11 de setembro

SÃO PAULO (já) – Seis anos atrás, como todo mundo, assisti perplexo pela TV ao que acontecia em Nova York, depois em Washington.

Rabisquei então algumas linhas, um texto chamado Planeta das baratas, que na ocasião teve bastante repercussão entre os leitores do Grande Prêmio. Não existia este blog, na época.

O tema voltou à tona em colunas que escrevi nas semanas seguintes, rodando o mundo atrás de corridas de F-1 enquanto o mundo, naturalmente, estava muito mais preocupado com outras coisas. Se interessarem a alguém, estão neste índice, é só procurar pelas datas.

Acho que todos se lembram onde estavam naquele dia, naquela hora da manhã. Relatos pessoais sobre o episódio são sempre interessantes. Fiquem à vontade.

Subscribe
Notify of
guest

85 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edu
Edu
16 anos atrás

Smith disse: “O ser-humano é uma doença e precisa ser dizimado”. Curiosamente, parece que ele também não tem nada contra as baratas… Eu gosto mais do meu Shi-Tzu do que da maioria das pessoas… Alguém lembra do Lulu: “Não desejamos mal a quase ninguém”?
“Remember, remember, the 5th of november…”, ou seria “september 11th”?

Marcelo
Marcelo
16 anos atrás

Flávio,

Achei simplesmente patético o que você escreveu sobre os atentatos terroristas … culpar as vítimas para defender as suas teorias da conspiração … Fique no automobilismo que é a sua área …

carlo paolucci
carlo paolucci
16 anos atrás

Gostei Ricardo, seu argumento postado em 12/09/07 às 11:15:44 é inteligente & crítico, absolutamente oposto em forma & conteúdo aos emitidos pelos otários-representantes da direita-profissional tupiniquim. Quando existem idéias contrapostas, o que se ganha é respeito, o resto se limita a palavras de ideologias reacionárias, sejam de onde elas venham. Vc é meu antagonista-lúcido.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Na hora mesmo do ataque eu estava ainda dormindo. Ainda trabalhava na pequena editora de um amigo meu e entrava ao meio-dia. Saí de casa e nem sabia de nada. Quando parei no ponto do ônibus, o boteco em frente estava com o rádio ligado e eu escutava muito desconexamente algo como acidente e tal. Achei estranho e liguei o walkman para colocar na Rádio Bandeirantes. Quando passei a ouvir, os caras estavam recapitulando… ouvi falar que um avião havia batido no WTC. Pensei “puxa, deve ter sido feio”. Daí ele fala que uns 10 ou 15 minutos depois veio outro avião e bateu também. Pensei “caraca, que por.ra é essa, festival da barbeiragem?”… quando falou que havia suspeita de terrorismo, logo lembrei das embaixadas na África e pensei que podia ser coisa daquele tal árabe e tal… fui ouvindo a rádio até chegar na casa onde ficava a editora. Meu amigo nem tinha ligado nada ainda, daí já fui ligando a tv. Aí que fui ver as imagens das duas pancadas… o Pentágono… daí nem trabalhamos, só ficamos vendo GN, CNN, BBC e tal…

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
16 anos atrás

Me lembro muito bem deste dia, estava meio frio e nublado aqui em São Paulo e eu estava indo para a Junta Comercial na Barra Funda e caminhava da estação de metro Marechal para lá e passei em frente a um bar que tinha uma televisão mostrando o Pentagono e não entendi bem o que estava acontecendo. Pela incredulidade das pessoas num primeiro momento pensei que estava havendo uma invasão extra-terrestre ou sei láo o que, tipo Independence Day

Side Show Bob
Side Show Bob
16 anos atrás

Lêia-se “alertára”.

Side Show Bob
Side Show Bob
16 anos atrás

Estava no escritório, quando meu ex-sócio desligou o telefone dizendo que um cliente o alertará que um avião havia “batido na torre do playcenter (sic)”.
Como não sou de São Paulo não dei muita importância, pois imaginei um monomotor ter colidido com algum brinquedo do parque.

