Nas asas do SAAB
SÃO PAULO (interessantíssimo) – Muita gente ficou curiosa para saber mais sobre o SAAB que foi postado aqui ontem, aquele vermelhinho 1966 que apareceu no autódromo em Londrina. Belíssima restauração do Braz D’Aquino, nosso Barry Gibb do Paraná.
O SAAB é um carro que tem história curiosa. Alimento certa atração por esses modelos, especialmente porque sua motorização é igual à dos DKWs: três cilindros, dois tempos. Isso até 1966. De 1967 a 1982, salvo engano, motor V4 quatro tempos derivado de um projeto que a Ford abandonou.
A SAAB, sueca, fazia aviões até acabar a Segunda Guerra, e diz uma lenda que 20 engenheiros se reuniram ao fim do conflito, olharam um para a cara do outro e perguntaram: “E agora, Olof?”.
Agora vamos fazer carros, disse um deles, mas 16 dos cabras não tinham sequer carteira de motorista. Antes de se decidir pelos carros, a SAAB cogitou também fazer motos, ou caminhões, ou cozinhas pré-moldadas. Como se vê, a convicção não era muito grande.
Mas como a Europa estava detonada, a SAAB resolveu desenvolver um carro barato e econômico, e em 1946 ficou pronto o primeiro protótipo, o UrSAAB, que parecia uma asa de avião. Desenvolvido em túnel de vento, ficou pronto em 1946, montado com um motor DKW de dois cilindros. Todos acharam o carro meio esquisito, até que um dos engenheiros decretou: “Se economizar gasolina e custar pouco, ninguém vai ligar que se parece com um sapo!”, disse o sujeito o relato está nesse link indicado, do Museu SAAB.
Em 1949, depois de 530 mil km de testes com os três primeiros protótipos, foi apresentado o modelo 92, descendente direto, nas linhas e concepção, do UrSAAB. Então vieram os modelos 93 e 96, e assim a SAAB atravessou as décadas de 50, 60, 70 e comecinho dos anos 80. Se você olhar o primeiro carrinho, da década de 40, e o último, verá que o perfil é o mesmo.
O simpático dois tempos começou a fazer fama internacional quando Erik Carlsson ganhou três vezes seguidas o Rallye RAC, na Inglaterra, e depois papou duas vezes em Monte Carlo. Na geral. Isso tudo entre 1960 e 1963.
Veio o modelo Sport, 850 cc, e depois o Montecarlo, para comemorar as vitórias de Carlsson. Antes dele, uma moça bonita chamada Greta Molander também arrepiou com os carrinhos barulhentos e valentes nas pistas.
Selecionei alguns YouTubes saabísticos para deleite de Vossas Senhorias, que podem ser apreciados ao longo da tarde, porque daqui a pouco me enfio num estúdio da Eldorado-ESPN e blog, só amanhã.
Divirtam-se com este automóvel interessantíssimo. Tão interessante que se disserem que eu estou atrás de um, negarei até o fim dos tempos. Afinal, tenho mulher e filhos.
– Uma sinfonia em dois tempos.
– Um rali histórico na Suécia em 2005.
– Mais um rali de históricos na Suécia com vários modelos, entre eles alguns 96 (nossa, que coincidência esse número…).
– SAABs correndo na Suécia, em pista de asfalto. Vejam como faz curva, o bichinho.
– Na América um SAAB-maníaco e seu brinquedinho barulhento e fumacento.
Abaixo, algumas fotos que compõem um bom painel sobre este carro que, se eu pudesse, colocaria na sala de casa. O problema é que não cabe no elevador.
Erik Carlsson, meu herói, num rali na África
Restauradinho, configurado para um rali de clássicos na Bélgica
Sim, no Japão eles também curtem o modelito
Destemido, enfrentando a poeira em mais um rali
Carlsson já velhinho, em 1987, com o carro que ganhou Monte Carlo
Greta Molander, minha heroína (adoro essas minas que aceleram)
Mas esses ai são muito mais bonitos que os Lada Laika, e mais velhos…
Só não pode virar o novo carro mania.
parabens Flavio……..parou um pouco de falar em LADA
Eu não tenho, nem tive Saab, mas tive um Heuer Monaco igual ao do Steve Mcquen em 24 de Le Mans. Tive uma proposta irrecusável e vendi. Mas me arrependo até hoje.
Olha o Gomes, só no dialeto “essas minas…”
Carlsson não gostava de aliviar muito nas curvas pois o dois tempos denunciava com alarde quando o piloto tirava o pé, resultado: muito pé embaixo e muito tombo do simpático carrinho que rolava sobre o teto e caia de novo sobre as 4 rodas. O V4 era ford sim, e 4 tempos como registrado abaixo.
