INTERLAGOS EM PINGOS (34)

SÃO PAULO (só falta nevar) – Coluna, coluna, coluna! A Warm Up de hoje está no ar para V.Sas. apreciarem, comentarem, malharem, aquela coisa de sempre.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Inácio Neto
Inácio Neto
15 anos atrás

Muito bom Flávio, mas gostaria de fazer alguns comentário (é pra isso que esse local existe, né?!)

Bem, seu professor e realmente sei como é ter um palhaço no seu ambiente de trabalho, que é só aparecer e não torcer. Isso irrita bastante. Outra coisa é sobre o que você escreveu sobre a formula 1 de hoje. Não concordo que o interesse do brasileiro esfriou (ainda dá ótimos índices de audiência, seja qual for o veículo de comunicação); o brasileiro ainda gosta das ‘baratas’, dos jargões automobilísticos. Sou de um tempo onde pilotos e carros não dependiam de muitos apetrechos, mas apenas de uns ‘loucos varridos’ que ‘desciam as botas’ e ‘mandam ver’, onde só se saia de casa no domingo ‘após a corrida’. Quem gosta de velocidade assiste até carrinhos de rolimã, parafrasiando você em um dos seus comentários. Bem, resumindo: amanhã, se acontecer o título de Massa, no Brasil vai ser feriado sim e vou festejar muito. Abraços e continue com esse humor (sarcástico talvez) mas que muita gente aprecia.

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

…que permite que uma figura como o Galvão Bueno seja seu porta voz, super exagerado e “descalibrado”, como se todo brasileiro fosse como ele. O atleta que ganhou ouro no solo não foi o perfeito, mas o que errou menos, outros franco favoritos erraram mais e mais grosseiramente que o Diego.
Também pode-se ver automoblismo, ou qualquer outro esporte, pela beleza do esporte em si, pelos detalhes e pela performance dos atletas, sem a necessidade de torcer…

JBCarneiro
JBCarneiro
15 anos atrás

Ótima coluna. Com precisão, é assim mesmo que o brasileiro é, em geral. A grande paixão do Brasileiro é o futebol, é mais sagrado do que Senna foi. E ele aproveitou-se disso muito bem, Detroit depois da derrota da seleção, ele sinalizou aos brasileiros, com a bandeira, que ele daria a nós as vitórias que a seleção não podia mais. Quando ele morreu o automolismo também morreu no Brasil. Para o brasileiro só interessa as vitórias e o triunfo superlativo, arrasador, fora isso, tudo o mais é ridículo, despresíivel e desmerecedor de consideração.
Comecei a acmpanhar e torcer na F1 desde os tempos do Emerson e não parei mais. Assisto, do começo ao fim, até corridas como aquela da China deste ano. Jogos de futebol mal jogados me aborrecem muito mais que corridas chatas. Admiro muito todo piloto bom, mas prefiro torcer pelos brasileiros, mesmo que não tenham condições de ganhar campeonatos. Torço para que ganhem corridas, se não der para que façam corridas bonitas e/ou manobras limpas e arrojadas. Desde que o Emerson abriu caminho sempre houve motivos para torcer pelo Brasil na F1.
Muito bom o exemplo das Olimpíadas. O brasileiro não sabe valorizar e ter compaixão de seus talentosos atletas. Vê-se isso no caso do Diego Hipólito, aquele choro e o pedido de desculpas mostra muito bem a pressão impiedosa que o povo, através da Rede Globo que permite quma figura como o Galvão Bueno

beto
beto
15 anos atrás

Ótimo texto, o último trecho resumiu toda a realidade
abraço FG!

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

é isso ai…

Guzz
Guzz
15 anos atrás

Perfeito!!

