Cruza

SÃO PAULO (como digo, tem de tudo) – Ontem à noite, ao lembrar dos meus cheques sem fundo, fui dar uma passeada na internet atrás de algumas imagens e caí neste site de objetos de coleção. Tem um monte de folhas de cheque em branco para vender. E sabe que achei tudo muito barato?

Aí lembrei do primeiro cheque que passei na vida. Todo orgulhoso, depois de abrir uma conta no Bamerindus em São Caetano, na agência que ficava colada à GM, na avenida Goiás, peguei meu primeiro talão. Estava indo para a faculdade, fim de tarde, parei num farol e um cara estava vendendo guias de ruas. Um guia bonito e útil para quem, como eu, rodava a Grande São Paulo o dia todo atrás de clientes para comprar garrafões de água mineral.

Parei o carro, eu tinha um Gol prateado (meu irmão mais novo, que era bem pequenininho, dizia que o Gol era “prático”, não prata…), e comprei o guia com cheque. Devidamente preenchido sobre o capô do Gol.

O cheque era bonito, verde. E a caixa do banco em São Caetano era linda, eu sempre pegava a fila do caixa em que ela estava trabalhando. Vivia paquerando a moça, morena dos olhos verdes.

Todos nós já tivemos 18 anos e um talão de cheques, suponho.

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Em 1996, universitário aproveitei a oportunidade dada pelo Banco Real – Conta Universitária – e abri a minha conta. O meu primeiro cheque foi para comprar uma edição da revista Sexy – só não lembro quem estava na capa – na banca de jornal todo orgulhoso……

Hoje, não ando mais com talão, apenas com duas folhas caso ocorra uma situação de emergência. Pois, além de ser um incômodo andar com talão caso ocorra perda ou roubo do mesmo imaginem a dor de cabeça……

MSM
MSM
16 anos atrás

Desde criança tinha conta no Banerj, quando meu pai abriu a conta para mim e a minha irmã. Depois foi vendido para o Itáu e permaneço até hoje.
PEguei o meu 1º talão de cheques do Itaú este ano. Se preciso fazer compra uso o cartão de débito. Cartão de crédito NUNCA!!!
Pelo trabalho, já fui cliente BAmerindus, depois HSBC; BB; e agora Santander. Em todos a minha única relação é para pegar o salário mensal, detesto as filas e tenho medo de assalto, parece que você está entrando naquele filme de terror da década de 80 que se passa num parque de diversões – “Pague para entrar, reze para sair”.

Pedro Bresson
Pedro Bresson
16 anos atrás

uma vez fiz um cheque de 55 centavos… R$ 0,55. nao tinha um puto no bolso e precisava do xerox da matéria pra prova do dia seguinte. e nenhum amigo/conhecido por perto. o cara aceitou… e o banco compensou.

hoje em dia é tudo virtual, menos as moedas de € no meu bolso furado.

Ricardo Zeólito
Ricardo Zeólito
16 anos atrás

É Gomes, os tempos são outros… nunca tive talão próprio. Só preencho cheques no meu trabalho… sou meio avesso a qq forma de pagamento virtual. Tenho 28 anos e somente no ano passado fiz meu primeiro pagamento com cartão de débito. Crédito nem pensar! Rss

Joel_RS
Joel_RS
16 anos atrás

Tenho conta no HSBC desde os 18 anos, hoje tenho 23.
Tive cheque uma vez só e os 2 talões que recebi duraram 2 anos e usei só pra comprar celular.
Hoje em dia procuro usar só cartão de débito.

