LONDRINA CHAMANDO

SÃO PAULO (falta uma semana) – Bem macacada, é melhor ir se acostumando com o visual… Acho que já não é mais mistério para ninguém que o #96 terá de ser substituído nos corações da blogaiada pelo #69, que tem sua estréia marcada para a semana que vem em Londrina (17 a 19 de outubro), onde a Superclassic fará, a exemplo do ano passado, uma prova extra-campeonato (tem hifen?) enquanto Interlagos está fechado.

Esse Lada tem uma história longa e muito interessante, começando lá nos anos 70 em Adis-Abeba, na Etiópia, vindo parar no Brasil por via diplomática. Passou por algumas modificações, mas tudo isso será contado num site próprio do carrinho que em breve estará no ar. Tem até KGB no meio!

Como se sabe, esse modelo é feito desde a década de 60 do mesmo jeito, e procurei voltar ao visual original com faróis redondos e lanternas compradas em Praga. A traseira a gente vai acertar depois. Desde junho o #69 está sendo montado na LF, com “projeto gráfico” do Bruno Mantovani (projeto antigo, há tempos que quero fazer esse carro) e coordenação-geral do Luís “Nenê” Finotti.

O motor não é AP, não. Todos aqui sabem de minha ojeriza por motorização não-original em carros antigos de competição, embora isso seja uma realidade da Superclassic por vários motivos — performance, custos, facilidade para encontrar peças etc. É motor de Lada, mesmo, 1.600 cc, bem preparado, com algo em torno de 140 hp (é o que a gente imagina, ainda não foi para dinamômetro). Quem fez foi o Saúva. Tiramos bastante peso (não tem nada de fibra, porém), usamos projetos da VFTS (uma preparadora Lada da Lituânia) para redimensionar as suspensões, fazer o santantônio (que, no caso dele, é sanpetersburgo) e o escapamento, estamos usando rodas um pouco maiores que as originais de rua (o modelo escolhido foi da Fiat, que, como também se sabe, copiou o projeto da Lada para fazer o 124…), os vidros foram substituídos por acrílico e mais todo o resto que é preciso para se fazer um carro de corrida.

O #96, está decidido, e não poderia ser diferente depois das palavras do Trevisan, vai para o Museu do Automobilismo Brasileiro, onde será muito bem tratado e ficará em companhia de alguns dos mais importantes carros de corrida da história do país. Não estará “morto”, porém. Sempre que der, irei ao Sul para dar umas aceleradas em eventos locais de antigos. E, um dia, trago de volta para se juntar aos meus outros brinquedinhos. Aliás, estou até planejando uma festa de despedida aqui em SP, e a blogaiada, claro, será avisada e convidada.

O #69 será amaciado em Londrina, num fim de semana que, para ele (e para mim), será mais de testes do que qualquer outra coisa. Já nasce com pequenos patrocínios da Pirelli (cedeu os pneus) e da Corsa (banco e cinto), a quem agradeço desde já pela parceria. Daqui a alguns dias vocês conhecerão mais detalhes do que estou planejando para esse carro, que vai abrir a chance para todos participarem de sua história diretamente.

Assim, fica convocada a blogaiada de todo o Brasil, especialmente do Paraná, claro, para a estréia na semana que vem. Temos 22 carros confirmados, que saem de São Paulo na próxima quarta-feira em duas cegonhas, com previsão de chegada a Londrina na quinta. Vamos participar de mais uma rodada do Metropolitano de Velocidade no asfalto no Autódromo Ayrton Senna, que contará também com a categoria Marcas & Speed.

Teremos treinos livres na sexta (10h, 11h45, 14h15 e 15h45) e no sábado (9h45). Às 11h30 do sábado faremos a classificação e, depois, um warm up às 14h15, com largada da primeira bateria às 16h30. No domingo, novo warm up às 9h30 e largada para a segunda bateria, com grid invertido, às 10h30.

O #69, que será um fenômeno de marketing e vai acabar com a crise econômica mundial, já tem uma extensa lista de produtos licenciados, como camisetas e miniaturas de papel. Em breve, tudo isso estará no seu site, também (que está sendo montado pelo blogueiro luso Douglas Nascimento).

E é isso. Podem aguardar, porque a trajetória desse sedãzinho branco vai ser tão divertida para todos nós quanto a do #96, que merece um breve descanso. E tenho certeza que um grande amigo nosso, que está lá com o Paul Newman e outros caras, deve estar achando tudo isso o maior barato! Porque um dia, e agora vou contar um segredo, o Veloz me chamou num canto e perguntou: “Por que você não faz um Lada para correr? Isso sim é carro!”.

