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Largada da prova Luso-Brasileira Almirante Tamandaré, dezembro/1967, acervo Sidney Cardoso

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joaquim
joaquim
16 anos atrás

Grande Sidney “GT-40” Cardoso,
Desculpe e minha pretensão – que não é intencional, acredite-me -, mas se eu puder ajudar em alguma coisa no site da Óbvio, por favor, é só avisar.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Adriana
Valeu, foi bom que assim dirimimos mais uma dúvida que era de muitos, obrigado a você e ao Mariano, por favor, repasse meu abraço a ele, desde que o conheci fiquei admirador de seu talento profissional.
César Costa
Pois é rapaz, sua memória fotogênica, como você diz, é invejável.
Agora você me fez recordar a história do ovo de Colombo, depois que você falou foi tão fácil matar a charada, pois está lá escrito na faixa lateral Mark I, não havia me lembrado disso.
Mestre Joaquim
Fique à vontade, toda crítica construtiva é sempre bem aceita pelo site http://www.obvio.ind.br.
Você tem razão nosso site procura manter viva a história do automobilismo brasileiro do passado para aqueles que a conheceram possam matar saudades e os que vieram depois tenham oportunidade de conhecê-la.
Existem algumas imprecisões sim, sempre que percebemos procuramos corrigir, você não imagina como o lançamento de um carro toma tanto tempo, são inúmeros contratos com fornecedores, etc.etc.
Ricardo Machado é o único que mexe no site, devido estes compromissos ele é obrigado a passar mais tempo nos EUA e na Europa do que aqui, mas pode estar certo que tão logo ele chegue o avisarei e ele com muito prazer acertará.
Foi ele que ao ver o imenso acervo de nosso amigo Anísio Campos não se contentou que aquela relíquia ficasse escondida num baú, convenceu Anísio a colocar à mostra, idealizou o site, contratou pessoas especializadas para escanear fotos, limpar slides antigos corroídos por fungos, catalogar fotos, etc, isso levou seis meses, portanto, devemos isso tudo a ele e, como você pode perceber, ele vibrador que é com o automobilismo, fará a correção com bastante prazer.
Abraços.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Desculpem a minha falha. Continuando:
Muitas informações que o pessoal tem hoje sobre esses carros, são pinçadas no site da Óbvio que, a despeito do excelente trabalho de recuperação da nossa memória automobilística, ainda padece um pouco de imprecisão histórica. Nada de criticar o trabalho ali realizado, em hipótese alguma!!
Só acho que tem algumas imprecisões. Por exemplo, lá mesmo cita-se várias vezes esses carros como BINO MARK I. Jamais existiu tal carro e sim apenas a denominação Mark I, construido sobre os Alpines A-110 que a Willis utilizava desde 1966. Bino Mark II é a evolução do protótipo Willys 1300, construido no início de 1968, com elementos mecãnicos muito similares aos Alpine e Mark I.
Isso aí…

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Adriana e tchurma!!
Essa confusão é natural e mais de uma vez já me vi envolvido nesta mesma discussão. Acontece que muitas informações que HOJE

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Resolvida a questão alguém sabe se aquele Mark I, que bateu em Petrópolis, foi vendido afinal?

Adriana
Adriana
16 anos atrás

Gente,
Acabei de falar com o Mariano…ele está conosco até hj, desde aquela epoca. Ele disse que logo que os Marks ficaram prontos começou a construção do Bino e com isso eles foram realmente denominados de Mark I pois o II estava por nascer. Vcs tem razão, era Mark I (sem Bino) e Bino Mark II.

Adriana
Adriana
16 anos atrás

No Bino realmente tem a faixas Mark II. Qto aos Marks…vou pesquisar mais pra falar pra vcs. Lógico que confio demais em tudo que o Sidney fala e vou olhar por aqui tbem.
Boa semana, pessoal.

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Tenho a impressão, se não me falha a memória fotogênica, que nas faixas laterais estava estampado Mark I…

