Controle de bração

SÃO PAULO (e com esses pneus…) – Bração no bom sentido, braço bom, forte, hábil. Era assim, de lado, traseirando e consertando, que se guiava um F-1 nos anos 70.

Fotos enviadas pelo Edu Carvalho, que faz a mesma coisa em Cascavel.

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Rafael
Rafael
16 anos atrás

Sou só eu ou mais alguem com menos de uns 35, 40 tem a impressão de ter perdido o melhor da festa!!!!

Rafael
Rafael
16 anos atrás

MEU DEUS!!!!!! EU NÃO VI ISSO!!!!

Ricardo Sarmento
Ricardo Sarmento
16 anos atrás

acredito que a ft da Lotus seja na Argentina. tenho um ft do Fitti correndo lah em 1972, com o JPS, na mesma curva. então so pode ser na Argentina.

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

“Traseirando”????? Coisa mais gay! Naquela época neguinho “entortava” e “corrigia”

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

Quanta bobagem.. Os pilotos de hoje conta, com eletronica embarcada….antes o que vinha no braço, hoje vem na tecnologia.
Porque não temos pilotos com mais diade na Formula 1?
Naõ que eles não saibam guiar.. é que tem tanto botaõ pra apertar, que eles esquecem qual deve ser apertado.
Antigamente vinha no braço…
J Zumbrunsky

Mago Fantômas Pace
Mago Fantômas Pace
16 anos atrás

“Fazendo a curva pra esquerda virando pra direita”

Isso sim é pilotar

Tony
Tony
16 anos atrás

O Massa fez uma curva assim quando começou a chover em Nurburgring Corrigiu bonito a barata e em 2007

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Comentário atrasado de quem ficou dias sem visitar o blog: que colírio!!! Dá até vontade de chorar pensando naquilo que vemos hoje….

coelho
coelho
16 anos atrás

Peterson era o rei de andar de lado!!! Pode botar qualquer um da nova geração a tentar que naõ vai fazer o que o cara fazia. O Rato é sem comentarios!!

Bino
Bino
16 anos atrás

Moçada,

De fato não é o Peterson. É Jacky Ickx, que em 1974 correu com a Lotus nº 2.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
16 anos atrás

Coisa linda. Estas imagens alimentavam meus sonhos e definiam meus ídolos. Saudade.

Zé Dirceu
Zé Dirceu
16 anos atrás

Comprei um DVD anteontem da quatro rodas sobre os campeonatos de 72 e 74, os anos dos títulos do rato e adorei ver os F1 de lado, uma maravilha

hilson mergulhao bre
hilson mergulhao bre
16 anos atrás

diz aí não eram mais bonitas as corridas,com pegas e menos safadeza;hoje mal temos emoção e vivem em intriga.

Jean
Jean
16 anos atrás

Controle de tração é para viados. Piloto é isso aí mesmo!!!

J Zumbrunsky
J Zumbrunsky
16 anos atrás

Isso era do tempo que se pilotava automovel.
Hoje em dia qualquer moleque que sai do kart e tem simulador em casa, sabe apertar os botões pra correr.
A mesma coisa acontece com os pilotos de aviões, que não sabem mais, voar, só apertar botões…..quando precisa saber pilotar acontece…..

Victor
Victor
16 anos atrás

Lindo pela direção, mas os carros são mais feios do que bater na mãe…

Juliano Kowalski
Juliano Kowalski
16 anos atrás

O angulo de deriva do pneu traseiro direito do Lotus é assustador. O flanco está todo pra dentro, parece que o pneu vai sair do aro (risos)!!

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Cerega:
se vc conseguir um “furo” desses com o mestre é capaz do All anserzinho- a vitima, ir pra justiça pleitear indenização e mudança do vencedor.
Concordo consigo. Ali teve manha planejada na hora “Z” e a controlada genial da ligeira pendulada …ô meu Deus do céu…Também? o que queriam? o carinha era só bicampeão de F1, ultra mega blaster hiper especialista em controlar barata de ladinho….Inesquecível.

