MENU

domingo, 27 de julho de 2008 - 5:50Diários de viagem, DKW & cia.

AVENTURAS EM 4 ARGOLAS

ZWICKAU (próxima parada…) – Meninos e meninas, eu vi. Vi todas as fábricas da Auto Union, vi onde nasceu a Audi, onde eram feitos os Wanderer e os Horch, vi a maior fábrica de motos do mundo, em Zschopau, de onde saiu a minha 72 anos atrás, vi a casa de August Horch, o museu que conta a história do automóvel em Zwickau, vi a Sachsenring, com o enorme S do capô dos Trabant na fachada, a fábrica vazia agora, sem uso algum, assim como o enorme prédio da administração da Auto Union em Chemnitz, que foi convertido em hospital pelo governo comunista e hoje também está vazio, e o cabeção de Marx, e as ruínas da fábrica da DKW perto de Zschopau, que os russos permitiram que continuasse funcionando por um tempo, e outra que foi transformada em fábrica de geladeiras pelas autoridades da RDA, mergulhei profundamente na história das quatro argolas — que é muito maior do que se imagina, e está viva na memória de muita gente e, principalmente, nas rodas de máquinas maravilhosas que eu só conhecia por fotos e, agora, sei que todos existem.

Vieram carros de toda a Alemanha, além de Bélgica, Suíça, Holanda, Suécia, Dinamarca, Noruega, Inglaterra, Escócia, Portugal, Luxemburgo, França, Áustria e Itália, quase 300, de todos os modelos que só existiam na minha imaginação. Alguns perfeitos e impecáveis, outros com a pátina do tempo, aqueles pecadinhos do uso frequente, e as motos, as motos!, e a feira de peças… Da década de 30 em diante, tudo, absolutamente tudo, e o auge do encontro com o passeio de 130 km de Zwickau até Zschopau, passando pelas pequenas vilas da Alemanha Oriental, que vai sendo reconstruída aos poucos e apagando seu passado recente.

Passeio feito de DKW, claro, e não era qualquer um, não: um cabriolet 1956 amarelo claro, que não fazia um barulhinho sequer, o motor mais silencioso que de qualquer carro zero, tudo funcionando, a capota abaixada, o sol na moleira, os acenos das pessoas nas estradas, os amigos na Schnellaster recém-restaurada por quem sabe do assunto, meio século no tempo, é isso que senti, que tinha voltado 50 anos no tempo ao olhar para a frente e ver DKWs, para trás, mais DKWs, as estradas coloridas, a navegação precisa (é, tem de ter navegador, ou navegadora, porque tudo começa em comboio, mas o comboio se desfaz depois de dois ou três quilômetros, e aí é cada um por si, com navegação e “roadbook”). E a gente ainda se perde, e volta, e encontra outros DKWs perdidos, e dá risada e segue em frente.

Bem, não vou ficar enchendo vocês com uma interminável descrição de sensações que possivelmente só interessam a mim, nem vou atolar este espaço com as mais de 300 fotos que tirei, porque é coisa demais. Deixo apenas uma pequena galeria para molhar a boca.

E, depois, preciso pegar a estrada de novo porque vou mais para o Leste, a antiga RDA sumiu com os Trabis, as Barkas, os Wartburgs, incrível como eles ficaram raros, então só me resta ir um pouco mais para o Leste, e é para lá que eu vou.

49 comentários

  1. Phil Friday disse:

    Great photos Flavio…you are a lucky man.. maybe I can get there one day. Thanks

  2. AM disse:

    Pelo menos a fábrica da Horch teve mais sorte do que as nossas fábricas da Vemag, da Gurgel e da Chrysler…

    Não damos valor a nossa história.

    Outro exemplo, hj li que o Porta-Aviões Minas Gerais virou sucata na India, os ingleses ainda tentaram salva-lo (ele foi construido como Venegance na WWII), mas aqui os US$2 MI falaram mais alto e ele foi vendido para ser desmanchado.

  3. Rogério Magalhães disse:

    Para o Belair, o Du, o Eric, o FG e todos os comparsas verem que nosso kamarada Romeu não tá fraco não, achei o link da matéria na Record:

    http://www.mundorecord.com.br/play/831009f3-2220-4517-9342-f8f4773c9d1b

  4. Eric disse:

    Esquenta não Dú….Fusqueiro de verdade tem calota guardada no estepe!!!!!!!!!!!

    hahahahahahaha já tem outra no lugar direitinho….e novinha!!!!!

