BANDEIRA 2
SÃO PAULO (está com pressa, doutor?) – Claro que é uma brincadeira da AMG, mas ficou simpática. Afinal, pintaram no bege clássico dos táxis das grandes cidades alemãs e meteram o luminoso na capota. Mas não dispensaram os capacetes… A foto foi enviada pelo Rodolfo Vieira Filho.
Falando nisso, no Brasil não há um padrão estabelecido de cores para táxis. Elas variam de cidade para cidade. São brancos em São Paulo, amarelos no Rio, laranja em Porto Alegre… Qual você acha mais legal? Eu, por exemplo, acho os brancos muito sem sal. Gosto de carro branco como carro de rua, não de serviço.
Dê seu palpite e aproveite para dizer qual o táxi mais espetacular que você já pegou.
Belo Horizonte era amarelo, mudaram para branco os “comuns” e azuis os “especiais”. Virou uma zorra com UBers, 99 etc.
Era assim em BH (uma pena que blogs não aceitam imagens)… https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10156964076919448&set=gm.730837527270494&type=3&theater
Gostaria de difundir a ideia que a bandeira 2 nao equivale ao dobro do valor da corrida como muitos usuarios pensam, apenas o custo por km rodado acresce em 17%, R$1,80 na band 1 e R$2,10 na band 2.
Os taxis de curitiba sao laranja california e tem que ter aquele quadriculado nas portas traseiras, tem muito siena, meriva, corsa sedan, e palio weekend, tem 3 corolas, 3 renault megane sendo um gran tour, 2 honda fit, o new civic saiu da praca. Sao 2250 carros ao todo incluindo as kombis para cadeirantes.
O táxi mais espetacular que peguei foi o taxi para a estação lunar, da música do Geraldo Azevedo. Você conhece?
Aqui em BH os taxis são brancos, por isso ninguém mais quer ter carro branco, só taxi e ambulância. Já acostumamos. Acho legal.
O taxi do Rio de Janeiro, sao os melhores talvez ate do mundo pois sao amarelos facil de identificar, as janelas tem o melhor visual, principalmente quando anda-se pela orla e o mais importante sao os mais baratos da America Latina , Voce sabia?
veja a ideia abaixo: e analize
HIPÓTESES PARA USO DO CARRO X taxiSP X taxi RJ
Preço Carro: R$ 30.000
Rentabilidade do valor aplicado: 0,7% am do valor do carro
Consumo: 8Km / litro
IPVA: 4% do valor do carro
Garagem / Estacionamento: R$300
Seguro: 7% do valor do carro
Depreciação: 20% do valor do carro;
Litro de Gasolina: R$2,50
Manutenção: Para uso de 30km/dia = 900Km/mês: R$208 / mês;
Manutenção: Para uso de 60km/dia = 1800Km/mês: R$316 / mês;
HIPÓTESES PARA USO DO TÁXI:
Bandeiradas: R$ 4,30 (RJ) e R$ 3,50 (SP)
Bandeira 1 custo por Km/rodado: R$1,15 (RJ) e R$2,10 (SP)
Bandeira 2 custo por Km/rodado: R$1,38 (RJ) e R$2,73 (SP)
Número de corridas por dia de semana (bandeira 1): 2 (ida e volta a cada dia)
Número de corridas por fim-de-semana (bandeira 2): 2 ao todo (alterna ou Sáb ou Domingo)
Respostas – Caso de 30km / dia:
Carro: R$ 1.774,25 ou 1,97 por Km rodado;
Táxi RJ: R$1.359, 50 ou 1,51 por Km rodado;
Táxi SP: R$2.308,60 ou 2,57 por Km rodado;
Conclusão: no RJ é melhor andar de taxi Amarelo, em SP é melhor andar de carro;
Foi um rosinha bem gay, naum me lembro direito o nome daquela cidade, mais o carro era um desses tipo LADA rsrs…
O taxi mais legal que eu já andei foi numa VW Caravelle entre a cidade de Nürnberg e Pommelsbrunn, um “dorfizinho” na Bavária. Para os curiosos:
http://www.taxirent.de/taxi-rent-partner/images/aktuell_04_07_1.jpg
Flavio, táxi laranja é em Curitiba. Em Porto Alegre é vermelho.
Sou de SP e também curto carro branco de passeio. Pra mim as cores mais bonitas são (pela ordem): Buenos Aires, Cidade do México e Rio de Janeiro.
