CEREGATTI II – A MISSÃO

PELOTAS (sem perguntas) – Desculpem a demora, vim ao Sul resolver algumas pendências pontuais. Vamos tentar colocar o dia em ordem, começando com Interlagos. Vocês já viram que nosso diretor-adjunto para Assuntos Asfálticos, Cúrvicos e Réticos, Comendattore Claudio Ceregatti, foi ao autódromo ontem, conversou com o administrador Roberto Seixas e novas ideias surgiram.

Segue sua sucinta descrição, já na nova ortografia, o que me fez tirar alguns acentos e arrumar uns hifens…

**********

22h05

Acabo de chegar do Templo, onde estive pela tarde inteira em companhia do Roberto Seixas. O Chico Rosa volta na próxima segunda de férias. Fui ultrabem-atendido, pra variar. Como toda ideia nova, há resistências naturais, que não vêm ao caso agora. Apenas uma visão objetiva e destituída de emoções, como deve ser a todo bom administrador.

Mas andei com meu carro pelo Templo (morram de inveja, meros mortais) como quis e onde quis, com autorização expressa para verificar principalmente a topografia real. Fiquei mais de quatro horas sozinho, circulando em cada ponto, e depois voltei para a sequência da reunião, e passeei com o Seixas depois para mostrar cada ponto.

É bem mais viável do que parece, e já mexi em alguns pontos, visando a melhor relação custo versus benefício. Antecipo alguns deles:

1- A posição do sacarrolha ideal é na placa dos 50 metros, portanto antes da sugestão inicial. A retinha antes do descidão vira uma bela reta pra embalar.

2- O sacarrolha não é subidão, é subidinha. Coisa de 3 ou 4 metros apenas. Ainda assim, ducarayyyy… Quase aquela curva nojenta do Japão.

3- A segunda perna do sacarrolha não acaba em cima do asfalto antigo e original, senão dá de cara com um murão brabo e colunas de sustentação externas e expostas. Solução: o lado externo da segunda perna acaba na tangente interna do atual retão. Dessa forma, o S fica ainda mais “curto e grosso” e sobra uma bela área de escape para os mais afoitos.

4- A partir daí, um novo piso vai apontando exatamente para onde começa a nova Curva do Sol na proposta anterior. Fica dez, é bem plano no local e contempla a segurança.

5- A nova Curva do Sol em descida é exatamente como está, mas sem aterro do lago, e sim em cima de pilotis bem profundos, quase uma ponte. Não é uma ponte exatamente pois o lago permanece por baixo e se preenche a área de escape sobre uma laje. Ninguém do Ibama, ou xiitas ecológicos, vai pegar no pé. Fica até uma bela sombra para os peixes (tem peixe lá, sim). Quanto ao lado interno, sem crise: se faz a mesma solução já pronta da atual Descida do Lago. Fácil, fácil. E se folgar, com uma laje formando um porto, literalmente. Gostaram?

6- Aí vem a reta que propus inicialmente, mas mudei de ideia no local. Para fazê-la, existe necessidade de muita movimentação de terreno, pois o desnível é pronunciado e sobe e desce, com longas ondulações. Mas aí brilhou a idéia, e acho que fica duca: refazer a curva da Ferradura!!!

7- Desta forma, a partir do final da nova Curva do Sol exatamente em cima da saída da antiga curva 4, segue-se o traçado original inteirinho. Não se mexe em terraplenagem, recortes de terreno, muros de arrimo e outras coisas. Fica “originalzinho”, não é lindo?

8- Até exatamente a entrada da Ferradura original, a primeira perna à direita, o famoso “esfria-saco”, que ainda está lá sem uso.

9- Bem ali, se faz um espelho da curva da Ferradura original. O mesmo traçado, espelhado. E o melhor: o esfria-saco permanece, mas mergulhando no lugar de decolar! Praticamente não se mexe no terreno, fica sensacional.

10- Dessa forma, a nova Ferradura mergulha numa curva rapidíssima à esquerda, e depois entra no traçado atual, subindo! Pra mim, a emenda saiu melhor do que o soneto, adorei.

