Bus Stop

SÃO PAULO (sonho meu) – Um ônibus desses, restaurado desse jeito… Não tem muito o que esticar nos comentários. Parabéns à Pássaro Marrom, que o restaurou. O bichano tem 40 anos. Saúde de ferro, pintura linda.

Verdadeira viagem no tempo. Quem mandou o link, que já foi sugerido aqui meses atrás, mas sempre é bom visitar de novo, foi o Rodrigo Daprá Parar Naquele Ponto.

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nilson macedo
nilson macedo
7 anos atrás

meu pai trabalhou de motorista da passaro marrom na decada de 80 eu me lembro que em 1976,por ai eu ia de s paulo para s j dos campos visitar meu pai e eu pegava um onibus da marrom na antiga rodoviaria julio prestes, eu ia sempre no carro 610 e as veses tb no carro 612, era um 0.362. eu adorava, no painel de todos carros tinha uma santinha de n.s. aparecida, tempos bons, e saudades do meu pai, ja falecido, parabens passaro marrom pela. foto.

Helder Prado
Helder Prado
13 anos atrás

Fiquei muito emocionado em encontrar novamente meu companheiro de viagens… Na segunda década de 1970 este ônibus, o 401, fez parte do meu dia à dia. Quantas vezes estudei no último minuto a bordo dele. Quantas vezes ele me salvou chegando no horário certo. Também me irritei com suas poucas quebras. Saudades… Muitas saudades… Parabéns a Pássaro Marrom por lembrar da história dela e da nossa. Parabéns!!!!

wellington
wellington
14 anos atrás

meus parabens, esse é realmente uma reliquea, se tiver mais fotos de empresa antigas mande para mim, principalmente das empresa de onibus da minha cidade que è Barra Mansa – RJ.

elias lourenço gomes
elias lourenço gomes
14 anos atrás

gostaria de receber a foto do onibus ciferal mod l.p.o. de 1966 viagei pela viaçào planalto de campina ao rio de janeiro

elias lourenço gomes
elias lourenço gomes
14 anos atrás

parabens essa foto e arreliquia gostei quando tinha 10 anos viagei de campina grande nesse tipo de onibus elindo valeu

afranio batista
15 anos atrás

sou motorista de onibus no rio de janeiro,gostaria de receber fotos da extinta viaçao citran,que fazia a linha rio x manhuaçu pois ja viajei neles bastante…

Zé Luis
Zé Luis
16 anos atrás

Caros,

Nasci em Guaratinguetá, morei muitos anos em Aparecida do Norte.

Simplesmente eu amava esses ônibus O-371 da Mercedes. Tenho quase certeza que andei nesse 401 da Pássaro Marrom.

Tinha uma admiração especial por esses modelos e lamentei muito quanda Pássaro Marron se “fundiu” com a São Jorge e passou a usar as cores vermelha e branca.

Sou designer hoje e admiro muito o trabalho feito para essa empresa. Que eles guardem por muito tempo e conservem impecável esse saudoso modelo.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Felipe…

Realmente a jardineira é linda, impecável…

Felipe Passos
Felipe Passos
16 anos atrás

Reginaldo, eu acredito nesta versão da história que você contou. A Marron (como é conhecida no Vale do Paraíba) fez um excelente trabalho na restauração deste ônibus mas infelizmente ela é uma empresa que “deixa a desejar”. Pelo menos esta é uma opinião minha e de muitos amigos meus de Faculdade que usavam esta empresa toda semana. Eu morei quase 8 anos em Guaratinguetá onde fiz Faculdade e Mestrado e o povo de lá reclamava muito dela. Para quem não sabe a Passaro Marron é dona da Litorânea, da Mantiqueira e da Airport Service. Isto só empresas de ônibus, fora empresas de outros ramos, como Serveng Sivilsan, Alpasa, etc. Não sei se é verdade, mas soube em Guará que ela tem parte na Nova Dutra. É uma empresa muito grande. Outro dia, FG postou uma foto de um ônibus da São José que ia para Parati. Esta empresa São José (de pequeno porte), por incrivel que pareça, tem uma das maiores brigas com a Marron. A São José era proprietária da Atlântico (quem se lembra dos ônibus para o Litoral Norte azul e branco) e houve uma venda irregular para a Marron que transformou em Litorânea. Hoje a São José tem como principais rotas Guaratinguetá – Parati e Taubaté – Ubatuba, ambas pela rodovia Oswaldo Cruz (SP-125)!
Eu sou de Ubatuba e aqui tem um colecionador que entre vários carros restaurados ele tem uma jardineira de 1931! Uma beleza!
Neste link tem uma reportagem deste colecionador, vale a pena ver:
http://www.autoclassic.com.br/antigomobilista_abril_07.asp
Neste tem a jardineira:
http://www.autoclassic.com.br/antigomobilista/2007/ABR_EUGENIO/2/pages/FOTO42_edited.htm

