FOTO DO DIA

SÃO PAULO (maravilhosa) – Todas as cores das latas andantes de São Paulo na década de 70. Para quem não conhece, esse é o Vale do Anhangabaú, e esse túnel, que não existe mais, se chamava Buraco do Adhemar (feito por Adhemar de Barros). O Jânio Quadros duplicou a passagem de nível e fez uma praça por cima. Lá no fundo, o Viaduto do Chá. O primeiro prédio, à esquerda, era a sede das Indústrias Matarazzo. Hoje, é sede da Prefeitura.

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valdeci vaz da silva
valdeci vaz da silva
13 anos atrás

olha que coisa maravilhosa o w fusca dominava o mercado de veiculos nesta ft a maioria dos carros sao eles parabens pela foto sou de sorocaba mais morei ai na av casperlibero em frente a estaçao da luz abraço a tds q ler a materia

Fernanda
Fernanda
13 anos atrás

Nossa, lembro de passar ai quando criança!

Anderson
Anderson
15 anos atrás

Esse túnel tb inundava qdo chovia forte?rs

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Obs.: “próximo”…. também sofro de “dedo gordo”…LOL

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Boas…

Foto linda… e a cidade parecia mais arrumada no o “velho Anhangabau”.

no prócimo final de semana vou dar uma passada na casa do meu Pai para revirar as caixas de fotos antigas… lá tem alguns postais que podem dar o que falar.

Abraços

Mihail
15 anos atrás

vou colocar no meu fotolog, com as devidas citações. Irá aparecer no Google Earth. Abraço, esse é um dos melhores blogs do sistema solar

Tadeu Schorfrey
Tadeu Schorfrey
15 anos atrás

Belas essas fotos antigas. Daqui da Alemanha então, é só saudade. Achei este outro blog muito bacana também , fica a dica.

http://carrosantigos.wordpress.com/

Abs, TS.

Bianchini pai babão de férias
Bianchini pai babão de férias
15 anos atrás

Alvaro, assino embaixo de seu post. Para as fábricas é muito mais cômodo produzir essa enorme massa de carros em qualquer cor que esteja no espectro entre o prata e o preto, pois para mudar a cor é necessário esvaziar o tanque de pintura, encher com outra cor… dá trabalho e as fábricas sabem que o consumidor tem QI inferior a 10 e compra qualquer porcaria (a palavra não é bem essa, mas tudo bem) que for para a concessionária. Aí, para induzir o consumidor a comprar os pratas, pretos e cinza ratazana, colocam-se cores ridículas como o Verde Jamaica da Ford (quem batizou a cor devia estar doidão e quem aprovou estava mais ainda), aquele “azul” no catálogo da Fiat e da Ford que era roxo (na Fiat, quando lançaram o Palio, era o Azul Istambul, na Ford não lembro), entre outras aberrações, ao invés dos tons de bom gosto (ou pelo menos a maioria) que aparecem na foto. Aí o consumidor não compra essas combinações estranhas, e a empresa tem o álibi para impor a ditadura monocromática ao trouxa do consumidor.
Ah, antes que me cornetem por chamar quem compra carro preto e cinza ratazana (duas cores MUITO apropriadas para o calor tropical…) de trouxa, apenas informo que, se o carro encalhar na concessionária (a VERDADEIRA vingança do consumidor), a fábrica é obrigada a mudar seus conceitos e demitir os paspalhos dos departamentos comercial, de marketing e de finanças, que em conluio tramam contra a liberdade do consumidor escolher uma cor decente para seu carro.
Em tempo: alguém lembra quando a VW trouxe para um Salão do Automóvel um Golf VR6 Color Concept? Aquele modelo em que a parte central do estofamento combinava com a cor externa? Se fosse verde, bancos com uma faixa central verde, idem para amarelo, azul e vermelho (as outras opções de cores disponíveis).