Basicamente é isso. E já tenho a missão de montar o plano de negócio completo. Vou precisar da ajuda de arquitetos, engenheiros civis, designers de softwares 3D específicos, o escambau (mas não agora, é cedo). Comprometi-me com o Seixas a entregar um “basicão” que eu mesmo vou produzir para começarmos a conversar. Se passar pelo Chico Rosa, aí a coisa pega. E certamente outros ajustes serão feitos, é um processo longo e tortuoso.

Me aguardem. Tô cheio de tesão, e o nosso amigo Seixas tambem, mas é o gestor: lúcido, sério, focado, objetivo e extremamente profissional. Um poço de gentileza, mas tem uma missão a cumprir, que não é exatamente satisfazer sonhos malucos com dinheiro público.

Ouviu-me surpreendido, autorizou-me, acompanhou-me e nos apoia em princípio e de fato.

Abraços, bando de malucos. Depois mando a conta.

**********

Isso posto, peço à blogaiada para não me mandar mais sugestões de traçados! Não terei espaço para colocar todos no ar. E, como se vê, nosso diretor-adjunto para Assuntos Láguicos, Traçádicos e Ferradúricos já entrou de sola na bagaça!

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Bruno
Bruno
10 anos atrás

E aí, a pressão está grande do BErnie. Devem esse ano começar a reformar Interlagos.

Seria hora de tentarmos conseguir a aprovação desse projeto.

Adriano Reis
Adriano Reis
15 anos atrás

Olá!
Interessante proposta. Também sou arquiteto e estou acompanhando de perto os possíveis caminhos do futuro dE Interlagos. Algumas observações:
creio que falta área de escape na saída da nova curva do Sol, dada a proximidade com o muro de arrimo que fizeram para o Mergulho. Em curvas rápidas alguém pode escapar no seu final tanto para fora como para dentro (é só lembrar dos acidentes na Peraltada…). Não gosto da chicana na reta oposta: talvez a reta possa ir até a nova curva do Sol (acaba um ponto de ultrapassagem? Perguntem para o Mansell passando por fora na Peraltada…).
Sucesso!

Bruno Roballo
Bruno Roballo
15 anos atrás

Olá Flavio,

Pelo visto você precisa sim de ajuda.
Sou arquiteto e gostaria muito auxiliá-lo neste projeto.

Entre em contato se quiser.

Mario Della Nina
Mario Della Nina
15 anos atrás

Saudades do Traçado antigo, Seria muito bacana se isto vingar!!
Quando vi este desenho lembrei de minha infância, quando peguei um livra tipo enciclopedia e tinha o traça de interlagos, isso foi em 1976, eu tinha 10 anos. Peguei o desenho e ampliei em uma papelão que sobrou da maquina de lavar nova de minha mãe.Fiz tipo um jogo dividindo a pista em gradros como um jogo. Tudo isto por ter comprado um doce que veio com uns carrinhos de lata bem pequenos, pintado com litografia. (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-77326807-carros-de-corrida-antigos-lata-litografada-lote-4-_JM) neste link têm fotos dele, quem lembra disto? Arrumei dois dados e Eu e meu irmão, que tinha 4 anos na época, nos divertimos muito com este joguinho caseiro. Bom Quem não tem cão caça com gato!

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

e aí? como anda a proposta?? o chico já viu ?????????

pauloaidar
pauloaidar
15 anos atrás

Comendador, é salutar e renovador perceber com exste alguém como voce, tão envolvido e tão apaixonado pela coisa.

Mas permita-me…vc é um sonhador e esse projeto a sua inspiração.

Começando pelo fim dos motivos elencados por vc pelos quais o projeto pode ser engavetado basta a FIA dizer não, sem a necessidade de Prefeitura, SPTur, Chico Rosa, etc…e não trata-se de pessimismo, mas de realidade…enquanto palco da F1 a pista só será mexida, reformada, o que for, pelo interesse da F1.

Cristiano Seixas
Cristiano Seixas
15 anos atrás

Moçada a idéia tá ficando cada vez mais louca,
que bom, afinal este mundo está precisando de umas loucuras mesmo.
Só acho que deverríamos diminuir a reta oposta e aumentar o trecho do retão, já pensou depois depois de uma baita reta uma curva a esquerda de alta, seria demais….

Ainnem Agon
Ainnem Agon
15 anos atrás

Estou empolgadíssimo em ver como a “brincadeira” está rendendo, vamos ver até onde ela vai chegar. Torço muito para que ela vá o mais longe possível!

