…e mais ferro na boneca!

SÃO PAULO (aos poucos…) – Fazia tempo que eu não dava um malho na CBA e nas “otoridades constituídas”, não? Pois lá vai. A Liga Catarinense Independente de Automobilismo para Esporte Off-road e Regularidade (LICIA) acaba de ganhar, na Justiça, o direito de promover e organizar competições esportivas no Estado. Isso depois de a CBA e seu braço catarinense, a Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (FAUESC), darem chiliques por conta do sucesso das iniciativas independentes pelas bandas catarinenses.

A íntegra da decisão da Justiça está no site da LICIA.

Beleza, moçada! E os blogueiros de SC que se manifestem aqui, contando detalhes do embate.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Edmilson Cesar Martini
Edmilson Cesar Martini
15 anos atrás

Boa noite
Sou Presidente da LASC, Liga de Arrancada de SC, entidade criada em 1999, 2ª Liga Independente filiada a LIA – Nelson Piquet Souto Maior.
Fui um dos incentivadores para a criação da LICIA – BLUMENAU.

Só eu sei quanto sofri com esta máfia de FAUESC E CIA, denúncias mentirosas pra a justiça e òrgãos de Segurança.
Hoje dou aula sobre este assunto, eu estava certo, o brabo foi é explicar que isso é lei federal. Vencemos também, só que o troco contra a FAUESC vai ser grande, se prepara Presidente mentiroso, o bicho vai pegar para você……..
O esporte tem que ser democrático, não na mão de uma tropa de interesseiros.
Já fui Vice Presidente da LIGA NACIONAL DE VOLEIBOL, já enfrentei Carloz Nuzman(venci) desta matéria tenho doutorado.

abraço

amaral
amaral
16 anos atrás

OK Miguel

reconheço que exagerei. Foi como um xingamento, mesmo sem palavrões.
Peço desculpas especialmente pela última sentença, foi puro xingamento – estava de cabeça cheia naquele momento, muito contrariado por alguns problemas pessoais e por leituras de jornal, e o que o camarada escreveu só ajudou a azedar meu espírito – ele também não primou pelo bom senso no que escreveu, você há de convir.
Não sou afeito a regionalismos, me parece uma atitude, diria ideológica, bastante reacionária, pela própria natureza conservadora e anacrônica.
Tenho admiração por como a música se transforma de uma região a outra, por exemplo. Mas é pela riqueza infinita da variedade, não pelas particularidades.
Muito menos considero válido o patriotismo, a ideologia mais anacrônica e ingênua de todas, um absurdo da racionalidade na sua inutilidade.

Talvez aí no Rio Grande, e em Curitiba, as provas de arrancada sejam levadas mais a sério, e organizadas como tal; aqui em SP são muito improvisadas, mal explicando. Não têm um pingo da grandeza que o original norteamericano mostra, e que eu aprecio, para lhe ser sincero, embora não tenhamos como assistir as competições deles.
Nunca fui assistir a uma prova dessas, o mais perto que cheguei foi aqui em Interlagos ano passado, no mesmo fim de semana da GT3 Brasil: quando ia embora no fim da tarde de sábado, percebi que meu carro, estacionado no local adequado, estava rodeado de carros e muita gente, usavam parte do estacionamento para a espera da entrada na pista para as arrancadas.
Todos conversavam num português de %!$&# igual à escrita das mensagens enviadas ao Gomes. Não consegui que abrissem algum espaço para manobrar meu carro e ir embora, apenas que alguns folgados desencostassem suas bundas do mesmo. Por sorte não levou 5 minutos para serem chamados alguns dos carros em volta, o bastante para que eu pudesse me mandar. Deu tempo pra ver uma viatura policial chegando e seus ocupantes começarem uma busca sei lá por quem, ou por qual carro, mas era isso, no meio da competição uma investigação policial acontecia.
Isso diz mais um pouco sobre o que levou o Gomes, no entender do nosso camarada, a generalizar sobre os arrancadeiros.
Ah, na manhã seguinte um competidor da GT3 estatelou uma Ferrari no fim da reta
usada para as arrancadas, ele rodou no óleo deixado por estas provas; não me importo com o prejuízo dos abonados que podem correr de Ferrari no Brasil, mas, analisando do ponto de vista do automobilismo, é uma completa estupidez permitir que essas duas competições dividam pista nos mesmos dias. Ou que se deixe utilizar a pista do GP Brasil para uma competição totalmente amadora, embora de grande sucesso de público, como as arrancadas.

E não acredito em nada que qualquer um afirme que no Brasil se faça uma praça pública, de qualquer tipo, esportiva ou não, de primeiro mundo.
Se Interlagos, ou o aeroporto de Guarulhos, ou o aeroporto Tom Jobim no Rio, não o são, longe disso, porque iria acreditar que uma pista de arrancadas no Sul o seria? Nem as instalações esportivas do panamericano eu acredito que sejam; qualé, chega dessas asneiras patrióticas – é tudo falsidade (uso aqui um eufemismo).

