o kart lúdico

SÃO PAULO (que gracinha) – Depois de descobrir que a CBA não se importa com o lúdico, e sim com o rendimento, convoco a blogaiada que dá suas aceleradas por aí — em kart indoor ou outdoor, em campeonatos municipais ou regionais, em torneios entre amigos ou amadores — a contar suas experiências.

Vamos mostrar que o rendimento nem sempre é tudo. O esporte lúdico é ótimo. Divertido. E custa menos. Contem tudo. Quanto gastam, quando correm, onde, contra quem. Digam também o que a CBA já fez por vocês.

Vamos ver quem ganha este embate lúdico x rendimento.

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Ednilson
Ednilson
13 anos atrás

Acho de mau gosto da CBA ignorar a força dos corredores “amadores” no entender deles. Eu participo de uma outra associação e apesar deo pouco tempo já sou apaixonado pelo esporte.
A força está do nosso lado.
Aliás, a única coisa que a CBA fez por mim foi me empurrar para o indoor.

Toni Filho
Toni Filho
16 anos atrás

Ola amigos, como disse em outros pitacos deixados nesse blig, sou locutor de radio e de corridas. A dois anos nao faço narraçao de corridas em Interlagos, por conta do calendário e meu horario na radio. Mas ao longo de muitos anos dividindo o comando das narraçoes com o primeiro locutor, me cansei de narrar corridas sensacionais, pra as arquibancadas vazias, e quantas vezes vi o dkw do nosso Flavio, ”desfilar” em interlagos nas provas da extinta Classic, vez por outra alguns curiosos entravam, para ver o q estava acontecendo. Valores muita gente ja comentou acima ou abaixo,, kkk, mas nenhum centavo sequer os “”organizadores”” gastavam com divulgação dos campeonatos regionais, exceto nas arrancadas, quando algumas faixas eram espalhadas pelos viadutos da cidade. Mas nosso atual prefeito acabou com esse tipo de ”midia”. Assim raramente sabemos o q acontece em interlagos, sob os cuidados da Fasp/clubes e CBA.
Atualmente estou trabalhando e correndo, sim, senhores, aos 50tão, desde o ano passado ando disputando campeonato de kart, a um custo pequeno..em Caraguátatuba. – Comella Racing … organiza dois campeonatos – Comella Cup e a Copa amigos de Kart… temos categorias com 13 hp, e RD, alem dos indoors… alugados onde a galera utiliza a pista de competiçao pra saborear as emoçoes do kart…com motor de competiçao.
E temos toda a assistencia da prefeitura local, ambulancia, e infraestrutura de cronometragem, trofeus, locuçao, e um ambiente bastante amigavel e agradavel.
Acessem http://www.comella.com.br e saibam mais.
Ah claro, não contamos com apoio de fasp/cba etc… e tbém ainda nao estamos precisando,,,kkkkk.. venham e divirtam-se.
abraços
TF

Viscondi
Viscondi
16 anos atrás

Caro Gomes,

uma vez por mês eu e meu filho de 14 anos brincamos um pouco no kartódromo de Brasília. É muito bacana. E o moleque leva jeito. Pena que não tenho grana para bancá-lo. Mas só de estar com ele e meus melhores amigos já é uma montanha de felicidade. Aqui a pista é legal e os carrinhos (de aluguel pois ainda não sobrou grana para comprar um kart) andam o suficiente para termos alguma (no meu caso muita) adrenalina. Fora eu rodar algumas vezes (acredito possa ser normal, pois meus amigos também rodam de vez em quando), eu até que acelero legal. Mas meu filho, o cara vive tentando (e geralmente consegue) bater o record da pista.

Bom, esta é minha experiência com o “lúdico” , que para o meu filho poderia ser um passo para se tornar piloto, mas com o esporte desestruturado (ou eu diria, muito “globo-lizado) não tem patrocinador disposto a gastar seus parcos recursos num carinha desconhecido.

um abraço.

RICARDO BILMAYER
RICARDO BILMAYER
16 anos atrás

Moro em Santo André, ABC aqui todo ano tem compeonato amador, eu corro com motor V4, e apesar de não ter kartodromo no ABC (A prefeitura só investe no que dá retorno para eles) a galera que anda por aqui é grande. A inscrição para as corridas é R$70,00 com direito a trofeu e medalha. E gostaria de deixar um protesto contra a prefeitura de Santo André, destruindo o unico espaço para andarmos de kart, o antigo Pedroso onde temos várias recordações de pégas com nossos karts, Por favor se alguma pessoa influente conhecer alguem na prefeitura entre em contato para nos organizarmos para pressionar a prefeitura a criar um espaço para este maravilhoso hobby.

Rodrigo Bmikossiski
Rodrigo Bmikossiski
16 anos atrás

Aqui em Curitiba tem mais um campeonato rolando, de kart RD135 e categoria livre, a primeira etapa dia 29/03, teve mais de 44 karts.
As inscrições para as 4 etapas eram de R$ 200,00. isso mesmo R$200,00 por 4 corridas. Agora que passou a primeira etapa é R$80,00 por corrida.

Vai ai o convite para quem quiser participar, mais detalhes e regulamento no site http://www.centralkart.com.br

sem CBA, é organizado entre os pilotos, por isso não visa lucro.

Chucrão
Chucrão
16 anos atrás

A CBA até agora foi a unica entidade a apoiar a pemanencia de Max Mosley na presidencia da FIA.

O que me preocupa é essa tendencia comum, autoritaria e de deboche a que se dão direito os presidentes dessas duas entidades.

