A FÓRMULA TRUCK

SÃO PAULO (dá para melhorar) – Me perguntam o que eu acho da Fórmula Truck. Acho bem legal. Tem participação das montadoras, desenvolve tecnologias, enche autódromos (e, ao contrário da Stock, não é só gente para comer empadinha e ganhar boné, embora tenha bastante, também), é um negócio que começou do nada e tem uma baita força.

Mas não gosto de algumas coisas. Aqueles zerinhos na pista só servem para estragar asfalto. Aquela fumaceira de pneus queimando e aquelas explosões com labaredas vão contra as iniciativas de todo mundo para evitar geração de poluição desnecessária ou desperdício de energia. E aquelas manobras supostamente radicais com caminhões fazendo ziguezague e freando bruscamente perto dos muros e do público, para mim, estimulam a direção irresponsável — piloto nenhum guia daquele jeito.

Claro que o aquecimento global e os acidentes nas estradas não são culpa da Truck, mas aquele fumacê desenfreado e aquelas presepadas exibicionistas são absolutamente dispensáveis. Exemplos têm de ser dados. “Ah, mas você corre de DKW!”, dirá alguém. Nem vem. Meu carro de corrida não emite em poluentes, num ano, o que um ônibus a diesel joga no ar em 30 segundos parado num semáforo.

Também acho o fim da picada o jeito com que os caras distribuem placas de publicidade pelas pistas. Um perigo. Neguinho já saiu em vôo cego no ano passado por causa de uma faixa que ficou grudada no seu pára-brisa. Um exagero total e uma grande irresponsabilidade. Algumas têm armação de ferro. Não dá.

Acho também que os autódromos brasileiros não são compatíveis com o peso e a velocidade dos monstrengos, que saem desembestados a cada acidente e só param sabe-se lá como. O dono da categoria até que se esforça. Procura, tirando dinheiro do bolso, melhorar as coisas. Mas não é fácil, e creio que tem muito circuito por aí que, se a questão de segurança fosse levada a sério no Brasil, não poderia receber corrida de caminhões. Aliás, não poderia receber corrida de nada.

Mas isso não é culpa da Truck. É culpa (de novo) de quem administra o automobilismo brasileiro. Que não se preocupa com autódromos, organização, fomento, segurança, nada. Se preocupa muito com emissão de carteirinhas. E mesmo elas demoram bastante a chegar.

A minha ainda não chegou.

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MSM
MSM
16 anos atrás

Concordo com todas as observações do FG. Não gosto daquelas apresentações antes das corridas, incluindo o Hino tocado pelo Família Lima pendurado num guindaste, tanto que eu só ligo na Band uns 15min depois do início da transmissão. Já havia percebido que esses caminhões correndo nos nossos autódromos, ficam sem espaço para disputas, lembram daquele acidente no Mato Grosso logo após a largada, as nossas pistas são muitos estreitas, só quero ver esse ano a etapa aqui no RJ, o nosso autódromo parece um kartódromo. Sobre a publicidade, na etapa de domingo, havia uma tão perto da pista que os caminhões assopravam a placa, e que por coincidência aconteceu uma batida neste ponto, pena que a Band não mostrou o replay. Além disso , vi que numa saída de curva, existe um declive e se um dos caminhões não conseguisse fazer a curva acabaria caindo neste local. Também sou contra o limitador e a bandeira amarela obrigatória, quebram o ritmo da corrida.
No ano passado, a Petrobás fez um evento com todas as categorias em que patrocina aqui no RJ e pude ver de perto que esses caminhões são bonitos e não precisam dessas papagaiadas para chamar público, até porque as principais montadoras participam e também porque possuem bons pilotos.

