INTERLAGOS EM PINGOS (25)
SÃO PAULO (momento nostalgia) – Testinho da hora do almoço… Esta foto foi tirada pelo pai do blogueiro Talles Allmeidda, que na década de 70 trabalhou em alguns GPs do Brasil. É Interlagos? Parece que sim, pela posição do carro. Mas se você procurar por fotos antigas de Jacarepaguá, vai ver que há certa semelhança… Bem, isso vocês descobrem.
O barato dessa imagem é que nem é preciso colocar uma foto atual para que se notem as diferenças para a F-1 de hoje em dia, quase 30 anos depois. Diferenças em tudo: boxes, limpeza, ferramentas, organização, uniformes, ambiente.
O teste não é dos mais difíceis: qual o ano, onde é, de quem era esse carro e quem ganhou essa corrida?
Estava em Interlagos nesse teste de pneu em 1979. Foi um sábado e domingo. Queria ver o Copersucar do Emerson, que nâo apareceu. Estavam as Ferraris, lotus (não lembro as demais). No kartródomo havia barulho e alguém disse que era melhor ir ver Airton Sena treinando kart. Acho que Hector Rebaque pilotava uma lotus. A arquibancada da reta dos boxes estava vazia com poucas pessoas. Um grupo de pessoas passou pelo alambrado e quase houve um atropelamento na reta dos boxes (se nao me engano uma ferrari)
Legal lembrar desse longíncuo teste de pneu e do velho e lindo Interlagos
Bom dia Carlo, primeiramente faço de suas palavras as minhas em relação ao Z.H.É.H., porque fui citado elogiosamente pelo mesmo juntamente com você e vou aproveitar o gancho e comentar um pouco o acidente que vitimou o Villeneuve a bordo da malfadada 162C2, o que ocorreu naquele ano foi o fechamento de um ciclo que se não é abortado a tempo transforma os F1 em máquinas assassinas pelos engenheiros que tentam tirar o máximo do regulamento, afinal são especialistas nisso, a combinação bombástica entre motores turbo, tecnicas construtivas inseguras ( afinal o honeycomb, colméia ou sanduiche era um tipo de estrutura que prezava mais o alívio de peso do que propriamente a resistência estrutural,advinda da indústria aeronautica era o principal elemento construtivo para fazer perfis longos, grossos e leves e que davam uma falsa aparência de resistencia) e chassis recurvados ou famosas asas invertidas, acabou desaguando nessas verdadeiras cadeiras elétricas que se transformaram os monopostos em 1982, haja vista que no grande premio do canadá o Ricardo Palleti morreu no acidente que eu considero o mais estúpido da F1, ( considero o do Tom Pryce em Kialami 1977 assassinato, aquilo não foi acidente, foi uma mistura insana de suicídio com homicidio) resultado da fragilidade da sua Osella, mas que como você acertadamente citou não era monopólio de A ou B , com excessão dos Mclaren todos eram monocoques inseguros, tanto que para a temporada de 1983 as medidas vieram aos montes e a toque de caixa. Resultado: fora o acidente que vitimou Elio de Angelis em um treino isolado na França em 1986 a F1 SÓ VOLTOU AVER ACIDENTES FATAIS APÓS 11 ANOS!! Foi quando o ciclo de descaso d falta de correções do regulamento levou ao desfecho trágico de Imola em 1994 com a perda de Ratzemberg nops treinos e nosso Senna na corrida, daí em diante não relaxaram mais no ítem segurança, que se tornou a prioridade e obssessão da F1 até os dias atuais, resultado: nunca mais ocorreram mortes na F1, pensei que a história mudaria no Canadá ano passado como Kubica, mas realmente as baratas hoje tal qual as verdadeiras parecem indestrutíveis….
Carlos Reutmann, Ferrari T3 1978, Jacarepaguá.
Antes de mais nada, Z.H.É.H., obrigado pelo elogio, apesar de ter nascido em 77, gosto muito de F-1, principalmente a do período de 1967 até 1984……Aprendi a gostar dessa época, graças a uma coleção de anuários automobile year, que fui juntando durante muito tempo, e por causa do modelismo…..e para fazer uma réplica em escala desses carros, que são carros de corrida e tem história, é necessário muita pesquisa….o que fez eu juntar a cada novo modelo adquirido, ou em fase de construção, cada vez mais literatura sobre o assunto.
