A DROGA DA STOCK

SÃO PAULO (em silêncio) – Renato Russo disse a Érica Akie Hideshima, de “O Estado de S.Paulo”:

“Acho que também tinha de ter antidoping. Desde o ano passado, o Dino Altman (médico da Stock) insiste, mas a Confederação nada faz. Não sei como é o desempenho para melhor porque não uso essas substâncias, mas para pior é que o cara perde totalmente os reflexos — e aí saem as porradas perigosas. Depois falam que perderam controle, que houve falha do carro. Tem piloto que bebe uísque antes da largada. Tem gente que fuma maconha, que cheira…E faz tempo.”

Depois, desdisse. Veio com uma nota oficial esfarrapada dizendo que se referia às corridas de antigamente. Chegou de sua assessoria o seguinte texto:

“Em relação ao que falei sobre pilotos que bebem ou usam drogas, minha declaração foi abrangente e não está direcionada somente à Stock Car. A preocupação com o uso de substâncias ilegais é internacional (…). Eu jamais faria declarações que pudessem prejudicar a categoria que me recebe como profissional e de onde eu tiro o meu sustento.”

E mais, do texto da assessoria do piloto:

“Nas corridas mais antigas, que tinham caráter festivo e bem menos profissional que hoje, era comum ouvir histórias sobre pilotos que bebiam ou usavam drogas. A situação melhorou muito desde então, mas ainda é preciso reduzir as chances de isto acontecer, por meio do exame antidoping.”

Bem, antes de mais nada, Renato Russo prova ser um bunda-mole. Falou, meninão, assuma. Não venha querer limpar a barra depois. É patético. “Jamais falaria mal da Stock”, diz, como que implorando perdão.

Patético, um bundão.

Isso posto, vamos às reações da CBA e da Stock, por meio da Vicar, sua organizadora. Todos se dizem estarrecidos e chocados. E “vão estar encaminhando” as denúncias aos tribunais esportivos.

Bundões, também. A CBA nunca fez antidoping. A CBA não faz nada. Agora vem se dizer preocupada. A Vicar, idem. Vem agora dizer que o antidoping está no regulamento. Já estava, e nunca foi feito.

Bundões e patéticos.

Se fosse o automobilismo brasileiro feito por gente séria, a CBA e a Vicar convocariam, hoje mesmo, os 250 mil pilotos da Stock A, B, C, Júnior, Sênior e Pré-mirim para colher material no primeiro laboratório que abrisse as portas pela manhã. Xixi e fiozinho de cabelo. Com isso se sabe se o cidadão consumiu alguma droga nos três meses anteriores.

E se tem neguinho que consumiu, cana nele, gancho, eliminação.

Mas que nada… O denunciante é um banana, volta atrás, se caga de medo. E o resto abafa.

São uns ridículos. Todos.

Subscribe
Notify of
guest

81 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MSM
MSM
16 anos atrás

A droga está presente em todas as camadas da sociedade e infelizmente o esporte está sendo infectado por essa praga. Agora o que não pode é fazer a denúncia e depois voltar atrás e pior, a CBA não tomar nenhuma atitude para verificar os fatos.

Carlos Piazza
Carlos Piazza
16 anos atrás

Pois é Flávio, tambem acho que está “comprando briga com cachorro grande” mas,apoio totalmente, afinal alguém tem que botar fim nesta hipocrisia generalizada que domina o automobilismo brasileiro. Quem é do meio sabe que estas coisas acontecem SIM, desde sempre !!! Não posso afirmar que aconteça nas categorias mais importantes mas, não duvido. Quem é, ou participou, do meio sabe !!!

Finalmente
Finalmente
16 anos atrás

AHA; ate que enfim concordo contigo.

