NAS ASAS

SÃO PAULO (um avião, mesmo…) – O Bandeirante, primeiro avião da Embraer, está fazendo 40 anos. Como este blog gosta de tudo que voa, acende velinhas na data. A pequena aeronave virou sinônimo de paúra de voar, anos atrás. Lembro que muita gente dizia “encarei um Bandeirante”, “reza pra não ser um Bandeirante”, e coisas assim. Mas acho que era injustiça. Digam vocês. O blog gosta de aviões, mas não entende nada deles.
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Roberto de Paula
Roberto de Paula
10 anos atrás

Eu fui piloto de Bandeirante por mais de 25 anos.
É um exelente avião para a época dele, hoje temos jatos muito superiores que voa a altitudes maiores e mais confortável. com novas tenologias.
Já peguei turbulências severas com ele e nunca tive um problema com o avião.

Teve muitos acidentes porque tinham muitos voando e pelas estatisticas cair é previlegio de quem monta.
É pura injustiça dizer que esse avião é cai cai, é quem não sabe o que está falando.
É excelente para pousar bom de decolagem, gostei muito do BANDEIRANTE e tenho saudades e nenhum medo de turbulencias, conheci os pilotos da FUNCEME que faziam chuva lá no Ceará com o BANDEIRANTE.

Cmte Roberto do PP- EPE do Gov do Est de PE

RUBENZ BARBOZA
RUBENZ BARBOZA
13 anos atrás

De 1970 a 1999, já despencaram dos céus, 43 aeronaves Bandeirante, das quais, 19 da FAB. Nada menos que 279 pessoas perderam a vida voando neles.

Silex
Silex
14 anos atrás

O Bandeirante é sim um bom avião, sou mecanico, e sempre estou vando e ainda, para fazer teste. Mais o que me deixa um pouco aflito é com o marcador de combustivel que não existe no painel. De resto show de bola….

Lelio
Lelio
15 anos atrás

“Como dizia o saudoso Cmte. Rolim:

“Bandeco é anfíbio pq merda não voa, bóia”

O livro “Decolagem de um sonho”, de Osires Silva, aponta todos os operadores do Emb110; porém entre eles não está o principal brasileiro: a TAM…
Parece que rola uma certa mágoa da TAM. Tudo bem. Mas não era preciso deixar de apontar a TAM como operadora do modelo para o leitor menos avisado.

Carlos Yamazato
Carlos Yamazato
15 anos atrás

Trabalhei na Embraer; avião bem resistente, porém não pressurizado o que restringia a altitude às zonas mais turbulentas. Não gostaria de voar em um em um dia nublado.

Pé de Chumbo
Pé de Chumbo
15 anos atrás

Fui comandante de bandeirante (EMB-110-P1) durante seis anos, voando na FUNCEME-Em Fortaleza. Sabem qual era meu serviço? Entrar em nuvens turbulentas para espalhar solução de cloreto de sódio, afim de provocar chuvas. Baita Turbulência! E nunca, repito, NUNCA, tive qualquer problema com o avião…

Marcio Cordeiro
Marcio Cordeiro
15 anos atrás

Este aviao voa de teimoso.Possui um tamanho descomunal pra sua area alar.Isso foi feito devido as opçoes de motores na epoca serem uma lastima em se tratando de potencia.Voando nele numa turbulencia voce paga todos os seus pecados e de mais alguem que voce goste!!!

jose carlos
jose carlos
15 anos atrás

ouvi numa roda no aeroporto carlos prates em bh
( aviao nao cai,e sim e jogado no chao)
jc sete lagoas

Wagner Neves
Wagner Neves
15 anos atrás

Esse da foto pertence ao 2º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação sediado em Campo Grande – MS. É um esquadrão dedicado a busca e salvamento que conta, também, com os helicópteros UH-1H. Além desse esquadrão, ainda operam com o Bandeirante outros esquadrões de transporte aéreo e esquadrões de patrulha (com o Bandeirulha) na Força Aérea.

