PREFERENCIAL DE QUEM?

SÃO PAULO (tem semáforo?) – Alguém aí seria capaz de explicar como é que funcionavam essas corridas em Monza, que usavam a Parabólica e as curvas inclinadas?

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Costa
Marcelo Costa
16 anos atrás

Usavam-se as duas pista:

Saindo dos boxes percorre a reta pelo lado direito(a reta esta dividida por cones, lado de dentro e fora) contorna todo o anel externo e entra pela reta dos boxes novamente dessa vez pelo lado de fora. Contorna todo traçado tradicional(sem as chincanes) e sai pela parabólica novamente e entra no retão pelo lado de dentro…(A retão é dividido por cones que “impede” o choque entre eles)

Já a Largada é dada na Reta dos boxes pelo lado de fora…

Marcelo Costa
Marcelo Costa
16 anos atrás

Uma coisa é certa as corridas de Monza e Mônaco de antigamente eram muito mais desafiadoras que os da era moderna de 20 anos para cá…Poucos se lembram que antigamente Mônaco tinha mais de 100 voltas e o traçado era mais perigoso (carros caindo no mar e pegando fogo como o de Bandini batendo no feno) e Monza com esse traçado então…aff

Carlos Alberto Petry
Carlos Alberto Petry
16 anos atrás

O funcionamento prático de Monza, na época em que a “rampa” era utilizada, era simples. Os carrros que entravam na reta vindos da parbólica, logo após os boxes tomavam a “rampa” em curva para a direita, enqunto os carros que vinha da “rampa” ao final da reta, faziam a volta no circuito normal, sem chicanes é claro, até a parabólica.
Evidentemente que embora os carros passasem duas vezes na reta por volta, só contava uma e a reta era larguíssima, uns andando pela direita e outros pela esquerda.
Um abraço “dekawiano”
Carlos Alberto Petry

Sérgio
Sérgio
16 anos atrás

A reta é dividida por “cones”. A parte direita da reta leva para a parte inclinada e a parte esquerda levava ao traçado normal de hoje, modificado. A primeira inclinada passa por cima do trecho de alta da pista, uma ponte que ainda existe.

Baron Von Glöwer
Baron Von Glöwer
16 anos atrás

Como muita gente ja flw, e eu completo, a largada é na parte de dentro, na esquerda dessa foto, que seria a reta principal. Pois bem, largando, a galera faz o oval e sai do lado direito nessa foto. Daí pra frente é o circuito classico. Pra quem joga Rfactor, tem a pista de Brianza, como ela era chamada. flws

MSM
MSM
16 anos atrás

Não sei como é o processo, mas essa foto ficará gravada no meu HD. Incrível.

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
16 anos atrás

No canto da foto tem um anúncio da Shell com o famoso “ICA”. Quem lembra da propaganda que dizia “Só Shell tem ICA”? E alguém descobriu até hoje o que significaria ICA? Pelo visto servia em português, italiano e muito mais idiomas!

Celso Vedovato
16 anos atrás

Como muitos já explicaram… Isso foi tratado por muito tempo no GPTotal.
Impressionante esse traçado não é mesmo. Imaginem os carros atuais lá. Mas acho que não teriam o mesmo charme. Vou procurar um gráfico que fiz com o traçado, se o FLávio achar legal ele coloca no blog.Abraço

beto
beto
16 anos atrás

Maravilha a tempos que eu tentava desifrar o enigma de Monza rsrs…agora sim entendo como era uma volta nesta pista espetacular, meus amigos já imaginaram estes garotos mimados e robóticos da F1 atual andando nesta pista rsrs.

Lucas Carioli
Lucas Carioli
16 anos atrás

Eu não sei a explicação para a foto mas a achei o máximo!

Bianchini
Bianchini
16 anos atrás

Ah, os bons tempos que não voltam mais… tempos de velocidade sem paranóias… Vou voltar para a sala e rever o filme Grand Prix!

vELOZ-HP
vELOZ-HP
16 anos atrás

Vixe, me desculpem, onde escrevi Tony Brooks, leiam Peter Collins.
A idade vem chegando e a memória vai partindo…

Verde
Verde
16 anos atrás

Só uma observação besta: a Motta, na Itália, era a divisão de sorvetes da Nestlé, assim como a Yopa no Brasil.

Voltemos à programação normal.

VELOZ--HP
VELOZ--HP
16 anos atrás

Só mai um detalhe : em vários desses circuitos, na foto em satélite aparecem os nomes das curvas como o Commendatore descreveu.
Basta ativar no canto superior direito da tela o ícone de textos geográficos.
Essas curvas, por exemplo, são :
-Curva Sul ( a inclinada, com o Tony Brooks de Ferrari na saida dela )
-Curva Parabólica ( a plana, com o Fangio de Mercedes na saida dela )
Capicce ?