Petrus Portilho
Petrus Portilho
16 anos atrás

SRs, Já faz cinco anos que ando de Kart, sou apaixonado por essas maquininhas, já tive três e minha ultima compra foi um kart RD 135, fantástico mini carro de corrida, você tem que usar o braço e a cabeça a todo o momento, segurar saídas de curva, freadas, achar a tangência correta, aceleração correta, ou seja, sentir o Kart com todos os seus sentidos.
Depois de ler essa declaração da CBA fiquei pensando em todos nós que gastamos o dinheiro que não podemos gastar para fazermos algo que amamos, existe uma distancia enorme entre esse “padrão CBA” e a realidade do Kart amador, que, como foi declarado não é o foco da CBA. Ignorância pura, pois uma das coisas mais legais do kart é ver pessoas que você nem imagina darem pau em quem anda a muito tempo, poderia ser sim como no futebol, um local para olheiros descobrirem novos talentos do esporte, que pena que o avantajado Porcolhone & CBA Ltda seja contra o automobilismo, uma pena.

Bruno Aleixo Santiag
Bruno Aleixo Santiag
16 anos atrás

Andava de Kart há uns dois anos, aqui em BH, com um grupo de amigos. Mas infelizmente, a única pista disponível aqui na capital mineira, para kart, foi destruída para a construção de uma nova sede do governo.

Carlos Sato
Carlos Sato
16 anos atrás

Olá Pessoal!

Ói eu aqui novamente falando sobre Kart Indoor.

Eu corro e trabalho na organização de algumas associações de Kart Indoor de SP. Amika e Kart For Friends.

Me divirto muito com esse pessoal, conheço quase todos que postaram aqui e que citaram a Amika e até alguns colegas do RJ, DF, PR, SC, RS, MS, GO, etc….

NÃO SENTIMOS NENHUMA FALTA DA CBA! Nos divertimos p/ caramba e, ao contrário do que pensa o Sr. CBA, tem muito piloto que sai do Indoor e arrebenta em outras categorias. Bastam conferir competições como 500 milhas da Granja Viana, Pró 500 e etc…

O piloto que anda na Amika ou na KArt For Friends tem, basicamente, 2 preucupações antes da corrida: Pagar o boleto em dia e chegar no kartódromo. O Resto fica tudo a cargo da organização e do kartódromo. Mordomia que não se encontra nos eventos da CBA. Além disso, o pessoal que trabalha não enriquece, eles fazem isso por amor ao esporte. E nem por isso somos desorganizados ou incompetentes, muito pelo contrário. A cada ano temos nos aprimorado e trazendo novidades para os associados. Eu mesmo estou investindo no esporte, cursando uma pós sobre gestão e marketing esportivo. Estou achando lindo esse momento que estamos vivendo. Só p/ ilustrar o tamanho do negócio que está se formando, nesse fds teremos o Interestadual de Kart Indoor – 1ª atapa, será no RJ. São pilotos de váriso estados que participam dessa competição, que não vale absolutamente nada, a não ser a diversão, a oportunidade de conhecer novos kartódromos e rever amigos que moram em lugares distantes.

ESTÁ NA HORA DA COMPETÊNCIA TOMAR O LUGAR NA GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DOS ESPORTES!!!

As capitanias hereditárias já eram e faz muito tempo!

Abraços e vamos p cima pq a casa está caindo!!! hehehe

Mateus Stürmer Daitx
Mateus Stürmer Daitx
16 anos atrás

Eu corro de Kart no Gold Kart, que era indoor em Porto Alegre e agora está em Canoas, aqui ao lado, numa pista que dá pra chamar de “mista”: tamanho da anterior Indoor, mas com pista mais larga e uma reta mais generosa, e sem cobertura. Costumo ir com um grupo de amigos a cada dois meses, e é pura diversão. Se reservamos e temos mais de 8 pessoas, ganhamos desconto, dá uns 40 pila por 30minutos, 10 de treinos e 20 de corrida. CBA? Por favor, isso é uma piada. Automobilismo no Brasil só pra elite ou pra quem é guerreiro mesmo, os caras que mantém as coisas funcionando não são só pilotos e mecânicos, são militantes mesmo!

Dú
16 anos atrás

Ao Michael de Rondônia, saiba que primeiro as Damas!
Fernanda e Giselle de Brasília, freqüentador do blig, desde post zero, por gostar de Tudo que tenha Motor, acompanhando a interatividade que o FG dá ao esporte, antes no
Automobilismo, depois na Motogp, e espero que logo no Motocross, e o barato que é escutar a Eldorado AM em dias de futebol! Afora as colunas via telex e noitadas da JP ou Band AM de antes.
Aqui temos espaço para expressar opiniões, dar bola fora e tudo mais que resulte na mais sincera opinião daquilo que gostamos.
E chega de badalar um maluco que me chama de doido.
Seguinte, quando surgiu os indoor, maior malucada andando, meninas perdendo o cabelo,
Exames antidoping sem a CBA se manifestar e assim vai.
Estava de boa, trampando, com vi o post de vcs. E o site!
É isso, competência, senso discernitivo, mandar ver, assim como a Mariana Balbi faz no MX, e, com a GP Penélope Pitstop, mídia vão ter! Usam toucas para os cabelos não enroscarem? Isso e parte de mídia vão ter! Parabéns pelo post.
E vc. Michael, cara, sem comentários, o tesão pela coisa, me lembrou um cara de Itapira que bateu na porta de casa, pois sabia que tinha pneus de chuva Bridgestone quando parei. Ele corria em 91 com os V4, com uma prótese. Os mesmo V4 que vi andarem em Jí-Paraná anos antes, mas com a mesma determinação que vc. manda ver. A Camisa IMS que está usando no vídeo, é produzida pelo Wellington Valadares, multi campeão do cross, amigo nosso, e vou mostrar o youtube. E lógico arrancar dele o básico! Parabéns cara pelo seu amor à vida e por ser mais um a contestar a CBA.
E a vc FG, TWO STROKE FOREVER.
E vc. RR, larga a mão de gastar com Kart, e bota o moleque pra andar de Motocross! Abs. Rodrigo! Oh Maluco, se tiver de boa, me liga, tem cross este fds em Americana!

