LONDRINA CHAMANDO
SÃO PAULO (falta uma semana) – Bem macacada, é melhor ir se acostumando com o visual… Acho que já não é mais mistério para ninguém que o #96 terá de ser substituído nos corações da blogaiada pelo #69, que tem sua estréia marcada para a semana que vem em Londrina (17 a 19 de outubro), onde a Superclassic fará, a exemplo do ano passado, uma prova extra-campeonato (tem hifen?) enquanto Interlagos está fechado.
Esse Lada tem uma história longa e muito interessante, começando lá nos anos 70 em Adis-Abeba, na Etiópia, vindo parar no Brasil por via diplomática. Passou por algumas modificações, mas tudo isso será contado num site próprio do carrinho que em breve estará no ar. Tem até KGB no meio!
Como se sabe, esse modelo é feito desde a década de 60 do mesmo jeito, e procurei voltar ao visual original com faróis redondos e lanternas compradas em Praga. A traseira a gente vai acertar depois. Desde junho o #69 está sendo montado na LF, com “projeto gráfico” do Bruno Mantovani (projeto antigo, há tempos que quero fazer esse carro) e coordenação-geral do Luís “Nenê” Finotti.
O motor não é AP, não. Todos aqui sabem de minha ojeriza por motorização não-original em carros antigos de competição, embora isso seja uma realidade da Superclassic por vários motivos — performance, custos, facilidade para encontrar peças etc. É motor de Lada, mesmo, 1.600 cc, bem preparado, com algo em torno de 140 hp (é o que a gente imagina, ainda não foi para dinamômetro). Quem fez foi o Saúva. Tiramos bastante peso (não tem nada de fibra, porém), usamos projetos da VFTS (uma preparadora Lada da Lituânia) para redimensionar as suspensões, fazer o santantônio (que, no caso dele, é sanpetersburgo) e o escapamento, estamos usando rodas um pouco maiores que as originais de rua (o modelo escolhido foi da Fiat, que, como também se sabe, copiou o projeto da Lada para fazer o 124…), os vidros foram substituídos por acrílico e mais todo o resto que é preciso para se fazer um carro de corrida.
O #96, está decidido, e não poderia ser diferente depois das palavras do Trevisan, vai para o Museu do Automobilismo Brasileiro, onde será muito bem tratado e ficará em companhia de alguns dos mais importantes carros de corrida da história do país. Não estará “morto”, porém. Sempre que der, irei ao Sul para dar umas aceleradas em eventos locais de antigos. E, um dia, trago de volta para se juntar aos meus outros brinquedinhos. Aliás, estou até planejando uma festa de despedida aqui em SP, e a blogaiada, claro, será avisada e convidada.
O #69 será amaciado em Londrina, num fim de semana que, para ele (e para mim), será mais de testes do que qualquer outra coisa. Já nasce com pequenos patrocínios da Pirelli (cedeu os pneus) e da Corsa (banco e cinto), a quem agradeço desde já pela parceria. Daqui a alguns dias vocês conhecerão mais detalhes do que estou planejando para esse carro, que vai abrir a chance para todos participarem de sua história diretamente.
Assim, fica convocada a blogaiada de todo o Brasil, especialmente do Paraná, claro, para a estréia na semana que vem. Temos 22 carros confirmados, que saem de São Paulo na próxima quarta-feira em duas cegonhas, com previsão de chegada a Londrina na quinta. Vamos participar de mais uma rodada do Metropolitano de Velocidade no asfalto no Autódromo Ayrton Senna, que contará também com a categoria Marcas & Speed.
Teremos treinos livres na sexta (10h, 11h45, 14h15 e 15h45) e no sábado (9h45). Às 11h30 do sábado faremos a classificação e, depois, um warm up às 14h15, com largada da primeira bateria às 16h30. No domingo, novo warm up às 9h30 e largada para a segunda bateria, com grid invertido, às 10h30.
O #69, que será um fenômeno de marketing e vai acabar com a crise econômica mundial, já tem uma extensa lista de produtos licenciados, como camisetas e miniaturas de papel. Em breve, tudo isso estará no seu site, também (que está sendo montado pelo blogueiro luso Douglas Nascimento).
E é isso. Podem aguardar, porque a trajetória desse sedãzinho branco vai ser tão divertida para todos nós quanto a do #96, que merece um breve descanso. E tenho certeza que um grande amigo nosso, que está lá com o Paul Newman e outros caras, deve estar achando tudo isso o maior barato! Porque um dia, e agora vou contar um segredo, o Veloz me chamou num canto e perguntou: “Por que você não faz um Lada para correr? Isso sim é carro!”.
Fiz.
Este post
13/10/2008 – 13:43
Enviado por: fe
Flávio
parabéns! Que esse carro abasteça sua alma!
Tem um pitaco;
A Sua e a de todos que estão aqui por sua causa, seu canalha mór!
Vitão, que Ituram que nada, pois colocando cerca de galinha mata o sistema, o que não mata é vermos o #69 na Pista!