Ewaldo Telles
Ewaldo Telles
16 anos atrás

Tenho 125kg, sou piloto amador, mas ao contrário do nosso “respeitadissimo” Russo, piloto profissional, já ganhei algumas corridas de campeonatos nacionais de endurance. Eu fiquei muito triste com oque ele falou sobre “obesos”… é lamentavel a falta de informação das pessoas.
Eu gostaria muito de convidar esse mediocre a fazer um treininho de Jiu Jitsu , outro esporte que pratico, onde poderei mostrar pra ele um pouco da flexibilidade, e do preparo físico de um “obeso”. O acidente dele foi trágico e ninguem tem culpa. Mas acho que o tal piloto talvez tenha sofrido algum tipo de disturbio mental, espero que reversivel.

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

Resumindo, pecou por sugerir e não dar nome aos bois. Faltou hombridade pra fazer o serviço completo.

Mas como eu acho a stock uma droga, sintética, tudo se configura como um auto-flagelo irrelevante.

Do ramo
Do ramo
16 anos atrás

Quem é do ramo sabe que isso acontece, sim. Neguinho só não comenta, pois é tabu.
Infelizmente, hoje em dia, as drogas estão tão disseminadas na sociedade que não existe classe social que se abstenha. A grana que rola no tráfico só é imensa, meio que incalculável, porque os usuários são incontáveis. Agora, Flávio Gomes, cê tá comprando briga de cachorro grande. Achei meio injusto chamar o Renato de bundão. Ele teve peito de falar, depois só se resguardou um pouco, compreensível. Os demais, sim, são bundões arrogantes.

Rafael Poliszuk
Rafael Poliszuk
16 anos atrás

Eu não ofenderia, Flavito … mas que vc está certo em botar pra quebrar, está … não é coçar, mas é dizer, para o bem, a verdade ….

Vanessa
Vanessa
16 anos atrás

É isso aí Gomes,assino em baixo.
A CBA,a Vicar,a Stock e seus pilotos são uma M…A cara do Brasil.

luis
luis
16 anos atrás

denisson genial teu post!

Denisson
Denisson
16 anos atrás

Esse é um caso para o Dr Stock dar a sua inaudita opinião !!!!!!!!!!
Chamem o Belmiro Jr

marcos
marcos
16 anos atrás

Engraçado. Muita gente desse post deve ter defendido a liberdade de expressão,no post que fala sobre cuba.
E acham que existe liberdade…

Zé Clemente
Zé Clemente
16 anos atrás

Coloquei o meu comentário aí embaxio, mas acabei esquecendo algumas coisas.
A Stock está a anos luz de ser algum santuário do esporte. Lá não tem santo nem dentro nem fora do carro. O Renato arrumou sim para a cabeça dele como foi dito aí embaixo por causa da forma como colocou o assunto. Por exemplo ele de fato misturou a morte o Sperafico com a questão das drogas porque não estabeleceu elo de ligação claro nisso. Que a bem da verdade talvez nem exista. Não quer dizer que as declarações dele não devam ser alvo de uma decisão da CBA em relação específicamente à categoria e não apenas em relação a ele.

Apenas para lembrar algumas coisas.
Lembram do Kimi no ano passado? Até ele eu nunca tive notícia de um piloto de F1 que tivesse despencado do deck de um barco completamente bêbado. Nessa ele foi pole position. Acho que ele deve ter dado uma maneirada no comportamento, senão não conseguiria pilotar como pilota.

James Hunt. Pilotava porque gostava. E tambem gostava muito de cigarro, bebida, noitada e mulher. Era playboy sim e não dispensava baladas com os respectivos acompanhamentos.

Na Indy o Rick Mears que foi o rei dos ovais, pilotava muito mas hoje tenta se livrar do alcolismo. Ele é dependente e isso não começou depois da aposentadoria. Tem tambem aquele canadense que destruiu todos os carros da Penske que tem uma barriga de dar inveja. Aquele não apenas pilota muito mais do que eu, mas nítidamente bebe muito mais tambem. Tam mais um da Indy cujo sobrenome é de familia tradicional do meio e que infelizmente não me lembro, que tinha uma barriguinha nítidamente cervejeira, e tambem acelerava bem.