Mr.Noramo
Mr.Noramo
16 anos atrás

Sim a CBA já me ajudou muito.
Me ajudou a ficar de saco cheio com atitudes rídiculas e a me stressar por causa de babaquices.

Rodrigo Aguiar Ruiz
Rodrigo Aguiar Ruiz
16 anos atrás

Kart.. depois que conheci, viciei..

Andei pela primeira vez há menos de 1 ano. Sempre tive vontade, mas nunca juntava gente suficiente pra andar e ai acabava desistindo…

Primeira corrida – num domingo de manhã com chuva.. simplesmente demais!!! Quase joguei a roupa fora e a mulher disse que se andasse outra vez na chuva eu nem entrava mais em casa…… cheguei em segundo.

Segunda vez: menos de 1 mês depois. de noite e sem chuva. A viseira do capacete tinha tanto risco que quase não conseguia ver, mas me dei bem e ganhei.

Andei mais algumas vezes em Campinas, uma vez em Piracicaba, que foi junto com o pessoal da Super Classic e cheguei em terceiro. Andei uma vez na Granja, que no traçado que andei achei um tesão e uma vez na Aldeia, que quase quebrou minhas costelas naquele cotovelo do outro lado da linha de chegada..

Esse ano andei a primeira vez semana retrasada e outra semana passada com o pessoal do meu trabalho. A maioria ainda não tinha andado. Acharam demais e já estou organizando um campeonato com 10 provas, sendo 9 em Campinas e a última valendo pontos em dobro e realizada na Granja..

Espero assim poder andar 2 vezes por mês e gastar na média de 80-100 reais.
Gastaria numa boa uns 200-300 reais, mas nunca tem gente disposta a se comprometer e andar sempre…

Resumindo: comprei um capacete desses simples de motoboy, mas é meu e tem a viseira limpa, e semana retrasada comprei um protetor de costela, pq as minhas estão detonadas.
Mas posso dizer tranquilamente que hoje o único lugar em que esqueço da vida e do mundo é andando de kart.. é muito bom!!!!
fico imaginando o que é participar de uma corrida numa pista de verdade, seja interlagos ou qualquer outra….
sonho??

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Bem, eu corro as vezes, sou tipo o Massa: rápido mas nunca consigo bons resultados, pois erro muito (sou rápido por que arrisco, não tem grandes segredos de por que erro tanto).
brinco 90% das vezes em indoors, sem campeonato, sempre com a minha patota, pago por volta de 30 reais os 25 minutos de corrida.

Mas quando conseguimos, vamos na Raceland, uma pista exelente que fica ao lado do autódromo de Curitiba.
Mas custa 70 reais pelos mesmos 25 minutos, e tem karts péssimos em manutenção, piores que os de 30, mas mais potentes, dá pra chegar nos 80 km/h na corrida, é legal.

Quanto a CBA, ela não serve pra nada, nem para divulgar as corridas que promove. Cansei de perder corridas legais por falta de informação.

Miguel Cappuccio
16 anos atrás

Parabéns Flávio por permitir espaço para comentarmos a prática do kartismo amador.

Fundei a AMIKA (Associação de Amigos do Kart Amador) em 2001 e hoje é a maior associação do gênero no Brasil tendo sido reconhecida inclusive pelo livro dos recordes brasileiro.

Temos atualmente 307 pilotos que participam de 9 campeonatos regulares.

Além de outros torneios também criamos o primeiro campeonato brasileiro da categoria que denomina-se FESTIVAL BRASILEIRO DE KART INDOOR (não posso usar a palavra “campeonato” porque a CBA não permite) que já foi realizado em 3 edições, todas elas com mais de 200 pilotos de 10 a 12 estados diferentes.

A AMIKA é uma história de sucesso e carinho pelo esporte amador e em paticular pela velocidade.

Meu sonho (talvez utópico) é proporcionar automobilismo e kartismo barato e no kart de aluguel encontrei esse caminho.Ainda acho que daria para termos preços menores em categorias graduadas.

De certa forma a FASP e a CBA foram bastante beneficiadas pela AMIKA pois já encaminhamos diversos pilotos para categorias federadas de kart e até mesmo de automobilismo. A AMIKA é, sem d[uvida, uma ótima opção e porta de entrada para quem qur competir em outras categorias.

Com uma parceria junto à escola Alpie de pilotagem já realizamos também 3 corridas de Fórmula em Interlagos.

O resto você e seus leitores podem conferir em http://www.amika.com.br

Obrigado e parabéns pelo blog.

Miguel Cappuccio

Doug
Doug
16 anos atrás

Track Day pode ser enquadrado nesse quesito?

Fernanda
Fernanda
16 anos atrás

Boa iniciativa Flávio Gomes!!
Existe uma febre de kart, já que com as pistas e karts alugados, ninguém precisa aliar-se a federação ou comprar um kart para correr.

