quarta-feira, 8 de outubro de 2008 13:42 42 comentários
SÃO PAULO(mais um pouco, neva) – Olha que bacana a sugestão do Emerson Linhares para levar o #96 a Passo Fundo: um caminhão Commer diesel e dois tempos. Conheciam? E o anúncio é o máximo.
Bom dia! Os Motores Detroit Diesel 2 tempos veiculares que foram usados em tratores, Ônibus e Caminhões,(com exceção na Náutica) em geral não vingaram no Brasil porque o País é de clima Tropical. Esses Motores esquentavan demais devido ao seu regime de trabalho em alta rotação, pois em baixa o seu torque era inferior aos motores de 4 tempos da mesma categoria, e também por causa do seu ciclo 2tempos, que conseqüentemente o Óleo do Motor
perdia sua viscosidade ocorrendo vazamentos nas juntas e também um desgaste prematuro do Motor e chegando em alguns casos a quebra do Virabrequin.
Na Segunda Guerra Mundial os Motor es D.D. 2 tempos (serie 71) foram usados em larga escala em uma infinidade de veículos, e quando os Americanos foram para a batalha no Pacífico eles tiveram o mesmos problemas, como foi acima mencionado. Já ao contrário em Países de clima frio como Estados Unidos, Canadá e o estado do Alaska foram usados muitos Caminhões com esses Motores, porque como todos sabem o Óleo Diesel no Motor D.D. 2 tempos circula na parede do Cabeçote e o excedente volta aquecido para o Tanque de Combustível, evitando assim o seu conjelamento em inverno extremos.
Atualmente a MTU da Alemanha comprou a linha de produção dos motores D.D. 2 tempos da Genaral Motors, que está fabricando só o modelo da serie 53 para uso militar, e todas series 2 tempos não equipam mais veículos civis, porque não passa nas normas internacionais de controle de emissões de gases.
Espero ter ajudado, Obrigado.
Alessandro
9 anos atrás
Odeio todos os motores de 2 tempos, são barulhentos, duram pouco e falta torque em baixa rotação…a maioria destes Detroit estão nos lixões ou nos ferro-velho e foram substituídos por motores MB 352, que eram silenciosos, econômicos e com turbina andava bem. Lamentável a Ford, GM e Dodge quererem nos fazer engolir esta péssima tecnologia, eu prefiro usar os motores de tratores da MWM ou Perkins nos caminhões americanos do que usar um Detroit diesel, ainda bem que a Cummins, Iveco e a MWM trouxeram motores diesel típicos para caminhões para da concorrência, porque uma das razões da total hegemonia dos caminhões MB até 25 anos atrás era a total superioridade dos motores Mercedes sobre os concorrentes.
Concordo totalmente com teu comentário. Falou e disse. Trabalhei numa empresa que tinha caminhões Chevrolet com motor diesel detroit e só davam problemas. Eram ruidosos e duravam pouco.
Donisete
11 anos atrás
Eu tenho um D60 plataforma hidraulica p/ 4.500kg c/ motor detroit 4-53 RARIDADE motor novo tenho interesse em vender tratar 41-8441-0050 ou 9890-9177 Donisete
Donisete
11 anos atrás
Eu tenho um D60 plataforma c/ motor detroit 4-53 RARIDADE motor novo tenho interesse em vender tratar 41-8441-0050 ou 9890-9177 Donisete
livramento
12 anos atrás
DETROIT E MAGIRUZ DEUTZ – ORQUESTRAS A DIESEL
Marcello
13 anos atrás
Fui caminhoneiro nos anos 80 e trabalhei 5 anos com um CHEVROLET D60 1977 com motor Detroit. Posso afirmar que o caminhão carregado e trabalhando de forma cruzada como mostrado no vídeo do Davi subia até em parede, tamanha a força do motor. Outro Detroit da época, e igualmente potente, era o 6-53 N, que equipava alguns caminhões Ford (se eu não me enganho os F14000). Existia uma transportadora da cidade de Americana que possuia vários cavalos mecânicos deste tipo. Na época em que fui caminhoneiro os Detroits eram muito criticados, porém, jamais trabalhei com um caminhão que tivesse um motor tão valente quanto ele. O que ocorria é que os motoristas da época estavam acostumados com a lerdeza dos motores Mercedes, sendo que o Detroit tem seu melhor desempenho trabalhando sempre em altas rotações, desta forma, trabalhar com ele cruzado é a maneira correta de tirar o melhor desempenho destes motores. Lembro-me de carregar o meu Chevrolet com carga de balança de caminhão truck (o modelo que eu trabalha era toco), e era simplesmente marivilhoso passar de 2ª reduzida para segunda normal e ver a frente do caminhão levantar, tamanha a força do motor. Até hoje, quando ponho a cabeça no travesseiro, escuto o ronco daquele Detroit.