Placido
Placido
15 anos atrás

Verde-Guarujá ? Tive um Uno dessa cor. Acho que 1991, Uno S 1.5 . Depois outro, S-1.5 1992 mas Verde-Itajaí. E um Gol CL 1.5 Verde-Angra, acho que 1994. Adoro esses nomes de cores…. rs rs

Jason
Jason
15 anos atrás

1972, sem dúvida.

Já há Variant e TL verde guarujá, cor que saiu naquele ano.

Há também um Mercedinho 608, lançado em 1972.

Não tem nenhum carro 1973.

Invenus
Invenus
15 anos atrás

Pelo menos nessa época não tinha uma lei idiota de proibição de propagandas… a do Yakult é 10!!!

Tex
Tex
15 anos atrás

Meu pai foi mestre de obras na construção da passarela embaixo do Viaduto do Chá, se nao me engano em 90 dias.
Também esteve na construção dos viadutos da Bernardino de Campos, Paraiso, Tutóia e 23 de Maio acesso a Sena Madureira, e em outros pontos da cidade.
Época da construcao das grandes avenidas, onde Sao Paulo era um grande canteiro de obras e mudou de fisionomia.
Anos 70 época do “milagre brasileiro”, onde anos depois chegou a conta.

Rick
Rick
15 anos atrás

Embaixo daquele prédio branco a direita , éra a sede do Touring Club do Brasil , ficava um monte de guinchos Ford F100 Amarelos , todos com rádio. Lembram ?

Andre
Andre
15 anos atrás

Gomes..
Não posto muito por aqui.. Mas como cidadão paulistano e passo por esse local todo santo dia…
Venho corrigir o caro companheiro..
Essa passagem sim foi feita pelo Adhemar de Barro.
Hoje no lugar dela existe a Passagem subteranea TOM JOBIM.
( QUE FOI O MALUF QUE FEZ ).
A parte hoje onde existe a praça é logo mais a frente onde esta o viaduto.
Onde os tuneis foram feito o primeiro( SENTIDO SANTANA ) pelo Janio e o segundo (AEROPORTO ) pela Erondina.

Abraços.
Ps… Tenho assistido a ESPN gosto muito dos comentarios seus e de alguns colegas. Pois são simples e diretos. Importante que não querem fazer o Teleespectador de simples crianças que não sabem o que é F1,Futebol ou qualquer outro esporte.

Alvaro
Alvaro
15 anos atrás

como já foi dito, o problema dos carros monocromáticos atuais, é o consumidor, um monte de gente fala mau dos pretos e pratas, fala, olha que amarelo ou verde ou marrom lindo, mas quem é que compra um carro assim hoje, mesmo que exista. As montadoras geralmente lançam uma cores assim no inicio, mas poucos compram e elas são obrigadas a tirar, e quem comprou ficou com o mico na mão, infelizmente é assim

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Arrisco-me a dizer que essa foto é de 1972, pois o carro mais novo que vejo nela é uma Variant 72, verde, no canto inferior direito da foto. Apesar de não ver a frente, que era mais baixa que a da 70 e 71, essa cor verde começou em 72 mesmo.

Impressionante como a gente se lembra desses detalhes de quando é pequeno, porque hoje eu não consigo mais diferenciar os anos de fabricação dos carros.

Detalhe interessante é o caminhão FNM laranja, no canto inferior esquerdo.

Curioso ver como as cores dos carros realmente alegram a paisagem. Meu próximo carro será amarelo e dane-se se minha esposa acha ridículo ou não. Vou dar minha contribuição para o colorido da cidade.

Quem alterou o Vale do Anhangabaú foi a Erundina, tanto que o “buraco do Adhemar” passou a se chamar “buraco da Erundina”. O Jânio fez a revitalização da parte superior do Anhangabaú. Está bonito hoje, mas tem uma aparência triste pela falta de movimento.