  5. disse:

    Eric, sarou uma semana depois? O FG tá trazendo calotas, o Belair num fuso diferente, o Romeu e eu ontem vendo o desfile, tinha Fusca direto.
    Aliandro, a coisa está aqui,
    http://victorprofessor.livejournal.com/
    E a semana começa!

  6. Tuta disse:

    Se eles te mandarem zschopau, recuse!

  7. AIRTON disse:

    pelamordeDeusu, poste mais fotos e relatos!

  8. Samuel - Puma GTI disse:

    FG, isso interessa a todo mundo que frequenta o blog e que não consegue mais passar um dia que seja sem as suas notícias! Escreva bastante, fotografe tudo e nos mostre!! Quem aprendeu a dirigir numa Vemaguet 61 azul e branca agradece…

  9. Aliandro Miranda disse:

    Estas fotos de prédios desocupados do Leste Europeu são meio que, digamos, sinistras. Lembra Chernobyl. Aliás, um bom passeio virtual, procurar fotos recentes de Chernobyl, é impressionante ver como vidas foram paralisadas. Largaram a cidade do jeito em que estava, e o mato hoje toma conta de tudo.

    Mas, voltando à viagem do Gomes, legal ver como a memória é, no mínimo, respeitada nestes lugares. O oposto é ver o estado do prédio da antiga fábrica da Vemag por aqui. Uma parte virou shopping, não foi isso?

  10. Eric disse:

    Show as fotos….eu ficaria emocionado de verdade de ver esses pedaços da história assim ao vivo…

    Muito legal!!!!!Que papo é esse do Romeu aí em cima????

  11. Tortugo disse:

    Muito interessante essa tua postura. Logo você que diz que no Brasil costuma se esquecer a história, quando dá de cara com ela, em vez de repassar, fica “regulando”. Faz um álbum no Flickr, por exemplo, e disponibiliza, se não tudo, pelo menos muito mais do que esses drops aqui postados.
    De qualquer forma, parabéns por estar tendo oportunidade de realizar mais um sonho.
    Vida longa, feliz e próspera!

  12. Gustavo disse:

    Que passeio maravilhoso Flávio, qualquer um aqui adoraria estar percorrendo o mesmo itinerário e de posse da mesma “montaria”. Mande muito mais relatos e fotos, estamos absorvendo história, cultura e diversão em doses muito interessantes….(sem homeopatia por favor!). Abraço e um grande dia por ali.

  13. Aurélio Neto disse:

    Êta viagem boa!!!!
    Estais no teu paraíso FG e ficamos feliz por ti!!
    Curta cada segundo e não deixe de publicar as fotos e comentários d ecada passo dado!

    Abração!

    Aurélio Neto – Portugal

  14. disse:

    Belair, o cara não é fraco. Tal de tv, jornal, foto no palanque. O Rogério foi visto vagando pela noite voltando desolado do Morumbi. Presença sentida pelo locutor do evento, foi do Presidente da Fasp para receber seu diploma de menção, mas segundo, estava no Rio de Janeiro numa convençao da Cba!

  15. Belo relato! Belas fotos! Mas acho que vale a pena termos mais relatos e muito mais fotos. Tenho certeza que ninguém aqui vai enjoar de ver e saber mais sobre o evento.

    Só não entendi muito bem sobre o “meu F93 conversível”… Foi só maneira de dizer ou você está trazendo este belo DKW alemão?

  16. Vecchio disse:

    Ficar nos enchendo com descrição de sensacões que só interessam a você?
    Muito egoismo de sua parte.
    Mande-nos tudo que puder, com fotos também.
    Muito boa viagem. Abraço.

  17. Rogério Magalhães disse:

    Putz, FG, isso sim que é vida… visitar a “meca” dos carros que tanto gosta é o que há… tem mais que aproveitar a deka conversível e sair ao vento… e manda as histórias prá gente, a gente fica aqui só lendo e pensando quando vai poder fazer uma viagem assim…

    Enquanto isso, lá tava eu penando com a nossa Lusa no Morumba… por isso, amigo Belair, que não tenho fotos de nosso Romeu celebridade, hehehehehe… quem sabe ainda pego alguma coisa no Record News, hehehehe…

  18. Marcelo disse:

    Manda bala nas fotos, Flavio
    São muito show. E se der para mandar um pouco maiores, tanto melhor!
    Gute Reise! счастливого пути! Boa viagem!

