TEAM ORDERS

SÃO PAULO (mais claro, impossível) – Foi o blogueiro Goulart de Andrade que achou este vídeo do GP da Áustria de 2001.

Muito interessante: Jean Todt, com todas as letras, ordenando a Barrichello que deixasse Schumacher passar. “Pelo campeonato”, alegou. Foi a primeira presepada clara da Ferrari na tumultuada relação com o brasileiro. No ano seguinte, o fato se repetiria, com a diferença de que Rubens abriu mão da vitória.

Acho que tenho uma foto de Barrichello na sala de imprensa em 2001. A cara dele… Vou procurar.

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Wagner Brianez
Wagner Brianez
16 anos atrás

e precisa comentar………..
ta na cara que esse pessoal da Ferrari eram todos um bando de safados,
Barrichelo era em muitas vezes ou sempre melhor que shumacher, mas agente sabe né ……. ” tudo pelo campeonato”

Uma pena que a Honda ta uma mer….cadoria de segunda, pois seria otimo mostrar o talento que ele é…..
Valeu

morpet
morpet
16 anos atrás

FG, eu tenho cópia desse arquivo, se quiser te mando.
Tanto em 2001 quanto em 2002 era início de campeonato, e o alemão ganhou fácil os dois. Não precisava disso. Assim como ele não precisava bater no Hill em 94, no Jaques em 97, nem deixar o carro no meio da pista pra atrapalhar o Alonso em 06. A única diferença entre o Schumacher e o Dick Vigarista é que o alemão sempre levou a melhor. Quanto ao Rubinho, será que valeu a pena aceitar, ou escancarar a situação?

yuri
yuri
16 anos atrás

é a grande lógica do campeonato de formula um que todos os pilotos devem cumprir e deixar passar o piloto é considerado melhor naquele momento.
tira o tesão de qualquer forma.
talvez sempre tenha existido. não importa. pra nós que assistimos como diversão essa lógica toda vai pro lixo.

Julio
Julio
16 anos atrás

Eu faria o mesmo, depois de perder os títulos de 97/98/99, pediria para o Schummy concentrar seu gás em passar o Coulthard.

Imagine se tivesse que falar p/ o Schumacher, “comece a dar gás agora p/ passar o Rubens, mas guarde um pouco p/ o Coulthard”!

Se vcs discordam, me digam se confiavam mais no Schumacher ou Barrichello para passar ou Coulthard?

Luciano, o Basso
Luciano, o Basso
16 anos atrás

Repercursão na época:

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
16 anos atrás

Não sei por que ainda tem gente que se diz “indignado” ou decepcionado. Isso sempre aconteceu na Fórmula 1.
Massa, Irvine, Coulthard, Berger, Cevert, Petterson, Rosberg e muitos outros já fizeram coisa parecida. Nos tempos de Fangio, o cara tinha que parar e ceder seu carro para o companheiro! E isso é esporte sim! Fizeram pela equipe! E Tava no contrato assinado.
Barrichello é que foi um imbecil e fez pirraça. Deveria ter cedido a posição sem chiar. Mas fez um dramalhão por causa de um segundo lugar! E se achou ruim, no ano seguinte teve que fazer de novo. E pior ceder a vitória.
Parece funcionário “oreia seca” que recebe ordem do chefe, reclama, mas é obrigado a fazer de qualquer jeito.

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
16 anos atrás

Reprodução do diálogo mantido entre Barrichello, os dirigentes da Ferrari e Schumacher, nas voltas finais da prova de 2001, captadas no canal digital, não disponível na tv aberta:
Volta 69 (a três da bandeirada): “Rubens, let him pass (deixe ele passar)”
É Jean Todt, dando uma ordem ao piloto brasileiro.
Barrichello não responde. Na mesma volta, Ross Brown, em outra frequência, comunica ao alemão: “OK, Michael, we have already told him (já dissemos a ele)”.
Volta 70 (penúltima): Barrichello passa em frente aos boxes e ouve Todt usar um tom de voz mais enérgico: “Rubens, let him pass, let him pass.” De novo, silêncio no microfone de Barrichello. Brown repete o que havia dito a Schumacher, também usando um tom mais duro: “We have already told him, we have already told him.”
Última volta: Todt repete o pedido com a mesma intensidade, enquanto Barrichello passa na reta dos boxes. O que vem a seguir não foi transmitido pelo canal de tv digital. A poucos metros da linha de chegada, o piloto brasileiro tira o pé do acelerador para Schumacher passá-lo pela direita e receber a bandeirada.

Fonte: Anuário Fórmula 1 01/02 do Jornalista Francisco Santos.

Manfred W.
Manfred W.
16 anos atrás

Presidente da CBA,Renato Russo,Rubinho,Cacá Bueno…acho que o Gomes está inaugurando uma nova sessão no Blog,a BANANALAND!

Beto
Beto
16 anos atrás

Isso aconteceu 2 vezes em 5 anos, não sei o que estão reclamando, o alemão era (é) infinitamente melhor que o Barrichello. Ele tem que ficar brabo com ele mesmo de ser SEMPRE pior que o Dick. Somente em 1 ano eles foram pra segunda corrida do campeonato com o Barrichello na frente mas logo o Alemão passou ele. Não tem o que reclamar da Ferrari.

