Meu deus do céu. Pelo visto a grande maioria aqui tem SÉRIOS problemas de interpretação de texto. O que o jimenez disse á a mais pura realidade: não existe um Programa de Desenvolsimento de Jovens Pilotos no Brasil! É soment eisso que ele cobra. NUNCA, em NENHUM momento, ele citou que quem deveria criar o PDJP seria o governo!

E depois, vamos combinar: a Petrobrás ou a Ipiranga, na condição de petrolíferas, deveriam sim ter um Programa de Desenvolvimento no Brasil. Afinal, nada melhor do que carros de corrida para desenvolver seus produtos/tecnologias, e de quebra, podem ajudar sim pilotos.

Depois, Jimenez não é ruim não… Quem fala isso tá muito mal informado… E só saiu da equipe porque o Viso levou dinheiro.

Marcio
Marcio
16 anos atrás

vc acha que o Senna correu atras de patrocinio? Piquet?
ACORDA

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

Isso mesmo….
o governo tem que ajudar, ai o cara vai pra frente e vai morar em monaco pra não pagar imposto de renda
retorno zero

Souza
Souza
16 anos atrás

Hoje o piloto precisa mostrar competência até para arrumar patrocinador. Acho que ficar chorando e mendigando não é bem visto no meio.
Ele tem que fazer como o Piquet , o Senna e o Barrichello. Correram atrás da grana

Cacthos
Cacthos
16 anos atrás

É isso aí Luis Fernando! Continue “trabalhando como maluco” aí no sul e sudeste (você tem dois empregos, ou trabalha na fronteira entre Paraná e SP?). Eu estou indo agora, sábado de manhã, dar uma corrida no calçadão de BV. Por favor, não descanse! Trabalhe! O PIB do país precisa aumentar. Estou torcendo por você!
Fui!

Alex
Alex
16 anos atrás

Então o pai do Xandinho é dono da Medley??? Se for, retiro o que eu disse ¬¬

Hans Stuck
Hans Stuck
16 anos atrás

Que no Brasil o automobilismo não recebe apoio nenhum e é esporte de almofadinha é verdade, mas que esse Jimenez chora de barriga cheia ele chora, desde o kart sempre foi apoiado pelas fábricas de chassis e preparadores, agora que chegou lá fora e viu que não tem competência pra peitar os caras e nao tem ninguem passando a mao na cabeça dele como aqui, fica chorando, se ele conseguiu chegar na GP2 não foi através de migalhas nem moedinhas que ganhou vendendo picolé, a verdade é que não passa de um playboyzinho chorão…

Quanto ele corria de kart aqui e foi campeão de F-Renault NUNCA reclamou da falta de apoio que sempre assolou a todos amantes do automobilismo, agora que ele nao tem bala na agulha pra GP2 fica chorando, quer dizer que quando tudo era flores pra ele o automobilismo recebia apoio né?

Vermeulen
Vermeulen
16 anos atrás

Não podemos formar pilotos porque simplesmente não há autódromos por aqui. O antigo Interlagos era um dos circuitos mais espetaculares do mundo, comparado com os antigos Spa e Nurburgring. Interlagos se tornou aterro sanitário. E Jacarepaguá não existe mais. E o dinheiro gasto no PAN? Só para se ter uma idéia, li em algum lugar (perdoem-me pela memória) que o Brasil já gastou com o PAN o que Cuba, Argentina, Canadá e Repúplica Dominicana gastaram JUNTOS para realizarem seus respectivos Pan-americanos.

VIRGO
VIRGO
16 anos atrás

Caro Jao, não sei se entendi,mas enfim…
Uma empresa privada – caso da Alpargatas, dona da marca Havaianas – patrocinar um piloto na GP2, é um problema somente dela e dos seus acionistas. Outra coisa é o governo – qualquer governo – gastar o dinheiro de nossos impostos patrocinando o tal boyzinho, porque nesse caso nós que pagamos impostos esperamos que o dinheiro dos impostos, em tese, seja gasto para o bem comum (se isso não acontece, é outro papo). O Benefício de divulgar uma boa imagem do Brasil lá fora através desse suposto piloto é intangível demais para ser analisado de modo objetivo. Manter autódromos, como estádios e Centros Esportivos, faz parte das obrigações de um governo – qualquer governo.
Abraço

Oswald K.
Oswald K.
16 anos atrás

Provavelmente continua porque o Xandinho eh filho do dono!