muito legal , quando era criança , perto de minha casa tinha um caminhão Detroit que transportava bananas , era muito louco aquele ronco , quando achei o vídeo do david , matei saudades de minha infancia
Jose vieira
13 anos atrás
descul pa nao ter te respondido antes muita correria aqui
Jose vieira
13 anos atrás
eu sou de Sao paulo capital um abraço
Jose vieira
13 anos atrás
ola tudo bem eu tenho um d-60 motor detroit 4-53 é muito legal andar nele principalmente pelo ronco que ele tem e nenhum caminhao tem esse ronco so os detroit um abraço
jose
13 anos atrás
meu pai tem um chevrolet d60 detroit muito loco o ronco dele
Jose ,minha curiosidade voce é de onde, cara eu asisti o que o Davi colocou no Youtube sobre o seu D60 Detroit, fiquei encantado.muito.bom. aqui na minha região, Sou de Belém do Pará, é muito difícil. por isso.que perguntei.é muito difícil, tenho 50 anos e só vi uma vez, como comentei para o Davi.
Perci Rossler
14 anos atrás
Senhores, bom dia.
Na verdade os motores Detroit que se falam aqui, não são 2T e sim na realidade motores de 4 tempos e apenas 2 ciclos, ja que fazem admissão e comtressão em um ciclo e explosão e escapamento em outro ciclo, como disse bem , não é necessario o uso de lubrificante 2T no diesel.
meu pai tem um chevrolet d60 detroit 4 cilindros 4-53 muito legal e anda ate hoje é muito legal o ronco
Davi e meu d60 detroit
14 anos atrás
Eu sou do RS Santo Ângelo, tenho um D60 detroit é show acelerar e cruzar marchas nele, é 4 cilindros da série 53 com 140 cv, seu pistão ñ e grande q nem muntos pensam, é menor q o do 1113, seu pistão e de ferro, aguenta + o arroxo ando com ele so na lenha tens uns videos meus no you tube procuram por la e ( DAVIDETROIT ) E Ñ FUMACEIA NADA e vão ver os outros americanos com detroit aqueles caminhões de verdade, ñ essas porcaria de caminhões europeus q vem pra ca.
falou!!!!!!!!!!!!! http://www.youtube.com/watch?v=erDFz0oPlU4 http://www.youtube.com/watch?v=PmwTn70oJPs
procurem la eu com meu detroisão o como ele levanta o giro, e ele ñ possui bomba injetora e ingeção direta kammon ray, e é alimentado com o Blawer tudo original de fábrica e show!!!!!!!!!!!!!!
Davi é um prazerzaço ,esta oportunidade, tenho 50 anos ,que lembre só vi uma vez um d60 detroi,em sucataria carregado,levando de ré uma carga de ferro ,no terreno baldil, fiquei imprecionado com o desempenho do caminhão, ai quando vi youtube suas imagens e postado vc colocando o carro pra acelerar,cruzar marchas, cara fiquei em estase,muito legal,ao ponto de procurar um aqui pra comprar,sei que é difícil, mas vou correr a luta,já encontrei alguns motores 4cilidros de maquinas de terraplanagens jogadas,no tempo de uma empresa.a pessoa me falou ,que o dono não recupera, preferi comprar outra maq. vou dá uma volta, e verificar a situação destes m,otores,ai tem muito destas maqs.???,é facíl encontrar.???,cara fiquei tao interessado que me encantei com o rooonco,o disempenho, e 4 cilindros,e as mudanças de marchas. muito legal.manda ou posta mais alguma coisa desta maq.abraço. forte.
