Klien dentro
SÃO PAULO (melhor correr) – Christian Klien anda hoje com o carro da Spyker em Spa. Ele foi liberado pela Honda, de quem é contratado como piloto de testes. Salvo enorme surpresa, será ele o substituto de Christijan Albers na equipe que, infelizmente, patina, patina e não sai do lugar.
Digo infelizmente porque gosto dessas pequenas fábricas de carros exclusivos, como é a Spyker. E o time é herdeiro da simpaticíssima Jordan essa sim, que deixou muita saudade.
Saudade que a F-1 tem, também, de Eddie Jordan. Por onde andaria o Peruquinha? Curtindo a vida adoidado? Nunca mais apareceu num paddock. Aliás, é uma das marcas da F-1. Muita gente, quando deixa o ambiente, a ele nunca mais volta.
Alguns comentarios:
– O Albers é piloto OK, nem otimo, nem lento. Mas é o cara mais chato do paddock. Moro na Holanda e me divirto em ver até os comentaristas holandeses falando mal dele. O cara é nariz empinado, não admite erros nunca e nunca é simpático com o público.
– Aliás, a cobertura aqui é ótima, começa 1 hora antes da corrida e tem mais uma hora depois, com entrevista coletiva dos pilotos e mesa redonda pra discutir a corrida. Holandês é o povo que mais gosta de F1 que eu já vi. Mais do que inglês (relativamente falando) se você considerar que o esporte não nasceu aqui e eles nunca tiveram campeões
– Sobre o Jordan, estou lendo a autobiografia dele. Bem interessante, muitas histórias de um cara que é um “deal maker” e empreendedor nato. Ele mesmo admite que de carro ele pouco entende, mesmo na época em que era piloto. E dá pra ler nas entrelinhas que ele aprontou muitas, mas também alcançou coisas que poucos conseguiram (4 vitórias!). No geral, tenho a impressão que é um picareta gente boa e competente (ou talvez o contrário). O que é ótimo, no mundo precisamos de picaretas, caxias, criativos, empreendedores, organizados, … se não fosse isso, o homem não teria ido a lua, a torre Eiffel não estaria de pé e a Mona Lisa não teria sido pintada.
– Aliás, recomendo também a leitura da autobiografia do Jo Ramirez. Serve pra ver com mais detalhes a briga Senna x Prost e entender a personalidade do Ron Dennis (na verdade, pra ficar com mais raiva dele ainda)
– Só pra finalizar, o comentário do Flávio Gomes é meio “mala”. Quem disse que o Jordan não quer voltar? Quem disse que ele nunca mais aparece? Por acaso você está em todas corridas pra falar isso? Até onde sei você parou de viajar, certo? Desculpe todas as perguntas, mas sempre fica aquela impressão que você odeia a F1 de hoje (ou talvez qualquer coisa de hoje que não esteja relacionada com coisas velhas), e dá vontade de perguntar “então por que trabalha nisso?”
Abraço
Roberto
O Eddie Jordan não aparece por lá porque deve para meio mundo.
Grande picareta !
Não só os carros amarelos da Jordan eram lindos, mas os primeiros, com aquela cor meio verde, meio azul, com patrocínio da Fuji e 7Up.
Até o dourado, na época da Pegeot era bacana, tinha linhas muito harmônicas.
Albers sempre teve qualidades, sempre foi rápido e sempre o achei bom. Mas todos os pilotos de estilo mais agressivo perderam espaço na nova F1 de pneus duros e gastões demais.
No caso dele, como estava num time fraco, suas más atuações minaram demais sua imagem, hoje aparece um monte de sabichão dizendo que sabia que ele era ruim, etc.
Mas pilotos como Kubica, igualmente agressivo e rápido, também vem se dando mal (apesar que depois do acidente ele começou a ir com mais calma) e ninguém fala nada dele levar uma naba do Heidfeld.
Como as coisas acontecem rapidamente. Dias atrás Albers estava em “alta” participando de um evento Spyker vs F-16 coisa e tal, que até hoje é divulgado de forma relevante no site da própria Spyker. Mal sabiam eles que Albers só tinha dinheiro. Tinha, porque os patrocinadores deram o cano na scuderia.
É bom o time ser mais malandro para não cair mais nesses contos do vigário e contratar pilotos de baixo nível.
É assim que começa o início do fim de um time na Formula-1.
Realmente os carros amarelos da jordan eram muito bonitos…
E esperemos que Eddie Jordan volte na F1 o mais breve possivel…
Ou entao teremos que fazer como o Otavio Mesquita e pendurar uma na parede…
hehehe
O Eddie Jordan também contribui com a versão da F1 Brasileira
Como faz falta a Jordan, a unica equipe que eu torcia….. Hoje torço apenas por pilotos e pela volta da Jordan…. Sir Eddie já falu que vai voltar…. E teremos novamente os lindos carros amarelos na pista…. Saudades de 1999….
E por falar na volta de SPA, considerado por quase todos os pilotos, um dos circuitos mais seletivos da F-1, me veio a lembrança, uma estória curiosa, que muitos que acompanham a F-1 devem se lembrar.
Era o ano da graça de 1986, treino de sábado, últimos minutos da classificação, e a Lotus Renault nr. 12 guiada por Senna, faz uma volta voadora, pole, e com folga de 1 segundo sobre o mais próximo.
Nos boxes, há um certo desconforto, pois o chefão de uma equipe rival, não se conforma, começa a insinuar pra todo mundo que, ” alguma coisa deve estar errada com essa Lotus, ela não anda tudo isso, que ela deve estar fora do regulamento, que os fiscais da FIA devem fazer um exame detalhado no carro, que descobririam o truque etc… ”
Rapidinho levaram a notícia a Gerard Ducarouge, o capo da Lotus.
Resposta : ( simples e concisa )
– Eu concordo plenamente com o exame no carro, mas antes é preciso examinar o pé direito do piloto, que deve estar bem acima do peso .
Eddie estava em Silverstone. A galeria de fotos do grandprix.com tem uma imagem dele de óculos escuros e latinha de Red Bull na mão.
O EJ tem uma coluna, aliás muito boa, repleta de fofocas das internas, na revista F1 (na original, em inglês).
Pq o Lauda é chato?
Enrugado talvez, mas chato…?
Lí recente,emte que ele estaria pretendendo voltar em 2009 à F1 com as mudanças de flexibilizaçào do uso de chassis/motor e etc que Max Mosley estaria pretendendo implementar . Mas falando em saudade ,a F1 só perde em deixar os times chamados de pequenos fora do circo…Surtess ;March ; Shadow; Arrows ; Brabham ; Lotus ;Ensign; Lambo ; Fittipaldi
e etc fazem muita falta , sem contudo ser saudosista ou não analítico(Mantem-se que tem competencia, mas os custos ao decorrer da dácada de 80/90 às ” mataram “….)
derrame de US$ foi muito grande e a médio prazo mostrou-se prejudicial à categoria que na verdade vive da visibilidade que dá às marcas que à patrocinan…
Se o cara não volta é porque não gostava do ambiente ou saiu brigado. O Schumacher saiu e já está de volta. Só pode ser porque gosta. O Piquet sempre aparece, o Jackie Stewart, o chato do Lauda, o Stirling Moss…