Franklin
Franklin
16 anos atrás

Bem, as autoridades pelo automobilismo nacional estão criando sua propria sepultura, afinal até o proprio kart que deveria ser algo “prostituido” pelo brasil a fora tem um custo absurdo, varias medidas podem ser tomadas pra que isso seja limitado ou mesmo subtraido ao maximo, quanto mais barato for mais uma simples auto peças podera patrocinar algum garoto em qualquer lugar no pais que com sua propria evolução poderia ter condições de nos representar mundo a fora seja la em qual categoria for! Quanto a truck interesses diversos abrem cada vez mais portas dirigentes com uma unica ideia e um grupo coeso aumenta a vida util da categoria, que traz uma imagem gerada pelo trabalhador brasileiro e ao mesmo tempo emprega tecnologia de alta qualidade e resultados impressionantes na terra da decadência que é o automobilismo nacional! realmente manobras e condições de pista poderiam ser vistas de uma outra maneira, mas o publico gosta daquilo e desde que seja feita com o maximo de segurança pra que prestigia, pode ser feita sim, descordo somente sobre a parte de que é citado zerinhos e zigue-zagues como uma atitude de incentivo a direção irracional, pois elas são feitas dentro de autodromos, atras de muros, por pessoas treinadas e com a maior proteção pra quem ve possivel, é mais facil cair a arquibancada por falta de investimento no autódromo do que pela apresentação dos monstrengos, mas o raciocinio é “vero”, até quando? vamos aguentar isso, vai durar ou seremos sujeitos a isso? chega de falta de oportunidades, quem tem dinheiro tem que correr sim, parabens, mas se quer correr tenha seus investimento limitado a quem tem menos a investir tb, o montante gasto por um piloto de ponta pelo menos nas categorias de entrada, poderia ser melhor investido pra que mais tivessem nos grides, mais pegas, mais pilotos, mais fabricantes de chassis, mais pessoas participando direta ou indeiretamente, e mais resultado mundo a fora.

Daniel Neves
Daniel Neves
16 anos atrás

Impressiona como tem gente que não sabe interpretar textos e sai escrevendo bobagens nos comentários. O FG não escreveu um texto inteiro malhando a Fórmula Truck. Ele, inclusive, escreveu no começo que acha a categoria legal. Mas como um bom jornalista, ele apontou defeitos e qualidades da categoria e deu a sua opinião, fazendo críticas construtivas. E sua maior crítica negativa no texto foi para a CBA, viu, para vocês que não entenderam.

jorge bolto jr
jorge bolto jr
16 anos atrás

quer q indique mesmo?Isso eu acho bacana em vc,não se esconde como muitos outros,esse gorducho e sua madameme mim,deveriam mostrat a cara e te responder tbém,pelo menos alguma coisa.

vitão
vitão
16 anos atrás

Eric, um F-1 , com downforce, deve ter um peso de umas 2 toneladas, e 800 HP. Uma joça dessas pesa 4,5 ton, parado , e tem uns 900 HP (mais de mil é conversa pra dormitar bovinos) . Faça as contas.

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
16 anos atrás

A Truck poderia ser ainda melhor se fossem tomadas as seguintes medidas:

1-Quebra dos monopólios de fornecimento de pneus e combustíveis e lubrificantes;

2-Acabar de vez com os artifícios esdrúxulos que a categoria possui como o radar limitador de velocidade e tal da bandeira amarela programada;

3-Adoção de uma tecnologia menos poluente.

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

Acho respeitável o esforço de todos que criaram e mantém a categoria pois é inegavelmente bem-sucedida. Entretanto não gosto do tipo de disputa com veículos e motoristas (sim , pilotos são outra coisa) que são verdadeiros trogloditas do asfalto.

Tomara que outras categorias mais próximas do automobilismo de velocidade também consigam alcançar o mesmo patamar de interesse do público.