  19. Edison Guerra disse:

    Usufrua o máximo que puderes,pois essa é uma viagem de sonho,que engrandece a alma para sempre.
    Abraço.

  20. Ed Diogo disse:

    Flavio nao entendi o comentario do Pedrao que diz Deus te abencoe mesmo que voce nao seja chegado, chegado aquem, a ele ou a Deus, pois para mim voce e um abencoado por consequir reunir tanta gente boa com um so obejetivo(obejetivo esta escrito certo?) falar sobre motores em geral.

  21. Thiago Azevedo disse:

    Belo passeio, Gomes!
    Que legal!
    Pode ficar tranquilo, que não haverá excessos, tudo é bem vindo! Pode postar fotos à vontade!

  22. Lucas Carioli disse:

    Por favor, não pare, continue nos contando e nos contaminando com o lirismo de seus escritos!

    Abraços!

  23. \ disse:

    POdia rolar um album virtual da viagem em?

  24. Belair disse:

    Ooooo Du’,

    Sao 1:15 da matina aqui do dia 28 ( 19:15, 27/7 ai’) e assistindo a Record internacional ha’ alguns minutos vejo, ESTUPEFATO, o Sr. Romeu Nardini, O PROPRIO, com uma reporter encarapitada no encosto do banco do carona do seu intrepido MP, falando sobre o evento de hoje no Pacamba. O homem ta’ com tudo e nao ta’ prosa nao, bicho. O RR ou o Rogerio Luso estavam la’? Temos fotos ? Deve ter sido o’timo. Parece que tudo esperou que eu viajasse para acontecer, to puto meu….

  25. Jaison disse:

    Eaiii Flavinho,
    Lindo, bacana demais sua trip…
    É o sonho de todos os blogomes estar por aí pra sentir isso que você esta realizando…

    Coloca tudo aqui! estamos querendo sentir um pouco da sua experiência por aí.

    abraço

  26. Antonio Jose disse:

    Sim, a historia e a importância das quatro argolas são muito maiores do que se imagina no contexto socio-econômico mundial. Agradecemos por receber essas informações e fotos preciosas, que você envia daí do berço do automovel.

  27. Alfredo Gehre disse:

    Caro Flávio ,
    Transmita todas as suas emoções neste túnel do tempo.
    Jamais poderemos fazer uma viagem como esta…
    Isto é um previlégio de pessoas escolhidas por “Deus” !
    Escreva o que puder e mande fotos também !!!

    Jamais este tipo de matéria vai encher o saco de alguém!

    Boa viagem e continuamos no aguardo das histórias do automobilismo mundial…

    Abraços ,

    Alfredo Gehre

    RESPOSTA DO FG
    Não exagera, Alfredão… É só pegar um avião e vir!

  28. luis disse:

    nao, nao, nao!

    o sr esta intimado a postar fotos!(suhusah)

    ps:eu conheço os modelos e suas particularidades das 5 marcas(isso 5 as 4 originais mais a nsu que entrou depois) das 4 argolas e tmb da propia. mas nunca achei um local com imformaçoes das motos(pricipalmente das ultimas nsu). sera que alguem sabe de um lugar onde tenha isso?

    grato

  29. André disse:

    Muito legal! É muito bom que vc compartilhe essas sensações conosco. Pois, muitos de nós, sabe lá quando poderemos fazer uma viagem dessas. Gostei do DKW amarelo.

  30. Germano disse:

    Faltou uma foto do Trabant RS800…o trabi de rally

  31. disse:

    Ô Belair, tinha um verde hj. na Charles Muller….! O Romeu deve ter tirado foto. Cara, seguinte, muda o roteiro, aluga um Lada e pow. FG, toma uma taçona pelo blig aí. E pode trazer umas calotas para o Eric.

  32. Marcos Micheletti disse:

    Se essa jornada resultar em outro livro estarei novamente no lançamento para pegar seu autógrafo… Você parece estar muito feliz ! Parabéns !