Adorei os vídeos, e o carrinho é muito bonito ! Curto muito aquele modelo de Saab que aparece na cor branca no começo do vídeo do americano…
Eu nunca tinha chego perto de um Saab, nem novo nem velho, e fiquei encantado com aquele “preparadinho” de Londrina.
Bacana os 3 filtros esportivos no motor!
Quem pintou o caneco em rallyes com um SAAB 96, foi a Pat Moss, irmã do Stirling Moss.
Caro Sergio Barros,
Seu exemplo está errado !
O motor V4 é 4 tempos – um Ford legítimo.
E a posterior associação com a GM foi mesmo estratégica…para aGM.
A única afinidade entre os motores antigos dos SAAB com os DKW, é o fato de serem ambos 2 tempos.
(até 1965).
Mas os motores Saab sempre foram muito, mas muito mais elaborados.
Tem um 1965, modelo 96, na minha garagem. É de único dono, com manuais e mais um grande caixote de repuestos. Tem até Heuer no painel. E está a venda.
veja o site
http://www.vsaab.com
e um grupo de americanos entusiastas da marca
mes passado comprei a grade do capot do meu que e um 1956 e com 99 por cento de certeza que era do niemeyer
me envie o seu site que lhe enviarei fotos do meu pimpolho
e um 93 1956 mas o motor ja e um vw 1.6 a ar com um carburador oriundi de um gol bx
saab land conte comigo tenho bastante material pra lhe fornecer
sugiro pv 444 land,jkland,unimogland etc
jose carlos
sete lagoas
A diversidade sempre é bem vinda, e novas idéias e conceitos podem surgir, quebrando paradigmas.
Motor V4 2 tempos por exemplo.
E particularmente, acredito que a GM deu é mais fôlego a Saab, não o contrário, senão seria outra marca que sairia de cena, e me lembro que inclusive o Lotus Engeneering atuava para eles também.
A algum tempo, postaram aqui uma exibição da equipe Saab, um show, está no you tube.
Flavio.
Procurando um para comprar, ai vai a dica onde encontrar.
http://articulo.mercadolibre.com.uy/MLU-4493079-escucho-ofertas-saab-ano-1965-_JM
Abracos
JR
Flávio… lembra-se de quando vc. disse que no caso stepneygate só estava faltando uma mulher? Ela apareceu: Trudy – esposa do Coughlan também está sendo processada pela Ferrari. Então já temos muitos ingredientes para um épico do suspense?
Abraços
É uma idéia, SAABland…
DKWs ; Ladas e Saabs… Deus , a onde isto vai parar ? Aonde ????Diga-nos !!!!! Tá bom , FG, Após DKWlands, Ladalands , por que não SAABlands ???? A GM acabou matando a marca….Aqui no Brasil chegaram alguns exemplares após 1990…. postem imagens blgs do Brasil varoníl ,please !!!!????
FG estes carros tinham uma identificação, coisa rara nos dias que de hoje, em que VW se parecem com Audi, e demais clones
FG,
fui conferir os treinos da F1 hj em Spa e na volta passei na cidadezinha pra comprar as famosas cervejas belgas. a cerva local, bobeline tem o site:
http://www.bobeline.be/
e lá tem mais SAAB por concidência pura. olha do lado direito uma galeria de fotos dum rally em Spa.
abracao!!!
“Alimento certa atração por esses modelos”
Tá bom; quando aquele vermelhinho chegou no autódromo em Londrina, já escuro, eu e o FG estavamos petiscando umas batatinhas, ele largou tudo, inclusive o celular em cima da mesa e saiu disparado atraz do Saab. Olhou, acarinhou, abriu o capô (preso com uma cinta de couro), entrou, sentou, admirou, crivou o dono de perguntas e quando foi dar partida pra ouvir o poderoso ronco do motorzinho de 800 cc, nheim, nheim, nheim…simplesmente não quis pegar.
Mas que o danadinho é bonito não se pode negar.
Tirei as fotos do FG (mando hj a noite camarada) em varias poses.
Tava com a cara parecida com a minha depois de meu passeio pelas retas e curvas de Londrina…
Faltou mencionar aquele fanático por Saabs do filme ”Crazy People – Muito Doidos” com o Dudley Moore se não me engano. Uma das melhores comédias que já assisti.
A Saab continua projetando e fabricando aviões até hoje, principalmente militares… o Draken, o Viggen e o Gripen são alguns exemplos.
Super lindos!