max já era

SÃO PAULO (é a vida) – É como eu disse esta semana… O comportamento íntimo de Max Mosley, revelado pelo “News of the World”, não combina com sua posição. O mundo censura coisas assim, e é normal que o faça — embora sempre seja possível encontrar alguns traços de hipocrisia naqueles que apontam o dedo aos “pervertidos”.

Contra Mosley, há o fato de que além de as imagens serem constrangedoras, a conotação nazi-erótica de sua farrinha enterra qualquer tentativa de defesa baseada na liberdade de se levar chicotadinhas no bumbum sem que o mundo tenha necessariamente de condená-lo.

Ontem, quatro montadoras atacaram Mosley em comunicados oficiais. BMW, Mercedes, Honda e Toyota dispararam seus torpedos moralistas em direção ao presidente da FIA. No fundo, elas estão pouco se lixando se Max usa cinto de couro ou não. O dirigente, nos últimos anos, empenhou-se numa luta aberta contra a influência das fábricas na F-1. Chegou a hora da “vendetta”.

Montadoras não votam na FIA. Mas influenciam seus conselheiros. Mosley convocou uma assembléia geral para, no máximo, 45 dias. Pode até não renunciar, mas um membro apenas que peça o impeachment é o suficiente para desencadear um processo. Seu mandato termina no fim do ano. Talvez seja menos traumático para a entidade deixar que chegue ao final, preparando uma sucessão consensual. Mas Mosley é um defunto, já.

Nunca é demais dizer que a FIA não cuida só de F-1, nem só de corridas. Erroneamente chamada de Federação Internacional de Automobilismo no Brasil (todos chamam, portanto vai ficar assim), ela cuida de tudo que diz respeito a automóveis no planeta. A tradução correta para Federation Internationale de l’Automobile é Federação Internacional do Automóvel, que se encarrega de questões ligadas à segurança de carros e estradas, emissão de poluentes, indústria automotiva, tudo. A F-1 é apenas a ponta mais midiática de seu trabalho.

Assim, com tanta gente contra sua permanência, com tanta gente malhando o Judas, Mosley não tem escapatória. Sua saída é dada como certa, agora ou daqui a alguns meses. O que leva a uma nova discussão: o que será da F-1 em 2009?

É bom lembrar que todas as mudanças de regulamento para os próximos anos foram propostas e bancadas por Mosley. Algumas são polêmicas, como o congelamento dos motores, as restrições aerodinâmicas, o limite de uso de caixas de câmbio, as centralinas padronizadas e os orçamentos controlados. Muita gente é contra quase tudo. Por “gente” entenda-se equipes e montadoras.

É possível que, sem Mosley, mude tudo. Se as fábricas conseguirem emplacar seu sucessor, um fantoche qualquer, a F-1 desenhada por Max para 2009 em diante será outra, completamente diferente.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rafael Vieira
Rafael Vieira
16 anos atrás

Qualquer um que tem coragem de apoiar o Nazismo ou fazer alguma apologia a esse assunto não merece estar no mundo, quanto mais na direção de qualquer que seja instituição de dimensão mundial!! Quanto às gatinhas dixa o velhinho se divertir …

Chucrão
Chucrão
16 anos atrás

Não tem nada ver condenar o Mosley pela sua vida privada.

Mas precisaria consultar um psicoanalista pra saber. A conduta do Max que mistura sofrimento com prazer não tem nada ver com a sua conduta pública? Ele não esta fazendo as mesmas barbaridades na F1? A conotação autoritária fascista na FIA não tem sido clara?

Chamando Jackie Stewart de uma notável Half-wit, dizendo que Ron Dennis mentiu, e mudando o regulamento ao seu bel prazer?

cardeal
cardeal
16 anos atrás

Eu não quero nem imaginar o que vai rolar nessa reunião.

