Borracha de verdade

SÃO PAULO (cola tudo) – No ar a coluna Warm Up de hoje, que saúda a volta dos “slicks” à F-1 prevista para a temporada de 2009.

Comentem, ora bolas!

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Ripax
Ripax
16 anos atrás

Ainda acho que vamos continuar sem tantas ultrapassagens. Os freios atuais permitem que se freie praticamente dentro da curva e ai não tem como passar.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
16 anos atrás

Não vai fazer diferença nenhuma se não mudarem a aerodinâmica.

Episcopo
Episcopo
16 anos atrás

Que os borrachudos e a competição voltem ! Bem vindos !

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Boa coluna, como sempre, Gomes.
Mas no final, você diz: “De tudo que se discutiu nos últimos anos sobre regulamento, é a única medida que vai mudar alguma coisa na categoria.”

A retirada do controle de tração não traz mudanças profundas também? O piloto agora precisará de muito mais braço e controle no acelerador para segurar o carro nas saídas de curva. Não acha?

Mattos
Mattos
16 anos atrás

Eu sou a favor da volta do slicks, mas não entro nessa balela de que isso vai aumentar ultrapassagens. Existe alguma estística que comprove que em 1997 havia mais ultrapassagens? Na F1 tudo pode ser compensado de alguma forma, não é a perda de poucos milímetros quadrados de contato de borracha com o asfalto q acabou com as ultrapassagens, muito menos essa desculpa de que o piloto sabe q tem menos pneu e arrisca menos… Existem vários outros fatores mais importantes.
Sobre o nivelamento através da limitação tecnológica, acredito q tenha resultado sim. Mas é preciso ter bom senso, F1 é F1, e grande parte do glamour da categoria é exatamente o desenvolvimento tecnológico… Nivelamento mesmo é igual às stocks da vida, que são tão criticadas…

Mattos
Mattos
16 anos atrás

E sobre os saudosos dos anos 90, eu me lembro de muitas corridas sonolentas. Um cara fazia a pole, dava chão em todo mundo na corrida e ganhava, nem pit stop fazia… Mas era brasileiro, aí eram bons tempos, todo mundo tem saudade… Era mais sonolento que hoje… Já naquela época a preocupação era devolver a emoção das corridas da F1, a disputa ficava entre 2 pilotos somente… Tanto q a FIA mexeu no regulamento pra obrigar todo mundo a fazer pit stop… Agora já acham q o pit stop é vilão… Pior q ultrapassagem em pit stop é vc ver o cara largar, ser um segundo mais rápido q todo mundo e saber que ninguém vai parar pra abastecer ou trocar pneus…..

Bozó
Bozó
16 anos atrás

realmente esse pneus “ranhados” destruiu a ultrapassagem na F1.
tudo culpda do senna q ñ sabia acertar um carro, morreu e Sr. max, matou as ultrapassagens e depois os autodromos.

Bobby the Boss
Bobby the Boss
16 anos atrás

Imagina uma temporada disputada com a desse ano, mas não só nos pontos , mas sim nas pistas com ulktrapassagens e tudo que mais …

Voltem Slicks!!!
Volte Ville… ops, o filho não, volte GIlles!!

hendrix
hendrix
16 anos atrás

flavio vi na speedtv q um brasileiro ganhou na indy light, sorry esqueci o nome do cabloco
gostaria de ver uma reportagem sobre os brasileiros q ganharam lá fora nesse ano
grato

Carlos Piazza
Carlos Piazza
16 anos atrás

Apesar de leitor assiduo, raramente dou meus pitacos mas, neste assunto quero discordar da maioria, na minha opinião mal informada ou simplesmente desconhecedora da filosofia que orienta a F1.
Desde os mais remotos GPs este campeonato sempre privilegiou a tecnologia de ponta como principal diferencial para com todas as outras categorias. F1 sempre foi, é e sempre será um campeonato de marcas e pilotos e como tal, mesmo os mais modestos ´´garagistas“, espremeram seus tecnicos e engenheiros a fim de produzir dispositivos que tornem seus protótipos mais velozes. A alegação de que tais dispositivos não servem para a industria automobilistica é tão absurda quanto ingênua. Não ha uma só informação técnica efetivamente eficiente que não tenha sido aproveitada em larga escala pela industria da engenharia em geral. Materiais compostos, ligas metálicas, aerodinamica, eletro-eletrônica, quimica, lubrificantes, combustiveis, informática, termodinâmica de motores, fluidodinâmica etc…
Sugiro aos defensores do ´´equilibrio total“ que leiam as publicações especializadas para terem uma vaga idéia do universo de aplicações corriqueiras que tais tecnologias produzem em nosso dia a dia.
Acho engraçado o titular deste blog dizer que não ha aplicabilidade técnica de tais dispositivos sentado ao volante de seu Audi Turbo, Tip-tronic, OHC, CVT, ABS, EBD, EFI, MP3 e tantas outras ´´traquitanas“ eletrônicas ou mecânicas.
Quanto aos pneus slik, não farão grande diferença pois, virão acompanhados de importantes restrições aerodinamicas.
Desculpe Flávio, frequentemente aprecio suas colunas pela coerência e objetividade mas, as vezes seu lado ´´bolchevik“ o torna meio superficial.

Helio
Helio
16 anos atrás

os melhores motors vão fazer a diferença . acho que vai ser moleza pra ferrari.

mas em contrapartida Gomes, temos que admitir que a Formula está sem acidentes fatais ou graves há muito tempo e isso tambem é importante.

acho que voltaremos à época em que o lider dava 3 ou 4 voltas em cima dos retardatários

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Acho que tendo os pneus as limitações k têm,com ou sem ranhuras,os próprios autódromos podiam tomar a iniciativa de colocarem um asfalto mais aderente…Exemplo:um asfalto com pneu de borracha reciclado para aumentar a aderência.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

Gostaria de saber mais sobre os já desenvolvidos pneus de rua. Se na F1 o pneu com mais aderência faz o carro andar mais rápido e talz, os pneus de rua tb fazem isso? Seria interessante indicar links sobre isso.

Miguelito
Miguelito
16 anos atrás

Não entendo tanta frescura. Porque não arrancam logo os “eletrolixos” dos carros e botam os caras pra andar? Aí sim vamos ver logo quem é quem.

Coloca logo pneu slick, arranca o controle de tração e de preferência já mete logo o pedal de embreagem de volta e câmbio em H.

Aí sim quero ver os caras fazendo punta-taco sem estourar motor ou travar rodas, freando no limite e segurando a cavalaria toda no braço.

Dino
Dino
16 anos atrás

Eu acho que quanto mais aderencia mecanica o carro tiver menos ele vai depender da aérodinamica portanto viva o pneu slick

Eduardo Cruz
Eduardo Cruz
16 anos atrás

Concordo em gênero, número e “degrau”.

Se parar de colocar tanta traquitana nos carros, minha humilde opinião diz que teremos a chance de ver a habilidade de verdadeiros pilotos no controle dessas máquinas, não piloto de videogame.

Lucas Vieia
Lucas Vieia
16 anos atrás

Já algum tempo sem que o Flavio Gomes passa o post avisando sobre a nova coluna do Reginaldo Leme. Estranho.

Trovâo
Trovâo
16 anos atrás

Como disse o Flavio “antes tarde do que nunca”!
Esta ai o começo de uma nova era para a F1!
Porém temos que lembrar que teremos ainda mais um ano de pneus de “bugre” portanto SEM ultrapassagens na pista! Que pena!
Ainda sou mais a GP2, com slicks e sem o CT, proporcionando belasm ultrapassagens e grandes disputas!