DESAFIO DO DIA
SÃO PAULO (se chovesse…) – O da frente está sem o pára-brisa. O de trás, não. Mas ambos estão entortando seus “leites glória” em Interlagos, em imagem clássica dos anos 60 enviada pelo Roberto Brandão.
Não chega a ser o desafio mais difícil do ano, mas vamos ver se a blogaiada está afiada e sabe de quem se trata.
Gostei desse “Forum”. Tive todos na decada de 60, do Dauphine ao Interlagos, passando pelo Gordini e 1093. Até hoje gosto dessas maquininhas, tanto é que mantenho 1 Gordini 67, um 1093 65 e dois Interlagos 64 em minha garagem….
ah esqueci a foto da equipe willys que diz:estes homens maravilhosos com sua maquinas corredoras do lado do 41 esta francisco lameirao
sou muito mais novo que essa foto mas meu pai yem gordini desde que me conheço por gente e ainda tem e sou apaixonado por gordini mas estou com a materia do recorde de 1965 na foto dos pilotos atraz de um gordini bege e sao:carol figueiredo luiz pereira bueno,waldemyr costa,vittorio andreatta ,jose carlos pace,wilson fittipaldi,francisco lameirao geraldo meirelles freire ,bird clemente
Mandei um email pra ele, mas ele não respondeu. Com certeza só saberemos com mais um pouco de tempo, mas acho que é o Chiquinho ou o Carol.
Beijo
Adriana,
Olhando melhor, acho que você pode ter razão, em virtude do capacete. O Rato já usava o azul e vermelho, desde os tempos de kart, e o do cara de trás é de cor clara.
Pode ter sido uma engolida de mosca da revista italiana.
Ah, fontes, as fontes…
desculpe
mencher = mexer com encher
Será que cola?!
Belos tempos…
No lançamento do livro do “Moco”, ouvi do “Luis Pereira Bueno e do Bird Clemente”, um comentário muito interessante sobre este Bólidos de 40 Hps de emoção : Pilotar um Gordini nestas condições (tangência) éra a maior prova de capacidade de um piloto da época pois não dava para afrouxar a bota nunca porque não tinham retomada, era na “pura raça”, já as Berlinetas com seus em torno de 70 Hps eram bem mais fáceis.
Também andeis muito de Gordini.
Grande abraço a todos !
Tem toda razão M Ioso.
Atravesando você se diverte ,mas paga pelo divertimento no cronometro.Mas os amarelinhos andavam tão mais que os outros que podiam até se divertir um pouco…
Mas usar roda livre nos dois tempos na pista ,foi apenas uma liberdade poética para mencher um pouco aqui com o patrão que não aceita a superioridade dos carrinhos amarelos.
Sabe gente, meu pai remanegava muito os pilotos na equipe, vai depender da prova que foi. Vou falar com o Carol e mandar a foto pro Rato. Amanhã vamos saber, ok?
Beijnhos
Renato Pastro,
Não sei que prova é, tinha só achado a foto numa AutoSprint de minha coleção.
Mas, com certeza é em Interlagos, se não me engano Curva 4 ou entrada da Ferradura (preparando aprimeira tangência).
Como a Adriana, confirmou (ela é só filha do Greco, o maior chefe de equípes do Brasil ) a foto deve ser deles (greco) cedida à revista italiana.
Portanto, não se trata da histórica Três Horas de Velocidade.
….mas, o piloto ta de oculos, o Rato não usa oculos, o Carol sim…parece mais o Carol.
sem querer discordar dos mestres, mas se a prova for Três Horas de Velcidade de 1965 segundo a revista Auto esporte N° 14 teremos:
42- Moco
41- Carol
40- Rato
o Tigrão e o Bird de R8
Brandão:
Emerson Fittipaldi??? Confesso que nem me passou pela cabeça. Mas agora, lembrando bem, acho que foi com esse carro que a mulher do Bird correu também, né?
Nossa, é verdade, tenho um foo do Rato ao lado desse gordini…comi bola!!!
Quando estudava em São Carlos em 1976 um colega de república tinha um Gordini que mal andava. Precisava conserto, ms estudante não tem dinheiro e faltava experiência com mecânica. Ficou estacionado em frente de casa até criar grama por baixo. Um dia notamos que a rua estava limpa. A prefeitura tinha levado o dito cujo. Descobrimos que já havia sido levado há 3 dias e nem tinhamos notado.
O 41 poderia ser o Luiz Pereira Bueno,o Peroba!!!!!!!
Acertei???
ao Fabio Taccari
Os Vemag nunca andaram de roda livre..
Essa maneira de tocar os Gordinis, resultava apenas em perda de tempo..
Para guiar era divertido, mas o tempo era pior…
Resolvendo o mistério:
42 – José Carlos Pace
41 – Emerson Fittipaldi
Nesta época, os pilotos principais corriam de Berlineta Interlagos (Luis Pereira Bueno e Bird – 21 e 22 – às vezes na 22 Wilsinho) e os novatos e menos imposrtantes tinham de pilotar os Gordinis.