“papo como papagaio da loira chata” hahahaha

André Luiz
André Luiz
15 anos atrás

Parabéns pelo texto, os verdadeiros fãs da F1 assinam embaixo e estamos irritados com esses torcedores ‘modinhas’ que provavelmente vão assistir no domingo a primeira corrida da temporada torcendo pro Massa e odiando o Hamilton mesmo não tendo idéia nenhuma de que o inglês é tão bom qto o brasileiro, será o inimigo # 1 da nação só pq não é tupiniquim, isso é lamentável.

Pablo Quintana
Pablo Quintana
15 anos atrás

Aí, Flávio, só queria te dizer que se a Portuguesa vencer o Flamengo no Maracanã hoje, aí sim acredito que o Massa será campeão amanhã. Caso contrário: é a lógica prevalecendo.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

Cara…

Parecia você, o alemão e o seu amigo, o brasileiro.

Texto phoda.

Miguel
Miguel
15 anos atrás

Flávio,

Ótima coluna, vc escreveu muito bem sobre a nossa “cultura” esportiva. Essa coisa de gostar do esporte onde o Brasil está ganhando no momento e principalmente a produção de heróis é feita 99,9% pela mídia; principalmente a TV(aí, leia-se Globo) que é onde o nosso povo “forma” a sua opinião. O Felipe e o Nelsinho irão ficar bem mais tranquilos na próxima temporada, pois se o primeiro sobrinho conseguir sua vaguinha (q seja Toro ou Honda) e marcar seu primeiro ponto no campeonato a Globo e o Galvão farão o resto……….

Cesar Augusto Ilgenfritz
Cesar Augusto Ilgenfritz
15 anos atrás

É bem assim mesmo.
Teu texto está 10!
Eu na torcida por uma corrida em que haja disputa, tentativas, erros, retentativas. Não me importa se Massa, Hamilton, Alonso ou Barrichelo… gosto de ver é a pegada. E estes dois últimos anos isto aconteceu um pouco mais.
[]’s

Igor D.
15 anos atrás

Perfeito, brilhante, retratou bem tudo……fui criado vendo corrida, Senna morreu quando eu tinha 8 anos, mas nem por isso também deixei de ver.

O mais egnraçado é achar gente do BAIRRO que você morava….eu morava no Cachambi também, assim como o Alexandre Pereira.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
15 anos atrás

Excelente, Gomes, resumiu a mentalidade brasileira para essas coisas do esporte.

E o Ceregatti ainda arrematou bem, com o exemplo Copersucar/Fittipaldi.

Paralelamente ao Ruiz, eu tinha 10 anos quando a Fittipaldi abandonou a F1. Aprendi nessa época como é o torcedor brasileiro: só é solidário nas vitórias. (parafraseando – mal – o Otto Lara Resende…)

MacGyver
MacGyver
15 anos atrás

Flavio… desde q li a coluna não parei de pensar…

Qual foi a resposta do alemão? como eh nos outros paises?

jah vimos em todo lugar na midia oq fazem com hamilton e com alonso nos seu paises… mas e quando hamilton perdeu ano passado? e quando alonso foi pra renault e naum tinha muito o q fazer no começo do campeonato?

e como está na alemanha, agora sem schumi??????

Essa pergunta naum quer calar….

Gustavo Espósito
Gustavo Espósito
15 anos atrás

Fala Gomes.

Seu Lada apareceu no Jornal da Globo.
Pelo menos eu acho que é o seu.

Ou mais alguem foi de Lada pra Interlagos?

Abraço.

Carmem
Carmem
15 anos atrás

Brilhante!!

andre dias
andre dias
15 anos atrás

flavio, a babaçao do pessoal da globo em relaçao esta nojenta.
toda vez que estes profissionais fazem isto , alguma coisa da errado, eles trazem azar para os atletas.
no sportv, fizeram isto nos jogos do brasil aqui e o brasil empatou os dois jogos em 0 x 0.
este tipo de jornalismo compromete a imagem do jornalismo brasileiro.
para mim tanto faz um ou outro ganhar, pois isto nao vai mudar a minha vida, nem de ninguem.
peço que as pessoas se preocupem mais com suas vidas, se preocupem em se tornar cidadoes, para futuramente sermos uma grande naçao, pois nos, brasileiros, merecemos.