Quando eu era pequeno muitas vezes peguei o ônibus embaixo do Viaduto do Chá. Como sou do interior, o movimento me impressionava demais, porque em Sorocaba tudo era mais calmo e São Paulo já era uma loucura. Aliás, foi exatamente embaixo do Viaduto do Chá que meu pai levou uma bela batida. Seu Fusca 66 foi abalroado (adoro essa palavra!) por uma pick-up Jeep. Que covardia!

Acarloz
Acarloz
15 anos atrás

Eu voto na betoneira FNM laranja, à esquerda. Concretex se não me engano….

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Definitivamente nasci na época errada, poderia ter nascino em 55 em vez de 78…

V Maghetti
V Maghetti
15 anos atrás

Fenemê, Aero Willys, Gordini (Dauphine, 1093?), Kombi e Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca, Fusca….

A presença dos Fuscas nas ruas era massacrante, a foto não me deixa mentir. Aonde foram parar todos eles? Parte foi para as coleções, parte está rodando pelas estradinhas do interior (rodo muito pelo interior do Sul de Minas, e láo Fusca ainda é o rei!), outros ainda rodam, valentemente, pelas cidades. Mas…. e o resto? Sumiu… abduzidos? ferro-velho? Aonde estarão?

Dá para imaginar o viaduto do Chá vazio deste jeito? Lembro-me de meu tempo de menino, morando próximo ao ginásio do Ibirapuera, quando minha mãe ia de carro (Chevrolet Bel Air De Luxe 51) levar meu pai até o seu local de trabalho, no vale do Anhangabaú. Repetia a viagem para buscá-lo, na hora do almoço, para levá-lo novamente até lá, após a sesta (pois é, naquele tempo, dava para dar uma dormidinha após o almoço, dá para acreditar?), e ia, no final da tarde, buscá-lo novamente. Ou seja, fazia, quase diariamente (às vezes, meu pai almoçava no Centro), 4 viagens de ida e volta por dia dos Jardins até o vale do Anhangabaú, viagens essas que duravam cerca de 20-30 minutos cada! Hoje, isto soa como absurdo, mas dá uma idéia de como o trânsito era melhor naqueles tempos. E o pessoal reclamava do “trânsito”!

Carlão
Carlão
15 anos atrás

Vendo essas fotos penso que demitiram todos os químicos que ficavam misturando gotinhas de tinta para conseguir uma cor nova. O mundo era mais colorido e consequentemente mais alegre. Foto incrível.

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Arrisco 71. E apesar desse colorido todo, arrisco dizer que, uma foto na mesma posição (fácil, pois foi tirada de cima do viaduto Santa Ephigênia que está lá desde 1906, e cujo empréstimo ingles para financia-lo, terminou de ser pago a uns 15 anos se a memória não falha) vai mostrar muito mais verde e pouquíssimos carros, que foram devidamente enterrados, pelo lado esquerdo com o buraco da Erundina e pelo lado direito com o buraco do Janio. A passarela abaixo do viaduto não existe mais e foi abaixo dela que ocorreu o maior comício pelas diretas já. A passarela serviu de palco .
O prédio escuro quase no meio da foto é a Camara de vereadores e seus zilhões de parasitas que infestam a máquina pública, e atrás do predião branco, dá pra ver um pedaço do telhado do Joelma de triste memória.
Bela foto sem dúvida. Belas lembranças também.
São Paulo é São Paulo.
Apesar de estar morando em Santos, minha paixão por essa cidade não tem limites, assim como minha indignação com o que fizeram com ela.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

Bem lembrado, Placido… ali naquela área das árvores era onde paravam as linhas da CMTC que iam para diversos bairros da zona sul… no começo dos anos 80, do alto dos meus 5, 6 anos de idade, sempre pegava ali, do lado direito da foto, perto de onde tem hoje a entrada do metrô Anhangabaú, o ônibus que ia pro Valo Velho para ir com minha mãe em um centro espírita que existe até hoje na Alameda dos Arapanés, em Moema, uma quadra mais abaixo do Bar Paddock, do Louzão. E para chegar ao ponto, vindos (eu e minha mãe) do Parque Dom Pedro, sempre desciamos pelas escadas rolantes da Galeria Prestes Maia e atravessávamos pela passarela por baixo do Viaduto do Chá.

