Escondidinho

SÃO PAULO (mas anda) – Frank Williams quer ficar com a Toyota um tempão. Os motores são bons. Mas estaria eu muito enganado ou a marca Toyota nem apareceu nos carros de tio Frank neste ano?

Isso à parte, melhor faria a Toyota se ficasse na F-1 apenas fornecendo motores. Alguém imagina esse time fazendo alguma coisa no ano que vem com Trulli e Glock? Enquanto os japoneses não contratarem pilotos de verdade, vão ficar nesse vai-não-vai a vida inteira.

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leonard
Leonard
16 anos atrás

Staff da Williams anos luz a frente dos meca e engenheiros da toyota.
Alias pra motor os japas são bons, mas na hora do carro completo pecam feio

STIRLING MOSS
STIRLING MOSS
16 anos atrás

O Trulli é muito bom, vivia botando tempo no alonso. Aliás,em quase todos companheiros,e no shumaquinho botava semanas.

Corolla
Corolla
16 anos atrás

Ferrai passou mais de uma década sem ganhar nada e nem por isso saiu da F1. Há quanto tempo a Willians não é campeã? Melhor seria Frank cair fora também? Entendo que seria pior para o campeonato perder mais uma montadora. Concordo que uma associação com uma equipe, como fez a BMW, poderia ter sido uma rota mais segura. Contudo, a Honda fez isso, teve até bons resultados mas depois caiu muito de rendimento. No campeonato deste ano foi pior que a Toyota. O Truli deveria ir pro asilo dos velhinhos. Deveriam levar o Wurz pra lá como piloto de teste.

jose
jose
16 anos atrás

Parece que a Toyota e a Honda tem o mesmo problema:falta pilotos que andem de verdade.

Agart
Agart
16 anos atrás

Produz bons automóveis no mundo todo, alguns sem sal nem açucar, outros bonitos, mas em matéria de Formula Um não aprenderam nada em muitos anos, fazem cada material para exibição exibidos nos canais fechados que leva um incauto a crer que sabem tudo, tem muitos profissionais envolvidos no processo da F1, mas não conseguem criar um carro competitivo, contratam cada Mala prá pilotar…melhor nem comentar.

Dú
16 anos atrás

Tanto a Toyota como a Honda deveriam vazar da F1. Está provado que para ter linha de produção no navio para detonar o mercado dos EUA, os caras possuem competencia. Já na F1, deve ser um balaio de gatos as tramitações internas, mandos e desmandos. Pergunta para o Capelli, quanto foi gasto pela Honda e Toyota nestes anos?

Matheus
Matheus
16 anos atrás

Uma boa idéia pra Toyota seria fazer o mesmo que a Mercedez faz na Mclaren, apoiar o time financeiramente! A Williams tem o talento, a Toyota tem o dinheiro, junte os dois e o time de Grove voltará a competir por títulos. Gostaria muito que isso acontecesse.

FAB1000
FAB1000
16 anos atrás

Eles desandaram de vez quando aposentaram o Ove Andeerson, sueco que gerenciava os projetos de competição da equipe. E quando mandaram o Gascoyne embora, que apesar de muito bom, estava realmente agindo como estrela. E numa cultura como a dos japoneses, não agrada muito.

Concordo com o que falaram acima sobre a metodologia aplicada. Com muito cacique pra decidir, na F1 a coisa não anda. Simplesmente porque quando chegam a um concenso e tomam uma decisão, para não mais voltar atrás, outras equipes já deram mais de 5 passos a frente a atrás para achar a melhor solução.

A Honda parece que acordou, e viu que o socialismo não é muito bom para a pretenção de uma equipe que visa o sucesso na F1. Seu melhor ano foi com o David Richards na direção e acho que mandaram o cara embora porque se assustaram com o jeito meio autoritário e chamativo dele trabalhar. Mas depois de 2 anos sem comando, acordaram e viram que realmente precisam de um general para liderar a tropa e não de um bando de sargentos. Acredito que o Ross Brawn vem com todos os poderem, e que vão fazer com que a Honda deslanche de vez. Talvez até mesmo esse ano já se consiga ver alguma coisa.