Abraços

João Francisco Lopes
João Francisco Lopes
16 anos atrás

Esta foto me levou direto a minha infância, quando viaja para Gov.Valadares/MG – na extinta Viação Citran – nos idos de 1969/ 1970 na BR 112, êtaaa tempo bom !!!!
Você teria fotos de ônibus com antigas carroçaria CIFERAL ???
Abraços

Bonilha
Bonilha
16 anos atrás

Felipe, valeu pela história, sempre tive a curiosidade do porque essa empresa que, na infância, me transportava do Vale do Paraíba até o Litoral, se chamava Pássaro Marron e era vermelha e branca.
Valeu mesmo.
Belo post Flávio. Ando sumido, mas todo dia estou por aqui. ehheh

JOSÉMARIA MIRANDA TE
JOSÉMARIA MIRANDA TE
16 anos atrás

e o motorista é o ratinho

Gabriel Jacob
Gabriel Jacob
16 anos atrás

Fala Gomes,

vc teria como me passar o seu e-mail…tenho algo curioso para fala com vc em relação a uma ação que estao desenvolvendo para Ferrari.

Abrs !!

Vemqtem
Vemqtem
16 anos atrás

Eu mudava de mala e cuia pra dentro desse onibus… ainda instalava uma antena. (minha muié não pode ficar sem novela) hehehe

reginaldo
reginaldo
16 anos atrás

Ao Felipe Passos.
Conheço uma versão mais, digamos rasteira dessa história da fusão/compra da São JOrge e do Passaro Marron, também bem humorada: Quando foi questionado como manter o nome Passaro Marron num onibus vermelho e branco, conta-se que, numa das tiradas proverbias afirmou :-” Dane-se a semantica, quero ouvir é o som da caixa registradora, “…
Se é verdade não sei, mas que tem bem o “espirito” prático lusitano, não se pode negar, e a dar crédito na história que voce postou, tem também o espirito mineiro, uai….

Dú
16 anos atrás

Saudades do amigão Rodrigo Mazon, neto dos fundadores da Viação Santa Cruz / Cristália. O cara adorava velocidade e onibus, afinal…….! Faleceu na serra da Canastra fazendo o que mais gostava. Em http://www.clubedojeepriopreto.com.br/homenarodri.htm tem um pouco da homenagem que os amigos de Rio Preto fizeram. Agora, mês passado descemos para Santa Catarina de Scania no Brasileiro de Motocross em Canelinha. O Lê da MRP de Campinas teve de mandar desmontar e revisar toda suspensão do motor home. Afora São Paulo, o apagão rodoviário está rolando solto!

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16 anos atrás

E a Sta. Rita? Já viram o que eles tem?

Eduardo Prado
Eduardo Prado
16 anos atrás

A Viacao Boninni também tem um onibus antigo desses ( talvez um modelo mais novo ) que ainda pode ser visto na ativa no pátio da VW em Sao Bernardo do Campo e que também está impecável. Nao sei exatamente qual o propósito, mas a Boninni manda este Onibus diariamente para a VW. Talvez seja um reserva de luxo.

Marcog
16 anos atrás

Cara, semana passada eu tava no Trem espanhol, na marginal, e passou uma jardineirinha verde água, acho que era “Expresso Paraty”, ou algo do tipo. Ainda tentei tirar uma foto com o celular, mas não deu. Uma pena, você ia adorar. Tava novinho o bicho…

Boris Karlovski
Boris Karlovski
16 anos atrás

Já que o tema é bus , encontrei este site
ciadeonibus.com —se não gostarem
paciencia . não se esqueça de colocarem o WWW na frente do endereço.

Mantovanelli
Mantovanelli
16 anos atrás

Não tem muito o que falar, é LINDO!

coelho
coelho
16 anos atrás

Tirei minha carteira num bixo desses. Coisa muito boa. Sempre bom ver um inteiro,já que aqui no sul estão começando a rarear, a maioria virou motor-home.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Putz, é sempre sensacional ver uma empresa ter cuidado em preservar algumas de suas belas raridades… assim como a Viação ABC tem aquela jardineira que eu fotografei tempos atrás e o FG publicou aqui, a Pássaro Marrom tá de parabéns de manter um pouco da história… ainda mais quando se trata do belo O-321, pai daqueles O-352 daquela linha de montagem que outro dia pingou por aqui e avô dos O-355 e O-362…