Teoria de Faraday brow!
vejamos, então, se acelera mesmo o valente escriba. agora, com seus cento e quarenta cavalos, acabaram-se as desculpas meu caro!!!
ps: ficou bonito pácas!!!!
Flávio
parabéns! Que esse carro abasteça sua alma!
Parabéns Flávio….chic a caranga…
Se não ganhar com esse canhão vai ser “gentilmente substituído” pelo partido.
Bão.
Vamos ver o resultado.
A receita parece boa.
Gostei de verdade das miniaturas de papel.
O problema é a pecinha entre o banco e o volante.
Quantas horas no simulador da cidade das estrelas?
E duvido muito que o Veloz disse o que vc disse que ele disse. Isso me cheira a manipulação da grossa .
O Ceregatti já entregou.
Vamos ver a… hamnnm… estréia. Estaremos por lá conferindo.
AAAAAAARRRRGHHHHHHH!!!!!!!!!!Que bosque….vou ter que trabalhar….é a final da Mit Cup em Jaguariuna…..
A corrida é domingo????De repente,pego um Gol e vou……o aereo…..
…e não é que esse Lada está ficando bacana mesmo…hahaha.
Gosto de carros antigos e sou sincero em dizer que não consigo ver beleza no Lada, mas esse 69 está me surpreendendo.
Parabéns FG e vida longa ao 69 !
Puts… Foi lá em Praga comprar as lanternas e farois. É bom não bater.
Parabéns FG! Que o #69 traga muitas vitórias e que a união dos blogueiros aumente ainda mais com os novos farnéis russos!
Acelera e manda ver!!
finalmente um legitimo para torcer. Espero que o Coro e a Orquestra do Exercito Vermelho esteja já de partida para Londrina para ensaiar os desfiles e que com ela levem um contentor de Vodka.
Os pneus deveriam ser Tchecos da Barum…
Caro Gomes,
Pelamordideus, dê um jeito de trazer a categoria para correr em brasilia. Eu suplico, multiplico, somo, subtraio!
Um abraço
AE FLAVIO! ESSE SEU CARRO NOVO É LINDO DEMAIS!
Tu é doido…
Um doido sensacional e apaixonado!!!!
Toda a sorte do mundo!!! E vamos ver se o teu original consegue dar uma pressão nos carros de motor AP, pelo menos nos originais de turismo porque nos “montados” deve ser mais complicado.
Juro que achei que vc tivesse montando esse Laika pra ralis.
Também fiquei em dúvida sobre a homologação do carrinho para a competiçao superclassic. Dúvidas a parte, quero dizer que gostei do resultado, ficou realmente muito bom e o carrinho realmente é muito simpático. A pintura ficou muito legal, bem clean e com as cores da gloriosa França. Com relçao à numeração não poderia ter sido escolhido um número melhor, altamente sugestivo. Torço para que os resultados nas pistas sejam positivos. Já estou com saudades do #96, mas torcendo pelo #69. Boa sorte. Abraços
Como a fiat “copiou” a lada, e a Ferrari é do grupo Fiat logo, vc estará correndo num legítimo primo da FERRARI… Óbvio!!!!! Abraço Ricardo
Pena q no sábado estarei no tronco, mas domingão com certeza estarei vendo essa máquina voando por Londrina!
Agora, a pergunta do Cristianov Ruivov é pertinente, e a botecagem??
Ficou demais!!!
Sexta à noite irei de BUMBA até Londrina…
Chegando em Londrina, da Rodoviária para o Terminal Central e de lá para o Autódromo…
Será uma correria…
Como fiz no ano passado…
Veremos se o RUSSO encara os alemães, americanos, brasileiros e os “copiadores” italianos…
Olhando para o lado FIAT da coisa, gostei muito do carro e da idéia.
E o Comendattore já disse tudo sobre a equipe que está por tras de tudo isso.
Acho que esse motor se tiver mesmo com 140 “burritos” vai falar grosso!
E a bricadeira vai ficar legal. E vai trazer muita alegria a todos.
Acho que voce acertou em cheio em partir para essa empreitada.
Não poderei ir a Londrina, para a estréia, mas na reabertura do Templo, estarei lá recepcionando e torcendo pelo 69 que não é 51, mas tambem é uma boa idéia!
Maravilha ficou lindo ! Tem um vermelhinho que sobe a rua de casa de vez em quando, tento fotografar mas ele sobe muito rapido soltando uma fumaça danada ! Já rodei aqui pelo bairro procurando a caranga e não achei…ainda !
Ficou show o #69, se a maldição de me segurar em SP me der uma folga, com certeza irei para Londrina semana que vem.
Não posso perder uma dessas.
Abraços
Que venha a Super Classic. Agora, outra coisa, onde será a botecagem? Encontrei a pilotada no Varanda Bar ano passado…
Eu vou tentar ir com certeza! e se for vou de Opalão pra prestigiar a estreia!!!
Sorte!!!
Legal, Flavio ! AP´s, tremei !!!
Parabéns pelo arrojo em montar um carro totalmente fora dos padrões nacionais…
Lindo e imagino, eu, competitivo…
Só acho que o número deveria ser 97…
Para a continuação da saga…
Mas tô mais curioso pra saber do Samara de Rally… Do pó viemos, ao pó voltaremos…
Vai ter o mesmo coeficiente de penetração de um out-door. De Lado.
