Legião urbana (segunda)

SÃO PAULO (heróis da resistência) – Os esportivos dos anos 80 e 90 que sobreviveram aos seus primeiros jovens proprietários merecem palmas. Porque a turma adorava esmerilhar com Gol GT, Passat TS & similares.

Palmas, então, para este Monza S/R (ano é com vocês) vermelho, flagrado em estacionamento da cidade por este que vos fala em dia cinzento e chuvoso na capital.

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gilson rafael
gilson rafael
13 anos atrás

Monza s/r 1.8 alcool 106 CV , so nao tem teto solar nem ar, no mais era completinho inclusive alarme inteligente(devidamente adaptado), show de bola! ! !, se encontrar compro outro porem o 2.0 , um abraço ao admiradores deste veiculo , que foi pouco explorado pela GM. Mas hoje é muito mais comentado que os outros Monza.

gilson rafael
gilson rafael
13 anos atrás

Ola pessoal este s/r foi meu aqui em Curitiba/PR, eu vendi em 2005 para um rapaz ai de SP, que após sofrer uma pequena colisao revende-o .
tenho saudades do vermelhao. era e ainda é um belo veiculo confortavel com seus bancos recaros, trio eletrico direção hidraulica etc

Marcello Vedove
Marcello Vedove
13 anos atrás

Vocês são fogo mesmo!!! Andam me seguindo?!?! Precisam ver o 1988 que tenho!!! Fora os outros!!! Obrigado pela divulgação!!!! Forte abraço à todos!!!

Sandro
Sandro
16 anos atrás

Gomes, na bucha: Monza 1.8/álcool/96 cvs.

soler
soler
16 anos atrás

TEm um monza SR a venda no WEBMOTORS tão inteiro quanto este…

Carlos Augusto Tóla
Carlos Augusto Tóla
16 anos atrás

Este Monza é ano 1986.

Allan
Allan
16 anos atrás

É uma pena que, mesmo com todos os cuidados, dificilmente um carro da década de 80 consegue passar incólume como um dos anos 60 ou 70. Tudo por culpa da péssima qualidade das borrachas e plásticos dos frisos e para-choques.
Não fosse a frente torta, este S/R estaria maravilhoso!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Por sinal: Turbo hoje em dia não significa mais falta de durabilidade. O pessoal esquece que o Golf turbo, em várias versões, roda nas nossas ruas sem grandes problemas.
Assim, se a FIAT lançar um turbo moderno no seu 1.4 (não old school como era o marea) vai sim acabar aceito.
A Volks certa época espalhou que iria lançar um 1.4 turbo também, para aproveitar a tecnologia do 1.0 16v turbo que saiu de linha, no modelo FOX GTI.
Mas como a Volks anda muito enrolada, a Fiat deve sair na frente.
Tudo depende se expandirem o desconto de imposto dos 1.0 para 1.4, como querem as fábricas.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Os esportivos atuais poderiam ter pelo menos relação da caixa do diferencial mais curta, já seria um alívio para quem paga o buzilhão a mais.

sergio
sergio
16 anos atrás

Tive um monza 86 alcool sedan.
Carro confortável e xoxo.
Bebia insaciavelmente.
Fiquei 6 messes com ele. Pior que antes tinha um santana. Carrão!

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Concordo Buzian, uma coisa é pagar para ter realmente um carro esportivo, outra coisa é desembolsar uma grana preta, para obter “perfumaria” apenas.
Vamos aguardar o Punto Abarth, apesar de eu achar que o turbo não tem um bom conceito entre as pessoas.
A maioria relaciona o turbo com pouca durabilidade do motor.
Eu prefiriria um motorzinho esperto aspirado e com o “dedinho” da Abarth…

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

MARAVILHOSO!!!!! Antes de comprar meu Monza SL/E 2.0 1990, estive de olho em um S/R desses, branco. Infelizmente, esses raros modelos são vendidos muito rápido. Esse da foto, especificamente, acho que já encontrei em um dos eventos do Monza Clube.
Quanto aos blogueiros que andaram criticando carros maravilhosos como Monza S/R e Passat GTS Pointer 1.8, e que se orgulham de seus um-ponto-nada de plástico, recomendo ouvir aquela musiquinha que fez grande sucesso na internet e que rima com suco de cajú…

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Lindão esse SR. Tenho um amigo com um deles, vermelho inclusive. Mas está “Socado” no chão e com reles rodas de ferro pretas. Vou mostrar a foto a ele para que veja como um SR de verdade deve ser.

Reparem ao lado que tem um Kadettão em bom estado também!