VELOZ-HP
VELOZ-HP
16 anos atrás

Bem, amigos da Rede Gomes, boa noite.
Parece metafísica, espiritismo ou coisa que o valha. Hoje eu passei a tarde inteira descrevendo para um amigo lá no escritório, como era uma volta nessa pista. A meses atrás eu descrevi num post como era uma volta nessa pista. O Commendatore Don Claudio Ceregatti a fatto molto benne, qui.
Para esse meu amigo do escritório eu fiz um desenho rapidamente num papel e ele compreendeu muito bem.
Aí eu me lembrei do Google Maps e, pelo amore de Dio, é a coisa mais linda de se ver. Digitei Circuito de Monza no “buscador” e lá chegamos rapidamente numa imagem de satélite clamorosa. Aí começou a festa. Rodei todo o planeta Terra por todos os circúitos que pude me lembrar. Comecei por Monza, fui para Le Mans, Clermon Ferran, Montlery, Monaco, Brands Hatch, Brooklands, Goodwood, Truxton, Buenos Aires, Tarumã, Cascavel, Guaporé, Watkings Glenn, Daytona, Indianápolis, Interlagos, e fui voando pelo mundo atrás das pistas de corrida. É uma delícia, além de se poder imprimir a foto e montar um álbum fantástico.
Façam isso, é melhor do que fazer muitas outras coisas enfadonhas na vida.
Informação é o nosso esporte.

Marcão Umuarama
Marcão Umuarama
16 anos atrás

Deveriam usar um R2 e um Totem, ou seja cada um em seu trecho e referência.
hahahahahahaha

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás

Tem esta configuração de pista para o jogo Grand Prix Legend, chamada Milano.

Bruno
Bruno
16 anos atrás

esse vídeo aqui é um bom exemplo. feito com o simulador Rfactor.

http://www.youtube.com/watch?v=3XHZs75dYUE

a pista é um “hibrido” entre esse oval e a pista com as chincanes atuais, mas da pra ter a ideia certa de como funcionava.

quem jogar factor e quiser baixar, a pista é brianza. (nao sei porque nao tá como monza, e brianza fica ali do lado, sei la.)

Roberto Lacombe
Roberto Lacombe
16 anos atrás

Dá para ter uma idéiia de como era o circuito: SENSACIONAL!

http://www.youtube.com/watch?v=wEPpmKqyxqs&feature=related

Eric
Eric
16 anos atrás

Como sempre,os mestres já me responderam o “duplo fluxo” na reta.
Grande Ceregatti e Vitão.
Obrigado!!!!!!!!!!!!

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
16 anos atrás
wilson carpini
wilson carpini
16 anos atrás

Bom, as corridas em Monza eram, a princípio, relativamente simples.

Eles largavam, faziam todo o trajeto que conhecemos, depois ao sair da parabólica, eles passavam perto do pitwall e partiam pro primeiro curvão, reta e curvão de novo, onde saíam e completavam a volta.

O filme Grand Prix retrata bem a corrida.

Se formos analisar hoje em dia, é uma reta muito larga.
Basta pegar uma imagem qualquer do Emerson Fittipaldi cruzando a linha de chegada em 1972 e veremos como eles passavam perto do pit wall ao sair da parabólica.

Detalhe: naquela época, as chicanes não existiam… era pé embaixo o tempo todo.
O recorde de velocidade ficou nas mãos de Henry Pescarolo um bom tempo por causa disso.

vitão
vitão
16 anos atrás

O VHP já explicou, uma volta pelo circuito atual, na reta seguia a` direta para entrar na primeira curva inclinada, volta completa, no final da segunda curva ( a que aparece na foto) seguia-se reto e entrava-se novamente no circuito normal.

Anselmo
Anselmo
16 anos atrás

A curva inclinada desemboca onde hoje o lado exteno da reta principal em Monza, que atualmente é bem larga por isso, quem vem da parabólica passa na parte interna bem junto ao box, havia uma divisão no meio da atual reta de Monza. Alguns games de corrida como o GTR2 traz como add-on está pista.

bruno mantovani
bruno mantovani
16 anos atrás

a reta era dividida com cones….parece precário hj em dia…….mas naquela época, tudo era precário.

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
16 anos atrás

Bom, a volta abria pela parte interna da reta (divida por cone, feno, etc.), pegava a curva inclinada para a direita, fazia todo o oval, e depois pegava a reta externa, seguia pelo misto até a parabólica e fechava a volta obviamente na reta interna.
Antes da construção da parabólica, tinha um túnel que estendia a reta até depois da curva elevada, com duas curvas de 90º para pegar a reta interna.

Humberto
Humberto
16 anos atrás

As voltas eram alternadas, isto é, uma pelo circuito externo, outra pelo interno! Por incrível que possa parecer!

Max
Max
16 anos atrás

essas duas curvas chegam na reta dos boxes, que era dividida longitudinalmente por cones. A curva interna (parabólica), leva a um trecho curto de reta que vai terminar na entrada da primeira curva inclinada. A curva inclinada que aparece na foto levava ao restante do circuito.

