DE LENDAS E VERDADES

SÃO PAULO (vou votar) – Leio tudo que a blogaiada escreve, vocês sabem. Afinal, os comentários têm de ser aprovados antes de sua publicação (não, não é censura; é “controle de qualidade”!), e o verdadeiro sentido de um blog está nisso: na interação. Se eu não der bola para o que vocês dizem, para quê serve isso aqui?

Num dos posts abaixo, sobre a sanha assassina de alguns torcedores, que acham que Hamilton tem de ser abatido a tiros de bazuca em Interlagos, surgiram lembranças dos entreveros entre Senna e Prost nos tempos de McLaren e, depois, com o francês na Ferrari.

As batidas de 1989 e 1990 são as mais lembradas. O senso-comum diz que em 1989 Prost jogou o carro sobre Senna quando seria ultrapassado na freada da última chicane em Suzuka. Ayrton devolveu a gentileza na largada no ano seguinte, entre outras coisas, “porque mudaram a posição do pole-position naquela corrida”, só para sacanear o brasileiro.

Como muita gente aqui nem era nascida naquela época, selecionei vídeos das largadas dos GPs do Japão de 1988, 1989 e 1990. Como se nota, em todas elas a posição de largada era a mesma, por dentro da curva. Ninguém mudou nada em 1990 para sacanear Senna. Já era assim antes.

Foi só para esclarecer. É que algumas lendas são contadas tantas vezes, que acabam virando verdade. E não é assim que as coisas deveriam funcionar.

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WAGNER
WAGNER
10 anos atrás

A mudança da posição de largada foi acordada entre os pilotos e desrespeitada por balestre na ocasião, inclusive já faz muito tempo que o lado foi invertido, se Prost fosse o pole com certeza a história seria outra. As posições de largada são feitas para beneficiar o pole seja com a preferencia da tomada de curva ou do lado que traciona melhor, este critério cabe a quem pilota e não a quem segura a bandeira.

WAGNER
WAGNER
10 anos atrás

não vou me ater a historia da F1 , vou apenas me limitar a esta corrida de 1989, Prost queimou a largada claramente, balestre em 1996 confessou que fez de tudo para ajudar seu compatriota, em segundo lugar Prost jogou o carro propositalmente em cima de senna, assisti um video no youtube em que eles comparavam a tomada de curva do prost e a antecipação na hora da batida… a temporada de Prost em 1988 foi melhor mais por caprichos do regulamento ele não foi o campeão, em 1989 senna merecia o titulo, e Prost claramente apelou nesta corrida. Fato é que nenhum dos dois eram santos, mais neste caso especifico Prost foi muito beneficiado, inclusive a volta do senna pela chicane foi aprovada um ano depois pelos pilotos defendido pelo piquet caso o fato se repetisse. Prost levou vantagem nesta prova especifica em tres oportunidades, e senna daria o troco no proximo ano.

Pacheco
14 anos atrás

Eita… achei este post por acaso, pesquisando outras coisas por aí.

Quem sou eu para falar qualquer coisa, mas essa cruzada de desmistificação do Senna e do que a “Globo” diz acaba levando as pessoas a cometer os mesmos erros da emissora, expondo meias verdades.

Todo mundo sabe que o lugar do pole não foi mudado. Parece que só vc e seus seguidores precisavam lembra disso!

Jim
Jim
15 anos atrás

RESPOSTA DO FG:

O “famoso briefing” que está no YouTube é de 1991.

Caro Flávio,

O famoso briefing que está no You Tube é de 1990 mesmo, porém nele Senna se irrita não com a modificação da pole, mas com a sugestão do Piquet, acatada por todos, de permitir justamente o que foi motivo da punição dele no ano anterior (1989). Essa história da troca do lugar da pole eu já li em vários materiais (livros, reportagens, etc) sobre Senna e se não me falha a memória (infelizmente estou distante deles para consultá-los) esse eventual acordo havia acontecido numa reunião informal com a direção da prova e não em briefing ou qualquer encontro previsto na agenda oficial do evento.
Aproveito para deixar meus parabéns pelo conteúdo de seu trabalho, o qual ao longo desses anos todos sempre tive o prazer de acompanhar.
Abraço

Otávio
Otávio
15 anos atrás

Fazer o que? Só agora, estou colocando os blogs em dia…

Não deixa de ser um contra-senso (tem hífen? Só não vale perguntar depois de janeiro) o pole position largar pelo lado sujo da pista, ou não?