Sem contar os Fuscas sem o banco do passageiro, o táxi mais incrível que eu já peguei foi uma super Mercedes Benz preta zerinho linda de morrer em Genebra, na Suíça. O motorista era um libanês casado com uma brasileira.
E a viagem mais incrível foi num táxi Skoda Octavia na Ilha de Man, a motorista (mulher) mandava muito bem nas curvinhas da ilha. Fiquei uns quatro meses na ilha e depois de um tempo já ligava na central e pedia por ela. Além de simpática, a mulher pilotava pra caramba, curtia um rock’n’roll no rádio do carro e ainda fazia o percurso do hotel até o trabalho contando histórias da Manx TT (aquela corrida de moto).
A cor ideal seria o amarelão, como os de NY e do Rio, com “cinta” azul ou preta.
Mas o melhor, foi a minha primeira vez num “yellow cab”, na saída do JFK, em NY.
Peguei uma Zafira cujo motorista afirmou se tratar do primeiro táxi tuning do Brasil. Um arrázu! Luzes azuis para os pés (na frente e atrás), DVD para todos os passageiros, maquina de cartão de crédito, rodas cromadas, volante esportivo, saias, aerofólio, “xenon” e lanternas traseiras com máscara cromada e lente transparente e escapamento duplo!
Foi ali perto da Dr. Arnaldo.
Um fusca amarelo, a muito tempo , quando aqui em BH ainda tinha táxi amarelo, o taxista encheu o saco, com razão, porque eu e meu irmão, moleques, subimos no banco traseiro sapato..
nós não demos muita bola e aproveitamos a visão do vidro traseiro durante a viagem.
Falando em confusão com cores de táxi, uma ve um amigo paulistano entrou em um carro branco destravado em plena Praia de Botafogo e disse pro motorista “toca pro Santos Dumont”.
O motorista ficou tão apavorado que ia levá-lo, mas ele se tocou pediu mil desculpas e saltou do carro pra dar de cara conosco rolando de rir na calçada.
Gosto do esquema portenho: pretos com capota amarela.
Acho muito ruim quando a cor padrão é uma cor comum, como o amarelo do Rio e o branco de São Paulo. Gosto de carros brancos mas em Sampa são totalmente desvalorizados.
Flávio,
Os Black Cabs de Londres são um charme só e os taxistas de Roma (com seus carros brancos!) também são uma experiência única.
Os taxis de Porto Alegre são cor de laranja com uma faixa azul, assim como as Lotações (excelente condução).
Os taxis do aeroporto são de cor branca com faixa azul e carros mais sofisticados (acredito que acham que quem anda de avião é chic)
Eu acho que todos os taxis deveriam ser Doblos, kango e similares, seriam mais confortáveis e ainda lembrariam os taxis inglêses.
Abraços
Em niteroi não tem cor… vale tudo, é so meter o luminoso,,,
Mas gosto dos taxis de aeroporto daqui do Rio(que nem os normais mas substituindo o amarelo por vermelho e o azul por branco)
Mas o “normal” é bem legal tmb…
Um Cadillac DeVille amarelinho em NY em outubro do ano passado, dirigido por um alucinado sujeito de turbante que viu minha cara e achou que eu fosse arabe também. Foi por todo o trajeto, Newark até a Estação Central, vociferando contra tudo e todos (acho eu), em arabe!
Acho que os Taxis tem de ser sempre de cores pouco usadas por carros de passeio, para não dar confusão. Já tive um Vectra branco e toda hora alguém me dava sinal. Já o Taxi mais bacana que eu já peguei, não era bem um Taxi. Era uma Limusine daquelas de filmes de adolescentes, saindo de uma reunião em Las Vegas. Mas se me leva do Ponto A ao B e cobra uma grana, é táxi!
Os taxis da Bolivia.
Eram carros usados do Japao, ja caindo aos pedacos e provavelmente ilegais na terra do sol nascente.
Como no Japao eles dirigem do outro lado da rua, o painel ficava no acento do passageiro e tinha um buraco de onde o volante saia originalmente.
O volante saia do porta-luva e o motorista nao tinha ideia da velocidade, quanta gasolina tinha, etc. Ficava a seu cargo avisa-los ou nao.
Os espelhos ficavam la na frente do capo, como quase todos os antigos carros japoneses.
Os rádio taxi de Congonhas (vermelho e branco) além de lindos são tradicionais na cidade, acho que todo mundo aqui reconhece quando vê, porém acabaram com a graça de andar neles quando permitiram na frota os “maravilhosos” Honda Fit, Doblo, Meriva e outras tranqueiras.