Frank Alexandre
Frank Alexandre
15 anos atrás

hum…ficaria legal editar a pista virtual de Interlagos para o game Rfactor com este novo traçado assim daria para ter uma idéia melhor.

Ricardo
Ricardo
15 anos atrás

Ceregatti, grande solução, já tinha gostado do primeiro desenho, agora esse segundo ficou ainda melhor. A idéia da ponte sobre o lago é uma bela solução para o aterramento, e essa curva estilo Eau Rouge vai ser animal mesmo, nela o Seixas vai ter que colocar um daqueles guindastes gigantes permanente pra tirar a penca de brações que vão entrar com medo na curva e dar um passeio na área de escape……

São duas novas curvas que os pilotos mais atrevidos vão fazer a alegria do espectadores, tentando passar por fora de pé embaixo, continuo na torcida por essa mudança, mas preservando o circuito atual, para as categorias estaduais e as poucas nacionais que disputam várias provas da mesma temporada em interlagos tenham opção de traçado.

Agora, já chutando o balde…. rsss poderia dar uma espremidinha no seixas e no chico rosa para eles pelo menos considerarem a possibilidade de recuperar o circuito antigo para provas de longa duração as mil milhas e o gp cidade de são paulo, aí sim veríamos esses eventos lotados de novo e duzentos e vinte e doze carros disputando classificação.

Abraços !!!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

HC, você tem razão, se encurtar a reta oposta vai, provavelmente, dificultar ultrapassagem naquele ponto. Para os F1, principalmente.

Yuri Camargo
Yuri Camargo
15 anos atrás

Salve pessoal, fiquei muito empolgado com o que vi aqui… achei tudo muito bacana mesmo…

Pra botar fogo, vou reforçar o que o La Ferrera e o Alex Moreira disseram.

Percam um pouco de tempo… acessem http://www.riogp.com.br/faq.asp cliquem na foto das motos no topo da pagina façam o download do simulador (podem baixar sem medo), e vejam que com essas mudanças do circuito na saida do lago (o que pra pista de MOTOGP vai ser entrada do Lago) a coisa fica muito mais facil de viabilizar.

PS. Interlagos ao contrario, a descida pra junção deve ser a coisa mais maluca do mundo!!!!

Virgo
Virgo
15 anos atrás

Caro Comendatore VP: Agradar a gregos e troianos não é fácil. Com todo o respeito, sua nova ferradura, emho, deveria se juntar á retinha do laranja um pouco mais para baixo, para os caras poderem embalar para o laranja (a curva vai ficar mesmo lenta).
Mas, um cara que gasta 4 horas de seu tempo para dedicar a algo que talvez não passe de um exercício de simulação merece meu respeito.
E, pra quem ainda não sabe, nossos memoraveis encontros em Interlagos devem muito da sua existencia à essa venerável (e meio maluca) cabeça branca!
Meus votos de sucesso na empreitada!

Um abraço no amigo.

La Ferrera
La Ferrera
15 anos atrás

Alguns posts acima (11/01/2009 – 12:25 Enviado por: Alex Moreira), há uma citação sobre alterações que serão realizadas para a Moto GP. Creio que, se saírem do papel, resolvem a questão da junção da nova curva do sol com a reta que leva ao Laranjinha. No vídeo que mostra a projeção das alterações no circuito, na curva seguinte a curva do lago, haverá uma alteração no tracado que a aproximará muito da reta que, pela proposta do ceregatti, será a saída da nova curva do sol. Isso poderia reduzir o custo da obra, ajudando a viabilizar o projeto. Confiram.

Érico Calixto
Érico Calixto
15 anos atrás

Outro desenho ruim. Encurtaria a reta oposta e tornaria as ultrapassagens mais difíceis alí. O curvão e a chincane mais adiante não fariam as coisas melhor.

Esse povo não cansa de procurar defeito no que está bem.

HC
HC
15 anos atrás

Encurtar tanto a reta oposta vai prejudicar as ultrapassagens naquele local, para carros tão rápidos como os F1. Acho q vai estragar um dos dois pontos de ultrapassagem do circuito.
Deve-se tentar manter ao máximo, o comprimento daquela reta.