Kalil
Kalil
16 anos atrás

Engraçado a mercedes Benz tem que ser a ultima a falar sobre moralismo e nazismo, pois ela sempre recebeu ajuda financeira na epoca do nazismo, agora se não pode ter fantasias sexuais que fechem os sex shops cada um tem seus fetiches e entre quatro paredes cada um faz o que quizer se vazou a festinha dele o que isso tem a ver com seu cargo na FIA será que só tem gente correta na F-1?

Filipe W
Filipe W
16 anos atrás

começa a ficar interessante o exercício de futurismo do que será a F1 depois da saída do MM.

fica a pergunta, a sucessão de eventos que podem ocorrer, diante do escândalo, podem levar a uma mudança radical nos próximos anos ? ou teremos apenas mais do mesmo ?

ferreirovitch
ferreirovitch
16 anos atrás

FG, serah que teremos torpedos moralistas da Ferrari e da Renault? Ou elas vao passar batidas? Vamos aguardar.

Alejjandro
Alejjandro
16 anos atrás

O importante é que voltem os slicks.

O resto… dane-se.

Max Mosley
Max Mosley
16 anos atrás

Não me deixem só!

MArone
MArone
16 anos atrás

Nesse aspecto da mudança acho uma pena, finalmente nos ultimos anos a f1 começava a proporcionar melhores espetáculos do que os enfadonhos fins de 90 e era shummy na ferrari de 2000 a 2005.

se as montadoras dominarem o show pode diminuir

abraços

saulo
saulo
16 anos atrás

Hipocrisia!!! O ato em si foi uma piada… imagina um velhinho que nem com viagra funciona mais batendo no bumbum de ninfetinhas!!! Mas o que está pegando mesmo é o fato de o fetiche possuir conotações nazistas… Agora, vem uma dessas montadoras (mercedez bens) que hoje condenam o ato do velhinho mas que no passado já receberam contribuição nazista para se desenvolver…

Douglas
Douglas
16 anos atrás

Kimi foi o único coerente, o resto ficou com conversinhas moralistas. É a oportunidade de ouro para os que querem derrubar o veho Max.

Arthur - Curitiba
Arthur - Curitiba
16 anos atrás

JEAN TODT – PRESIDENT

Antonio
Antonio
16 anos atrás

Flávio, pede pra aquela pessoa rotunda que trabalha lá na fábrica de carteirinhas que entre com um pedido de impeachment. Quem sabe a gente não consegue emplaca-lo como sucessor do Nazi Max.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Certo, mas Mosley poderia sair da FIA com ou sem o escândalo, no fim de seu mandato. Neste caso, sua farra não tem nada a ver. As montadoras poderiam de qualquer jeito colocar alguém de seu ninho lá, e a reviravolta na F-1 ocorreria. Com ou sem escândalo.

Tatú
Tatú
16 anos atrás

Sem estabelecer se o Mosley errou ou não, é triste é saber que o Hamilton fez declaração criticando o cara dizendo que o cidadão ” tem de ser exemplo “, acompanhado em coro pelo Rosberg ( será que foi ordem da Mercedes ? ). Na hora de puxar o saco eles puxam, na hora de detonar eles detonam. O Kimi, como sempre, foi a voz dissonante dizendo que ninguém tem de se meter na vida pessoal do sujeito. Admiro o Raikonnen. Esses moleques políticamente corretos tão por fora.

Rodrigo
Rodrigo
16 anos atrás

E o próximo presidente da FIA será ou não o Jean Todd???

Nick B.
Nick B.
16 anos atrás

Fla,

Se acaso me quiseres
Sou dessas mulheres
Que só dizem sim…

Uma abelhinha me contou que um certo dirigente (balofo e beócio) do automobilismo (?) tupiniquim está pensando em concorrer à vaguinha deixada pelo tiozinho do chicotinho.

Não seria o máximo?

Abraços.

Nick B.
(ouvindo Pedro Camargo Mariano, Três Moedas).