Renato
Renato
16 anos atrás

Além de tudo o que escrito abaixo sobre os pontos negativos da Truck (porque de fórmula não tem nada) é duro agüentar o narrador berrando ao toda hora “em altíssima velocidade!!!”.
Haja….

rafael jorgens
rafael jorgens
16 anos atrás

Aigos, lembrando que em 85 (acho eu) um piloto (ou caminhoneiro) gaúcho morreu no bacião de cascavel (acho eu), daí foram muitos anos até seu abf conseguir organizar a f truck, que na época chamava-se copa brasil de caminhões (tb não tenho certeza, pode ser o chops).
ic, ic …
Grato.
Ic …

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
16 anos atrás

Eles fazem o que o povão gosta,e povão brasileiro (ou brasiliano?) é isso ai ,diversão sem ter que pensar muito,”meio que circo”.Querer que o povão goste de DTM,Le Mans,WRC é a mesma coisa que pedir para o cidadão ler o manual de algum produto antes de “usar”.

Milton
Milton
16 anos atrás

na boa… o que eu mais me apego para falar sobre a truck foi o “de onde viemos e onde chegamos”…
Uma categoria que começou com 4, 5 caminhões fazendo corrida teste em interlagos, praticamente às moscas, virar o evento que é hoje…e no tempo que levou… é algo digno de aplausos.
Claro, toda categria tem seus defeitos e problemas…mas não sou contra a nada que eles fazem, afinal, como teve gente que disse já, são poucos os malucos que aguentam ficar 6 horas esperando por uma corrida que dura 1 hr no mãximo.
Eu já fui ver, e é realmente impressionante ver os caminhões correndo no autodromo…

e falando de segurança, podemos dizer que eles são bem mais preocupados com isso do que outras “catigurias”…além de fazerem o que toda categoria “GRANDE deveria ter como lição de casa: DESENVOLVER TÉCNOLOGIAS.

Gomes
Gomes
16 anos atrás

OK, indique a égua. Pode ser próxima a você.

jorge bolto jr
jorge bolto jr
16 anos atrás

É incrivel,
Autodromos completamentes lotados,6 marcas diferentes na disputa,com varias equipes de fabrica,pilotos de renome internacional,altos sala´rios,inumeros patrocinadores de peso,corridas ao vivo na TV,inclusive para toda America Latina,disputas com ultrapassagens,batidas,shows,corridas cumpridas com qquer tipo de clima(diferente de outras q colocam carro madrinha com qquer garoa),e vem VC e alguns Idiotas falarem de classic,guard rail estragados,incentivos a acidentes com o show do Aurelio.
Quem sabe conseguimos colocar nas arquibancadas,publico pra assistir Fiat Topolino,dkw,fuscas,brasilias,gordinis,e outros bichos pré históricos(rsrs).
Até vc criticar a CBA por fazer %!$&#alguma no Automobilismo tudo bem,mas falar mal da F.truck ,vá caçar o pescoço de uma égua e sair no mundo.

jose
jose
16 anos atrás

Para Elizandro.Eu estava assistindo essa corrida e vi o acidente,esse pilotão que quase se matou bateu muito ,antes e depois de Cascavel,bateu tanto que mudou de categoria.Como é que deixam um cara despreparado como este andar de caminhão a 200 por hora?
Parece que na Truck tendo dinheiro para gastar até o Mister Bean vira piloto.Quanto ao anjo ele deve ser forte mesmo,logo apos a corrida de Cascavel esse cara deu outra batidona em Tarumã e para o bem de todos abandonou a categoria.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Eu prefiro elogiar, afinal é o contraponto que precisamos.

Fazem show por que sabem atrair público.Querer público apenas de apaixonados doentes que ficam 10 horas num autódromo pra ver uma corrida de meia hora, é sim pedir demais.
Os anos 60 acabaram, o público é mais exigente em relação à diversão ao vivo que era antigamente.
Se destrói asfalto, pelo menos gera renda suficiente para consertar ele.

Quanto mais categrias no formato da Truck aparecerem, melhor, mais investimentos vai gerar, mais grana vai rolar, mais atenção à administração vai ter.

Mas tem gente que só satisfaz em criticar. Não querem algo novo, lindo, maior que eles surgindo, eles querem os velhos erros para terem o que criticar.

A Fórmula da Fórmula Truck é o exemplo a ser seguido. Se não é perfeita, dane-se, pelo menos é melhor, é o que precisamos agora.