Abraços!

tomitão
tomitão
16 anos atrás

Carros como este não existem mais, infelizmente. Quem quer um carro nacional diferenciado hoje em dia, tem que satisfazer com Palio Adventure, CrossFox, Fiesta Trail, 206 Escapade, entre outros…
É lamentável!
(saudades do Fiat 147 Rallye / Uno 1.5R, Opala SS / Monza S/R, Corcel GT / Escort XR3, Chevette GP / Kadett GS, Passat TS / Gol GT)

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Romeu,

Você levantou uma questão muito realista,que é a ganância cada vez maior das fábricas,que montam carros com apelo “esportivo’,sem ao menos se preocuparem com melhorias mecânicas para diferenciarem dos outros modelos de linha…Ficam só no visual…
As montadoras alegam problemas de custo e de nicho de mercado (vide exemplo da Fiat,que lançou o Marea Turbo e Stilo Abarth,com motor do Marea 2.4),e que realmente acabam ficando muito mais caro,mas prefiro carros caros e com REAL sentido esportivo,do que os atuais absurdos praticados pelas empresas…
Atualmente as únicas exceções ficam pelo Civic Si e Golf GTi,que trazem algo mais além do famoso “pacote estético”…A Fiat deve contra-atacar com o Punto Abarth,motor 1.4 Turbo,vamos ver como o mercado vai se comportar…
Sem esquecer que logo logo os chineses chegam forte por aqui,e eles trazem preço aliado à qualidade…Quem viver,verá !!!!

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
16 anos atrás

Placa iniciada com “A” é originária de Curitiba.
Eu tenho um Monza Hatch 1983 e um Santana “tiozão” 86, os dois originais. Só não sei como enviar fotos…

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Só para ajudar na sadia discussão entre o JackSpeed e o Buzian, lembro que mesmo se levando em conta que o momento era de importação proibida e tinhamos que nos virar com as “carroças” que tinhamos em mãos, nos anos 80 os esportivos até que tinham certa melhoria no desempenho, vide Gol GT, XR-3, Monza S/R, etc. se comparados as versões normais.
Normalmente tinham uma carburação melhorada, um coletor modificado, uma taxa de compressão ligeiramente elevada, uma relação de cambio apropriada, etc.
Hoje a coisa piorou muito!
As montadoras simplesmente pintam o carro de vermelho, colocam alguns adesivos, os “apendices aerodinâmicos” de plastico, uma rodas um pouco mais largas, dois reloginhos no painel e pronto! Está feita a alegria dos “tuneiros” de plantão.
E custa um buzilhão e meio a mais.
Motor, suspensão, cambio que é bom, NADA!
O “esportivo” acaba tendo desempenho piorado em relação carro que originou a “transformação”
Pois ficou mais pesado, e a relação peso/potencia ó….

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

caro Mario,pelo visto voce entendeu o que eu quis dizer,estais certo,naquela epoca sem importaçao o que tinha de mais legal eram esses esportivos onde a nossa industria abusava dos preços,o que eu critico é que em muito desses carros o apelo esportivo era muito superficial,mas se a galera ja apavorava com eles imagine se fossem mais mexidos?mas eu respeito sim eles e sonhei muito com esses.o pessoal tem mais é que valorizar e cuidar dos carrinhos.valeu.

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Jack Speed,respeito a sua opinião,mas devemos lembrar sempre do momento em que esse carro foi produzido:não existiam importações,os parâmetros de comparação eram sempre com os nacionais,e isso era o melhor que a nossa indústria poderia oferecer para os apaixonados por esportividade…
Apenas como comparação,em 1998 eu comprei um Chevrolet Cavalier norte-americano,fabricado em 1991,e que veio zero km via importação direta.Enquanto um Monza Classic do mesmo ano exibia uma caroceria remodelada,e como opcional um caríssimo sistema de injeção multipoint (era opcional),o Cavalier já tinha motor 2.2 MPFI,ABS,piloto automático,e sistema de som de última geração,DE SÉRIE,sem contar o detalhe que ra o carro de entrada no mercado americano,sendo o modelo mais barato…Sua versão esportiva carregava um vigoroso V6 de 3.1 litros,vindo da divisão Buick,e diversos itens esportivos a mais.
Não vamos polemizar,é claro que os carros importados REALMENTE esportivos são muito melhores do que os nossos(já são projetados assim),de qualquer época,mas devemos lembrar que esses modelos se tornam cada vez mais raros ao passar dos anos,porisso o desejo de compra-los e mante-los impecáveis,para que as futuras gerações vejam como eram os nossos “pseudo-esportivos”…

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

gosto é gosto e não se discute,se para alguns um mexidinha leve e escabe de 50mm impressionam,a mim não,qualquer esportivo meia boca de plastico japones humilha esses carros.as boas lembranças da infancia seriam a unica razao de ter um desses na garagem,escolheria o got gt 1.8.

André Grigorevski
André Grigorevski
16 anos atrás

Lindo carro e sorte do proprietário poder rodar com um esportivo marcante nos anos 80 em estado tão original.