Após meia-hora, um outro sócio cochilava diante da tv me dirigi para desliga-la, quando percebi a dimensão do evento e da ignorância do cliente.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
Paolucci, Hiroshima e Nagasaki foi coisa de amador perto do que Stalin, Mao Tse Tung, Pol Pot, etc. fizeram. Coisa profissional mesmo. “Só” uns 80 milhões de, como é que voces dizem mesmo ? “Ovos para fazer omeletes” ? E olha que nem em guerra eles estavam.
Mas cá entre nós, não precisamos de passado para atestar as burrices ideológicas não é mesmo ? Exemplo de momento é o excesso de câmeras no Iraque e a falta delas em Darfur, no Sudão. Enfim, enquanto houver alguem disposto a morrer por uma ideologia (qualquer uma) sempre haverá um “benevolente” do lado oposto para lhe satisfazer a vontade. O diabo é que ambos se justificam do mesmo jeito…
[ ]´s

Luciano Falkowski
Luciano Falkowski
16 anos atrás

Estava eu numa aula do cursod e Direito, quando fiquei sabendo da notícia. O professor era um cabra completamente anti-EUA. Lembro de no intervalo ir no banheiro, tirar uma água do joelho, e lá estava o professor. Lembro que ele me olhou, e disse: “Não fui eu!”. Caímos na gargalhada. hehehehehe

Meu pai e meu irmão moravam lá nessa data. Eles sentiram de perto a comoção norte-americana (moravam em Chicago).

Ca
Ca
16 anos atrás

Pois é, lembro-me bem tb. Sendo de manhã, estava na facu esperando começar a aula numa sala quase vazia. E era justamente de telejornalismo. Por isso, tinha uma TV na sala, daí ligamos qdo alguém veio anunciar o fato.
E se não me engano.. o Pedro Bial cobria? ou o Bonner? whatever… É impressionante se ver toda aquela movimentação ao vivo. Mas depois até se cansa com a overdose na TV durante o dia todo repetindo as imagens, não?
Anyway, se os EUA já eram um povo em pânico constante, depois de tudo aquilo ficou ainda mais e o Belzebush ajuda com sua política militarista e de dominação.

Antonio
Antonio
16 anos atrás

Eu estava no andar 85 de um das torres
Ouvi o estrombo e a gritaria, desci correndo pelas escadas aos gritos de Phudeu ! Phudeu ! Alguns americanos andavam tranquilos dizendo take it easy ! calm down ! e eu não quis saber. o resto é história.

bob esponja
bob esponja
16 anos atrás

eu estava la em NY, mais precisamente na 23rd avenue.

Havia chegado um dia antes, no dia 10 de setembro, com minha namorada, inclusive avistamos as torres no na chegada do dia 10 e comentamos em ir visitar o WTC durante nossas ferias por la… mas no dia seguinte os dois predios cairam!