Gomes, no seu caso, o jornalista vem antes do blogueiro. Mas, em se tratando do Senna, não deixa de transparecer uma visão oblíqua de sua carreira, se é que dá pra me fazer entender.

John
John
15 anos atrás

Os melhores pilotos de todos os tempos:

1) FG
2) Felipe Gatica
3) Marcio Cordeiro
4) Helmut
5) Dick Cheney

Pelos comentários dos bacanas acima, nota-se que são ótimos em falar mal daquele que para a esmagadora maioria foi o melhor piloto do automobilismo mundial. Vi o FG falando na TV que Schumacher foi um piloto tão bom que não tinha adversários na pista. Mas que piloto tão bom é este que precisou usurpar por 4 ou 5 vezes da posição de um companheiro de equipe ? (RB). FG vc é tão anti-Senna e tão anti-RB que certamente acha que naquela prova em interlagos realmente acabou a gasolina dele ? do RB ? vcs são tão cegos que chega a dar nojo.

Guzz
Guzz
15 anos atrás

Na segunda batida eu ia assistir a corrida em um barzinho em Tupã-SP, onde eu morava.
Não me lembro por que, mas perdi a largava, quando eu cheguei de moto no lugar, o pessoal estava na rua com as bandeiras comemorando…

Não vi o bi do Ayrton ao vivo…

Cleison
Cleison
15 anos atrás

Acompanho F1 desde 1987, tenho um DVD do tri-campeonato do Senna onde ele fala sobre a polêmica de 90. O Flávio está certo, o pole sempre largou do lado direito só que na reunião dos pilotos antes da classificação ficou definido que quem largasse em primeiro saíria do lado limpo ou seja do lado esquerdo, mas por ordem da FIA isso não foi cumprido, o que deixou Senna muito irritado e se achando injustiçado.

Mario Spelta
Mario Spelta
15 anos atrás

Flavio,
Na verdade parece que a mudança na posição de largada, defendida pelo Senna, visava premiar o piloto pole position, que largaria na parte limpa da pista, a da esquerda, e não mais no lado direito, como sempre foi, pela faixa suja da pista.
Que tem lógica tem…
Não é isso?

Luciano M. Gonçalves
Luciano M. Gonçalves
15 anos atrás

Vamos aos fatos:

1- Alguém contesta que Prost queimou a largada de 89?

2- Alguém duvida que Balestre favoreceu o narigudo?

3- Alguém se lembra que a Ferrari provavelmente mandou Mansell, desclassificado, encher o carro de Senna em Portugal/89 para favorecer seu futuro piloto?

4- Flávio, o Briefing do Youtube é de 1990 mesmo. Repare na cor (azul) do macacão do Piquet. Em 1991, ele era amarelo (Camel patrocinando a Benetton)

3- Nunca disse que o Bruno Senna será um sucesso. Acho justamente o contrário, assim como ocorre com todos esses filhos de pilotos que pensam que vão comprar com $$ o talento dos pais. Enquanto isso, os melhores do atual grid, Massa e Hamilton, este último de origem humiide, vêm de famílias sem nenhuma tradição no esporte, o que novamente confirma que talento não se compra.

Helmut ao Dick Cheney
Helmut ao Dick Cheney
15 anos atrás

Apoiado! Sua lista esta ótima muito bem definida! Schummy,Fangio e Prost nos 3 lugares no pódio cada um sem sua categoria, Hepta,Penta,Tetra…seguido dos 3 melhores tri-campeões em sua ordem! Stewart 3 vezes Campeão em apenas 99 GPs, Piquet Tri-Campeão em equipes/motor/pneus diferentes e sem depender de puxa-saco da Globo para fazer nome na F1. Além do mais essa pachecada do Senna é insuportavel… Vou botar essa pachecada na conta do animador de torcida da Globo, Galvão Pacheco Bueno!!!

Gustavo Bandeira
Gustavo Bandeira
15 anos atrás

É abreu, tava na pilha pra comprar esse novo, mas quando vi o “conteúdo” da conversa de Barrichello com a equipe em 2002, nem me interesso mais, se for ler é só pra ter causos folclóricos e lendas absurdas da f1.
Eu achava que o Lemyr fosse um jornalista sério, mas com tantas pérolas, fica difícil acreditar nele.

