MotoArte – 1
8065 (acho que é isso) – Alguns dias atrás Mestre Mahar me mandou uma série de fotos de motocicletas que são tratadas pelos especialistas como obras de arte e design. E são mesmo. Não sei de onde ele tirou a série, e se ela estiver publicada em algum site, terei imenso prazer em indicar aqui.
Enquanto não descubro a página, vou pingando aos poucos, com o texto original como legenda.
Deleitem-se, porque é uma mais linda que a outra.
A Major 350 seria um protótipo conceitual se não fosse de verdade e ainda rodasse, raramente, pelas ruas de Turim. Esta moto arrojada e à frente do seu tempo – foi produzida em 1949 – foi um fracasso comercial por ser muito cara para entrar em produção.
Amigos, mas creio que em 62 ele não bate recorde, só passa das 200 milhas.
Grato.
Amigo, quando assisti o filme lembrei de um livro que tenho “Second symposium aerodynamics and racing cars”.
Nele há um capítulo sobre bonneville, infelizmente nada sobre burth, mas sim sobre 2 carros que aparecem no filme: O protótipo de Mickeu Thompson com 4 motores Pontiac e 406 mph (não completou o percurso) era o Challenger I, o outro carro era do amigo do Burth no filme “redhead” (acho que era o apelido do carro) apenas um motor Chrysler v8 levou carro para 331 one way mph mas o record ficou em 306,35 mph two way.
Caso haja equivoco, recorro aos amigos.
Grato.
O filme (“The Worlds Fastest Indian”) conta a história (verídica) de Burt Munro (vivido por Anthony Hopkins), que sai da longínqua Invercargill, na Nova Zelândia, para ir até as salinas de Bonneville, em Utah, nos EUA, com uma Indian Scout – moto da década de 20, com menos de 1000 cc, na qual o piloto a dirige praticamente deitado – bater o recorde de velocidade para a sua categoria. E ele consegue !!!
O filme vale a sessão, é muito bom. Quem tiver a oportunidade, assista.
Abs.
Carlos A. Coelho
Thomé – Lucca:
O vovo completamente pinel, sai da Nova Zelandia, e vai para os USA bater o recorde de velocidade em Bonneville, com uma Indian 1923 de 100CC.
O recorde dele não foi batido até hoje.
Esqueci o nome dele…
Filmaço !!!!
Parece uma moto de couro
ela existe sim. vi uma dessas semana passada la no paraguay.
Ok, Thomé. Acho que é Australia mesmo.
Sorry.
LEGENDA CORRETA!!
Tendo em mente a beleza de um felino ou de uma águia o patrão disse para o projetista:
” projete uma moto com design inspirado em um animal ”
O projetista desenhou uma arraia cobrindo a moto…
… e depois foi trabalhar na honda!!!
Qdo volta a radio gp??
Abraços Urico
Bianchini,
A carenagem integral (flying egg) foi muito usada por todos as equipes que participavam do campeonato mundial (MV Agusta, Mondial, Norton, NSU, Gilera, Moto Guzzi, etc ..) nos anos 50 até a Fédération Internationale Motocycliste (FIM) proibir por questões de segurança.
John Surtees foi campeão mundial nas categorias 350 e 500 nos anos 50 pilotando para a MV Agusta, até abandonar o motociclismo e partir para o automobilismo.
Lucca, o cara sai da Austrália, se não me engano.
É um grande filme, história real.
Caros,
Vendo essa foto lembrei de um filme que assisti há alguns meses: “Desafiando Limites” com Anthony Hopkins. Trata-se de um vovô que sai da Europa para tentar bater o recorde de velocidade em pista de sal com sua moto do tempo da 2ª guerra.
Vale a pena conferir. Verídica.
….e depois foi projetar o Corolla na Toyota ! ….
Bat-moto?
Isso é que é uma carenagem verdadeiramente envolvente! Lembro-me agora de uma moto de corridas da década de 50 ou 60 que a carenagem começava na frente da roda dianteira, a envolvia e vinha até quase a roda traseira (acho que até o John Surtees correu com essa máquina). Aerodinamicamente deveria ser muito eficiente, pelo menos até o momento em que pegasse um vento lateral…
É a Bat-motoca.
Parece uma batedeira…
Me lembra uma berinjela!!!
…me lembrei do Flash Gordon !
Parece que o projetista, já naquela época, entendia muito mais de aerodinâmica do que o da Honda F1.
moto do Jaspion ….
abraços
Encontrei este site que também traz informações bem bacanas sobre motos antigashttp://www.motosolvang.com/:
Aqui está o site,
http://www.motoinsight.it/blog/storia_design_mto_major_350_19.html,
muito bacana…