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Bem, amigos da Rede Gomes, bom dia.
Cheques ! A muitos anos não uso um desses. Faço todos os pagamentos de contas em caixas eletrônicos ou, melhor ainda, em casa usando o telefone via bankfone.
Pagar ou comprar pela Internet ? Jamais. Consultar meu saldo via Internet ? Nunca. Ir a uma agência bancária ? Mas nem fudeeenndo, é horrivel aquilo tudo. E olha que tenho 3 contas bancárias, uma no Itaú da Angélica, outra no HSBC da Faria Lima e outra na Caixa Econômica da Parça da Sé. A anos não apareço em nenhuma delas. Nem sei se os gerentes dos quais tenho seus cartões agendados ainda estão por lá. E espero que continue assim pois, banco, para mim, é um mal que foi instalado na nossa vida junto com muitos outros, e todas as vezes que entrei numa agência bancária sempre me senti como que entrando num covil de ladrões, num Ali Babá e seus milhões de ladrões, portanto, como prezo e cuido muito da minha sanidade espiritual, evito ao máximo uma ida num antro desses.
O pior é que um dos meus melhores amigos, além de meu vizinho, é um dos gerentes corporativos do Bradesco da Cidade de Deus em Osasco, e vocês podem imaginar as conversas que temos a respeito disso tudo. É hilariante. Até os filhos pequenos dele morrem de rir com agente. Parece eu e o meu amigo kamarada Flávio Gomes “conversando” no Ladaland.
Pena que não posso reproduzir aqui o nosso Bancoland senão, o meu amigo “estará demitido”, como brada aquele babaca ridículo da TV Lixão.

Lagartal
Lagartal
16 anos atrás

Meu primeiro emprego foi em um banco chamado F.Barreto, ficava na Rua XV de Novembro. Na epoca n’ao tinha toda essa tecnologia e usava-se o cheque para efetuar saques no caixa (nao tinha caixa eletronico) e para pagamentos em geral.
O mais legal é que tinha 15 anos e fazia o maior sucesso com a “galera” pois era o unico que possuia conta corrente, talão de cheques etc. Depois o Bamerindus comprou o F.Barreto, cheguei a usar o cheque verde como o da foto, mas não tinha o mesmo glamour do F.Barreto.

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Minha 1ª foi no Banespa (o verdadeiro, não o atual espanhol), depois vieram outras, mas essa ainda me traz uma saudade diferente.
Época que banco era banco, gerente mandava e decidia, e o mais legal, os cheques eram aceitos e respeitados, hoje em dia nem vendedor de guia no farol aceita mais…

Abraço

Acarloz

MV
MV
16 anos atrás

Mas hoje em dia da até vergonha sacar o cheque, primeira coisa que falam é: vc num tem cartão.

Ou seja pela pilantragem de alguns , todos outros honestos pagam a conta.

Japoneis
Japoneis
16 anos atrás

Meu primeiro talao foi um “bico amarelo” do Itau, assim era chamado aqui na cidade o cheque do Itau… hehehe
Depois abri uma conta universitaria no Real que tenho ela ate hoje, começou com o talao marronzinho, e depois mudou pro verdinho…
Tenho guardado ate hoje os canhotos dos cheques, desde o primeiro talao!
Era muito legal sacar o talao pra pagar uma conta…

Kennedy
Kennedy
16 anos atrás

Bamerindus, um capitulo estranho das intervenções do BC nas instituições financeiras. Trabalhei lá, como trabalhei no Bradesco, como esses bancos ganham dinheiro fácil, muito dinheiro e muito facilmente. Aos 17 anos tinha uma conta especial no Bradesco, coisa de louco, quando caiu o primeiro salário na minha conta demorei a acreditar. Mas, tudo era festa naquela idade. Peguei minha mãe e levei ela na Buri, que tb já era, comprei um aparelho de som de ultima geração, hoje é um caco velho, roupas de montão, enxoval para a casa toda e mandava minha mãe pegar de tudo para ela e minhas irmãs. O mais divertido era ver a cara de assustada dela, pois nem imagina o quanto de dinheiro eu tinha na conta. Bons tempos aqueles em que um bancário recebia um salário digno, na verdade era uma pequena parte do butim que os bancos amealhavam de seus clientes com seus juros e taxas absurdas. Ah, nem entrei no limite do cheuque especial, que era quase o triplo do meu salário, o banco era realmente louco naquela epoca.

Bugre
Bugre
16 anos atrás

Quando eu era criança e queria alguma coisa, meu pai sempre vinha com o “não tenho dinheiro”… e eu sempre respondia “tudo bem pai, usa o cheque”. Pra criança tudo é mais simples.