Cesapar, o Piquet Sr. criticou a segurança dos carros de Maranello, após o acidente fatal do Gilles Villeneuve, inclusive comparando a segurança do Brabham BT50, com a da Ferrari 126C2……Na minha humilde opinião, em 1982, tirando os Mclarens MP4/1, que possuiam monocoque construído com compósitos (a famosa fibra de carbono), todos os outros carros utilizavam monocoques confeccionados em honeycomb, tanto ferrari como brabham utilizavam os mesmos conceitos e tecnologias….então acho que a afirmação do piquet na ápoca, não foi acertada. Estivesse o Gilles em um BT50, na ocasião do seu acidente, e o resultado seria o mesmo…..
Grande abraço à todos.
Se eu nao me engano no meu autorama Estrelão tinha um igual a esse!
Essa Ferrari era meio manca,se não me engano. Pela opinião de Piquet,( o atualmente velho ) ,era um trambolho perigoso. –Ò raius,será que a vaga lembrança me traiu??!
Rubem Rodriguez Gonzalez e Carlos Malfitani; Parabéns!!!!!!!!!
Por causa de caras como vcs é que sou fã deste meu local de leitura diário!!!!!!!!!!!
um abraço!!!!!!!!
caro Ricardo,
é q as Ligier anteriores à 5 eram de outras categorias, carros esporte (bipostos) ; a JS3 era um esporte protótipo, com certeza.
a JS5 foi, como você bem apontou, a estréia do construtor na F1.
Valeu a lembrança Ricardo, realmente consultando tico e teco lembro agora que não era JS1 e sim o JS5, pois o JS1 era um carro de passeio tipo berlinetta fabricada por Guy Ligier no início da década de 70, vale salientar também que esse JS era uma homenagem póstuma a Jo Schlesser, piloto francês e grande amigo de Guy falecido tragicamente pilotando um Honda refrigerado a ar se não me engano em 1968, no GP da França. foi um dos acidentes mais pavorosos da F1 e seu mais temido inimigo na época, que era o fogo, e esse Honda queimou até o talo, consulte o youtube, a algum tempo atrás vi um vídeo sobre o acidente.
Em 78 a Ferrari competiu em Jacepaguá com a 312 T2 de 1977 campeã do ano anterior, só que utilizando pneus Michelin no lugar dos Good Year. Essa da foto é a 312 T3 usada no restante do ano de 78, nos testes de pneus em Interlagos no início de 79 e nos dois primeiros GPs do mesmo ano. Com esse carro Carlos Reutemann ganhou três GPs em 78 ( Long Beach, Brands Hatch e Watkins Glen ), alem do de Jacarepaguá no qual pilotou a T2, totalizando quatro vitórias no ano. Foi também o carro que deu a primeira vitória a Gilles Villeneuve, no Canadá em 78. Se saiu por vontade própria, acredito que o Reutemann deu a maior bobeira em trocar a Ferrari pela Lotus em 1979.
Então é isso mesmo, a Ferrari usou o carro de 1978 (312T3) nas duas primeiras provas de 1979 (Argentina e Brasil). A partir do GP da África do Sul, passou a usar o carro de 1979 (312T4).
O amigo Rubem Rodriguez Gonzalez matou a charada.
Ano 79, Interlagos, Ferrari 312 T3, carro do Villeneuve.
Apenas um detalhe, caro Rubem. A equipe Ligier teve a sua estréia com o modelo JS5 (esse mesmo que vc falou) e não com o JS1. Aliás não sei o porquê, também do 2,3 e 4 não terem aparecido! Mas valeu a lembrança…
carro do Gilles Villeneuve, uma T3 – acho q era esse o nome do modelo.
se a foto é de um GP, seria 79, portanto Interlagos.
mas aconteciam uns testes de pneus no alto verão daqui, antes de começar a temporada.
sei q a goodyear veio testar em SP em dezembro de 78, mas não sei da Michelin.
Após pesquisar (sou jovem… rs), segue um resuminho de minha autoria referente ao teste.
Em 04 de fevereiro de 1979 , Interlagos voltou a sediar o GP brasileiro que no ano anterior visitara pela primeira vez a Cidade Maravilhosa. Segunda prova da temporada, a Ferrari ainda utilizava o modelo 312T3 de 78, mas pela última vez. E na despedida do carro, Villeneuve alinhou seu #12 na 4ª posição do grid, dividindo a 3ª fila com a outra Ferrari de Scheckter. Ambos fizeram uma prova discreta e completaram respectivamente nas mesmas posições de largada. Os destaques do final de semana ficaram para os franceses. Os bleus da Ligier conquistaram sua única dobradinha na categoria e Laffite ainda aplicou seu segundo “hat-trick” no ano. Contudo, para a tristeza da francesada, ficou nisso. Na corrida seguinte Villeneuve deu show com sua novíssima 312T4 e a Scuderia passou a dominar o mundial.
Na minha humilde opnião, o F1 mais bonito dos anos 70.
Ahá!!!
Então eu acertei!!! Fui o primeiro a postar e na memória, sem pesquisar!!!