Guy Barroso
Guy Barroso
15 anos atrás

Grande avião!!!! Quem pilotou só fala bem.

Mata 7 corrigindo o kartista revoltado era o Beech, meu pai caiu em um em Juiz de Fora. Conversamos sobre isso esses dias em um almoço da turma dele no Clube da Aeronáutica, causado pelo piloto que era muito ruim de pouso segundo ele.

Marcelo Borges Araujo
Marcelo Borges Araujo
15 anos atrás

Bandeirante forever!!!!!!!

Se der eu ainda compro um. hehehe

Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

Conheço bem esse ai, voei como copiloto nele. O peso máximo de decolagem dele é por volta de 5.600Kg, mais decolando de uma pista mais longa já colocamos 6.200kg. Com excesso de peso ele sobe tranquilo com uma razão de 700 ft/min, só não é possivel subir mono com todo esse peso. Mais se ele estiver abaixo do peso máximo de decolagem, a decolagem for ao nivel médio do mar, e a temperatura não for mais que uns 25°C, se der um mono nele, ele sobe tranquilo. Grande Bandeco.

Mario H. Sanctos
Mario H. Sanctos
15 anos atrás

É deprimente vc. perceber que algumas pessoas do tipo
“ouví dizer que” se metem a falar de um assunto de que têem
pouco ou nenhum conhecimento.
O Bandeirante foi o que possibilitou a EMBRAER de hoje…
Aquela que recebe elogios de todos os lados (até de Petista).
É um excelente avião,desde que se respeitem os limites
operacionais do mesmo. A grande maioria dos bi-motores
(com hífen ou sem ?) leves se perder um motor na decolagem
tem que descer em frente , não consegue manter uma razão
de subida decente. Voei nos protótipos e tambem nos de
série e nunca tivemos qualquer problema.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
15 anos atrás

Não sou do ramo mas gosto de aviação e em conversa com conhecedores do assunto só se ouve elogios ao Bandeirante.

Ricardo Beagle
Ricardo Beagle
15 anos atrás

Boas… um amigo aí em cima falou que uma pane no motor na hora da decolcagem é chão na certa… logicamente tenho que concordar… mas isso normalmente acontece com qualquer avião.

São pouquissimos os casos em que temos companheiros de asas que sobrevivem para contar que tiveram uma pane total de motor em uma decolagem.

Alguém se lembra do acidente Fokker 100 da TAM em Congonhas????

http://jp.youtube.com/watch?v=TH1L2HuE6o8

Veja quanto tempo os pilotos tiveram para deduzir que havia um problema no motor… daí chegamos a conclusão que não só o Bandeirate cai se tiver uma severa pane em um dos motores.

Abraços

YPVS
YPVS
15 anos atrás

Pessoal, só mais alguns comentários sobre o Bandeco…
O projeto dele começou qdo nem existia a Embraer ainda. Começou com um grupo do CTA, no antigo IPD. Era um departamento de pesquisa do CTA, no qual trabalhavam grandes nomes da Embraer. Ozires Silva, Guido Pessoti e um francês chamado Max Holste, que já tinha um projeto pronto na França. Portanto trata-se de uma aeronave que começou a ser projetada em 1965, mais ou menos. Foi ela quem permitiu que a Embraer começasse.
Não era o ideal, a aerodinâmica não era das melhores (por isso alguns diziam que sem motor caía como tijolo), mas sem dúvida,robusto pra burro!
Como um blogueiro colocou muito bem acima, alguns números de acidente dele foram “inflacionados” sem dúvida alguma por causa dos lugares onde descia.
O bicho era robusto, o que o pessoal fazia??? Metia em qualquer lugar!

