Legião urbana (quinta)

SÃO PAULO (mas a caminho de Cotia) – Homenagem de hoje a este pequeno notável que comemorou 30 anos de Brasil no ano passado. Gosto de todos os 147, mesmo os de frente Europa, ou os últimos, Spazio. Mas curto mesmo o Rallye. E o Top, também. Há para todos os gostos. Esse aí da foto, valente, segue servindo fielmente seu dono.

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alvaro
Alvaro
16 anos atrás

Saudoso 147, tive um GL 79, e um Spazio CL 83, nunca consegui entender a imcompreensão do povo com esse carrinho. Econômico, espaçoso, nunca deram maiores problemas, tenho vontade de ter um conservado, mas infelizmente a grande maioria deixaram deteriorar

marcello baviera
marcello baviera
16 anos atrás

Tive um 147GLS 79,verde buzios,que meu pai comprou ok no dia 17/12/78,o primeiro modelo que tinha chegado na extinta concessionaria FINIT (hj DICASA),junto com um RALLYE amarelo.Lembro até das placas,AQ3476,e que meu pai me deixou ir dirigindo (tinha 12 anos) até chegar em casa.em 82 meu pai me deu o carro,coloquei rodas gauchas,pneus pirelão(CN36),toca fitas ROADSTAR de bandeja,amplificador INFINITY MK I,escapamento kadron do rallye,carburador duplo,etc

kapetta
kapetta
16 anos atrás

Tive um Rallye com câmbio automático… era só passar em cima de uma tampa de bueiro, que ele automaticamente desengatava a marcha…

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Per Bacco, quanta bobagem… De cara se vê que o carro está muito bem conservado, e portando deve ser mais confiável que aquele Corolla ou Civic que o cidadão está pagando a 10ª de 60 prestações, sem grana nem para verificar coisas básicas como óleo do motor. Seguro? Licenciamento? É óbvio que um Corolla ou Civic desses não vai ter em ordem…
Belo Fiat, FG!!!

Nataniel Jebao
Nataniel Jebao
16 anos atrás

desconfio que o tigre seja o caboclo que enxerga na frente e descuida da retaguarda – il notto Bi nel cullo, stai atento, mio monkey e pronto per passare sopra di te…
Bacci

fanatico
fanatico
16 anos atrás

O pior carro do mundo chama-se
fusca , é desconfortavel,nao tem portamala,nao anda, faz um barulho enorme, cabem bem apertados 4 pessoas , ja tive um fusca, comprei zero em 1980 e em 1985 a lataria estava toda podre, para nao falar do assoalho entrava agua quando passava numa poça, mas tudo bem tem gente que adora fusca , fazer o que ne ?

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

O mais engraçado de tudo é que enquanto alguns tentam desesperadamente falar mal do carro (e da montadora), o proprietário desse Fiat continua por aí feliz da vida, com o carrinho o levando pra onde ele quiser, mesmo com seus aproximadamente 30 anos de uso.

Enquanto isso, muito carro novo, “ecológico” e moderno está empoeirando nas oficinas das concessionárias aguardando peças ou fugindo de blitz nas ruas (claro, pra escapar da apreensão por IPVA atrasado).

TIGRE
TIGRE
16 anos atrás

FIAT = MICO

Luiz
Luiz
16 anos atrás

Acho engraçado as pessoas dizerem que o 147 era atrasado, que polui e enaltecem o fusca. Por acaso alguma dessas pessoas possui um fusca com injeção eletrônica, catalisador ou qualquer modernidade dessas?
Nunca tive, mas se achar um inteiro compro. O 147 na época de seu lançamento chegou com características totalmente revoluvionárias para um carro popular, pois brigava com o fusca no preço mas, oferecia muito mais como, painel de plástico, carpete, motor transversal a água e de quebra tinha desempenho e economia melhores que o fusca. Só que brasileiro é como sempre avesso àquilo que não conhece e, ao invés de se adaptar às novas tecnologias, preferia xingar e continuar anadando apertado com a cara no para brisa, em um carpete de borracha e com o barulho ridículo do motor boxer do fusca, que por sinal, não deve nada em câmbio para o 147, os dois são péssimos.
Além disso o 147 iniciou uma história que se mantém viva até hj com o uno que foi seu sucessor direto e ã revelia dos que gostam de esbravejar, continua sendo produzido até hj e é o terceiro em número de vendas! E, pra quem diz que FIAT é frágil só digo que, eu e alguns amigos costumávamos dizer que onde um Land Rover não passar, pode esperar que meu uno passa. E passava mesmo.

vitão
vitão
16 anos atrás

Dizem que ter cíume de mulher feia é como colocar alarme e rastrreador em 147; mas ainda prefiro um deles, principalmente o Rallye, do que um gol “chiqueirinho” ; e ainda fazia curva como um demônio.