Saulo Novaes
Saulo Novaes
16 anos atrás

Eu estava em Sorocaba (morava lá ainda), numa lojinha de xerox em frente a um cartório. Estava plastificando uns documentos, acho que o título de eleitor e uma carteirinha do cursinho. Eu saí do cartório, entrei na lojinha e vi que a TV estava ligada na GloboNews, o que era uma raridade. Ninguém via GNews num estabelecimento comercial àquela hora da manhã. Fiquei contente, pq minha irmã já trabalhava lá, então podia ser que passasse alguma reportagem dela gravada, ou outra coisa, pq ela ainda estava na casa dela; só entrava na tv depois das 14h. Deixei plastificando e fui na esquina tomar um café numa padaria, pedi p/ viagem o café e fui comendo um pão-na-chapa até a lojinha. De repente o plantão da Globo com aquela música de pânico entra na TV do fundo da lojinha, que eu nem tinha reparado, e me virei p/ TV da porta que estava na GNews. “Um avião acaba de colidir contra o WTC em NY, vemos imagens ao vivo do prédio em chamas”. Nessa hora o cara mudou p/ Globo pq quem falava era o Tramontina, ou sei lá, um dos âncoras dos jornais mais capacitados p/ tal. E as imagens flagraram o segundo avião entrando como faca na manteiga na lateral da Torre 1. Eu não acreditava. Eram 9 e pouco da manhã, e fiquei até o meio-dia em frente a TV da lojinha, narrando os fatos p/ quem chegava ali e perguntava o que estava acontecendo naquela parte do mundo. E um monte de curiosos elaboravam as mais malucas teorias sobre tudo o que eles etavam longe de entender. Só teve um cara que ficou triste com o fato; o resto era só anti-americanismo de oportunidade sendo mostrado na hora, e senti um certo nojo de estar ali. E apenas o sujeito que ficou triste falou: “é terrorismo. É a segunda vez que tentam derrubar esse prédio. Só pode ser”. Saí dali naquela hora, achando que o homem tinha razão. Terminei o que tinha de fazer no centro e corri p/ casa. Peguei o telefone e liguei p/ minha irmã no Rio de Janeiro, e ela disse que ia p/ TV mais cedo pq a direção da GNews falou que queria todo mundo lá, e ela me explicou o resto que eu não sabia. Avisei quem podia pelo telefone e passei a tarde na frente da TV, vendo depois os prédios desabarem. Fui p/ o cursinho à noite e todos só falavam disso, e alguém que conhecia alguém que tinha ido lá no WTC, e um outro que morava em NY, e uma outra que estava fazendo intercâmbio lá, etc. Nem teve aula direito. Triste!

914 GT Sunoco
914 GT Sunoco
16 anos atrás

Estava em Cuenca, Espanha. Fazendo turismo com a patroa, numa boa. Hospedado no parador nacional (mais um convento magnífico transformado em hotel… pelo menos a gerra civil espanhola deixou algo de bom).
Cheguei de viagem, fiz check -in, almocei…. o restaurante do Parador é onde era a capela do convento. Show. Bom, hora de dar uma caminhada pelo lugarejo. Cruzamos aquela ponte sobre o despenhadeiro, altíssima.. naquela lerdeza de férias, depois de um almoço regado a rioja. Chegamos na praça da matriz. Vazio geral. Isso já eram umas três da tarde. Todos os botecos, restaurantes, etc com TV apinhados de gente. Deve ser algum jogo, comentamos. Ando mais… na praça, um taxi com o motorista com o rádio à toda altura, o bicho em pé, falando com um colega , com aquela cara de quem acabou de ver o chupa-cabras ao vivo…. ouvi que algo louco estava acontecendo, reboquei logo a patroa para o primeiro boteco apinhado de gente, e éramos mais dois a ver televisão, junto com a tia que lavava copos, com o guarda com aquele chapéu ridículo que usam lá, com um monte de personas que pareciam saídas de um filme do Almodovar. Gente .. como a gente. E vi pela primeira vez aquelas imagens que vimos inúmeras vezes desde então.
Incredulidade total.
Que pasa? O que vai acontecer?
Aonde vai o mundo agora?
Resumo da ópera: lá, de volta ao hotel, e CNN quase que 24 horas por dia, com um break para algumas horas de direção maravilhosa até Barcelona, e uma vez lá, tome mais CNN (e mais Tapas, e mais cerveza, e mais rioza, e mais tempranillo crianza, e por aí vai).
Jamais me olvidarei
E, se fosse na época, meu nick seria simplesmente….M5.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Eu estava em NY no dia. Não gosto de lembrar. O cheiro era insuportável. Faltava comida nos dias seguintes. Água mineral também. Minha mãe nunca mais foi a mesma.depois desse dia. Ela viajava comigo, estávamos em um hotel em frente o Madison Square na 7.a . Minha mãe acordou cedo e iria para o Soho e Chinatown para compras. Não entendemos inicialmente o que estava acontecendo. O que mais marcou para ela foi quando descobriu que alguns daqules pontinhos pretos caindo eram pessoas desesperadas. Ela achava que escutava as pessoas pulando gritando, mas eram muitos barulhos misturados e apesar de não estarmos longe, também não estávamos perto o suficiente para escutar os gritos das vítimas. Mas ela até hoje acha que ouvia os gritos. A verdade é que o cheiro daquilo para mim permanece até hoje, marcou muito mais que a visão da queda dos prédios e dos pontinhos pretos. Nos dias seguintes eu tinha a impressão que respirava cinzas das pessoas. Voltamos ao brasil só no final do mês. Alguns amigos me falam que eu estava no lugar certo na hora certa, mas esse é um assunto proibido ainda aqui em casa, pois minha mãe era super light e hoje está sempre a beira da depressão. Esse dia deixou minha família ( sou filho único) mais triste. Meu pai, estava desde domingo à noite, 2 dias antes, em filadelfia, visitando uma fábrica e voltaria no dia 12, mas com o ocorrido voltou mais cedo. O mais estranho pra mim, é que apesar de termos ficado apenas 2 semanas, parece que foram 2 anos. Não via a hora de poder voltar para casa.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Eu me lembro muito bem… lá por volta do dia 03/09 havia feito uma video conferencia no WTD de São Paulo, conheci algumas pessoas no lugar que poderia ir trabalhar.
Dias depois (11/09) estava em meu emprego (perto do Aeroporto de Congonhas) quando recebo uma ligação de um amigo meu dizendo: “Cara… caiu um avião no WTD”… me assustei… imaginei o avião decolando de Congonhas , fazendo uma curva a esquerda e derrepente tendo um problema… caindo no WTD de São Paulo… foi muito estranha… nesse hiato da conversa o meu amigo do outro lado da linha, fica mais agitado e fala: “Cara, procura uma TV, acaba de cair outro avião no WTD?!?!?!?”. Foi um segundo que pareceu uma eternidade… e senti um misto de alivio (pelos amigos que tinha feito na semana anterior) ao mesmo tempo não pudia acreditar no que acontecia. Já em Santo André, minha Esposa e Filhos viam o segundo avião se chocar ao WTD (ao vivo)… vivendo uma das cenas mais marcantes do Século XXI.
O dia fecha em grande estilo, pois subo num avião para ir a Belo Horizonte… dia cheio… dia inesquecivel… dia muito triste!!