Foi como gritar gol da Portuguesa no Canindé!!! Espetacular!!!
Pessoal desculpem, realmente foi o Reutman que ganhou em 1978 em Jacarepaguá.
Não sei de onde eu tirei que foi o Mario Anretti o vencedor, ele foi sim o campeão naquele ano, mas quem venceu em Jacarepaguá foi o Reutman.
Abraços e desculpas a todos
Só agora é que percebi…
Olha lá o Hamilton… sentado no pneu esquerdo traseiro da Ferrari.
Interlagos faz historia mesmo… primeiro o Piquet a encerar a Brabham… depois o Massa a fazer trabalhos menores… agora constatamos que o Hamilton também começou por aqui… não é a toa que ele disse que o pessoal pensa que ele é do Brasil
Abraços alucinados,
Ricardo Beagle
Ferrari 312-T3 – Gilles Villeneuve #12 – Vencedor -> Ligier com Jacques Lafitte.
Tão facil… como tão belo é esse carro.
Bons tempos…
Ricardo Beagle
Os boxes e mecãnicos são padrão McLaren atual., hahaha
Parece que o carro está em uma borracharia colocando um manchão num dos pneus…
Já mataram!! Minha memória também é boa, pelos mesmos motivos do Rubem Rodriguez Gonçalez, descrita acima. Ele tem toda razão, não errou nada!!!
ooops, desculpe a errata,a foto foi em Interlagos, como foi dito, só não sei o ano e de quem era o carro
Devia ser mais romântico e neguinho resolvia mais no braço.
Sei lá, hoje, tudo assim, enlatado. Melhor, pior? Segunda eu decido. Nesse fds, é MAssa neles…
Não sei em que ano foi a foto e nem onde, agora contrariando o “chute” de alguns , com certeza absoluta, o GP de 1978 foi em Jacarepaguá e o vencedor foi Mario Andretti com um Lotus JPS preto e dourado, com Emerson Fittipaldi em segundo com um Copersucar amarelo, disto eu tenho absoluta certeza
E o GP é de 78. Somente nesse ano essa faixa branca no bico foi usada. Em 79 os números ficavam inclinados no bico, virados levemente para fora. Em 77 era o Lauda quem guiava, e tinha apenas a parte traseira (corcunda) em branco.
A Ferrari mais ela de todos os tempos! Essa faixa branca deu muita elegância ao carro – fora o espetacular desenho.
Quem mais se aproxima é a 126 C2, de 82, sem o spoiler dianteiro, lembrando bastante um caça.
Que saudades…
312T3 , 1979 Piloto: Gilles Villeneuve, vencedor Jacques Laffite com Ligier em dobradinha com Depailler.
Em 1978 a corrida foi em Jacarepaguá, vencedor Carlos Reutmann com 312T2 e Emerson em segundo, que foi o melhor resultado da equipe Fittipaldi, alguém aqui “chutou” 1976, nesse ano quem ganhou foi Lauda com a Ferrari 312T que possuia como principal diferencial as antigas tomadas de ar acima da cabeça dos pilotos e imensas, as quatro primeiras corridas de 1976 ainda foram corridas com os monopostos pela configuração antiga e entre eles se destacava a iniciante Ligier JS1 que se notabilizava por tão imenso que apelidou o carro de “quassídomo” ou corcunda de notre-dame ( tem hífen?) esse carro só correu as quatro primeiras corridas de 1976, pois a partir da temporada européia que começou com a corrida de Jarama na Espanha. Inclusive essa corrida se notabilizou primeiro porque pela primeira vez a F1 baixava um pacote no regulamento que priorizava a segurança, fato inédito até o momento, os louros sem dúvidas dessas medidas devem ser creditadas principalmente a Stewart e Emerson, batalhadores incansáveis pela segurança na categoria, (quero ver se hoje em dia alguém tem a coragem de fazer o que Emerson fez na etapa de Montjuich em Barcelona 1975, peitou todo mundo e largou por largar e encostou nos boxes, sua carreira só não acabou alí porque na corrida deu a merda que deu, com vários mortos entre os espectadores e o Rolf Stomellen internao em estado grave no hospital) e como a altura total foi limitada as “chaminés” foram abolidas e a principal medida tomada foi a introdução do duplo santantonio, que traçacava uma linha imaginária sobre a cabeça do piloto ( Herança da lição recebida pela trágica morte de Roger Willianson em 1973) engraçado é que na época achava as chaminés o maior charme e beleza, achei inclusive que os F1 ficaram mais feios, meu desus!!! como o gosto da gente muda…..