Fernando
Fernando
15 anos atrás

Flávio,

O senso de patriotismo Brasileiro foi muito castigado durante a ditadura militar. O senso coletivo também. Nada que aglomerasse mais do que 10 pessoas era considerado normal e podia ser interpretado como subversão.

Hoje sofremos desta falta de apego ao Brasil por conta disto e precisamos ter mais tempo de democracia do que tivemos de ditadura para reverter o quadro.

Espero que melhoremos como nação, mas o caminho é árduo.

Renato
Renato
15 anos atrás

FG,
Como sempre o texto está um primor. Show mesmo.
Mas de um tempo pra cá acho que vc está muito de mal do mundo. Notei, p.ex, que vc começou a usar palavrões com uma frequência bem maior e a cometer agressões gratuitas – como à loira tonta no texto -, no melhor estilho revista Veja (que critica o Lula até em resenha de filmes).
Não é uma crítica à sua visão das coisas com a qual, aliás, estou sempre de acordo. Mas é que embora a liberdade de falar o que pensa seja louvável, por vezes pode significar um tiro no pé, como no caso de jornalistas que ficam com pexa de exêntricos e perdem a credibilidade.
Enfim, parabéns pelo texto e pode meter o pau no meu comentário. hehhee

Jr
Jr
15 anos atrás

VIVA O RE1000tON(ton ton ton tonhao) do FG! uhahuahuahuahu

Flavio,exceto essa sua torcida pelo bacuri da rainha, a coluna foi precisa. Porem há de se dizer, que hoje há mais informação e menos poder de manobra para os veículos oficiais. Hoje voce pode dizer A. Porem no youtube ter um video seu dizendo B! Entao, penso, que as pessoas com mais informação sao tbm ao mesmo tempo mais (soh um pouco) mais inteligentes e dissidiosas do que quando tu mesmo disse – sequer sonhavamos com a internet. Hoje os mitos criados, sao as bundas do tamanho de uma vaca prenha e os que tais outros das celebridades efemeras!

Mas, que bom, que é assim. E ruim pela realidade da torcida para perdedor x vencedor. É o vento dos acontecimentos que movem nós brasileiros (nem todos claro).

Um abraço.

Jr

andrey farias
andrey farias
15 anos atrás

muito boa a coluna de hoje, é isso mesmo…

Lucas Paiva
Lucas Paiva
15 anos atrás

quando crianca eu via, mas nao dava muita atencao ao que estava acontecendo na F1. Por sorte, ainda consegui acompanhar os ultimos anos de Senna e com isso fui criando minha paixao pelas corridas. Como muitos brasileiros, sofri nos anos seguintes esperando que surgisse um novo brasileiro correndo em uma pequena que obtivesse resultados expressivos em corridas históricas e tals, mas isso nao aconteceu. Mesmo assim, continuei a acompanhar com atenção a F1. Se domingo Massa vencer o campeonato ficarei muito satisfeito e sairia para comemorar senão fosse a “falta de companhia”. Alias, acredito que nao há grande comocao por um provavel titulo do Massa por dois fatores: a F1 ficou bem menos cativante e felipe não é um cara que possa ser chamado de carismatico.

jose carlos tavares
jose carlos tavares
15 anos atrás

É lógico, pequeno (na altura) FG, que quando se ganha aumenta o interesse. A Espanha passou a gostar de automobilismo quase da mesma forma q gosta de motociclismo depois que Alonso foi campeão e não quando andava na Minardi, a Alemanha ter o maior número de pilotos na F1 atual é fruto da era Shumi, e até a simpática Portuguesa teria mais que os atuais 128 torcedores, se fosse campeã ou se mantivesse na elite.
Se Felipe ganhar, espero que a onda dure mais um pouco para poder gerar nos guris de hoje a vontade de competir, e que com isso tenhamos a volta das categorias de base.
É isso, temos que aproveitar e tirar o melhor proveito das conquistas, sem a babaquice e bajulação oficiais que o Senna adorava e espero que o Felipe mantenha afastada.