Vitão, o que fazemos as 4 da matina pós Salomas drink bar?
Parabéns pelo bom gosto na pintura, rodas e por todos os detalhes, o carro ficou lindo e muito convidativo prá pilotar. É um autêntico Turismo de Competição com cara braba. Boa sorte e que ele te traga muita satisfação, além de vitórias, é claro.
Gosto muito desse espírito de curtição, tomara que incentive os demais pilotos da categoria a mostrar ou contar um pouco das historias dos seus carros, e correr com o carro que gosta, não só aquele que vai garantir uma vitória, eu penso que é legal as categorias de carros Clássicos mostrarem além da velocidade e competição, originalidade, beleza e história.
A tão aguardada estréia do #69….literalmente uma reversal russa a caminho…
Abraço FG e boa sorte na empreitada!
Caro Flavinho,,,
A Barata ta ficando “jóia ” .
Parabens !!
Tenho a impressão de que o carrinho vai lhe proporcionar grandes disputas na pista ,,,,,deverá ser muito rápido !!,,com esse motor 1600 cc de 140 Hp ..do Sauva,,, Boa sorte em Londrina,,Tenho amigos que residem la, e estarão torcendo pelo único Lada de competição do Brasil Nao poderei estar em Londrina , mais estarei torcendo para que vc termine a corrida e suba ao pódio,,, Boa sorte !! abraço do amigo Luiz Evandro águia.
Valeu , o carrinho ficou lindo…
Só mudaria o layout do número 69 como já lhe falei. Como está ficou “incompatível” com o resto do carro…pequeno , feio e não legível a distância ! Melhorando isso o conjunto ficará ótimo!
Obs: Já arrumou o espelho retrovisor…?
Se me vir no espelho – ou o mesmo está ao contrário ou estarei para dar uma volta em vc.!!! Ha…ha…ha…
AG
Polara # 66
MUITÍSSIMO PARABÉNS POR MANTER ACESAS AS CHAMAS DA VELOCIDADE E DA AMIZADE!! BOA SORTE!!
Eu vou !!!!!
Rapaz… Qdo vi o título “Londrina Chamando”, imaginei que a macchina estivesse a ser preparada por aqui.
Já estava me perguntando onde era esse cruzamento hehehe
Caro Gomes,
Porque não pinta a bandeira da Magnífika Repúblika Socialístika de Ladaland, como aquelas bandeiras pintadas com o nome do piloto num carro de F1?
Abraço!
Bom descanso, #96, vida longa camarada #69!
Flávio, vou tentar pintar lá em Londrina. E com certeza meus colegas da Folha de Londrina estarão lá no autódromo cobrindo a corrida. Abraço
Adorei o carrinho! Ainda quero ver esse correr!
Parabens! Ficou muito bom. Se ele não lhe trouxer vitórias, que lhe traga muitos momentos felizes!
Flávio,
Faço questão de prestigiar a estréia desse carro em Interlagos.
Sou proprietário de um VW Santana 1987, GLS, triscando de novo, cuja placa é…6969!
Irei com meu Santana. Duvido que alguém possa fazer homenagem melhor!
Boa noite Flavio e Blogaiada.
Em outros tempos eu falaria do meu acatamento às decisões do Partido, desde que democráticas.
Hoje resigno-me à dura realidade da sua decisão e declaro meu apoio ao veículo que passas a conduzir no circuito.
Afinal, manter a Blogaiada unida é essencial.
– Fazer o quê ? O cara invocou até o Veloz, Cerega já está bufando sobre o dito automóvel e seu piloto, amigos solidários se perguntam “e aí?”
Abraços, bom treino FG e amigos!
RZ
Gomes, devia ter uma homenagem ao Veloz na pintura do #69.
Seria bem legal. :)
Boa estréia FG e 69, fim de semana de testes!!!!!! Com 140 hps vamos ver o Ladão subindo a curva da caixa d’aqua, depois rasgando a reta oposta e fazendo o curvão e a reta principal para a bandeirada. Que o 96 não fique magoado.
Cara de carro de corrida tem, desejo tudo de bom e muito sucesso! Vida longa ao 69 !
Puxa, dá pra fazer tantas frases maliciosas!
Parabens pela maquina.
ha ha sanpetesburgo muito boa, to rindo muito, que piada besta!!
FG,
De coração, parabéns, pois o carro está lindo.
140 VHP (V de Veloz) de potência neste carrinho com certeza será uma experiência bem mais emocionante para você e para quem lhe acompanha.
Fico aguardando a camiseta com um enorme 69 estampado para desfilar aqui por Copa.
Avise quando estiverem disponíveis!
Grande abraço,
Marco & Cia.
Cuidado com essas voltas do Comendattore! Lembra do que ele fez com o F-Speed?
Em breve, o post “69 no mundo”. Mas, Flavio, não se esqueça de ativar o filtro de conteúdo quando procurar as fotos.
Ou não. hehehehehe