O Galvão sempre salientava a capacidade incrivel do Piquet de relaxar, que de fato existia, mas já li em algum lugar que algumas das cochiladas dele eram consaço de noitada. Inclusive ele mesmo quando ganhou o primeiro campeonato apareceu numa entrevista no dia seguinte declarando que estava numa tremenda ressaca em função do festejo da noite anterior. Nada mais justo pra quem ganhou um campeonato de F1.

Tem o alemão tambem de quem já se disse que é bom de copo. Se não me engano foi o Reginaldo que colocou isso numa matéria.

Então, se esses caras que estão em categorias muito mais rápidas e exigentes que a stock procedem assim, porque justamente na stock car brasileira não tem ninguem com comportamento igual ou semelhante? Não faz nenhum sentido.

Além disso não faz sentido que, como se disse no Estadão de hoje, que o patrocinador é que deveria cobrir os custos de um possivel anti-dopping. Muito bem, a ultima prova da classic de 2007 tinha 30 carros no grid. Não lembro do valor da inscrição mas era algo como R$600. Vezes trinta dá R$18000. Isso só na classic. E tem muito outros grids de outras categorias incluindo Stock e tambem outros autódromos. Caramba, será que essa grana toda não paga exames anti-dopping? Se querem que o patrocinador da categoria arque com o custo é porque não querem assumir a responsabilidade das regras.

Disse a Mariana aí embaixo

País \\”largado\\” é isso…

Tem razão. Por exemplo eu pergunto por não saber da resposta. Há anti-dopping na aviação comercial?
O que eui sei que há porque cansei de ouvir isso de pilotos e comissários, é piloto que entra no avião de ressaca ou que passou uma boa parte da noite sem dormir. E aí não cai o piloto e a sua maquina. Cai a maquina, o piloto, todo mundo dentro e a arquibancada fica aqui embaixo.

Jonas
Jonas
16 anos atrás

Pessoas, me desculpem, mas só quem nunca usou pode achar que alguém vai fumar um baseado antes de pilotar um bicho com 400 cavalos. Simplesmente não combina. E mesmo a cocaína, que teve razoável utilização nos anos 70 e 80, deve estar fora de moda. Até porque eu queria ver o cara suportar a nóia no meio de uma corrida e dentro de um carro a 60 graus. Bem difícil…
Agora, bolinhas, rebites e coisas do ramo acredito que ainda sejam usadas em provas longas, mas por poucos.
Não quero dizer que coloco a mão no fogo, até acho que muita gente usa as drogas citadas, mas não acredito que seja antes de uma corrida. Simplesmente não combina

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

O cara é um bundão.

jose
jose
16 anos atrás

Alguns pilotos da dita stock brasileira parecem que ´são dopados por natureza.

Rick Berlitz
Rick Berlitz
16 anos atrás

Caro Gomes!
Tente uma entrevista com o Cacá. Você tem poder pra isto!
Outra coisa: você sabe muito bem o que acontece nas categorias de base da Inglaterra se pegam neguinho drogado, né? Há anos…Então, aqui deveria acontecer a mesma coisa. Mas…Nada fazem…