O Local é Interlagos
Os Matuzas já disseram tudo, mas gostaria de chamar atenção para o estilo da tocada destes tempos ,é incrivel , andar de lado assim deixa a foto com uma ação inigualável ,claro que a regulagem da suspensão e os pneus que se usava na epoca tornava imprescindível andar de lado para ser rapido .
Fica um pedido ao Flávio.
Quem sabe um dia ,em um treino qualquer ,nem que seja apenas duas voltas ,coloque um jogo de pneus diagonais ,mais conhecidos por pneu comum,dá uma amansada na cambagem e chama nosso lambe-lambe preferido Rodrigo Ruiz para estrategicamente registrar os melhores angulos para depois o Flavio nos brindar com suas impressões .
Com eu me lembro de o bird ter corrido de 1093, pelo menos uma vez, e como o 41 parece estar de oculos (e, com este angulo de derrapagem…) vamos lá: Pace e Bird.
Antonio
Dri
Não tenho certeza, nem estava ai neste dia, mas o de trás está me parecendo ser o Chiquinho Lameirão.
Só par constar, algúem ai tem os dados de desempenho destas máquinas? Velocidade final, 0-100, léguas para a parada, vindo do 80klics? Aceleração lateral (acho nem em ficção científica…)
nas Três Horas de Velocidade(24/10/1965) na qual a foto foi tirada a Equipe Willys era formada além dos já citados Pace e Carol pelo Willys Gordini 1093 de N° 40 pilotado pelo “novato” Emerson Fittipaldi.
os veteranos nas Equipe estavam com o Renault R 8, Bird Clemente (abandonou na sétima volta) e Wilson Fittipaldi Junior (não largou).
O Francisco Lameirão corria de DKW
Prezada Adriana
precisaria de uma ajuda em relação a Equipe Greco de Rallye
seria possivel?
atenciosamente
Renato Pastro
Pela dica do Brandão deve ser o Luizinho Pereira Bueno ou o Chiquinho Lameirão no 41 (que me lembre foram os únicos a andar de monopostos)…
Quanto ao Leite Glória, citado por muitos aqui, era o apelido do Dauphine, não do Gordini…
Havia uma propaganda dos 40 hp de emoção com o Gordini em Interlagos…
o 41 é o Emreson.
Sr. Marcelo, o comercial de 40 hp de emocao era para o Gordini. Eu tive um deles um pouquinho “mexido”.Troquei o carburador Solex original para um maior, instalei dois tensores/estabilizadores traseiros, tampa das válvulas de liga leve raiada, volante F1/Fitipaldi, escapamento Casiracco, pneus Pirelli Cinturato e conta-giros.Detalhe tudo isto na oficina Torque que pertencia ao Luizinho Pereira Bueno. Final da década de 60.Depois comprei o 1.093, 55 hp que consumia gasolina azul (de maior octanagem), que diferenca.Uma fera, vermelho, conta-giros de fábrica, do lado esquerdo do painel.Um ronco gostoso. Mas tinha seus defeitos cronicos.
Ainda me recordo daquele comercial da Equipe Willys “Esses homens maravilhoso e suas máquinas voadoras”. Quem tiver alguma foto dele, seria bom divulgar mesma via.Ela reunia todos os pilotos e todos os carros da Equipe, tendo a frente Wilsinho Fittipaldi e Luizinho Pereira Bueno.
o 41 é P V de Lamare
Tem esta foto aqui em casa., mas sem nomes O 42 é o Moco, esta cabeça inclinada nas curvas é dele. O 41 é o Bird ou o Chiquinho Lameirão, acho.
Mais uma dica sobre o 41.
Não foi a única vez que ele correu com este carro, com este número. Exiate uma foto histórica do piloto ao lado da porta deste Gordini, onde dá bem para ver o 41.
O Romeu acertou o lugar. É mesmo Interlagos.
O cara de trás sabia corrigir como poucos essas entortadas.
Fez muito com monopostos.
Maravilhoso carrinho.
Sim Marcelo tambem me lembro de uma propaganda na televisão ,que você deve estar se referindo,muito bem filmada para época,com uma camera in board com tomadas na altura do solo com o carrinho correndo me parece na Anchieta ,entrando em tuneis e tudo mais.Estlio “Gran Prix” . e anunciando os “40 Hps de Emoção! ”
Mas esta referencia era para o Modelo Gordini pois o 1093 trazia uma preparação de fabrica para55 hp . e ne mesma cilindrada de 845 cc Quem teve a opurtunidade de dirigir os dois como eu os 15 Hp
HP zinhos a mais naquele tempo faziam uma grande diferença na tocada .
Uma coisa que nem todos se lembrarão é que o irmão caçula Dauphine teve uma versão à frente de seu tempo bastante desconhecida Uma serie especial montada nos EUA de motorização eletrica.Você ligava na tomada e depois de 10 horas ,estava de tanque cheio.