Fundei um campeonato feminino de kart aqui em Brasília chamado GP Penélope Pitstop de kart, organizado por alunas da Engenharia Mecânica da UnB. Sempre que sobra um dinheirinho a gente corre e já existem rivalidades mais sanguinárias que a de Alonso e Hamilton!!!
Apóio essa medida, pois o automobilismo é muito restrito no Brasil, porém, quem ama valocidade tem encontrado sua maneira de correr, aprimorar-se e claro, divertir-se.

Michael Rigon
Michael Rigon
16 anos atrás

comecei no kart 6 anos após ter sofrido um acidente de carro onde fiquei tetraplégico. No inicio um kart com motor 5,5hp, só com o intuito de voltar a dirigir depois fui pegando gosto, hj corro na catagoria 6,5hp, fui 3º colocado no campeonato estadual em rondonia e treino todos os finais de semanas e só largo o kart se for por uma perereca senão nada feito. vejam o video http://www.youtube.com/watch?v=OT5oVsv_BUY

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
16 anos atrás

Ludicamente, 3 corridas de Kart indoor:

uma em Cuiabá-MT, hat trick;
uma em Itapema-SC, pole e vitória;
uma em Londrina-PR, larguei em 2º, o 1º disparou (era ex-profissional, e conhecia a pista), na metade da corrida fui jogado nos pneus, voltei e quebrei quando estava em 3º. Depois troquei de kart e fiquei brincando de drift (quer dizer, andando de lado, mas sem patinar…) e o pessoal da pista ficou meio puto…

Ou seja, graças a uma turma de amigos mais braço-duro que eu, corri 3, ganhei 2.

machinist
machinist
16 anos atrás

Eu vivia correndo de kart indoor. Comecei nesse vício qdo morava na África do Sul, e só fui dar uma desacelerada porque a prioridade financeira em outras coisas me obrigou. Mas ainda gosto. Cheguei, em um certo ano, a gastar um décimo terceiro inteiro, correndo quase todos os dias, mais de uma vez por dia. Namorava na época uma menina que odiava o kart. Concorrência, né.. hehe Participava de campeonatos da empresa onde eu trabalhava, e só parei porque havia um comportamento muito tendencioso de quem organizava, dando prioridade a regras que impediam uma disputa mais justa. Ainda dou minhas aceleradas, mas vida de duro é uma droga. É só lá de vez em quando. E meus amigos que poderiam participar de um racha támbém vivem com o bolso furado. Aí complica, mas nunca desanima.

João Cesar
João Cesar
16 anos atrás

Eu corro todos os sabados a tarde no kart-indoor aqui da minha cidade (Soledade/RS). Pago R$ 10,00 por 15 minutos. Fico a tarde inteira lá, sempre tem vaga em alguma bateria…

Ricardo
Ricardo
16 anos atrás

Flávio participo do Paulista Ligth do kartódromo de Aldeia da Serra os motores lá sao alugados e sorteados. Os custos sao R$ 490,00 pelo aluguel do motor que o preparador, RBC de Belo Horizonte, arca com os custos de revisao e quebras, salvo pistao se for problema de carburaçao. Agora veja que interessante a Federaçao cobra R$ 620,00 de inscriçao mais R$ 120,00 por treino manha e tarde. Como a média de pilotos é de 100 temos R$ 74.000,00 de receita para se pagar a cronometragem e os bandeirinhas. É um rendimento e tanto como pode ver, é preciso ser muito lúdico mesmo. Esqueci de dizer para se federar sao mais R$ 620,00. Abraços

Bruno Escarim
Bruno Escarim
16 anos atrás

Entrei em um campeonato de kart pela primeira vez em 2002, se não me engano. Na AMIKA. Um bela iniciativa muito bem estruturada e organizada e com ótimos benefícios para os que participam. Participei por uns 2 anos.

Em 2004 juntei alguns amigos da minha igreja e montamos um campeonato de kart amador. A ASSEKA, como é chamada, organiza desde então campeonatos de kart amador, como disse o grande amigo Edu Benvenuti e já fomos destaques em algumas mídias. Tá lá no site.

Resolvi então participar do Camp. Paulista da Granja Viana, ano passado, na categoria Pró-500. O campeonato é maravilhoso, porém o custo (~600 Reais) que é repassado para nós, “pilotos”, pela CBA e Fasp é desanimador.

A única coisa que recebi ano passado por ser “piloto federado” foi a revista da CBA.

MA-RA-VI-LHO-SO, não?

