Indianápolis: mais uma que se vai

SÃO PAULO (tudo bem, tem Índia, Cingapura…) – O porta-voz do Indianapolis Motor Speedway acaba de confirmar que o circuito não vai mais receber a F-1 a partir de 2008. Acabou o GP dos EUA, pelo menos em Indianápolis. Não sei se haverá tempo para armar uma prova em outro lugar.

A falta de empenho de Bernie Ecclestone para renovar com Indianápolis desmente clichê muito disseminado nos últimos anos, de que o mercado americano é fundamental para a F-1 e para as empresas que nela investem. Cascata. A F-1 nunca foi notada pelos EUA. O país pode ser, claro, mercado fundamental para todas as empresas. Mas não é através da F-1 que elas serão mais conhecidas pelos americanos, que simplesmente desconhecem a categoria.

Mercados fundamentais para a F-1 são os países mais populosos, de economias emergentes, cujos governos não medem esforços, nem grana, para conseguir o direito novo-rico de ter um GP. Falo de China, Bahrein, Abu-Dhabi, Cingapura, Índia, Malásia, Coréia do Sul.

Sobre Indianápolis… Bem, o traçado misto era horrível e sem graça, mas ver a F-1 desfilar naquele templo sempre teve seu charme. A cidade tem secular tradição automobilística por causa das 500 Milhas e vivia a prova com alguma intensidade.

O público no primeiro ano foi excepcional, mas começou a cair a partir de 2001. A F-1 tem dificuldade para emplacar nos EUA. Mas ainda cabe na terra dos ianques, claro. Vamos ver se volta. Ecclestone andou conversando com uns caras em Las Vegas. Para o ano que vem, acho que não dá mais.

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Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
16 anos atrás

Sobre o sonho de que a F1 voltasse a correr em circuitos permanentes dos EUA, eu votaria em Watkins Glen, uma pista belíssima. Ou então em Road America, a Spa americana (que pretensão…), que também é um belo circuito.

Alguém citou Riverside… este circuito, se não me engano, foi desativado e/ou demolido, não tenho certeza. A Nascar costumava correr por lá, mais trocaram esa corrida por Sears Point.

Frederico
Frederico
16 anos atrás

Não se esqueçam que este ano a “famosa” corrida indy500 quase não teve como completar o grid. Tiveram que convidar várias equipes e pilotos. Indy e ChampCar estão em crise.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Pois é Pedrão, concordo com você, porém, em 2008 será realizada lá a primeira prova de motos do Campeonato Mundial de Moto GP.
Eles utilizarão essa excrecência de circúito misto para isso, só que, utilizando o sentido de fluxo original da pista.
Tudo por dinheiro, como diz o camelô da TV….

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Queiram me desculpar, descobri que não existem conjugação do verbo “demolir” no presente do conjuntivo.
Então, que não demulam nada, mas sim que ocorra a demolição daquela heresia!
Putz, ficou bem mais poético agora!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Indianápolis, somente o oval, não é? Que demulam aquela heresia, por favor.
Não concordo com os que dizem que oval não é a cara da F1. Se F1 é o topo do automobilismo, devia correr nas principais pistas, e isso inclui sim ovais, faz parte.
O argumento que mata é a segurança, mas sou contra se limitar o esporte por segurança. Você se esforça o máximo para ser seguro praticar o esporte, mas deixar de praticar o esporte completamente por segurança é aquela coisa: deixa que tem quem quer.
Os pilotos hoje em dia querem que correr tenha 100% de chance de não acontecer nada. Eu tenho mais chance de me arranhar indo comprar pão que eles numa corrida de F1, e todos vêem o prejuízo esportivo que isso causa. Não investem em segurança para a práica, mas sim inibem a prática por segurança.