Gustavo
Gustavo
16 anos atrás

Pô FG!
Não sacou que o cara só “levantou a lebre”!? Imagina se o cara abraça essa e não arreda o pé? Será ninguém percebe que este assunto é tão “perigoso” que até o Caca B tirou o corpo fora dizendo nunca ter visto isso, sendo que em uma tal entrevista citou “tem muita gente que entra doidona nas pistas”. O que iria acontecer?? A CBA ia chutar o Renato e a imprença mal ia cobrir o veredito final e o coitado ia sumir na poeira. Afinal, este tipo de coisa não há como provar, pois os que presenciam não tem interesse nisto. Será que não parece óbvio?? Será que alguém abraçaria uma briga sozinho sem que ninguém ajudasse quando todo mundo estivesse descendo o cacete?? Outra coisa, se a presidência da CBA é sempre a mesma, não é meramente por que os membros a elegem e sim por que não há organização suficiente para criar chapas forte para o cargo.
Estranho, pra malhar e ferrar um piloto a CBA prontamente aparece, mas pra punir piloto que que ameaça outro ou age de maneira suja não está nem aí, como o caso em que Luciano Burti tocou o carro em cima de um piloto e um ou mais membros da equipe na área de box no final da corrida, que reclamavam de um toque na corrida. A declaração foi que a CBA investigaria o caso e nunca mais se soube de nada. Outro foi o toque covarde de Vinícius Ramires em Geraldo Piquet em Tarumã que resultou em uma vergonhosa suspensão de uma ou duas corridas. Pra piorar, do meio pro fim do campeonato (acho que em Mato Grosso) o mesmo Vinícius tirou o primeiro colocado na reta com uma pancada vergonhosa e nada aconteceu. PARABÉNS CBA! Estes sim tropa de cagões!

mariana
mariana
16 anos atrás

Pra mim o Russo “arrumou pra cabeça dele”.

Ele esqueceu que esta no Brasil, aqui um “meliante” mata a sangue-frio, estupra,barbariza uma familia inteira e o que acontece???? Nadaaaaaaaaaa!!!

Agora se vc “solta” a verdade e isso atingir muitas pessoas de poder, vc vai ter que provar isso dando “nome aos Bois”. Vix o Russo se fod…

Vai dar muuuuito “assunto” isso…

Pode arrumar um bom advogado Russo vc vai precisar…

Queria ver a “cara” da Rede Globo essa hora…kkkkkkkkkkkkk
Sempre “jogou” a Stock-car “lá em cima” como se fosse a melhor categoria do mundo.

Anti-doping aqui no Brasil também não resolve muito..tudo é manipulado…Se vc for “$$$Bonitão$$$” vc burla fácil…

Não tem jeito não gente…

País “largado” é isso…

aroldo
aroldo
16 anos atrás

é obviu que existe drogas na stock car..se fizerem o exame nos pilotos metade do grid da v8 na larga na primeira etapa em sp..e por isso que nao fazem,pq poucos ali sao pilotos profissionais..e outra coisa,quer algo pior pra categoria do vc ver no orkut dos pilotos fotos deles todos juntos no fim do ano e no carnaval?
isso eh competicao?
eh a mesma coisa que um jornal no brasil divulgar uma foto c o rogerio ceni abracado com o atacante do corinthians..
perde a credibilidade..
o pessoal da stock tem q comecar a entender q nao eh a formula 1.
o quer o russo fez esta mas do que certo,soh q ele como nao eh o piquet nao pode bancar o q falou…
mas o caca pode,vamos ver o que ele vai falar..

Festeiro
Festeiro
16 anos atrás

Já participei de festas promovidas por patrocinadores na véspera de corridas, quando o pessoal está chegando. Comida boa e bebidas, muitas bebidas à vontade. O resto é consequência quando alguém se solta mais.
Acontencem abusos sim, mas acredito que sejam a menor parte, com certeza.

Marcelo Araujo
Marcelo Araujo
16 anos atrás

Essa atitude da CBA é um convite aos drogados de plantão.
Daqui a pouco vão estar fumando um bequesinho dentro do carro. Espera pra ver.

João Carlos Viana
João Carlos Viana
16 anos atrás

Falou e disse Gomes!
Um bando de covardes, principalmente o Russo1

Rodrigo Borges
Rodrigo Borges
16 anos atrás

O incrível é ele tentar desmentir uma coisa que, além de falar para o Estadão, também disse ao SporTV, com todas as letras.

Marcelo Kuba
Marcelo Kuba
16 anos atrás

Acabei de ver no Grande Premio, que o Cacá Bueno falou a mesma coisa ano passado em uma entrevista a PlayboY.
Engraçado…não repercutiu nada na epoca.