JM.Rodriguez
JM.Rodriguez
16 anos atrás

Aprendi a dirigir em um 147 ano 81. Só tinha 9 anos e era o melhor carro para aprender a dirigir (para baixa estatura). O problema é que era a álcool, e para ligar de manhã era uma guerra. Meu pai, na época, chegou a entortar o volante com as mãos de tanta raiva! Depois de um tempo com o carro, sofremos um acidente em que uma CB 400 bateu de frente com o fiatola. Meu, parecia que tinhamos batido em um poste a 200km/h! Mas o habitáculo ficou intacto, e os 4 passageiros ( meu pai e mãe na frente, eu e minha irmã atrás) nada sofremos. E o motociclista passou por cima do carro. Sorte que estava de capacete. Não quebrou nada, mas se ralou bastante! Agora, a CB 400…

Carlos
Carlos
16 anos atrás

Bom lembrar que na Argentina ele foi fabricado até a década d e90.

Cavalo Branco
Cavalo Branco
16 anos atrás

Quem fala mal do 147 é porque não acompanhou a trajetória da Industria Brasileira, sem ele no mercado provavelmente teríamos andado de Fusca, Brasilia e Chevette por muitos anos ainda.
Graças a Fiat e seu 147 e seus lançamentos posteriores é que passamos a ter por aqui, carros modernos com motor transversal, carrocerias projetadas para melhor aproveitamento e segurança de seus ocupantes, pick-ups derivadas de automóveis, motores turbo de série etc.
Quanto ao preço do 147, o Pedro Neto provou estar por fora, pois o 147 sempre teve seu preço entre o Fusca e o Gol.
Tem razão o Heitor quando fala da modernidade do motor Fiasa do 147, equipou os unos até 2002 quando foi substituido pelo Fire.

ATROZ-HP
ATROZ-HP
16 anos atrás

Vou jogar essa placa no Bicho …

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

Janson e Grigorevski,

cada qual pefeitos, tem gente que vem aqui e só gosta de polemizar e falar mal gratuitamente.

Engraçado é que falam que Fiat é um carro frágil, tive 3 Unos e um Tempra que nunca me deram dor de cabeça, praticamente só manutenção normal (velas, pastilhas etc) e ainda aprendi a dirigir num 147 um grande carrinho com certeza, e como atestado de bons antecedentes, pelo que sei, na Inglaterra terra dos mini, o pessoal de lá o ama de paixão.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Eu até acho bonito o 147, até me arriscaria a ter um, desde que tivesse a mesma sorte do dono desse da foto, de estar aparentemente impecável.

Agora, se meu pai ainda fosse vivo e eu o chamasse para ver essa foto, dizendo que compraria um igual, a frase dele seria exatamente essa:

– Só se for para colocar fogo nessa coisa!

Coitado, pegou trauma do 147, ano 81, à álcool, que tivemos no final dos anos 80. Era uma trapizonga. Lembro que ele sofria de manhã para fazer o carro pegar em dias frios. Sem contar que o esquema desse nosso 147 (vermelho exatamente como o da foto) era assim: segunda-feira, meu pai ia e voltava do trabalho na boa; terça-feira, ia de boa e sofria para voltar; quarta-feira o carro já não saía mais de casa. Só no sábado vinha um meca amigo nosso para dar um jeito. Final de semana rodava bem, até voltar o ciclo da semana.

Sem contar o drama que passamos para reformá-lo, tanto que, acabaram os consertos, meu pai colocou placa de vende-se e para felicidade ele vendeu no mesmo dia. E aí veio o Collor e confiscou a bufunfa… só para aumentar o trauma…

Só boas lembranças, hehehehe…

Mas como sou teimoso e não corro o risco de ter o carro incendiado, até pode ser que venha a ter um 147 inteiro algum dia…

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Dizem que quando o Rubinho saiu da Ferrari, roubou uns projetos e levou para a Honda.

Por engano, ele levou uns projetos desse FIAT 147.

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

Dizem que além de condução, este carrinho servia também para o fitness e para o lazer.

Fitness era a musculação necessária para fazer as trocas no câmbio dele e lazer era a pescaria necessária para achar as marchas do mesmo.