Eu já estive no autódromo de Sta Cruz do Sul um par de vezes. O traçado é muito bom, sei que invariavelmente os pilotos gostam muito, mas ao redor da pista é um deus nos acuda, as barreiras são barrancos, não há guardrails, e barreiras de pneus são em linha única, poucas e esparsas ao longo do circuito.
Até na área dos boxes o projeto foi mal executado, há uma única escadaria ridiculamente estreita que serve às salas de cronometragem, secretaria de prova,
direção de prova e de imprensa, todas acessadas por um também único e estreito corredor: em suma, é um perigo, pra não mencionar o desconforto.

Não vou me desculpar pela paráfrase do Darci Ribeiro – foi uma paráfrase: no original ele diz “canalha mameluca paulista”, e foi essa canalha mameluca que assassinou todo um povo (o guarani, nas missões).
Distorci a história para realçar: o que os migrantes sulistas fazem hoje em dia, e já há duas décadas, avançando infinitamente pelo cerrado e pela amazônia, para cultivar e criar gado, é equivalente à estupidez e atrocidade cometida pelos paulistas de antanho.
A floresta amazônica é tão importante quanto as reservas de petróleo recém descobertas; se não mais, por ser única no planeta, o que não é o caso de nenhuma jazida de petróleo, por maior que seja.

com um forte abraço
Amaral

Miguel
Miguel
16 anos atrás

Amaral, ofender uma região inteira de um país e todo um povo porque um camarada expôs sua opinião sobre corridas ou pistas de arrancada me parece um pouco pesado demais.

Seria o mesmo que ofenderemos todos os paulistas quando o FG faz algum comentário que não gostamos ou xingarmos todos os mineiros e o estado de Minas quando o Milton Neves fala uma de suas já tradicionais bobagens.

Pense bem antes de ofender as pessoas de uma região pois antes de seremos gaúchos, paulistas, cariocas ou mineiros, somos brasileiros e, mais, todos aqui tem a mesma paixão, que é o automobilismo.

Abração,
Miguel

do amaral
do amaral
16 anos atrás

joao,
se você pouco está ligando para o que o referido jornalista tem a dizer, se a opinião dele não tem importância nenhuma, por que gastar tanta saliva na sua assertiva?
e daí que fizeram uma pista de arrancadas de primeiro mundo? por que você e seus conterrâneos não se desligam de uma vez da nação brasileira e se vinculam a alguma desse primeiro mundo, de uma vez por todas?
a maior contribuição da cultura gaúcha à cultura brasileira é o genocídio da nação guarani, infâmia naturalmente omitida dos livros escolares.
Parafraseando Darci Ribeiro, é a canalha mameluca sulista, nos dias de hoje perpetrando a devastação da floresta amazônica com seu desenvolvimentismo agropecuário.
Corja pequeno burguesa craqueira e reacionária!

Rafael Thielmann
Rafael Thielmann
16 anos atrás

Parabéns a todos que brigam pelo automobilismo AMADOR!!!!!
Ser piloto de F1 é coisa de menino rico, e eu, que sou velho pobre quero mais é BRINCAR !!!!

Alan
Alan
16 anos atrás

E viva Liberdade! Soube que aqui no Espírito Santo a FAERJ – que é do RJ – notificou todos os pilotos que correram a primeira etapa da FBKR Marcas e Pilotos. Brincadeira é isso. A CBA dá a Federação do Rio de Janeiro o “direito” de mandar no automobilismo capixaba, e pior, impede a filiação da Federãção local só pra ficar mamando nas tetas dos capixabas. É Um absurdo!. Parabéns Catarinenses!

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
16 anos atrás

Miguel, vai faltar bexiga… hehehehe

Ike Nodari
Ike Nodari
16 anos atrás

Sou de SC e desconhecia tal embate judicial. Quero dizer que temos um campeonato em pista de terra muito bem organizado e que é um sucesso de público e de disputas e que vem sendo ralizado há mais de 20 anos. É organizado pela FAUESC. Não estou aqui para fazer o papel de advogado do diabo mas pelo que sei e conheço do pessoal da federação, eles fazerm um bom trabalho, pelo menos para o público e também para os pilotos pois são muitos os que competem, pelo menos na terra. Não conheço detalhes de como é a administração da FAUESC como um todo. Abraços

Rafinha
Rafinha
16 anos atrás

EStes catarinenses são machos mesmo! Agora quero ver o restante do país fazer o mesmo! Aí! Tchau, tchau CBA e Dom Cagalhone!
Ciao Corjas, Bundões e Aceclas…

Miguel
Miguel
16 anos atrás

O melhor que o Sr Presidente da CBA poderia fazer é se amarrar em 5.000 bexigas e sumir.

Zalex
Zalex
16 anos atrás

Parabéns LICIA, Parabéns Paulo Brein !!!!!
Que outros aparecam rápido !