Saudações a todos…

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
15 anos atrás

O Alfredo Gehre matou a questão. Por não ter cabine pressurizada, o Bandeirante não voava acima da maioria das situações de mau tempo e sim abaixo delas. Daí os apelidos como “chacoalhante” “balança mas não cai” e outros. É uma ótima aeronave e foi o primeiro grande produto de exportação da Embraer. Tinha uma versão com radar de vigilância áerea chamada “banderulha”.

vitão
vitão
15 anos atrás

E mérito da EMBRAER, está recuperando o prototipo 3 . É bom ver que alguém se interessa pela sua história. E se fosse fabricado hoje , venderia bem.

Virgo
Virgo
15 anos atrás

E mais duas histórias de Bandeirante; uma vez em Chapecó, cheguei atrasado para o voo e o avião já estava taxiando. O pessoal de terra chamou o piloto pelo rádio avisando que tinha mais um passageiro e o piloto não se fez de rogado, voltou da cabeceira da pista para me apanhar. Nunca senti tanta vergonha…

Na outra, um Bandeirante fez um pouso meio atrapalhado em Concórdia, SC. Naquele tempo pista de terra, e o piloto teve de pousar desviando de pedras e animais na pista. Tinha um japones no voo que deve ter se borrado todo. Foi a primeira vez na vida que vi um japones de olho arregalado!
também tinha um Brigadeiro da Aeronáutica no avião (tempos de governo millitar) que desceu tão puto que fechou o aeroporto por falta de condições de operação. Tivemos que voltar de onibus…
Operando nessas condições, depois o avião é que era ruim…

Virgo
Virgo
15 anos atrás

Dú, já desci de Brasília em Caxias com vento de través, e o avião pousando com uma das rodas tocando priemiro o chão, depois o resto. Nem por isso voltei de busão…
Aliás, aconteceu a mesma coisa comigo em Congonhas só que num Boeing da Transbrasil. O bicho deu umas corcoveadas antes de assentar no asfalto e o piloto acionar a reversão. Isso acontece.

José Artur
José Artur
15 anos atrás

De fato um grande avião. Mas o terceiro mais inseguros do mundo, segundo estatísticas disponíveis. O ranking leva em conta decolagens e vítimas. Mais perigoso somente o Concorde (pois tem pouquíssimas decolagens) e o MD11. (http://www.airdisaster.com/statistics/)

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Muita implicância com o bichinho que abriu o mercado pra Embraer.
Voei muito no norte do Brasil, alguns sustos, mas nada especialmente dramático.
Encaro numa boa .

Minha mulher, no simulador da embraer, derrubou varios… rsrsr, mas no planador voa que dá gosto.

Dú, por essa não esperava.. voltar de Penha?

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

Já viajei muito de Bandirante pelo CAM fazendo a rota Natal – Porto Alegre com escalas em Salvador e Rio de Janeiro… Dava medo, mas eu era moleque, bons tempos

peri s.c.
peri s.c.
15 anos atrás

Uma vez perguntei a um antigo mecânico de aviação, dos heróicos tempos dos teco-teco, e que vivia viajando pelo confins do Brasil indo buscar aviões em pane para trazê-los de volta ao Campo de Marte, se não tinha medo de avião.
Ele pensou um pouco e respondeu : ” – Não , não tenho medo de avião, tenho medo de piloto. “.

Fowler T. Braga Filho
Fowler T. Braga Filho
15 anos atrás

Banco dos trouxas, como disse um colega aí acima, barulhento, trepidante e com self service. Você ia até o fundo da cabine,levantava a tampa da geladeira de isopor e sacava a garrafa de água ou refrigerante quando tinha. Viajei umas tres vezes nele.
Mas como disse outro colega, foi importante para as pistas curtas do extremo norte.