Dick Cheney
Dick Cheney
15 anos atrás

Flávio, voce está coberto de razão.
Agora as “viúvas” acham que se pode rasgar regulamento, ou melhor, se é para beneficiar o “deus” das pistas, pode!
Ademais, para mim os melhores de todos os tempos foram:
1 – Schumacher;
2 – Fangio
3 – Prost
4 – J. Stewart
5 – Piquet
6 – Senna

Helmut
Helmut
15 anos atrás

Quero ver as milhares de desculpas esfarrapadas que a torcida sennista irá fazer com o sobrinho aqui no Gomes…acreditem Bruno Senna vai ser um fiasco na F1. E vou cobrar ja na primeira temporada! Bruno Senna conseguirá fazer mais pontos que Nelsinho Piquet em seu primeiro ano de F1? Eu duvido!!! E lembre-se que Nelsinho correu de “carroça” ao lado de um Bi-Campeão com toda equipe voltada para ele. Bruno Senna deve ser o único piloto na história do automobilismo a chegar na F1 sem ter conseguido títulos na carreira…Simplesmente ridículo o cara nem título regional no kart tem!

nico
nico
15 anos atrás

A partir dos 06min e 10 seg do filme II eu pergunto: em 1989 podia contar com empurrãozinho dos fiscais para fazer o motor pegar????

Abreu
Abreu
15 anos atrás

Gustavo Bandeira. O Lemyr Martins, mesmo sendo experiente, cometeu várias falhas num livro intitulado ” Os Arquivos da Fórmula 1″. Comprei o livro e me arrependi um bocado. Certa vez ele deu uma entrevista pro Serginho Groismann, acho que no SBT, que foi outro desastre. Não adquiro mais nada desse cara.

Djalma
Djalma
15 anos atrás

Por que ninguém aqui comentou sobre o GP da Europa desse ano?!?!?!

Dr. Koroiva
Dr. Koroiva
15 anos atrás

Ahhahahaha. Uma viúva aí em cima tá passando um sabão no Flávio Gomes:

“Como já foi dito, me admira um jornalista como você, não saber (ou fingir que não sabe) a verdadeira versão desta história.”

A verdadeira versão desta história deve estar na Bíblia.

gustavo
gustavo
15 anos atrás

Reparem em câmera lenta que o Prost queimou a largada!!!

José
José
15 anos atrás

Como já foi dito, me admira um jornalista como você, não saber (ou fingir que não sabe) a verdadeira versão desta história.

Senna havia pedido aos fiscais para que a mudança de lado fosse providenciada e ele seria atendido, obviamente, não fosse a metida de dedo do Balestre para que fosse vetada a mudança.

Renan GC Martins
Renan GC Martins
15 anos atrás

Flávio,
Não era nascido, mas tenho o dvd os anos dp tri e ele fala que Senna estava de mau humor não porque haviam mudado a posição do pole, mas sim porque havia um acordo dizendo que o pole poderia escolher de que lado largar, e não deixaam Senna largar por fora.

Tazio
Tazio
15 anos atrás

A quantidade de bobagens que eu leio por aqui é impressionante…
Pelo menos a diversão é garantida…

Franco
Franco
15 anos atrás

o maior piloto da F1 é o alemão Schumacher ate que venha alguem e ultrapasse a quantidade de titulos do alemão o resto é choro de viuva ….

Franco
Franco
15 anos atrás

uhauuhuauauh as viuvas ficam doidas
dá-lhe Prost o narigudo mor

abraços

Racer-X
Racer-X
15 anos atrás

Você não faz censura? Já fui censurado muitas vezes só por que sou contra a hipocrisia da Esquerda Festiva do Baixo Leblon, aquela que insiste em dizer que o sanguinário ditador Fidel Castro é um estadista, entre outros absurdos.
Eu sei que vou ser sumariamente censurado, mas o meu consolo é que você vai ter que ler isto antes de jogar na lixeira.