Lincoln Andrade
Lincoln Andrade
16 anos atrás

Seguinte, tenho 33 primaveras no lombo (ainda um gurizinho) e somente agora tomei coragem de colocar algo que realmente gosto em prática. Não é nada profissional, muito pelo contrário, é uma brincadeira do tipo pelada de final de semana, mas que pode render ótimos e digamos surpreendentes frutos.
Estou falando dos campeonatos de kart amador, organizados por pessoas que simplesmente gostam de correr e competir, sem propósito financeiro, apenas pelo puro prazer de correr, freiar mais dentro do que o outro, sentir a adrenalina explodindo, etc.
Participo da copa parana (www.copaparana.com) e copa curitiba (www.copacuritiba.com.br), e ainda do interestadual de kart amador que será realizado neste fim de semana no Rio de Janeiro. Outros estados também tem seus campeonatos.
Aqui em Curitiba estes dois campeonatos reunem mais ou menos 120 pilotos. Em SP são 300, e por aí vai.
No interestadual do ano passado, a campeã carioca foi a Jennifer Costa, que foi a vice campeã do mundial da Billand neste ano. É isso aí….Como recompensa ganhou da CBA punição, assim como os outros pilotos.
Outra ótima surpresa que já passou pelos campeonatos amadores e que hoje é o atual campeão mundial de kart indoor é o Rodrigo Faulhaber, que defende o título na Belgica neste ano.
Só pra ter uma idéia, os custos dos campeonatos amadores são pequenos, apenas a locação do kart (mais ou menos 60 por etapa) e mais uma taxa (15 por etapa) para confecção de troféus e manutenção dos sites.
O que conta mesmo é a diversão, o prazer, a curtição, o ambiente amigável, as disputas sadias, as rivalidades que não passam de gozação, a gurizada contra a veiarada, enfim, tudo aquilo que infelizmente no meio profissional parece não existir.
Quando se envolve grana na parada e o negócio fica “profissional” de mais, o prazer e a paixão dão lugar a ganância. É o que parece que houve com a CBA.
Bom, amanhã esta hora já estarei no RJ, passando um FDS incrível, só de pensar a adrenalina voa. É isto que conta, o resto é o resto.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
16 anos atrás

Fundei, com alguns colegas, a gloriosa CPK, que significa Capeonato Particular de Kart (ô coisa criativa). Depois ,soube que este campeonato já existe, se não me engano sob chancela da FASP.

Começamos muito bem. Escrevi um ótimo regulamento, que depois modificamos e votamos alguns artigos polêmicos, como pontuação e premiação. Sim, tinha premiação! Entre os majestosos presentes, havia um capacete para o vencedor e um cachorro-quente ao segundo colocado do certame.

A previsão era correr em indoor, duas pistas abertas, de asfalto, e três em estacionamentos de shopping, no piso de cimento. Mas o campeonato murchou, só fizemos as duas primeiras etapas. Foi muito oba-oba, e os que não estavam interessados demoveram os outros.

Nasceu bem, morreu nas piores condições. A gente tinha até press-release, foto oficial da corrida e coletiva de imprensa, filmada no celular. E, claro, brigas, penalidades, retardatários que não respeitavam a bandeira azul e depois tinham que se explicar ao ´´conselho´´. Enfim, tudo o que um campeonato descente tem.

Mas, fazer o quê. Estou procurando outras pistas para acelerar.

Igor Otoni
Igor Otoni
16 anos atrás

Corri de kart nos anos 90 na cidade de Ipatinga – MG, e lá organizávamos um campeonato com um regulamento que visava o baixo custo, com restrições diversas no regulamento. Mesmo assim, o kartismo foi se tornando cada vez mais caro e acabei parando.
Hoje faço trilha de moto, e estou descobrindo os prazeres desse novo esporte. Aqui (hoje moro no ES) o pessoal em sua maioria usa motos 4T e vivem insistindo comigo pra que eu me desfaça da minha 2T, mas não abro mão daquele barulhinho gritado e do cheirinho do óleo 2T queimado. É uma modalidade nova pra mim, mas que está se tonando uma paixão. E o melhor de tudo, sem ninguem de confederação enchendo o saco.

Marcos Reis
Marcos Reis
16 anos atrás

Eu sou o contrário do Slim Borgudd. Sempre tive vontade de correr de kart mas o dinheiro do meu pai nunca dava. Então resolvi dedicar ao estudei por mais de 10 anos e graduei, a Música. Primeira vez que entei num Kart tinha 20 anos. Cinco anos depois consegui comprar um kart com motor 2T que já deve ter ido na Lua e voltou ( o motor foi fabricado em 1997). Quebrava mais que o cão… Tentei participar de vários campeonatos e fazer a famosa prova pra tirar a CBA. Tudo muito caro. Resolvi participar de cameponatos de indoor, por pura diversão. E na diversão já consegui resultados expressivos deixando pra trás alguns profissionais. Na última vez andei nos famosos 4t de 13HP foi em um campeonato bacana de indoor aqui em Brasília. dos 42 fiquei em 21. melhor colocação em corridas nesse campeonato foi 5o. Geralmente gasto entre R$150 a R$200 por m~es em kartódromos mas o campeonato ai me forçou gastar mais que R$300.

Por que citei o Slim?

Porque acho que a vida de piloto é muito parecida com a de músico. Todo mundo sabe quanto o Alonso vai ganhar este ano e ganhou no ano passado, agora, alguém sabe aí quanto aquele cara que treina a anos e não conseguiu uma oportunidade ganha? Quanto o Marco Grecco ganha (se ele ainda corre?)
Na música todos acham que vão chegar lá, no patamar do Bono Vox ou do Bruce Dixon, mas esbarram em várias dificuldades…

Enfim, até que minha realidade mude, nunca poderei correr a prova que é a dos meus sonhos, as 6 horas de Kart de Brasília, poruqe não tenho dinheiro pra pagar a CBA…

FSC
FSC
16 anos atrás

Olá Flavio!
Só pra esclarecer o pessoal da CBA, que acredito não devam ter conhecimento disto: No esporte brasileiro existem apenas duas categorias “PROFISSIONAIS”, onde pode-se ter carteira assinada e dizer que realmente é “PROFISSIONAL” da área, que são: JOGADOR DE FUTEBOL e PEÃO DE RODEIO.
Nenhum outro esporte no Brasil é “PROFIOSSAL”. Vôlei, Basquete, Automobilismo, Bocha, Dominó, Pingue Pongue, Truco, Carrinho de Rolimã, Bolinha de Gude e todos os outros não são “PROFISSIONAIS”.
Os atletas/esportistas que tem algum contrato com clube, equipe, ptrocinador ou similar recebe salário sendo contratado como “auxiliar de escritório”, “gerente de marketing” e por aí vai, sendo que há também contrato de imagem, que é onde os “profissionais” mais ganham.
Me desculpe a CBA, mas tão querendo um ovo sem nem saber se o pato é macho ou fêmea, e isso é ridículo.
Na real o que mais interessa não é “promover o esporte de rendimento”, e sim garantir o pagamento das carteiras dos pilotos.
Acho que a CBA deveria dar a mesma atenção que está dando a este caso ao Campeonato Brasileiro de Marcas, a Fórmula Brasil, aos Campeonatos Regionais de Asfalto e Terra e tantas outras vertentes do Automobilismo.