Samuel Lincoln M Barrocas
15 anos atrás

Legal, Flávio, vi que você acatou a minha sugestão de escrever uma coluna sobre os 20 anos do primeiro título do Senna… Obrigado!

Samuel

Franco
Franco
15 anos atrás

Ah! esqueci da sambadinha, Rubinho mais Lula!

Franco
Franco
15 anos atrás

FG, parabéns, passou muito bem a sensação do brasileiro.No momento é como nos sentimos. Mas imagine se fosse o Rubinho que estivesse lá, prestes a disputar o título, na última corrida do ano, em Intrlaaaaaaagos, o Galvão esgoelando, a torcida toda: Rubinhooo…: Feriado nacional, o Lula invadindo a Pista e decretando carnaval. Era isso que o povo queria!

antonio
antonio
15 anos atrás

Muito boa a explicação dada.
Mas ela me deixou curioso sobre o comportamento dos outros povos ( talvez a curiosidade tenha sido aguçada extamente pelo fato de voce mencionar desconhecer a resposta…).
Se algum dia descobrir não deixe de criar um post a respeito .

Só discordo da opinião de que um eventual triunfo do Massa ficaria pouco tempo na mídia . Depois de 15 anos mantendo os investimentos na transmissão do campeonato, a Globo não iria deixar de expolorar à exaustão este título visando reaver a audiencia . Ainda mais se B. Senna conseguir uma vaguinha…

Rogerio Lessa
Rogerio Lessa
15 anos atrás

Depois que havia escrevido um comentario, vi essa materia num jornal da minha cidade Salvador, Bahia sobre esse cidadao que ha 14 anos vai de moto ver a corrida do lado de fora em Interlagos porque nao tem grana para bancar o ingresso super caro que é cobrado aí mas que por pura paixao todo ano está lá.
É esse tipo de gente que vai vibrar com a conquista do Massa!
Por favor deem uma olhada na reportagem!
http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=7666&mdl=26

Rogerio Lessa
Rogerio Lessa
15 anos atrás

Maravilhosos comentarios do Rubem Tomaz Conceicao e do Claudio Collegati, acredito que o resto do pessoal que escreve nesse blog, em 1988 ainda usava fralda (se muito) e creceu falnado ingles e valorizando as porcarias de fora!
Aqui em Santiago quando a selecao chilena ganhou da Argentina há tres semanas atraz 20 mil pessoas fizeram festa no centro da cidade. Por que fizeram isso? Porque fazia 30 anos que o Chile nao ganhava da Argentina. Fizeram bem, povo com dignidade e paixao por sua patria.
Eu estou seguro que as tres duzias de pessoas que frequentam esse blog e comentam que a vitoria (e espero o titulo) do Massa vai durar até o Fantastico, vao estar errados e eu gostaria de estar ai no Brasil para festejar mais essa conquista.
Eu vi os tres titulos de Piquet e os tres titulos do Senna, as tres duzias de pessoas que escrevem nesse blog só viram os do Schumacher nos anos 2000!
Domingo vamos ver Massa trazer de volta essa alegria para o nosso país e espero que seja uma semana de festa porque o povo que vai comemorar sua vitoria nao frequenta blogs, nao tem internet, nao fala ingres e nao viaja para fora do país, o povo que realmente tem orgulho da nossa patria!!!
Vamos nessa Massa!!!!

Pompiano #66
Pompiano #66
15 anos atrás

Flavio,

Correta a sua explicação, as considerações a respeito do Rio são perfeitas, sem autódromo, sem kartódromo e por mais 4 anos sem prefeito…, mas com o Framengo e com o Fruminense…

Pompiano#66

Agra
Agra
15 anos atrás

Ótimo vídeo comparativo: Senna em 1993… Massa em 2006…e Galvão continua o mesmo… http://www.youtube.com/watch?v=-tcmBpmCoCU&feature=related

jose henrique de oliveira
15 anos atrás

Meu caro Flavio como o Juca Kfouri ,no domingo torço pelo Hamilton e na terça por Barack ,pensou que beleza primerio negro campeão mundial de um esporte de elite e de branquelos azedos e primeiro negro a governar a maior potencia do mundo , muito bom para o mundo e muito bom para a f1.

