INTERLAGOS EM PINGOS (3)

SÃO PAULO (sábia decisão) – O nosso incansável Ivan Capelli acaba de receber um e-mail de Marcelo Duarte, dono da Panda Books, informando que o livro de Lemyr Martins que continha o diálogo maluco entre Ferrari e Barrichello será retirado de circulação. E quem comprou poderá ter o dinheiro de volta, se quiser.

Embora não apague o erro inicial de publicar aquele negócio como se fosse verdade, é atitude rara que merece todos os aplausos. Reconhecer seus erros é exercício que todos deveriam praticar com mais frequência.

Segue a íntegra do comunicado da Panda Books, que dá um baita exemplo de respeito ao consumidor com sua decisão:

“Graças à ajuda de zelosos leitores, a editora Panda Books constatou um sério erro de informação no livro ‘Histórias, Lendas, Mistérios e Loucuras da Fórmula 1’, de autoria do jornalista Lemyr Martins. O fato apurado pelo autor e divulgado na quarta capa e em todo o material de divulgação do livro é, na verdade, um equívoco. Ressaltamos que em hipótese alguma a editora Panda Books desejou se beneficiar ou denegrir a imagem dos envolvidos no fato. Por uma questão ética e em respeito aos leitores, o livro será retirado de circulação. Os consumidores que desejarem devolver a obra e obter reembolso do valor pago poderão entrar em contato diretamente com a editora pelo telefone (11) 2628-1323 ou pelo e-mail [email protected]. Lamentamos o ocorrido e agradecemos a todos que apontaram o erro.”

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro
Pedro
9 anos atrás

Li o livro do Lemyr de um primo meu, agora em 2015 e gostei tudo bem o Lemyr exagerou naquela estória do diálogo dele com o Todt como o sequestro da mãe do Rubinho e da perda da guarda do cachorro caso não cedesse a vitória ao Xumi, enfim uma estória muito engraçada, mas quem não erra? O Lemyr 99% das estórias são de boa qualidade, o Lemyr é muito simpático, atencioso com o público certa vez conversei com ele em 1987 em São Paulo e eu perguntei qual era o piloto mais simpático da F1 e ele me respondeu com a tradicional fidalgia que era o Michele Alboreto, já o Prost, segundo ele era o mais antipático….já os outros pilotos ele disse que era um meio termo, incluindo os nossos Senna e Piquet.

Vinicius
Vinicius
15 anos atrás

Comprei o livro a nao vou devolver. Tem outras coisas bacanas. alem do mais, virou historia.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Efetivamente, foi uma atitude sensata retirar o livro de circulação. Porém, o Lemyr Martins deveria tomar mais cuidado com o que escreve.

Eu mesmo já cansei de ler textos e até um livro dele com informações incorretas, o que é imperdoável para quem se dedica a essa profissão.

Marcos
Marcos
15 anos atrás

Sinceramente, não vejo honra nenhuma. Tentaram aplicar um golpe e se dar bem.

Não contavam com a atenção de muitos aqui e quebraram a cara e agora, como outro aqui já disse, estão com medo dos processos.

Que sirva de lição.

FLAVIO
FLAVIO
15 anos atrás

Respeito-ao-consumidor ou Medo-de-ser-processado?

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
15 anos atrás

Coisa rara mesmo! Parabéns ao Marcelo Duarte e à Panda Books pela postura!

Mas não consigo entender como um jornalista da envergadura do Lemyr dá uma pisada no tomate como essa. E pior, não assume o erro…

Paulo Emilio
Paulo Emilio
15 anos atrás

Tenho a coleção completa da revista PLACAR de 70 A 76 , por causa das excelentes reportagens do LEMYR MARTINS sobre automobilismo. Os textos eram otimos, as fotos sensacionais e não falava apenas de F1 ,mas também de protótipos e categorias nacionais.
Mas não dá para negar que seus ultimos livros são muito fracos.
Ao inves de lançar esta porcaria, deveria é ter disponibilizado para os fãs de automobilismo o seu livro FITTI 1 – O FORMULA UM BRASILEIRO , que apenas alguns privilegiados possuem.

