e a gente reclama…
SÃO PAULO (que meda…) – A gente reclama, e com razão, das estradas brasileiras. Mas vejam como sempre dá para ser pior… Jackie Della Barba indica este site que mostra as cinco estradas mais perigosas do mundo. As fotos são de arrepiar. E a campeã é uma na Bolívia, retratada abaixo.
O ônibus da última foto é igualzinho aos metropolitanos da grande BH, os famosos “vermelhões”…
Ahh, não o incluiram aquela estrada de gelo do caminhoneiros de gelo, nossa senhora é bem pior do que isso, atravessa lagos congelados, em relação á estrada da bolívia, nos andes o que tem de estrada o que não é estrada, tem um monte; o da china é legal, não dá passar caminhão e o outro da china não é bem uma estrada e é mais uma armadilha para turista; o da rússia tem estradas piores que não tem nem sequer sinalização e outras piores que não tem mão definida, imagine andando e de cara tem um cara na contramão!!!!!!
Não por isso Reginaldo, quando precisar, é só falar, adoro pesquisar, e se for sobre carros, corridas… melhor ainda !!!
Para você também um beijo no coração !!!
Poxa!,
a Jacqueline Della Barba, ouviu meu pedido de socorro, e encaminhou via FG, um vasto material promocional a respeito do que tem ocorrido no mundo do automobilismo lá pelas bandas do Acre.
http://www.rallybolpebra.com/
Nesse site, os curiosos poderão conhecer também, um pouco de um Brasil que poucos imaginam existir.
Recomendo e só tenho que agradecer a gentileza da Jackie.
‘brigadão’ menina. um bj no seu coração.
O Brasil não consta da lista porque nosso Ministério do Turismo é muito relaxado. Gozado, até! Mas que a Régis Bitencourt não fica devendo nada pra essas estradas da morte, ah, não fica!
Ike Nodari,
Vc esqueceu de mencionar a Fernão Dias, que pior que os buracos, é um radar que fica próximo a Atibaia. Tal radar é colocado numa reta em descida e seu limite é 50km/h, o que provoca inúmeras colisões traseiras nesse trecho. Afinal, reduzir um carro de 100 km/h para 50 km/h nem é tão difícil, mas um caminhão carregado, um ônibus?
No Brasil funciona assim, além de conviver com os altos IPVA´s, que são tributos não-vinculados (pode-se aplicar os valores em programas sociais, por exemplo), somos obrigados a andar lado a lado com os buracos e os radares que têm o intuito arrecadativo.
Flávio,
Passei por uma estrada dessas na Bolívia, que liga El Alto ao Monte Chacaltaya, a pista de esqui mais alta do mundo.
Foi a experiência mais aterrorizante de minha vida. Fomos em um micro-ônibus, dirigido por um sujeito com cara de índio (se bem que lá todo mundo tem cara de índio, nada contra). Ele suava sem parar, o que me deixava ainda mais nervoso.
Em várias partes do trajeto, o micro-ônibus ficava beirando o precipício e quem estava dentro, ao olhar para fora, não via chão, apenas um abismo. Eu me segurava nas barras do ônibus em desespero e fiquei tão nervoso que minhas costas doíam, tal a tensão que passava.
Para piorar, em determinados pontos cruzávamos com outros veículos e um deles tinha que ir de ré, até achar um ponto que houvesse espaço para o outro passar.
Ao final, chegamos sãos e salvos na pista de esqui, de 5400 m de altitude! 10º C abaixo de zero, no mês de novembro.
Para quem quiser ver uma paisagem diferente, tremenda viagem. Para quem quiser passar momentos de pavor, melhor ainda! É mais emocionante que saltar de bungee-jump sobre o Rio Zambeze na África.
O problema é que a estrada boliviana é precária por causa do relevo, as estradas brasileiras são precárias porque são defasadas, anacrônicas.
Lembranças da ditadura e de presidentes com suas licitações corruptas e superfaturadas que resultaram nessas estradas porcas e mal projetadas.
Particularmente gostei daquela da China que foi feito um túnel dentro das pedras…..
A da Rússia….nem de Niva para andar lá…..
É como diz a letra da bela canção:
“Eu conheço cada palmo desse chão…..”.
Já fiz a descida dessa carretera que sai da cidade de La Paz (mais de 4.000 metros de altitude) e termina em Coroyco (pouco mais de 800 metros). Detalhe: de bicicleta. Loucura total, fizemos por conta própria, sem os guias que normamente fazem esse trajeto. No meu caso (junto com ouros amigos), esticamos a vaigem ainda até Caranavi. Enfim, boas lembranças dessa aventura, que resultaram em mais de 700 fotografias. Só pra imaginar as condições climáticas, saímos com muito frio, pegamos neblina, chuva, lama e, no final, calor e poeira em questão de horas de pedal. Muito doido.
Marcelo,
Rio Branco – ACRE.
Sobre a estrada boliviana, naquela altitude deve ter muita neblina. Se com a visibilidade razoavelmente boa como a das fotos a impressão já é horrivel, imagine tudo branco !
A da Rússia me lembrou Barra do Garças – MT no final dos anos 70. A estrada da China parece um queijo suíço e a do Nepal é totalmente “Rolling Stones”.
Agora a pior na minha opinião é a trilha para turistas na China, mais perigoso do que revolver na mão de macaco, ainda mais pra mim que não suporto altura, faria na calça mesmo !