Esta família de Dauphines,Gordinis,Berlinetas Interlagos ,abertas e fechadas com motores começando com 27 Hp até 70 Hp todos de fabrica, foram brinquedinhos muito divertidos de se tocar.É so ver o que os dois estão fazendo na foto acima.
Carro divertido tem que sair de traseira para você ter a emoção de corrigir no acelerador e no braço.
Não como na epoca aqueles roda livre 2 tempos de tiozão saindo de frente…
Foi cancelado. E duvido que tenhamos em 2009.
Linda a foto!
Que me fez pensar numa coisa:
Alguém sabe se esse ano teremos o Clássicos de Competição?
já passou de 1 ano do último….alguém sabe se vai rolar ou nem?
Saudade daquele dia no templo….demais!!!
Que saudades do GODINI IV 68,amarelo acapulco,placas AD0737/RJ que meu pai comprou ok na Cia Cassio Muniz.Passei toda minha infancia nele,e o vi sendo destruido a machadas e levado numa carroça de um ferro velho simplesmente pq ele ficou obsoleto e ng queria mais um gordini em 78,mesmo estando inteiro como ode meu pai.Era tão desvalorizado nesta época que o carroceiro nem quis levar o carro andando,preferiu cortá-lo no quintal de minha casa!È triste,mas era assim!
E QUEM LEMBRA DO COMERCIAL QUE “FESTEJAVA” A ESPORTIVIDADE DO 1.093?
“40 HP DE EMOÇÃO…….”
Algumas pessoas acertaram o n° 42.
Mas ainda não acertaram o 41.
Bem, vamos lá:
Os pilotos, são mesmo Pace e Carol.
A pista é Interlagos.
Os carros eram os da equipe Willys, nas cores Amarelo com a faixa Verde.
Não era o Gordini dos recordes que foi batido com apenas um carro, e era bege claro, cor de série.
Esses carros eram Gordinis mesmo e não o Teimoso.
A ausencia dos piscas se deve ao fato de que os carros eram retirados da linha de produção antes da finalização, sem forrações, bancos etc.
O Teimoso não tinha frisos , nem em volta dos parabrisas, como é o caso desses carros da foto.
A tampa traseira não está batida, era usada com um suporte, que as deixavam semi abertas para melhorar a refrigeração.
Nas ruas poderia-se até chamá-los de “leite glória” (o que acho uma baita sacanagem) mas nas pistas tinham o seu valor, basta ver os pilotos que estavam ali dentro. Abraços
Neste periodo a Willys utilizou os Teimoso com mecânica 1093 pra fazer parte da Equipe eram mais leves e desprovidos de acabamento luxuoso o que os tornavam mais rápidos que o primo rico 1093. Notem na foto a falta dos piscas dianteiro, uma marca registrada dos Teimoso. Quem pilotava? Muitos tiveram a oportunidade de sentar neste bolidos para doma-los!
desmancha sem bater!
leite gloria
ahhhhhhhhhhhhh
se vcs prestarem atenção , o 42 está com a traseira amassada , levou uma estampada atrás , veja a tampa traseira se sobressaido numa pontinha…..
Certo o Renato: Moco no da frente, Carol no de trás. Aliás, o Carol rebolou pra fazer essa curva: Notem que o Renault estava quase acabando o asfalto, e a correção deve ter dado só pro gasto.
Se meu pai fosse vivo, amaria ver esta foto. Ele que tinha um Gordini III e só o vendeu pois estava ficando muito difícil achar peças para o carro. Preciso procurar onde está minha foto ao volante do Gordini, com 10 ou 11 meses de idade.
continuando a resposta…
temos no N° 41 o Carol Figueiredo que terminaria atrás do Pace na quinta colocação também com um
Willys 1093 (de 850 cm³…)
Olha, não parece ser Interlagos não.
não é o tour de 50.000km que promoveram. Um dos carros ficou sem parabrisa, decorrente de uma capotada e estava todo amassadinho. Esse ai, está inteiro.
A época é 65/66, mas como minha CPU não funciona a contento, que o mestre Joaquim se manifeste.
Francamente não faço a minima ideia e se for o Templo, vou cair de bunda…
E permaneço afirmando que, o Leite Gloria era o Chevettinho que era considerado tão frágil e fresco que só servia pra mulher e via.do.
Naquele tempo podia malhar a vontade…
Os dois aí, eram os ‘machões’…
Se meu HD esta enganado, tô ferrado….Sinal que o alemão está dando o ar da graça…
Desafio 2: Quebra vento fechado, e quebra vento aberto!
Para quem não sabe, Leite Glória é aquele que desmancha sem bater…
Com todo o respeito pela cultura da traçao dianteira e 2t que tambem admiro,mas não formou carreras,lembrem-se que da equipe Willys sairam os 4 pilotos que andaram de F1 poucos anos após esta foto.
Eles aprenderem a guiar com traçao e motores traseiros.
Não chorem sobre o leite derramado