Ricardo Wagner Sanch
Ricardo Wagner Sanch
16 anos atrás

Patético este rapaz ! Acredito que junto com a operação de retirada de parte de seu intestino foi junto parte da massa encefálica do garoto.
Quanto ele diz que pilotos acima do peso não conseguem ter a reação necessária para pilotar um carro de corrida, acredito que ele não tem assistido provas da NASCAR, pois no ultimo final de semana nas 500 Milhas de Daytona no disfile dos pilotos não vi nenhum Mister Universo ou estes brucutus formados em academias com esterídes anabolizantes ou coisa que o valha. Acredito que no seu pensamento tambem a nossa Stock Car seja melhor do que a original. Outro fato é que estamos cansados de saber que , bebida alcólica, drogas, baseados etc. não aumenta em nada o rendimento de qualquer ser humano, seja emocinalmente, fisicamente ou sexualmente, muito pelo contrário, ou seja não sei se por algum problema de culpa na sua cabeça, pelo acidente sofrido ele quis dar a sua declaração, mas falou demais e falou besteira.
Probre rapaz este Renato Russo, perdeu o bonde da história quando foi diversas vezes campeão de Kart, e não conseguiu se firmar nas outras categorias do automobilismo e pelo visto depois desta declaração fechou-se a ultima porta para ele.
Quanto a CBA, como todo orgão controlador neste Pais, não deve ser levada a sério. Os dirigente se perpetuam no poder das federações e são eles que votam para as eleições da confederação que a mais de 10 anos é dirigida por uma mesma pessoa. Ou seja não se mudam nem as moscas.

Cleison Teixeira
Cleison Teixeira
16 anos atrás

Depois do que li aqui só me resta assinar embaixo. Parabéns Flávio Gomes disse tudo!!!

Rodrigo goulart
Rodrigo goulart
16 anos atrás

quebra tudo Gomes! hahahaha

Zé Clemente
Zé Clemente
16 anos atrás

Não concordo com o que tem sido dito sobre esse assunto. Não concordo tambem com a forma como o Renato fez as suas colocações. Ele vai pagar um bom pato porque não falou de forma política. É claro que alguem berrou na orelha dele para desdizer o que disse. Se é que é possivel alguem desdizer algo.

Tenho lembranças dessa situação de um passado distante. Lembram quando no circuito antigo de Interlagos tinha uma lanchonete lá atrás dos boxes que era o único lugar para se comer um cheese salda e beber um refrigerante ou uma cerveja? Faz tempo não é. E eu vi muitas vezes em dia de treino pilotos e mecanicos no balcão nos intervalos de atividade, comendo e bebendo. E vi muitos tomando cerveja inclusive pilotos. Eu me lembro que isso foi antes da moda das latinhas. Lá se tomava cervejas em garradas 1/2. Não é novidade para ninguem que não apenas tomavam alguns poucos goles, como tambem era uma minoria de pilotos que bebia algo. E se bebiam era muito pouco.

Na época da 5000 houve um acidente onde faleceu um piloto que se não me engano se chamava Rosito. Ele competia na D1 com Passat. Ele não completou o Sol e fechou a curva, atravessou o guard-rail e morreu na pancada. Um amigo meu que corria na 5000 e conhecia ele e a familia disse que suspeitavam de um desmaio do piloto porque ele estava tomando remédios para emagrecer e portanto talvez estivesse debilitado por causa do regime que fazia. Eu disse que suspeitaram disso, não afirmaram textualmente.

Tambem me lembro de outra passagem da época da super-vê. Conheci um piloto que corria na V nessa época. Não deu em nada e encerrou a carreia. Um dia estava na oficina do mecanico dele ajudando a montar o motor. Quando finalmente ligamos o motor veio a hora do relax. Eles acenderam um cigarrinho e me ofereceram. Minha resposta lembro bem – Obrigado, fiquem à vontade, não tô afim.
Depois de fumar um pouco e limpar o chão, foram todos para a pizzaria. Essa parte eu topei. Lá comemos e bebemos. Acontece que não era dia de treino nem de corrida. A corrida seria no fim de semana e eu não fui ver. Pergunto se isso feito constantemente não afetaria o cara um pouco. Não posso afirmar. Mas a medicina pode.