Alexandre Pedreira - Cachambi - RJ
Alexandre Pedreira - Cachambi - RJ
15 anos atrás

Olá Flávio!”!!

Parabéns!!! vc foi extremamente feliz em tudo que escreveu.
Eu completaria dizendo que na época do Senna, todos nós Brasileiros tínhamos a convicção que ele era o melhor de todos, isso já não acontece com o Massa, ele está atrás de Alonso e Lewis Hamilton.

Abraços!!!!!!!! do fã de esporte.

Lucas Rafael Chianello
15 anos atrás

Puta que pariu… onde é que assino?

Só para constar: quando o Senna morreu, eu tinha 8 anos, hoje tenho 22.. Moro em Poços de Caldas (MG). Perdi as contas de quantas vezes perdi as contas de pessoas que já me disseram “depois que o Senna morreu, nunca mais assisti F-1”. Ele morreu, eu continuei assistindo, gosto do negócio e sou acusado de não ser patriota porque não torço pra piloto brasileiro.

Meu palpite é Hamilton campeão e talvez vencendo a corrida. Mas também não é pra ele que eu torço.

Com ou sem brasileiro, F-1 é bom demais!!!!!

E realmente, como as coisas mudaram nesses últimos anos! Ah essa tal de internet…

Márcio Pimenta
Márcio Pimenta
15 anos atrás

Flavio, a F1 em SP te faz bem, voltou a escrever com brilhantismo.

Abs!

Renan Raul
15 anos atrás

Sensacional Flávio! Você retratou bem a maneira que o brasileiro trata o esporte em geral. Parabéns!

HM
HM
15 anos atrás

creio que nao seja exclusividade brasileira esse tipo de comportamento… a audiencia da F1 na alemanha caiu muito com a saida do schumacher…

mario aquino
mario aquino
15 anos atrás

Flávio:

A sua reflexão deveria transcender o esporte, avançar sobre os usos e costumes dos brasileiros especialmente da imprensa, que a cada tragédia elegem uma bola da vez, as vezes é a menina que foi jogada pelo pai da janela, às vezes é o namorado que levou quatro dias para matar a namorada, as vezes é o jornalista velho que matou a namorada nova, e da mesma forma o campeão ou a morte do campeão se transformam nesta bola da vez, e estas situações são especialmente patrocinadas pela imprensa, quando tudo cai na vala comum, tudo se direciona para este mesmo assunto que é explorado à exaustão, de forma enfadonha e cansativa, abarrecida e cruel, lembra\ do Marcos Valério, é um ramerrão que voces da imprensa proporcionam aos leitores, que ninguém critica, mas aceita passivamente como idiotas que somos.

Adilson
Adilson
15 anos atrás

FG,

Isso deve ter um nome… não sei se é falta de “carisma”, ou se são outros tempos.. Hoje em dia está tudo diferente (que novidade !) o “povão” nao é mais tão burro… a informação circula numa velocidade inacreditável….e todos tem coisas mais importantes para se preocupar, eu acho.

Afinal, como você mesmo diz, FG, é “apenas uma corrida de carros”, certo ? É o que eu acho. Ganhando ou perdendo, na segunda meus problemas estarão me esperando, vou ter que trabalhar do mesmo jeito, e não vou ganhar ou perder nada com isso. É igual futebol. Tenho meu time ? Tenho, mas trato da mesma maneira. Tem gente que se mata (literalmente) por causa disso.