Pistas deviam ter vida, estilo e desafio, e vemos cada vez menos isso. Só artificialismos de países emergentes tentando dar “charme” para uma corrida no lado de fora da pista.
As pistas são iguaizinhas, significam em essência um desafio técnico idêntido, não existe variabilidade.
Para ter variabilidade, e não ficar um mesmo time ganhando como poucos anos atrás, descobriram o artificialismo de novas regras todo ano. Não é sempre o mesmo time ganhando pois sempre um consegue melhor se adaptar a novos pneus, ou a novos motores, ou novas regras de abastecimento.
Não se procura mais soluções definitivas, mal sabem que assim vão acabar com a F1, se não em definitivo, como nós conhecemos.
Divaguei, divaguei…

Tomara que essa pista não volte, e tomara que o futuro GP dos EUA sejam em Laguna Seca, pista de verdade, para carros de verdade com bolas de verdade dentro pilotando.

Rodinei Campos da Si
Rodinei Campos da Si
16 anos atrás

Poxa, Flávio, os EUA contam com uma variedade de circuitos mistos que serviriam para sediar o GP dos EUA, tais como: Laguna Seca (na Califórnia), Riverside (também na Califórnia [já sediou a prova de 1960]), Sebring (próximo a Nova York [já sediou a prova de 59]), Belle Island (nos arredores de Detroit), Mid-Ohio, Elkhart Lake (no Winsconsin), Portland (no Oregon) e Watkins Glen (nas proximidades de Nova York [sediou o GP dos EUA de 61 a 80]). Não seria uma boa?

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Eu ainda brinquei logo depois da corrida deste ano que a prova tinha sido até interessante, por isso Tio Bernie queria romper com o Tony George…

Eu também adoraria uma prova em Laguna Seca, fico imaginando os carros da F-1 chegando naquela chicane antes do descidão em S, aquela segunda perna em que o carro despenca para dentro da curva e depois desce como um esquiador em slalow… Mas é algo que mataria Tio Bernie do coração, então sem chance…

Então, podia voltar à Detroit, que era muito bacana também, vi ótimas corridas mesmo sendo pista de rua… ou chuta o pau da barraca e vai para o aeroporto de Cleveland, com aquelas retas e curvas largas ao extremo, quero ver se não tem ultrapassagem, hehehehe…

fabiano honda
fabiano honda
16 anos atrás

um bom lugar seria a Florida, pois tem homestead e daytona, e eh um lugar que certamente lotaria por causa da populacao latina, com certeza venderiam muitos ingressos…..

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Que lugar de sorte é Indianápolis se livrando do lixo mundial.
Como já disse por aqui, nos EUA eu só moraria em dois lugares apenas :
Indianápolis e Daytona, de preferência em frente ou ao lado das pistas.
Tinha riscado Indianápolis dessa pequena lista mas, após essa notícia alvissareira, ela acaba de voltar.
Porém, creio que o meu destino final será mesmo a Nova Zelândia no ano que vem.
Por lá não tem Ladas não é, meu kompadre kamarada ?
O kontrole de pragas por lá é sério, de primeiríssimo mundo, além do que, tem um dos motociclismos mais evoluidos do Planeta e que tem formado junto com a vizinha Austrália, grandes pilotos nas últimas décadas.
Graças a Deus e a bauxita.

marcos
marcos
16 anos atrás

na realidade a F1 fere o orgulho americano, pq eles não tem uma grande equipe campeã, um grande piloto que sofra o ano todo e sagra-se campeão. como os herois americamos.

E ainda tem dinheiro, gostei Tio Bernie . tem presidente que deveria fazer igual vc, num quer outro quer pega a TRUP pôe no braço a vamu embora e fica ai com suas tranqueiras.

Guilherme
Guilherme
16 anos atrás

Foi a melhor corrida do ano. Lembram dos carros andando um lado do outro por longos trechos? Em qual pista isso acontece? Malásia? Mônaco? Acontecerá em Cingapura? Se as corridas em Sepang, Bahrein e Shangai são chatas, imaginem como serão as novas pistas.

Arthur
Arthur
16 anos atrás

Pistas maravilhosas é que não faltam nos EUA: Sebring, Laguna Seca, Watkins Glen etc. Mas Uncle Bernie gosta mais dessas coisas insossas tipo Sepang, Barcelona, Hungaroring, novo Hockenhein, novo Nurburbring, que um dia terminarão por aniquilar a F1.

Cacá
Cacá
16 anos atrás

Os yankes estão andando e cag…. em ter ou não um GP de F1. Para eles essa categoria nem existe, não é americana.