Pablo Vargas
Pablo Vargas
16 anos atrás

Como dói, quando a guerra chega em casa.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Eu estava trabalhando e vi em reprise depois, no mesmo dia, claro.

.
.
16 anos atrás

Ouvi a notícia no rádio do carro e voltei para casa. Acompanhei tudo pela CNN. O ataque a 2a. torre. A queda dos 2 prédios.
Eu tinha um amigo que trabalhava lá. Liguei. Ele estava tentando escapar do prédio mas preocupado com o filho. A esposa dele estava na Alemanha e ele deveria pegar o menino na escola. Não conseguiu. Fui a última pessoa a falar com ele.

Renato
Renato
16 anos atrás

Acordei cedo como todo dia e as 6:30 estava no ponto de ônibus para o trabalho. A cidade (Campinas) estava estranhamente quieta. O primeiro colega que chegou contou do assassinato do prefeito Toninho naquela noite. Foi um soco no estômago. Prostração e incredulidade. Tiros em um sonho.
Já no trabalho estávamos em um treinamento em sala fechada, alguem puxou a internet num intervalo e o bicho pegou.
Pensei em conhecidos que estavam nos EUA a trabalho, sem ter a ver com a história. Me ligaram de casa.
Honestamente o assassinato de Toninho nos arrasou mais que NY.
Na volta, dia cinzento e garoando, ao entrar na cidade vi os helicópteros da mídia sobrevoando o cemitério cobrindo o enterro. Tenho essa imagem gravada na retina.
As ruas desertas, fui pra casa e assiti aos jornais.
A sensasão de sonho assassinado não me saiu da cabeça…