Renato Rolim
Renato Rolim
16 anos atrás

Peterson aonde? Eh Jacky Ickx.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Joaquim , querido amigo:
Por vota de 65/66, eu costumava me encontrar com meu irmão mais velho por volta da onze da noite, aos sábados, qdo ele saia dos Diarios onde trabalhava e iamos assistir a sessão da meia noite no cine República (agora é estação do metrô). Mesmo naquela hora tardia era sempre uma polemica pq era obrigatório o usoi da gravata (caiu em desuso pouco tempo depois) e eu nunca ia a carater. Ao contrario, calça rancheira (lembra?) tenis (que horror!), camiseta de meia (lembra?) e blusão de naylon. Me achava o tal pq era o transgressor. Mas sabia dar um belíssimo nó na gravata qdo não tinha jeito. Hj, o peão anda de cabelo pintado, tatuagem de todos os tipos e cores,piercing até no olho (nos tres) parece até um marciano e tudo bem. A gente olha, faz tsc tsc com a lingua e segue em frente.
Não se pode negar. Lá pra trás o estar meio dandi era uma tradição e a transgressão uma necessidade de auto afirmação numa fase que já prenunciava as mudanças que viriam logo em seguida,
Essa garotada não sabe se divertir.

Mal comparando com a F1, cabe a alegoria…
Esse coment tá meio maroto hein?

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

É, para a gente acaba sendo mais uma aula de automobilismo de primeira…

Fotos sensacionais de um tempo bom que não cheguei a tempo de acompanhar… para ver como são as coisas, sinto-me feliz de ter visto Emerson correr na F-Indy, depois de tantas coisas boas na F-1… dali que aprendi a respeitar o Emmo, principalmente dessa %!$&#vitória de Indianápolis em 1989, no alto dos meus 13 anos…

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.
16 anos atrás

Pessoal,
Não duvido que muitos pilotos de hoje sejam tão bons, alguns talvez até melhores do que os dos anos 70.
O que descaracteriza a F1 de hoje como corrida de automóvel é o excesso de tecnologia. Freios, pneus e aerodinâmica praticamente anulam as possibilidades de ultrapassagens. O que mais se ouve agora é: Se sair do trilho, roda !
Oras, com 22 carros andando no trilho, vira desfile. Acabou-se a competição !
Na tomada de tempo já sabemos de antemão quem vai ganhar a prova. Se não quebrar, se não bater, e se não der zebra nas paradas, invariavelmente vai pegar o caneco.
Acho uma grande ironia continuarem chamando a isto campeonato mundial de pilotos. Deveriam mudar para Campeonato Mundial de Mecânicos, porque hoje as únicas ultrapassagens acontecem no Box – vence quem abastece e troca mais rápido os pneus !
Acabou a graça !

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Reginaldo,
Meio fora do tópico mas ilustra bem.
O Belo Brummel, dândi por excelência e árbitro da moda nos tempos vitorianos, dava doze nós na gravata antes de se achar apresentável e sair à rua. O Duque de Windsor, referência da elegância masculina no período entre guerras, dava somente seis nós. Pois é, decaímos até nisso…rsrsrs

amaral
amaral
16 anos atrás

no filme O Fabuloso Fittipaldi – da época do primeiro título – tem uma cena em brands hatch, emerson fazendo algo igual ao q o ickx faz nessa foto, na saída da curva druids, o hairpin (na época dizia-se cotovelo…) depois da largada no fim de uma subida, atravessando ainda mais do q essa foto sugere.
a impressão q tenho era do campeão estar se divertindo, e porque estava perto do fim da corrida q liderava já com folga, certamente.
isso confirma o q um colega afirmou abaixo, q só dava prá fazer isso com o carro já leve de gasolina.
só não sei se é o próprio GP da inglaterra 72 ou uma das provas extra-oficiais q emerson também venceu aquele ano.

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Ai ai ai, Cerga, Romeu, JOaquim. e outros matuzas de plantão.
Que covardia a nossa com os ‘pilotos’ de agora. Nem duvido que sejam bons de braço num kart por exemplo. Algum talento especial devem ter, além da incrivel agilidade na ponta dos dedos para apertar botões.
Perdeu a graça e já faz tempo isso.
Nós, ditos saudosistas, persistimos pq fomos inoculados pelo virus “gasolina-130 octanas” nem isso tem mais. E não tem jeito. É nossa amante visceral da qual não abrimos mão, NUNCA !!!!.
Quando sugem videos fotos, e um monte de etceteras como esses, suspiramos profundamente e vamos assistir DVD’s quase gastos de tanto que já usaram, ou navegamos pelo Tube atras dessas preciosidades.
Somos privilegiados. Nos vimos!!!!. Isso ninguém nos tira.
E a ligeira pendulada do Emerson naquelas 500, mostrou o que o peão sabia fazer a 300 por hora. Que Magna Aula de controle. E uma certa ultrapassada do Piquet de lado !!!! é inesquecível. Eita tempo bão de mais da conta…

Rafael Lucas
Rafael Lucas
16 anos atrás

É isso mesmo Alan, posts como esse juntam a galera boa, que gosta e entende de corrida, que se junta para contar e ouvir historias sobre essa nossa paixão.