Ninguém falou sobre o “Expresso de Luxo”, carros vermelhos que a mais de 40 anos podem sere contratados p/ te levar até Santos e São Vicente, segundo a revista 4 rodas, uns dois anos atrás a empresa ainda existia. Os veículos´usados (que eu saiba), foram o Simca, Diplomata, Quantum.
Olá, uma correção.
Em PoA são “vermelho ibérico”. Pergunte para qualquer taxista aqui, se disser que é laranja, apesar de realmente pender mais para laranja do que para vermelho, o taxista vai corrigir.
Nomes de cores são uma besteira até certo ponto, meu compadre comprou um uno mille, a cor dele é azul buzios. Se olhar para o pobre (põe pobre nisso) automóvel, ele parece (eu juro) azul marinho. Esses nomes novos são uma babaquice pra ajudar ou tentar justificar o preço absurdo deles.
Ao Manel,
Os táxis em Portugal são, na maioria, da mesma cor desse da foto, com uma diferença: em geral são aqueles 190 pra lá de velhos. Mas uma vez peguei um preto e verde e era um Mercedes classe E (acho que era um E 320, mas não tenho certeza) novinho em folha, e o cara pisou na bagaça. Anda muito aquilo lá.
Agora, uma coisa ninguém pode negar: taxista português é a raça mais mal humorada que existe neste planeta.
Minha cidade não tem um padrão de táxi. Mas gosto dos brancos e brancos e vermelhos em SP. Acho os do Rio mais uma propaganda da ECT do que uma frota de táxis. Os de outras cidades não conheço. Os amarelões de NY estão fora de questão. Parecem uma gemada.
Pensar num padrão pra todo país seria complicado. Mas algo com as cores da bandeira: verde esmeralda com frisos amerelos e azuis laterais seria uma boa. Mas a corintianada e tricolorzada ia reclamar de andar num carro verde, afinal nesse país patriotismo é menor que clubismo.
Mas é minha sugestão.
Os mais charmosos são os de Londres. Tenho duas mianiaturas, uma 1:43 e outra 1:24. São lindos!
Curto os de Curitiba!!! Alaranjados com o quadriculado preto na lateral!!!
Aqui em Curitiba eles são laranja, com um quadriculado preto na porta traseira. Um luxo!!!!
Agora, o mais espetacular que vi foi um daqueles clássicos das ruas de Londres, com uma propaganda matadora:
http://valesi.blogspot.com/2008/08/let-it-be.html
O melhor em que já andei foi um Mercedes série E em Estocolmo no ano de 2005…
Detalhe… aqui em Niterói RJ até um certo tempo atrás ví um “Zé do Caixão” taxi mantendo como adorno um taxímetro “capelinha” … gosto muito das cores daqui de niterói Azul marinho com faixa branca… bem legal.
Parodiando vc Gomes: “Leva eu”!!!!!!!!! rsrsrsrsrsrsrsrs
Saca essa… Aeroporto de Salvador, 5ª feira de carnanal.
O Taxeiro (é assim que chamam por lá) perguntou pra onde. Disse: Barra… O cara teve um ataque de ódio! Não aguento mais!!! Bateu no volante com as duas mãos, e saiu do carro…
De brincadeira propus que eu dirigisse. Pois é, ele aceitou. No fim das contas terminamos bebendo em um posto de gasolina. Só em Salvador mesmo!!!
PS: Alô, seu Domingos! Aquele abraço!!!
Aqui em Brasília, depois de muito tempo sendo só branco liberaram geral, vale qualquer cor e carro, tem Logus, Parati antiga e muitas outras tranqueiras.
Mas agora o governo resolveu botar ordem na bagunça, táxi tem que ser 4 portas, com ar condicionado e todos vão ser prata.
Táxi tesão são os de NY. Aqueles Crown Victoria amarelões e do tamanho de um bonde são o máximo! E tem um espaço para as pernas de dar inveja a qualquer Fusion por aí.
Abs.
Tem que ser os do Rio amarlo-cheguei-faixa-azul-forte. Antes era um quadriculado azul na mesma cor no lugar da faixa, melhor ainda. O melhor taxi que já entrei até hoje foi o de um cara que tinha algumas restrições e resolveu adaptar o carro por conta própria: tinha um monte de corda para tudo que é lado: deu medo no início, mas depois me acostumei com os gestos malucos.