É a minha única crítica ao projeto.

Rodrigo Tossato
Rodrigo Tossato
15 anos atrás

Só o tesão de ver a idéia fomentar no Blog já é alucinante!!!!, agora não existe tempo para críticas, vamos nos unir em uma força tarefa, para os que vão estar a frente do projeto,(grandes nomes!!!) e aqueles que não vão participar diretamente (meu caso) vamos torcer bastante e nos colocar sempre a disposição, afinal, ‘tudo pela causa”….
E como já disse antes podem contar comigo…pra qualquer coisa…

Thiago Sabino
15 anos atrás

Interessante a sugestão bruta de Il Comendattore…
Mas sei lá, ainda permaneço com uma certa dose de xiismo, pois acho que o circuito deveria voltar às curvas 3 e 4 (pois o asfalto tá lá, é só recapear, enxertar).
Não sei quais os requisitos da FIA em relação às áreas de escape, mas acredito que ,se for feito um muro bem bacana, com o saca-rolha o mais recuado possível no fim da reta-oposta, evitaria o aumento indiscriminado da velocidade (é claro perceber senhores, ora pois, que a FIA não quer mais aumento da velocidade nos carros da F-1, tanto que, ou diminui a aderência aerodinâmica aumentando a aderência mecânica, e vice-versa).
Ok, saca-rolha feito, velocidade diminuída, ponto de freada forte, reaceleração pelo pequeno segmento do retão ao ingressar nas curvas 3 e 4, subida reanimando a parte antiga do circuito.
O novo contorno do laranjinha eu achei perfeitamente viável, pois quem chega equilibrado, no traçado, faz a tangência e sai tracionando, ao passo que, quem veio desequilibrado, fatalmente não tera o mesmo equilíbrio necessário pra sair tracionando laranjinha acima, e isso gerará uma boa dose de disputas .

Sem contar que, mantendo as antigas 3 e 4, essas curvas (principalmente a 4 original) contemplarão a quase reconstrução do anel externo (pouca coisa a ser feita lá pros lados da junção).

Mas como o Cerega entende de interlagos mais do que todos nós aqui juntos, somados e multiplicados, fico aqui na mera posição de palpiteiro.

To achando bacana como a coisa ganhou corpo, e até chegou lá aos ouvidos do Roberto Seixas e do Chico Rosa.

Vamos que vamos.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Comendattore!

Do jeito que está, acho que diminuirá muito a velocidade. Acho que rola antecipar um pouco a conexão, para dar mais espaço e para os carros chegarem mais rápidos.

Mesmo que não seja um ponto de ultrapassagem, é um local que diferencia os pilotos. Lembro do Galvão dizendo que o Massa fazia o Laranjinha 10 km/h mais rápido que o Shumi. Quer dizer, para os caras que tem a manha da pista, ela faz bastante diferença.

Agora, gostei da idéia de uma Eau Rouge!

Bem que poderiam deixar o curvão novo com cara do carrossel de Nurburgring!

Leandro
15 anos atrás

FG, eu não faria área de escape no curvão não. Fazia uma ponte levemente inclinada sobre o lago e deixava murão mesmo para o pessoa raspar a lateral, no melhor estilo de um oval de Indy. E acho que, quanto maior for a reta oposta, ou melhor, quanto mais tarde for a chincane no fim da reta oposta, menor será a velocidade de entrada no curvão, tornando desnecessária a área de escape. Eu tiraria a chincane da placa de 50 e a empurraria lá para o finzinho da reta. Na freada da chincane é que a posição seria disputada: um ótimo ponto de ultrapassagem.

Glauber
Glauber
15 anos atrás

Colocar o ‘saca-rolha’ logo após o Berger creio que seja inviável, pois colocaram arquibancadas na antiga reta oposta.
Acho muito interessante, fantástica a idéia do Ceregatti. Apenas trocaria a nova curva do Sol por uma curva similar à atual curva do lago (curva que fica no final da reta oposta). Creio que o trabalho com área de escape seria um pouco menor e menos oneroso, pois não necessitaríamos de uma área de escape na saída de toda a nova curva do sol. Basicamente, repetiríamos a área de escape que temos hoje nas duas pernas da curva do lago, entendo que seria uma área de escape menor.
E aí sim acho que teríamos mais um ponto de ultrapassagem, exatamente antes desta curva, como é hoje no final da reta oposta. Colocar uma nova curva do sol invertida tornaria o traçado um tanto repetitivo, como era o traçado de Jacarepaguá, que parecia que apenas meia pista foi desenhada, a folha dobrada e a outra metade do circuito era a tinta que borrou a outra metade da folha. Colocando este ‘cotovelo’ (não tão travado), na freada da nova curva que antecede o ferradura/laranjinha, os carros estariam praticamente na mesma velocidade.