Ps:
Êta saudade do nosso templo…

amaral
amaral
16 anos atrás

emerson fazendo a ferradura, interlagos, claro.

e jacky ickx em buenos aires, fazendo uma curva favorita dos fotógrafos – tem foto de todo mundo importante q correu lá nos anos 70, nessa curva; será a tal da urquilla, orquilla? como, rum montilla, quilmes?

cruz
cruz
16 anos atrás

fláávio!
muuuuuiiiiito legal essa coisa de tecnologia da F1: você passa 1h30 esperando ardentemente que alguém ultrapasse alguém, mas qualquer um mesmo – pode ser até o 18º lugar em cima do 19º – e pior é ver depois todo mundo nesse (excelente) blog dizer que foi linda a corrida. eca!! acho que só viu F1 na vida quem viu esses caras correndo. somos espectadores, queremos ver disputas na pista, e de vez em quando no box.
ou seja, mais de 40 anos…

Ney
Ney
16 anos atrás

Desculpem, autódromo. Foi mal.

Ney
Ney
16 anos atrás

Sobre essa polemica de os pilotos antigos serem melhores que os atuais, eu duvido. O que acontece é que antes se atravessava o carro mesmo, era a forma de vir tempo, devido às configurações de suspensão, aerodinâmica e etc.
Mas se puserem hoje o Alonso, o Inglesinho, o Massa, ou qualquer bom piloto de F1, com os carros antigos, vão fazer igual. Tem-se a impressão que são marionetes apertadoras de botão, devido aos sistemas hoje utilizados, à mídia e ao profissionalismo extremado.
Quanto ao Emerson ser piloto cerebral, e não acelerar muito, só quem viu o cara andando com a cadeira elétrica que o irmão e o Ricardo fizeram, aquele fusca bimotor, sabe a verdade. O Rato vinha na curva sul do antigo autrodomo do Rio, a encrenca totalmente de lado, os motores urrando de prazer, e os pneus traseiros querendo sair dos aros, era de arrepiar, como diria um maluco como eu, assistir era um prazer quase sexual, imaginem o cara lá dentro, controlando a cadeira elétrica, ah, ele estava no céu.

Duênio
Duênio
16 anos atrás

Acho um certo exagero falar que os pilotos de hoje não sabem pilotar, que o fazem apenas porque tem ajuda eletrônica, aerodinâmica ultrasofisticada, etc … Os pilotos pilotam o que tem a mão. Se não tivessem criado estas ajudas eles pilotariam as carroças daquele tempo como os pilotos de antigamente faziam.

E parem de falar que os carros eram isso ou aquilo, se esqueceram dos carros asa? Aquilo não era uma ajuda aerodinâmica ultra-sofisticada para a época? E depois ainda tivemos a suspensão ativa que Piquet ajudou a desenvolver e que anos depois foi responsável pelo CARRO DE OUTRO MUNDO, imbatível que deu ate título a piloto mediano.

Se lembrem que naquela época morriam pilotos e ate pessoas do público e isso não acontece mais.

Meu 1º PC foi um 386 que usava DOS e eu achava o máximo e hoje não serve nem para Museu. As pessoas se adaptam as circunstâncias e utilizam o que tem a mão.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Tem razão, tchurma.
Pode ser o Jacky Ickx sim, e não é de se estranhar a atravessada: O cara tambem era do ramo, vi-o de Ferrari 312 B2 em Interlagos pendurado nio último fio na curva do sol…. Com aqueles 12 cilindros gritando e empurrando…

Alan Bandeira Preta:
Esqueci de dizer que quem me deu o DVD foi voce… Mas quem deu seu apelido fui eu…
Abraços e saudades, de Sampa pra Floripa, sem escalas.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Amico mio Veloz HP:
Não tenho, não tenho, não tenho…
Escaneia e manda pelo menos prá mim, please…

.
.
16 anos atrás

Na Lotus 72 acho que é o Ickx.
Mas sinto muito: nosso amigo chegou rápido, perdeu o ponto de freada e a tangência. Saiu bem na foto, mas péssimo no cronômetro.
A foto do Rato na McLaren não é da tocada normal dele, sempre muito redonda e limpa, mas a considerar a sequência da curva, as vezes era necessário entortar na primeira perna, para alinhar na saida, Mantendo o motor cheio, o blocante fazia o resto. Mas era tocada para fim de corrida. De tanque cheio acabaria prematuramente com os pneus.