.
.
16 anos atrás

Tô quase com pena do Mr. Cagalhone !
Perdeu mais uma boquinha !
Acho que o estoque das valiosas carteirinhas está começando a encalhar,
Pelo andar da carruagem, ele & a corja de asseclas vão ter que arrumar um empreguinho logo, logo.
Só que vai ser difícil: os currículos não recomendam muito…

Bugre
Bugre
16 anos atrás

Amigo João, fiz questão de copiar seu texto sobre arrancadas, colar no Word e contas as palavras. São impressionantes 272 palavras sem NENHUM ponto final. Apenas algumas exclamações no fim do texto. Bem engraçado.

André de Itaiópolis
André de Itaiópolis
16 anos atrás

Sou de SC e não sabia dessa disputa, bom pra SC e o esporte a motor essa decisão da justiça, quem sabe agora a coisa vai.

Paulo Breim
Paulo Breim
16 anos atrás

Noticia maravihosa!
Esse ano é ano de eleição na CBA, e obviamente o volumoso vai querer ficar mias alguns aninhos. Azar dele porque vou passar mais 4 anos atazanando a vida da CBA e das FASP

TP
TP
16 anos atrás

Toma CBA, metemos o ferro em vocês…

Gomes procure por videos do Velocidade de Terra Catarinense, você vai gostar, une o melhor do rally com as corridas de pista…

Leonardo
Leonardo
16 anos atrás

A coisa vai aumentar cada vez mais. A insatisfação durante a primeira etapa do “brasileiro” de Endurance chegou a níveis insustentáveis, inscrições a mil reais por piloto e incopet6encia em todos os escalões das competições. A insatisfação dos pilotos e chefes de equipe com a incopetência da organizacao do campeonato sob a chancela da CBA alcançou níveis insuportáveis! Viva as ligas!

Edgar SC
Edgar SC
16 anos atrás

O Flavio esse fim de semana ja estava o maior fuzuê na TV principalmente no sabado de manha que tem no minimo uns tres programas exclusivamente sobre automobilismo de terra e é claro o presidente da FAUESC batendo o pézinho e fazendo beicinho na tv sobre isso imagino…

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Li e gostei.
Mais um que amparado na Lei, exerce seu direito de livre iniciativa e reunião sem tutela e desmandos, além de cobranças estratosféricas.
Em todo caso, é simples:
Alguem aí acha que não passa de atividade lúdica?
Ou jamais souberam que a gente só quer brincar de carrinho?

Acarloz
Acarloz
16 anos atrás

Começa assim, uma derrotinha aqui, outra ali, já já o castelo começa a rachar….

Gomes
Gomes
16 anos atrás

Você já ouviu falar em “ponto final”? Desculpe, mas perdi o fôlego lendo seu texto saramaguiano e não cheguei ao fim. Try again.

joao
joao
16 anos atrás

Li hoje um texto escrito por vc o qual degrada totalmente a “arrancada”, se quiser apagar e nem ler sinta-se a vontade, pois bem na minha opinião vc não poderia se dizer jornalista, não consigo ver como uma pessoa que se diz jornalista degrada de tal forma um esporte do proprio meio do qual ela trabalha vc, eu , qualquer um tem todo o direito de não gostar de qualquer esporte se vc não gosta de arranca é um problema seu , no meu caso se eu acho ridiculo uma stock car da vida totalmente controlada é um problema meu , mas a questao não é esse e eu nem quero defender a arrancada aqui, só achei de uma infelicidade sem tamanho seu texto mediocre diga se de passagem , pois foi assim que vc GENERALIZOU todos que gostam de arrancada, denominando os mesmos retardados e mediocres toda generalização na minha opiniao é burra portanto eis oq vc é, vc deveria ser proibido de escrever sobre automobilismo e poderia juntar-se a essa corja da CBA pois ia se dar muito bem lá, só para constar que agora temos aqui no RS uma pista especifica para arrancada com infraestrutura e projeto de primeiro mundo (pergunte ao proprio reginaldo leme oq ele achou), afinal somos um bando de retardados mediocres e marginalizados não é? meu comentario esta ai para vc deletar se quiser nem leia , pois para mim tbm não faz diferença sua opinião já que ela não influencia em nada aos verdadeiros amantes do automobilismo (ou talvez ate o faça com seus leitores alienados como vc quem sabe?) um abraço GRANDE JORNALISTA!!!!!!!

Cesar Costa
Cesar Costa
16 anos atrás

Ô Tio Gomes, o endereço deve estar errado…

Dú
16 anos atrás

Falei ano passado que a coisa ia pegar? O padre cover redbull se aparecer vivo, vai ser excomungado pela mídia. FG, terremoto foi real, mas o abalo sísmico nas ondas do scaglione, são de fazer inveja ao Max. olha, nessa altura da coisa, tenho o maior respeito pelo Carpinelli, pois vai rolar a coisa barranco abaixo.