Prezado Flavio, assisto alguns programas que vc participa na ESPN Brasil. Gostaria de fazer, lógico com vc, uma reportagem com o suprassumo dos onibus que já rodaram pela Via Dutra. O PD 4104 da Cometa, cujas lembranças são muito agradáveis.
Meu perfil: Sou carioca, tenho 66 anos, aposentado, trabalhei principalmente na Burroughs (computadores, hoje Unysis) nos primórdios da produção de memórias para máquina grandes, tinha um tio que possuia uma empresa pequena de onibus (JAB Turismo) e para terminar, foi meu avô Romeu Boffino quem trouxe a fórmula da “MARIA MOLE” industrial para o Brasil.
Qualquer novidade, favor entra em contacto ou pelo e-mail ou por 0XX1133958328 – Luiz Ivo G Pinto
Oí, sou Luciana, estou fazendo minha árvore genealógica e estou buscando familiares de Romeo e Ilka Boffino. Qualquer informação de algum Boffino que vieram da Itália, agradeço! Espero tua resposta!
Guilherme Costa
15 anos atrás
E sobre o motor GM detroit modelo L.S. 500-600,
vocês sabem algo se tiverem algo interesante me envie,
desde já vlw.
att
Brar Soler
15 anos atrás
Teve uma versão do Urutu com um motor detroit diesel 2 tempos de 300 cavalos (lá nos anos oitenta) era a melhor pra dirigir.
Agora ….o Frog eye TR 2 é um carro que parece feio mas tem um graça sem igual.
claudio bassi
15 anos atrás
Motores diesel de 2 tempos equipavam muitos caminhões e ônibus GMC que vieram para o Brasil nos anos 40 e 50 chamados de GMC Marítmo pois, eram muito utilizados em balças, barcos e também em máquinas estacionárias.
Em 1975 a GM montou uma fábrica por aqui, lançando o motor Detroit Diesel Allinson (mais moderno) que equipou os caminhões Chevrolet e Ford. Esse motor não deu certo e a fábrica foi fechada entre 1979 e 1980.
Os modernos caminhões auto-bomba dos Bombeiros, chamados de Pierce ainda utilizam esse mesmo motor com câmbio automático. O barulho é igual aos antigos GMC Marítmo.
O motor GMC diesel 2 tempos, ao contrário do que muitos pensam, não é fumacento pois não queima o óleo lubrificante junto com o combustível. Ele faz o ciclo 2 tempos apenas na parte superior, atendido por janelas sòmente na admissão e uma válvula no escape. A alimentação é feita por bomba injetora e bicos convencionais. A grande curiosidade: desde os anos 40/50 o motor já posuia um super-alimentador de ar ou Blower.
Outras curiosidades: não havia correias no motor, ele girava para os dois lados (era só inverter o comando de válvulas).
É possível ver nos encontros de carros antigos alguns cavalos-mecânicos GMC e um único exemplar de ônibus GMC PD 4104 da Turismo Santa Rita. No Porto de Santos vi recentemente um Cavalinho em plena atividade, puxando Containeres.
José Baroni
15 anos atrás
Isso me fez lembrar os caminhões Chevrolet com motor Detroit Diesel, de uma empresa de gás, aqui no Rio de Janeiro. Rodavam aos montes no início da década de 80. O barulho deles era inconfundível. Mas o que assustava mesmo eram os “pilotos”, que só andavam com o pé direito cravado no assoalho.
Seriam ótimos competidores para o #96. rsrs.
marcello baviera
15 anos atrás
Os caminhões chevrolet D60,motor detroit diesel,2t,eram muito comuns nos anos 60/70,o ronco era inconfundível,a fumaça ídem.Existe um D60 desses,motor 2t entregando gas em são gonçalo-RJ!