Como comentaram aí que “S/R” seria uma empresa que personalizaria este modelo do Monza… Na verdade houve confusão com a Souza Ramos, concessionária Ford que modificava veículos da marca (principalmente as pick-up’s F-1000). Nada tinha a ver com a GM e muito menos com este Monza.

Mário Buzian
Mário Buzian
16 anos atrás

Como o Bustani já disse que o carro é um modelo 1986,e que veio com o motor 1.8 original,não vou nem discutir…Fg,se vc. tivesse tirado uma foto da traseira do carro,poderíamos chutar o ano (assim como já foi dito aqui,se era 1985/1986,motor 1.8;se era 1987,motor 2.0).
Independente disso,o carro é muito belo,e seria o único modelode Monza a frequentar a minha garagem,já tive vários desses,inclusive um 1989 de exportação,feito na Venezuela,com bancos de couro e câmbio automático,original de fábrica…
Saudades de um S/R que via rodando na Vila Mariana,id~entico a esse da foto,e que tinha menos de 20 mil rodados,de uma dentista…Tentei a todo custo comprá-lo,mas a dona foi dura na queda,e recusou todas as ofertas que fiz,durante anos seguidos…Perdi o ratsro do carro em 2004.
Ah,pra quem disse que o S/R era apenas um “pseudo-esportivo”,vai aí a informação: ele tinha carburador de corpo duplo exclusivo,coletor de admissão diferente,suspensão mais rígida escape mais grosso,além de relação de câmbio diferente.Os raros modelos 1988 eram páreo duro pros Kadett GS/GSi,cansei de dar bucha nesses carros,pois o S/R era mais brabo…O duro era o consumo,não passava dos 6 km/l de álcool…Mas quero um desses novamente,faz parte da minha adolescência,assim como os Pointer,Gol GT/GTS,Escort XR-3 e outros dos anos 80…

JackSpeed
JackSpeed
16 anos atrás

eu achava muito legais esses pseudoesportivos nacionais quando era criança,poxa,o xr3,gol gt,pointer e sr e uno r eram um sonho mas depois de crescido vejo que esses carros nem deviam usar o termo “esportivo”.até hoje não aprenderam vide o tal vectra gt,o que é aquilo?carissimo e meio patetico.

Galvão
Galvão
16 anos atrás

Não sei se acho essa roda FEIA ou HORRíVEL.

aaa
aaa
16 anos atrás

feio p %!$&#

Fabio
Fabio
16 anos atrás

Hospital Professor Edmundo Vasconcelos. (Gastroclínicas, pros véio)

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Carro com mais de 20 anos não é seminovo, é antigo sim…

San
San
16 anos atrás

Igualzinho ao meu!!!!!
Um dia o meu também vai andar he…he…he….ainda estou restaurando.

Ricardo Gomes
Ricardo Gomes
16 anos atrás

Gomes, claro que carros antigos, são dificeis de serem clonados, mas falando da criatividade do brasileiro, tudo é possivel. Então dou uma dica para voce porstar as fotos. Dá uma embassada na placa dos carros, poe uma tarja preta, sei lá, exceto, se vc pedir permissao para tirar a foto hehee. Ai é problema do dono. Abraço

.
.
16 anos atrás

Sempre gostei do Hatch ! Lembranças dos Vauxall.
Mas a esportividade do S/R ficou limitada a um diferencial mais curto, que deixou a barata mais esperta !
Quanto ao motor, tudo igualzinho ao carro da titia.

Bustani
Bustani
16 anos atrás

esse carro foi meu.
é um SR 86, 1,8 a alcool, completo , menos ar…fui buscar em ctba….vendi e me arrependi, uma pq o carro é muito bom, outra pq o comprador me enrrolou para pagar…
agora estou a procura de outro SR, de preferência 2,0, a alcool tb…ou um gol GT, 86….mas estão pedindo muito no carro…mas são lindos!!!

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

este foi o primeiro carro daqueles que se veste o veículo, o interior envolvente, confortável…..

e os pneus série 60 e escape grosso, com ronco encorpado… iniciou de forma discreta no xr3 mas deu resultado melhor no monza s/r.

se na cidade o pessoal aqui não curtiu, posso garantir que na estrada era um carro incrível para a época, principalmente viagens longas ou com trechos sinuosos..

Gustavo Stricagnolo
Gustavo Stricagnolo
16 anos atrás

Os esportivos brasileiros sempre foram uma piada… o motor era o mesmo dos outros carros da marca (ex: Monza SLE, Santana GLS, etc) e com um acabamento horrível, aqueles Gol GTI com o parachoque prata era o fim da picada, pelo menos a mecânica AP quando se prepara fica ótima, agora o resto era realmente sofrível.

Caca
Caca
16 anos atrás

Sobre as rodas, acha-se sim, no Mercado Livre há algumas.

