foi-se o romeuzinho

SÃO PAULO – Acabo de receber a notícia da morte de Romeu Siciliano, um dos pioneiros do antigomobilismo brasileiro, um querido amigo, inesquecível, a quem qualquer homenagem será pequena.

Pouco mais posso dizer do que “forza” ao João, seu filho, e às meninas que cuidam com tanto carinho do museu e de tudo aquilo que o pai juntou ao longo de décadas.

De Romeu guardarei doces memórias. E, na garagem, algumas coisinhas que me vendeu sem se importar com minha dureza endêmica, apenas pelo prazer de não decepcionar o brilho nos meus olhos. “Faz dez chequinhos aí, leva pra casa”, ele sempre dizia, e eu levava.

Foi o Mahar quem avisou, e deixo aqui sua mensagem. Linda nas palavras, triste em tudo.

E foi-se o Romeuzinho…

Esta noite fria levou um amigo, companhheiro e, por que não dizer, idolo do nosso mundo de anacronismos rodantes e coisas velhas. Pena que os que amamos não sejam como os carros, que se restauram e duram infinitamente. Talvez seja por perecer que os amigos de uma fé inquebrantável causem uma lágrima furtiva como a que rola-me à face…

Romeu Siciliano foi um dos pioneiros na preservação desse instrumento tão forte na vida do ser humano, o automóvel. Toda sua vida foi como a de tantos de nós, que fazem outra coisa: são médicos, engenheiros e comerciantes, mas só para sustentar a fé e o vício da graxa ressecada, do platinado e da restauração. Andate in pace, fratello, ché la nostra mancanza ti accompagnerá per le strade dal cielo, mio vecchio italiano!

José Rezende Mahar

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Sato
Carlos Sato
16 anos atrás

Caramba…

Lembro bem do Seu Romeu. Um Amigo queria pq queria comprar uma Chevrolet “Boca de Bagre” (3100 1964) e Seu Romeu tinha uma. Até que estava num bom preço. No dia em que fechamos negócio, meu amigo disse ao Seu Romeu que eu adorava Aero Willys “Bolinha” (até 1963 se não me engano).

Ele me disse: “Passa aqui semana que vem que vou ter um placa preta p vc.”

Dito e Feito: Era um preto, 1962 se não me falhe a memória, só faltava um botão do rádio original.

Ele me chamou na sala e disse: “o que vc quer fazer”. Respondi: “dou o Gol 1000 (1993) e o Sr. me parcela o resto?”.

Ele surpreende e responde: “Deixa o carro aí e me fala em quantos cheques vc me paga o resto, vc e seu amigo são da casa agora…”

Aquilo me fez sentir um mebro da Cosa Nostra (apesar de ser 50% japa..r.s.). Mas não comprei o carro devido a ameaça de ser expulso de casa %!$&#. Detalhe, na época eu tinha apenas 22 anos.

Que Deus o tenha num bom lugar e que ilume seus discípulos!

Sato : (

Vitor Hugo Reis
Vitor Hugo Reis
16 anos atrás

Sempre lendo artigos do Romeu e aguardando o tempo oportuno em conhecê – lo, fui a sua oficina, ele estava com um amigo italiano, falei a eles que eu tinha ferrugem no sangue e os dois ao mesmo tempo reponderam: “o nosso já atingiu o célebro”, fiquei surpreso com o tratamento recebido, pediu que eu fosse visitar o museu no Ipiranga na rua 1822, onde fui recebido pelo seu filho joão e sua filha, outra oportunidade tirei algumas fotos com ele na Praça da Luz, onde expos um cadilac preto 1953 e uma mercedes 1939, fica aí uma lembrança de quem dificilmente vamos esquecer “um verdadeiro ícone do antigomobilismo”

meus sentimentos a todos os familiares e que minimizem a dor e sintam muito orgulho pela lição de vida e trajetória que foi, é e sempre será o Sr. Romeu Siciliano.

Vitor Hugo Reis

Théo do Palavrão
Théo do Palavrão
16 anos atrás

Força pra família!

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
16 anos atrás

Lá se vai mais um herói…..

Bernie Von Mosley
Bernie Von Mosley
16 anos atrás

Eu vi os carros dele, em plena rua à venda. Quase comprei.

Wolf
Wolf
16 anos atrás

Eu passava quase diariamente por uma rua no ipiranga que sempre tinha grandes carros antigos estacionados. Alguns reluzindo de novos, alguns desmontados…outros em frangalhos.
Um dia, me enchi de coragem, bati à porta e esperei alguém me atender.
Esperava ser escorraçado por alguma empregada mal educada ou por um velho rabugento grosseiro.
Mas qual não foi minha surpresa ser atendido por uma moça educadíssima (e muito bonita, diga-se de passagem!), a qual me explicou que os carros eram do pai, e sua oficina ficava no sacomã em uma tal de ” Almirante delamare”.
-Vermelho de vergonha (não esperava tanta gentileza!), agradeci e, algumas semanas depois, fui até o Sacomã.
Com certeza, se existe o vírus da ferrugem, fui gravemente inoculado lá, no meio dos carros, das peças e das conversas que travei com aquele senhor falante que me ofereceu mil possibilidades da realização do sonho de ter um carro antigo.