Fausto Vaz Guimarães
Fausto Vaz Guimarães
16 anos atrás

Gente desculpe mas o cara da primeira foto é o Jack Icxs, o rei da chuva.

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Perdão Comendadore, mas acho que a foto do Lotus é de 1974,se for o #2 é de Jacky Ickx ,repare no capacete,parece preto ,o do Peterson era azul com aba amarela .
Em 74 o Peterson correu com o numero 1,pois o campeão Stewart abandonou a F1.
O Ickx também era da escola de andar de lado ,claro que não chegava perto do sueco .

1GT
1GT
16 anos atrás

Obrigado Comendatore!
Esse fim de ano vai ser echeado de dvds…24 horas de lemans, 500 milhas com o Paul Newman, agora os dvds da 4 rodas…sorte que a patroa não briga por causa da minha paixão por carros…
Outro dia vendo vídeos no youtube, do GP da Suécia com o Brabham ventilador…ali se nota que é o começo do fim das derrapadas…
Esses tempos de hoje…ainda bem que existe o youtube.
De novo obrigado, Comendatore!

A final da Indy 89 é clássica…e mostra a tarimba do Emmo…acho que até hoje eles não entenderam o que aconteceu por lá…hehe

Alan Bandeira Preta!
Alan Bandeira Preta!
16 anos atrás

Boa Noite!
Adoro esses posts, junta a galera boa!
Ate o claudio q tava meio sumido, chega ´teclando pelos cutuvelos´ sem falar nas fotos sensacionais! Carros lindos! Papo bom. Realmente o dvd do Emerson é demais, pena que acaba! O cabra e bao!
Falando em corridas comprei o dvd GranPrix! Meu deus e maravilhoso! Incrivel! Eh um arrepio atras do outro! Comprem tb! rs

Abraco a todos!

Rodrigo Meira - RJ
Rodrigo Meira - RJ
16 anos atrás

Claudio Ceregatti, concordo com vc em gênero, número e grau.

Lembro do meu avô, já falecido, contando como o Emerson era temido pelos adversários, que só de verem o Emmo no retrovisor, tremiam de medo…

Ele colocava uma pressão absurda nos adversários.

E acho q eu já vi em tv, um ex piloto fazendo o seguinte comentário: que Emerson era o piloto que ninguem queria ter no retrovisor.

Bons tempos que infelizmente só acompanho nos Dvds.

Abcs a todos

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Amigo Foresti, aquela F-1 que aprendemos a amar, infelizmente acabou.
Quem viu,viu.
Não veremos mais e nem algo próximo daquilo que um dia foi a verdadeira Formula 1.
Hoje sobraram os delicados e sensiveis apertadores de botões, e campeões de joystick.
E os carros com seus controles de tração, seus penduricalhos aerodinamicos, seus sistemas hidráulicos, seus pneus moles, meio moles, duros, intermediarios, com faixinhas coloridas.
Lotus e Mc Laren iguais a essas, só em fotografia.
Pilotos como Gilles, Peterson e Emerson, só nas nossas lembranças.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Comendadore, amico mio, você tem aí na sua mansão a coleção das revistas brasileiras Grand Prix ?
Se a resposta for sim, então pegue a edição de Julho de 1975 onde tem uma foto do nosso ídolo comum Ronnie Peterson fazendo uma das curvas de Zolder no topo de uma subida à direita, com essa Lotus e vista por trás com os pneus traseiros torcidos e duas enormes faixas de borracha grudadas no asfalto deixadas pelo sueco voador.
Caso não as tenha, dê o berro por aqui que eu mandarei escanear a foto e mando para o nosso amigo kamarada voador publicar, se ele quiser, é claro.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Valeu, José.
Assino embaixo.
Sobre as 500 milhas que o Emerson ganhou – a primeira:
Nada me tira da cabeça que naquele instante que ia ser ultrapassado, num bilionésimo de segundo o Mestre segurou firme no volante, levantou o pé de maneira imperceptível até pra telemetria, e “deixou tocar” o seu pneu dianteiro direito no traseiro esquerdo do tonto ao lado…
Pra mim, ele previu a reação do carro e fez de propósito.
Desde 1989 penso isso, e já comentei com vários essa minha visão da manobra.
Podem me massacrar aqui, despejando impropérios que ele era limpo, rápido, cortês, correto, lúcido, ético, etc, etc, etc.
Mas que ele “armou” pro cara ahhhh…. Tenho ceretza que armou.
O que valoriza ainda mais aquela vitória histórica e inesquecível de um dos maiores de todos os tempos.
Genial – perfeito – maravilhoso.
A cara do Emerson Fittipaldi, meu herói e (infelizmente) quase-patrão.
Um dia ainda o encontro e tiro dele a confissão dessa travessura a 300 Km/hora…