Renato Muller
Renato Muller
15 anos atrás

Ceregatti, parece interessante e factível. É claro que até uma homologação pela FIA vai muita água, mas Interlagos, como está hoje, é muito limitado. As voltas são curtas na F-1 e não há outras opções de traçado. Sua sugestão resolve ambas as coisas. E, ao contrário do que eu pensei logo de início, a combinação Ferradura-Laranjinha pode ficar animal! Entra a milhão na Ferradura, vai brecando em descida, aponta o carro para a esquerda e já começa a subir para a direita. Muito mais interessante que o Laranjinha atual.

Tomara que isso vire realidade.

Ferrara
Ferrara
15 anos atrás

Simplesmente fantástico!!!

Pedro Griese
Pedro Griese
15 anos atrás

FG,
isso ira auemntar o tempo de cada volta?
VI que os F1 fazem uma volta em interlagos muito rapido.

fabio
fabio
15 anos atrás

Recursos, dinheiro, muito ou pouco, não importa, estes sãos os entraves para conclusão de qualquer negócio. Se pensarmos em colocar grana publica em uma obra já é um parto, imaginem então, o entrave que será uma curva de concreto em cima de um lago repleto de peixes. Não sou pessimista e nem quero, agora, que os senhores terão que ter uma boa dose de saliva, paciencia para convencer os chamados donos da bagaça, Ah isso terão que ter. Boa sorte a todos os envolvidos e sucesso na peleja.

Alex Moreira
Alex Moreira
15 anos atrás

Flavio, você poderia comentar também a respeito das mudanças que serão feitas esse ano para a MotoGP! Algumas curvas terão leves modificações, mas todas manterão o atual traçado

No site oficial tem as propostas http://www.riogp.com.br/faq.asp

Ou seja, caso essas propostas sejam executadas, Interlagos poderá contar em breve com 3 traçados distintos!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Agradeço todas as manifestações, a maioria positiva e tambem as negativas. Como sabemos, agradar a gregos e troianos é impossível e por definição jamais chegaremos à unanimidade, mas a discussão é sempre saudável e enriquecedora:
Meio que respondendo ao comentários, esclareço situações que pré-determinam esse desenho, que como disseram por ora “congelado” . O ótimo é inimigo do bom:
1- Porque não o saca-rolha logo ali na curva 2? Por causa do público. Tambem por causa da atual saída dos boxes. Seria ideal, um s bem pronunciado em subida e o retão todo pra descer… Porém todo o setor G seria “de costas”, e o povo só veria “carro fazendo vuuuuuummmmm” . Além disso mataria a saída dos boxes. Antes que perguntem: Não, não dá pra simplesmente afastar o setor G inteiro, passando sobre estacionamento, kartodromo e eteceteras. Tem toda uma infre-estrutura de apoio a se considerar.
2- O saca-rolha: A idéia é não fazer um s rápido, pra dar na zebra dentro e fora. Seria na verdade um ponto enjoado como a primeira chicane de Monza ou a última de Suzuka. Ambos notórios pontos de ultrapassagem. O desenho que fiz é apenas ilustrativo, ainda muito pobre.
3- A ferradura espelhada: Peço que assistam no YouTube o gás que se chegava na antiga curva da ferradura. A turma chegava a milhão, forte mesmo, e a aproximação era delicadíssima e muito técnica. Na proposta nova é a mesma coisa, porém chegando ainda mais rápido e descendo o “esfria-saco”.
4- Mata o atual laranjinha em subida? Creio que não. A entrada seria pouco mais lenta, mas com o carro desequilibrado devido à entrada dificílima. Além do que, assim que “cai nela” (o laranjinha atual) imediatamente começa a subir… Mal comparando, conceitualmente é como uma Eau Rouge com entrada em descida desequilibrada e contorno contrário em subida forte.
5- Outro componente que levei em conta: A ferradura era a “alma de Interlagos”,o centro da arena, estava sempre à vista e em evidencia, e seu traçado de entrada ainda está lá… É no meio e no fundo do vale, e proporciona ao público das arquibancadas e todo o entorno (boxes e arquibancadas do sargento) um ponto belíssimo de visão. Além do que, de que adianta ser a outra versão só pra piloto falar que é desafiador? Que chega rápido? O bom é o povo ver a técnica de cada um ser exercida. E como está, o laranjinha não é de fato um nítido ponto de ultrapassagem, e sim uma aproximação complicada e amedrontadora. Pois vamos manter essas características com ainda mais pimenta.