machinist
machinist
16 anos atrás

Estava de mudança pra Sampa. Arrumando a mudança quando fui almoçar na casa dos meus pais. Eles disseram que as torres tinham sido atacadas, e uma já tinha caído. Fiquei perplexo, acho que como todo mundo, vendo TV até as 15:00. Voltei de Sampa meados de 2003, mas esse evento é o tipo da coisa que marca cada detalhe do que você estava passando enquanto tudo ocorria. Particularmente acho que o pentágono não foi atacado por um avião. Acho também que todo o alto escalão do governo sabia que iria ter o ataque. Talvez não soubessem a magnitude, ou o alvo. Mas com certeza sabiam que algo iria acontecer em breve, e deixaram acontecer. O motivo é bem óbvio: Arranjar uma boa desculpa pra estabelecer uma base forte aliada aos EUA no oriente médio. Petróleo, intimidação do Irã, ajuda a Israel.. Algo assim. Quanto o pentágono, pode até ter sido um míssil americano mesmo. Quanto ao outro avião que caiu, também é estranho. Há relatos de que não existia nenhuma parte de fuselagem grande o suficiente que identificasse o tamanho do avião que caiu. Não tinha turbina, ou fuselagem… Era somente um grande buraco no chão. Estranho não?? Uma coisa é certa… A história sempre é contada por quem tem o poder da informação…

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

eu tava trabalhando e larguei tudo para ver as imagens,nao dava para acreditar!quando a ficha caiu fiquei com a sensaçao que uma guerra seria inevitavel!infelizmente deu nessa %!$&#toda,pessoas inocentes sofrendo por causa de petroleo!!

Jonatas Boer
Jonatas Boer
16 anos atrás

Eu estava no 1º ano de Ensino Medio na época, iniciando minha vida no interior (periodo de transição terrivel em minha vida) e cheguei em ksa da escola por volta de 12:30… e liguei a TV, pq no msm dia mataram o prefeito de Campinas, aki perto, ai minha mãe pediu pra eu ligar a TV e me deparei com edificios em chamas… até então num tinha noção do q qra akilo, pra mim “simplesmente” foi um acidente aereo, até q nas legendas, acho q da TV Record na epoca, vi q suspeitava-se de um atentado terrorista… ai em sequencia, minutos depois, vi ao vivo e cores as torres desmoronando… foi algo marcante, num esqueço… incrivel, e nesse msm dia, minha irmã por parte de pai foi internada as pressas no hospital São Francisco de Americana com infecção feia na bexiga. Pois eh… esse foi meu fatidico 11 de setembro… e lembro-me tbm q na corrida seguinte, em Monza, a Ferrari correu sem nenhum patrocinio e com o bico negro, em sinal de luto… foi um fim de ano marcante…

datacenter
datacenter
16 anos atrás

e o Stalin, Brejnev, Antropov, etc. eram o que ? carcereiros ?

carlo paolucci
carlo paolucci
16 anos atrás

Nunca se esqueçam: Bush é apenas o bufão, canalha é o povo dele!!!

carlo paolucci
carlo paolucci
16 anos atrás

Essas fotos de Hiroxima de maio de 1945 são estarrecedoras. Quem as promoveu foi um povo que se determina o carrasco dos inferiores, através do maior homicida da história moderna: Truman, o presidente dos norte-canalha-americanos da época . Lastimável que 450 mil civis tenham sido calcinados em menos de 03 segundos e ñ havia nenhum alvo militar considerável para tamanho genocídio. PARABÉNS GOMES por ñ nos deixar esquecer o quanto a direita-profissional é capaz de ofertar tamanha bestialidade e mesmo assim angariar multidões de otários-admiradores. Pobres tolos!!!

brasil
brasil
16 anos atrás

outra ..essa historinha que alguns acreditam e a maioria nao…e velha …nao fui eu quem inventei…nao sou a favor como ja disse de nenhum dos lados…se alguem estiver me espionando …nao tem problema …nao vai achar nada de interessante …em termos policias…pois sou honesto …nao cometo crimes…e blog e para dar sua opiniao sobre o topico…agora acredita nela quem quiser….valeu

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
16 anos atrás

Realmente é difícil esquecer aquele dia. 7° período da faculdade: estava numa aula chata (pelo menos a professora era bonita) quando alguém saiu da sala e voltou com a notícia. A aula praticamente acabou e todos foram para o Centro Acadêmico assistir às notícias na TV.