  33. Souza disse:

    e pensar que a Porsche é que manda nas 4 argolas agora em Gomes. Os Fuscas dominaram o mundo mesmo

  34. “sensações que só interessam a você??” Que isso amigo, interessa muito a todos nós.
    Eu acredito que seja um momento único e indescritível.
    Por favor, tire muitas fotos das motos para alimentar o motoland.
    Eu senti algo parecido (embora em um evento muito menos glorioso no encontro de motos clássicas no Páteo do Colégio). Parecia ter voltado 30 anos no tempo. Me senti como criança.
    Grande abraço e aproveita bem.

  35. Rodm disse:

    Pelo volume de fotos, porque não um fotoblog?

  36. Fernando - recife disse:

    Puxa, que bacana, vc é um sujeito de sorte. Mas o que enche o saco mesmo, é quando suas descriçoes interminaveis, terminam…

    Abs

  37. Teo disse:

    Flavio,

    que maravilha! Você deve estar se sentindo uma criança no parque de diversões.

    Aproveite a esticada ao leste agora, mas assim que puder, por favor, nos mande mais fotos. Você foi muito econômico nesse quesito e as que foram postadas ainda não foram suficientes para ilustrar tudo que você descreve em seu texto.

    E que lindo conversível esse que você arrumou. Volta com você ao Brasil?

    Uma ótima viagem!

    abraços,

    Teo

  38. Regi Nat Rock disse:

    Penso que sejam as melhores férias que alguém pode querer.
    Ir a um lugar onde os sonhos loucos começaram.
    Sortudo!.
    São poucos que conseguem. Aproveite e divirta-se.
    Vc está precisando ir mais pro leste e um tantinho pra cima. Digamos mais para nordeste de onde vc está.
    Antes que acabem os sinais da sua paixão.
    Porque é inexorável.
    A mãe Russia está se acabando.
    Está se transformando em pó e ferrugem.

  39. Jason disse:

    O mais incrível é que isso tudo está de pé, mesmo com os bombardeios da 2a. Guerra e as mudanças políticas.

    Por aqui, quem procurar a fábrica da Vemag encontrará apenas uma parede de shopping (se tanto…)

  40. Tohmé disse:

    Caramba, viagem dos sonhos. Merecida, diga-se de passagem.
    Me trás um Trabant???

  41. disse:

    Isso que é túnel do tempo. Sensacional.

  42. Diego Llopis disse:

    Ooo Flávio não precisa pôr todas as fotos de uma vez.. mas sei lá, faça uma nova sessão, e pingue as fotos em doses homeopáticas.. tenho certeza que muitos blogueiros(como eu) iriam adorar. []s

  43. Léo Engelmann disse:

    FG, você escreve bem pacas.

  44. Carlos disse:

    Nem preciso dizer pro “cara” se divertir…..

  45. Alan Buch disse:

    Se vier à Áustriia, de um alô!

  46. Belair disse:

    Digo ” registre”. ”Costas quentes” p/ receber um convite assim, foi o que eu quis dizer. Merecido ,claro…

  47. Eduardo Prado disse:

    deixa um link para o álbum de fotos completo!!!

  48. Belair disse:

    Ta’ enchendo NAO cara… Escreve mais,muito mais, nao interessa so’ a voce nao. Estou perto e adoraria estar ai’ curtindo um verao assim, mas nao tenho as suas costas quentes, seu rabudo… a vida e’ UMA so’, regitre tudo, na memo’ria p/ voce e em fotos e textos p/ no’s.Eiiiita inveja, viu ?

  49. Pedrão disse:

    Porque esse comentário “dissimulado”, que “não vai ficar enchendo o saco da galera com descrições de sensações que só interessam a ti” e que “não vai atolar este espaço com as fotos”??????
    A turma certamente está sedenta destas novidades, e é um momento esperado este que você “volte a atividade” postando estas pérolas.
    Tá com cara de “calço”, para ficar mandando as coisas em doses homeopáticas e matando a turma de desejo.
    Para de “egoísmo” e “manda ver”. Mata a sede da blogaiada. A turma tá esperando, já há várias horas por isto.

    Boa viagem, bom proveito, que Deus te abençoe (mesmo que tu não seja chegado),

    a galera já está com saudades, abraços……………….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>