A Piquet Sports vai acabar no ano que vem.
Quero ver o q vai virar…

luis
luis
16 anos atrás

O Hamilton que eu saiba nao teve apoio do governo britanico, nem o Kubica, Kovalainen e outros tiveram de seus governos. Com talento ele conseguiram atrair a atencao de patrocinadores para sua carreira. No automobilismo como em qualquer profissao ha os que se destacam e os que nao, e dos choroes que nao conseguem se destacar o pior tipo eh o que coloca a culpa no pais, na falta de “programa institucionalizado” por seu fracasso. O Jimenez pelo menos teve sua oportunidade na GP2, se fosse bom mesmo nao teria sido demitido. Varios outros muito melhores que ele nunca tiveram esta oportunidade. Se ele gosta da Venezuela deveria ir para lah ver como eh, tem que ser ignorante para achar que o patrocinio da PDVSA Chavista eh um exemplo para qualquer coisa.

Alex
Alex
16 anos atrás

As empresas brasileiras só querem saber de investir na Stock, pois tem o efeito “Globo”. Palmas para a Medley, que continua na GP2

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

concordo com muita coisa dita aqui, e acrescento só a causa disso tudo:

O Brasil e o brasileiro são imediatistas. Sempre deixaram tudo para última hora e sempre querem os melhores resultados.

O Governo Federal investe nos esportes olímpicos 80% da verba no ano olímpico e os 20% restantes nos outros 3 anos. Ou seja, são atletas mal formados, mal administrados e inseguros quanto ao futuro.

Se o Governo Federal investir na formação de profissionais do esporte e deixar de maquiar atletas para uma competição, todo mundo sairá ganhando.

Outro fator já citado é o investimento em projetos socioesportivos. Pessoas físicas também podem direcionar 6% do IR para projetos socioambientais, culturais e futuramente (está em discussão o teor de uma nova lei) para o esporte. Mas fizeram a do esporte pensando no futebol, então não criem expectativas.

Num ano que foi gasto cerca de 4 vezes mais que o orçamento prévio para o Pan Americano, fica dificil criar esperanças de melhoria ao esporte.

E desejo sorte para que o Jimenez consiga um bom patrocinador.

Blog F1 Grand Prix
Blog F1 Grand Prix
16 anos atrás

Dois comentários:

1) O medíocre Xandinho Negrão continua desperdiçando tempo na GP2. Ele podia trocar com Jimenez, não?

2) Enquanto isso, 1 BILHÃO de reais são gastos com o “Pan do Brasil”. De onde vem tanto dinheiro? Será que isso é justo?

Júlio
Júlio
16 anos atrás

Olá
Os companheiros do governo já patrocinam o automobilismo mantendo alguns autódromos públicos – deve haver algum desviozinho básico, mas mantém.
Patrocinar individualmente um piloto, também já houve. O Emerson e o Wilsinho acho que eram patrocinados pelo Instituto do Café, além da Petrobras que patrocinou vários na F3000.
Acho q se esse rapaz fosse algum fenômeno, a equipe não mandaria embora. Resta agora recorrer ao seguro desemprego.

Marcog
16 anos atrás

Só quero saber agora o que caray é CEFINIZ….

