FORCE MCLAREN

SÃO PAULO (upgrade?) – Está praticamente certo o acordo entre a Mercedes e a Force India, para que a ex-Jordan, Midland e Spyker passe a usar os motores alemães no ano que vem. A Toro Rosso fica com a Ferrari. A Red Bull, com a Renault. A Williams, com a Toyota. Das montadoras presentes na F-1, só BMW e Honda não fornecem a ninguém.

A parceria com a Force India significará, também, um certo envolvimento técnico com a McLaren. O que significa que se tem uma equipe candidatíssima a ser a pior de todas no ano que vem, essa é a Honda.

Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Djalma
Djalma
15 anos atrás

tá explicado porque Raikkonen bateu no Sutil e Massa tentou acertá-lo duas vezes em saída de boxes, conseguindo, por fim, fazê-lo bater em Singapura!

hehe, adoro teorias da conspiração tipo flavio briatore mandou nelsinho bater no muro! sensacional!

Satoru Gonzales Naka
Satoru Gonzales Naka
15 anos atrás

Se eu fosse o Ross Brown, inventaria uma segunda equipe da Honda. Só para a matriz não largar em último em todas as corridas!
Que Fisichella/Sutil que nada! O lance é Paul di Resta e Sussie ‘Loirinha Gata’ Stodart!

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
15 anos atrás

Não Juliano, Kovalainen fica onde está. O cara não faz nem sombra para o Hamilton. Ferrari e Mclaren inverteram os pápéis; foi-se o tempo que o ingleses apostavam em uma dupla de pilotos fortes. Agora, na McLaren, é um protagonista e outro coadjuvante.

Paul Di Resta parece ser um bom piloto, vai sobrar pro Fisichella (um bom piloto, mas só para equipes médias/pequenas).

petrafan
petrafan
15 anos atrás

a Foerce India será mais uma equipe a ter que tomar cuidado com ex-funcionários da Ferrari que, por sabe-se lá qual motivo, levam documentos que poderiam caber em um pen drive ou DVD-R a uma lojinha de xerox da esquina e pedem para o atendente copiar centenas de páginas durante várias horas.

Filipe
Filipe
15 anos atrás

Tiago, a Force India não usa o mesmo motor que a Ferari e a Toro. Existe uma regra que proibe tres equipes de usarem o mesmo motor, então a Force India recebe uma outra versão do motor Ferrari bem inferior. Esta é uma das razões pelas quais querem trocar para a Mercedes.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Pois é, todo mundo está se mexendo, Force Índia com MB, Renault voltando a andar bem, Williams prometendo com patrocínio da Saudia e a Honda nada!

É hora mesmo do Barrica sair.

Lima - F1around.com
15 anos atrás

Ah, um ponto interessante, a McLaren vai enfiar o Paul di Resta lá na Force India. Para quem não conhece o escocês Di Resta, ele só fez o Vettel comer o pão que o escocês amassou na F3.

Perdeu um pouco o timing na F1, mas ele tem apenas 22 anos e acho que tem futuro…

Abração!

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Vou no sentido oposto, acho que a Honda vai ter um carro mediano pro ano que vem, pra ficar pelo menos no top10. Os caras não fizeram merda nenhuma nesse carro, se o carro do ano que vem não for pelo menos meia boca, manda todo mundo embora.
Se a Force India não der um Ctrl+C, Ctrl+V na aerodinâmica do carro também vai continuar onde está, porque esse ano correu com motor Ferrari, os mesmos que tem dado tanto o que falar nos carros da STR.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Eheh… bem que eu disse que pro Barrichello, trocar a Honda pela Force India não seria tão mal negócio assim.
Só que agora é tarde, a Force India já renovou com seus dois pilotos pro ano que vem.

Hélio Carreira
Hélio Carreira
15 anos atrás

Flavio,

Que vantagem a Honda leva, com essa história de “CARRO VERDE” ?
Gostaria de ouvir sua opinião.
Grato

Felipi - Br
Felipi - Br
15 anos atrás

Por mim, cada montadora ou equipe com grana suficiente para ter um carro competitivo, deveria poder ter uma equipe parceira ou B. Dai seriam 10 ou mais equipes andando e competindo em alto nível, reduzindo os custos e as discrepâncias entre as equipes.