Na corrida, torço para que dê tudo certo, e ninguém se machuque, só isso. Não vou fazer “isso” ou “aquilo” só porque a Globo mandou. :-P

grande abraço, e parabéns pela coluna.

Adilson.

Belair
15 anos atrás

Marcos Ruiz : não dá para me ver,mas….clap,clap,clap.Legal !!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

É isso mesmo, FG.
Brasileiro é assim, tem complexo de vira-lata. O que fizeram com os irmãos Fittipaldi e sua equipe de F1 ilustra bem o tipo de povo que temos, a espécie de gente que somos, o país que construímos.
Não temos tradição, nem valores, muito menos exemplos dignos. Nossa ética é distorcida, a plebe é ignara e mansa.
Nenhum alemão jamais entenderá esse país e seu povo, assim como nós tambem não entendemos os alemães.
Nós, aqui do lado de baixo do equador, permanecemos deitados eternamente em berço explendido, ao som do mar e a luz do céu profundo.

Marcos Ruiz
15 anos atrás

Bela reflexão, Flávio (engraçado isso, é só ler o blog do cara todo dia que a gente se sente “íntimo”, e vai tratando assim, pelo primeiro nome). Queria aproveitar pra contar a minha lembrança desses 20 anos do título do Senna. Eu tinha 10, e lembro que chorei muito, mas não porque o Senna ganhou, e sim porque o “meu piloto” perdeu um título que estava quase ganho. Isso mesmo, eu estava torcendo pelo Prost, e esperando outro título na madrugada como aquele de dois anos antes, quando ele batera a favorita Williams na conquista do Bi nas ruas de Adelaide (achava o maior barato um circuito com o nome da minha tia). E o que aconteceu depois disso todos lembramos, Senna passou de ídolo para gênio, depois para o grande senhor das pistas, praticamente um demiurgo automobilístico. E eu, torcedor fanático daquele que já era o grande inimigo da pátria sobre pneus slicks, fiquei no olho do furacão. Lembro da indignação das pessoas quando declarava minha preferência pelo “anão narigudo”. “Mas porque???” “Como assim?” “Ah, larga a mão de ser besta”. Eu até tentava explicar que já era fã do cara desde 84, quando Senna era apenas uma promessa. Mas não adiantava. Eu era um herege, um ateu automobilístico, e merecia ser vítima de todo tipo de ofensa e provocação em dia de corrida. E assim os anos se passaram. Chorei quando o Prost parou. Chorei quando o Senna morreu. E chorei de raiva quando me perguntaram se eu tinha comemorado a morte dele, pois afinal eu era torcedor do “anão”. Tudo isso pra voltar no começo, pois a vida é cíclica. Concordo com você quando diz que não haverá uma comoção nacional, mas tenho medo do que tentarão fazer do Massa caso ele venha a ser campeão. Pois essas mesmas “forças invisíveis” fizeram de Ayrton Senna um mito, um Deus, enquanto faziam de uma criança um crápula, um pária. MAs vamos lá! Massinha é Brasil nesse domingo.
Só espero que não hajam muitas crianças de 10 anos torcendo pelo Hamilton por aqui caso Massa vire o nosso próximo Deus.

EdisPJ
EdisPJ
15 anos atrás

…é a mais pura verdade, sem tirar nem por…

Rubens Tomaz Conceição
15 anos atrás

Flávio, realmente vc disse uma verdade.

Assim como os grande do nosso canal 5, a vênus prateada, faz uma propaganda ferrada em cima dos times e atletas brasileiros, só DEPOIS que eles ganham ou quando são muito favoritos. Diferente da ESPN, que tem programas como o “Caravana no Esporte”, que mostra como nossos atletas treinam a pão e água que só brilham no plim-plim quando seus nomes interessam a patrocinadores etcetaras e afins…

Vejamos o caso da Jade, lembra dela em Pequim? Pois é era uma tal de vangloriação com uma menina que, desde o Pan mostrava uma capacidade monumental mas ao mesmo tempo uma fragilidade sem igual. E deu no que deu. Hoje, nos programas de esporte que vemos no almoço, enm ouvimos o nome dela e dos problemas que ela teve no pulso e das denúncias feitas contra a confederação de ginástica (Salvo, lógico, por alguns brasileiros de verdade que botam a cara a tapa e mostram a verdade nua e crua). Heroína caída, nome esquecido.