Duley
Duley
16 anos atrás

Quer mais que isso?
Acesse:

http://www.pangare.esp.br/

Tem mais piloto que qualquer campeonado organizado pela FASP…
kkkkkkkkkkkkkkk
É muitooooo divertido!
Vale a pena!

Abssss

Rafael Chinini
Rafael Chinini
16 anos atrás

organizamos um campeonato amador na Granja Vianna, 1 corrida por mês. Já deve ser o terceiro ano (primeiro que participo). Média de gasto é R$90,00.
Nossa bateria tem 22 pilotos, e felizmente estão todos quase sempre presentes.
É simples, pratico e divertido!!

CBA who?

Doan Bregantino
Doan Bregantino
16 anos atrás

Sempre que posso corro de kart. No começo era lá no indoor de Jaguaré. Mas de uns tempos para cá só vou na Granja. A bateria de 30m sai por 90 mangos, meio caro para mim. Mas nem se compara se fosse ser sócio da CBA. Mas uma vez por mês estou lá. Se os amigos não vão, vou sozinho e corro contra desconhecidos. É bem legal a sensação. Parece que estamos a 300 por hora. O que a CBA fez por mim? Só mandar esses comunicados, no mínimo engraçados, que o FG posta aqui.

carlos maciel
carlos maciel
16 anos atrás

Aqui no RS existe um campeonato amador com os kart fornecidos pelo kartódromo de Tarumã, chama-se Kart In Senna (www.kartinsenna.com.br).
Está indo para o seu 3ª ano e em 2008 teremos corridas também no Velopak.

Custa 110,00 por mês com 8 etapas. Pódium para os 5 primeiros de cada grupo. Média de 80 a 100 pilotos divididos em grupos.

Não precisa de carteirinha nem nada. Só a vontade de correr.

Jean Rul
Jean Rul
16 anos atrás

Melhor deixar quieto, hein, FG…

Se o Cagalhone descobrir que o esporte lúdico pode sim ser lucrativo, até corrida de autorama vai ter que comprar a “carteirinha” da CBA!!!

Abs

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
16 anos atrás

Vou convidar o pessoal da CBA a assistir uma das provas do campeonato de kart da Grampos Aço.
Trinta pilotos, duas categorias (gordos e magros), uma corrida por mes, churrasco, cerveja, festa.
Atividade lúdica?
Doce ilusão. O pau come, estamos lá pra se divertir – e competir ferozmente. Vestiu o capacete, acendeu a luz verde… Um abraço.
Tudo em karts alugados na Granja Viana, Aldeia da Serra, Planet Kart e Pit Stop Kart.
Temos o campeonato propriamente dito com pontuação igual a F1, mais torneio de posições ganhas, torneio de posição de largada, torneio de número de voltas, torneio de melhores voltas, uma pilha de parametros pra todo mundo ficar feliz
Podium, troféus de verdade e não o lixo que a FPA oferece, fotografias, filmagem, só alegria.
Não é brincadeirinha babaca, seus babacas dirigentes profissionais…
Será que esses tontos que pilotam o automobilismo brasileiro não sabem que quando alguem veste um capacete e acelera pensa sempre que é piloto de verdade?
As emoções, adrenalina, prazer, alegria são os mesmos de quem gasta fortunas para manter essa estrutura podre.
As conversas, o gestual, as reações são identicas. Meteu um capacete, é piloto.
Lúdico? O escambau.
Quem fala uma asneira dessas jamais acelerou nada na vida, não ama isso – ama a grana fácil, ama o poder imperial.
O Formula 500 democratizará esse prazer. Aguardem. A fábrica é minha e farei o que quiser.
E quero que muitos sejam felizes – de forma lúdica – como eu.
A propósito, procurem no dicionário o significado dessa palavra. Verão o que ele realmente significa.

Germano
Germano
16 anos atrás

minha brilhante carreira no kart foi tomar um vareio de uns amigos correndo de cinqüentinha indoor…larguei de penúltimo e terminei em último

Thiago Alves
16 anos atrás

Também corro em um campeonato amador de kart com amigos.
Somos em 12, e corremos 1 vez por mês em diferentes pistas.
Atualmente, sou o terceiro colocado, com 1 vitória e dois terceiros.
Também corro as vezes em uma liga virtual de Nascar.
Bem que o pessoal aqui do blog poderia organizar um mini campeonato de kart também.
Pessoas que gostam de correr é o que não falta.

Ronaldo Benvenuti
Ronaldo Benvenuti
16 anos atrás

Sou pai do Eduardo que escreveu sobre a Asseka. O legal do Kart é que podemos correr juntos sem distinção de faixa etária e curtirmos a amizade com outras pessoas. O organizador da Asseka, o Bruno Escarim, faz tudo sem ganhar nada, só trabalho…..CBA who?????