Carlão
15 anos atrás
O LBM matou a charada, motores Diesel dois tempos são próprios para Navios, daqueles imensos, onde as bielas são aparentes, ou seja, rodam no seco. A lubrificação fica nas partes móveis. Desconhecia seu uso em máquinas terrestres, e diferente do que foi imaginado por alguns, não dá pra colocar óleo 2T no óleo Diesel.
Belo poster classico com o caminhão Commer carregando três Triumph TR2 de competição. E por falar em Diesel 2T, um grupo formado pela Fiat, Peugeot, etc estava desenvolvendo há poucos anos atrás um motor desse gênero, que seria providencial para este momento de crises e de preço alto do petróleo. O que teria sido desse projeto?
LBM'
15 anos atrás
O antigo motor Detroit-Diesel (utilizado por caminhões no Brasil na década de 70/80 – Chevrolet acho) eram dois tempos. Originais de motores náuticos, davam uma dor de cabeça braba para os proprietários. Um vizinho meu, caminhoneiro, tinha um destes na época. O barulho era bonito, mas …
Jackie
15 anos atrás
Não vi nada de bacana !!!
Levar o #96…
Alvaro
15 anos atrás
Motor diesel 2t é, ou era não sei, muito usado em barcos tb.
Sugiro que o “nosso” 96 vá rodando para que possa ser recepcionado a cada cidade que passar.
Afinal, um carro de briga que se encaminha para o merecido descanso, com as merecidas glórias, deve ir rodando!!!
Squa
15 anos atrás
Quer dizer então que vai mesmo?
vitão
15 anos atrás
FG, os caminhões GMC 50 e poucos que forma muito usados no porto de Santos ( e tem ainda uns por lá, mas com mecanica Mercedes) eram diesel de 2 tempos . Como este aqui :
Deve fazer uma fumaça lascada, mas parece ser bem charmoso, o veículo
Léo Engelmann
15 anos atrás
FG, esse post me deu uma idéia.
Minha mãe tem em casa uma quantidade razoável de revistas antigas. A minha preferência são as Seleções. A mais antiga data de 1939, e a mais nova, salvo engano, 1994.
Mas vi em uma delas uma propaganda da Kombi, que tem oito televisores a disposição dos passageiros.
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
O 2T se refere a ciclos e não adição de óleo 2T
Bom dia! Os Motores Detroit Diesel 2 tempos veiculares que foram usados em tratores, Ônibus e Caminhões,(com exceção na Náutica) em geral não vingaram no Brasil porque o País é de clima Tropical. Esses Motores esquentavan demais devido ao seu regime de trabalho em alta rotação, pois em baixa o seu torque era inferior aos motores de 4 tempos da mesma categoria, e também por causa do seu ciclo 2tempos, que conseqüentemente o Óleo do Motor
perdia sua viscosidade ocorrendo vazamentos nas juntas e também um desgaste prematuro do Motor e chegando em alguns casos a quebra do Virabrequin.
Na Segunda Guerra Mundial os Motor es D.D. 2 tempos (serie 71) foram usados em larga escala em uma infinidade de veículos, e quando os Americanos foram para a batalha no Pacífico eles tiveram o mesmos problemas, como foi acima mencionado. Já ao contrário em Países de clima frio como Estados Unidos, Canadá e o estado do Alaska foram usados muitos Caminhões com esses Motores, porque como todos sabem o Óleo Diesel no Motor D.D. 2 tempos circula na parede do Cabeçote e o excedente volta aquecido para o Tanque de Combustível, evitando assim o seu conjelamento em inverno extremos.
Atualmente a MTU da Alemanha comprou a linha de produção dos motores D.D. 2 tempos da Genaral Motors, que está fabricando só o modelo da serie 53 para uso militar, e todas series 2 tempos não equipam mais veículos civis, porque não passa nas normas internacionais de controle de emissões de gases.
Espero ter ajudado, Obrigado.