Fiz.

Subscribe
Notify of
guest

101 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dú
15 anos atrás

Este post
13/10/2008 – 13:43
Enviado por: fe
Flávio
parabéns! Que esse carro abasteça sua alma!

Tem um pitaco;
A Sua e a de todos que estão aqui por sua causa, seu canalha mór!

Vitão, que Ituram que nada, pois colocando cerca de galinha mata o sistema, o que não mata é vermos o #69 na Pista!

Teoria de Faraday brow!

Lago
Lago
15 anos atrás

vejamos, então, se acelera mesmo o valente escriba. agora, com seus cento e quarenta cavalos, acabaram-se as desculpas meu caro!!!
ps: ficou bonito pácas!!!!

fe
fe
15 anos atrás

Flávio

parabéns! Que esse carro abasteça sua alma!

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Parabéns Flávio….chic a caranga…

Daniel Nishikawa
Daniel Nishikawa
15 anos atrás

Se não ganhar com esse canhão vai ser “gentilmente substituído” pelo partido.

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Bão.
Vamos ver o resultado.
A receita parece boa.
Gostei de verdade das miniaturas de papel.
O problema é a pecinha entre o banco e o volante.
Quantas horas no simulador da cidade das estrelas?

E duvido muito que o Veloz disse o que vc disse que ele disse. Isso me cheira a manipulação da grossa .

O Ceregatti já entregou.

Vamos ver a… hamnnm… estréia. Estaremos por lá conferindo.

Eric
Eric
15 anos atrás

AAAAAAARRRRGHHHHHHH!!!!!!!!!!Que bosque….vou ter que trabalhar….é a final da Mit Cup em Jaguariuna…..

A corrida é domingo????De repente,pego um Gol e vou……o aereo…..

Fábio Dalri
Fábio Dalri
15 anos atrás

…e não é que esse Lada está ficando bacana mesmo…hahaha.

Gosto de carros antigos e sou sincero em dizer que não consigo ver beleza no Lada, mas esse 69 está me surpreendendo.

Parabéns FG e vida longa ao 69 !

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

Puts… Foi lá em Praga comprar as lanternas e farois. É bom não bater.

Aurélio Neto
15 anos atrás

Parabéns FG! Que o #69 traga muitas vitórias e que a união dos blogueiros aumente ainda mais com os novos farnéis russos!
Acelera e manda ver!!

16 Válvulas
15 anos atrás

finalmente um legitimo para torcer. Espero que o Coro e a Orquestra do Exercito Vermelho esteja já de partida para Londrina para ensaiar os desfiles e que com ela levem um contentor de Vodka.

Ricardo ABTOBA3
Ricardo ABTOBA3
15 anos atrás

Os pneus deveriam ser Tchecos da Barum…

Viscondi
Viscondi
15 anos atrás

Caro Gomes,

Pelamordideus, dê um jeito de trazer a categoria para correr em brasilia. Eu suplico, multiplico, somo, subtraio!

Um abraço

FRANCISO CARLOS RJ
FRANCISO CARLOS RJ
15 anos atrás

AE FLAVIO! ESSE SEU CARRO NOVO É LINDO DEMAIS!

Carlos Galto
Carlos Galto
15 anos atrás

Tu é doido…
Um doido sensacional e apaixonado!!!!

Toda a sorte do mundo!!! E vamos ver se o teu original consegue dar uma pressão nos carros de motor AP, pelo menos nos originais de turismo porque nos “montados” deve ser mais complicado.

Juro que achei que vc tivesse montando esse Laika pra ralis.

Ike Nodari
Ike Nodari
15 anos atrás

Também fiquei em dúvida sobre a homologação do carrinho para a competiçao superclassic. Dúvidas a parte, quero dizer que gostei do resultado, ficou realmente muito bom e o carrinho realmente é muito simpático. A pintura ficou muito legal, bem clean e com as cores da gloriosa França. Com relçao à numeração não poderia ter sido escolhido um número melhor, altamente sugestivo. Torço para que os resultados nas pistas sejam positivos. Já estou com saudades do #96, mas torcendo pelo #69. Boa sorte. Abraços

Ricardo ABTOBA3
Ricardo ABTOBA3
15 anos atrás

Como a fiat “copiou” a lada, e a Ferrari é do grupo Fiat logo, vc estará correndo num legítimo primo da FERRARI… Óbvio!!!!! Abraço Ricardo

Douglas Mello
Douglas Mello
15 anos atrás

Pena q no sábado estarei no tronco, mas domingão com certeza estarei vendo essa máquina voando por Londrina!
Agora, a pergunta do Cristianov Ruivov é pertinente, e a botecagem??