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
16 anos atrás

Certa vez (há uns 7 anos atrás) um grupo de amigos organizou um pequeno campeonato com
etapas disputadas em karts indoor variados. Neste grupo de amigos estava incluído um,
Eduardo, que ganha corrida com qqer coisa que tenha motor, incluindo karts,
liquidificadores e batedeiras. Estranha-me a CBA nunca tê-lo visto.

Dias antes eu havia convidado uma amiga chamada Carolina, loira, bonita, gaúcha pela qual eu era apaixonado,
para assistir a corrida e propus a aposta: “Se eu ganhar a corrida, vc me beija.”

Ela, já sabendo da fama do meu amigo Eduardo, perguntou se ele correria e ao que eu respondi
“sim” ela disse “fechado”.

Diante da já conhecida habilidade do Eduardo, fui à pista no dia anterior e passei horas
analisando cada curva, onde perdiam tempo, onde era impossível ultrapassar, as partes sujas da pista, qual era
o “detalhe” que vazia os caras andarem à frente dos demais… Assisti à inúmeras baterias.

Chegado o domingo, lá estávamos nós: Os amigos, Eduardo, eu e a Carol.

Eu sabia que se o Eduardo largasse à minha frente seria praticamente impossível acompanhar o ritmo dele,
de modo que era indispensável estar na frente dele no grid e segurá-lo pela corrida toda.

Saí por último à pista no treino e deixei que os demais karts tomassem distância. Dei duas voltinhas pra testar o que eu havia estudado no dia anterior e tudo funcionou. Na 3ª volta, baixei a bota e fiz a vi a pole no painel eletrônico. Durante o resto do curto treino classificatório o povo foi se atrapalhando e meu tempo não foi batido.

Larguei na pole com o Eduardo em segundo. Enquanto o grid se formava ele gesticulava pra mim, dando tchauzinho, prevendo
a, outrora inevitável, ultrapassagem. Danou-se.

Larguei à frente dele, mantive-me e por várias vezes ele pôs o Kart ao meu lado. E cheio de gestos. A corrida inteira foi realizada com ele na minha cola, tocando, tentando passar. Corri metade do tempo olhando pra trás.

A Carol, lá, na platéia junto com a galera que gritava qdo ele punha do lado e não conseguia passar. Claro, eu sempre deixava o lado ruim pra ele. A corrida de 30 minutos parecia durar 30 horas.

Vencida a corrida, os ombros gritando de dor, faltava o beijo da Carol.

Não tardou! Tal qual ocorrera na corrida, o tempo pareceu descontrolado: O beijo que deve ter durado uns 30 segundos,
pareceu ter passado em apenas 1 décimo.

Bruno Maia
Bruno Maia
16 anos atrás

Flavio, sou piloto amador de kart, pratico/brinco de 2 a 3 finais de semanas por mês, no Kártódromo de Municipal de Limeira, onde por sinal a prefeitura fez um BELÍSSIMO trabalho de recuperação do kartódromo, a pista está entre as melhores do estado de são paulo sem dúvida alguma, quase todos os domingos são realizados Campeonatos Amadores por lá para KART 125cc PCR/Parilla, quem quiser comprovar fica o convite, o kartódromo é aberto ao público e quase todos Domingos, rola as já famosas corridas por lá, com a média de 20 karts por corrida mais ou menos, e a CBA até hoje não fez absolutamente nada para o pessoal do Kartismo amador ….

Eduardo
Eduardo
16 anos atrás

Ah sim, que bom que a CBA se foca no rendimento. Todas as manhãs quando acordo, dou graças a deus por termos um automobilismo de base forte, um grande campeonato de rally e vários campeonatos de turismo multimarcas, quando chega o domingo eu chego a me perder na frente da TV de tanta corrida profissional que tem pra assistir. Isso sem contar os autódromos, sempre movimentadíssimos e com os grids cheios.

Alicio
Alicio
16 anos atrás

Tal como o Denison, também corro na Amika (www.amika.com.br). Amadores por excelência, e graças a Deus! rs

O que a CBA já fez por mim? Creio que nada. Certa vez pra experimentar um kart 125cc paguei a taxa de uso da pista do kartodromo, coisa de 30 reais, no Guará – BSB. Naturalmente, havia trechos da pista em que o asfalto estava (e ainda deve estar, pois foi no fim de 2007) horrível.

abs

agart
agart
16 anos atrás

O Max Mosley brasiliano é de quinta categoria…

Osmar Cassão
Osmar Cassão
16 anos atrás

Uma vez eu disputei um capeonato de atirei-o-pau-no-gato. Mas ele foi interrompido pelo IBAMA.

Filipe Araújo
Filipe Araújo
16 anos atrás

Olá F.G

Corro aqui em Brasília em um kart outdoor de 8 hp. O custo mensal é de cerca de 120 a 150 dindins. Pura brincadeira levada um pouco à sério. A empresa do kart organiza um campeonato mensal com os 12 melhores por categoria de peso. O que vale é a diversão. Felicidade depois da corrida é contar das enrascadas em que se meteu ou das quais escapou. Pouco importa a posição de chegada. CBA? que que é isso? é de comer ou de passar no cabelo? O automobilismo em Brasília MORREU! Não é que esteja ruim não, morreu mesmo. E olha que daqui saiu muita, muita gente boa, lembram de um tal de Piquet?
O kart acabou, as categorias de base acabaram, as categorias sulamericanas nem passam mais perto daqui. Só sobrou a megalomaníaca Stock. O pior é que nem essa trata o público decentemente. 60 pila para acesso aos pits, só entregam o ingresso no sábado, perdemos o treino de sexta, Sábado, quando íamos ter acesso aos pits ninguém abriu o portão, ficamos esperando 40 minutos pelo acesso. Domingo, trancaram o portão de acesso e perderam a chave. O cadeado teve de ser arrombado! CBA – Confederação Brasileira de Amadorismo.