Adriana
Adriana
16 anos atrás

Sidney, não é essa a questão. Os Marks eram esses dois da foto. Eram chamados de Mark. O Bino, lindo protótipo de numero 47, que todos conhecem se chama Bino Mark II, pois varios “componentes” dos Marks foram adicionados ao seu projeto se tornando um Mark II, e Bino em homenagem ao Heinz. O que quero dizer é que não era Mark I, era só Mark.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Ricardo Dias
Desculpe-me, por falha de entendimento meu havia te dito que o recorde do Fitti-Porsche foi em outra corrida, realmente foi, mas veja bem, o recorde final do Fitti-Porsche nesta pista.
Neste dia aí da foto ele quebrou sim seu primeiro recorde da pista com 1m 35s 5décimos, esta corrida da foto foi a primeira dele aqui, ele havia estreado nas Mil Milhas duas semanas atrás e lá também bateu o recorde da pista, mais tarde em outra corrida aqui no Rio ele o aprimorou com o tempo de 1m 32s e 7d, entendeu?
Querida Adriana
De coração, não gosto de polêmicas ainda mais com você que prezo tanto e você sabe bem disso, quem sou eu para divergir da filha do Greco que foi o chefe desta equipe.
Creio que está havendo uma pequena falha em nossa comunicação entre Mark e Bino, pois a turma costumava enganar-se e chamar o Mark I de Bino Mark I, aí estava o erro, entendeu? O Mark I não era Bino.
Não sei se esta era a finalidade inicial deste blog, sei que através da grande quantidade de informações trocadas aqui por pessoas que conhecem a fundo uma parte da história de nosso automobilismo com outras que conhecem outra parte tem me ajudado a dirimir muitas dúvidas.
Você não imagina como esta troca de informação tem sido útil pra mim.
Como te falei pessoalmente perdi quase todas minhas revistas Auto Esporte e Quatro Rodas. Através do contato diário neste blog e e-mails que recebo de pessoas que conheci aqui você nem imagina como tenho aprendido coisas que jamais imaginava saber.
Pra não ficar longo, desculpe-me os outros, citarei apenas alguns que conheci aqui e aprendi muito com eles, Ricardo Cunha, Joaquim, Ibsen Ottoni, Sérgio Enoch, Vitão, Roberto Brandão, Veloz HP, Claudio Ceregatti, Salomão, Mário Estivalét, etc, etc, etc.
Como tenho recebido tão importantes informações procuro retribuir com as que sei.
Quero deixar claro que a verdade pode não estar do meu lado, posso estar errado em relação ao March I e Bino, portanto, fica o espaço aberto para outros que saibam alguma coisa sobre isso e queiram contribuir, quem ganha com isso somos todos nós.
Deixarei abaixo, a fim de contribuição o que sei:
1- Nos recortes de jornais que possuo esses dois carros da foto sempre foram citados como Mark I.
2- Vou transcrever pequena parte de um documento oficial da tirada de tempo deste dia, feito pela Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro, FAERJ.
22 – Bird Clemente Mark I 1′ 42” 1
21 Luis P. Bueno Mark I 1′ 43” 5
Agora, quem imprimiu este documento é humano e, como tal, também pode ter se enganado, portanto, agradeceria se alguém mais que souber sobre a denominação deste carro nos informasse o que sabe.
Desde já agradeço.

Adriana
Adriana
16 anos atrás

Meninos,
Eu era muito pequena nesta época mas meu pai dizia que os Marks eram só Marks. Já o Bino era um Mark…pois muito do que “sobrou” dos Marks foi usados no Bino. Meu irmão, Fabio, confirmou isso…sobre os Marks…agora …não sei.

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
16 anos atrás

Flávio
Desculpa a demora, mas tive problemas com o computador não estava aparecendo o link para comentários.
Respondendo o que sei, não por bravata, mas porque estava lá, logo um pouco atrás na foto com a Alfa Giulia, em parceria com Wilson Marques Ferreira.
Caro Jan Balder
A Alfa ao lado é a GTA do Ubaldo Lolli.
Serginho
Era o Autódromo do Rio.
Mestre Joaquim
Como sempre sabe tudo, da primeira para segunda bateria caiu um pé d’água danado e entrou água no tanque do Fitti-Porsche.
Caro André Buriti
Sim, o Karman-Ghia estava com Aílton Varanda em dupla com meu irmão Sérgio Cardoso, mas aí com a carroceria do Aílton que já ficara pronta e motor de meu irmão.
Querida Dri
Realmente não era Bino, era Mark I, o Bino, Joaquim já explicou foi uma homenagem ao Christians Heins, “Bino”, tão querido de seu pai.
Olha, quando puder, por favor, dê uma olhadinha sobre o que escrevi sobre seu pai mais abaixo onde aparecem os carros na quadra.
Ricardo Dias
O Fitti-Porsche fez o melhor tempo nesta corrida, 1m 35s 5d, por sorte guardei a cronometragem oficial. O recorde dele foi em outra, estava lá, não me lembro agora qual corrida, lembro-me que Emerson fez 1m 32s, 7d e Wilsinho 1m 33s. Me lembro que comentamos muito isso, pra nós andaram iguais, a diferença achamos era do peso do Wilson bem maior.
Caro Trevisan
Obrigado, também gosto muito desta foto.