Ubaldir jr.
Ubaldir jr.
15 anos atrás

Pra mim essa história de que resolveram mudar o lugar da pole e depois “desresolveram” me parece mais uma pro rol das lendas. Ainda mais em 90, quando o Prost estava de Ferrari e o Senna de motor Honda, no Japão. Se o Balestre puxava pro narigudo, imaginem a pressão que haveria por conta dos japoneses em cima de uma suposta volta atrás em uma decisão dessas? Essa daí tá parecendo mais uma dessas histórias iguais à conversa de mamãe Barrichello com Rubinho no GP da Áustria em 2002.

pedro
pedro
15 anos atrás

Sindrome de povo de terceiro mundo.
Engraçado q na ultima corrida quando o Massa jogou o carro pra cima do Hamilton muita gente disse que foi “coisa de corrida”. Quando Schumacher fez isso com o Villeneuve a imprensa toda do Brasil caiu em cima do alemao.
É…pimenta no dos outros é refresco…
Abraços

Gustavo Bandeira
Gustavo Bandeira
15 anos atrás

Muita gente (inclusive eu!) achava que essa lenda da posição de largada ser invertida tinha realmente acontecido, mas procurando as fontes ví que foi só o Ayrton que disse que a posição de largada tinha sido alterada antes da classificação. E acho que se tivesse havido um acordo o Flávio não teria porque dizer o contrário. Acho que essa foi desculpa do Senna pra jogar o carro em cima do Prost.
Mas que o narigudo mereceu mereceu. E olha que eu acho que ele foi um dos maiores!
Quanto as Lendas do Lemyr, respeito o cara, jornalista experiente e tal, mas eu já ouvi algumas outras coisas dele que são meio difíceis de acreditar, como no GP do Japão de 1991 que a MacLaren “Tirou” um pouco da potência do motor do carro do Senna para que o Berger fizesse a pole na classificação (O flávio pode até verificar essa!) , isso tá num dos vídeos que tenho em ksa acho que naquele “anos do tri”, eu não entendo nada de motores, mas acho que isso é tão fácil assim. No mínimo estranho.

Kyna
Kyna
15 anos atrás

Por favor, NUNCA comparem algo que aconteceu ou podr acontecer entre o Massa e o Hamilton com tudo que aconteceu entre Senna e Prost.

comparar Massa e Hamilton com Senna e Prost é xingar da pior maneira possível 2 dos maiores pilotos de todos os tempo.

Luciano M. Gonçalves
Luciano M. Gonçalves
15 anos atrás

Flávio,

Não disse que o pole deveria escolher o lugar de onde deve largar, embora isso não seja nenhum absurdo, afinal de contas o premio do pole é largar na frente, e ter condições de fazê-lo efetivamente. É razoável supor que ele deva ficar do lado limpo da pista…Ademais, acho que a “cegueira” da FIA em relação à largada queimada por Prost fala por sí mesma. No briefing antes da prova de 90, Piquet argumenta com razão que ao retornar à pista pelo mesmo lugar de onde saiu, (argumento usado na desclassificação de Ayrton) o piloto que passasse reto na chicane estaria colocando a sí mesmo e aos outros em posição perigosa, pois precisaria voltar na “contra-mão”. Pergunto então: já não era perigoso em 89? O roubo naquele ano foi tão escancarado que até mesmo o nazista Balestre o admitiu em entrevista anos depois…Qualquer um com algum brio teria feito o mesmo que Senna em 90, vendo-se na iminência de ser novamente roubado. Isso é muito diferente das vigarices perpetradas por Schumacher, que incluiam entre outros usar um carro fora do regulamento…

Diretor
Diretor
15 anos atrás

Gómes,
Mandou bem vc.
Fora isso, enloqueceu as viúvas/tias.
Sim tias, visto que agora temos 1º sobrinho.

Abs.

Felipe Gatica
Felipe Gatica
15 anos atrás

Bem colocado Flavio, 95,5 das sabichonas que escrevem aqui tinham pelo menos 5 ou 6 anos nessa época. É a geração”eu era pequeno mas vi num vídeo”, hahahaha. Agora não sei quem é mais chorão, Senna (pilotava muito mas era um porre), a blogaiada, Rubinho Barrichello, Massa (também bastante chorãozinho), Caio Jr. ou Lula Pereira? Brasileir, Ô povinho que chora!!!Ah!, tem o Dr. Osmar da bandeirantes também!!!