Alberto
Alberto
15 anos atrás

Email que eu recebei:

“Dia 2/11 teremos a última etapa do mundial de Fórmula 1, o GP Brasil. E o maldito Hamilton já está com 7 pontos de vantagem sobre o Massa. Ou seja, basta um quinto lugar minguado pras esperanças brazucas irem pro espaço.

Mas e o Rubinho?

Sem chances na competição e ja que vai largar a Fórmula 1 ano que vem, Rubinho pode ser nossa grande arma secreta no domingo.

Como?

Mole. Basta dar uma porrada bem dada, daquelas que o Hamilton não vai saber nem de onde veio, para tirar o líder da prova e se tornar herói nacional.

Juro que o povo brasileiro vai esquecer que vc entregava as vitorias para o Shumi, que sempre foi um capacho da Ferrari, etc…

Pô, faz isso por nós, brasileiros que nunca desistimos e acompanhamos até o limite da loucura suas derrapagens e afins.
Talvez seja essa a hora de entrar de vez no coração de todos os que acompanham a F1 aqui no Brasil.
Pode ser?”

huauhahauhahu apoiado

Ike Nodari
Ike Nodari
15 anos atrás

Como é que o Lemyr foi entrar nessa furada. Pelo menos estão tomando uma atitude honrosa. Abraços

Fabio
Fabio
15 anos atrás

Parabéns ao Marcelo Duarte.

Ricardo Diesel
15 anos atrás

Também tenho o livro. E também não irei devolvê-lo.

O próprio título diz: “Histórias, LENDAS, Mistérios e Loucuras da Fórmula 1”

Sendo assim, é óbvio que o referido diálogo é lenda.

Só não entendo o Lemyr fazer essa questão toda de dizer que procede.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Eu não comprei o livro, mas se tivesse comprado, não devolveria, não. Vai virar raridade, daqui a alguns anos…

Matuck
Matuck
15 anos atrás

Tenho o livro e não irei devolvê-lo. Como disseram, tem partes interessantes de se ler. Que se foda a mentira contida no texto. Quem acreditou naquilo é que deveria rever sua capacidade de julgar fatos e lorotas.

Christian S
15 anos atrás

Uops Mauricio Castro

Christian S
15 anos atrás

Segundo o Marcelo Castro alguns post acima: “Se o Brasil tivesse alguns poucos homens a mais no poder com esse caráter do Marcelo, ia longe demais.”

Marcelo, não ia ser de mais não, ia ser de menos, menos deputados, menos senadores, menos juízes, menos policiais, vereadores, prefeitos etc e tal corruptos. Já imaginou eles se retirando voluntariamente? Sem nossa interferência de precisar chamar o Bin Laden para limpar a casa aqui.

Seria bom de mais!

Mauricio Castro
Mauricio Castro
15 anos atrás

Se tivesse comprado não ia querer dinheiro de volta nada! Esse livro vai virar peça de colecionador rapidinho…
Mas que atitude da editora! Se o Brasil tivesse alguns poucos homens a mais no poder com esse caráter do Marcelo, ia longe demais.

Jef
Jef
15 anos atrás

Eu até agora não sei porque tanto barulho, afinal o livro não fala de lendas, histórias e o cacete a quatro… então é só mais uma “história”, uma lenda e segundo o Barrikas, hilária….

Pô o cara precisa vender o livro…

Paulo Barros
Paulo Barros
15 anos atrás

É, tá bom, pelo menos isso. É o mínimo que podiam fazer. O editor não deve ter lido direito ou achou que o negócio ia ajudar a vender, gerar uma certa polêmica e tudo bem. Não foi bem assim, como se viu. Com isso, redimem-se da culpa, mas e o Lemyr, como é que fica? Afinal ele deu declarações que tinha uma fonte segura e que aquilo era verdade mesmo, não loucura, como o título podia sugerir. No mínimo, espera-se um pedido formal de desculpas dele. Pode até dizer que foi enganado por alguém da F1, em quem ele confiou, mas convenhamos, mãe vendada, cadelinha sequestrada, etc. Nem minha avó acreditaria numa presepada dessas.
Na melhor das hipóteses, ficou feio prá ele.

daniel carrasco
daniel carrasco
15 anos atrás

Pior para o lance! tambem , jornal que o flavio trabalhava ou ainda trabalha. la ….muito estranho tudo isso ….