Odeio todos os motores de 2 tempos, são barulhentos, duram pouco e falta torque em baixa rotação…a maioria destes Detroit estão nos lixões ou nos ferro-velho e foram substituídos por motores MB 352, que eram silenciosos, econômicos e com turbina andava bem. Lamentável a Ford, GM e Dodge quererem nos fazer engolir esta péssima tecnologia, eu prefiro usar os motores de tratores da MWM ou Perkins nos caminhões americanos do que usar um Detroit diesel, ainda bem que a Cummins, Iveco e a MWM trouxeram motores diesel típicos para caminhões para da concorrência, porque uma das razões da total hegemonia dos caminhões MB até 25 anos atrás era a total superioridade dos motores Mercedes sobre os concorrentes.
Concordo totalmente com teu comentário. Falou e disse. Trabalhei numa empresa que tinha caminhões Chevrolet com motor diesel detroit e só davam problemas. Eram ruidosos e duravam pouco.
Eu tenho um D60 plataforma hidraulica p/ 4.500kg c/ motor detroit 4-53 RARIDADE motor novo tenho interesse em vender tratar 41-8441-0050 ou 9890-9177 Donisete
Eu tenho um D60 plataforma c/ motor detroit 4-53 RARIDADE motor novo tenho interesse em vender tratar 41-8441-0050 ou 9890-9177 Donisete
DETROIT E MAGIRUZ DEUTZ – ORQUESTRAS A DIESEL
Fui caminhoneiro nos anos 80 e trabalhei 5 anos com um CHEVROLET D60 1977 com motor Detroit. Posso afirmar que o caminhão carregado e trabalhando de forma cruzada como mostrado no vídeo do Davi subia até em parede, tamanha a força do motor. Outro Detroit da época, e igualmente potente, era o 6-53 N, que equipava alguns caminhões Ford (se eu não me enganho os F14000). Existia uma transportadora da cidade de Americana que possuia vários cavalos mecânicos deste tipo. Na época em que fui caminhoneiro os Detroits eram muito criticados, porém, jamais trabalhei com um caminhão que tivesse um motor tão valente quanto ele. O que ocorria é que os motoristas da época estavam acostumados com a lerdeza dos motores Mercedes, sendo que o Detroit tem seu melhor desempenho trabalhando sempre em altas rotações, desta forma, trabalhar com ele cruzado é a maneira correta de tirar o melhor desempenho destes motores. Lembro-me de carregar o meu Chevrolet com carga de balança de caminhão truck (o modelo que eu trabalha era toco), e era simplesmente marivilhoso passar de 2ª reduzida para segunda normal e ver a frente do caminhão levantar, tamanha a força do motor. Até hoje, quando ponho a cabeça no travesseiro, escuto o ronco daquele Detroit.
Marcello o chevrolet que vc comenta eu tenho um e o ford era o f-8000 em v o visinho tem um e realmente tem muita forsa um abraço
amigo o ford saiu 8000 toco e truck e 8500 cavalo mecanico eu tive um ford 8000 toco realmente um motorzao pena que acabou
muito legal , quando era criança , perto de minha casa tinha um caminhão Detroit que transportava bananas , era muito louco aquele ronco , quando achei o vídeo do david , matei saudades de minha infancia
descul pa nao ter te respondido antes muita correria aqui
eu sou de Sao paulo capital um abraço
ola tudo bem eu tenho um d-60 motor detroit 4-53 é muito legal andar nele principalmente pelo ronco que ele tem e nenhum caminhao tem esse ronco so os detroit um abraço
meu pai tem um chevrolet d60 detroit muito loco o ronco dele
Jose ,minha curiosidade voce é de onde, cara eu asisti o que o Davi colocou no Youtube sobre o seu D60 Detroit, fiquei encantado.muito.bom. aqui na minha região, Sou de Belém do Pará, é muito difícil. por isso.que perguntei.é muito difícil, tenho 50 anos e só vi uma vez, como comentei para o Davi.
Senhores, bom dia.