Marcio Cordeiro
Marcio Cordeiro
15 anos atrás

No apice de seu desespero,pede pra correr de graça na Williams-Renault em 93 mas Prost lhe barra..A Renault por sua vez fica com a faca e o queijo nas maos,intimando Senna a se redimir publicamente sobre seus comentarios do passado sobre o motor Renault.Em sua epoca de Lotus ,Senna creditava suas quebras a fragilidade dos motores.E como o mundo gira e da muitas voltas ,eis que a Renault se torna o melhor propulsor da categoria,mostrando ao mundo o lado duas caras de Senna.Sem a internet na epoca ,ainda eramos escravos das organizaçoes globo e nada disso foi relatado.Chorou,fez beicinho,bateu pezinho e foi ver DEUS mais rapido,ja que em suas proprias palavras tinha visto “ELE” dentro do tunel de Monaco em 89.

Léo Engelmann
15 anos atrás

Grande dica a do You Tube dada pelo Leonidas Fº. Já está no meu Twitter.

Raphael Mesquita Siqueira
Raphael Mesquita Siqueira
15 anos atrás

Só acho completamente bisonho esse critério de deixar o pole largar no lado sujo.

Mário Gasparotto
15 anos atrás

Muito bem. A posição de largada do pole em Suzuka, até 1990, sempre foi do lado sujo da pista, uma clara desvantagem para quem fosse mais rápido, não importa quem. Como Senna sempre foi mais rápido do que qualquer um que esteve na pista contra ele, exceto nos dois últimos anos de McLaren (1992 e 1993), o maior prejudicado com isto era ele. Se a posição de largada fosse a adequada, a organização da prova não teria mudado-a no ano seguinte e permanecendo assim até a última corrida que aconteceu lá. Na minha opinião, os organizadores deveriam ouvir um pouco mais o que os Pilotos tem a dizer, coisa que raramente acontecia na época do Sr. Balestre

Daniel Alves
Daniel Alves
15 anos atrás

Eu já era nascido nessa época assim!…rs
Lembro que o Balestre chegou até a ameaçar o Senna tirando-o da F1 no ano seguinte…e o Senna, em zilhões de entrevistas, falava que abriria mao da coisa mais importante da vida dele (q era a carreira) em troca da palhaçada feita pelo circo da F1 em favor do narigão. (q pilotava muito também diga-se por passagem).
Tanto que em 1992 (eu acho, nao lembro direito), tem um video de uma coletiva com os pilotos pré-prova no Japão falando dessa regra de ultrapassagem naquela chicane. O Senna, puto, discordou, falou um monte e deixou a sala…uma das palavras foi: “O q aconteceu antes comigo foi uma palhaçada, não mudou nada…não posso concordar com isso…bla bla bla” (em ingles)

Enfim, coisas da F1…..
Boa semana pra todos…

Malta
Malta
15 anos atrás

Imagine uma batida dessas o que não renderia aos pilotos. Com esses comissários de hoje onde cortar uma pequena chincane já rende um acréscimo de 25 s, vamos a alternativas:
a) Punição para o piloto com a perda de 10 pontos;
b) Suspensão por 3 corridas;
c) Passagem pelo boxes durante as próximas 05 corridas;
d) Todas as anteriores;
letra d com certeza.

Eric
Eric
15 anos atrás

Ao Marcio Cordeiro
“No inicio da temporada de 93
Depois de conquistar tantas vitorias graças a eficiencia de sua equipe,diz em alto e bom som que so correria com contrato por corrida,tipico de uma pessoa ingrata que so pensa nela mesmo.”

E o Piquet,que nem chegou a andar por que ninguém lhe pagou o que ele pedia para pilotar???

Antes pedir e nego pagar porque vê que tem capacidade e toca para cacete do que ser um tricampeão mundial aposentado por força maior…..já tomava sapato de um certo alemão novato…..

Marcel Pilatti
Marcel Pilatti
15 anos atrás

Flavio,

1) Tem aquele video de 1990, também, em que o Senna se irrita na conferência dos pilotos. Motivo: Nelson Piquet argumentou que se um piloto sofresse algum tipo de acidente na chicane e ficasse ali parado de modo a atrapalhar os demais pilotos, este deveria ser empurrado pelos fiscais, e não tomaria punição.

e o que aconteceu, em 1989?