Nataniel Jebao
Nataniel Jebao
16 anos atrás

O mais engraçado é que minha “furreca italiana que atrapalha o transito” em menos de seis meses ja salvou ( aquela chupetinha basica ) um gol bola e uma SuV qualquer que nao lembro pois era de noite e ja tinha tomado umas e outras……

Serginho RJ
Serginho RJ
16 anos atrás

o primeiro 147 produzido no Brasil, um prata, fica numa concessionária perto da minha casa. deve valer uma fortuna. tá zerinho, zerinho.

eu
eu
16 anos atrás

foi uma m…. de carro
se tem algum valor é porque muita gente começou a vida automobilística nele, mas não muda em nada o que ele é, uma m…..a de carro. esse blog esta desandando…
ja ouviram falar no GPupdate.net ? ta bom deles montarem um blog por lá também

Polêmico
Polêmico
16 anos atrás

Alfredo, dê nome aos bois.

alex franco
alex franco
16 anos atrás

dizem as más linguas que esse é o projeto da FERRARI pra 2008 =x
rsrsrs

abraços

Carlos Tavares LARZ
Carlos Tavares LARZ
16 anos atrás

Eu ainda terei um desses… E quero do GL pra cima.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Tive um 147, ano 77, amarelinho…
Até que andava bem, o danadinho. Mas quando começou a dar pane, não parou mais. Vendi desmontado, por quinhentão…

Alfredo Lelo
Alfredo Lelo
16 anos atrás

Tem um povinho aqui que não conhece este blog desde o começo e fica falando muita besteria. Não sabe o que fala e fica dando seus palpites idiotas.

André Jirus
André Jirus
16 anos atrás

Meu primeiro carro foi um Fiat 147 – ano 77 – branco.

Tenho saudades deste tempo, passava o sabádo todo limpando o carro , na época tinha 18 anos e era o carro da família, pois meu pai não dirigia…

FG, muito obrigado pelo post.

André Jirus

Caca
Caca
16 anos atrás
Alfredo Lelo
Alfredo Lelo
16 anos atrás

Lindo, minha mãe teve um 79 azul todo lindo, quando vendi o meu ia trabalhar pelos lados da Faria Lima com a Cidade Jardim com ele, uma vez no semáforo me para uma FERRARI do lado, mas o povo passando pela rua olhava mesmo era para o FIAT, inteiro. o Dono da FERRARI acho que não se conformou e ao sinal verde acelerou tudo que podia, fiquei ali alguns segundos parado, aproveitando o povo olhar mais um pouco.

Jason
Jason
16 anos atrás

Só para lembrar: a Fiat do Brasil exportou milhares de 147 para a… Itália!

Foi nos anos 80 (a produção aqui foi encerrada em 1986). Um pouco de memória não faz mal a ninguém.

Kennedy B. Vitorette
Kennedy B. Vitorette
16 anos atrás

Motor com arquitetura arcaica? Então todos os motores de todos os carros que vejo rodando são arcaicos, pois todos tem a mesma arquitetura construtiva como principio básico. Alguns tem alguns adereços tecnologicos mais evoluídos ou até mesmo um processo de fabricação mais avançado dependo da época de sua produção, bem mais avançado. Porém todos tem a sua arquitetura construtiva semelhante. Logo todos são arcaicos. Como trato um carro como mero meio de transporte, sem muito apego e paixão pela sua beleza estética ou suas vantagens tecnológicas, ficaria feliz dirigindo um fiat desses, sendo meu e estando pago estaria muito bom. Melhor do que ter um carro zero com um carnê bíblico na cabeceira da cama. kakakakaka.

Allan
Allan
16 anos atrás

Hehehe… Sobre este FIAT sobram piadas, assim como nos… Lada!

Mas eu o achava bonitinho, especialmente com a primeira frente… A picape, então… Bastava um spoiler dianteiro, farois cibie de neblina abertos e lentes dos piscas brancos – além das rodas palito ou gaúchas – pro carro ficar um animalzinho…

TIGRE
TIGRE
16 anos atrás

FIAT = MICO

Pedro Neto
Pedro Neto
16 anos atrás

Esse é um lixo. Tive o desprazer de tocar um 1050, que é baseado nesta porcaria.
Uma das qualidades mais marcantes que ninguém lembra, afinal são tantas, é o calor que faz dentro, o engenheiro devia sofrer de alguma inflamação crônica para ter tanto frio.
Mas, sobretudo, é uma vergonha porque a Fiat da Itália havia descartado essa bomba a mais de 10 anos quando começou a fabrica-lo aqui no Br..
Além disso, o ÚNICO atrativo era o preço: comprava-se 2,5 Fita 147 com a grana de um Fusca.
Lamentável, símbolo da nossa submissão e falta de cultura…

Airton
Airton
16 anos atrás

O nome do carinho não é mais Fiat 147. O nome mudou para Fiat 149, porque acharam mais dois defeitos.

diego arone
diego arone
16 anos atrás

hehehe tenho um conhecido que colocou o motor 1.5 da elba, + turbo e cambio de 5 marchas.
foi tirar um racha……………o carro saiu voando heheheheheheheheh
comico se não fosse tragico

Marcelim
Marcelim
16 anos atrás

FIAT = Furreca Italiana Atrapalhando o Trânsito.

