Off-road é isso aí

SÃO PAULO (esse tem cara) – Mestre Mahar remexeu seus arquivos recentes e encontrou na já saudosa “Clássicos”, subproduto da “Quatro Rodas”, esta reportagem sobre o Supercross da Gurgel.

Duas considerações. Primeiro, sobre a revista. Um pecado suspenderem sua publicação. Era excelente, feita por gente do ramo. Espero que um dia volte, mas que seja em definitivo, e não ao sabor de balanços financeiros melhores ou piores.

Segundo, sobre o carro. Muito bonito, antecipando tendências, genuinamente off-road. Não essas coisinhas delicadas que as grandes fábricas têm empurrado aos incautos como Ecosport, CrossFox & similares com estepe à mostra.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anderson Nunes
Anderson Nunes
9 anos atrás

Boa noite,

Fico feliz em ver meu trabalho registrado aqui no site do Flavio Gomes. Essa reportagem para a 4Rodas Clássicos deu trabalho para fazer, mas o resultado final foi gratificante. Aproveito o espaço para dizer que até o mês de agosto a editora Alaúde irá publicar um livro contanto a história da marca Gurgel e de seus respectivos carros.

Anderson Sergio S. Fonseca
Anderson Sergio S. Fonseca
15 anos atrás

Um carraço totalmente nacional. As multinacionais nao deixaram a muitonacional seguir adiante. E o nosso governo da época tbm. Por o Itamar fêz akela merda com os 1,0.
O supermini era muito mais econômico que o fusca…..

safados….

Balmiro
Balmiro
15 anos atrás

Acho interessante a evolução da Gurgel.
Se forma patriótica, sou um simpatizante do veículo, acho ele formidavél, por ser Brasileiro eu acho.
É uma mecânica muito simples, onde até uma crianças menor de 6 anos consegue operar em seu motor e derivados eltrécos.

Ainda sim, a evolução do BR-800 e perfeições tornam os projetos da Gurgel mais ousados.
Um motor antes, boxer, agora VW aparentemente cerrado ao meio com base de potência igual, agora é Gurgel, Enertron.

A evolkução foi incrivel, digo isto pois gostaria que este carro estivesse ido ao mercado Brasileiro, certamente seria um dos primeiros a te-lo em casa.

Atualmente tenho um BR-800, mais para frente a ousadia me trará um Supermini.
Espero um dia, chegar a este ousado upercross, se aparecer algum louco querendo vende-lo por algum motivo totalemnte desocnhecído.

Golpes políticos, acreditamos sobre até mesmo possível conspiração entre tais maçons, ou maços de cigarros, tendo em vista que são projudiciais à saúde, os donos das multinacionais e membros da política são ruto deste esterco comunista.

Fernando Marson
Fernando Marson
16 anos atrás

Apesar da GM ter feito aquele protótipo com uma Corsa Wagon(offroad amarela), parece que ela nunca teve interesse em fazer esse tipo de figura para os consumidores.

Vi algum Celta no estilo “Cross”, mas pelo que soube foi alguma concessionária que equipou, então acredito que ao contrário da Fiat e VW(e até a Ford), ela não quis entrar nessa onda do que PARECE SER, MAS NÃO É.

Daniel Caldeira
Daniel Caldeira
16 anos atrás

Esse SuperCross da Gurgel é um sonho de consumo… um carro economico, ágil e que se mexe muito bem (o motor, apesar de apenas 36cv, empurra apenas 650Kg – praticamente metade dos carros atuais)…
Apesar de não ter o SelectTraction, tem tração traseira, e no off-road isso faz uma baita diferença!
Tenho um Br 800 89 (conservado todo original) desde novo, e sei muito bem o que esse carro é capaz… e, se o Br-800, que era o menos evoluido dos Gurgel de 800cc, já cumpre direitinho o dever de casa, imagina com suspensão mais adequada pra passear na lama!?
Agora, nego querer comparar um CrossFox 2007 com um Gurgel 94 e dizer que o VW anda mais é no minimo ser inconveniente… compara com os concorrentes da epoca!… ah, esqueci, não tinha… demorou 9 anos para surgirem…. hehehe

Luiz Mariano
Luiz Mariano
16 anos atrás

Caro FG
Para mim, cada “postagem” sobre a Gurgel traz à memória o descaso dos governos anteriores para com o futuro do Brasil como nação soberana economicamente.
O modelo escolhido sempre foi o da inserção submissa no mercado mundial.
Não quero entrar em polêmicas sobre o atual governo, mas tenho para mim que se o poder estivesse em outras mãos até a Petrobras já teria “dançado”.
É isso.
Até a próxima.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Suspensão que funcione bem no off-road não tem muito segredo. Tem que ter bastante curso, e ser reforçada para não arrebentar com o uso extremo.
Além da altura, claro.

Então vamos lá: Crossfox tem ótima altura e ótima dinâmica, anda bem no off-road, mas arrebenta tudo, pois a Volks esqueceu de reforçar a suspensão quando a aumentou.
Ecosport usa a suspensão do Fiesta, mais alta. Não funciona, pois o tamanho e peso do carro são incompatíveis com essa suspensão.
O único que tem suspensão bem reforçada e de boa altura é o Palio Adventure, mas infelizmente ele é uma Perua, o que compromete um pouco o equilíbrio…

Ou seja, nenhum é completo nesse quesito.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
16 anos atrás

Essa história da 4R Clássicos é igual ao caso da revista Bizz, que voltou recentemente, num ótimo formato e linha editorial, mas também foi retirada de circulação. As duas revistas são (eram) da editora abril, certo?