Ou até ela voltar a ganhar uma etapa de copa do mundo eu algo assim.

Torço por Massa sim, tomo uma eventual derrota dele como minha assim como se for uma vitória monumental e sofrida. Sem hipocrisia. Sou brasileiro e aprendi que quem carrega o nosso estandarte é merecedor de muitos créditos. Afinal, querendo ou não, com uma pontinha de inveja, eu queria estar no lugar dele. Colocar uma espectativa em quem torce não só por ele, mas pelo Brasil. Fico vendo corridas e treinos torcendo pra ver esse cara ganhar.

Eu me sinto emocionado quando toca o hino nacional, canto junto e tudo mais. Bato palma e fico triste junto.

O brasileiro precisa perder essa síndrome de que “Nós ganhamos, ele perde”. Precisa aprender que não é qualquer um que luta para levar o nome Brasil para todos os lugares. Tem que aprender a se espelhar nos ídolos que nos fizeram sorrir um dia, independente de cor, condição financeira, gênero e grau.

Quando essa consciência tomar conta de todos, daremos valor a TODOS que tentam levar o nome do Brasil para um lugar melhor. Sendo o piloto de fórmula um da Ferrari, ou a ginasta ferida.

Flávio, sou um fã seu, com o #96 ou com o #69, ou até com um super Voyage rasgando a reta. Vejo seus programas e entro neste santo blog todo dia. Obrigado por ter no seu caráter a honestidade e a tranparência que faltam em muitos.

Rubens Tomaz Conceição
São Paulo
BRASIL

Dante
Dante
15 anos atrás

Perfeito…….alguem acordou do lado certo da cama hj……ou entaum eh interlagos que te inspira….o cheiro de gasolina ou de borracha queimada talvez

Rodrigo Font
Rodrigo Font
15 anos atrás

Fio…Você é o cara!!!!!
Penso as mesmas coisas que você ,ao externá-la na sua coluna…Somente,acho, que faltou o adjetivo “Santo” ao Senna…RS…..

Agora é torcer pro Fernando cravar pole e ganhAr da putada neste Domingo!

Nico
Nico
15 anos atrás

Caro FG,
Na verdade, eu entendo que o Brasil hoje está mais parecido com os países normais. Na década de 80 estávamos saindo de um regime autoritário – que gosta de propagandas oficiais, narradores eloquentes, “a pátria de chuteiras” ou no caso, de capacete – e caminhando para eleições diretas para Presidencia. Lembro que em 1988, existia o muro de Berlim, Embrafilmes, Sudene (agora recriada) e vários outros entulhos. Provavelmente voce nem soubesse o que foram os naufrágios do Wilhelm Gustloff, do Goya e do Steuben. Sim, o mundo era mais tacanho…

mike
mike
15 anos atrás

se o massa ganha o titulo a noticia dura ate o fantastico da semana seguinte ao gp

Mário Gasparotto
15 anos atrás

É tenho que concordar contigo Flávio, salvo algumas excessões como este que vos escreve e uma porção de colegas blogueiros, a maioria pensa exatamente deste jeito. Sempre gostei de automobilismo, muito influenciado por aquela época é verdade, mas sinceramente, esta disputa deu uma esfriada sim, principalmente depois das cagadas da Ferrari. Acho que esta turma está meio ressabiada com o pessoal de Maranello, que sempre na hora de trabalhar pelo brasileiro, falha.

Arthur Cachel
Arthur Cachel
15 anos atrás

hahahaha demais a coluna!

ESSE É O NOSSO BRASIL…

Parabéns pela cobertura do GP em Interlagos, realmente está de primeira categoria!!!