Jonny'O
Jonny'O
15 anos atrás

Adorei!

Kirk
Kirk
15 anos atrás

Ficou muito legal – tomara que seja viavel e que as pessoas que tem o poder de fazer acontecer se empolguem tanto quanto o Ceregatti e o FG pra que saia do papel. Ou do arquivo JPG no caso. ;-)

Mauricio Scarcioffolo
Mauricio Scarcioffolo
15 anos atrás

UPS TIDÂO nao TADÃO

Mauricio Scarcioffolo
Mauricio Scarcioffolo
15 anos atrás

Lindo VACA!!!!!! (ou seria linda VACA??)

Tenho a impressão que com isso como vc me disse uma vez…
Nao se recuperaria o asfalto do templo antigo, e sim sua alma, sua essencia (se eh que isso é realmente possivel).

Bora cair nessa empreita!! (como sabe sou engenheiro, infelizmente nao civil mas da para arriscar algo)

Sabe onde me achar!! ( o TADÃO tem meus telefones/nextel)

Abraços

Arthur
15 anos atrás

A idéia é boa (especialmente o novo sol), mas, ao meu ver tem dois defeitos, um possível e outro grave.

Os dois já foram citados nos comentários.

O possível defeito e que talvez se perca um ponto de ultrapassagem no fianl da reta oposta. Acho que isso pode ser solucionado com uma idéia que já deram aqui, de botar o saca-rolha logo depois do Berger.

O defeito grave é o complexo ferradura-laranjinha. O laranja é a melhor curva de interlagos, e se o traçado da ferradura for colocado de forma que os carros entrem na curva seguinte muito lentos, mata o laranjinha.

Luís Flávio F. Gonçalves
Luís Flávio F. Gonçalves
15 anos atrás

ops falha nossa, nem vi o não, malz…

Luís Flávio F. Gonçalves
Luís Flávio F. Gonçalves
15 anos atrás

Já que tu quer mais sugestões ai vai a minha(que eu já tinha postado lá no outro post, mas…

http://img352.imageshack.us/img352/9340/interlagosqn6.jpg
O desenho foi feito com base na foto do Google Earth. Tomei como base nas modificações o desenho do Ludimar, mas juntei a 3 e 4 numa curva só. Sendo a primeira parte um “cotovelo” já que não há espaço(aparentemente) pra área de escape ali, resolvi por uma curva de baixa.
Ao se sair dela já se cai numa curva de media/alta que leva a reta, é a junção.
Coma normalmente a FIA não aprova uma reta tão longa(principalmente se saindo de uma curva de velocidade) fiz um “enxerto” mais ou menos algo como o Hockenheimring antigo.
De resto mantive o circuito inalterado. Bem essa é minha proposta, onde tive a intenção de criar um circuito com freadas fortes(pontos de ultrapassagem) e uma junção um tanto mais “divertida”. Conforme for a antiga curva pode ate ser mantida.
Bem de qualquer forma que Interlagos evolua pra algo melhor!
PS: Qualquer sugestão é bem vinda!
GRATO!

Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

A sugestão é boa, pois Interlagos tem atualmente o traçado mais sem graça entre todas as pistas da Formula 1.

Alan G. Ruggero
Alan G. Ruggero
15 anos atrás

E se a Moto Gp vier correr em Interlagos. como faz???