Em contrapartida, é triste ver O-371 (esses sim os meus grandes xodós) que um dia foram da CMTC simplesmente apodrecendo ao relento em algum dos pátios da SPTrans, como se pode ter uma idéia neste link:

http://fotolog.terra.com.br/tudodeonibus:353

Quanta diferença…

jose carlos
jose carlos
16 anos atrás

aqui em sete lagoas o proprietario de um socorro chamado franbe tem um deste zero bala turbinado pronto pra ir ao pantanal duas vezes ao ano.
este onibus e facil de dar up grade pois e um chassis de mercedes,onde pode se aplicar desde suspensao a ar ate um motor 366 bravo pois e um mercedes que se intercambiam as pecas sem muitas delongas
belo exemplar
jose carlos

Robério Lessa
16 anos atrás
Renato Vicentini
Renato Vicentini
16 anos atrás

Simplesmente demais. Tá parabéns a empresa que teve a iniciativa. Agora só falta usar o ônibus emalguma atividade de fundo social, como levar crianças pobres a pontos turísticos, museus, e outros utilizando esta máquina aí.

“loucoporcorridadecarro.blogspot.com”

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

ops, contemporâneos.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Se vacilar, devem existir conterrâneos a esse ônibus circulando aqui pelo oeste paulista.

Tem um caminhão mais ou menos dessa idade aí que está puxando areia aqui do lado de casa. E sem restauraçãozinha ou maquiagem.

Felipe Passos
Felipe Passos
16 anos atrás

Extraído do site http://www.passaromarron.com.br/curiosidades.htm

Você sabe por que a Pássaro Marron é vermelha?
E que um dia se chamou Pássaro Azul?

Dr. Pélerson Soares Penido, presidente da Empresa de Ônibus Pássaro Marron Ltda., conta, de forma bem humorada, o porquê da escolha do nome e da cor da empresa que há mais de meio século cresce no Vale do Paraíba, ocupando lugar de destaque na cidade de Guaratinguetá:
“Dois irmãos portugueses vieram para o Brasil, da família Teixeira, e um deles se instalou pelas ruas Santa Rosa e Cantareira vendendo bacalhau. O outro irmão criou a primeira empresa de ônibus, Pássaro Azul, ligando São Paulo a Mogi das Cruzes, Guararema, São José dos Campos, Jacareí, Taubaté, e assim por diante.
A antiga SP-66, a Via Dutra, era uma lama só. Em cada hotelzinho que os ônibus paravam nestas cidades, os menininhos iam para retirar as malas dos viajantes no porta-malas que ficava em cima do ônibus. E eles passavam os dedinhos na lataria dos ônibus e reclamavam ‘não é azul, não tem nada de azul , é marrom’. E a terra no Vale do Paraíba é super marrom.
E as crianças repetiam, não é Pássaro Azul, tem que ser Pássaro Marron…
E o português, muito inteligente, mudou logo o nome e a cor. E conviveu com a realidade, porque é muito mais fácil na vida você conviver do que protestar.
Os ônibus conviveram tanto com a terra que eram marrom até o fundo da alma.
Um belo dia nós compramos a empresa. E o meu filho, Thadeu, e minha esposa, Lúcia, tinham uma outra empresa de transporte que se chamava São Jorge, de cor vermelha. Pela nossa filosofia, é uma cor forte, resistente, é sangue, é luta, é força, tem um significado lindo. Enquanto a cor marrom tem um significado horroroso. É só terra, a pior de todas, sem expressão. Eu quis então mudar o nome da São Jorge, que era menorzinha, para Pássaro Marron. E os dois não queriam, afinal era a São Jorge que estava comprando a Pássaro Marron.
Eles gostavam muito da cor vermelha, que representava o santo guerreiro São Jorge.
Encontrando com o governador de Minas na época, Magalhães Pinto, contei pra ele que tinha comprado a empresa e que ia mudar o nome dela. E ele disse:
“Negativo não concordo, não deixo. Quando eu era rapazinho, minha mãe era professora em Santo Antônio do Amparo e dizia que nas férias nós íamos a São Paulo tomar a jardineirinha da Pássaro Marron para a visitar a santinha de Nossa Senhora Aparecida. É uma tradição, todo romeiro já conhece, não muda.” – então chegamos num acordo de conservar a cor da São Jorge, que nós queríamos muito bem e o nome Pássaro Marron, do Magalhães Pinto.

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
16 anos atrás

Belo ônibus e bela pintura. Hoje, os ônibus da Pássaro Marrom não tem nada de marrom, são das cores branca e vermelha. Alem disso, não sei por que, eles insistem em escrever “marron”, com ene no final. Alguém sabe o motivo de uma empresa grande como essa escrever desse jeito ?

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Neste site tem fotos à beça de trens também, como estas:

Um TUE (Trem Unidade Elétrica) Série 900 Santa Matilde, o modelo que bateu com passageiros no Rio, na ocasião composto de 8 vagões..
http://railbuss.com/fotos2/displayimage.php?pos=-1754

Um série 500 Hitachi, mesmo modelo do trem que estava vazio no acidente.
http://railbuss.com/fotos2/displayimage.php?pos=-2119