Reginaldo Leme, o puxa-saco do Scaglione, garantiu numa coluna dele que hoje em dia, pelo alto custo do automobilismo, é impossível as montadoras se envolverem.
A Fórmula Truck é a prova viva que as montadoras investem. E não venham me dizer que mercado de caminhões é superior ao de carros de passeio…

Agora, resolveram pegar no pé pela segurança e pelo asfalto.

É infinitamente mais seguro correr na Truck que na Stock, sem dúvida. Basta ver uma corrida da Truck, o que assusta é a Stock, onde os pilotos, que parecem todos estarem cheirados, querem matar uns aos outros.

O que é coisa que piloto não faz.

Se o dono da Truck resolver fazer corrida de turismo, no mesmo formato da Truck, a Stock acaba no mesmo ano.

E por isso muitos vão continuar pegando no pé, sem parar.

Eric
Eric
16 anos atrás

Ouvi uma vez,gostaria que vocês me falassem:
Me disseram que o F-1 estraga mais o asfalto do que os caminhões,devido a downforce,slicks ultra-chicletes e a potencia.
Confere ou será balela???

Carlos
Carlos
16 anos atrás

Caríssimo Flávio Gomes;

Desculpe,mas sinceramente Fórmula Truck ou simplesmente corrida de caminhões não dá para
classificar como automobilismo.Essa porcaria só serve p/ destruir o pouco que resta dos pseudo-autódromos brasileiros.

Luiz Batista
Luiz Batista
16 anos atrás

Concordo com o Eric. Um caminhão de, sei lá, 2 ou 3 metros, quando bate nos guard-rails, simplesmente passa por cima. Não tá passando da hora de aumentar a altura dos muros, ou pelo menos colocar grade nos mesmos? Por mais que eu, e a maioria, prefira outras categorias temos que lembrar que a Truck é uma das únicas que leva gente aos autódromos. Isto já é motivo mais que suficiente pra olhar estas mudanças com carinho. Também concordo com o Flávio, placas de propaganda no meio da pista não dá. Segurança em primeiro lugar.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
16 anos atrás

Mandaram sua carteirinha pra Ladaland!!

Eric
Eric
16 anos atrás

Agora tem um negócio meio sério:
Vocês já repararam que quase sempre quando um truck bate ele passa por cima do guard rail?
Isso é meio complicado…

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Totalmente de acordo com o Gomes!

Latinoamericano
Latinoamericano
16 anos atrás

Gente, quem é o dono da F Truck? O que o Téo José tem de participação nisso? É só curiosidade, tb participo do blog do Téo, mas acho que se eu perguntar isso lé ele nem vai postar. Compreensível.

Elizandro
Elizandro
16 anos atrás

Xiii, não chegou tua carteirinha?? Não se preocupe, não vai mais chegar, do jeito que tu descabelou a CBA, eles vão te suspender por 60 anos. Mas não desanima, continua porque carteirinha é coisa de pilotinho, tem é que ter braço o resto é detalhe.

Elizandro
Elizandro
16 anos atrás

Para José. Caro José, em Cascavel no ano passado, um caboclo perdeu o ponto da freada para o curvão, o tão temido bacião do autodromo de Cascavel, resultado foi uma destruição total do caminhão nas barreiras de pneus que só posso imaginar um anjo salvando o piloto, aliás, se passasse dos pneus tem uma pirambeira lá pra baixo cheio de mato e grossas árvores. E o Flávio vai correr lá, dizem que existe uma ondulação exatamente no ponto de frenagem para o curvão, se é braço tem que esperar o famoso pulinho para dai sim frear. Boa sorte

Henri Toivonen
Henri Toivonen
16 anos atrás

Queimar pneu, cavalo de pau, explosão é coisa de neguin que curte xunning (arghhh)….seria mais interessante um caminhão-pipa derramar água no traçado da pista uma vez e o Aurélio vir arrepiando nas curvas com o Pace truck nos dois sentidos da pista, braço para isso ele tem e seria uma demonstração de pilotagem bem mais adequada que cavalos de paus e afins….