Enfim acho que o Renato foi infeliz demais na forma como colocou as coisas e poderia ter feito de outra forma mais inteligente. Acho que até o momento a única pessoa que disse algo bem colocado nesse assunto foi o Cacá numa declaração dele no Estado de hoje. Diz que não pode afirmar que não exista porque o universo é grande, mas coloca o que é sabido por todos. Que essas coisas acontecem em todos os meios.

O pior de tudo é que está se falando em fazer anti-dopping apenas na stock. Isso é mais ou menos o mesmo que dizer que alguem que corre de chevette ou corcel ou outro carro como esses na classic não oferece o mesmo risco que alguem que corre com uma coisa que anda até acima de 250. E mais. Segundo o que se escreveu quem bancaria a eventual realização de exames seria a Vicar. Ou seja, tudo centrado na Sotck e não no automobilismo em si. E as inscrições servem pra que??? Servem para o de sempre. Para arrecadar apenas.
Se isso tem que ser adotado tem que ser para todo mundo.

É uma pena que não há como saber o que o Veloz diria. Seria interessante saber.

Cleber
Cleber
16 anos atrás

Óh!, um intruso na ilha da fantasia stockiana!!! O que o Russo disse acontece sim. Já ouvi de muita gente que puxa um baseado antes de correr pra diminuir a ansiedade. Mas se o cara desdisse, é um tremendo dum bundão.

R/T
R/T
16 anos atrás

Sem mais, FG, resumiu o que penso desses caras

E quanto aos testes, tem de ser assim, urina e fios, que pegam o que o cara usou bem antes, aí já daria pra pegar um monte

luis
luis
16 anos atrás

falar mais o que?

Marcos Reis
Marcos Reis
16 anos atrás

Mais gerundísmo… Que meus ouvidos ( neste caso do blog, olhos) suportem isso…

Quanto ao Renato Russo aposto que deram uma “comida na bunda” dele… Do tipo: Ou desmente essa %!$&#ou você não compete nem de rolimã….

Me desculpe, FG. Eu seria um cagão e um bundão também, afinal, quem estaria com ele, vestiria a camisa?

Se fosse um país sério, bem, a coisa seria bem diferente…

Emmanuel
Emmanuel
16 anos atrás

Como eu estava esperando esse comentário seu Flávio, assino embaixo…

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
16 anos atrás

Dá um tempo pro cara. Ele deve ter acordado do coma e gritado: Homer Simpson! Deve ser algum tipo de sequela do acidente. Talvez Estoquecarguniti aguda.

Verde
Verde
16 anos atrás

É. Muitos aqui querem que o cara dê uma machão, de bonzão, acuse todo mundo, reúna a imprensa pra denunciar tudo e aí? Todo mundo aqui aplaude, tudo mais, e ele fica desempregado. E muita gente não vai querer mais ele no automobilismo.

O Renato Russo náo é burro. Claro, ele podia dar show para a galera, no estilo “Cristiano da Matta x Mike Gascoyne na Toyota” e se %!$&#depois. Por mim, o que ele fez agora foi sobrevivência. Alguém deve ter mandado ele calar a boca.

Por fim, o “bundão” em questão é multicampeão brasileiro de kart, brigava por vitórias na F-Ford e na F3 e só não cresceu mais por não ser um desses “filhinhos de papai”.

FG, dessa vez, bola fora.

revelador
revelador
16 anos atrás

esse cara bebeu antes de dar essa entrevista….. só pode ser…

frank bittencourt
frank bittencourt
16 anos atrás

Me lembrei do grande TIM MAIA=” eu não fumo, eu não cheiro, eu não bebo , apenas minto de vez em quando.