Na verdade os motores Detroit que se falam aqui, não são 2T e sim na realidade motores de 4 tempos e apenas 2 ciclos, ja que fazem admissão e comtressão em um ciclo e explosão e escapamento em outro ciclo, como disse bem , não é necessario o uso de lubrificante 2T no diesel.
meu pai tem um chevrolet d60 detroit 4 cilindros 4-53 muito legal e anda ate hoje é muito legal o ronco
Eu sou do RS Santo Ângelo, tenho um D60 detroit é show acelerar e cruzar marchas nele, é 4 cilindros da série 53 com 140 cv, seu pistão ñ e grande q nem muntos pensam, é menor q o do 1113, seu pistão e de ferro, aguenta + o arroxo ando com ele so na lenha tens uns videos meus no you tube procuram por la e ( DAVIDETROIT ) E Ñ FUMACEIA NADA e vão ver os outros americanos com detroit aqueles caminhões de verdade, ñ essas porcaria de caminhões europeus q vem pra ca.
falou!!!!!!!!!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=erDFz0oPlU4
http://www.youtube.com/watch?v=PmwTn70oJPs
procurem la eu com meu detroisão o como ele levanta o giro, e ele ñ possui bomba injetora e ingeção direta kammon ray, e é alimentado com o Blawer tudo original de fábrica e show!!!!!!!!!!!!!!
Davi é um prazerzaço ,esta oportunidade, tenho 50 anos ,que lembre só vi uma vez um d60 detroi,em sucataria carregado,levando de ré uma carga de ferro ,no terreno baldil, fiquei imprecionado com o desempenho do caminhão, ai quando vi youtube suas imagens e postado vc colocando o carro pra acelerar,cruzar marchas, cara fiquei em estase,muito legal,ao ponto de procurar um aqui pra comprar,sei que é difícil, mas vou correr a luta,já encontrei alguns motores 4cilidros de maquinas de terraplanagens jogadas,no tempo de uma empresa.a pessoa me falou ,que o dono não recupera, preferi comprar outra maq. vou dá uma volta, e verificar a situação destes m,otores,ai tem muito destas maqs.???,é facíl encontrar.???,cara fiquei tao interessado que me encantei com o rooonco,o disempenho, e 4 cilindros,e as mudanças de marchas. muito legal.manda ou posta mais alguma coisa desta maq.abraço. forte.
Prezado Flavio, assisto alguns programas que vc participa na ESPN Brasil. Gostaria de fazer, lógico com vc, uma reportagem com o suprassumo dos onibus que já rodaram pela Via Dutra. O PD 4104 da Cometa, cujas lembranças são muito agradáveis.
Meu perfil: Sou carioca, tenho 66 anos, aposentado, trabalhei principalmente na Burroughs (computadores, hoje Unysis) nos primórdios da produção de memórias para máquina grandes, tinha um tio que possuia uma empresa pequena de onibus (JAB Turismo) e para terminar, foi meu avô Romeu Boffino quem trouxe a fórmula da “MARIA MOLE” industrial para o Brasil.
Qualquer novidade, favor entra em contacto ou pelo e-mail ou por 0XX1133958328 – Luiz Ivo G Pinto
Oí, sou Luciana, estou fazendo minha árvore genealógica e estou buscando familiares de Romeo e Ilka Boffino. Qualquer informação de algum Boffino que vieram da Itália, agradeço! Espero tua resposta!
E sobre o motor GM detroit modelo L.S. 500-600,
vocês sabem algo se tiverem algo interesante me envie,
desde já vlw.
att
Teve uma versão do Urutu com um motor detroit diesel 2 tempos de 300 cavalos (lá nos anos oitenta) era a melhor pra dirigir.
Agora ….o Frog eye TR 2 é um carro que parece feio mas tem um graça sem igual.
Motores diesel de 2 tempos equipavam muitos caminhões e ônibus GMC que vieram para o Brasil nos anos 40 e 50 chamados de GMC Marítmo pois, eram muito utilizados em balças, barcos e também em máquinas estacionárias.
Em 1975 a GM montou uma fábrica por aqui, lançando o motor Detroit Diesel Allinson (mais moderno) que equipou os caminhões Chevrolet e Ford. Esse motor não deu certo e a fábrica foi fechada entre 1979 e 1980.
Os modernos caminhões auto-bomba dos Bombeiros, chamados de Pierce ainda utilizam esse mesmo motor com câmbio automático. O barulho é igual aos antigos GMC Marítmo.
