stock
SÃO PAULO (de longe) – A Stock abre a temporada neste fim de semana em Interlagos. Estou acompanhando o noticiário pelo Grande Prêmio e duas coisas me chamaram a atenção. Primeiro, o sistema de definição do grid, que ninguém entendeu ainda. Aposto um pirulito que na próxima corrida eles mudam. É uma zona, que tem até “mata-mata” de dois em dois na última fase da classificação, como se fosse uma corridinha extra. Depois, o melhor tempo nos treinos livres de hoje, de Cacá Bueno: 1min40s137.
Na última prova do ano passado, a pole de Thiago Camilo foi feita em… 1min40s137!
Como se vê, a mudança dos criticados Pirelli para os (por enquanto) elogiados Goodyear não fez muita diferença.
A diferença dos pneus não é para ser medida em tempos mais baixos, e sim em performance dos pneus durante a prova. A Pirelli não tinha um composto que aguentava a corrida toda, ficando o carro inguiável do meio da prova pra frente. Mas inguiável mesmo, chegando ao ponto das barras estabilizadoras nem funcionarem. Se os Goodyear aguentarem sem perder rendimento, mesmo que o tempo fique “alto”, será um ganho substancial.
O pneu Pirelli foi criticado pela falta de aderência quando passou a ser produzido aqui no Brasil, já o Goodyear feito especialmente para a Stock parece que resolveu o problema.
Quanto ao sistema de classificação, totalmente ridículo. PAra que fazer um match race na classificação? Era melhor continuar como estava. Sem falar no reabastecimento na corrida, outra idéia de amadores.
Me lembro de uma classificação ( me ajudem, que ano? Que prova? Quais os outros pilotos? ) onde o Schummi e mais dois pilotos fizeram, exatamente, o mesmo tempo. O alemão – verdadeiro – saiu na frente porque foi o primeiro a marcar o tempo.
De que adianta ter um pneu bom se o carro é uma m…
Na verdade os pneus Goodyear ainda são menos “rápidos” que os Pirelli, é só comparar os tempos da Stock Light. A vantagem da V8 nesse ano são os novos diferenciais Holinger, muito superiores aos originais do Ômega GM com bloqueio Bertolloti.
Essa corridinha extra está com cara que será resolvida na largada lançada. As posições dos dois carros vão se manter após a primeira curva, podem apostar. Quem vai arriscar uma ultrapassagem no sabado antes da prova para ganhar uma ou duas posicoes no grid??? Essa corridinha extra é ridicula, pois prevê que além da posição (1 ou 2) sejam considerados também o tempo de volta. Alguém avisa para os idiotas da Vicar que fazer volta rapida e disputar posição não casam muito bem…
Fui!
“Stock Car” não seria uma tradução livre de “carro de estoque”, ou “carro de série”, ou seja, um carro igual ao que se poderia comprar numa concessionária? Ou eu estou enganado?
Eu acho que a tendencia é que os tempos baixem pois os pilotos ainda estão se acostumando com o pneu. E se alquem pensou que algum piloto fafaria mal dos pneus se enganou legal pois isto vai contra os intereses da vicar e Cia. Como por enquanto só quem paga salario é a stock e o negócio é garantir o emprego os caras tem duas opções ou é bom ou “nada a declarar”.
Mas o problema dos pneus não era o tempo de vida útil? Nas primeiras voltas já estariam em estado crítico?
Outra coisa interessante é em relação aos tempos, tirando o Cacá, que de alguma forma conseguiu um tempo muito melhor 1′ 40′ 137, do segundo lugar 1′ 40′ 716 até o 26º 1′ 41′ 704, ficaram dentro do mesmo segundo…
Nem na Indy, que costumam ter tempos mais próximos um dos outros chegam a esse exagero…
Tem gente que vai falar que é porque a categoria é a mais competitiva de todas, e eu descordo muito disso, sou da opinião que esse carro é muito “fácil” de se pilotar, e em pouco tempo um piloto consegue chegar ao limite do carro.
Assim, torna a competição chata ao meu ver, pois o campeonato fica embolado, e um piloto de melhor qualidade, acaba não se destacando do grupo.
O excelente piloto assim não consegue mostrar o seu potêncial, nivelando a categoria por baixo por conta da limitação dos carros.
Uma coisa que sou contra na F-1, mas que aqui viria bem a calhar, seriam essas idéias idiotas de banir um pneu slick, por exemplo, ou qualquer outra coisa que fizesse o piloto melhro se destacar e ganhar o campeonato.
Será que só eu tenho essa opinião?
Os Pirelli não eram tão criticados pelo desempenho, mas muito mais pela diferença de um pneu para outro.