Philipe Pacheco
Philipe Pacheco
15 anos atrás

Como dizia o saudoso Cmte. Rolim:

“Bandeco é anfíbio pq merda não voa, bóia”

Ricardo Leite Lopes
Ricardo Leite Lopes
15 anos atrás

É um dos aviões com a mais alta taxa de acidentes do mundo, mas isso não se deve ao tipo, mas à operação.
Por ser um jeep voador o EMB110 decola (e voa) com muito mais peso que o recomendável, MAS, se um motor falhar na decolagem com excesso de peso é morte certa. Também por ser uma aeronave robusta ocorre o que chamo de efeito fusca.
Como o fusca não quebra nunca, então a gente não faz manutenção, consequentemente…
Ainda assim é mais fácil acertar 3 vezes na loteria federal que morrer voando Bandeirante (1morte a cada 250.000 voos)

Roberto Fróes
Roberto Fróes
15 anos atrás

Um excelente avião, com certas características (barulho, trepidação, etc) inerentes a seu projeto.
Era um avião de baixo custo e sem pressurização, daí a necessidade de voar a baixa altitude, daí o barulho e a tremedeira.
Voei várias vezes de Bandeirante na rota Rio-Campos-Rio, duas vezes Rio-Recife-Rio pela FAB (CAN), sendo uma dessas a minha estréia como “passarinho”, e ainda fiz um pequeno vôo no 1º Bandeirante a ficar pronto, numa visita feita à EMBRAER.
Voei bastante também no Douglas DC-3, bem mais barulhento e trepidante que o Bandeirante.
Só elogios para ambos os aparelhos.

Thiago
Thiago
15 anos atrás

ê maledicência….

é um SENHOR avião, capaz de decolar com mais de 1000kg acima do peso máximo de decolagem (logico , procedimento errado, mas expediente muito corriqueiro na epoca do garimpo) e ainda assim, fizeram a caveira do avião.

Só quem pilotou sabe e pode dizer que o avião é bom….

E o Brasilia , minha atual montaria, é legítimo descendente do Bandera.

Pedigree Embraer é f……….

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
15 anos atrás

Voei umas tres vezes nos Bandeirantes. Sua cabine não era pressurizada, motivo pela qual voava baixo e chacoalhava muito em tempo ruim…
Fui com um da VASP para Ribeirão Preto – SP , saindo de Congonhas de manhã e voltando a tarde. Sempre marcava os “prefixos” dos aviões em que voava. E este mesmo avião caiu numa decolagem no mesmo aeroporto de Congonhas dias depois. Subiu sentido Jabaquara – centro e pifou o motor esquerdo. O piloto ao invés de “embandeirar” este motor , o fez com o motor direito fazendo o aparelho perder sustentação e se espatifar no solo. Morreram todos do avião e mais alguns das casas. Foram cerca de 15 pessoas se não me falha a memória!
Depois disto fiquei com medo e deixei de voar nos Bandeirantes…
Alfredo Gehre

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Boas!!! O Bandeirante foi um sucesso. Vendeu mais fora do Brasil e podemos dizer que não foi explorado em toda a sua potencialidade por aqui.

A má fama do avião vem do pouco conhecimento que normalmente o passageiro da aviação possui.

É mais ou menos como comparar um F-3 contra um F-1! Categorias diferentes, desempenhos diferentes.

Abraços

Rubens
Rubens
15 anos atrás

Flavio, vejo esse blog todos os dias e também te vejo na ESPN. Sou um fã seu pela sua transparente sinceridade. Sei que não tem nada a ver com esse post, mas eu bato palmas pelo seu comentário final no programa “É rapidinho”. Vc resumiu uma verdade.
Quem viu vai entender.

abraços!

Rubens

dado andrade
dado andrade
15 anos atrás

Tudo um pouco de maldadeXfolclore.Um voo no Bandeirante tinha sempre historia pois voava baixo.Baixo tambem voava um Icone da aviacao,o DC 3,vulgo C 47,mas como era aviao americano,PODE.Brasileiro tem mania de arrebentar coisas tupiniquins,uma pena.Unica coisa que assustava um pouco no Bandeirante,eh que volta e meia abria a porta durante a decolagem.Era um sarro,pois nao tem perigo algum,soh o desconforto para os caras que nao sao do ramo.