O motor GMC diesel 2 tempos, ao contrário do que muitos pensam, não é fumacento pois não queima o óleo lubrificante junto com o combustível. Ele faz o ciclo 2 tempos apenas na parte superior, atendido por janelas sòmente na admissão e uma válvula no escape. A alimentação é feita por bomba injetora e bicos convencionais. A grande curiosidade: desde os anos 40/50 o motor já posuia um super-alimentador de ar ou Blower.
Outras curiosidades: não havia correias no motor, ele girava para os dois lados (era só inverter o comando de válvulas).
É possível ver nos encontros de carros antigos alguns cavalos-mecânicos GMC e um único exemplar de ônibus GMC PD 4104 da Turismo Santa Rita. No Porto de Santos vi recentemente um Cavalinho em plena atividade, puxando Containeres.
Isso me fez lembrar os caminhões Chevrolet com motor Detroit Diesel, de uma empresa de gás, aqui no Rio de Janeiro. Rodavam aos montes no início da década de 80. O barulho deles era inconfundível. Mas o que assustava mesmo eram os “pilotos”, que só andavam com o pé direito cravado no assoalho.
Seriam ótimos competidores para o #96. rsrs.
Os caminhões chevrolet D60,motor detroit diesel,2t,eram muito comuns nos anos 60/70,o ronco era inconfundível,a fumaça ídem.Existe um D60 desses,motor 2t entregando gas em são gonçalo-RJ!
O LBM matou a charada, motores Diesel dois tempos são próprios para Navios, daqueles imensos, onde as bielas são aparentes, ou seja, rodam no seco. A lubrificação fica nas partes móveis. Desconhecia seu uso em máquinas terrestres, e diferente do que foi imaginado por alguns, não dá pra colocar óleo 2T no óleo Diesel.
tem várias opções de transporte para o #96, olha o link: http://www.localhistory.scit.wlv.ac.uk/Museum/Transport/Buses/Guy/guybuspics.htm
Belo poster classico com o caminhão Commer carregando três Triumph TR2 de competição. E por falar em Diesel 2T, um grupo formado pela Fiat, Peugeot, etc estava desenvolvendo há poucos anos atrás um motor desse gênero, que seria providencial para este momento de crises e de preço alto do petróleo. O que teria sido desse projeto?
O antigo motor Detroit-Diesel (utilizado por caminhões no Brasil na década de 70/80 – Chevrolet acho) eram dois tempos. Originais de motores náuticos, davam uma dor de cabeça braba para os proprietários. Um vizinho meu, caminhoneiro, tinha um destes na época. O barulho era bonito, mas …
Não vi nada de bacana !!!
Levar o #96…
Motor diesel 2t é, ou era não sei, muito usado em barcos tb.
Sugiro que o “nosso” 96 vá rodando para que possa ser recepcionado a cada cidade que passar.
Afinal, um carro de briga que se encaminha para o merecido descanso, com as merecidas glórias, deve ir rodando!!!
Quer dizer então que vai mesmo?
FG, os caminhões GMC 50 e poucos que forma muito usados no porto de Santos ( e tem ainda uns por lá, mas com mecanica Mercedes) eram diesel de 2 tempos . Como este aqui :
http://www.quebarato.com.br/classificados/gmc-57-para-colecionador__100857.html
Essa é nova pra mim
Caminhão dois tempos!?
Deve fazer uma fumaça lascada, mas parece ser bem charmoso, o veículo
FG, esse post me deu uma idéia.
Minha mãe tem em casa uma quantidade razoável de revistas antigas. A minha preferência são as Seleções. A mais antiga data de 1939, e a mais nova, salvo engano, 1994.
Mas vi em uma delas uma propaganda da Kombi, que tem oito televisores a disposição dos passageiros.
motor diesel dois tempos? Quantos cavalos???
E com 3 Frog eyes em cima ? Covardia. E ainda sobrou 1 lugar p/ o #96 .
Lindão…e diesel e dois tempos deve soltar quase nada de fumaça né…..