Paulo Trevisan
Paulo Trevisan
16 anos atrás

Uma das melhores fotos anos 60 que apareceram nos últimos tempos.O Sidney tem um arquivo que parece inesgotável.Fiquei sabendo agora que a Adriana é filha do inesquecível Greco. Aproveito para perguntar-lher se tem fotos relevantes da época do seu pai no automobilismo? O Almir Donato fez 3 carrocerias de 4CV,sendo que um já montei aqui.Há 2 anos os moldes do Interlagos estão prontos e tem o protótipo montado em chassis tubular.Acreedito que por ser um empresário de autopeças muito ocupado não teve tempo de produzir(encomendas já existem).Uma curiosidade que identificou nas avaliações do Interlagos do Águia e conferidas outros dois,é de que existiam diferenças absurdas nas laterais traseiras entre os lados esquerdo e direito( 12mm)e outros erros de “nascença” e de fábrica.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Ricardo Dias,
Não sei se foi exatamente nesta prova, mas ao longo de 1968, já devidamente repaginado e mecanicamente melhorado, o Fitti Porsche praticamente quebrou todos os recordes por onde participou: Rio, Brasilia, Rodovia do Café (ou Xisto, não me lembro bem…).
Um abração,

Ricardo Dias
Ricardo Dias
16 anos atrás

Sr. Joaquim
Foi nesta corrida que o Fitti-Porsche quebrou o recorde do autódromo do Rio?

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Lamento contestá-la, Adriana.
Mas o nome oficial com que foram lançados, em 1967, para serem diferenciados dos Alpine Renault A-110 de que derivavam, foi Willys Mark I.
Já o Bino Mark II (para homenagear Bino Heins e dar sequëncia à série de protótipos construídos pela Willys, daí o Mark II) foi uma atualização do protótipo Willys 1300 construido em 1966 para o Salão do Automóvel – espécie de carro conceito – e também exposto no Salão de Varsóvia do mesmo ano. Reaproveitado e refinado, tanto mecânica como aerodinamicamente, obra e graça dos geniais Toni Bianco e Nelson Enzo Brizzi, sob o comando de seu pai, o legendário Luis Antonio Greco.
Isto é história e está registrado em todas as revistas especializadas da época.
Abraços,

Adriana
Adriana
16 anos atrás

Os 21 e 22 são os Marks, os dois unicos. Não são Bino e nem Mark I (nunca existiu este denominação Mark I). Já o Bino, outro prototipo este era Bino Mark II.

André Buriti
16 anos atrás

Bons tempos que tínhamos público no autódromo, agora mal temos autódromo e o público… bem, deixa pra lá.
O carro nº 02 não seria um KG Porsche com as cores do Colégio Arte e Instrução?

Guilherme Decanini
Guilherme Decanini
16 anos atrás

Ao amigo Ludimar,

A última notícia é de que o molde esta pronto na Oficina do Amir Donato, uma vez que foi copiado a partir do carro do Luiz Evandro Águia. O chassis deverá ser tubular, mas me parece que o projeto parou por falta de recursos, não tenho certeza. Abraços.

Nota: O Almir fez também 1 ou 2 Renault Rabo Quente de Fibra que são um show a parte!!

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
16 anos atrás

Amigo Jean… Acho que não é o protótipo Onça-Alfa Romeo , …. está mais para uma Alfa GTA. Até porque onde sei, o Onça nào correu em nenhuma prova automobilistica . Alguem sabe algo a respeito …????

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

Alguém aí tem alguma notícia sobre a reedição do INTERLAGOS anunciada a algum tempo atrás?

Jean
Jean
16 anos atrás

Seria o “ONÇA” no canto direito (aparece apenas a roda e pára-lama dianteiro esquerdo)???

Antonio
Antonio
16 anos atrás

Pouco coerentes nossos amigos blogueiros. Os mesmos que descem o cacete na placa de publicidade da Fórmula Truck, acham o máximo o tempo em que o povo assistia corridas na beira da pista, prontos para serem atropelados.

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Nesta prova o malfadado Fitti-Porsche (ainda na sua versão spyder) conseguiu sua única vitória na vida e mesmo assim parcial: venceu a primeira bateria com Wilsinho Fittipaldi, mas teve – como costumava acontecer – problemas mecânicos na segunda, terminando em terceiro na geral.

Serginho RJ
Serginho RJ
16 anos atrás

Qual foi o percurso/circuito?

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Muito legal !!!!

Dá para ver o Fiiti-Porsche, uma Lotus e seus “periscópios” , dois Binos MKI e uma Alfa.

bons tempos !!!!!

SCJunior
SCJunior
16 anos atrás

O mais legal é o pessoal assistindo sentado no telhado da arquibancada!! Sensacional!!

abraços,

Pandini
Pandini
16 anos atrás

One comment: ESPETACULAR!

Que saudade da época em que se construíam carros de corrida no Brasil…