Felipe Passos
Felipe Passos
15 anos atrás

retka

A EMBRAER continua sim fabricando o Legacy, que por sinal é um excelente avião! O avião não teve culpa alguma no acidente. A causa do acidente ou foi falha humana, ou falha no transponder (que não é da EMBRAER e sim comprado de outra empresa) ou somatória de ambas as falhas (mais provável).

Sandro - Rondonopolis - MT
Sandro - Rondonopolis - MT
15 anos atrás

boa tarde, esse assunto eu entendo um pouco, hehehe, eu me alistei no servico militar obrigatório la pelos idos de 1989, nossa tudo isso, em Campo Grande, na Base Aérea, e posso falar com toda a certeza que era mais preconceito, com a valente aeronave, que realmente teve alguns problemas nas primeiras séries e algumas quedas mas nada assustador nem pejorativo não, mais fama, do que realidade, um avião robusto que agüenta muito tranco, voei varias veses em missôes de busca e salvamento pelo SAR no 2/10 GAV, que significa segundo esquadrão do decimo grupo de aviacao, em busca de aeronaves que se perdiam no pantanal ou mesmo caiam e pegamos muito tempo ruim, sempre sem problemas… (as veses dava um medinho coisa de melar a cueca mas nada que um bom banho nao resolvesse) rsss,

uilson
uilson
15 anos atrás

“Enviado por: kartista revoltado

na bahia esse avião era conhecido como “Mata 7″.”

Na Bahia não vale. Lá tem uma companhia aérea que chama BATA – Bahia Táxi Aéreo.

É verdade, rsrsrs

MRui
MRui
15 anos atrás

retka,

Acho que sim.

Christian Q. Spoto
15 anos atrás

retka – a EMBRAER continua fabricando o Legacy sim.

MRui
MRui
15 anos atrás

Incrível esse avião!
Só foi uma vez aos EUA e justamente nessa vez fiz uma escala em que peguei o Bandeirante! Sempre quis andar num avião da Embraer. Digamos que o avião não inspira muita confiança, pequeno, barulhento e antigo. Mas, é tão confiável que continua em operação vários países, inclusive os ricos!

Medo dá, mas foi um enorme prazer. Durmi que foi uma beleza naqueles bancos duros, era tudo o que eu queria depois de uma noite sem dormir naqueles bancos moles dos Boeings.
Só acordei quando tocamos o solo!

Marcelo Borges Araujo
Marcelo Borges Araujo
15 anos atrás

Prezados.

O Bandeirante, ao contrário do que muitos incautos afirmam, é um grande avião.

Durante toda sua vida útil ele vem prestando notáveis serviços, seja na FAB ou nas companhias aéreas ao redor do mundo.
Acreditem, é por causa dele que a Embraer construiu a imagem sólida que possui hoje. O Bandeirante teve o papel de alavanca nesse processo.

Meu pai era piloto da FAB e por diversas vezes tive a oportunidade de voar com ele no Bandeirante que, a despeito de ser barulhento é um avião seguro e muito versátil, podendo transportar de passageiros a carga, bem como grupamentos de paraquedistas.

Quando morávamos em Manaus (de 1980 a 1982) tive o prazer de realizar diversos vôos com meu pai nas missões às tribos indígenas da região. Levávamos roupas, alimentos, remédios, sempre pousando em pistas de terra das mais precárias. Jamais passamos por qualquer percalço com relação à aeronave.

O que muitos não entendem é que o principal fator contribuiente com os acidentes aeronáuticos é a manutenção periódica. Eu não sei como a Nordeste realiza esses procedimentos, bem como outras companhias, mas posso assegurar que na FAB o Bandeirante é visto como uma das aeronaves mais seguras e queridas.