2) Prost, sim, queimou a largada – foi punido?

3) Você deve lembrar da famigerada entrevista do Balestre em 1996, dizendo que interferiu no resultado da prova no Japão/89 para favorecer seu compatriota. Lenda ou verdade?

4) em 1991 – e desde então – o pole larga do outro lado, como já disseram.

5) vou dar um exemplo bem simples e atual: Grande Prêmio da Europa (Valência) de 2008. A posição do pole foi modificada, lembra? foi até notícia no grandepremio.

Abraços.

Julio Cesar
Julio Cesar
15 anos atrás

Ficou combinado antes do treino classificatório que o pole largaria por fora,mas mudaram depois da classificação, essa foi a sacanagem.

Marcelo de Castro
Marcelo de Castro
15 anos atrás

Muito bons os comentários acima. Me lembro também que a Mclaren e Senna tentaram mudar, em 1990, o lugar do pole. Sempre foi do mesmo lado e sempre o Senna largou mal.
Somente em 1991 fizeram isso e o que acontece??? Senna larga em segundo, de novo do lado sujo da pista.

Samuel Lincoln M Barrocas
15 anos atrás

Não, imagina, o Balestre era um cara muito justo, correto, nunca fez nada em benefício do Prost e contra o Senna…

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Flávio, eu sou Sennista de carteirinha, pra mim foi o melhor piloto de todos os tempos. Mas procuro ter uma visão um tanto realista das coisas, para mim é claro que ele jogou o carro no Prost, mas numa história mais recente vimos isto também quando Schumacher jogou o carro em Hill, em 1994 e também jogou em Villeneuve, não sei se foi em 1997, acho que foi. A sede da vitória foi maior, e sinceramente não faço a menor idéia do que a FIA irá fazer se o Massa jogar o carro em cima do Hamilton para tentar prejudicá-lo, ou quem sabe o Raikkonen fizer isso sei lá, ou o Alonso hehehe
Eu sei que parece viagem, mas seria interessante ver qual a postura da FIA, que anda punindo à tudo e a todos. No mais, realmente é lamentável por ser uma atitude anti-desportista, mas pra mim pelo menos não desmerece em nada o que o Senna foi e continua sendo, o maior piloto que a Fórmula Um já viu.

Leo
Leo
15 anos atrás

Pra que tanto chilique?

89…proposital!
90…proposital!
94…proposital!! (96 também)

O que há mais para se discutir?

do Amaral
do Amaral
15 anos atrás

Prost fazia muito queimar largadas – bem, isso eu lembro de ouvir o próprio Senna dizer na TV, depois da vitória em Mônaco 93.
O francês tinha sido punido por queima da largada, e saindo da pole (com a Williams doutro planeta). Mas o comentário do brasileiro pareceu espontâneo e sincero.

Pode ser que naquele ano Prost – q tinha ficado parado a temporada anterior – tenha feito suas primeiras largadas com o sistema eletrônico das FIA que detecta queimas; pode ser ser verdade pois antes não havia sensoreamento e o presidente da Federatión era Balestre.

Ceres Miranda
Ceres Miranda
15 anos atrás

Acontece que, em 1990, os pilotos combinaram com a direção da prova de Suzuka que o lugar do pole seria mudado aquele ano para o lado esquerdo (lado limpo da pista). Como não foi o Prost que fez a pole, o diretor de prova decidiu deixar o pole do lado sujo mesmo. Aí, o famoso vídeo do Senna perdendo a paciência e deixando o briefing antes da corrida quando soube que a direção da prova voltou atrás do combinado anteriormente.

RESPOSTA DO FG:

O “famoso briefing” que está no YouTube é de 1991.

marco
marco
15 anos atrás

pelos menos as corridas eram decididas nas pistas e naum nos bastidores e erros de equipe…

Danilo Albergaria
15 anos atrás

Putz, e é terrível também o que os anti-senna escrevem.

Acho que foi por isso que eu parei de frequentar fóruns de automobilismo.

Danilo Albergaria
15 anos atrás

Lamentável como muitos “sennistas”, de tão irracionais, acabam afundando os próprios argumentos que defendem o cara.

Chega a ser engraçado.

Acho que o Flávio gosta mesmo é de provocar essa patota.