Leonardo Lago
16 anos atrás

Eu tive 18 anos e um cartão de débito. Não é a mesma coisa…

Petrolhead
Petrolhead
16 anos atrás

ah, essas mocinhas…

Carrera
Carrera
16 anos atrás

Eu tenho talão em branco do BMD, abri minha conta e fiquei feliz. Depois de 2 meses o banco faliu… hehehe…

Estevão
Estevão
16 anos atrás

Também tive minha primeira conta no Bamerindus. Claro, banco daqui do Paraná, não tinha como ser outro. Minha folha de cheque era igualzinha à essa aí do post. Inlusive lembro dessa empresa que aparece (KOPP Partic. Ltda.). Acho que existe até hoje.

Quando o Bámerindu (como falam os italianos daqui) foi vendido pro HSBC saímos eu, meu pai e meu irmão rumo ao BB.

Banco estrangeiro prefiro passar ao largo…
Abs.

Wagner
Wagner
16 anos atrás

Quando eu era bem garoto ainda (lá por 1982), me lembro que alguns espertalhões em lojas e postos de gasolina davam pros incautos aquelas canetas com tinta que apaga pra preencherem cheques. Um onte de gente caiu no golpe…

Tohmé
Tohmé
16 anos atrás

Minha primeira conta foi Bamerindus, agência da Av. Morumbi. Depois permaneci anos no sucessor HSBC

Getz
Getz
16 anos atrás

A mesma história nos dia de hoje seria algo assim:

Peguei meu Visa passei na FNAC e comprei um GPS/Navegador.

Bons tempos, hoje tudo muito prático, muito artificial.

Quanto ao carro… poderia ser um GOL mesmo! ou um GOLF, ou um PUNTO, ou qualquer trapizonga existente.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
16 anos atrás

Putz, eu tava na faculdade, 20 anos nas costas, 1996… abri a conta universitária no Real da Metodista em julho e só entreguei os documentos em novembro. Daí chegou em casa os primeiros talões, com aquelas folhas em marrom claro típicos do Real… nem tinha dinheiro na conta ainda e passei o primeiro cheque justo numa balada de sábado… no velho Terraço, na Vila Formosa, lugar que hoje nem existe mais… até tinha dinheiro, mas foi só pelo prazer de sacar o talão e preencher no caixa, mandar ver na assinatura recém desenvolvida (e que uso até hoje)…

Hoje em dia é tudo no Visa Electron, cheque só onde não aceita cartão, como para comprar roupas da Lusa na lojinha do Canindé… quanta diferença…

Harry
Harry
16 anos atrás

Minha primeira conta foi no Banco 399 também aos 16 anos (em 81)

Herik
Herik
16 anos atrás

Agora só resta paquerrar a máquina de caixa eletrônico.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
16 anos atrás

toda criança aposto que sempre olhou para os talões de cheque do pai, novinhos em folha (literalmente) e desejou rabiscar tudo aquilo!
Era ótimo brincar de banco com talões velhos que não tinham mais uso!

Marcelo Costa
Marcelo Costa
16 anos atrás

No site tem uma moeda de ouro em homenagem a Ayrton Senna, custa 650 reais, quantidade de 5000 moedas!!!

http://www.portaldascolecoes.com.br/product_info.php?cPath=154_148&products_id=817&di=a8e2f1cdfa720dd8cdb58188d5633b95

Tarsis
Tarsis
16 anos atrás

Minha 1ª conta foi no BANORTE…..que ficava no mesmo predio exatamente da agencia do COMIND em SBC.

Humberto Corradi
Humberto Corradi
16 anos atrás

vendem de tudo pela internet!

Eric
Eric
16 anos atrás

O meu primeiro foi do Unibanco em 1995 com 18 anos.
Tenho guardado a folha 000001.
Depois fui para o BCN e guardei a 1ª folha também.

Thiago Pereira
Thiago Pereira
16 anos atrás

O chato é que hoje em dia existem estas máquinas que preenchem os cheques de maneira automática. Logo que adquiri o meu primeiro talão, comprei uma caneta cheia de frescura para poder assinar os cheques. Mas só conseguia usa la quando a maldita máquina quebrava.