Júnior: o verdadeiro
Júnior: o verdadeiro
16 anos atrás

Como eu comentei em -Jimenez também – o Hamilton só é esse sucesso, causa do apoio do Ron Dennis e a MacLaren. Se o Sérgio Jimenez tivesse o mesmo apoio, eu duvido se não estaria melhor ou igual.
A parte política que a gente diz é CBA, política do esporte, governos honestos e desenvolvimentistas, não corrupto, etc, etc, etc…
Não se trata de tirar dinheiro da Saúde e Educação para queimar em automobilismo.
A Petrobrás por exemplo, patrocina shows de música popular na América latina inteira(Petrobrás na Bolívia não vale, foi doação do Lula), patrocina a Willians, etc, e não pensa em competição de Fórmula no Brasil.
Até o Time do Flamengo, que tem uma dívida impagável com o Fisco, com histórico incrível de roubo por parte de seus dirigentes, recebe uma bolada sem necessidade de comprovação.
Tudo é uma questão de políticos e governo, entenderam?

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

governo temque dar saude escola e direcao de vida
nosso hobby e elite cefiniz
jose carlos

Dú
16 anos atrás

Essa da Petrobrás com Tio Frank já torrou. Veiculam na mídia que a podium é utilizada na F1. A gasolina podium aqui no interior de sampa, nos postos em que foram trocados os tanques, 2 anos atrás vc colocava na mão e evaporava. Hj. sai vermelha da bomba e é preciso enxugar a mão com pano. Que eu saiba a gasolina da F1 sai do Paraná direto. Nem os tambores F3 fazem mais.

Speedy Gonzalez
Speedy Gonzalez
16 anos atrás

Algum de vocês que estão falando tanto de governo,aonde que esta no texto isso que eu não consigo achar,dizendo que o governo tem que bancar ou deixar de cuidar dos hospitais e de tudo?? Serio,alguem me responde por favor

Endrigo
Endrigo
16 anos atrás

Assim foi e assim sempre será. A solução está na iniciativa privada. O governo não dá conta do que é sua obrigação. E dispor de dinheiro para o automobilismo seria cartas marcadas. Já sabemos quem seriam os principais financiados: os que têm dinheiro e estão perto do poder!!! Vide o relacionamento Cacá/Popó Bueno e a estatal PETROBRAS. É assim e sempre será. Então que cada um busque na iniciativa privado seu patrocínio.

Andre
Andre
16 anos atrás

Sou contra uasr dinheiro público para patrocinar piloto.
Minha sugestão é a Petrobrás tirar o patrocínio da Williams que nunca contratou piloto brasileiro por causa disso e investir numa equipe para GP2 em que os pilotos entrariam por
mérito, fazendo testes e aqueles que tivessem os melhores tempos seriam os pilotos titulares.

Lada Lover
Lada Lover
16 anos atrás

Boa, Jão! Eu não uso havaianas, mas concordo 100% com o que voce disse.

Mutley
Mutley
16 anos atrás

Concordo com o jão…
Da onde vocês tiraram que o governo vai ou tem que dar grana para corridas??
O cara ta falando de EMPRESAS patrocinarem não do governo,de apoios como a ELF fez com a França durante um tempo e ate o proprio Gomes divulgou aqui não faz muito tempo e não de governo!!!!

Jao
Jao
16 anos atrás

Caro Virgo, somente uma duvida: vc tb. acha que a venda de havaianas, no exterior, prejudica quem está em corredores de hospitais, aqui no Brasil? Amigo, promover o país no exterior AJUDA o Brasil; não prejudica. Além disso, não sei de onde vc tirou essa idéia de apoio do governo. Há diversas empresas privadas (ou com recursos privados) investindo no esporte, sem prejudicar pessoas que dependem de hospitais.

Máximo
Máximo
16 anos atrás

A Petrobrás paitrocinar o Flamengo ao invés de apoiar uma equipe brasileira na GP2 é só o começo da vergonha.

O que é necessária é uma política bem definida de incentivo ao automobilismo, para que as empresas privadas possam investir com a segurança de que o investimento será reconhecido pelo governo (sob forma de isenções).