N I P O - L U S O
N I P O - L U S O
15 anos atrás

Ficou demais!!!
Sexta à noite irei de BUMBA até Londrina…
Chegando em Londrina, da Rodoviária para o Terminal Central e de lá para o Autódromo…
Será uma correria…
Como fiz no ano passado…
Veremos se o RUSSO encara os alemães, americanos, brasileiros e os “copiadores” italianos…

Romeu
Romeu
15 anos atrás

Olhando para o lado FIAT da coisa, gostei muito do carro e da idéia.
E o Comendattore já disse tudo sobre a equipe que está por tras de tudo isso.
Acho que esse motor se tiver mesmo com 140 “burritos” vai falar grosso!
E a bricadeira vai ficar legal. E vai trazer muita alegria a todos.
Acho que voce acertou em cheio em partir para essa empreitada.
Não poderei ir a Londrina, para a estréia, mas na reabertura do Templo, estarei lá recepcionando e torcendo pelo 69 que não é 51, mas tambem é uma boa idéia!

Wallace/BH
Wallace/BH
15 anos atrás

Maravilha ficou lindo ! Tem um vermelhinho que sobe a rua de casa de vez em quando, tento fotografar mas ele sobe muito rapido soltando uma fumaça danada ! Já rodei aqui pelo bairro procurando a caranga e não achei…ainda !

Bonilha
Bonilha
15 anos atrás

Ficou show o #69, se a maldição de me segurar em SP me der uma folga, com certeza irei para Londrina semana que vem.

Não posso perder uma dessas.

Abraços

Cristianov Ruivov
Cristianov Ruivov
15 anos atrás

Que venha a Super Classic. Agora, outra coisa, onde será a botecagem? Encontrei a pilotada no Varanda Bar ano passado…

RafaZiller
RafaZiller
15 anos atrás

Eu vou tentar ir com certeza! e se for vou de Opalão pra prestigiar a estreia!!!

Sorte!!!

Pablo Vargas
Pablo Vargas
15 anos atrás

Legal, Flavio ! AP´s, tremei !!!

Fernando Assis
15 anos atrás

Parabéns pelo arrojo em montar um carro totalmente fora dos padrões nacionais…
Lindo e imagino, eu, competitivo…
Só acho que o número deveria ser 97…
Para a continuação da saga…
Mas tô mais curioso pra saber do Samara de Rally… Do pó viemos, ao pó voltaremos…

cesapar
cesapar
15 anos atrás

Vai ter o mesmo coeficiente de penetração de um out-door. De Lado.

Dú
15 anos atrás

Vitão, o que fazemos as 4 da matina pós Salomas drink bar?

Antonio José
Antonio José
15 anos atrás

Parabéns pelo bom gosto na pintura, rodas e por todos os detalhes, o carro ficou lindo e muito convidativo prá pilotar. É um autêntico Turismo de Competição com cara braba. Boa sorte e que ele te traga muita satisfação, além de vitórias, é claro.

Rogério Mosca
Rogério Mosca
15 anos atrás

Gosto muito desse espírito de curtição, tomara que incentive os demais pilotos da categoria a mostrar ou contar um pouco das historias dos seus carros, e correr com o carro que gosta, não só aquele que vai garantir uma vitória, eu penso que é legal as categorias de carros Clássicos mostrarem além da velocidade e competição, originalidade, beleza e história.

1GT
1GT
15 anos atrás

A tão aguardada estréia do #69….literalmente uma reversal russa a caminho…
Abraço FG e boa sorte na empreitada!

Luiz Evandro águia
Luiz Evandro águia
15 anos atrás

Caro Flavinho,,,
A Barata ta ficando “jóia ” .
Parabens !!
Tenho a impressão de que o carrinho vai lhe proporcionar grandes disputas na pista ,,,,,deverá ser muito rápido !!,,com esse motor 1600 cc de 140 Hp ..do Sauva,,, Boa sorte em Londrina,,Tenho amigos que residem la, e estarão torcendo pelo único Lada de competição do Brasil Nao poderei estar em Londrina , mais estarei torcendo para que vc termine a corrida e suba ao pódio,,, Boa sorte !! abraço do amigo Luiz Evandro águia.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
15 anos atrás

Valeu , o carrinho ficou lindo…
Só mudaria o layout do número 69 como já lhe falei. Como está ficou “incompatível” com o resto do carro…pequeno , feio e não legível a distância ! Melhorando isso o conjunto ficará ótimo!

