MENU

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009 - 17:56Rali

BANDO DE LOUCOS

SÃO PAULO (carpe diem) – Mais uma para acrescentar à lista de “Coisas que Ainda Vou Fazer um Dia”. Foi o niveiro Renatov Chedid que deu a dica. Trata-se do “Paris-Dacar dos pobres”, o rali Budapeste-Bamako, que faz mais ou menos o que o velho rali da morte fazia. Só que sem a participação de equipes de fábrica, pilotos profissionais, protótipos extraterrestres e, aparentemente, bem longe dos perigos do original.

A prova é disputada em duas categorias: Racing e Touring. Na primeira, o percurso é de 7.632 km e há um certo ar de competição. Na segunda, roda-se menos: 6.807 km, e, na prática, entra quem quer, no ponto em que quiser, como se acompanhasse uma caravana. E se entrar no meio, não paga nada. Um passeio. Um longo passeio.

O rali sai da Hungria e passa pela Itália, França e Espanha, na Europa. Na África, percorre caminhos do Marrocos, Mauritânia e Mali, onde a aventura termina. Custo? Baixíssimo. As inscrições para 2010 estão abertas e são de 1.000 euros por veículo (mais 400 euros por pessoa) na Racing, e de 100 euros (mais 400 por pessoa) na Touring. O limite é de 100 equipes para cada categoria. Participam carros, caminhões e motos.

Tem de tudo. E deve ser uma baita diversão a cada paisagem nova, cada dificuldade, cada pequena vitória, cada parada. A edição 2009 começou no dia 17 e termina dia 31. Está em pleno andamento. Pelo site oficial, dá para acompanhar. Há vários links para as páginas e blogs de algumas equipes, de onde tirei a foto.

12 comentários

  1. Edilson Vieira disse:

    Mongo Rally é o máximo. FG, bota ai um post pro pessoal conhecer melhor…

  2. Leonardo disse:

    Marcelo
    Dá pra fazer um rali através do Brasil (tipo “Norte-Sul) nos moldes do “Mongol Rally”

  3. ALEX B. disse:

    Deve ser divertido Flavinho, porém mais perigoso devido a frota!

  4. Matusca disse:

    Futucando nos links por lá encontrei o Niva, do Dakar de 1981, que você queria – só que de papel:
    http://www.marathonrally.com/en/03_database/papermodels.html
    De quebra, o caminhão da Petrobrás.

  5. Marcelo Kuba disse:

    Não da pra fazer uma assim no Brasil??!!
    Ja imaginou as brasilias, os fuscas e afins????

    poderia ser com um percurso parecido com o do sertões, só que de regularidade….

    e ai?? tem coragem??

  6. Milton disse:

    PQP… tem até um Trabant 601 Limousine 26 HP,um Citroën 2cv, e 2 Lada Niva(sendo um com o código modelo VAZ 2121)… desnecessário dizer para quem o FG vai torcer…

  7. Paulo Franco disse:

    Muito legal!
    Imagino que o Paris Dakar do Thierry Sabine tenha começado assim.
    Bem mais real do que hoje em dia.

  8. Adal Avin disse:

    É só ler a lista de participantes, constatando a enorme variedade (e disparidade) de veículos participantes para se confirmar que, além de democrático, o evento deve ser diversão pura!

  9. Leonardo disse:

    Putz, Flávio! Isso me lembrou meu “sonho de consumo” o “Mongol Rally”, vc certamente já viu.

  10. Eric disse:

    Orra…um VW desse seria um concorrente fortissimo….

  11. Jonny'O disse:

    Olha só o colorido desse Fusca!!

    Deve ser uma maravilha estar no meio deve bando de malucos , que para se divertir não ficam esperando cair do céu o que nunca cairá , não precisa gastar os tubos para brincar .

    No fundo tenho a maior inveja de europeus e americanos ,se o cara tem um minicooper por exemplo ,vai achar sua turma na europa ou america ,sem nenhum problema ou burrocracia.

  12. Olá pessoal!

    Essa foto não é novidade, pelo menos p/ mim. Eu e mais 2 amigos nos juntamos e compramos um Fusca para fazer rally. Não era um simples kit baja, era um Fusca realmente adaptado para provas off road de velocidade.
    Porém, devido ao nosso minúsculo orçamento, só fizemos 2 provas no Paulista de Cross Country (última de 2005 e primeir de 2006) e alguns rallys de regularidade.

    O Carro era tão curioso e nervoso que até o André Azevedo, aquele co caminhão da equipe Petrobrás, do Dakar e etc., parou p/ dar aquela boa “bisoiada” no carro.

    Se interessar, tenho fotos e vídeo do carro.

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>