Fonte: Minha memória de uma época em que não tinha nada pra fazer e nem contas para pagar, era só esperar a próxima etapa e depois “devorar” tudo que era publicado, pena que era muito pouco….
Carro do Gilles em 1979…….Ferrari 312T3…….esse carro era projeto para a temporada de 1978…porém, os carros do ano, eram habitualmente lançados no início da fase européia….após a corrida do Brasil…….Esse carro foi ainda em 1979, substituido pelo 312T4, com o qual jody schekter foi campeão nesse mesmo ano…..o último campeonato de pilotos conquistado pela ferrari até o advento Schumacher…..O 312T4 também foi o último carro da série T da ferrari a obter sucesso nas pistas…o 312T5 foi um retumbante fracasso em 1980…..junto com o fim da família T, morreriam também o motor plano 12 cilindros 3 litros, com seu ruido metálico e hipnotizante, e a transmissão transversal, de onde vinha o T do nome….
O ganhador desse GP Brasil foi o Laffite de Ligier JS-11 Cosworth, num impressionante começo de temporada (1979) da Ligier…..
Grande abraço à todos.
Então é 79 com o carro de 78??
O carro é do Gilles Villeneuve, mas esse carro é o de 1978. Naquele ano o GP do Brasil foi em Jacarepaguá. A menos que em 1979 a Ferrari tenha usado o carro de 1978 em Interlagos.
Mas enfim, quem venceu em Jacarepaguá 1978 foi Carlos Reutemann, com a Ferrari. Em segundo, Emerson Fittipaldi, com o Copersucar F5A (três dias depois dessa corrida eu nasci… =D).
Em Interlagos 1979 quem venceu foi o Jacques Laffitte com a Ligier. Resta saber se essa foto é de 1978 ou 1979, mas o carro é o de 1978.
Esqueci de dizer, 1978 não é, nesse ano o GP Brasil foi em Jacarepaguá, e a Ferrari venceu com Reutmann e o 312T-2. Esse aí é um 312T-3.
O companheiro de equipe de Villeneuve em 1979 já não era mais o argentino Carlos Reutmann, e sim o sul-africano Jody Scheckter, que foi campeão mundial esse ano. O Reutmann em 1979 estava na Lotus, com o Mario Andretti.
Abraços
1978, Gilles Villeneuve?
Com certeza foi antes do Nelson inventar o aquecedor de pneus… E tirar o emprego desses caras ai da foto….
Heheheheh
Eduardo Pereira
relax total nos boxes!
Já mataram aí, mas só para confirmar:
Ferrari 312T-3
Gilles Villeneueve
1979
Vencedor: Jacques Laffite – Ligier JS-11
Abraços
Flávio, o GP Brasil 78 num foi em Jacarepaguá?
eu achei q o GP fosse o de 77, mas o carro não engana… 78
Foi essa a corrida que o emerson chegou em segundo com a Copersucar.
O ano era 1978
O carro era do Gilles Vilenueve
Quem ganhou foi o companheiro dele o Carlos Reutemann
Ratificando, depois de uma consulta:
É sim Gilles Villeneuve, mas em 1978.
Sendo assim, quem venceu foi Carlos Reutemann (Ferrari, ARG)
Errei somente o ano. Mas para quem tentou lembrar, sem consultar, está de bom tamanho!
Parece q eles estão na frente daquelas padarias de vila do interior hahaha, como as coisas mudam hein…
O ano é 1908, este é um B2+4AC/2A, da Equipe Tibúrcia Racing, pilotado por Sir Rumpfelskitting de Whatthefuckfordshire. Essa corrida foi vencida pelo sudanês Piol Mpoxivel, da equipe vietnamita HeiHo Letzgo.
Quequefoi? Eu ia errar mesmo!
Depois da prova ainda ficou dias treinando aqui.
A Ferrari é do Gilles Villeneuve…
Ano – 1976
Carro Ferrari do Reutemann
Vencedor – James Hunt – McLaren
Acertei?
Aproveita que é hora do almoço e tira uma foto da Elena e posta aqui. Tem uma enoooooooorrrrrrme galera querendo conhecer a misteriosa.
Abraço,
Paulo
FG, “testinho” mostra que você pode estar mais nervoso que o hamilton nessa decisão.
O ano é 1979, o carro é do Gilles Villenauve, quem ganhou foi o Jaques Laffitte, com a Ligier-Ford JS 11.
A Ferrari é do Villeneuve, 1978! Se for, o vencedor foi aquele político argentino Carlos, o Reutemann
Fala Gomes!
Saudações rubroverdes!!!
O carro é de Gilles Villeneuve, em 1979. Quem venceu a corrida foi Jacques Laffite, com Ligier.
Em tempo, não consultei nada, estou dizendo o que eu imagino que seja. Acertei?