Dinheiro público pode ser investido em esporte de rico SIM, afinal (teoricamente) são estes também cidadãos…

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
Luís, não leva a mal não, mas todo incentivo fiscal é feito sob forma de renúncia de arrecadação, ou seja, significa a mesmíssima coisa que usar dinheiro público. A lei Rouanet é um belo exemplo: artistas famosos e bons de vendas usam dinheiro público (subentenda-se: barato) para financiar seus shows de ingressos caríssimos. A legalidade só dá um verniz de inocência.
A grana da renúncia fiscal tem que ser coberta pelos contribuintes do mesmo jeito.
Só meu palpite de 2 centavos.
[ ]´s

VIRGO
VIRGO
16 anos atrás

É , Luis Fernando, é precisamente isso: esporte de rico não precisa de subvenção oficial. Quando muito um patrocínio de empresa, visando o retorno de marketing. É assim. Sempre foi assim.
Não sou petista, sou nascido e criado em São Paulo. E em minha opinião, esporte de rico não precisa de subvenção, e daí? Apoio, talvez, mas menos que as demais modalidades esportivas tradicionais. Gastar dinheiro público com algum boyzinho que quer acelerar seu ego nas Oropa é uma coisa descabida em um país pobre e carente com o nosso! Essa é minha opinião.

Speedy Gonzalez
Speedy Gonzalez
16 anos atrás

O que que tem a ver o governo com essa historia?????
O cara falou em patrocinadores e fedrações.
Federações são do governo???

Danilo Troncoso
Danilo Troncoso
16 anos atrás

O amigo abaixo falou tudo.

Luis Fernando
Luis Fernando
16 anos atrás

Exato… nao precisa ser dinheiro público. Basta aprovar uma dedução no imposto de renda para patrocinio em esporte a motor ( para outros esportes já tem Lei), reduzir impostos sobre equipamentos de competição, coisas assim.
Ninguêm quer tirar dinheiro da saúde, da segurança, da Educação. Tem muito dinheiro, basta acabar com a corrupção e a sonegação de impostos e terá dinheiro para tudo.

Andre
Andre
16 anos atrás

Quanto chororô. Piloto que começa chorando termina na Stock Car

Danilo Troncoso
Danilo Troncoso
16 anos atrás

Amigos que criticaram:

Me digam, qual é o esporte que não é de rico nesse país?
Por acaso acham que é o Futebol?

Marcog
16 anos atrás

Sem contar que, APOIO não necessariamente se traduz, sempre, em dinheiro.

Carlos
Carlos
16 anos atrás

Só faltava. Enquanto tem gente morrendo em corredor de hospitais públicos, algum filhinho de papai ganhar dinheiro do governo pra financiar carreira autom.

Luis Fernando
Luis Fernando
16 anos atrás

Sim, e só porque automobilismo é esporte de rico não merece ter apoio financeiro dentro de seu país?
Quem pensa isso é um demente, que enxerga pequeno e provavelmente adora os programas sociais do Lula, a distribuição a fundo perdido de nosso impostos tão suados.
Trabalhamos aqui no sul e sudeste como malucos, pagamos mais de 150 dias de trabalho só em impostos, para sustentar muita gente que teria condições de trabalhar, mas que prefere ficar fazendo filhos em casa para ganhar bolsa familia do Governo e vagabundear o dia inteiro.
Ai, quando temos um esporte que traz retorno e divisas ao País, e que está morrendo porque as empresas brasileiras e o Governo não apoiam esses atletas, sob a alegação de que é “esporte de rico”, os leitores deste Blog, que deveriam saber melhor do que ninguêm a importância de termos pilotos competitivos nas principais categorias do automobilismo mundial, declaram absurdos como estes, é porque realmente este país (e seu povo) não é sério…

Dú
16 anos atrás

Essa foi phoda! Me lembro quando o Piquet falava que: neste fim de semna tivemos tantas vitórias, x brasileiros estão no exterior. Profissional a assessoria do Jimenez, igual a do Pizzonia……….

VIRGO
VIRGO
16 anos atrás

Bem que eu queria ver o Lulalelé discursando : Nunca na história deste país se investiu tanto em automobilismo, de maneira que cada pobre tenha condições de dar suas voltinhas em Interlagos no fim de semana…
Tem gente que não pensa antes de escrever… solicitar apoio governamental para um esporte que foi e sempre será coisa de rico é coisa de brasileiro, como diz o patrão…