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SÃO PAULO (de longe) – A Stock abre a temporada neste fim de semana em Interlagos. Estou acompanhando o noticiário pelo Grande Prêmio e duas coisas me chamaram a atenção. Primeiro, o sistema de definição do grid, que ninguém entendeu ainda. Aposto um pirulito que na próxima corrida eles mudam. É uma zona, que tem até “mata-mata” de dois em dois na última fase da classificação, como se fosse uma corridinha extra. Depois, o melhor tempo nos treinos livres de hoje, de Cacá Bueno: 1min40s137.

Na última prova do ano passado, a pole de Thiago Camilo foi feita em… 1min40s137!

Como se vê, a mudança dos criticados Pirelli para os (por enquanto) elogiados Goodyear não fez muita diferença.

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VecciRacing
VecciRacing
16 anos atrás

A diferença dos pneus não é para ser medida em tempos mais baixos, e sim em performance dos pneus durante a prova. A Pirelli não tinha um composto que aguentava a corrida toda, ficando o carro inguiável do meio da prova pra frente. Mas inguiável mesmo, chegando ao ponto das barras estabilizadoras nem funcionarem. Se os Goodyear aguentarem sem perder rendimento, mesmo que o tempo fique “alto”, será um ganho substancial.

MSM
MSM
16 anos atrás

O pneu Pirelli foi criticado pela falta de aderência quando passou a ser produzido aqui no Brasil, já o Goodyear feito especialmente para a Stock parece que resolveu o problema.
Quanto ao sistema de classificação, totalmente ridículo. PAra que fazer um match race na classificação? Era melhor continuar como estava. Sem falar no reabastecimento na corrida, outra idéia de amadores.

leoengelmann
leoengelmann
16 anos atrás

Me lembro de uma classificação ( me ajudem, que ano? Que prova? Quais os outros pilotos? ) onde o Schummi e mais dois pilotos fizeram, exatamente, o mesmo tempo. O alemão – verdadeiro – saiu na frente porque foi o primeiro a marcar o tempo.

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
16 anos atrás

De que adianta ter um pneu bom se o carro é uma m…

Péricles Leite
Péricles Leite
16 anos atrás

Na verdade os pneus Goodyear ainda são menos “rápidos” que os Pirelli, é só comparar os tempos da Stock Light. A vantagem da V8 nesse ano são os novos diferenciais Holinger, muito superiores aos originais do Ômega GM com bloqueio Bertolloti.

Cacthos
Cacthos
16 anos atrás

Essa corridinha extra está com cara que será resolvida na largada lançada. As posições dos dois carros vão se manter após a primeira curva, podem apostar. Quem vai arriscar uma ultrapassagem no sabado antes da prova para ganhar uma ou duas posicoes no grid??? Essa corridinha extra é ridicula, pois prevê que além da posição (1 ou 2) sejam considerados também o tempo de volta. Alguém avisa para os idiotas da Vicar que fazer volta rapida e disputar posição não casam muito bem…
Fui!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
16 anos atrás

“Stock Car” não seria uma tradução livre de “carro de estoque”, ou “carro de série”, ou seja, um carro igual ao que se poderia comprar numa concessionária? Ou eu estou enganado?

Dino
Dino
16 anos atrás

Eu acho que a tendencia é que os tempos baixem pois os pilotos ainda estão se acostumando com o pneu. E se alquem pensou que algum piloto fafaria mal dos pneus se enganou legal pois isto vai contra os intereses da vicar e Cia. Como por enquanto só quem paga salario é a stock e o negócio é garantir o emprego os caras tem duas opções ou é bom ou “nada a declarar”.

Lucius
Lucius
16 anos atrás

Mas o problema dos pneus não era o tempo de vida útil? Nas primeiras voltas já estariam em estado crítico?

Marcelo - Chivas
Marcelo - Chivas
16 anos atrás

Outra coisa interessante é em relação aos tempos, tirando o Cacá, que de alguma forma conseguiu um tempo muito melhor 1′ 40′ 137, do segundo lugar 1′ 40′ 716 até o 26º 1′ 41′ 704, ficaram dentro do mesmo segundo…

Nem na Indy, que costumam ter tempos mais próximos um dos outros chegam a esse exagero…

Tem gente que vai falar que é porque a categoria é a mais competitiva de todas, e eu descordo muito disso, sou da opinião que esse carro é muito “fácil” de se pilotar, e em pouco tempo um piloto consegue chegar ao limite do carro.

Assim, torna a competição chata ao meu ver, pois o campeonato fica embolado, e um piloto de melhor qualidade, acaba não se destacando do grupo.

O excelente piloto assim não consegue mostrar o seu potêncial, nivelando a categoria por baixo por conta da limitação dos carros.

Uma coisa que sou contra na F-1, mas que aqui viria bem a calhar, seriam essas idéias idiotas de banir um pneu slick, por exemplo, ou qualquer outra coisa que fizesse o piloto melhro se destacar e ganhar o campeonato.

Será que só eu tenho essa opinião?

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
16 anos atrás

Os Pirelli não eram tão criticados pelo desempenho, mas muito mais pela diferença de um pneu para outro.