Sobre o post, o Frank Williams e a Toyota estão certíssimos em por o nome do motor apenas onde ele está. Pois tendo a Toyota seu time na competição e não apoiando a Williams financeiramente, como a Honda apoia a Super Aguri, não teria sentido nenhum estampar aerofólios e laterais de uma concorrente direta.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
16 anos atrás

Erro crasso: confundir Grove, cidade da província de Oxfordshire, com Groving, o macarrão que fica nos pneus…..

Falha minha.

Bruno Bastos
Bruno Bastos
16 anos atrás

TIO FRANK? eu lembro que nas temporadas de 92 e 93, era uma figura constante nos holofotes da FIA. Ultimamente ninguém ouve mais falar dele. Vamos ver se ele consegue se reerguer c/ motor Toyota.

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

Audi F1?
Williams VW?

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
16 anos atrás

O que a Toyota precisa na verdade é se mandar da F1, antes que o filme queime mais ainda.

SÉRGIO BARROS
SÉRGIO BARROS
16 anos atrás

os japoneses em boa parte de seu comportamento são bem conservadores, e a impressão que fica é que o pessoal da toyota deitou sobre a fama do ‘método toyota’ copiado pelo mundo inteiro e não olha para os lados para sacar como anda o bonde e seus concorrentes.

foi assim com os samurais, na II G.M. e por aí afora.

são bacanas em umas coisas, mas em compensação outras…

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
16 anos atrás

Concordo com a história dos pilotos. O melhor negócio da Toyota nos últimos tempos foi mandar o Ralf embora. Só espero que ele não apareça na McLaren.
Titio Ron não é bobo, mas não manda mais tanto, vai saber o que a alemãozada não faria para pôr um conterrâneo no cockpit…

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Olá,
Sei não, mas há muito tempo ouço que uma equipe de F-1 pode ser uma senhora concorrente de uma, digamos, 5 a Sec, só que para papel-moeda.
Somos testemunhas do esforço colossal da Toyota na F-1: equipe em Colônia, desenvolvimento próprio em tudo, orçamento imenso, etc. Resultado que é bom, nada. Fosse eu o CEO ou um grande acionista da mesma já tinha posto a barba de molho há muito tempo.
Mas é só meu palpite de 2 centavos.
[ ]´s

ACIR ASTOLFO PEREIRA
ACIR ASTOLFO PEREIRA
16 anos atrás

Gordini – ano 1.967, cor verde, motor original, impecável. Lata e pintura originais. Carro liso e alinhado, completo de frisos, emblemas e detalhes. Parte interna de fábrica. Rádio original, todo revisado. Documentação em dia. Outras informações nos telefones – 043- 3524-1561 (comercial); 043- 3523-4776 (residência) – Cornélio Procópio – PR.

Para voces que gostam de velharia esse carro está a venda. Entre no site cornelionoticias.com.br no classificados pagina 2

Valeu….

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

É impressionante como a Toyota conseguiu deixar esta impressão em todos ,é a coisa mais sem sal e sem açúcar que já apareceu na F1 começando pela pintura do carro ,ninguém gosta .
Em 2005 quando a Toyota fez cinco podiuns e terminou em quarto lugar entre os construtores dava a entender que o time tinha encontrado o caminho ,mas os dois ultimos anos nos faz acreditar que aquele crescimento de desempenho foi acidental ,é aquele negocio ,é quando uma equipe acerta no carro mas na verdade nem sabe bem o porque.

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

Duas semanas treinando em um sixspeed, umas 6 horas por dia, até sangrar a mão, mais uns 4 dias de testes e a temporada com naquele carro que o Glock foi campeão, e pronto, o cara ganhava até de marcha a ré. Ganhou mesmo fazendo um enorme esforço pra não ganhar, tem base?