Fernando Passos
16 anos atrás

Poderia voltar o Grande Prêmio do México! Aposto que a Tecate e o Adrian Fernandez levariam a prova pra lá!

Opa
Opa
16 anos atrás

Que tal Elkart Lake?

Mozart
Mozart
16 anos atrás

Se é pra votar, eu fico com Watkins Glenn, pista bem seletiva e bonita. com muito verde.
Além do mais, foi lá a primeira vitória de um brasileiro.

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Felipe CPS, legal sua resposta.

Mas apenas para esclarecer e terminar com o assunto, conheci os dois guris com quem conversei lá mesmo nos EUA. Eram dois piás que nunca haviam saído do leste americano mas que sabiam bastante (lógico, tudo dentro do seu possível) daqui e que tem imensa vontade de conhecer o “Brazilzão”.

Pois que venham! Certamente serão bem recebidos!

Abs.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Falaram aí de Laguna Seca. Pista excepcional! Mas aquele tobogã seria certamente reprovado pela FIA, por não atender as normas de segurança. Aí, se forem adaptar, destroem o que há de mais belo e empolgante neste circuito: os altos e baixos e as curvas rápidas e desafiadoras.

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

A F1 vai para onde tem dinheiro, porem o malaio nao assiste a corrida e o berenita tambem nao lota o autodromo. O que adianta?

Las Vegas eh um bom lugar, mas para fazer corrida de rua nos EUA eh um porre. As ruas sao todas iguais, angulos de 90 graus em toda esquina.
Tirando San Francisco, todas as cidades americanas sao praticamente iguais.

Fernando Honda
Fernando Honda
16 anos atrás

Laguna Seca ou Road America seriam ótimas pistas pra F1…

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

Estevão: falei do americano MÉDIO, aquele Redneck do interiorzão e tals, não dos gringos que a gente conhece por aqui. Esses geralmente são viajados e conhecem o mundo todo e o Brasil melhor que muitos de nós…

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

A propósito de F1 nos EUA, meu voto vai para Elkhart Lake.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Não daria paea trazer para F1 o mesmo apelo que Indianápolis tem para as categorias ovalizadas dos EUA.

Para F1 aliás, tirando o fato da corrida ser ao contrário com uma bela curva inclinada no início da reta o resto era bem chato.

Chega dessas invenções.

Viva Interlagos antigo, Hockenheim antigo, Nurburgring antigo, Spa antigo e Turquia !!

Red Five
Red Five
16 anos atrás

Visão deturpada é pouco. Em um show do Iron Maiden, em Nova York, na fileira atrás a minha havia um cidadão com uma camisa da seleção brasileira, e que me perguntou se eu havia visto o show anterior no Pacaembu… Na fileira da frente um outro cidadão, que ouvindo a conversa disse que conhecia o Brasil, e que havia feito mestrado sobre o Mercosul. E falava um português impecável.

Quanto à pista, valia pela tradição, curva 1 e reta. Aliás, uma pena não terem aproveitado direito o oval na montagem desse traçado.

E Laguna Seca parece demasiado “perigosa” para a F-1.

Aguentemos então mais uma porcaria asiática Tilkeana.

Vermeulen
Vermeulen
16 anos atrás

Uma prova em Laguna Seca seria sensacional. Mas, para a F-1, a pista é curta, estreita, os boxes pequenos e não há muitas áreas de escape. A Motogp corre lá e as provas são espetaculares. Caso a F-1 corresse por lá, o circuito precisaria de muitas reformas, o que tiraria seu charme, assim como foi feito com o antigo Interlagos. Então é melhor deixar tudo como está.

E a F-1 segue rumo à Coréia do Sul, Malásia, Bahrein, China, Índia, Emirados Árabes. E foge cada vez mais da Europa, sua verdadeira casa. Não temos mais GPs na Áustria, Suécia, Portugal, Holanda. Tudo bem, a F-1 nunca foi bem recebida nos EUA, mas correu em Watkins Glen, Long Beach e Detroit vários anos. Indianápolis tem sua história. Mas os dirigentes preferem ir atrás do dinheiro. E dane-se a tradição!

David
David
16 anos atrás

Laguna Seca é espetacular!
Seria uma boa…

Airton
Airton
16 anos atrás

Vegas, na rua e à noite.