E tb pode-se optar por comprar o carro todo, imprestável, por cerca de $1500, só para pegar as rodas!

Funileiro
Funileiro
16 anos atrás

Enferrujava pacas …

1GT
1GT
16 anos atrás

Carro jeitoso o S/R…o último que vi estav “tunado” com um aerofólio traseiro de alumínio…detalhe: estava torto!
Preto e e bem conservado…tirando as personalizações feitas pelo dono, plenamente recuperável.

Luis Rossi
Luis Rossi
16 anos atrás

Tude bem, mas este Monza S/R e o Santana Sport mostrado outro dia não são exatamente antigos. A idéia de mostrar antigos rodando por São Paulo é boa, mas acho que você podia restringir a “busca” à carros produzidos até a década de 70.

Jegue do Pantano
Jegue do Pantano
16 anos atrás

Acredito que seja um 86 (como o meu, que no entanto, é preto), a sigla S/R vem de Sport Race, carro muito bom de dirigir e confortabilissimo com seus bancos Recaro…

O local? Bem, sabe lá Deus…

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

O S/R em questão é 1.8 e a placa ANE…é provavelmente de Curitiba-PR..porém já devidamente transferido para SP onde o IPVA é mais alto……

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

Aqui perto tinha um 88 vinho automático. Lindão, diziam que era exportação…
Realmente pra dirigir ele era meio “molengão” de suspensões, direção, freios.
Achava o hatch mais bonito que o sedã. Tive um SL/E 83 1.6 que tinha ar condicionado e direção hidráulica. Totalmente manco mas uma delícia de dirigir, totalmente Chevrolet…

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

Meu Irmão teve um deste, comprado de um tio. O tal carro tinha o problema crônico e conhecido do motor 2.0, queimava muito óleo por defeito na sede das válvulas. A propósito, vi um Monza Hatch branco 1.8 AUTOMÁTICO a álcool outro dia aqui em BSA. Nem sabia que existiu !

André Gielkop
André Gielkop
16 anos atrás

Era um carro absolutamente maravilhoso! Completíssimo, mas bebia muito: Em média 5 a 6 km/l com álcool (2.0).

André Gielkop
André Gielkop
16 anos atrás

Isso mesmo! Ser for 1.8 é 86 e se for 2.0 é 87.

Japoneis
Japoneis
16 anos atrás

Se for 1.8 é ano 86, se for 2.0 é 87.
Como disseram os 88 tem a grade, spoilers laterais diferentes…
É um carro maravilhoso!!!
Andava muito!!!!
Aqui na minha cidade tinha um vinho 87 unico dono, deve estar com ele ainda qqr dia pergunto…

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Bacana, principalmente as rodas.
Mas Monza, pra mim, nunca passou boa impressão ao dirigir.

Carlos Galto
Carlos Galto
16 anos atrás

86 ou 87. O 88 já tinha as modificações de detalhes externos.
Era um carro lindo, concorrente para o Passat Pointer mas não tinha tanta dinâmica. Muito mais equipado e luxuoso.
Vou tentar fotografar um Chevette S/R que tem aqui perto de casa, uma jóia!!!
S/R era a sigla dos Chevette, depois dos GP, e dos Monza esportivos da Chevrolet. É usada até hoje nos Vauhxall, a Opel inglesa.
A Souza Ramos, empresa que o amigo aí embaixo mencionou, modificava alguns carros da Ford.

reginaldo Nat rock
reginaldo Nat rock
16 anos atrás

Gastroclinica lá na 23 de maio pertinho do hospital do Servidor. Acho que eu já usei essa vaga aí ou a do lado…

Flavio: sugestão: sempre que vc postar um “legião Urbana”, coloque a resposta do anterior; assim, ninguém, fica cobrando, por exemplo, onde estava aquele fusquinha abandonado…

Marcos Reis
Marcos Reis
16 anos atrás

Já tive um 83/83. mas, pelo retrovisor, grade e parachoques (se fprem originais mesmo) chuto em 85/86. E essas rodas voce nao encontra mais…

Rodrgo Font
Rodrgo Font
16 anos atrás

Alguns Chevrolet esportivos bacanas:

Corsa GSi
Kadett GSi

(Poderiam ter feito um Astra Hatch legal..mas ficou sem sal aquela versão Sport,com 8v e a atual com aqueles frisos na cor cinza….)

Rodrgo Font
Rodrgo Font
16 anos atrás

na boa…o Monza Hatch (Opel Ascona)achava-o sem graça, ao contrario do sedan, que bateu alguns anos o Gol como o mais vendido…(aquela versão SL/E 2.0,que viraram hits,nas cores preta,prata e um verdão-musgo)

Como o Vectra Hatch(europeu…pois o hatch daqui,vulgo GT,é uma imitação do “novo” Opel Astra daqui ,assim como, o do sedan)