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Contra-esterço é um meio de vida, o modo mais visceral e natural de dirigir, um exercício de direção que praticamente é a extensão do próprio caminhar por sua previsibilidade e naturalidade na negociação com as forças da física. Quando conduzo um tração traseira, a configuração ideal, nunca deixo de em condições ideais, exercer o direito de poder das rodas traseiras….até de moto se a coragem for o suficiente!

josé
josé
16 anos atrás

Realmente o Emerson era e é um piloto cerebral o que não é de forma alguma defeito e alem disso acelera como poucos.Lembram da Indy 500 em 89?
Uma pena que hoje com toda tecnologia de um F1, quase não seja possível andar desse jeito.
Peterson,Rint,Emerson,o inesquecível Gilles,Lauda,Piquet e tantos outros que só os mais “criados” viram são heróis de uma geração.
Hoje é diferente os pilotos viraram bonecas mimadas que nunca dormiram no chão frio de um box,nunca botaram a mão na graxa e a grande maioria não anda metade do que esses caras andavam.

f1

Zalex
Zalex
16 anos atrás

A evolução aerodinâmica e por cosequência um Down Force cada vez maior, ACABARAM com a F1.
Decretaram o fim das derrapagens e das ultrapassagens…

Edu Di Lascio
Edu Di Lascio
16 anos atrás

SEN. SA. CIO. NAL

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

Naquela época, se o carro saia de frente era porquê o pé era muito “leve” …

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

1GT:
Pergunta 1)
Andava-se de lado assim porque vinha tempo. Os pneus da época resistiam ao castigo, e com as baratas lotadas de gasolina para a prova inteira, veja só…
O “tanto” que cada um punha o carro atravessado variava de acordo com o estilo (sim: naquele tempo dava pra perceber o estilo de cada piloto, e era nítido para o público que assistia ao vivo), com o acerto, com a necessidade momentânea da prova ou do treino. O fato é que a turma abusava, e era normal.
Porém mais normal para uns do que para outros…
Além do que, a turma se divertia. Os caras “brincavam” com o carro e com seu talento. Ou coragem, afundando as freadas a tal ponto de ter que consertar o estrago na entrada da curva, como na foto da Lotus com o Mestre Ronnie Peterson.
Pergunta 2)
Se puder, compre o DVD sim. Lá dá pra ver, em muitas imagens preciosas e raras isso tudo que eu disse aí em cima.
O DVD é ducaray, garanto.

AMANDA MARQUES
AMANDA MARQUES
16 anos atrás

É FLAVINHO NAQUELA ÉPOCA OS CARAS TINHAM QUE TER AQUILO “ROXO”. HOJE NA F1 DOMINADA PELA TECNOLOGIA DE SUSPENSÕES, SISTEMAS ANTI-BLOCKING DE FREIOS E CONTROLES CADA VEZ MAIS SOFISTICADOS DE TRAÇÃO ESSAS CENAS NÃO SE REPETEM MAIS!!!
EU DIGO AQUI EM CASA QUE HOJE EM DIA OS PILOTOS NÃO NECESSARIAMENTE PRECISAM ENTENDER TUDO DE MECÂNICA E SIM PRECISAM SER BONS INTERPRETADORES DE DADOS DE COMPUTAÇÃO!! A TELEMETRIA AVANÇOU MUITO NESTA DÉCADA E É IMPRESCINDÍVEL SABER DOMINAR TODAS AS SUAS NUANCES!!! ABRAÇO!!!! ( AINDA NÃO TE ESBARREI!!)

speed race
speed race
16 anos atrás

Ronnie Peterson? Capacete emprestado é?