Não existe ferramenta ruim para trabalhador bom! No Brasil o problema não é a estrada,é o povo que não tem educação para ter automovel.Estradas boas melhoram o conforto da viagem, mas quem faz a segurança é o profissional que sabe o que fazer para uma condução segura.Pior é a impunidade,só falta ter premio em dinheiro para os mais perigosos.Falar que é culpa da estrada é desculpa,afinal tudo é culpa do governo,que não deixa de ter! Sabe o que acontece em alguns cantos do mundo quando o cidadão esta dirigindo bebado? E aqui?,pizza!
Seria interessante que juntamente com as fotos fosse informado o número de acidentes fatais nestas estradas. Duvido que este número seja superior aos das estradas brasileiras. Alguém aí dos blogueiros já transitou pelo trecho sul da BR 101 que liga Florianópolis ao sul do país. Ou já transitou pela BR 282 que liga Florianópolis à serra catarinense, principalmente no inverno quando a incidência de nevoeiro é muito grande. é uma lástima. São verdadeiras máquinas de matar. Trânsito intenso, sem sinalização, buracos, trechos com desvio, causado por desmoronamento há mais de 10 anos.E estamos falando de estradas federais. Pior, começaram a fazer uma recuperação, mas coincidentemente em trechos não tão críticos e que levam a um invesitmento imobiliário de um determinado político da base de sustenção do governo federal. Fora as demais estradas espelhadas pelo país e que se encontram em estado deplorável. Onde está o governo que não age. Estas estradas é que deveriam estar elencadas entre as mais perigosas do Mundo. As que aparecem em comento deveriam ser relacionadas como as mais exóticas. Abraços
Dizem que esta foi a estrada boliviana que o time do Flamengo teve que passar de Ônibus de Sucre até Potosí na Libertadores da América do ano passado. Reza a lenda que os jogadores chegaram pálidos de medo no Estádio de Potosí, que é uma pequena cidade há mais de 4 mil metros de altitude. Este ano quem deve passar por este martírio é o Cruzeiro que caiu bem no grupo do Real Potosí. Por isso que eu amo a Libertadores, altas emoções até fora de campo.
Road to perdition…
sinistro
+ acho + perigoso andar no suburbio do Rio e/ou São Paulo, a qualquer hora do dia ou da noite.
Pavoroso. Nem o Rali Dacar faria provas em condições tão extremas
Por isso que me orgulho de ser brasileiro. Nossas estradas são melhores que as estradas bolivianas.
Deve ser legal, perigosa, mas legal.
Aquela lá da Sibéria não é tão pior quanto a Trans Amazonica…
Lá é frio, na Amazonia é quente, lama tem nas duas, e lá eles pelo menos tem Ladas! Aí conseguem usar a tal estrada.
Queria ver o pessoal do WRC pilotando nessas estradas da Bolívia! hehehe
Mas o túnel criado dentro de uma montanha ,na China, é Belíssimo!!!
A condição mais parecida com a nossa é a russa! Coincidencia?Parece lá para os lados de Mato Grosso,Pará,etc… Prefiro mais a estrada boliviana com aqueles profissionais que andam por ela,mesmo porque se não for do ramo cai na primeira,do que as nossas estradas com um bando de bebados que pensam que sabem usar um automovel.Aposto que eles não chegam nem perto dos nossos indices de acidentes com mortes.
Coisa de louco!!!!
E eu que tinha medo de andar na Rio-Petrópolis. Pelo menos aqui tem mureta por toda a estrada e essa da Bolivia nem isso tem.
Essa aí da Bolivia, faz parte do prejeto de ligação rodoviaria do Acre até o Pacífico. Recordo de um ‘raid’ efetuado pela Ford (eu acho) a uns 15/20 anos, para ‘provar’ ser possível a travessia lá por cima. Saiu uma reportagem extensa numa revista ou jornal aqui de Sampa (ajuda aí gente!!) com comentários dos malucos que participaram. Eu fiquei fascinado , pq sou maluco por estrada ruim, no sentido de desafio puro!. Há que se tirar o chapéu a quem precisa delas permanentemente. Não é fácil não….rsrs…Isso sim é desafio…Quem conheceu os Mato Grosso da vida nos anos 70/80, tira de letra essa aí na Rússia.
estive ai nessa estrada em janeiro, fiz trilha de bike por ai…
o negócio é punk
A plaquinha de sinalizacão na foto é ironia ou só humor negro?
Esse jipinho da Toyota é chamado de “macho”ou “machito” na Venezuela; não sei se tambem na Bolívia. Aí , não deixa de ser um nome apropriado.
Caraca! Eu não viajaria nessa estrada da Bolívia por nada nesse mundo… nem para ver jogo da Lusa na altitude pela Libertadores, hehehehe… coisa de louco! E eu pensando que era sentido único, mas mão dupla, com ônibus e caminhão? O bagulho é islâmico!
Agora, vendo aquela estrada na Rússia, dá para entender porque os Ladas são tão rústicos… e nem eles agüentam o tranco!
Flavio,no ultimo comentario que fiz agora no PEQUENAS JOIAS (11),tem uma bela surpresa para voce.Apareceu ontem quando conversava com o Claude sobre os bons tempos.SDS DADO.
A da China é o maximo, e a da Russia daria um grnade substituto ao Paris Dakar
No Brasil em geral não temos neve (eventualmente em SC), mas a Transamazônica não fica tão atrás da nr 4, siberiana, se não for pior…
Isso é que é emoção à flor da pele ! Bem que o Rali Dacar poderia ser disputado em estradas assim…