Por exemplo, a parceria ToroRosso e RedBull é fantástica, permitiu o surgimento de 4 carros competitivos, não ganham títulos ainda, mas, incomodam e ajudam a dar emoção a F-1. Apesar de comprar os motores. Por outro lado, a Williams falta é dinheiro e/ou o apoio de uma grande montadora.

No caso da Force India, a parceria com a McLaren vai permitir que a equipe brigue por pontos e vitórias. Assim, não será um peso morto na F-1.

Ano que vem a F-1 deve ficar mais competitiva, em boa parte devido a mudança nas regras. Não me espantaria se a Honda desse um salto enorme, e começasse a incomodar as equipes de ponta, e com o Ross Brawn lá, existe uma enorme possibilidade disso se concretizar. Portanto, se o Di Grassi for parar na Honda no lugar do Rubinho, talvez, seja um negócio maravilhoso e, logo, começar a brigar por vitórias e se preparar para ganhar títulos..

Juliano
Juliano
15 anos atrás

Kovalainen já tem emprego para 2010

Lima - F1around.com
15 anos atrás

Flávio,

Algo que eu sei é que a Force India tem um contrato com a Ferrari até o fim de 2009. O ponto interessante nessa mudança é que Ian Philipps, dirigente da Force India, ventilou que a Ferrari não tem a mínima idéia de como desenvolverá o seu sistema de KERS, se inhouse ou se contratará uma terceira empresa para desenvolver o seu sistema.

Considerando o quanto algumas equipes estão apostando no sustema para dar um salto de qualidade, como a própria Honda, eu acho que a Ferrari pode estar mostrando certa debilidade para o ano que vem…

Eu escrevi a respeito no meu blog:

http://f1around.wordpress.com/2008/10/10/force-india-ferrari-mercedes-kers/

Abração!

SpeedRacer
SpeedRacer
15 anos atrás

pfff Fisichella nunca fez nada na renault

Filipe
Filipe
15 anos atrás

Marco, os maiores preponentes desta mudança eram justamente a Force India e a Williams. Como os indianos mudaram de opinião, tio Frank esta sozinho e sem força politica para se opor a idéia. Ainda mais em tempo de crise economia e com o desempenho da Toro Rosso em comparação a Red Bull provando que a idéia de que seria injusto não-construtores disputar um mundial de construtores é falsa.

Eu acho que a disputa pela última fila ano que vem bem dificil de prever agora. Mesmo sem a McLaren, a Force India vai ter um carro desenvolvido por ela (o chassi deste ano foi desenvolvido pela Spyker) e os caras tem dinheiro e bons tecnicos. O da Honda tem vai ter dedo do Ross Brown, a Williams deve ter por conta dos arabes mais dinheiro pra impedir que a equipe fique andando para trás ao longo da temporada, os quatro touros vermelhos tem o Newey num ano de grandes mudanças técnicas, a Toyota é a incognita de sempre.

Mirax
Mirax
15 anos atrás

Com Fisichella num carro com motor forte, um dos mais fortes juntamente com o da BMW e o da Ferrari, a gente vai ver ele perturbando o pessoal da Toyota, Toro Rosso e Williams.

EdisPJ
EdisPJ
15 anos atrás

Hum…será que a tecnologia de fazer falcatruas – e depois negar tudo, até ser desmascarado – também vai junto?

Eric
Eric
15 anos atrás

E se rendem aos German Made…..Scusi Tifosi….parece que os clientes da marca da eguinha brava não estão contentes não….

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Saudades dos Ford, Porsche, Judd, Alfa Romeo e por aí vai….

Marco Alves
Marco Alves
15 anos atrás

O envolvimento técnico com a McLaren ainda está dependente do que irá sair do regulamento da FIA para as próximas temporadas, que a principio visava proibir que existissem equipas partilhando chassis mas com a actual crise na F1 parece existir flexibilidade sobre esse assunto, o que irá permitir que equipas com poucos meios possam utilizar algum material competitivo a preços reduzidos, quem não está a achar muita graça a essa viragem de ideias é a Wiliams, mas neste momento ela parece isolada no seu descontentamento.

A parceria entre a Force Índia e a Mercedes deverá implicar a colocação na F1 de Paul di Resta um piloto que corre pela Mercedes no DTM e que a marca alemã pretende ver na F1.