147 = 1 conserto, 4 dias rodando e mais 7 na oficina.

Jason
Jason
16 anos atrás

A derradeira obra de Dante Giacosa.

Não sabem quem foi Giacosa? Pesquisem e aprendam antes de ficarem dando palpite e falando bobagem.

Alekhine
Alekhine
16 anos atrás

Parafraseando a frase: “esse carro aí é uma booomba”! hehehe!

Carlos Afonso
Carlos Afonso
16 anos atrás

Quando lançado era um carro digamos atualizado.Design europeu( que acho mais bonito que americano),econômico, e com bom espaço interno.Tive 1.A manutenção na época era cara para um carro popular.Defeitos ? O câmbio era ruim de engatar.Nunca gostei dos pneus pequenos.Bronca foi a Panorama a alcool que tive logo depois(1982).Só pegava no inverno quando o bom 147 a gasolina empurrava por uns 200 metros ( rsrsrs).Altamente estressante.Hoje acho graça, na época não.Mas tem um ditado (gravem) que diz: ” O drama de hoje é a comédia de amanhã “.É perfeito.

Marcog
16 anos atrás

Fofo, hein… só agora me caiu a ficha que, logo logo, o FG tira uma foto do MEU uninho… : )

PS – Oliveira Santos, permita-me dizer que sois BURRO FEITO UMA PORTA. É óbvio que ele não tem o IPVA dos últimos 5 anos porque, provavelmente, já deve ter 13 anos que ele não sabe o que é isso. Carro com mais de 20 anos não paga IPVA (aliás, o meu ano que vem tá isento).

jbchaves
jbchaves
16 anos atrás

FG, aki na minha cidaded tem amis de cem destes rodando, e tem até um “clube”, e ao nosso amigo que diz que a arquitetura do motor é arcaica, o que dizer dos motores AP ( ainda bons motores…) ou memos do motor do Vectra e Cia que é oriundo do Chevete? E este aí é o carro que iniciou a estória da maior fabricante de automóveis do Brasil na atualidade. Show!!!

alex franco
alex franco
16 anos atrás

meu pai teve uma carniça dessa por apenas 1 dia rsrsrs
comprou um semi – novo +/- 1 ano de uso chego em casa com o 147 minha mãe foi na feira com ele e volto xingando ate a 4ª geração da familia do meu pai rsrsrs o danado tinha um cambio duro que só ele,
fez meu pai trocar no outro dia e ate que o bichin era bunitinhu amarelinho

Tomitão
Tomitão
16 anos atrás

Esse é “o carro”
Possivelmente, a melhor imagem do Blog até hoje!
(hehehe…)
Já tive uns 4 desses e meu pai, outros 7.
É um excelente carro, tanto que hoje, estou restaurando uma picapinha 86, que vai fazer companhia a um Civic e um Fit, correndo o sério risco de ser o queridinho da casa…
Abraços e obrigado por esta vista linda!

Luis F.
Luis F.
16 anos atrás

Gostei do fusquinha que aparece atras do 147, apenas o Para lamas dianteiro …

Jonny'O
Jonny'O
16 anos atrás

Que lindo!!
Vermelhinho assim então,nem se fala!

1GT
1GT
16 anos atrás

Aqui todo dia passa uma pickup 147 branca…estalando de nova..parece que saiu ontém da revenda…muito bem cuidada.

jair xavier
jair xavier
16 anos atrás

meu pai tinha um quase igual a esse,no começo da decada de 80,aqui em marataizes-es..só nao tinha o encosto pra cabeça no dele..muitas pescarias fizemos eu,ele e meu irmão neste carrinho..
valeu pela foto gomes!!!

Conde
Conde
16 anos atrás

Concordo com o André .
Mas pq não estaria com os documentos em dia e sem seguro ?
O carro está em boas condições e não caindo aos pedaços . Só de olhar vcs já sabem de tudo ?? Tá cheio de Vectra e Corola com IPVA atrasado , seguro vencido e com busca e apreensão pela finaceira Olha o preconceito . Vcs são uns fanfarrões , isso sim .