Obs: Já arrumou o espelho retrovisor…?

Se me vir no espelho – ou o mesmo está ao contrário ou estarei para dar uma volta em vc.!!! Ha…ha…ha…

AG
Polara # 66

adonis
adonis
15 anos atrás

MUITÍSSIMO PARABÉNS POR MANTER ACESAS AS CHAMAS DA VELOCIDADE E DA AMIZADE!! BOA SORTE!!

Jonny'O
Jonny'O
15 anos atrás

Eu vou !!!!!

Mavic
Mavic
15 anos atrás

Rapaz… Qdo vi o título “Londrina Chamando”, imaginei que a macchina estivesse a ser preparada por aqui.
Já estava me perguntando onde era esse cruzamento hehehe

Alejjandro
15 anos atrás

Caro Gomes,

Porque não pinta a bandeira da Magnífika Repúblika Socialístika de Ladaland, como aquelas bandeiras pintadas com o nome do piloto num carro de F1?

Abraço!

EdisPJ
EdisPJ
15 anos atrás

Bom descanso, #96, vida longa camarada #69!

Luciano Balarotti
Luciano Balarotti
15 anos atrás

Flávio, vou tentar pintar lá em Londrina. E com certeza meus colegas da Folha de Londrina estarão lá no autódromo cobrindo a corrida. Abraço

Diego Camargo - Floripa/SC
Diego Camargo - Floripa/SC
15 anos atrás

Adorei o carrinho! Ainda quero ver esse correr!

Luis Nunez
Luis Nunez
15 anos atrás

Parabens! Ficou muito bom. Se ele não lhe trouxer vitórias, que lhe traga muitos momentos felizes!

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Flávio,

Faço questão de prestigiar a estréia desse carro em Interlagos.

Sou proprietário de um VW Santana 1987, GLS, triscando de novo, cuja placa é…6969!

Irei com meu Santana. Duvido que alguém possa fazer homenagem melhor!

Roberto Zuquim-SC
Roberto Zuquim-SC
15 anos atrás

Boa noite Flavio e Blogaiada.

Em outros tempos eu falaria do meu acatamento às decisões do Partido, desde que democráticas.
Hoje resigno-me à dura realidade da sua decisão e declaro meu apoio ao veículo que passas a conduzir no circuito.
Afinal, manter a Blogaiada unida é essencial.

– Fazer o quê ? O cara invocou até o Veloz, Cerega já está bufando sobre o dito automóvel e seu piloto, amigos solidários se perguntam “e aí?”

Abraços, bom treino FG e amigos!
RZ

Rodrigo Vecchi
15 anos atrás

Gomes, devia ter uma homenagem ao Veloz na pintura do #69.
Seria bem legal. :)

Wilson
Wilson
15 anos atrás

Boa estréia FG e 69, fim de semana de testes!!!!!! Com 140 hps vamos ver o Ladão subindo a curva da caixa d’aqua, depois rasgando a reta oposta e fazendo o curvão e a reta principal para a bandeirada. Que o 96 não fique magoado.

Carlos Bragatto
Carlos Bragatto
15 anos atrás

Cara de carro de corrida tem, desejo tudo de bom e muito sucesso! Vida longa ao 69 !

Puxa, dá pra fazer tantas frases maliciosas!

Parabens pela maquina.

chabusco
15 anos atrás

ha ha sanpetesburgo muito boa, to rindo muito, que piada besta!!

Marco Moreira.
Marco Moreira.
15 anos atrás

FG,
De coração, parabéns, pois o carro está lindo.
140 VHP (V de Veloz) de potência neste carrinho com certeza será uma experiência bem mais emocionante para você e para quem lhe acompanha.
Fico aguardando a camiseta com um enorme 69 estampado para desfilar aqui por Copa.
Avise quando estiverem disponíveis!
Grande abraço,

Marco & Cia.

Rafael Lucas
Rafael Lucas
15 anos atrás

Cuidado com essas voltas do Comendattore! Lembra do que ele fez com o F-Speed?

Léo Engelmann
15 anos atrás

Em breve, o post “69 no mundo”. Mas, Flavio, não se esqueça de ativar o filtro de conteúdo quando procurar as fotos.
Ou não. hehehehehe