É dose… Vocês jornalistas devem ficar especialmente preocupados com este tipo de postura das editoras…

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

Gurgel é Guergel. Adoro estes carros. Existe um documentário que conta a saga da Gurgel, está disponível na internet, se chama Sonhos Enferrujam. Vejam, vale a pena.

Allan
Allan
16 anos atrás

1) Conforme mencionei quando do post da extinção do expediente, o problema da “Clássicos” (assim como de outra revista do ramo, a Flashback) era seu altíssimo preço, que superava os 10 reais…

2) Bisavô do Crossfox foi ótimo! No máximo avô… Mas que o Sr. Gurgel faz falta, isso faz…

Fabricio
Fabricio
16 anos atrás

Ecosport, Crossfox, etc, são off-roads de boutique, se alguém botar um carro destes para ralar na lama, ou é doido, ou é muito burro!

Felipe Montanheiro
Felipe Montanheiro
16 anos atrás

Comparem com um Hummer H2, os gringos copiaram esse lindo design…Ahh se a gurgel existisse ainda hj com seus modelos….seríamos referência mundial…..LINDO O OFF-ROAD DELES!!!

Fernando Carvalho
Fernando Carvalho
16 anos atrás

FG : Parabéns sobre o comentário sobre a “”extinção “da revista Clássicos da 4R, que saiu das bancas sem previo aviso .
Eu como colecionador da revista 4 R (desde 1964), e da Clássicos tambem tenho pela mesma um conceito semelhante(feito por gente que sabia o que fazia e principalmente falava na revista , mas que ficou refém dos balanços…)

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Esse Supercross é de longe o meu carro preferido da Gurgel. Bem mais interessante que os medonhos Supermini e BR-800.

Mas respeito muitíssimo o Sr. Gurgel. Realmente um cara de visão à frente do seu tempo, pelo menos aqui no Brasil.

Max
Max
16 anos atrás

Cara de visão esse Gurgel!

Esse aí pode até ter o motor fraco, badulaques esportivos do tipo fora-de-estrada, como estão dizendo. Mas aposto que, assim como o X-12, ele dá conta do recado em estradas de terra.

Já vi alguns desses trombulhodos e pesados trecosports da vida (que custam os tubos) atolados em estradas de terra onde Uno 1.0 passa assobiando, chupando cana e mascando chicletes :)

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
16 anos atrás

Impressionante ver como tem gente que não faz a menor idéia sobre o assunto que quer dar palpite. Gurgel é um gênio e só mais um dos que são desperdiçados aos montes neste país de povo majoritariamente composto por gente medíocre, preguiçosa e ignorante.

Eu vi um destes numa rua “lateral direita” à Radial Leste (não é uma travessa da Radial) pouco antes da entrada do “buraco” que leva a Amaral Gurgel/Elevado/Consolação.

Uma pena não ter conseguido encontrá-lo lá na volta. Gostaria de chegar perto de um destes.

Abraços e lamentemos o assassinato da Gurgel.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Não é um legítimo off-road, e por sinal segue a mesma receita dos atuais Cross, adventure e similares: Suspensão mais alta, mecânica original e visual, apenas.
Se tivesse pelo menos o sistema de dois freios de mão, já seria alguma coisa…

Alexandre Ozorio
Alexandre Ozorio
16 anos atrás

Helio
O Supercross não tinha mecânica VW. Era mecânica Gurgel, (baseada no VW) com refrigeração a agua, cambio semelhante ao chevette, tração traseira e motor dianteiro. Apesar de apenas 38 CV, como o carro era bem leve (650 kg) e uma relação de marchas super curta possibilitava vencer muito mais que lombadas de transito. Pena que a Gurgel faliu e apenas 6 destes foram fabricados. Certamente quem tem não vende, não troca….

MarcioVS
MarcioVS
16 anos atrás

Por que cargas d’água toda montadora enfia a cor amarela em carros off-road, ou farsantes off-road?
Só a Land Rover tem moral pra pintar um off-road de amarelo. Amarelo Camel Trophy.

sérgio barros
sérgio barros
16 anos atrás

não só a 4 rodas…. quem conheceu a auto esporte e a vê ou lê hoje não reconhece…

auto e técnico idem….

a última esperança minha, a full power, que começou tão bem, virou revista de tunning e som… lamentável…

a oficina mecânica a tempos não a vejo…

e assim vamos, dependentes unicamente de sites especializados ou publicações estrangeiras…

charles
charles
16 anos atrás

uma pena mesmo

1GT
1GT
16 anos atrás

Acabaram com a Clássicos? Putz!

Quanto ao Gurgel Supermini em versão offroad…bonito mesmo…apesar do motor pequeno…e existem adapatações mundo a fora…como a de um senhor que colocou um motor AE1000 no lugar do raquítico motor original…deve ser um foguetinho.

Luís Augusti Malta
Luís Augusti Malta
16 anos atrás

Realmente foi uma triste surpresa o fim da QR Clássicos. Deve ser difícil achar uma fórmula que agrade a um universo tão heterogêneo quanto o dos antigomobilistas.

Léo Engelmann
16 anos atrás

Com certeza eu teria um. Baita carrão.

vitão
vitão
16 anos atrás

a suspensão da publicação da Classicos é uma pena, realmente.

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Ao menos os atuais “cross” exibem motores decentes….esse “off-road” da gurgel, com motor do BR-800, não conseguiria transpôr nem uma lombada de trânsito….

Helio
Helio
16 anos atrás

parece muito com o Crossfox.
e ambos tem o motor e mecanica VW
tração 4×2 e estepe a mostra. Off Road de mentirinha pra madame levar os filhos na escola e ir ao supermercado

raimundo
raimundo
16 anos atrás

heheh.
O bisavô do crossfox