MSM
MSM
16 anos atrás

O nome Toyota aparecia perto da saída do escapamento, assim como a Reb Bull, que tem o nome Renault gravado no mesmo local.
A equipe Toyota não precisa só de pilotos bons (ex. Da MAtta) mas de comando também. Tem muita gente perdida naquela equipe. Vejam a HOnda, parece que fará um carro decente e já contrataram o melhor dos últimos anos para gerencia-la na pista.

Binoculo
Binoculo
16 anos atrás

se Frank nao montar nesse otimo $$$ cavalo japones…hahahahrsss pode acabar fechando sua gloriosa griffe…mais… pequena equipe Willians…deveria fazer como Ron e Mansour…Sauber…etc vender literalmente sua maior parte das acoes …por uma fortuna …e resguardar o direito de enquanto vivo… comandar a nova grande equipe que emergi-ra desse negocinho…hj os custos sao gigantes na f 1 …e tecnologia a Willians tem de sobra…e $$$ os japas tem muito … seria uma grande equipe com certeza…pelo andar da carruagem eles ja devem estar negociando seriamente…pois um precisa do outro…senao nunca serao competitivos …pois com a Mercedes com tudo na fita…as coisas mudaram radicalmente na f 1…os concorrentes que quiserem encarar… terao de fazer milagres…hahahaharsss

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Olha, não é só os pilotos.
Toyota precisa de direção, comando, precisa primeiro enxugar o time para depois investir sua grana nos pontos certos.
Podia pegar o exedente e colocar na Willians, ganhando espaço de exposição.

Autorama do Udi
Autorama do Udi
16 anos atrás

Toyota cometeu um erro ao entrar sem saber como entrar na formula 1, a primeira coisa que ela sim teria de ter feito, parceria com alguma equipe, (motores), e depois pensar em caminhar sozinha!

Marçal, o blogueiro
Marçal, o blogueiro
16 anos atrás

Perguntar não ofende…

Esse “vai-não-vai” dos japorongas (por falta de piloto) se aplicaria à Honda, Gomes?

Lucas Israel
Lucas Israel
16 anos atrás

Bom com Kazuki Nakajima de piloto não espero muita coisa do tio Frank esse ano a não ser pelo Rosberguinho.
Bom sem comentários quanto a Glock e Trulli. Pelo menos tiraram o Ralf o que já é um baita negócio.

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

O piloto (Da Matta) que dizia que o carro era um lixo acabou sendo trocado antes do término do contrato.

A Toyota precisa de um diretor, gerente, etc. melhores. O problema vem de cima.

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Vamos lançar uma campanha de faixas nos autódromos em vários idiomas:

Williams-Toyota – Parceria oficial JÁ!

Nick B.
Nick B.
16 anos atrás

Querido Fla.
Além de bons pilotos, a Toyota deveria contratar um bom gerente.
Mas acho que eles não estão muito preocupados com isso.
Passa-me a impressão de que quer ficar na F1 fazendo sua propagandinha e vendendo aos tubos, pelo mundo afora, os seus carros sem graça.
A Toyota parece não ter aquele T… por ganhar corridas, por suplantar adversários etc, etc, etc.
É figurante. E só.

Imagina se a Audi aportar na F1 agirá de tal forma?
Nem a pau, Juvenal!

Abração.

Nick B.
(não estou ouvindo nada no momento, mas penso em garimpar Marcos Valle em meu pc).

Joe
Joe
16 anos atrás

Sem carro que preste, pode contratar até o Xumi que a coisa não dá certo. Vejam a Honda…
Tio Frank pode não ter os 500milhões de USD da Toyota, mas já fez muito carro campeão, mesmo sem grana este ano a Williams foi muito melhor que diziam.

Rodrigo Ribeiro
Rodrigo Ribeiro
16 anos atrás

Flávio, o nome da Toyota apareceu sim nos carros de Groving. Devidamente ocultado pelas saídas de escapamento, claro.