Nelson Biagio Junior
Nelson Biagio Junior
16 anos atrás

Seria legal se a corrida nos EUA voltasse para Phoenix…

[]’s

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

Já vai tarde. Só gostava da curva 1 onde o Ralf bateu e a reta. O miolo é muito chato. Depois do episódio dos pneus, o negócio desandou. Se o mercado americano interessar mesmo, eles arrumam outra pista rapidinho.

Thiago Alves
16 anos atrás

Uma prova em Laguna Seca seria bem interessante, mas não sei se o circuito possui as medidas de segurança exigidas pela FIA.

Japoneis
Japoneis
16 anos atrás

LasVegas seria muito interessante…
Ou entao Miami, visto que la tyem muitos brasileiros…

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Putz, totalmente deturpada a visão do Felipe CVS…

Conheci dois meninos da Carolina do Norte (um de 13 outro de 11) que sabiam mais do “Brazil” que muita criança que na idade deles pensa que o melhor futuro prá si é ser aviãozinho do tráfico…

Abs.

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Aquele Ecclestone é mesmo um ser ignóbio… Como pode alguém que está na situação em que está dizer que os EUA não importam prá F1? Idiota! Na verdade os caras estão pouco sifú praquela anta.

O que as pessoas tem que tem em mente é que mesmo que os EUA não liguem a mínima prá F1, a estavam recebendo muitíssimo bem. E, se alguém quis tirar o GP dos EUA do calendário foi o próprio Bernie. Se dependesse tão somente do proprietário do Indianapolis Motor Speedway, a F1 ainda por lá continuaria.

Outros quetais, a respeito do binômio nós precisamos/eles tem: Qual o combustível da Ferrari? Shell. Quem mais compra Ferrari no mundo? EUA. Onde se vende mais BMW e Mercedes? Provavelmente EUA. Se não fossem tratados na base do cabresto pelo Uncle Bernie, qual o país que mais daria retorno à F1? Brasil? Errou… EUA. Cacete, quem protagonizou a produção em série de automóveis? Henry Ford…

Pô, chega de meter o pau nos caras, caramba. Vamos ter um pouco de humildade e aprender com eles.

Infelizmente é da natureza humana achar que tudo ou todos que são melhores que si não prestam.

Abs.

Souza
Souza
16 anos atrás

Uma pena. Aquele circuito é diferente de tudo que existe na Formula 1.
Pista nos Eua não falta. Basta o Bernie querer. Long Beach seria bem legal.

diego arone
diego arone
16 anos atrás

Eu gostava da prova, por mais ou por menos era “tradição” correr em indianapolis.
Falta tradição na F1 , por exemplo …100 voltas de Le mans, que seria um exelente substituto para a prova francesa.

Vemqtem
Vemqtem
16 anos atrás

Putz… no último GP dava pra ver claramente os vazios na arquibancada, diferente das 500 milhas!

Felipe Cps
Felipe Cps
16 anos atrás

Foi tarde, pelo circuito horrível…

Quanto ao mercado americano, eles tão poufo se danando pro resto do mundo mesmo, inclusive pros europeus. Na mentalidade do americano médio só existem alguns países no mundo:
Alemanha, que é onde o vô de alguns lutou;
Japão, que é um país bem longe, e que também deu trabalho pro vô de outros;
Itália, de onde vem a máfia e a pizza;
Inglaterra, onde tem a rainha;
China que é onde tem gente de olho puxado e, finalmente:
Brasil, aquele país onde toca rumba e cuja capital é Buenos Aires…

Vitor. o de Recife
Vitor. o de Recife
16 anos atrás

Aquele retão gerava boas disputas. Aliás, faltam retas longas com freada forte no fim na F1, é um item bom para ultrapassagens.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

É uma pena, gostava de lá.

Mas local é o que não falta: uma prova de rua em Las Vegas, ou o retorno de Long Beach. Por que não? Tem também RoadAmerica e Watkins Glenn. Nada que uma reforma não resolva.

Peixe
Peixe
16 anos atrás

Abre uma vaga a mais, pelo menos o GP do Brasil passa a correr menos risco!