O detalhe é que isso aconteceu a quase 20 anos atrás. Eu tinha 14 anos de idade e me locomovia de bicicleta.

Sem quarer, quem me mostrou o mundo do antigomobilismo foi o Romeu Siciliano!

Agora que o grande sedã branco levou ele, pelo menos uma certeza podemos ter: Lada vai começar a custar uma nota lá em cima !!!!

Boa Viagem Romeu!…….jamais me esqueci daquele Thunderbird 1960 verde que vc insistiu tanto que eu comprasse pois ia valer uma fortuna em menos de 20 anos….(vc estava certo!)

Varlei
Varlei
16 anos atrás

Meus pesames aos familiares por esta grande perda.Quando Moleque eu tinha uns 13 para 14 anos, trabalhei um tempinho com esta figura simpatica que era o Sr Romeu em sua loja oficina na Alm Delamare aqui no ipiranga, trabalhei com ele pela paixao que tinha e tenho por carros, la aprendi algumas coisas muito uteis sobre automoveis e pela paixao por automovel que Sr Romeu nutria , com certeza uma grande perda para o antigomobilismo brasileiro.

3=6
3=6
16 anos atrás

uma noticia amarga para quem gosta de carros antigos.
figura impar. vai fazer muita falta.
na verdade já estava fazendo falta.

Marcao Fioretti
Marcao Fioretti
16 anos atrás

Aos familiares, meus sinceros sentimentos…. principalmente a ele, que foi um lutador….

Mário Buzian
16 anos atrás

Meus sinceros sentimentos à família pela perda do seu ente querido.

Gustavo Leme
Gustavo Leme
16 anos atrás

Força ao João para continuar a grande obra do Pai.

Fabio Taccari
Fabio Taccari
16 anos atrás

Sabia transformar ferrugem em metal precioso ,como ninguém.
Que Deus o tenha em bom lugar.
Meus sentimentos para o João e toda família.

Adriano Lubisco
Adriano Lubisco
16 anos atrás

….”Pena que os que amamos não sejam como os carros, que se restauram e duram infinitamente. Talvez seja por perecer que os amigos de uma fé inquebrantável causem uma lágrima furtiva como a que rola-me à face…”

Não precisa falar mais nada…..

Roberto Fróes
Roberto Fróes
16 anos atrás

É danado…
Infelizmente, a fila anda…

reginaldo natrock
reginaldo natrock
16 anos atrás

Tive oportunidade de conversar com ele em um evento já a uns meses.
Foi simpático e atencioso.
E assim, os bons vão sempre na frente.
Que coisa pô !!!

Alex Franco
Alex Franco
16 anos atrás

aquele Lada branco que nosso querido VHP tentou dar um basta retornou pra buscar mais um
com ctz esta num lugar melhor
que Deus o tenha …
força pros amigos e familiares
abraços

Belair
Belair
16 anos atrás

Luto no antigomobilismo. Um ícone que se vai. Que descanse em paz.

Romeu
Romeu
16 anos atrás

Em meio a chuva fina que caia ontem no Sambódromo do Anhembi, chegou a triste noticia do falecimento do Xará Siciliano, deixando a todos que lá estavam muito tristes.
Aquele era um dos locais onde o Romeu frequentemente desfilava seus conhecimentos, seu tino comercial, suas piadas, sua alegria.
Com certeza Siciliano com sua maneira facil de negociar os carros foi responsavel por iniciar grande parte dos antigomobilistas no vicio delicioso da graxa e da ferrugem.
Sua falta nesse dia sagrado para os antigomobilistas e nos eventos de antigos, será profundamente sentida entre aqueles que privavam da sua amizade.
Muita força ao João e a familia nesta ingrata hora.
Ciao Romeu, ci rivediamo un giorno.

Eric
Eric
16 anos atrás

Putz,que noticia triste.Mais um dos bons se foi.
Eu vivia conversando com seus filhos há muito tempo atrás quando estudávamos no Cardeal Motta lá no Ipiranga.Acho que na quinta ou sexta serie.
Sr Romeu,levava a Rita,o João e agora não lembro o nome da sua outra irmã mais nova sempre com um carro antigo diferente para a escola.
Era Mercedes,Olds,Cadillac,Packard….e eu sempre esperava para ver qual seria no dia.
Muito tempo não os via,porém deixo desde já meus sentimentos a familia e tenho certeza que deve estar odiando andar no sedan branco.
Com certeza,preferiria seu qualquer carrão da decada de 40.
Vai com Deus,Sr Romeu Siciliano,vai fazer falta.

Roberto Octavio
Roberto Octavio
16 anos atrás

Good night sweet prince