Conde
Conde
16 anos atrás

Tb concordo com o Milton . Cumpriu o que estava no contrato e pronto .

marcelo Costa
marcelo Costa
16 anos atrás

Rubinho ficou “acomodado” com a situação…Aconteceu em 2001 e voltou a acontecer em 2002.O dinheiro “falou” mais alto no contrato…ficou mudo com tanta grana.Se o piloto não tiver pelo menos uma dose de egoísmo para vencer corridas, esquece …Mas isso não acontece so na Ferrari, Berger,Coultard e outros…sempre foram capachos por isso nunca foram campeões.

Se Rubinho mudasse de equipe ia ser a mesma coisa…ou seja o problema era ele. Agora não adianta o lançar um livro e meter o “pau” na ex-equipe…
Quantas vezes vimos ele dando risasas junto de Schumcaher no pódio???
Se ele tava feliz, imagina o Schumacher e a equipe…

Márcio Montechese
Márcio Montechese
16 anos atrás

Se ele escolheu assinar um contrato que previa isso, que o fizesse e pronto! O que não dá pra engolir é o papel de vítima, de coitadinho, endossado pela emissora oficial e ingenuamente aceito por muitos brasileiros.

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
16 anos atrás

Uma das grandes sacanagens da F1 e tudo devidamente registrado.

Sabem porque a Super Aguri sequer testa? Se irão usar aquele carro medonho de 2007 da Honda, que gastou para tentar evoluir e tomou pau até do Super Agrúria (Honda) de 2006, eles sabem que é gastar dinheiro à toa. E deve ser por isso que os patrocinadores estão deixando o negócio por lá!

sergio
sergio
16 anos atrás

Há algum tempo atrás, aqui mesmo nesse templo sagrado, mais conhecido com blig do Gomes, eu já tinha dito que aquela presepada da Gp da Austria feita pelo Rubens, foi proposital. Pois ele poderia ter “tirado o pé” em outro lugar, mas fazê-lo ali , próximo da bandeirada a intenção era uma só: mandar aquele dedo médio para Jean Todt e Cia. Se foi inteligente isso é uma outra discussão……

Berger
Berger
16 anos atrás

E dá-lhe Ferrari…

Falando na dita cuja, não vai ter post sobre o Schumacher mais lento que o Kimi?

Igor
Igor
16 anos atrás

Tinha que ser como Ron Dennis, né?! ok ok… ufanismo…….

Guto
Guto
16 anos atrás

unbelieveble !

Sandro Gama
Sandro Gama
16 anos atrás

Falou tudo Milton, o Rubinho fez o que tinha no contrato dele e ponto final.

Vivian Z.
Vivian Z.
16 anos atrás

“for the championship”
hahahahahahahahaha
Isso foi só o início.
Seria cômico, se não fosse trágico.
O que mais me impressiona, é que só ele não sabia que isso iria acontecer.

Magno Amorim
Magno Amorim
16 anos atrás

Meus amigos, toda vez que lemrava disso ficava triste. Hoje, vendo isso, fiquei chocado…
E sobre o Jr…. Acho que não vai ser preciso haver ordens de equipe, o menino não andou nem perto do Alonso hora nenhuma, em momento algum até agora. Será que vem outra decepção???

Milton M. Bonani
Milton M. Bonani
16 anos atrás

O pessoal que critica o Barrichelo ou qualquer outro funcionário que obedece ordens, nunca deve ter trabalhado como empregado.

Pessoal, antes do esporte, vêm os interesses econômicos.

É muita inocência achar que o cara (Barrichelo) ia dar um dane-se num emprego de mais de Dez milhões de dólares por ano, por conta do esporte.

yuri
yuri
16 anos atrás

esse é o tipo de coisa que por mais que seja lógico eu não consigo aceitar. Tira parte do tesão de ver as corridas.

Rodrigo Goulart
Rodrigo Goulart
16 anos atrás

Como diria um amigo meu, estou embasbacado com tamanha cara de pau.

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
16 anos atrás

Em qualquer multinacional acontece o mesmo. E aí é “pela corporação”.

Jorge Mattar
Jorge Mattar
16 anos atrás

É a mesma coisa que um técnico de futebol pedisse um jogador para perder um penalti ou um zagueiro fazer gol contra, isto não é esporte. Por isso que acho que o Shumacher foi muito mas valorizado do que realmente merece. Tá errado o Rubinho deixar passar e pior ainda é Shumacher aceitar a oferta. Isto não e esporte.

revelador
revelador
16 anos atrás

tenho certeza que o briatore vai pedir a mesma coisa…. só não tenho certeza se o jr. vai conseguir andar na frente do alonso para tal fato acontecer…. aliás, to achando que se andar perto vai ser muito para ele….

Léo Engelmann
Léo Engelmann
16 anos atrás
Cassius Clay Regazzo
Cassius Clay Regazzo
16 anos atrás

Rubens não tem nada do que reclamar, fosse ele um piloto com veia de campeão, mandava o baixinho se ferrar e ganhava as corridas na marra e depois saía da Ferrari mandando tomo mundo para puuta que o %!$&# Mas não, aceitou tudo, ficou mais 4 temporadas, ganhou seu dinheirinho e foi para Honda ter uma aposentadoria medíocre. Rubens está tendo o fim que merece.

Eric
Eric
16 anos atrás

Alguém aí duvida que se o Alonso precisar o Briatore não vai pedir para o Jr fazer o mesmo?

Tchan,tchan,tchan,tchan…..

HM
HM
16 anos atrás

é… solução para esse tipo de coisa?
so permitir 1 piloto por equipe.