O amigo “kartista revoltado” passou uma informação errada em um comentário acima. O Bandeirante jamais foi conhecido como “MATA 7”. Esse papel coube ao Beech, que é bem mais antigo.

Na verdade o Beech (no qual meu pai foi instrutor de vôo) também era uma ótima aeronave, tendo esse apelido apenas em razão da dificuldade em abandonar a aeronave na hipótese de uma pane ou acidente, pois possuía uma porta muito pequena.

Louvemos, portanto, essa grande aeronave, símbolo de uma era em que homens de coragem transformaram seus sonhos em realidade.

Bruno Marques
Bruno Marques
15 anos atrás

“Mata 7” é o sertanejo, uma versão licenciada do Piper Saratoga feito pela Embraer e pela Neiva mais recentemente. O bandeirante leva de 15 a 21 passageiros dependendo da configuração.
O Bandeirante não é um avião ruim mas é um verdadeiro liquidificador mesmo. Pelo fato de não ser pressurizado ele é obrigado a voar mais baixo e por isso balança tanto, mas eu já passei mais medo de Brasilia (em um vôo Cuiabá-Ribeirão pela Passaredo) que nos vôos de Bandeirante.

Marcelo Giordano
Marcelo Giordano
15 anos atrás

Um avião mesmo!! Ainda tô meio besta….Hahahaha!!!!

Luiz Antonio Rocco
Luiz Antonio Rocco
15 anos atrás

Não sou sádico nem curto essa história de acidentes, ainda mais que voo pelo uma vez por mês para o exterior, mas no site http://www.desastresaereos.net/ estão muito bem documentados (quase) todos os acidentes aéreos do Brasil e muitos do mundo. Há um link com “desastres com times de futebol” e pensar que o Santos de Pelé estava num avião da VASP que caiu minutos depois da delegação desembarcar…

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Opa falei Citation logo acima e falei bobagem. O Cessna em que voei era um 172 Skyhawk.

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

O tio da minha esposa tinha um apelido muito sugestivo para o Bandeirante: MATA 14.

Ravelli
Ravelli
15 anos atrás

O grande problema é q ele sempre decolava acima do peso e se perdesse algum motor, abraça que caia q nem tijolo hahaha. Mas é uma ótima aeronave se operada com a manutenção em dia e nas condições certas hehehe.

Roberto Torres
Roberto Torres
15 anos atrás

So porque chacoalhava um pouco?
Voava baixo, nada mais lógico.
Vários voos nos anos 80.(com ou sem acento, nova ou velha ortografía)
SP -Joinvile, Ipatinga-BH e outros. Rio Sul, Nordeste.
Belo aviãozinho, com direito a banco dos trouxas. Alguém lembra?

Ricardo Moura
Ricardo Moura
15 anos atrás

“21/10/2008 – 16:13 Enviado por: Thiago Sala

A primeira vez q voei na minha vida foi de Bandeirantes, num domingo aéreo em sp, estava meio chuvoso este dia e o negocio balançava que era uma beleza…”

Caraca Thiago!!!…..Acho que voamos no mesmo dia!!! Lembro de um domingo aéreo no Campo de Marte que o tempo estava bem ruim. Com certeza não estava no mesmo vôo que você, já que esse bandeirantes fez uns 30 vôos naquele dia. Mas a situação foi muito parecida, exceto o pai dando susto. Meu pai preferiu dar um rolê de helicoptero.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Quanto menor o avião maior a sensação de que balança. Voei num Bandeirante da FAB e a sensação é aumentada por usar bancos de lona nas laterais (por economia de espaço/peso) e nem achei tão ruim. Já os mono-motores tipo os cesninha Citation são uma delícia para quem gosta de montanha-russa. Eu adoro!

Eliane Nogueira
Eliane Nogueira
15 anos atrás

Eu também já voei em um desses… que emoção!
Muito diferente desse hehehe:
http://www.webtranspo.com.br/aereo_noticias.asp?Registro=12140