João Henrique Alves
João Henrique Alves
16 anos atrás

Flávio, ouça o cd “Amused To Death”, do Roger Waters. é de 1991, editado 3 meses antes de explodir a primeira guerra do golfo. na música “Bravery os Being out of Range” explicita bem isso o que vc diz no seu belíssimo artigo. abraços.

brasil / ameacas
brasil / ameacas
16 anos atrás

meu amigo… claro que sei que posso ser detectado…mais porque ? sera que falei algo de que ninguem sabia …ou suspeitava …ou ja tinha ouvido falar…acredito que nao…por isso nao sou a favor de guerras ..e sim pela paz …isto e crime ?

Ao brasil
Ao brasil
16 anos atrás

Cara, se liga, vc está batendo na porta errada. Não dê chance para o azar! Olha isso: mané conectado>provedor>site destino>resposta do servidor>conectado> < http://www.n2yo.com/> = ?

Arquimedes
Arquimedes
16 anos atrás

Lembro bem deste dia. Estava trabalhando na Embraer quando começou todo o comentário do tipo: “Estão atacando os Estados Unidos”. Toda a área de TI praticamente parou de trabalhar. Lembro também que, por conta disso, vários contratos da Embraer foram cancelados e várias pessoas foram demitidas. Foi triste, também. Os funcionários entravam e ao chegar na sessão, os supervisores pediam o crachá e acompanhavam o indivíduo até a saída. eu trabalhava como terceiro e meu posto de trabalho na área de desenvolvimento de software também foi fechado.

pokemon 123
pokemon 123
16 anos atrás

pois é josé da Silva.
Vc que se diz “estudado” acredita na “auto conspiração” norte americana, deve ter mestrado, doutorado e pós doutorado em …fantasia histórica, talvez ?

Ironias a parte, e sem querer ofender quem quer que seja, é tão absurdo pensar que tem gente que crê que caiu um míssil no Pentagono, que só levando para o deboche.
Pesso desculpas se o ofendi, mas , um evento dessa trágica magnitude, documentado ad nauseam, por todo tipo de dispositivo disponivel, ser catalogado como “conspiração”, é um pouco demais para minha inteligência pokemonesca.

sandro santos
sandro santos
16 anos atrás

Quem planta o mal colhe o mal , que eu lembre o tio SAM só plantou coisa ruim , como diz o povo TOMOU PAPUDO.

Lemigrant
Lemigrant
16 anos atrás

Se foi terrorismo mesmo, achei bom.. nao pelas vitimas claro, mas para dar uma “acordada” no que é esse dominio americano no mundo, e tambem pq eles mesmo matam o mesmo tanto de gente em questao de horas pelo mundo (testes de medicamentos, financiando guerras etc etc etc) entao aquilo ali so teve mesmo o apelo visual pelo milagre da tranmissao ao vivo..pelo espetaculo mesmo, que é, depois da guerra, o que os americanos mais sabem fazer…
Agora se foi amaçao (alguem viu algum aviao no pentagono?? Uma asa pelo menos??) ai ja sao outros 500.. com certeza é bem possivel isso (eu acredito) pois por petroleo, $$ e guerra, o americanos fazem qq coisa!
Abrs!

Renato Bellote
Renato Bellote
16 anos atrás

Bem, eu estava na faculdade e alguém chegou dizendo que um avião tinha destruído o WTC. Mas da Berrini!

Quando voltei pra casa é que vi o tamanho da desgraça.

Bem lembrado pelos comentários anteriores que Bin Laden e Saddan foram criados pelo próprio regime da política externa norte-americana. Depois acabaram se transformando em problemas. Ou não?