Otávio Mesquita já tinha feito isso aqui em Interlagos uma vez, não me lembro o ano direito, mas quem tiver paciência pode procurar, e acho que os rádios taxis de guarulhos são os mais bonitos..abraços a todos
Amigo João Cesar
Por onde tens andado? Ando feito um doido a tua procura sem sucesso. Me ligue, você tem o nº. Meu Renault foi roubado, agora tenho um Fit. Gostas?
O taxi mais legal que andei foi um Checker, em NYC.
Os taxis cariocas podem até parecer interessantes para vocês, não cariocas.
A cor usada por eles é o amarelo Java, queera uma cor original do Volkswagen Passat TS 1977, e posteriormente do Passat Surf, se não me engano.
Foi uma grande sacanagem com os donos do Passat, inclusive eu, que tinha um TS dessa cor… E era o top de linha da Volks…
Se bem que eu comprei o carro muito barato, justamente por causa da cor.
E os taxis são brancos em São Paulo pelo mesmo motivo que a maioria das Kombis também é branca: É a cor mais barata!
Meu descartável é branco, mas eu moro no Rio…
Gosto muito da pintura dos taxis argentinos, uruguaios e chilenos: amarelos com o teto preto.
E o taxi que eu mais gosto, acho perfeito, é o de Londres/Dublin.
Não é bonito, mas é confortável, espaçosoe seguro. Perfeito!
Uma CLK AMG e ainda DTM, caracterizada como ‘Taxi’ !!!
Depois dizem que os Alemães não são bem humorados…
Aqui em Brasília tem um senhor cujo táxi é um Audi A3 1.8T 180cv.
Nunca andei de táxi com ele, mas deve ser bem legalzinho.
REPITO: Deve ser o carro do filme TAXI 5 do Luc Besson!
Para mim taxi tem que ser amarelo, os do Rio são bons, mas os melhores do Brasil são os de Juiz de Fora, eu fui somente uma vez naquela cidade e tive vontade de comprar um taxi.
Outra coisa, taxi tem que ser três volumes, esse negócio de carro hatch para taxi é uma heresia, um crime de lesa taxi.
Enfim, o taxi ideal é o Checker com a pintura de Nova York amarelão.
Aliás o Checker é o mais sovietico dos carros americanos, o FG bem que podia dedicar um post a ele.
M5. Nurburgring Taxi. E era branca.
M5
Até os anos 80, os taxis em BH eram amarelos. Acho que tinha uma lei que obrigava isso.
Os taxistas diziam que ficava difícil vender o carro, por isso fizeram um lobby e conseguiram mudar a cor para branco.
Agora por causa disso, ninguém compra mais carro branco.
Só devem conseguir vender os carros no Rio ou em qualquer outra cidade que ainda tem taxis amarelos.
Certa vez peguei um táxi em Porto Alegre, no aeroporto, e comentei sobre a cor laranja do táxi, parecidos com os de Curitiba… Nisso recebo uma resposta revoltada: Bah!!! Não é laranja, coisa de curitibano, é VERMELHO IBÉRICO!!! Hahahahahahahahahahahahahahaha… Só a gauchada pra inventar isso mesmo… Ui!!!
Os mais engraçados são do paraguai…só o pó da rabiola.
Quando eu morava em Dublin, na Irlanda, estava com meu amigo enchendo a cara na balada e decidimos dividir um taxi para voltar para casa.
No entanto, quando saímos na rua, ele, que já tava bebado, disse q só aceitava voltar pra casa se fosse em um mercedes. Ficamos cerca de meia-hora rindo e esperando um mercedes. Ei que surgiu uma bonitona, toda cheio de guéri-guéri e o charmosissimo volante do lado direito.
Engraçado era ver o branquelo feliz da vida porque estava em uma mercedes.
“… Moro em S. Paulo e também acho que os taxis não deveriam ser brancos ou então sei lá , pinta portas e capô de qualquer outra cor !!!
Verão a mil e ninguém pode comprar carro branco pra uso particular, além da desvalorização na hora da revenda.
O taxi mais legal que peguei , foi em Coimbra Portugal em 1986 era uma Mercedes 70 e alguma coisa com um ” choffer ” da década de 20, daqueles taxis portugueses pretos com teto verde ( hoje são beges e bem feios ). Entrei e vi no hodrometro 600.000 Km mais ou menos, aí perguntei ao velhinho : caramba tudo isso ? ele me respondeu : é 1 milhão e 600 mil, disse que ja trabalhava com o carro a um montão de anos !!!…”
Gosto de taxi amarelo.
Eu gostava quandos os Taxis de Salvador eram amarelos com uma faixa tipo bandeira de chegada da F1 no meio do carro e quase todos eram fuscas ou opalas…