Nataniel Jebao
Nataniel Jebao
16 anos atrás

meio fora do assunto, mas ontem o scagagalione foi o ultimo a entregar os trofeus , logo apos a saida dele vieram as meninas do “espumante” e, coincidencia ou nao , faltou uma garrafa. Fiquei imaginando a cena…..
cinco garotas, cinco garrafas passando……………uma ( na verdade duas) sao minhas………….resultado o primeiro colocado dançou.
O homi é realmente bom de serviço, falta carro no grid, garrafa no podium,carro de turismo de verdade……..

Felipe Mazorca
16 anos atrás

Passei a acompanhar a Truck com mais atenção no ano passado. É uma competição bastante interessante, equilibrada e com gente muito boa de braço no últimos anos.

Mas claro, tem várias coisas a serem melhoradas. A organização parece ser séria, tomara que siga na busca da evolução sempre.

rafael jorgens
rafael jorgens
16 anos atrás

Amigo Gomes, existe estudo sobre danos dos trucks nas pistas (minha discordância com vc), e concordo sobre os zerinhos.
Grato.

jose
jose
16 anos atrás

Humildemente concordo com tudo o que o FG opinou sobre a truck,humildemente por que de fora o baralho é sempre mais fácil de ser jogado.Tambem acho zerinhos,explosões e zigue zague uma coisa de muito mau gosto.
O que me preocupa mesmo é pela segurança dessa categoria que seguramente nos mostrará alguma tragédia uma hora dessas.
Pistas como Guaporé que conheço e adoro não são compatíveis para caminhões,Tarumã nem se fala e o pior são alguns pilotos que vieram não sei da onde querendo mostrar que são “braço”custe o que custar.Já se viu algumas barbaridades nesta categoria,felizmente com danos humanos relativamente leves mas não se enganem,assim como a nossa Stock a Truck é um perigo eminente para pilotos,bandeirinhas e público.
Só para dar um exemplo:imaginem no final da reta de Guaporé,Cascavel ou Tarumã um desses caminhões perder os freios ou levar um totó,coisas que eles adoram fazer quem vai segurar 3 ,4 ton a 180 Km?

Ronald
Ronald
16 anos atrás

Sei lá… Amo automobilismo, mas lugar de caminhão é na estrada puxando carga… Acho eles “ridículos” na pista…

Scagone
Scagone
16 anos atrás

e nem vai chegar, seu baixinho metido. Quem você pensa que é para ficar peitando o “puder” hãssim? vai ver currida da harquibancada.

Igor Otoni
Igor Otoni
16 anos atrás

As corridas de caminhão não são minhas favoritas, mas sempre assisto (assisto tudo que se relaciona com automobilismo que posso) as corridas e sempre aplaudo a iniciativa desse pessoal. Fazer o que fazem não é facil! Organizar um espetáculo que atraia público e investimentos é uma tarefa complicadíssima, principalmente num país onde as autoridades não dão a mínima e ainda se esforçam para “sugar” o que podem.
Colocar esses caminhões com marcas diferentes andando junto e contornando as curvas igual um kart é maravilhoso.
Pagar do próprio bolso reformas em autódromos para que esses pelo menos se aproximem do mínimo é uma atitude exemplar!
Nosso automobilismo precisa de gente assim, (sem querer ser piegas e me aproveitar de chavões) “Gente que faz”, que toma iniciativa e procura perceber o que precisa ser feito.
Parabéns ao pessoal da Fórmula Truck! Que seu exemplo seja seguido.

Eric
Eric
16 anos atrás

Pô….também né FG com 2.000 pilotos por dia querendo se filiar,tem que dar tempo aos caras,afinal confeccionar um cartãozinho de plástico demora para cac…te!!!!!!!!!!!!!!

Christian S
Christian S
16 anos atrás

Será que vai chegar?