Os ônibus? Geralmente eram uns belos O-355 ou O-362 da Mercedes, sempre bem cuidados pela CMTC, com aquela pintura azul e creme que ficou apenas na memória…

Eita bons tempos…

Brunno
Brunno
15 anos atrás

Poxa, vi até um belcar taxi. Demais!!!!!!!!!

Fernando Kesnault
Fernando Kesnault
15 anos atrás

Flávio tô vendo um Dodge Charger RT de capota preta e na cor vermelha à direita da foto?? Passando da esquerda para a direita bem à frente de uma Kombi amarela(???) que legal…antes os carros tinham vida e hoje em dia, pasmem,…só cinza fosco, prata (arghh) e umas cores esquisitas e sem graças (a cara dos diretores das fábricas). Um abraço prô cê cara.

Juliano Denardin
Juliano Denardin
15 anos atrás

Como eram mais bonitas as ruas antigamente!!! Cheias de cores, e nao esse tom de cinza que vemos hoje em dia…

Squa
Squa
15 anos atrás

O outdoor da Yakult no prédio é demais!!!

Placido
Placido
15 anos atrás

Anarquista, faltou falarmos da propaganda da Ipiranga. A loja A. Cardozo era na rua Florêncio da Abreu e no Largo São Bento, onde fui muitas vezes. Tinha várias. Óleo Pacaembu… você desenterrou essa, hein ? Ô, se lembro ! Gostei do comentário do LBM sobre a sombra. rs rs

Edison Guerra
Edison Guerra
15 anos atrás

Rubem Rodriguez,concordo com você.Deve ser 1972,pois no rodapé da foto `a esquerda aparece um Mercedinho 608,que foi lançado em fevereiro daquele ano,e entrando no buraco do Adhemar, tem um TL verde,cor de um Fuscão 72 que eu tive.

Belair
15 anos atrás

“Fala a verdade : minha cidade é du carai, é ou num é ?” Saudades de um tempo anterior a esse da foto, quando os carros eram predominantemente pretos, pelo menos a maioria dos táxis que esperavam por passageiros, inclusive para “lotação”, estacionados na Praça do Correio, logo alí , depois do buraco do Adhemar. Tempos em que essa maravilhosa cidade era chamada de Terra da garoa…
Vitão : treminhão prata ? Saímos lá pras 11:00, infelizmente sem Regi. Abraços e boa viagem.

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Olhem o que tinha de VW na rua, era só Fusca e Kombi praticamente.
A incidência era tão grande que dá prá notar com destaque um Dodge Dart, um Aero Willys e um Gordini ou Dauphine cruzando o vale pela Av. São João.

Observem também, como a cidade era colorida e alegre com seus carros em várias tonalidades. Muitas pessoas defendem hoje a volta desse colorido, pois o mundo tornou-se predominantemente cinza e preto e isso não se verifica somente nos carros, mas também nos ambientes de trabalho, lazer e até residenciais.

O que temos afinal, um planeta em clima de velório?

Rubem Rodriguez Gonzalez
Rubem Rodriguez Gonzalez
15 anos atrás

esta foto deve ser no máximo de 1972, pois não existem no transito nenhum representante da “familia” 1973/1974, ou seja, maverick, dodge1800, chevette, passat….. arriscaria 1971.

Rick
Rick
15 anos atrás

Eu Acho que quem aumentou o buraco do Adhemar foi a Erundina , não o Janio .