A verdade é uma só: as decisões dos governantes sempre acabaram em sofrimento. E essa palavra tem o mesmo sentido, seja em NY, Washington, no Iraque ou Afeganistão.

abs

virgo
virgo
16 anos atrás

Fico com a frase do Mestre Joa: Vi um gigante de joelhos clamando por misericodia… grande frase.
Engraçado que ninguém lembrou que o Bin Laden foi um subproduto da guerra fria, treinado e armado pelos americanos quando lutava no Afeganistão ao lado da resistência afegã. Aparentemente a birra dele com os americanos veio do fato de terem sido abandonados aa propria sorte quando o assunto deixou de interessar aos americanos, mas não lembro bem da história.
Alguém aí embaixo disse que quem anda com morcego acaba dormindo de cabeça para baixo… Grande verdade! Também poder-se-ia dizer que quem cria cobras sempre acaba mordido…

Joséda Silva
Joséda Silva
16 anos atrás

Um cidadão que se auto-intitula Pokemon 123 me manda estudar?
Argh!!!!

.
.
16 anos atrás

valdir, nã seja mal informado

um avião do porte de um 757 sequer conseguiria manter uma trajetoria próxima do chão a velocidade de 200 m/s (720 km/h, ou 390 kts), e dado que as paredes do pentagono são reforçãdas, se desintegraria sem abrir aquele rombo de parte a parte

pokemon 123
pokemon 123
16 anos atrás

José da Silva; brasil, afff…esse é o retrato acabado do brasileiro.
Que exemplos dignificantes.
Voces devem acreditar em mula sem cabeça, papai noel, e outras coisas mais né?.
Ora vão estudar suas, suas, suas…..argh!!

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Filosofias à parte, eu estava indo para o trabalho, mais ou menos 9:30 da manhã e no rádio, os locutores perdidos para dar a notícia, pq ninguém sabia se era acidente ou o que era aquilo. Só depois que o segundo avião bateu na torre sul, começaram a surgir boatos de ataque terrorista, depois foi consolidada a notícia de ataque terrorista, com os aviões do pentágono e da pensilvânia.

Era uma época particularmente difícil, pq eu tinha me separado da mulher naquela semana.. hehehe fiquei assistindo aquilo preocupado e também fulo da vida com os problemas pessoais, enfim, não foi nada fácil aqueles dias… era uma notícia ruim atrás da outra… hehehehe

Depois da tempestade, veio a guerra do Afegasnistão e eu voltei com a minha mulher…

Na verdade o que impressiona hoje são os relatos dos bombeiros que trabalharam meses no chamado hoje de marco zero, e os problemas de saúde que eles enfrentam depois de 6 anos, muitos com câncer, leucemia, insuficiência respiratória, e alguns já morreram.

Um médico legista conta que quando fez autópsia em um dos bombeiros mortos há pouco tempo, se assustou com o tamanho dos pulmões e também com a aparência deles, tomados de uma massa cinza composta de todos os resíduos aspirados naquele tempo e que empreguinaram os pulmões dessas pessoas. Hoje milhares de ações na justiça pq não foi recomendado uso de máscaras apropriadas… eles usavam uma máscara t %!$&#de dentista ou coisa parecida, daquelas simples, para aquela ocasião, eram totalmente impróprias.

Política e Religião à parte, os que se fo.deram mesmo foram os bobeiros e as familias das vítimas.

Se o Osama está certo, se os EUA mereceram os ataques, se o Saddam tinha armas nucleares, se Hiroshima e Nagazaki sofreram mais, deixo pra outra hora discutir.

Hoje, os que devem ser lembrados, são aqueles se foram se saber o que estava acontecendo.

Valdir
Valdir
16 anos atrás

Ainda existe gente que acredita na bobagem do missel no pentagono !?!? Lógico que as cameras de segurança não conseguiriam captar o avião chegando, pois lembrem-se de que o 757 deveria estar a meros 200 metros por segundo. Se informem melhor antes de fazer estas teorias tolas.