Dizem que está tudo bem encaminhado para esta competição voltar para o Brasil, e assim, o autódromo passaria por diversas mudanças, inclusive no “S” do Senna, curva do Café e etc…

Enfim… o que eu quero mesmo – e a grande maioria também – é um novo traçado, seja lá como for; embora eu ainda goste do desenho atual da pista.

Walter S.
Walter S.
15 anos atrás

Uma Bosta.
Interlagos já é um dos traçados mais curtos da F-1.
A redução foi feita porque na época os pneus de classificação não duravam mais de 5 kms a pleno, então não dava para dar uma volta sequer no Templo.
Hoje em dia seria perfeitamente normal voltar ao traçado antigo, com curvas de verdade e não mais um monte de chicanazinhas mal-disfarçadas.
Chega de mutilar pistas!!
Volta do Traçado Antigo URGENTE!

Zalex
Zalex
15 anos atrás

Seria muito triste acabar com a melhor curva de Interlagos, o Laranjinha, a única curva realmente de alta dessa pista.

Romeu
Romeu
15 anos atrás

Madona Mia!
Commendatore Cerega, normalmente voce me arrepia…

Norson Botrel
Norson Botrel
15 anos atrás

Magnífico.
Vou perder meu lugar na arquibanca do setor G, mas…
Tá valendo !

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

Putz, ficou duca mesmo… nada como uma olhada in loco de quem conhece a área como poucos… ainda mais se a entrada para o Laranjinha não ficar tão travada quanto a imagem by Paint sugere (acho que com softwares mais precisos isso pode ser melhor dimensionado)…

Acho que a idéia (ainda me recuso a mudar alguma coisa da regra ortográfica, tenho até 2012 para isso, hehehe…) não poderia ter caído em melhores mãos… imagina só se a coisa rolar mesmo? Esse blog e essa blogaiada vai ficar toda prosa e com razão, hahahahahaha…

E se a obra sair mesmo, ainda vou querer pegar carona em um certo Celta ou um certo Fusca azul para sentir o drama, hahahahaha…

Eric
Eric
15 anos atrás

Cereguinha,meu amigo com a pomba branca na boca(hehehehehe)…so mais uma coisa….se sair o saca-rolha la do Berger,nao e necessario aterrar o Lago…..e para aterrar ali….acho que nao se aterra so meio lago…tem que ser tudo e ai a moeda corre solta….

Renan do Couto
Renan do Couto
15 anos atrás

a idéia é boa mas o seu desenho com a curva sobre o lago

HM
HM
15 anos atrás

o lago esta limitando um pouco, mas achei otimo, logico que pode ser diferente, mas esta otimo, siga em frente com o projeto, e vamos ver no que da!

Luiz C Roberto
Luiz C Roberto
15 anos atrás

Como não é possível o traçado antigo, concordo que é uma ótima opção.
Melhor seria se após passar pelo lago, após a “agulha do 7” o traçado fosse ligado à reta que antecede ao Laranginha para não matar a curva.

Carlos
Carlos
15 anos atrás

Interessante o desenho. Como disse o Ceregatti, ele foi ver de perto o que é possivel fazer sem grandes planos e alterações…
Mas ainda continuo achando que tem que haver uma ideia para tornar o anel externo viavel também ( talvez a saida da nova curva do sol entrando na junção….) ou a volta da velha Junção.

Jorjão
Jorjão
15 anos atrás

Se vão mexer volta ao interlagos antigo. aquilo é que era pista de macho.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Esse traçado não está matando o Laranjinha, deixando-a muito lenta? Se a conexão for um pouco antes, os carros devem chegar nela com uma velocidade um pouco maior, aí, talvez, não modifique uma das melhores curvas da pista. O que acham?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Bom, eu nunca guiei no templo, então um pitaco meu talvez não tenha valor. Mas e o Laranjinha? Não tá matando a curva? Acho que os carros entrão muito mais lentos lá.
Talvez se a conxão fosse um pouco antes, para os carros adquirirem uma velocidade um pouco maior.

Carlos Afonso
Carlos Afonso
15 anos atrás

O que me deixa realmente muito feliz é saber que existem administradores dispostos a ouvir, discutir, acrditar que as coisas podem ser mudadas.Parabéns a todos os sonhadores.Ao amigo Galucio Branco ( bom Baiano agora em terras cariocas ) um abraço .