Cacthos
Cacthos
15 anos atrás

A cor azul nessa época era o “prata” de hoje. O problema da monocromática frota brasileira não são as montadoras, e sim o público. Comprei recentemente um carro, e procurei na cor vermelha. Em uma montadora francesa, eu teria que esperar 80 dias! Em uma montadora alemã, eu deveria me contentar com o que estava no pátio das concessionárias (que pedem tudo preto ou cinza para revender rápido).
Consegui um carro vermelho na montadora italiana, que oferecia os bólidos em 8 ou 9 cores, sendo apenas duas vermelhas (básico e metálico). Qual não foi minha surpresa ao saber que para a linha 2009, retiraram o vermelho metálico e colocaram… mais um tom de cinza!!! :D
No patio da empresa onde trabalho, com cerca de 60 carros, apenas o meu é vermelho. E apenas 5 carros não são preto ou cinza.
Fui!

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Hoje em dia as ruas são um pouco mais cinza, quase todos os carros também que é pra seguir um padrão. Combina melhor com o cinza da poluição das ruas. Hoje mesmo tava cruzando a Av. Paulista e passou um fusquinha conversível intacto, com um senhorzinho dirigindo, que parou todo mundo na calçada pra ficar babando. Um contraste total da mesmisse das ruas.

wagner
wagner
15 anos atrás

É antigamente os carros possuiam cores. Hoje parece que há “daltanismo” (existe essa palavra?) na industria automobilistica, ou é preto ou prata, vez ou outra lançam um cinza.

vitão
vitão
15 anos atrás

e dojão laranja atravessando a Sào João ? essa cidade é duca .
Dú, tem mensagem no post do meia nove . Belair, se vc ver um bólido prata, sai da frente , porque não sou eu e deve ser um treminhão desembestado……

Anarquista
Anarquista
15 anos atrás

Vamos lá com os outdoors:
À esquerda, reconheci C-Limp (dedetização), A.Cardozo (máquinas e ferramentas) e (acho) Óleo Pacaembu (me lembro do óleo de amendoim deles).
De qualquer forma, embaixo destes anúncios à esquerda me lembro bem de uns bares onde se servia o famoso “churrasquinho grego”, bem vísivel à porta.
Já embaixo do viaduto do Chá me lembro bem da galeria Prestes Maia: todo fim de ano havia um presépio bem legal. Minha mãe sempre nos levava lá quando íamos “na cidade”, que é como se falava naquela época.
Bons tempos…

LBM
LBM
15 anos atrás

Legal, Muito amarelo e laranja. Bem diferente de hoje.

Marcelim
Marcelim
15 anos atrás

Jânio, que era inimigo de Adhemar… um maluco, outro ladrão. E assim caminha São Paulo.

É, os carrinhos coloridos que atenuavam a feiúra de todo esse monte de asfalto e concreto feito de forma desordenada e desorganizada.

O que mais admiro são os pedestres andando na calçada(?) ao lado do túnel, com uns gaiatos atravessando fora da faixa na foto.

Coisas de Brasil, aliás de São Paulo mesmo…

Placido
Placido
15 anos atrás

E logo embaixo das árvores, à esquerda, ficavam aqueles ônibus, aos montes, todos eles azuis e brancos (ou beges), da antiga CMTC, que pegávamos para ir ver o jogo no Morumbi, em dias de jogos, lembra ?
Mas eram mais caros que os de linha. E de preferência só tinha torcida de um time por ônibus…. Na volta, a mesma coisa.
Meu irmão não pegava esses ônibus. Pega um lá em cima do Viaduto do Chá, na Praça do Patriarca, pelo preço normal, mas que fazia a gente andar prá caramba desde a Av. Francisco Morato até o estádio.
Eu era pequeno e achava a andada bem longa. Hoje não é,pois minhas pernas estão bem maiores… rs rs
Quanta propaganda, hein ? FG poderia cobrar para mostrar… Yakult (duas vezes), Martini, Hotel São Paulo, o finalzinho de Firestone, Colorado RQ (lembram dessa marca de TV ?), e outras “incidentais” como: Volkswagem (aos montes). rs rs

petrafan
petrafan
15 anos atrás

a faixa verde/amarela do canto esquerdo tá fazendo uma sombra estranha no prédio da prefeitura.

Carmem
Carmem
15 anos atrás

A Kombi amarela tá show!!!