Cassio Kempers
16 anos atrás

Aqui no Rio de Janeiro onde muitos pensam que o automobilismo morreu corro de kart. Temosmuitos campeonatos de indoor e entre outros. Tem tambem o Clube do 13 ( motores 4 tempos Honda) que é dividido em 3 categorias e nesse mesmo campeonato uma categoria chamada Rental, que vem a ser um esquema parecido com o de indoor , sendo chassis (de competição e motores sorteados , o piloto sorteia na hora o kart que vai correr, senta e corre.Este campeonato vem crescedo dia-a-dia e já somamos mais de 80 pilotos…somos uma associação e teremos nossa próxima etapa fora do Rio de Janeiro . Claro que carteria ninguem tem ( muitos já foram federados e hoje não mais interessam ( porque sera?) Insentivo, imagina …nenhum, só nossa paixão por corridas e essa gasolina na veia!!!

jair yoshimura
jair yoshimura
16 anos atrás

ola Gomes como esta, primeiro gostaria de pedir p vc produzir novos quadros do indygomes la no limite, eu moro no interior do inteior do MS, divisa com o paraguay, o kartodromo mais perto daki fica 120 km, ai se valendo daquela maxima “brasileiro não desiste nunca” montamos uma pista de rua num parque aki da city, fizemos uma associação, e organizamos um campeonado, so para nos aki da city, detalhe a city aki deve contar com uns 200 mil habitantes, isso contando a vizinha pedro juan caballero, conseguimos juntar 30 kart rd135, e estamos nos divertindo com o nosso campeonato, ate que é organizado pois em janeiro ja contavamos com o calendario definido, contratamos ate a cronometragem de londrina no parana, para manter a imparcialidade da mesma, fizemos ate um site, ta meio feinho mas assim que a federação aqui do estado parar de nos perseguir e fechamos um acordo de patrocio com a nextel ou petrobras vamus melhora-lo, ate agora so apareceram patrocinio dos camelços aki do parisguay e um concorrente da petrobras, um posto do pais hermano, mas foi so usar o combustivel dele nos karts, não é que os dananos se recusavam a funcionar, acho que devia ter um pouco de substancias estranhos nele, mas posso atestar quase com plena certeza que pelo menos 5% do combustivel era pura, convocamos nossos advogados para analizar o contrato de fornecimento, para ver se vamus levar o caso até a praça da concordia em paris, talves no mesmo dia do impecheman do moesley, o que acha, a ia me esquencedo, por essas bandas a bastante veiculo do leste europeu, ladas, kamaz e outras reliqueas, o nosso site capenga é esse, http://www.appk-ms.com, nesse domingo vamus ate fazer uma corrida em outra city, estamos espandindo, seguindo o ex. da F1 que foi para as arabias, outra coisa se precisar de um escriba to na area abraço.

Rogério Maia
Rogério Maia
16 anos atrás

Temos um campeonato amador aqui em BH que é engraçado DEMAIS!

Estamos indo pro segundo ano do campeonato e só vim a saber o que é a CBA através do blog.

Se sobrar tempo, dê uma passada no link pra ver nosso site. Tem de tudo: Comentários, entrevistas, charges, vídeos, fotos, etc…

Johnny B. Goodie
Johnny B. Goodie
16 anos atrás

Existem dois campeonatos de Kart amador aqui no Paraná/Curitiba, o primeiro de âmbito estadual a Copa Paraná de Kart amador (www.copaparana.com), onde se gasta em média 70R$ por corrida. O segundo, metropolitano (www.copacuritiba.com.br), custa em torno de 80R$ por corrida.

Nenhum deles tem apoio da CBA e corridas são feitas em praças da CBA.

Maurício Carvalho
Maurício Carvalho
16 anos atrás

Acelera Jatobá / RJ – Esse é o nome do campeonato de kart que eu organizo com amigos aqui do trabalho (Inmetro/RJ) e amigos de fora. Fazemos 1 corrida por mês, fora os treinos. Nosso gasto por corrida é de 35 reais (20 minutos sendo 5 de treino e 15 de corrida) + 15 reais de mensalidade do grupo que usamos para comprar medalhas. Estamos com dua bateria de 10 pilotos cada, com uso de lastro sendo Grupo A leves e grupo B pesados.
O que a CBA fez ou faz pelo meu grupo? Graças a Deus, nada ! Somos apaixonados por kart, andamos de kart alugado (6,5 hp, as vezes 9 ou 13 hp) e nos divertimos muito. Andamos em todas as pistas aqui do Rio e atualmente, campeonato 2008, somente em 03, a saber: Guapimirim outdoor, Top Kart Norte Shopping e Point Kart Tijuca, essas duas últimas, indoor.
Forte abraço a todos !

Andreas
Andreas
16 anos atrás

Há 4 anos temos um campeonato de Kart entre amigos aqui em Brasilia.
Temos regulamento, equipes e punições.

Gastamos cerca de R$ 70,00 por mês.
Todos os pilotos são analistas de sistemas.
Temos até um site

http://www.sitekart.rg3.net/

Cumprimos bem o nosso objetivo que é se divertir.