Daniel Frazão
16 anos atrás

Achei esta entrevista publicada no Estado fenomenal, pois expõe o fato de que a Stock Car não é a Ilha da Fantasia que muitos imaginam. Se na hora de buscar patrocinadores os organizadores e dirigentes falam em profissionalismo, nos bastidores não há sequer a mínima fiscalização básica para itens de segurança. Uma vergonha! Beber uísque, fumar maconha e cheirar cocaína antes de ir para a pista, como conta Renato Russo, é uma prática que destrói a imagem e a carreira de qualquer esportista. É intolerável! Que exemplo essa categoria pode dar? Questões como a segurança são primordiais em qualquer categoria do automobilismo e esse tipo de negligência já seria motivo suficiente para o fechamento de todos os circuitos do calendário da categoria no Brasil. Se a arrogância de pilotos e dirigentes chega a ser engraçada (ridícula, mas inofensiva), esse tipo de negligência pode manchar de sangue até mesmo as mãos dos inocentes.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

“Jamais falaria mal da Stock”

Essa frase realmente explica tudo. É contra o regulamento fazer qualquer crítica, certo?

Rafael Marin
Rafael Marin
16 anos atrás

Flávio,

O piloto não pode pilotar dopado.

Mas acho que se ele usou alguma coisa nos 3 meses anteriores e não estava pilotando acho que é problema de polício e não da CBA… Então um anti-dopping agora não serviria para eliminar ninguém….

Abraço,
Rafael

Viscondi
Viscondi
16 anos atrás

Seria ingenuidade da minha parte acreditar que não existem formas de dopping neste esporte, quando em todos os outros é possível “melhorar” o rendimento por meio de substâncias químicas, claro que sempre com a consequente perda de saúde. Não digo que sejam drogas alucinógenas ou “dopantes”, mas aquelas que, por meio de excitação de partes dos cérebros, melhorem a percepção visual ou a capacidade física.
Acredito que atletas querem sempre ser melhores dentre os seus iguais, e quando sua capacidade atlética natural não o permite superar os limites dos demais participantes, ora por desejo de glória e fama, ora por questões de dinheiro, acaba por se seduzir pelas vias mais “fáceis”.
Só que pode lhe custar a vida, é o preço que geralmente eles pagam.

pauloaidar
pauloaidar
16 anos atrás

Ao ler a notícia estampada na primeira página do caderno de esportes do Estadão de ontem também achei que finalmente alguém teria a coragem de dizer o que as vezes parece óbvio.

Mas reduziu no meio da reta assolado pela incerteza de não contornar a próxima curva.

Melhor que tivesse ficado quieto então.

Roberto Valle
Roberto Valle
16 anos atrás

Gomes,

Disse tudo no título.

Eles deviam ser punidos por pilotar essas drogas…

Júlio Amorim
Júlio Amorim
16 anos atrás

Caro Gomes,

Faz tempo que leio seus textos, desde o início do Lance, hora mais assíduo hora menos e hoje em dia com o site diariamente. Enfim sempre falo que és um exelente jornalista, mas na maioria das vezes não concordo muito com as coisas que você fala sobre F1, tenho as minhas opniões, mas essa eu assino embaixo. A maioria das pessoas diz: “Só fumo a minha macoinha não faço mal a ninguém” e choran quando crianças são mortas com balas perdidas nas favelas, mas essa “macoinha” escravisa ( escravisa leia-se tira delas a vida normal de uma criança ) outras milhares de crianças e isso pouco se vê ou se fala. E a coisa continua o usuário é um coitado a lei abraça ele com se fosse vítima, não seria se não tivesse esperimentado a tal substancia. Não vou me alongar, mas se a coisa fosse seria pelo menos isso que você falou deveria ser feito,mas infelizmente é assim e agente tem que escutar coisas como essa e apenas assistir e se conformar um dirigente falando que agora vamos fazer. Piada!!!! Como quase tudo por aqui nesse país isso vai virar piada também.