José da Silva
José da Silva
16 anos atrás

Realmente a fábula do 757 do Pentágono foi muuuito mal contada, já vi filmagens e fotos e não há nenhum vestígio de avião ali, em geral sobra alguma asa ou a cauda, vide os acidentes recentes aqui no Brasil. Minha única dúvida é sobre o destino do 757 e dos passageiros, mas em termos de conspiração os americanos são insuperáveis, tou com o amigo brasil aí embaixo.

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
16 anos atrás

Estava dirigindo, ouvindo a CBN meio desnorteado.
Trabalhava numa Seguradora que teve gente que desmoronou naquele prédio.
Gente me ligando se eu não estava por lá, deveria estar, mas estava na Marginal Pinheiros, dirigindo.
Gente perguntando se lá, era lá mesmo. Eu meio tonto com as perguntas e com os boatos. Tudo parecia boato.

Em outubro minha filha nasceria e eu só pensava. Só me falta começar a III Grande Guerra e o besta aqui pondo gente no mundo.

E só pensava, a III não sei como será mas a IV será com paus e pedras, disse UM DE VERDADE.

Minha chefe liga do Rio. “Monitore as planilhas de Resseguro e acompanhe com o IRB sua expectativa.”
Que diabos, sabe lá o que está acontecendo e os executivos da vida já pensando, “xi… vai dar um prejuízo de indenização!!!”

Tá aí, pq hj ela é minha ex-chefe, se é que vocês me entendem!!!

Rodm
Rodm
16 anos atrás

Foi assistir a história sendo escrita ao vivo, on-line, real time.

Estava no trabalho e fui pesquisar algo na internet e me deparei com a foto de uma das torres em chamas. Deve ser pré-estréia de algum filme, pensei. Mas as notícias começaram a aparecer nas chamadas de todos os sites.

A internet começou a ficar lenta e os sites de notícias estavam travados com tamanho número de acessos.

Foi um dia em que as reuniões foram desmarcadas para acompanhar os acontecimentos.

brasil
brasil
16 anos atrás

usam o nome de DEUS …de ambos os lados para justificar isso ? sou contra todas as religioes…mais acredito e muito em DEUS…quanto a isso…acredito na teoria da conspiracao…tudo uma farsa…para movimentar a industria das armas e do petroleo…bush… sempre que precisa …seu amigo bin laden aparece …para ajuda-lo…eu to fora …sou + nosso lindo Brasil…apesar dos pesares…e o aviao do pentagono nosso amigo jose carlos… falou tudo …foi um missil norte americano…nao um grande aviao…um frances ja levantou essa lebre faz tempo…valeu

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

afinal no pentagono explodiu um missil ou um boeing 757?.
pra quem imagina o tamanho da cabine do 757,nao existe a menor chance de ser o aviao,nos filmes mostram um buraco na parede de 6 pes de diam,como feito por uma broca
voce sabe algo mais a respeito???
jc
sete lagoas

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
José, se liga você: é exatamente por isso que você falou que nós somos o que somos… e eles tambem !
Um abraço.

José da Silva
José da Silva
16 anos atrás

Ricardo, aqui o assunto é 11/9, e ninguém culpou os USA pela desgraceira que é nosso Brasil, isso é problema nosso criado por nós, e aquilo é problema deles CRIADO POR ELES, banana não é abacaxi, se liga.

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
Aos “humanistas” de plantão, sempre prontos a apontar o dedo para os yanques para culpá-los de suas mazelas: ainda bem que por aqui a vida é mansa né ?
Não demos um tiro para nos tornar independentes, mas em compensação 50 mil morrem todo ano por causa das armas de fogo que, ao contrário de lá, são proibidas, diga-se de passagem.
Devíamos nos orgulhar de estarmos ensinando ao mundo como é que se faz as coisas, não é mesmo ?
Francamente…
Ainda acho que a vida (qualquer vida) vale mais que qualquer valor material ou ideológico…
[ ]´s