Ubaldir Jr.
16 anos atrás

Já mataram a charada. Eram cones que delimitavam as “duas retas” paralelas. Coisnha bem segura, não? rs

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Dividiam a larguíssima reta de chegada em duas metades.
Largavam na metade mais próxima do box, e os carros entravam pela primeira curva inclinada, que começava bem onde fizeram a primeira chicane, devido ao acidente do Peterson.
Contornavam essa primeira inclinada, passando sobre a retinha entre as curvas de Lesmo e a curva Ascari, entravam numa retona e logo depois contornavam a segunda curva inclinada – essa que aparece a saída na foto – e saíam pelo “lado de lá” da reta dos boxes dividida em duas.
Aí entravam pelo circuito misto e conhecido de todos, contornando a curva Biassono, depois primeira e segunda de Lesmo, a retinha em descida que passa bem embaixo da primeira inclinada, depois curva Ascari à esquerda, reta que antecede a curva parabólica, depois entravam na reta pelo lado de dentro novamente, próximo aos boxes.

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Monza antigamente.. Na saida desta curva o circuito ficava com duas retas paralelas, uma ao lado da outra, mas o carro do lado de dentro logo adiante irá fazer outra curva para a direita enquanto que os carros de fora seguirão reto. Isto é possivel porque num trecho ali atras uma pista passa por baixo da outra

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

A passagem de nivel é na frente. Os carros de dentro é que logo adinate, numa curva para a direita, é que irão passar por baixo da pista

Eric
Eric
16 anos atrás

Na hora me veio o filme Grand Prix na cabeça….aquelas baratas andando pela curva inclinada….espetacular!!!!!!
Aí nessa foto acho que pode ser treino,pois lá atras poderia ir reto para o curvão ou entrar no miolo.
Ou estou enganado?Me corrijam blogueiros!!!

Ze Rodrigo
Ze Rodrigo
16 anos atrás

Errei !!!
Os carros de dentro passarão por cima!!!
Clique aqui:
http://www.formula2.net/Monza279.jpg

Juliano "Kowalski"
Juliano "Kowalski"
16 anos atrás

A larga reta principal era demarcada no meio. Não lembro se era pintada ou se eram cones. A volta começava pelo lado esquerdo da foto (à direita da demarcação para quem está onboard), e os carros rumavam em direção ao banking logo de cara.

Ao final do oval inclinado, conforme a foto mostra, os carros caem na reta principal pelo lado de fora (lado direito da foto, esquerdo para quem está no cockpit).

Eles seguem a reta até o final por este lado, e então acessam o trecho do circuito misto. Ao final da volta no circuito, os carros saem da Parabolica, e acessam a reta principal pelo lado esquerdo da foto novamente.

E assim uma volta é completada…

Everton
Everton
16 anos atrás

É uma ponte, passa por cima da pista, tipo Suzuka, só que em Monza passa por dois pontos.

F.Amaral
F.Amaral
16 anos atrás

Quem vinha pela direita, da Parabolica, fica por ali mesmo pois tomaria a entrada da outra curva inclinada. E quem vinha a esquerda da curva inclinada seguia reto em direção ao Curvone e às 2 de Lesmo. Se não me engano alguns cones delimitavam as duas “faixas de rolagem”. Isso explica o fato da reta de Monza ser tão larga esofrer um afunilamento em seu final qeu foi uma das causas do acidente do Petterson em 78.

André Buriti
16 anos atrás

Eles saiam dos boxes davam a volta pelo oval e depois pegavam o misto, a parabólica saía por dentro do Oval e se pegava o oval de novo, simples.
No meio da pista dividindo as faixas tinham cones ou uma barreira móvel semelhante a uma defensa, o que não aparece na foto.
Com certeza nenhum maluco saía do oval e cortava pros boxes porque era porrada na certa.

Lvcivs
Lvcivs
16 anos atrás

Quem vinha da parabólica passava na reta principal e entrava na primeira curva do oval, passava na reta oposta do oval e voltava na curva 2 do oval, esta à direita na foto, e aí seguia para o circuito como o conhecemos hoje.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
16 anos atrás

Acho que a reta era dividida por cones.

ricardo74mg
ricardo74mg
16 anos atrás

A questão se resolve da forma mais lógica possível: preferência de quem vem pela esquerda, uma vez a pista da direita ser um mero “acesso”, portanto devem trafegar lentamente pela faixa de desaceleração/integração para somente então entrarem na pista principal! Só pode ser assim!

do amaral
do amaral
16 anos atrás

a reta de chegada, que é onde os carros estão entrando na foto, era dividida longitudinalmente, por cones; os carros que vinham da Parabólica, como o Mercedes de carroceria integral na foto, faziam a reta para entrar no anel das curvas inclinadas, que é um percurso oval que termina na saída à direita na foto, de onde os carros seguiam para a parte tradicional do circuito, quase idêntico ao que vemos hoje em dia.
Resumindo, a reta principal era dividida em duas,correndo paralelas.
Mas, e a largada, era feita em qual delas? Acho mais lógico que a primeira volta se iniciasse no circuito misto, e fosse completada na saída das inclinadas. Mas não sei como era.

Roberto Valle
Roberto Valle
16 anos atrás

Simples, eram colocados cones na pista, delimitando.

O piloto largava na parte externa, fazia o circuito normal, pegava a parabolica, pegava a reta de novo, delimitada por cones, passava por cima da pista (antes da Variante Ascari), pegava a curva inclinada e completava o circuito.