Um abraço!

domenico
domenico
16 anos atrás

russo era um tremendo mala na epoca do kart,30 e tantos anos atraz.Continua o mesmo.Esses casos ,existem ,mas são esporadicos e não indicativos.E normalmente todos sabem quem usa isso ou aquilo.Se queria dar impacto para algo tão subjetivo e generico,deveria dar nomes aos bois.O acidente foi lance de corrida e ele não poderia ter evitado o choque.Portanto errou ao ficar bravo com algo que não era o foco principal. E ja que comecei a falar,varios pilotos ,inclusive alguns decada de 80 F1,foram alvos de comentarios sobre uso disso ou daquilo.Mas nunca soube que tivessem usado algo em corridas.Obviamente que o desempenho deles ,como pilotos ou administradores caiu muito e um ate saiu de uma equipe que tem o cavalinho como simbolo depois de tres corridas.foi um tremendo piloto mas se perdeu nas 7 linhas.

Rafael Chinini
Rafael Chinini
16 anos atrás

se ele não queria ser ameaçado, não queria ser responsável etc, que ficasse quieto. Mas abriu a boca, deveria assumir mesmo.
Flávio, infelizmente é assim, enquanto não for do interesse maior de alguém poderoso, nada será feito. Mesmo pq, se rolam drogas, festinhas e tudo mais, será que alguém quer que acabe?
Só, não venham chorando depois que alguém morrer…..MAIS alguém

Rafael Ramos
Rafael Ramos
16 anos atrás

Faltou culhões, mesmo.

Mas é bom isso acontecer de vez em quando. Mesmo que não dê em nada, pelo menos traz o assunto a tona e tira um pouco da aura imaculada da categoria-mor do brasil-il-il-il.

Marcio de Souza
Marcio de Souza
16 anos atrás

Por isso q admiro o Piquet, q sempre falou o q pensa e nunca cagou para dentro, chamou Enzo Ferrari de “Gaga”, quando Gilles morreu, e foi o unico q teve coragem de culpar a Ferrari pela morte, fechando as portas da Ferrari para si. Se tem coragem abre a boca senão… engole o choro….Marcio – Petropolis-RJ

joaquim
joaquim
16 anos atrás

Aí, nada de novo sob o sol…

Há muitas luas que drogas e álcool campeiam soltos em nossas pistas. Em tempos d´antanho (vixe!!), presenciei várias vezes pilotos tomando Perventim ou Preludim (arrebites na linguagem caminhoneira…) pra aguentar aquelas maratonas de 12 Horas, Mil Km ou 24 Horas e por aí vai. Ali, no final dos 60, era meio comum. Não eram todos os pilotos, obviamente.

Há casos conhecidos de alcoolismo crônico em pilotos renomados (um inclusive meu maior ídolo, do qual escusarei o nome por respeito a ele…).
Especulações também existiam de parte a parte, como em um famoso acidente numa prova de Mecãnica Continental em 1963, quando morreu um piloto afamado na época.
Já nos anos 70, o pó chegou a ser meio popular em algumas categorias. Dizem que um talentosíssimo piloto de monoposto no Brasil teve a carreira brevemente encerrada devido à coca. Novamente, especulações.
Maconha, a turma do fumacê, também foi bem usada ali no início dos setenta.
Mas há uma lei da Omertá, o pessoal vê mas não comenta nada. Só posso afirmar o que vi e aí fico no campo das “inocentes bolinhas” de Prelú e Perventin.

nznam
nznam
16 anos atrás

FG
Chamar um piloto com a história que tem o Renato Russo no automobilismo brasileiro de bundão, na minha opinião, é no mínimo, uma falta de respeito ao profissional.

Para vc, é facil critica-lo após, pois vc “não está nem ai”. Afinal, correr de carro, ao contrário do Renato, não é o seu ganha pão e sim um hobby de final de semana. Ele está certo de se resguardar para não se prejudicar mais do que esses cartolas com certeza farão…