Gustavo Bandeira
Gustavo Bandeira
15 anos atrás

Acho que o Marcelo não teve culpa nessa, acredito que ele não leu previamente o diálogo confiando no Lemyr e publicou o livro, vendo que era farsa imediatamente retirou os livros, assumindo a responsabilidade, atitude de carater.
Quanto ao Lemyr, já disse em posts anteriores, não da pra confiar no que ele publica. Ou ele pirou (prefiro acreditar nisso) ou ele só tentou fazer marketing barato em cima de uma asneira.

Dú
15 anos atrás

“O CARA”

Humberto toscano
Humberto toscano
15 anos atrás

É muita publicidade para um relato que por óbvio era falso.

Pedro Gryschek
15 anos atrás

Bacana. Só espero que o resto do livro seja recompilado, pois tem coisa boa lá.

Milton
Milton
15 anos atrás

ps: bom, publicado, mas retirado das prateleiras, bem que poderiam fazer o seguinte: Tirar a tal história e relançar o livro… pq não?

www.blog-do-tiozao.blogspot.com
15 anos atrás

Correto. Mas que prejuízo esta história deu hein? Para a editora e para o Lemyr, que, até onde eu sei, sempre foi um profissional respeitado.

Carlos A. Coelho
Carlos A. Coelho
15 anos atrás

Eu ainda não consigo entender como é que pessoas ditas sérias entram em uma lambança dessas.

É absolutamente impensável que alguém, em seu juizo normal, acredite num diálogo como aquele, e ainda insista na suposta veracidade da coisa.

Mesmo com a atitude de retirar o livro de circulação: adeus, credibilidade !!!

Abs.

Carlos

Sandro - Rondonopolis - MT
Sandro - Rondonopolis - MT
15 anos atrás

Flavio, achei louvavel a postura da editora, porém quem sai desta historio com a reputação manchada é o Lemir, que vai houvir pro resta da vida que publicou uma informação errada como sendo veridica e ainda quiz dar veracidade afirmando que era fonte segura etc… e tal. Faz muito tempo que leio as colunas dele na revista 4 rodas e tambem em jornais, eu confesso que nao esperava tal atitude do Lemir, bom dos males o menor, ja corrigiram a burrada, agora e esperar o pessoal do meio esquecer a piada.

Eugênio
Eugênio
15 anos atrás

Flávio,

Com qual “possante” você está indo esse ano pra Interlagos? Alguns anos atras (não me lembro se no ano passado ou a dois anos) teve votação e tudo…

Abraços

Blackbird
Blackbird
15 anos atrás

Mto “bafafá” a toa…

Achava que era só jogada de marketing e que realmente o fato iria cair na parte de “loucuras” da F1, como o título indica… e aí, ao ler o livro, o pessoal se daria conta do marketing viral que invadiu todos os blogs de automobilismo.

Um tiro que saiu pela culatra, talvez?

De todo jeito, o Marcelo Duarte é gente boa!

Tohmé
Tohmé
15 anos atrás

É, o cara foi decente. Mas o Lemyr…..

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
15 anos atrás

Um momento… Creio que quem deveria pedir desculpas primeiro seria Lemyr. Sobre a editora retirar o livro de circulação, é mais do que correto. Eu faria o mesmo. Imagine só, publicar uma história confiando em alguém até então imerso em credibilidade, e depois aparecer uma dessa…

Mas Lemyr ainda deve satisfações, afinal, a história é dele.

Aurélio Neto
15 anos atrás

Meu comentário está no post abaixo…Antes da atualização.
Mais palmas!!!

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
15 anos atrás

Parabéns pela atitude da editora e para os jornalistas que correram atrás e não deixaram passar em branco.

Todo mundo erra.

Eu, pelo menos uma vez por dia.

Eric
Eric
15 anos atrás

Temos que bater palmas.
Antes todos fossem assim….